Jet ski bom é jet ski no lixo
22/02/12 07:30
No sábado de Carnaval, a menina Grazielly Almeida Lames, de três anos, brincava numa praia de Bertioga, quando um jet ski desgovernado e sem ninguém ao controle a atropelou. A menina morreu a caminho do hospital.
O jet ski estava sendo guiado – ou melhor, não-guiado – por dois adolescentes, de 12 e 14 anos.
Saber que uma criança perdeu a vida e duas outras ficarão marcadas para sempre, por causa de um brinquedo idiota como esses, me deixou consternado. Porque não há nada no mundo que eu odeie mais que jet ski.
Acho o jet ski um objeto nocivo, símbolo de muitas coisas que abomino: desrespeito, irresponsabilidade, falta de civilidade, violência, deselegância, exibicionismo e estupidez.
Eu tenho, sim, preconceito contra jet ski. Assumo. Alô, associação de amantes do jet ski, pode me xingar à vontade.
Claro que os defensores do jet ski vão argumentar que a culpa não é do objeto, mas dos donos. É a mesma lógica de quem defende as armas ou a criação de pitbulls.
Meu problema com o jet ski é que ele é um produto que vai contra as características do próprio meio para o qual ele foi projetado. Ele é veloz, barulhento, poluidor, feio, inconveniente, intrusivo e cafona. Tudo que o mar não é.
O jet ski é uma contradição: um objeto individualista, mas projetado para um meio coletivo, a praia. Ele não se presta ao convívio. Pelo contrário: espanta todos que estão ao seu redor, sejam banhistas ou peixes.
O único que parece se divertir com essa joça é quem está sentado em cima dela. Para todos os outros, é um transtorno.
Existe uma lei que proíbe o uso de jet skis a menos de 200 metros das praias. Não é suficiente. A limitação deveria ser de dois quilômetros, no mínimo.
Quer apostar corrida com os amiguinhos? Então faça no meio do mar, onde você não seja um risco para ninguém, a não ser você mesmo.
Acontece que o dono de um jet ski nunca vai deixar de pilotá-lo próximo às praias. Porque o barato é justamente aparecer, se exibir, passar zunindo em frente aos banhistas, impressionando as cocotas e causando inveja aos manés.
Já perdi a conta de quantas vezes me irritei com irresponsáveis voando de jet ski ao lado de pequenos veleiros ou canoas. Outro dia, vi um deles se exibindo a menos de 20 metros de uma regata de Optimist, cheia de crianças.
Vou mais longe: NUNCA vi um jet ski que não estivesse causando risco para alguém.
Andar de jet ski é indesculpável. É como ouvir som alto no carro com o capô aberto, usar pochete ou meia branca com sapatênis. Com o agravante de colocar os outros em risco.
André Barcinski falou tudo sobre jet ski: é jeca, barulhento e perigoso. Praia é lugar de contato com a natureza e não de ouvir o motor maldito dessa joça.
É isso aí Nena. Na praia queremos descansar, e não ver gente babaca se exibindo com algo barulhento e perigoso. Mas tem gente aí nos comentários que compara praia com transito, como se isso fizesse sentido. E pior, vao discutir a educação do jovem rico brasileiro e blá blá blá, com “um olhar profundo” por 100 anos, todo mundo sabe q isso nunca mudou e nem vai mudar
Prezado André, permita-me discordar da sua opinião. Eliminar todas as coisas que não gostamos tem “cheiro forte” de regimes totalitários. Imagina se amanhã surge um cara que acha que as pessoas que emitem suas opiniões em blogs, deveriam ser proibidas de fazer isso. Pois é.
Outro ponto de vista, se considerarmos a orla brasileira e veremos que o número de acidentes causados por estas máquinas tende a zero. Claro, seria melhor que fosse zero, mas levando também em consideração a falta de fiscalização da capitania dos portos e da marinha, até que os caras se comportam bem. Você que não gosta de jet-ski sabe o que fazer quando vir um cara fazendo “malabarismo” perto da orla ? Dá para chamar alguém ? Vai aparecer alguém a tempo de pegar a máquina, pelo menos atracada na praia ? a fiscalização é como cabeça de bacalhau, os representantes do governo falam que existe mas ninguém nunca viu.
