Fox, Sky e Net brigam; nós apanhamos
15/02/12 07:31A briga entre a rede Fox e as operadoras de TV a cabo por causa da chegada ao Brasil do canal Fox Sports já chegou ao ridículo.
Para quem não sabe, o Fox Sports, canal esportivo da Fox, estreou no Brasil dia 5 de fevereiro. Mas quase ninguém viu.
O problema é que as maiores operadoras de TV a cabo, como a Net e a Sky, que juntas detêm 70% do mercado, se recusam a pagar à Fox para ter a Fox Sports.
Nada disso aconteceria se a Fox, do magnata australiano Rupert Murdoch, não tivesse os direitos exclusivos de transmissão da Libertadores da América, que até o ano passado estavam com o Sportv, da Globo.
A Globo é dona de 30% da Net e 5% da Sky, segundo informações publicadas por Gabriel Bonis no site da “Carta Capital”.
Enquanto não chega a um acordo com as operadoras, a Fox Sports continua fora da grade.
Quem sofre com a briga, como sempre, é o consumidor, que paga um absurdo pela TV a cabo e ainda fica sem saber se verá ou não os jogos.
Na semana passada, eu já havia me preparado para ver a estréia do Flu na Libertadores por um canal ilegal na Internet. Até que, na última hora, a Fox decidiu transmitir o jogo pelo Speed, um de seus canais que já está nos pacotes das TVs a cabo.
Durante a transmissão, os locutores conclamavam os torcedores a ligar para as operadoras e exigir o Fox Sports.
O troco das operadoras não demorou: anteontem, a Sky divulgou uma nota oficial, criticando a Fox Sports:
“A programadora responsável pelo canal é também responsável pelo Speed e FX, que estão no seu pacote. Solicite a eles que transmitam os jogos da Libertadores nestes canais”.
Ou seja: ficam usando os clientes num humilhante jogo de empurra-empurra.
De quem é a culpa?
De todos. Da Fox Sports, que não se programou com antecedência para estrear com os problemas resolvidos; das operadoras, que não facilitam a negociação e não estão nem aí para os clientes, e da Conmebol, que organiza – ou melhor, desorganiza – a Libertadores, e que não está nem aí se a competição vai começar sem ninguém para transmitir.
Por fim, acho engraçado como todo comercial de telefonia ou TV a cabo sempre fala em “liberdade”: “a liberdade de ver o que você quer”, “a liberdade de escolher”, etc. Mas a tal da liberdade só aparece de verdade quando interessa a eles.
O maior problema no Brasil é a falta de concorrência. Se tivessem várias operadoras, não teriam essas sacanagens. Vejo pela internet aqui na minha cidade. Só temos a Oi. Não há outra opção. Resultado, internet lenta e cara. Na cidade vizinha onde tem concorrência, o preço da Oi cai quase pela metade. Enquanto houver esses monopólios ( são sempre os mesmos grupinhos ), a gente vai pagar caro por serviços de baixa qualidade. Em tudo.
Barça
Ricardão Teixeira vai renunciar amanhã. Pode pegar ochampagne. Agora, antes de estourar, deixa eu te avisar. O cara que vai assumir é o mesmo que afanou uma medalha na Copa SPde futebol Junior deste ano. Um senhor de 78 anos e vice presidente da Federação Paulista de Futebol. Pois é, o problema não é individual, e sim, estrutural.
E a grande merda é: QUEM TEM UM PODER DE LIDERANÇA, CARISMA E PRÓ FUTEBOL, ATUALMENTE NO BRASIL?
Sócrates morreu.
Zico? Adoraria, mas acho dificil.
Juca Kfoury?
Jamais
Inclusive, ele já disse isso. Ele indicou Tostão. Mas também acho que jamais aceitaria. É muita mudança e acho que não rolaria no momento.
TV a cabo é pura falcatrua.Primeiro que o serviço é pago não deveria ter comercial.Mas tem.Sem contar alguns canais que tem a cara de pau de ter mais horario de comerciais do que dos proprios filmes que passa.Vide a Sony,a propria Fox.Quando entra o break comercial dá tempo de tomar um banho tranquilamente e continuar assistindo o filme depois.Outro fator:HD,Ou voce paga uma puta grana por um pacote HD ou voce é obrigado a ver os canais abertos que tem HD de graça,sendo retransmitidos sem ser HD.Outra são os pacotes que voce é obrigado a aceitar,se voce não tem filho é obrigado a pegar 3 ou 4 canais infantis q nunca vai assistir.Ou seja voce não tem liberdade de escolha nos pacotes que eles promovem.Outra o serviço de atendimento ao consumidor de todas chega a ser surrealista.
