Jet ski bom é jet ski no lixo
22/02/12 07:30
No sábado de Carnaval, a menina Grazielly Almeida Lames, de três anos, brincava numa praia de Bertioga, quando um jet ski desgovernado e sem ninguém ao controle a atropelou. A menina morreu a caminho do hospital.
O jet ski estava sendo guiado – ou melhor, não-guiado – por dois adolescentes, de 12 e 14 anos.
Saber que uma criança perdeu a vida e duas outras ficarão marcadas para sempre, por causa de um brinquedo idiota como esses, me deixou consternado. Porque não há nada no mundo que eu odeie mais que jet ski.
Acho o jet ski um objeto nocivo, símbolo de muitas coisas que abomino: desrespeito, irresponsabilidade, falta de civilidade, violência, deselegância, exibicionismo e estupidez.
Eu tenho, sim, preconceito contra jet ski. Assumo. Alô, associação de amantes do jet ski, pode me xingar à vontade.
Claro que os defensores do jet ski vão argumentar que a culpa não é do objeto, mas dos donos. É a mesma lógica de quem defende as armas ou a criação de pitbulls.
Meu problema com o jet ski é que ele é um produto que vai contra as características do próprio meio para o qual ele foi projetado. Ele é veloz, barulhento, poluidor, feio, inconveniente, intrusivo e cafona. Tudo que o mar não é.
O jet ski é uma contradição: um objeto individualista, mas projetado para um meio coletivo, a praia. Ele não se presta ao convívio. Pelo contrário: espanta todos que estão ao seu redor, sejam banhistas ou peixes.
O único que parece se divertir com essa joça é quem está sentado em cima dela. Para todos os outros, é um transtorno.
Existe uma lei que proíbe o uso de jet skis a menos de 200 metros das praias. Não é suficiente. A limitação deveria ser de dois quilômetros, no mínimo.
Quer apostar corrida com os amiguinhos? Então faça no meio do mar, onde você não seja um risco para ninguém, a não ser você mesmo.
Acontece que o dono de um jet ski nunca vai deixar de pilotá-lo próximo às praias. Porque o barato é justamente aparecer, se exibir, passar zunindo em frente aos banhistas, impressionando as cocotas e causando inveja aos manés.
Já perdi a conta de quantas vezes me irritei com irresponsáveis voando de jet ski ao lado de pequenos veleiros ou canoas. Outro dia, vi um deles se exibindo a menos de 20 metros de uma regata de Optimist, cheia de crianças.
Vou mais longe: NUNCA vi um jet ski que não estivesse causando risco para alguém.
Andar de jet ski é indesculpável. É como ouvir som alto no carro com o capô aberto, usar pochete ou meia branca com sapatênis. Com o agravante de colocar os outros em risco.
Generalizar não é a saída. O jet ski é o carro do oceano, em termos dos defeitos listados pelo texto (já q a finalidade d ambos é completamente diferente). E nem por isso o carro é condenado. E sim, a culpa é d quem não sabe utilizar o equipamento. Pq o jet ski q matou essa pobre criança não ligou sozinho. Falta educação à população – melhor remédio contra o exibicionismo, a ignorância e a imprudência. Falta cidadania à população, para saber cobrar daqueles q elegemos para fazer o que desejamos, e/ou o melhor para quem governam. E faltam leis mais específicas e confiáveis, com fiscalização rigorosa e contínua. Tudo isso evitaria qualquer tipo de acidente e outras tragédias no mundo, e as pessoas poderiam se divertir do jeito q quisessem, porém sem prejudicar ninguém. E, inclusive, com o jet ski.