Pare de fomentar esta querra de classes, em todos os lugares existem pessoas que respeitam a lei e as que as desrespeitam. Outro dia a professora de inglês de meu filho foi atropelada por um gol da décadaa de 90, sem licenciamento desde 2001 e cujo motorista nem tinha habilitação.
Pra concluir, cuidado com seus pensamentos totalitários, um dia isso pode se voltar contra todos nós, o que falta é fiscalização, delegado e promotor que aparecem depois do acidente, não serve e finalmente, guerra de classes é coisa que cheira a bolor, se o país quiser se desenvolver tem que ter orgulho de ser rico.
Para constar, não tenho nem pretendo ter um jet-sky, apesar de morar no litoral.
O blogueiro se engasga com lambaris e há tempos vem engolindo verdadeiros tubarões! Quantas pessoas morrem nesses feriadões nas estradas, por conta de motoristas alcoolizados e estradas perigosas? Abaixo a latinha de cerveja e a autopista Regis Bitencourt, além do jet-ski!
Parece que nesse país dinheiro não melhora ninguém. O cara que pode ter um jet ski se comporta da mesma forma que os nóias da periferia com suas motinhos.
Concordo 100% com o texto. Abomino jet skis, penso inclusive que deveriam ser banidos. Paz para a família da menina (para os adolescentes envolvidos, que não têm maturidade e não poderiam lidar com isso) e tantas outras famílias já vitimadas por esse invento estúpido.
Sempre volto aqui porque gosto dos textos. Mas esse aí foi realmente de uma estupidez que não tem tamanho, extremamente contraditório (diz que o argumento dos donos não vale e logo em seguida fala dos usuários de jet ski). Infelizmente, contra preconceito declarado não há argumentos. Viva com isso, mas saiba que foi uma exposição tremendamente infeliz.
Barça, lembrei esses dias, pede pra coloca no blog do garagem aquele programa especial 10 anos sem Kurt Cobain, por favor, foi muito bom. Abs.
Então quer dizer que quando vc pegar sua esposa com outro cara no sofá, vc joga o sofá fora???
texto lamentável
Não seria necessário jogar o sofá pq o sexo não iria colocar a vida de terceiros em risco, em relação aos Jets a unica saída é a proibição ou permissão para utilização apenas em alto mar.
Em rios ou lagoas deveria ser totalmente proibido com pena de prisão e perda do equipamento.
ah vá, jet sky é bem pior que ouvir som alto com o capo aberto!
Qualquer meio de transporte nas mãos de incapazes, SEMPRE será um problema, responsabilize o dono do Jet, os Pais. Proíba-os de possuirem (ou cassem) suas carteiras nauticas, e indiciem estes nas delegacias, onde se voltarem a possuir, conduzir, ou mesmo embarcar na garupa de um Jet, seríam presos em flagrante, sem direito a nenhuma fiança ou relaxamento de prisão, assim como temos a lei seca rigorosa. Santos Dumont se suicidou por ver o seu invento (o avião) usado em guerras, mesmo assim a aviação não deixa de nos trazer benefícios, ou voce não anda de avião? Aviões são poluidores, nocivos aos passaros, barulhentos, e quem os habita por lazer também gosta de se exibir dizendo que esteve a bordo de um, com um destino chiquezinho, o que também é brega !!! Seu texto é coisa de recalcado, vc gostaria de ter um……tenho certeza!! abraço
Muito bom seu comentário! Parabéns Luiz Eduardo!
dizer que o jet ski tem a mesma importância na sociedade que o avião foi demais !!!! mas o melhor foi dizer que todo mundo que odeia essa abominação que é o jet ski é recalcado e tem inveja,ai o texto foi finalizado com uma maturidade Surpreendente .
