Oscar: as barbadas e os esquecidos
24/02/12 07:29
Domingo acontece o Oscar. Como sempre, filmes muito bons (“Rampart”, “Drive”, “Shame”) foram preteridos por coisas como “Cavalo de Guerra”.
Fiz uma listinha de previsões para o prêmio. Faça a sua e compare…
Melhor filme
Quem deve ganhar: “O Artista”
Quem deveria ganhar: “Rampart”
“O Artista” ganhou tudo até agora. Não deve ser diferente no Oscar. Já “Rampart” não foi nem indicado.
Melhor direção
Quem deve ganhar: Martin Scorsese (“A Invenção de Hugo Cabret”)
Quem deveria ganhar: Oren Moverman (“Rampart”)
O lógico seria Michel Hazanavicius ganhar por “O Artista”, mas ele é pouco conhecido, e a Academia deve premiar mesmo Scorsese. Mas a melhor direção de um filme americano em 2011 foi de Moverman. Há uma cena em “Rampart” em que Woody Harrelson, Sigourney Weaver e Steve Buscemi discutem numa mesa, que é absolutamente genial.
Melhor ator
Quem deve ganhar: George Clooney (“Os Descendentes”)
Quem deveria ganhar: tríplice empate entre Michael Fassbender (“Shame”), Michael Shannon (“O Abrigo”) e Woody Harrelson (“Rampart”)
George Clooney está entrando naquela fase perigosa da carreira de todo ator de sucesso, em que o piloto automático entra em ação e ele passa a interpretar a ele mesmo (tipo Jack Nicholson). Não dá para comparar o que ele faz em “Os Descendentes” com as atuações surpreendentes e intensas de Fassbender, Shannon e Harrelson. Mas beleza, ele é George Clooney.
Melhor atriz
Quem deve ganhar: Viola Davis (“Histórias Cruzadas”)
Quem deveria ganhar: Tilda Swinton (“Precisamos Falar Sobre o Kevin”)
Alguém ainda agüenta Meryl Streep ser indicada por qualquer coisa? E como explicar a ausência de Tilda Swinton?
Melhor ator coadjuvante
Quem deve ganhar: Christopher Plummer (“Toda Forma de Amor”)
Quem deveria ganhar: Albert Brooks (“Drive”)
Plummer vai levar, pelo conjunto da obra. Um grande ator, em um filme que ninguém vai lembrar daqui a cinco anos. Já a esnobada que Albert Brooks levou foi simplesmente criminosa.
Melhor atriz coadjuvante
Quem deve ganhar: Octavia Spencer (“Histórias Cruzadas”)
Quem deveria ganhar: a égua que agoniza e dá seu último relincho em “Cavalo de Guerra”, de Spielberg
O nível dos papéis para atrizes está tão baixo que, em protesto, votei na égua do Spielberg.
Melhor roteiro adaptado
Quem deve ganhar: “Os Descendentes”
Quem deveria ganhar: “Precisamos Falar sobre Kevin”
Não li “Kevin”, mas achei o roteiro muito bem feito, e os conflitos familiares que terminam em tragédia, bem delineados. Já “Os Descendentes” é bem pior que “Sideways”, só pra citar outro filme de Payne adaptado de um livro.
Melhor roteiro original
Quem deve ganhar: Woody Allen (“Meia-Noite em Paris”)
Quem deveria ganhar: Oren Moverman e James Ellroy (“Rampart”)
Allen deve ganhar mais um Oscar por um filme que parece plágio de si mesmo. Quantos filmes de Allen você lembra em que um personagem “volta” no tempo? Veja os delírios nostálgicos de Martin Landau em “Crimes e Pecados”, por exemplo. Já os diálogos primorosos de “Rampart” foram esquecidos.
Melhor filme estrangeiro
Quem deve ganhar: “A Separação” (Irã)
Quem deveria ganhar: “A Separação” (Irã)
A maior barbada do Oscar.
No filme Cavalo de Guerra o trabalho dos atores é geralmente PATÉTICO!
Tudo MUITO piegas! O filme é muito fraquinho !!!
Como pode um diretor que fez “MUNIQUE” realizar esta coisa???
Li “Precisamos falar sobre Kevin” e o livro é infinitamente superior ao filme. No filme não fica claro o quão “doente” o rapaz era, nem como a relação dele com a mãe era muito mais real, mesmo que fosse o tempo todo um combate, mas com ela ele podia ser ele mesmo, já com o pai ele tinha que atuar. Aliás, para mim o grande vilão da história é o pai com sua cegueira, e nisso o filme mal mostra. Pelo filme a impressão que dá é que o Kevin gostava de encher o saco da mãe, só.
Recomendo fortemente a leitura do livro!
A única coisa que salva no filme é a atuação sofrida da Tilda.
Ô André, tá participando de mesa branca, rapaz? Acertou quase todas as previsões. Daqui a pouco você abandona a cultura e vai ser “garoto do tempo”. :))) []s
André, “Shame” deveria ter levado indicação tanto de ator como de atriz. De fato, Michael Fassbender está excelente, mas o roteiro deve estar muito fora do gosto pasteurizado da Academia. Infelizmente.
Eu já sabia!!! PERDEU!!!
Carlinhos Brown e aquela propaganda do carnaval de “Rio” perderam. Uma humilhação a menos para a Pátria, já basta o acidente na base internacional. Quer ganhar Oscar pelo menos tenta fazer algo que preste ao invés da enésima enrolação. O outro “Carlos”, o Carlos Saldanha também se lascou, não deveria ter se metido a refazer o Zé Carioca todo politicamente correto, Walt Disney está rindo lá do outro lado hehe.