Toda opnião deve ser respeitada acima de tudo, são as ações que devem ser ponderadas. Acho que estamos analisando essa fatalidade com “olhos pequenos e curtos”. Estamos discutindo se o veículo e perigoso, se as leis são condisentes e/ou respeitadas, se as autoridades cumprem seu papel na fiscalização…poderíamos ficar a vida inteia aqui com bons ou mals argumentos…opnião formada é opnião formada (infelizmente)…mas acho que deveríamos olhar um pouco mais “profundo”. Oque me choca e assusta, mais que a morte estúpida da criança (nesse país ocorem mortes estúpidas a todo momento), é o fato da falta de valorização da vida, e a educação que os jovens desse país teem recbido. Se um jovem de elite, que provavelmente estuda em uma boa escola, foge sem prestar socorro, é porque ele aprendeu que a vida alheia não tem valor. Se uma família inteira foge com o jovem da consequência, é porque ele aprendeu em casa também que a vida não tem valor. Enquanto as pessos desvalorizarem a vida, os jet skys, os automóveis, as motocicletas, os caminhões, os revólveres, as facas, os pedaços de madeira, os punhos, os pés, oque existir ainda serão instrumentos de mortes…
Ai sim, vc falou uma grande verdade! O problema não é o Jet, a moto o que for e sim a educação que estamos deixando para nossos filhos. Sempre me lembro da frase “que mundo deixaremos para nossos filhos” quando o correto é “que filhos deixaremos para o mundo”. Um pai deixar adolescentes usar um Jet é criminoso!!!!
Vc já ouviu falar no tipo “pau no cú”?
vou postar todos os acidentes causados por carros e motos e pessoas que morreram pq não usavam o cinto de segurança…
na matéria ai colocada diz que os rapazes não usavam coletes.
Quem é imbecil? O jet sky pq deixou alguém subir sem colete?
Jetski mata mais um!
http://migre.me/81dVf
No fundo, o problema é de educação (família + bom senso + respeito) ter um equipamento deste para se exibir é falta de noção, concordo plenamente, agora, se vc tem bom senso se diverte da forma correta ok!
tem gente que já apela, dizendo que quem tem jet bate em gay, mendigo, usa som alto etc… depois querem democracia! não tenho jet, não bato, nem queimo mendigo, só considero que generalizar está errado. Usar o carro depois de beber e tirar racha tb é imbecil, nem por isso posso dizer que tds que possuem carro são imbecis, mais ou menos isso q tds estão dizendo!
concordo c vc Kleber….. o pessoal ta levando pelo lado emocional… Tenho raiva desses moleques e mta tristeza e luto pela garotinha q pagou por esse absurdo, porem, generalizar como essas pessoas tao fazendo e fruto da massificacao sofrida pela midia..
Esse negocio de ficar passeando com jet ski perto da praia é como passear perto de um barril de pólvora com uma tócha na mão. O pessoal que ficou nervosinho com o texto deve ser algum empresário que vende esse lixo!! Queria ver é esse mesmo empresário estra na beira da praia destraido e de repente passar um cassete de um jet ski zuncando na orelha do mesmo….queria ver o malandro sentindo a morte passar ao seu lado…ai depois sim, pode defender o uso dessa porcaria do jeito que quizer!!!
Concordo com vc Luciano.
Clap, clap clap
Enquanto muitos passam fome os exibicionistas de jet ski gastam absurdos de combustível sem nem uma finalidade.Pensem num objeto que eu sempre odiei.Se eu pudesse tirararia todos de circulação como esporte,so deixaria para uso de salvamento,para os guarda vidas.
Odeio jet ski! Odeio pessoas idiotas que se utilizam deste objeto para se exibir na praia!
é isso aí Soris.
Jornalista idiota, preconceituoso e tendencioso!!!! pensando da mesma forma, vamos abolir carros, motos, avioes… enfim, varios meios de transporte.. vamos abolir os trens !!!!!! houve 49 mortes na Argentina.. vamos abolir os trens !!!!!!! o Jet, se bem usado e mto util, divertido e inofensivo, porem pode ser uma arma mesmo como qqer coisa, se mal utilizada !!!!!!!! ridiculo esse comentario besta !!!!!!!!!!!
útil para quem???? para vc quem sabe!!!!
cada um
Desde que vc use com prudencia e respeite os limites dos outros, e util sim. Concordo que varias pessoas fazem mau uso e deveriam ser punidas.. o problema e mto mais do governo, falta de fiscalizacao da policia, pais, etc do que do veiculo e sim… as pessoas embriagadas que dirigem seus carros e matam varias pessoas sao o mesmo exemplo… nao tem que culpar os carros…. cada um digo eu…..
