Fox, Sky e Net brigam; nós apanhamos
15/02/12 07:31A briga entre a rede Fox e as operadoras de TV a cabo por causa da chegada ao Brasil do canal Fox Sports já chegou ao ridículo.
Para quem não sabe, o Fox Sports, canal esportivo da Fox, estreou no Brasil dia 5 de fevereiro. Mas quase ninguém viu.
O problema é que as maiores operadoras de TV a cabo, como a Net e a Sky, que juntas detêm 70% do mercado, se recusam a pagar à Fox para ter a Fox Sports.
Nada disso aconteceria se a Fox, do magnata australiano Rupert Murdoch, não tivesse os direitos exclusivos de transmissão da Libertadores da América, que até o ano passado estavam com o Sportv, da Globo.
A Globo é dona de 30% da Net e 5% da Sky, segundo informações publicadas por Gabriel Bonis no site da “Carta Capital”.
Enquanto não chega a um acordo com as operadoras, a Fox Sports continua fora da grade.
Quem sofre com a briga, como sempre, é o consumidor, que paga um absurdo pela TV a cabo e ainda fica sem saber se verá ou não os jogos.
Na semana passada, eu já havia me preparado para ver a estréia do Flu na Libertadores por um canal ilegal na Internet. Até que, na última hora, a Fox decidiu transmitir o jogo pelo Speed, um de seus canais que já está nos pacotes das TVs a cabo.
Durante a transmissão, os locutores conclamavam os torcedores a ligar para as operadoras e exigir o Fox Sports.
O troco das operadoras não demorou: anteontem, a Sky divulgou uma nota oficial, criticando a Fox Sports:
“A programadora responsável pelo canal é também responsável pelo Speed e FX, que estão no seu pacote. Solicite a eles que transmitam os jogos da Libertadores nestes canais”.
Ou seja: ficam usando os clientes num humilhante jogo de empurra-empurra.
De quem é a culpa?
De todos. Da Fox Sports, que não se programou com antecedência para estrear com os problemas resolvidos; das operadoras, que não facilitam a negociação e não estão nem aí para os clientes, e da Conmebol, que organiza – ou melhor, desorganiza – a Libertadores, e que não está nem aí se a competição vai começar sem ninguém para transmitir.
Por fim, acho engraçado como todo comercial de telefonia ou TV a cabo sempre fala em “liberdade”: “a liberdade de ver o que você quer”, “a liberdade de escolher”, etc. Mas a tal da liberdade só aparece de verdade quando interessa a eles.
Toda vez que o assunto envolve futebol, vem esse papo improdutível de rincha de times. Enquanto discutimos pseudo-privilégios de alguns times, o foco da questão fica mais longe. O mesmo ocorre com a copa, enquanto clubes e cidades se matam, a FIFA dita as regras. Se fizéssemos valer nossos direitos como cidadãos antes de pensar nas nossas vontades como torcedores, teríamos muito mais força.
Em tempo, tem muita coisa para brigar nesta área. O setor de telecomunicações no nosso país é todo engessado, favorecendo alguns poucos. Só para citar Netflix e Itunes store na versão brasileira são ridículas de títulos. Em alguns países as operadoras vende a assinatura de TV com direito a uso em qualquer mídia (TV, PC, Mobile..), aqui pagamos por ponto extra.
Sempre achei que o fim da picada fosse eu descobrir regularmente que “assino” um pacote de canais dos quais nunca ouvi falar até eles terem empurrado na minha conta. Essa foi a gota d’água. Quer dizer que teve o time do Lula e o Flamengo na TV resolve? Querem socar o biclubismo à moda espanhola de qualquer jeito. Sorry, mas lei de Gérson neles: estou a cata de gambiarras na internet. Alguma sugestão??
Na Argentina, o futebol passa na tv pública…veja só.
Mas aí é pior, trata-se de cooptar a liga na cara dura!
Bom saber disso, Barcinski. Desejo de coração que Globo e Fox briguem e se digladiem até a extinção de ambas. Sonho meu…
É um absurdo o que está acontecendo, ontem só consegui assistir o meu Santos pela Internet. Até quando o torcedor será punido ????? Vou ligar na NET e pedir o cancelamento.
Hoje mesmo já liguei para outra operadora. Também vou cancelar a minha…
CLIENTES SKY e NET NÃO ASSITEM OS JOGOS MAS QUEM É ASSINANTE DOS OUTROS CANAIS DE ASSINATURA DE TV DAS OPERADORAS DE TELEFONIA TEM ACESSO AOS JOGOS.
liguei para a net e disse que ja que nao tinha o fox sports ia cancelar a assinatura.eles deram 50% de desconto por 6 meses para evitar o cancelamento mas antes perguntaram de qual operadora eu tinha proposta.É só responder TVA ou Oi.
Com isso, se espalharmos bem a informação e ligarmos todos para ter o desconto, ou teremos a Fox Sports ou teremos uma TV a cabo mais barata.
Distribuam a informação por aí.André, coloque como tópico, se achar legal, pois a maioria não lê comentários.
Sobre o souza mendes, a família dele sofreu o diabo com o Salazar.Morei em Portugal e a fundação ainda não tem o menor apoio do estado…
Liberdade ?
Liberdade é passar a mão na bunda do guarda !
(Casseta Popular)
ai no Brasil pelo menos vcs tem a tv aberta de graca aki e obrigatorio pagar se vc quiser ter tv 120 dolares com tv internet e cabo e os canias de base sao um lixo:(, ver futebol so pagando filme hahah so pagando. eu pensei que a tv brasileira era um lixo ate eu ter que pagar para ter um lixo . ja trquei duas x de companhia para ver se os canis melhores, mais sempre a mesma coisa :(, pelo menos da ultima vez que eu troquei eles me deram um tablet.premio de consolacao por pessima tv que so rola porcaria.unico canias que prestam estao pacotes mais caros:(
Não consigo achar um live stream. A Al Jazeera não deixa…….
