Oscar: as barbadas e os esquecidos
24/02/12 07:29
Domingo acontece o Oscar. Como sempre, filmes muito bons (“Rampart”, “Drive”, “Shame”) foram preteridos por coisas como “Cavalo de Guerra”.
Fiz uma listinha de previsões para o prêmio. Faça a sua e compare…
Melhor filme
Quem deve ganhar: “O Artista”
Quem deveria ganhar: “Rampart”
“O Artista” ganhou tudo até agora. Não deve ser diferente no Oscar. Já “Rampart” não foi nem indicado.
Melhor direção
Quem deve ganhar: Martin Scorsese (“A Invenção de Hugo Cabret”)
Quem deveria ganhar: Oren Moverman (“Rampart”)
O lógico seria Michel Hazanavicius ganhar por “O Artista”, mas ele é pouco conhecido, e a Academia deve premiar mesmo Scorsese. Mas a melhor direção de um filme americano em 2011 foi de Moverman. Há uma cena em “Rampart” em que Woody Harrelson, Sigourney Weaver e Steve Buscemi discutem numa mesa, que é absolutamente genial.
Melhor ator
Quem deve ganhar: George Clooney (“Os Descendentes”)
Quem deveria ganhar: tríplice empate entre Michael Fassbender (“Shame”), Michael Shannon (“O Abrigo”) e Woody Harrelson (“Rampart”)
George Clooney está entrando naquela fase perigosa da carreira de todo ator de sucesso, em que o piloto automático entra em ação e ele passa a interpretar a ele mesmo (tipo Jack Nicholson). Não dá para comparar o que ele faz em “Os Descendentes” com as atuações surpreendentes e intensas de Fassbender, Shannon e Harrelson. Mas beleza, ele é George Clooney.
Melhor atriz
Quem deve ganhar: Viola Davis (“Histórias Cruzadas”)
Quem deveria ganhar: Tilda Swinton (“Precisamos Falar Sobre o Kevin”)
Alguém ainda agüenta Meryl Streep ser indicada por qualquer coisa? E como explicar a ausência de Tilda Swinton?
Melhor ator coadjuvante
Quem deve ganhar: Christopher Plummer (“Toda Forma de Amor”)
Quem deveria ganhar: Albert Brooks (“Drive”)
Plummer vai levar, pelo conjunto da obra. Um grande ator, em um filme que ninguém vai lembrar daqui a cinco anos. Já a esnobada que Albert Brooks levou foi simplesmente criminosa.
Melhor atriz coadjuvante
Quem deve ganhar: Octavia Spencer (“Histórias Cruzadas”)
Quem deveria ganhar: a égua que agoniza e dá seu último relincho em “Cavalo de Guerra”, de Spielberg
O nível dos papéis para atrizes está tão baixo que, em protesto, votei na égua do Spielberg.
Melhor roteiro adaptado
Quem deve ganhar: “Os Descendentes”
Quem deveria ganhar: “Precisamos Falar sobre Kevin”
Não li “Kevin”, mas achei o roteiro muito bem feito, e os conflitos familiares que terminam em tragédia, bem delineados. Já “Os Descendentes” é bem pior que “Sideways”, só pra citar outro filme de Payne adaptado de um livro.
Melhor roteiro original
Quem deve ganhar: Woody Allen (“Meia-Noite em Paris”)
Quem deveria ganhar: Oren Moverman e James Ellroy (“Rampart”)
Allen deve ganhar mais um Oscar por um filme que parece plágio de si mesmo. Quantos filmes de Allen você lembra em que um personagem “volta” no tempo? Veja os delírios nostálgicos de Martin Landau em “Crimes e Pecados”, por exemplo. Já os diálogos primorosos de “Rampart” foram esquecidos.
Melhor filme estrangeiro
Quem deve ganhar: “A Separação” (Irã)
Quem deveria ganhar: “A Separação” (Irã)
A maior barbada do Oscar.
Não acho que “O Artista” leve melhor filme. Não é ruim, mas achei parecido demais com Cantando na Chuva. Se a Academia quiser premiar uma homenagem ao cinema, vai dar o Oscar a Hugo Cabret, que é tecnicamente bem superior. E o melhor, não é francês…
Eu ainda acho que “O Artista” leva. Vamos ver domingo…
Você assistiu Hugo Cabret, o que achou? Gosto muito do Scorsese e queria saber se vale a pena.
Não consegui ver ainda. Só semana que vem terei a chance.
Paulo, também sou fã do Scorcese e achei o filme excelente. Vá sem medo.
Valeu Bia.
“Burn, Hollywood, burn” (Johnny Lydon)
“Precisamos falar sobre Kevin”, inclusive, já saiu de cartaz aqui em SP. E eu estava louco para ver.
Shame, eu vi o trailer e quero ver.
Drive também.
Assisti “Os Descendentes” e concordo com você referente ao Cloney.
É tão impossível Rampart ganhar um Oscar em Hollywood quanto Tropa de Elite 1 ganhar um prêmio em Gramado ou numa academia brasileira de cinema intelectual. Não rola.