Avião e jet ski? O que uma coisa tem a ver com a outra? “Analogia” surpreendente, fantasia além da imaginação.
Avião, amigo, não é pilotado por imbecis – salvo raras exceções – e traz efetivos benefícios à sociedade como meio de transporte. Já o jet ski… Não entendeu nada? Leia o artigo de novo…
hahaha, q LIXO de texto! Parece uma bibinha revoltada q nao tem dinheiro para comprar 1 e fica dando xilique qdo ve alguém com um. Me parece pura inveja, de um pobre coitado julgador e sem bom senso, q b.osta de texto, q grande boosta…
Bertioga parece ser terra de ninguém! Todo mundo entra com carro na areia da praia, levam seus barcos, lanchas, jet skys, etc…isso sim é um absurdo, porém muito simples de se resolver e ninguém faz nada!
Lixo é um ser preconceituoso como vc meu caro, o fato de ter grana pra comprar isso ou aquilo não ninguém fazem superior a ninguém.
deveriam fazer um belo artigo para quem também polui as areias da praia, que se torna um verdadeiro lixão, que come milho e joga palha no chão, que chupa picolé e joga papel e palito na areia, bebe água mineral e joga garrafa na areia, e assim por diante, isso sim é um desrespeito!
texto fraco.
discordo de tudo que foi dito, em numero , genero e grau.
biba invejosa e raivosa. odeie carros, avioes, motos, patins, skates, trens… mas é uma idiotice extrema este texto. uol anda de mal a pior no que se trata de blogueiros. 90% é lixo.
Texto bom pra caramba, discordo bastante do Barça em algumas coisas de musica, mas em relação a temas da sociedade é perfeito.
Jet é coisa de rico burro e cafona.
Eu discordo um pouco, nas mãos dos Bombeiros, principalmente nas praias, ele tem sido muito útil mesmo. O que falta, na grande maioria dos casos, é fiscalização e punição para quem desrespeita a lei.
Abraços
“Eu tenho, sim, preconceito contra jet ski. Assumo. Alô, associação de amantes do jet ski, pode me xingar à vontade.”
Você abriu a brecha, eles apareceram…..hehehe.
Texto fraco, deveria expor a raiva contra a pessoa que anda de jet sem documentacao, e nao em um contexto geral, primeira vez que li, vejo que nao faz falta essa leitura e logo o uol tirará do ar. Devia ter aproveitado melhor o espaço para expor a morte da jovem falando do caso e da pessoa, e nao de forma generalizada. Texto inutil realmente.
vc é um tremendo babaca! você nem sabe o que está falando!
Sempre que leio uma notícia ou artigo gosto de ver os comentários. Me entristece ver como o povo brasileiro é ignorante e, pior, não sabe interpretar texto. Não acho que todos devem compartilhar da opinião do articulista, mas deveriam ao menos saber utilizar argumentos para entrar numa discussão.
Infelizmente o problema não é apenas o jet ski, mas sim quem o pilota. Seres egocêntricos e donos da razão como muitos dos que aqui escrevem e que tentam provar um ponto através de xingamentos vazios. Triste.
por um acaso, se alguem bebe e mata dirigindo um carro voce que tem carta e respeita as leis se encaixa nas criticas? o tal articulista generalizou, isso nao se deve fazer.
Em relação a isso tem que generalizar mesmo. TODAS as pessoas que já utilizando Jet estavam cometendo absurdos e colocando a vida de terceiros em risco.
Quando vejo um seja em um rio ou no mar não entro e muito menos deixo meu filho entrar na água.
TODAS AS PESSOAS QUE JÁ VI *
Na veia André, assim como vc odeio estes babacas exibicionistas e cafonas que poluem e matam nas praias de SP. Quando quero fugir destes mauricinhos otários, vou pra sua terra que ainda tem muitas praias bárbaras, escondidas e desertas. Curiosamente, em dezembro passado, tive a honra de ser seu glorioso vizinho de muro por uma boa semana de sol. Fiquei muito feliz em saber que ali ao lado morava um ilustre “GARAGEIRO”. Saudações roqueiras e paratyanas.