Fosse um serviço decente e a tv a cabo seria cobrada proporcionalmente ao uso, como ocorre com a telefonia, pagando apenas pelo que fosse efetivamente consumido.
Já tentou assistir a um filme na Warner? Pode reparar: o primeiro “bloco” é o mais longo de todos, deve passar uma boa meia hora de filme. Depois entra comercial a cada 10 minutos. É ridículo. Ouvi contar que “Era uma vez na América” levou uma semana para terminar.
Sou suspeito para falar. Eu odeio a NET com todas as forças. Se encontrasse uma lâmpada com um gênio dentro e este me concedesse 3 desejos, um seria “destrua a NET”. Empresa de fundo de quintal que só domina o mercado por falta de opção.
O lado bom da briga é o consumidor encontrar alternativas e perceber que pode cancelar o serviço sem perder muita coisa.
Problème de gens riches. Je n’ai pas de télévision.
Très chic!
André, já saiu a solução segundo o blog do Cosme Rimoli: Net e Sky vão cobrar R$6,00 a mais por mensalidade para transmitir a Fox Sports. Como sempre o consumidor paga o pato.
Tá dando Tilt
Aê Barça, agora resolveram me copiar! Tem como apagar aí? Veja pelo meu email…
É por essas e outras que conteúdo on demand vai engolir a TV aberta e a cabo. Só falta um Netflix (ou Hulu) pra esportes ao vivo: http://espinafrando.com/2012/02/mudinhas-de-espinafre-especial-parte-3/
André, o que vc me diz então sobre a dublagem de filmes que estão em quase todos canais?Pagamos para ter o serviço completo e eles podam.Que liberdade é esta?
Foi feito um estudo (saiu até aqui na Folha, preguiça de procurar) apontando as preferências e tendências de mercado e consumidores das TV’s a cabo. Aí vem gente aqui e me chama de preconceituosom mas enfim, o que falava A PESQUISA era que a classe C, prefere filmes dublados, novelas e jogo do “gambá”, logo… E são eles que mais estão consumindo este tipo de teletransmissão.
Esta dos canais dublados, sem dar ao assinantes, que paga (e caro) pelo serviço, a opção de legendas e áudio original. é extremamente revoltante. Pior é que o consumidor não recebe uma mínima satisfação. Mandei um e-mail reclamando ao canal FX há uns 6 meses, e estou esperando uma resposta, qualquer que seja, até hoje. Resultado: nunca mais assisti qualquer programa do FX.
só como curiosidade, na Itália, TODOS os filmes são dublados, inclusive no cinema ! Os dubladores são verdadeiros astros no país. Me lembro uma vez um amigo italiano que me disse que ouviu a voz “original” do Woody Allen pela primeira vez na vida há pouco tempo.
Se vc ver a qualidade da TV na Itália pode-se entender isso. O Faustão é programa sofisticado……..
A Itália tem a pior programação de tv do mundo.
concordo com vocês ! a tv italiana é uma bosta mesmo. mas olha que a tv brasileira não está muito diferente não hein…
já dizia o sábio e saudoso Alborghetti : “tudo que pinta de novo, pinta na bunda do povo”
Tinha esquecido dessa pérola do Alborga, obrigado!
De quem é a culpa? De todos que você citou, mas, principalmente, da Globo, que sempre pratica a concorrência desleal e, quando perde (por enquanto), faz sujeiras como essa. A Globo é o câncer desse país.
Barça, será que a ANATEL não pode intervir de alguma forma?
Por enquanto não…Em 5 anos no máximo Anatel vai acabar com essa mamata. Ainda não tem o poder ($$$) suficiente para brigar com a Fox, Globo, Sky, Net. e afins.
Barça, uma correção ao seu texto. Na verdade, o conteúdo da Fox Sports foi liberado de graça para as operadoras, para que fizesse parte do pacote básico ofertado aos assinantes. As operadoras é que simplesmente rejeitaram o canal. Isso é só um reflexo de quão nociva está sendo essa predominância da Globo sobre a maior parte dos meios de comunicações. Quando aparece uma nova organização para tentar dividir um pouco do espaço, eles fazem esse tipo de coisa, sem se importar com o consumidor. Pra mim, as únicas culpadas são as operadoras (influenciadas ou coagidas) pela Globo.
Pois é André, a tal da liberdade era também o tema de uma famosa propaganda de cigarros, lembra? Pra você ver que de lá pra cá não mudou em nada a forma de enganar o consumidor.