Cambada de fiu di putis!
O abuso e a falta de consideração das operadores e seus canais são revoltantes. Um absurdo que ocorre na SportTV é nas transmissões do futebol que ocorre no final da tarde de sábado e do domingo depois do jogo passado pelos canais abertos. Caso esse jogo seja na sua praça, ele não é transmitido. Ok. Mas ao invés de passar um jogo de outra praça, eles reprisam um outro jogo. No domingo, geralmente é o da tv aberta. E na transmissão do sábado, é um jogo que ocorreu na quarta ou quinta-feira. Dá uma vontande absurda de ter um decodificador gambiarra!
Vixe André, como eu não tenho mais TV a cabo e adoro ouvir futebol no rádio, que é muito mais emocionante e engraçado, então pra mim tá de boa, mas cadê o Procon e as associações de defesa do consumidor numa hora dessas????
Concordo que recorrer a sites ou ao decodificador chupa cabra podem não ser correto. Mas, por outro lado, a pirataria é uma forma de pressionar os detentores dos direitos de transmissão a oferecerem melhores serviços a preços mais justos. O que não dá é pagar uma nota por TV a Cabo e ficar sem parte dos programação que é paga.
André, estou tão de saco na lua com esse tipo de serviço – programação repetida, uma onda de dublagens que não dão mais a opção (a “Liberdade”) de escolha para ver o filme ou seriado legendado no original; descaso no atendimento, cobrança indevida…e pior é que vc não sabe se muda e a outra operadora será pior , ou se fica com a lamentável opção da Tv aberta. E vamos reclamar pra quem??? Anatel deixou essa lambança toda comer solta. Ô desânimo!
André, se sua intenção era ter apenas comentários masculinos, deu certo ! Ha ha ha !
Veja que somente meninos escreveram até agora e a maioria é, como dizia minha avó, bobiça ! Abraços !
Desde que adquiri um pacote de banda larga com boa conexao, me desfiz da tv a cabo. Um dos melhores negócios que se pode fazer hoje em dia. Agora eu mesmo monto minha programacao, assisto tvs online, jogos da libertadores e qualquer outro evento. Legal ou ilegal. Esse povo de programadores e operadores, globo, fox, sky, net sao um bando de gangsteres. Merecem cada centavo perdido.
caraca, barca, ficou muito feio esse novo layout do blog e dos comentarios!!
Pessoal só reclama, takeo pariu!
Manda a foto da sua mãe pro Barcinski e pede pra ele colocar como plano de fundo desse blog. Acho que melhora.
Por favor, sem grosserias.
Barça isso é briga de cachorro grande, a Globo é gigante, a Fox é do Murdoch e outro dia vi um comentário do Trajano que a Espn é da Disney, e nós como sempre somos tratados como idiotas, a unica opção é assistir por sites piratas ou então como já vi nos comentários comprar o decodificador, o que também é errado.
Por incrivel que pareça eles estão forçando as pessoas usarem como você mesmo disse outro dia usar a nova lei do Vampeta.
Lei do Vampeta neles!
pagar pra ver tv é o fundo do poço…
André, já disse isso aqui uma vez e vou repetir. Sonho em acordar e ouvir a seguinte notícia: numa crise sem precedentes, as operadoras de tv faliram e seus diretores cometeram suicídio coletivo.
Fala, André. Pois é, sei que parece aquele papo fácil e repetitivo mas, o que fazer?, afinal é verdade: isso é coisa da Globo. Para não trazer aqui toda a história suja desta emissora, basta lembrar que era ela quem comprava pacotes e pacotes de seriados e campeonatos europeus de futebol, sem nunca transmiti-los, apenas para impedir que outras emissoras os comprassem. Há que se lembrar também o que fizeram durante o último Pan, só porque era a concorrente que transmitia. Agora que perdeu os direitos da Libertadores na TV a cabo, deu o troco, mais uma vez de forma imunda: impediu – e isso não é só por ter não-sei-quantos por cento de uma ou outra operadora – que estas disponibilizassem a Fox em seus pacotes. Pressão forte e jogo sujo. Agora, esse papo não vem de agora, não. Por isso, discordo quando você fala da falta de preparo da Fox Sports. Participo de um fórum de discussão santista e posso te dizer que há uns 3 meses se fala disso. E acabou ocorrendo o que todo mundo, ao menos por lá, já esperava: boicote das operadoras via Globo no cabo; e, aqui em São Paulo, a Globo transmitindo TODOS os jogos do Corinthians ao vivo. Já do Santos… bem… quem quiser acompanhar o atual campeão da Libertadores, vai ter que ouvir pelo “radinho” mesmo. Aliás, teremos já na primeira fase dois confrontos entre os dois últimos campeões, Santos x Internacional, mas, estes dois jogos serão ignorados pela Globo, que irá transmitir os “clássicos” do Corinthians contra um time pequeno de não-sei-onde.
Cara, a Fox Sports estreou dia 5, a pré-Libertadores começou antes disso, e o canal estava em menos de 1% dos domicílios. Independentemente da pressão da Globo, isdso é falta de organização.
Essas atitudes desagradáveis das TVs por Assinaturas e das Redes de TV, que parece picuinha de crianças só serve para uma coisa: empurrar o consumidor para a internet e pirataria.
A visão de negócio dos caras que administram essas empresas me faz pensar o que eles fizeram para estar nos cargos que ocupam, tamanha a incompetência.
Essa brigaiada toda por causa da Rede Grobi. Sempre!