Tava por aqui? Verdade, ainda rolam algumas praias sem jet ski por aqui. Menos na época de Carnaval ou na Páscoa…
Verdade messssmo! Estive aí justamente quando asfaltavam aquela rua de acesso, enquanto a pobre Quero-Quero ficava as traças. Coisa de político abobado. Quando vc escreveu aquele artigo sobre esta situação, eu a conhecia bem. Fiquei na pousada da Cira, e algumas vezes cheguei a deixar o meu carro na divisa da sua casa, que aliás, como arquiteto que sou, posso atestar que me parece um bom projeto. Sou um cara de uma geração mais velha que a sua, (embora não pareça) provavelmente do tempo do “MC5” e do “Trovão”, que tive a oportunidade de assistir no seu programa de 20 anos. Pra variar dei muitas risadas, o humor de vcs é tipico de roqueiro véio. Agora chega!!! Falei demais, escrevo mal, e digito porcamente só com 2 dedos.
Abcs,
Parabéns pelo texto. Concordo com cada palavra. Muito lúcido !
Fala sério.. lúcido onde? kkkkk
Nunca escrevi um comentário sobre qualquer outro texto. Não tenho, não sou amante e nem nunca pilotei um jet-ski.
Mas achei o texto acima de uma estupidez tão grande que não me contive.
Vamos então proibir motocicletas, automóveis, lanchas, helicópteros… Quem sabe não devemos cortar nossos bifes só com os dentes, assim podemos proibir as facas também…
Boa idéia!!! Concordo em proibir tudo isso.
Por favor, me mostre o trecho em que eu afirmo que jet skis devem ser proibidos. Pode me fazer esse favor? Eu disse que eles devem ficar a 2 km da praia. Mas acho que isso vc não leu.
O que acho incrível em todos os blogs que leio é que um monte de indivíduos não entendem que blogs são meios que refletem o pensamento e sentimento de seus donos. Só isso. Se você não concorda, discorde, discuta e ponto!
O texto foi, claramente, escrito por alguém indignado com uma tragédia que ocorre todos os verões no Brasil. Acredito que foi mais fígado do que cabeça.
Não concordo com o Barça, o que, aliás, é bem comum pra mim, mas entendo de onde partiu o texto.
Você falou tudo o que penso a respeito deste objeto. Só o utiliza quem quer aparecer. As demais pessoas apenas querem aproveitar o que o mar oferece.
Parabéns pelo artigo e, assim como você, odeio o jet sky. Além dos proprietários irresponsáveis (pode existir exceção), importante destacar o descaso das autoridades públicas brasileiras (a começar pela falata de exames criteriosos para condução de qualquer “veículo na água”). Nas praias (rios e lagoas) brasileiras, além da marinha, os bombeiros deveriam ser os responsáveis pela segurança pública e atuar rigidamente contra os “jet boys and girls”. São eles que atuam firmemente nas praias americanas e australianas.
concordo quase tudo.
Uma inconsistência. Se tu estiveres vendo
o jet ski, ele está perto demais, logo criando risco de acidente. Se ele estiver sendo usado com prudência, está longe,etc…
O problema são azelite brasileiras; do jet ski ao mercado financeiro
Em filme de ação, és contra ou a favor?
ANDRÉ parabens ,vc esta certo, jet sky, mais parece com brinquedo assasino do que com um meio de lazer, jet sky foi feito pra se exibir em alta velocidade, e se danem quem estiver no caminho, diversão mais imprudente e perigosa que essa nas praias nunca vi.
Eu deixei de andar de caiaque,justamente por causa desses imbecís que pilotam essa porcaria.
São pessoas cabeças ocas,tão pobres de espírito,que para se apresentar à sociedade,precisam se exibir, colocando a vida das pessoas de bem em risco.
o texto é legalzinho.