Não sei como funciona direito “nas internas” o esquema de seleção de canais das operadoras, mas o ideal é que o consumidor pudesse escolher os canais que quer assinar. Eu por exemplo não gosto de esportes, portanto esse lance da Fox nem me atingiu (aliás, eu tiro do menu todos os canais de esporte), mas para quem gosta deve ser um saco. Tem muito canal que nem passo perto, me sinto meio roubado na mensalidade. Esse marketing de “liberdade de escolha” só seria verdadeiro se eu pudesse realmente escolher o que quero ver.
Olha, eu mudei para a TVA faz um mês e nunca mais quero ouvir de Net. Contudo, eu não gosto de esportes, então não sei dizer a situação desse canal na TVA, mas pelo menos não tem a Globo no meio da parada para complicar.
Sou louco por futebol e há 2 anos pagava um pacote de pay-per-view pra ver todos os jogos do meu time. Há 2 semanas, na hora do jogo, os canais de pay-per-view estavam fora do ar, e quando liguei pra reclamar me falaram que mandariam um técnico dali a 5 dias pra verificar… 5 dias?!?!? Mandei-os para o inferno, cancelei o serviço e comprei um decodificador malandro, que me liberou TODOS os canais da NET… E agora não perco nem um jogo do meu time, além de não passar nervoso.
Negócio é ouvir pelo rádio!
Na boa? Eu acho que OS MAIORES culpados são a Globo e os assinantes. A Globo que monopoliza os contratos de transmissão da libertadores – para ficar só mostrando aquele timeco do volante de navio se estrepar – e os assinantes omissos que, ao invés de reivindicar por melhores programações e conteúdos, ficam assistindo canal de reprise no Viva e – a maldita – “classe C” que clama por filmes dublados, pois nem educação os pobres coitados tiveram – e também não vão atrás. Na boa, não vou perder meu tempo torcendo contra time de ninguém, então ano que vem quando o SOBERANO estiver lá, creio que a situação já estará resolvida! Hehe. Abraço!
A TV é feita para quem consome, assim como a música – que tanto discutimos neste prezado blog – se a TV tá uma merda… a culpa é de quem assiste! Bora todo mundo assinar outra TV a cabo pra ver se a 1ª não muda rapidinho! OBS: Assinanamos NET em casa, pagamos uma fortuna e minha mãe vê novela, rs.
Cara, além de são paulino bambi, você é preconceituoso. Deve ser daqueles caras q pagam 300 reais em show da Amy Winehouse e fica falando mal de nordestino no Twitter. Novela e Corinthians todo mundo vê aqui em São Paulo, independente da classe.
Só lamento se você foi no show da finada e torce para timeco regional amigo. Meus últimos 300 reais foram – bem – gastos no SWU. VAI TOLIMA!!!
Soberano? Tolima? Que papo é esse?
Crianças, chega de briguinha de clube. Vâo pro recreio e resolvam isso lá. Aqui não, por favor.
Papo de torcedor (apaixonado no meu caso) e recalcado no do “companheiro” Gui.
“Novela e Corinthians todo mundo vê aqui em São Paulo, independente da classe.”
aham, isso mesmo, todo mundo, senta lá vai, alienadão!
Querido Arthur, você teve aula de interpretação de texto no colégio, ou fugia da aula?
“Guizinho” quanto tempo demora para um gambá nascer?
o de gamba e rapido, demorado e o do cervo que precisa acertar a sobrancelha, ajeitar o cabelo etc
O consumidor sempre paga o pato, vide os canais de filmes e séries com a imposição da dublagem, mesmo havendo, de maneira fácil, o recurso de se ativar o segundo áudio e ligar legendas. Mas possivelmente os canais não querem pagar o tradutor que faz as legendas ou a empresa de legendagem. Outro ponto são os comerciais que começam em alguns canais a ficarem tão longos como das emissoras de TV aberta, a TV não é paga, deveria ter menos comerciais. Outro ponto é a venda de pacotes por grades fechadas de canais e a cobrança, insistente e na cara dura ( com outros nomes) do ponto adicional, ambas práticas que ferem legislação existente e o código de devesa do consumidor.
Aliás vou mais longe: os formatos comercializados de TV por Assinatura no Brasil são um acinte. Deveria haver um self-service onde você escolhe os canais que deseja e não tenha que levar “venda casada” de uma porção de canais irrelevantes ou absurdos. Isso sem tocar no preço, nos valores. Essa queda de braço com a Fox só veio reforçar que nesse segmento o consumidor só é chamado pra pagar a conta e pagar o pato.