É muuuuito útil, como temos visto ao longo destes anos todos, com acidentes ou não. Vc pode, por exemplo, ir da sua casa ao trabalho, visitar parentes na Europa, cruzando o Atlântico e tantas outras maravilhas.
Quer dizer que o problema não é o cara pondo os outros em risco, é a falta de fiscalização? Não somos capazes de cuidar de nosso próprio comportamento? Se ninguém estiver olhando posso jogar lixo na rua, sonegar imposto, bater em gay e atropelar os outros? E a culpa é do governo, que não me fiscaliza!??
governo??????? bom senso e respeito vem de berço, não de governo, alías saber votar deveria vir de berço.
fiscalize isso com sua família
Em breve, vc estará sugerindo fiscalização dentro dos banheiros para averiguação dos destinos dos papéis higiênicos usados…
Pessoal, vocês entenderam exatamente ao contrário o que escrevi… Incrível!
Concordo com o texto, quem discorda, pode ligar para a família que assasinou a menina, eles devem estar vendendo o jet sky deles deve ta barato
Excelente texto. Concordo plenamente! Quer quer se exibir, faca como a Chita, va andar de bicicleta no circo!
Hhehehhehehhheh!! Gostei.
Pô, Barça, seus comentários totalitários só servem para fomentar a guerra de classes… rs
Mas, falando sério, meu coração também ficou partido com essa história. Uma garotinha tão linda, com toda uma vida pela frente, vida que foi abrupta e estupidamente ceifada por aquela máquina mortífera. Você está coberto de razão, isso tem que acabar! Acho que só mesmo implantando um regime de tolerância zero para vermos esses crimes acabarem ou serem reduzidos.
concordo com o jornalista, pois, deveríamos proibir o uso de jet-ski, a criação de cães pitbull e a utiização de som em carros. Se observarem são utilizados em 90% de forma abusiva e por pessoas na maioria das vezes arrogantes, ou bêbadas(no caso do som de carros) e truculentas. Portanto, causam mais prejuízos que benefícios à sociedade e deveriam ser banidos. Os que acham o contrário com certeza jamais lidaram com as situações descritas acima então pimenta no olho dos outros é refresco…
Pelo que sei ao fazer uma reportagem um repórter faria uma pesquisa antecipadamente para poder afirmar qualquer acusação a respeito. Sua opinião é pessoal e jamais poderia ter sido colocada desta forma.
Generalisou e igualou todos os usuários a pessoas medíocres, assassinas e irresponsáveis.
Caso alguém fizesse uma reportagem a respeito de quão medíocre um repórter pode ser e afirmasse que todos são frustrados, acéfalos e irresponsáveis, embora estivesse fazendo uma constatação, jamais poderia dizer “todos”.
Sua reportagem foi digna de um jornalzinho boqueta… nem mesmo um jornal de fundo de quintal publicaria tamanha bobagem. O pior é a UOL permitir um lixo desses e muitas vezes barrar através de moderadores tendenciosos comentários pertinentes.
apoiado, jornalista sem noção!
Olha um que usa jet ski, tem pittbull, carro com som alto, bate em gay na Paulista e queima índio em ponto de ônibus…
hmm lendo o texto está nítida a opinião pessoal do autor e ele deixa isso claro e os comentários a favor… e os contra tbm! Viva a liberdade da internet para todos nós! E Jet ski só pra guarda vidas….
Jet Ski é coisa de Paulista que gosta de se exibir. O repórter tem razão sim. Eles vem na beira da praia para se mostrar. Paulista é bobo mesmo, não vê na apuração das Escolas de samba.
Po… apuraçao nao é coisa de paulista…. é coisa de corintiano… e corintiano nao é daqui….. é tudo alemão, austríaco, enfim…
Conversinha mole. Paulista gosta mesmo de uma exibição babaca.
que comentario babaca .