O CB perdeu! Eu já sabia! O Corinthians ganha a libertadores antes do Brasil ganhar o Oscar
Porra, não puxa o meu saco ! Não vai ter jabá, já disse ! Desisti de ler seu blog, tu é muito ruim cara.
O anonimato é o seguro dos covardes…
Vc é puxa-saco ?
Lembro que em 1976 John G. Alvidsen venceu Hal Ashby e Sidney Lumet. Eu era ingênuo e desde então entendi que o Oscar nada tem a ver com justiça. Quando em 1983 Laços de Ternura venceu Os Eleitos de Philip Kauffman…dizer o que? E James L. Brooks ainda bateu Bergman em Fanny e Alexander…. Caraca!!!! Às vezes eles acertam, mas Tarantino ainda não venceu. E Danny Boyle ganhou com um lixo. Acho que leva O Artista, que pelo menos é um filme nada metido a besta. O do Scorsese me deu sono. A melhor coisa nele é a cara de Buster Keaton. Acho que estou gagá….adorei a bobagem piegas de Spielberg.
Vi “Os Descendentes” ontem e posso dizer: fazia tempo, mas muito tempo mesmo que eu nao assistia um filme tao bobinho, tao previsivel. Tipico besteirol americano. So’ faltou o Clooney dizer que faria do terreno uma reserva ecologica para as geracoes futuras e colocaria o nome de sua falecida esposa.
Os EUA que se cuidem. Se o Carlinhos Brown ganhar o Oscar, aquela falha geológica que atravessa a Califórnia pode se manifestar.
Este RAMPART estou louco para ver, um amigo há muito me falou deste filme.
Mas queria ver no cinema, mas pelo jeito vai ser dificil lançarem por aqui.
Agora vi hoje DRIVE e fiquei desapontado, esperava muito mais deste filme, achei devagar, ele começa bem, mas depois vai caindo e a trilha sonora é meio chata, o filme parece ter muitos tempos mortos. Tem bons diálogos, mas pouco diálogos. Eu sai decepcionado do cinema.
George Clooney deveria imitar Marcello Mastroianni e fazer um filme grego sem saber falar grego e interpretar um personagem baseado em Jorge Amado. Toda vez que alguém fala em Glenn Close eu me lembro de uma atriz francesa que afirmou que ser atriz é escolher bons papéis, com exceção de Ligações Perigosas e Albert Nobbs ela carrega consigo uma penca de filmes-porcaria. Ela deve ganhar em 2013/14 por sua atuação de Madame Raquin.
Você não acha que o Max Von Sydow merece levar, como melhor ator coadjuvante??
Eu agüento ver Meryl Streep ser indicada ao Oscar toda vez em que ela faz alguma atuação ótima. Sorry, mas é leviana sua opnião sobre ela.
Desde Citizen Kane (houve outros antes também, é verdade) NÃO ganhar o Oscar é melhor do que ganhar.
Desde 1968 quando a Academia deu o Oscar de melhor ator para Cliff Robertson por Os Dois Mundos de Charly e ignorou solenemente Alan Arkin por The Heart is a Lonely Hunter, qualquer coisa que vier de premiação por parte dela não causa-me a mais mínima surpresa.
Adorei o seu empate de melhor ator. Eu adorei o Michael Shannon! Melhor atriz coadjuvante seria a Jessica Chastain, por “O abrigo” também. A cena em que ele é convencido a sair do abrigo é uma das mais emocionantes que eu vi no ultimo ano.
Leio teus textos e os do Forasta faz ns 20 anos. Na bagunça, boa parte a favor. Mas a crítica do Forasta a respeito de Miea-noite em Paris parece chute bicado na zica da canela alheia: não vale acertar ou errar, vale tentar bater o mais forte possível.
Chuta nas partes pra acertar no atacado: que Paris ele não curtiu, ou que enredo não lhe satisfez?: Allen foi menos ácido que de costume, ou foi menos denso que o espírito do crítico pedia?
Não é um filmaço, claro. Mas é direto, certeiro, condensando um tempo no tempo da comédia; não um tratado acadêmico chato e estéril from europe, mas um filme que fala de um espírito do tempo que vaga por entre décadas – solto, sujeito ao tempo nublado, solar, escroto de hj. Pro bem e pro mal.
Mas, certamente, há de se ler mais quadrinhos, sci-fi de segunda, ensaios que submergem no mundo dos games e que tais pra regurgitar o papo descolado-tô me fodendo-falo mais alto do Forasta.
Envelheceu, e mal.
Concordo contigo Caio, tá difícil ler o blog do Forastieri ultimamente…
Forastieri raramente acerta uma, desde os tempos da Bizz. Chato, preconceituoso e de mal-gosto.
Tem toda a razão cara, Forastieri envelheceu muito mal. Está datado, classista e pseudo-descolado demais.
Ei andre. vc ja leu este artigo?
http://blogs.smithsonianmag.com/paleofuture/2012/02/musicians-wage-war-against-evil-robots/
achei um contraponto interessante a toda essa ideia (histeria) de que a internet vai destruir a musica.
Não li não, mas parece bem interessante, lerei com certeza. Obrigado.
Oi, Andre.
Vc assistiu Like Crazy? O que achou?
Valeu, bjs.
ei andre, estava lendo este artigo
“http://blogs.smithsonianmag.com/paleofuture/2012/02/musicians-wage-war-against-evil-robots/”
vc ja leu? achei bem intereçante. Um contraponto a toda essa ideia (histeria) de que a internet vai destruir a musica.
A égua em questão pariu a eguinha Pocotó?
Melhor canção original?