Abraços.
e o pior, quando vc liga e pede informações na NET, a atendente diz que nao sabe informar, que é pra eu ligar na Fox e me informar com eles, dai falei pra atendente, ” ok, me transfere pro numero que cancela o pacote..”
cancelei meu pacote, era cliente NET ha 15 anos, hoje me ligaram de la, fui curto e grosso com a pessoa que me ligou…” kiss my ass…”
Você esqueceu de mencionar que em outros canais da Fox na Sky, quando entra um comercial anunciando os jogos da Libertadores no Fox Sports, a Sky corta o comercial e coloca um outro, genérico, fazendo propaganda da própria Sky. Por isso, compre um AZ America ou AZ BOX e similares, monte um esquema de duas antenas e pirateie o sinal mesmo. Fodam-se eles.
Como é esse esquema das duas antenas?
Barça, saiu até aqui na Folha: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/954196-aparelho-da-de-graca-canais-da-tv-paga.shtml
Tem que pesquisar um pouco, mas no http://www.az-world.net tem detalhes….Chega a ser engraçado pois eles usam uns “codigos” meio obvios para evitar nome de produtos e operadoras. Procure lá por SKS , IKS, S900, etc
Não era você que falava sobre os maus tratos a animais? Se não gosta de gato porquê tem gatonet baia?
a TVA já fechou com a FOX. Quem tem TVA já pode assistir ao canal sem pagar nada extra. Competição é isso aí… se a NET e a SKY não querem resolver o problema, aparece alguém que resolve. Mas não se enganem, muitas vezes trocar de tv a cabo é que nem trocar de namorada; é apenas trocar problemas antigos por novos problemas.
Na minha cidade SÓ tem SKY.
Cara ate a Nossa TV, que é do R.R. Soares abriu a Fox Sports…
se onde tem competição as empresas combinam de fazer a mesma merda e atender mal, imagine onde não tem… sugestão: escutar pelo rádio pode ser uma redescoberta de algo bem legal!
Fiquei muito feliz uns 3 anos sem tv a cabo, até que meu sobrinho foi morar lá em casa e como é viciado em futebol me obrigou a assinar a maldita sky. Pqp, a velha máxima: se arrependimento matasse… vocês não imaginam a felicidade de viver sem tv a cabo e com internet limitada.
Concordo totalmente. Desligue a TV e abra um livro. Ninguém perde nada se perder o jogo do Fluminense.
Que bom que vc admite que os torcedores do Flu têm capacidade de abrir um livro.
Mas abrir um livro até uma criança de 1 ano abre (desculpe, não resisti)
Depois da estreia do vasco… eu até trocaria os jogos por um romance do paulo coelho ou chico buarque!
Hoje tem jogo da seleção e só quero ver aonde vai passar… E Fluminense na Libertadores é aquela história: vai jogar como nunca e perder como sempre.
O jogo do teu time vai passar no Animal Planet, fica tranquilo.
Os gambás podem reproduzir-se três vezes durante o ano, dando dez a vinte filhotes em cada gestação…
Enessas horas que dá vontade de aderir de vez à pirataria de TV e pronto. E depois os “zé-cutivos” reclamam que esse mercado de TV a cabo no Brasil vai mal e etc. Mesma coisa os dirigente de futebol que não sabem valorizar seu produto. Já passou da hora do Nicolás Leoz se aposentar, ele já estava gá gá quando o São Paulo ganhou a primeira Libertadores em 92…
Penso o mesmo: os caras maltratam o consumidor e depois reclamam quando ele apela pro gatocabo…
Novo slogan da Sky: “Sky, você na frente sempre!” sugestivo, não?
Muito. É bem por aí.
Fala André, beleza? Tem mais a ver com o post anterior, mas como ontem não consegui escrever… Tinha ontem uma chamada na página do Yahoo informando que a maioria dos internautas que seguiu o Grammy pelo Twiter não sabia quem era Paul McCartney. Acho que agora o mundo já pode acabar.
Grande abraço e parabéns pelo conteúdo do Blog.
Não tinha visto isso. Impressionante.
Sou assinante da Sky desde 1998 e não é a primeira vez que a operadora desrespeita o cliente. Teve uma época ( não consigo me recordar o ano) que o assinante tinha que pagar um canal a parte para poder assistir aos jogos da Libertadores, o já falido canal PSN que se não me engano andou metido em falcatruas, daí o motivo da falência. Hoje, infelizmente não poderei assistir ao jogo do peixe. Revoltante!