Aposto que vc se exibe num jet ski ou bota o som do carro a todo volume só para chamar a atenção.
Ah, sim, claro. No RJ, no Nordeste e nos estados do Sul não existe jet-ski, só em SP. Que comentário preconceituoso e imbecil. Se o seu comentário fosse contra nordestino daria até processo, ministério público, mas falar mal de paulista nunca deu em nada, isso ninguém acha que é preconceito.
E o que estraga o Carnaval de SP é o envolvimento de torcidas. Se as torcidas organizadas do Flamengo e Fluminense tivessem escolas de Samba, já teria acontecido coisa muito pior. Tem coisa muito pior do que briga em apuração de escola de samba, temos milícias armadas no Rio, pistolagem no Norte do país, altíssimos índices de assassinato nos estados do Nordeste… em SP a polícia não entra de greve, não! E você preocupado com um doido rasgando envelopes no carnaval.
Se o principal problema do país fosse a apuração das escolas de samba de SP tava tudo muito bem. Você tem mentalidade de gente alienada.
Será que sou alienado? Ou vcs é que não querem ver. Aliás isso é coisa de Paulista mesmo.
No Rio tem UPP e a criminalidade está bem baixa.
Oliver, vc seria capaz de fazer um comentário descente?…coisa mais idiota ..”é coisa de Paulista”…vou ficar quieto pq não dá pra discutir nada com carioca.
É a criminalidade está bem baixa onde tem UPP.
Só pra lembrar, sobre o caso do estudante de direito que morreu segunda-feira em outro acidente de jet-ski. Foi um rapaz do Piauí, em um acidente no Piauí. Não sei de onde esse cara tirou que jet-ski é coisa de paulista.
Eu não tirei que é coisa só de Paulista. O Paulista é que se exibe na beira da praia. O acidente no Piauí não foi na beira da praia. Se informa.
De onde vc é?
É sua opinião certo? Porém, se fosse sua filha, talvez você visse sob uma nova ótica… Concordo plenamente com o jornalista, o uso desse equipamento é feito por pessoas sem cérebro, exibidas e irresponsáveis. Já testemunhei jet ski importunando pessoas em pedalinhos, para fazer ‘ondas’ e achando muito divertido… Já os vi deslizando pela grama/areia… respeito? eles não tem nenhum…
Concordo com vc Doris.
Da mesma forma então e utilizando o seu prórpio critério de entendimento, o lugar de toda mulher é pilotando fogão e jamais um automóvel. Sem direito a fazer comentários estúpidos e preconceituosos de forma generalisada.?!!!
Não são todas assasinas, mas são todas irresponsáveis, barulhentas e incovenientes.
O resto pe com você.
“…Pelo que sei ao fazer uma reportagem um repórter faria…”
Blah, blah. Isso não é uma reportagem. É, sim, uma opinião pessoal em um blog hospedado pela Folha apenas. O que invalida qualquer opinião sobre “jornalismo”.
Onde vc leu uma reportagem!?
Texto nota 10. Concordo com tudo e já achava isso antes da morte da garotinha.
Também assumo, sou contra jet ski. A favor da proibição de jet ski a não ser para uso profissional.
Nada a ver o texto, preconceito besta com um equipamento. O certo é ser preconceituoso com as pessoas que fazem mal uso e não com o equipamento. É a mesma coisa que proibir lojas de venderem sons pq alguns manés ouvem funk no último volume. Consciência sim, deveria ter os pais que deixaram seus filhos brincando com o jet. Com certeza são estes mesmo pais que vêm seus filhos zoando e não fazem nada.
Vc não entendeu o texto……
Apoiadíssimo; proponho portanto o MCJK já! (Movimento Contra o Jet Sky).
Como eram boas as praias sem esse treco…
Muito bem colocada a argumentação. Pra que servem essas coisas? Antes de ler o post inteiro já me lembrei dos Pitbulls, que você cita mais na frente. Ambos os casos são muito bem lembrados. De uns 15 anos pra cá, houve casos de morte à exaustão dentro desses dois “quesitos”. Aliás, o encerramento das apurações do carnaval paulistano revelou nitidamente o nível desse tipo de entretenimento “panis et circences”.