Wagner Moura, que havia feito o papel de Hamlet no teatro, tem a experiência para fazer o personagem de Tropa de Elite. Um personagem que em conflito consigo mesmo. Síndrome do Pânico ocorre em quem perde esse conflito (rzs, sem graça), em quem está ou sendo, ou fazendo, o que não quer. Ser ou não ser. Wagner Moura hoje faz um comercial em que aparece como cara da “Liberty” Tim, vestindo o personagem, mais odiado pelo capitão Nascimento. Moura obviamente faz um turn around, (assim como Padilha no hollywodeando tropa de elite 2). A diferença é que filme 1 (uma colagem de ótimos personagens) é muito ruim, politicamente falando também, mas é bom. Enquanto que o filme 2 é bom, politicamente falando, mas é péssimo (Moura Hamlet perde as dúvidas e Mathias, que era evidentemente o herói do primeiro filme, vira um bobão).
Woody Harrelson, assim como o Moura Hamlet de Nascimento, repete a sua marca original de Larry Flint, embora este personagem pareça 100% oposto ao de Rampart, têm uma identidade comum, foram pegos pra Cristo.
Concordo que é raro, mas como explicar então “Guerra ao Terror” batendo “Avatar” no Oscar?
Avatar é mesmo uma excrescência
concordo ! tire o 3d de avatar e o que sobra é uma besteirada ecochata !
Ou Rocky Balboa batendo taxi Drive.
Barcinski: Sobre o “Guerra ao Terror”, não sei responder porque não vi o filme, como diria Narcisa Tambornãoseioque.
Como é bom não ser obrigado a ver filmes devido aos ossos do ofício, (copiei essa do Barcinski). Mas o roteiro de Avatar é um potpourri tipo “esse filme eu já vi antes” que deveria ser condenado pelo plágio indiscriminado de clichês, sem o devido pagamento dos direitos autorais . “Nos tempos da Diligência” (Stagecoach) de John Ford, o original nesse negócio de filme “mocinho e bandido”, deveria ter levado o Oscar em 1939. Ford conseguiu mais efeitos cinematográficos em preto branco que Avatar em 3d e seus mocinhos(as) verdes (pleonasmo) pintados de azul en 2010.
Minha filha de 3 anos me disse ao vê-lo: “esse filme é mais ou menos como a história do Bambi, não é?”
Tá maluco mermão ?!? Copiou e colou o (único razoável) post do MalaSaka ?
Putz, eu gostei dos Descendesntes, principalmente, porque o Clooney não tá um canastrão caricato, que fica bebendo whiskey o filme inteiro.
Onde vc viu o Clooney tomando uísque o tempo todo? Tem certeza que é o mesmo filme?
Eu acho que o Caio quiser dizer que nesse filme é que ele não está bebendo uísque o tempo todo.
Ah, entendi, Desculpe, mal aí. Mas eu achei o Clooney bem canastrão nesse filme também.
Pô, André, prestenção ai caralho hahahaha
eu ainda prefiro o clooney no filme Batma & Robin rs
Klebão, que com suas linhas de sapienza,
E extrema verve literal,
Mostrou a todos, assimd e repentina surpresa,
Que é mais do que um mancebo brutal…
Além do dom dos escritos…
Deixa todos aqui aflitos!
Com suas ferrenhas críticas marítimas,
Revelando, suas molhadas mazelas mais íntimas!
Tente os classificados da Folha, caso precise de um emprego como redator/colunista, meu caro.
Mais um copy/paste, dessa vez da coluna de Marcelo Cunha no Terra.
Barcinski, o que acontece com 99% dos colunistas, que parecem não saber analisar nada, a não ser a partir da clivagem “ricos x pobres”? Honestamente, há oportunidades em que essa clivagem é apropriada, mas daí a torná-la uma regra geral de interpretaçãod o mundo… Isso é de uma pobreza danada.
Desculpe, realmente não entendi. A que vc está se referindo?
Ao texto do Marcelo Cunha, que, na verdade, pode ser tido como representativo da maioria esmagadora das análises feitas pelos colunistas… Veja o texto do Sakamoto sobre o episódio do jet ski: estava primoroso, até ele se “surpreender” com o estilo, o helicóptero e os carrões (e note que não há confirmação factual nem de um nem de outro, até por que há várias versões)… Completamente desnecessário. Fugas, estilosas ou não, são comuns em acidentes e causados por pessoas de todas as classes… O problema dessa visão dos colunistas, acredite, não é que ela seja ruim para os ricos (que estão cagando e andando para análises submarxistas), mas, sim, que ela seja ruim para os fatos e, em muitos casos, para os mais pobres…
Klebão meu ídolo!
Sorry, Barça, mas este post matou o teu. E, o mais incrível: há vida inteligente em Klebão!!!
Não é post, é um copy/paste da coluna do Sakamoto de dias atrás.
e o oscar de mais mala vai para o felipe de interlagos!
Kiko! Kiko! Rá rá rá! Sou o melhor!
Krébão se é locão mesmo ein manu?
É o seguinte André: você falou tanto de Rampart que ontem eu baixei, achei as legendas e vou assistir hoje a noite.
Se for tudo isso mesmo, a gente começa a fazer um protesto pro Oscar deixar de existir….hehehehe. Se bem que, com a virtual vitória do Carlinhos Brown, isso vai acontecer, naturalmente.
E essa imagem do troféu do Oscar é muito engraçada.
e filmes brasileiros Andre?
tem algum interessante pra vc?
abraços
Tem sim. Acabei de ver o documentário sobre Raul Seixas, “O Início, o Fim e o Meio”, do Walter Carvalho, que estréia no fim de março. Achei muito bom.
Olá André,bom dia!
Vc poderia me esclarecer uma duvida?Como vc assiste a esses filmes q não estrearam no Brasil?
Parabens pela coluna, está ótima!
Grande abç!
Obrigado.
Kleber Koiti
Cine torrent.
Faltou aquela indicação da melhor cena de ação (ou falta de): “Na mira do tira (do gol) Deivid”.
Krébão e Felipeta juntchos que drupra ein?
Faríamos mais gols que o Deivid, certeza
Por favor, sem discussão futebolística ou totalmente fora do tema, ok?
Faltou o baia.
“Imagino que devA gostar dele.” Desculpe.
Fala, Barcinski! Tudo certo? Pois é, vou procurar o Rampart. Obrigado pela indicação. Não vi ninguém mais falando nada desse filme. Sabe outro filme que vi e achei bom demais e não concorre a nada? A Dangerous Method, do para-sempre-ignorado David Cronenberg. Já viu? Nunca vi você falar muita coisa de Cronenberg, mas imagino que devo gostar dele. The Brood é o filme-pesadelo da minha vida. Vi muito criança e me assombra desde então. Como é de 1979 e esse foi o ano em que nasci, sempre revejo The Brood todos os ano, nessa mesma data. Rrsrsrsrs… Muito oportuna a indicação da égua. Uma pena que não tenha acontecido. Animais só ganharam um prêmio importante de cinema uma vez: A Framboesa de Ouro, na categoria Pior Dupla ou Casal, junto com Tom Green (a primeira pessoa que vi Rubens Ewald Filho chamar de “estrupício” na televisão!) por Fora de Casa. A indicação era legal: “Tom Green e Qualquer Animal que ele Abuse em Cena.” A cena dele com o cavalo nesse filme é bem mais marcante que a do filme do Spielberg.
Têm alguns filmes que parecem interessantes e ninguém ouviu falar como Intouchables da Bélgica, mas o Oscar é isso mesmo, raramente tem alguma relevância, só mercadológica mesmo. Mas o que mais me interessa nessa edição do Oscar é o C. Brown, que ontem deu uma entrevista para o Globo News vestido de Mãe de Santo e estava todo saltitante e confiante com a possibilidade de ganhar, força para ele, estamos por aqui na torcida.
Esse oscar é uma palhaçada!! Até agora eu não me conformo que o Edward Mãos de Tesoura, não tenha ganhado o premio de melhor Cabeleireiro!!
Esse tal de RAMPART deve ser um porre
Respeito sua opinião, mas achei a égua muito canastrona.
Por isso mesmo ela casou tão bem com o filme.
barza, sei que tu não curtiu esse do woody allen, mas o que tu acha da rachel mcadams no geral?
André, concordo com vc. A Tilda Swinton está fantástica e não foi indicada porque os americanos não sabem lidar com o tema. Eles evitam discutir seus problemas e a Academia é pródiga em rejeitar temas sérios. É uma pena. Ganhará a Viola Davis em um filme que aborda superficialmente o racismo ou a Meryl Streep que faz um retrato fantástico da Tatcher em um filme convencional e quadradão. É isso aí. Abs. Paula.
Parabéns para a egua do Spielberg que representa bem o nível do cinemão hoje… rs
Fala Barça, adoro seu posts e sempre comento mas hj preciso fugir do assunto, então…
Parabéns pela classificação do Flu mas domingo não tem pra vocês!!! Saudações vascaínas!
Domingão é nosso.
Barcinski, seus textos estão cada vez mais… Barcinski! heheheh Além da apurada crítica, de gosto apreciavelmente ‘duvidável’. Parabéns, e pode ter certeza que Rampart já tem seu lugar cativo em nossa filmoteca particular.
André, estou mega curiosa para assistir Rampart, onde posso consegui-lo? Me dá uma luz rsrs.
Acabou de estrear em circuito comercial nos EUA, espero que chegue logo por aqui.
Barça, você se esqueceu de outra barbada: o prêmio de melhor canção original, que, é lógico, irá para Carlinhos Brown.
Também acho que Carlinhos vai ganhar. Vai ser demais isso.
vá que ele ganhe, os americados de vez em quando sempre acabam premiando coisas “exóticas”
E tennho certeza que ele dirá: Agora o pé lourinho é todo meu, mãinha!!!
e o mundo conhecerá a caxirola.
Você é extremamente cruel. Fica atiçando a curiosidade para filmes que nunca vão passar em cinemas de fácil acesso, ou vão passar de madrugada, daqui a cinco ou seis anos, na tv por assinatura… Cruel, muito cruel…
Torrent, Luciana, a melhor coisa inventada pelo homem.