O que motiva usuários de jet ski a cometerem essas barbaridades é o mesmo sentimento que anima, entre outros, o corrupto, ou seja, a velha e boa IMPUNIDADE que existe em nosso país.
Já que somos um povo que não vai mover um dedo para cobrar uma fiscalização decente, vamos nos concentrar em falar mal de quem comete o delito. Em vez de condenar o mau uso e a falta de fiscalização, vamos condenar o tipo de veículo e seu dono.
Exatamente o que penso.Além disso ,nos raros momentos que tenho para descansar na praia,quero ouvir o vento,o mar e os pássaros.Se quisesse barulho ficaria em Sampa mesmo…
Realmente. Coisa de gente ridícula. Falando nisso, nunca vi um mané de carro com som alto ligado com mulheres. Ou está sozinho ou com o carro cheio de macho. Bem, gosto não se discute. Mas ainda posso lamentar.
Você me fez acordar para essa verdade que passa despercebida.Todo cara que anda com som alto realmente está sempre só ou com um bando de machos, kkkkkkkkkkkkkkkk.
Prezado André. Assino em baixo e vou além, como arquiteto e urbanista. Essa geringonça é, além de tudo, ícone do que chamo de “rodoviarismo náutico”. E a campanha do Governo, apesar de papalvíssima, é prova disto.
Jet ski não é meio de transporte. Jet ski perto da praia é como colocar um carro de dragster na rua.
Não é indesculpável andar de jet ski. Indesculpável é a falta de fiscalização. Achei curioso o preconceituoso autor do texto ignorar solenemente esse “detalhe”.
Indesculpável é um cara bobo, que quer se exibir na beira de uma praia com uma geringonça cara, que ele mesmo não sabe usar, tirando o sossego dos banhistas que querem curtir a natureza. Vai andar de jet ski no inferno e não fazer da vida dos outros um inferno.
Realmente, Jet ski é objeto de ostentação para pobres de espírito, assim como o carro com o porta mala cheio de alto falantes e som (geralmente músicas da pior qualidade) no máximo.
o Jet ski devia ser utilizado somente por guarda-vidas no exercício da função.
No ano novo, em Caraguá – SP, com a praia cheinha, também vi um mané com o jet andando bem perto de onde quebram as ondas, só por que o cachorro dele o seguia pela areia da praia, correndo, doido pelo idiota do dono no jet.
Esse ai devia perder o jet, por colocar tanto banhista em risco e perder o cachorro, por maus tratos, afinal o bicho correu a praia toda atras do mané do do Jet….
Põe maus tratos nisso. Cães que passeiam -veja bem, passeiam- com seus donos na hora em que o sol está muito forte chegam a ter hipertermia, principalmente os peludos, e, por vezes, queimam as patas dependendo do piso. No caso desse idiota, onde o cachorro iria beber a água urgentemente necessária para se resfregar.
Parabéns André ! Assino embaixo seu texto. Além do triste acidente ocorrido, é de lamentar o desrespeito de muitos que comentam aqui, que na falta de argumentação, usam a escrita apenas para expor o que são por dentro vazios, provavelmente pq precisem de ¨coisas¨ externas para justificar a Nulidade que são como pessoas. Abs,
E tem gente a favor desse negocio? concordo com seu texto, a legislação é muito complacente com esse tipo de “cidadão”. Eles nao estao nem ai para os outros usuarios de praias.
Jet ski só deveria ser usado por salva vidas e mais ninguém. No Brasil não se fiscaliza coisa nenhuma há muito tempo. Achar que a fiscalização corrigiria esse exibicionismo é coisa de otário. A fiscalização só quer saber daquele dinheirinho que o cara bota na mão dele, o restante é balela. O povo está se ferrando por aí e não acontece nada e esse caso vai ser mais um na estatística e o autor ou autores não serão punidos. Quem pensa o contrário ainda não caiu na real. Isso é Brasil e não tem mais jeito.