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André Barcinski

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Oscar: as barbadas e os esquecidos

Por Andre Barcinski
24/02/12 07:29

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Domingo acontece o Oscar. Como sempre, filmes muito bons (“Rampart”, “Drive”, “Shame”) foram preteridos por coisas como “Cavalo de Guerra”.

Fiz uma listinha de previsões para o prêmio. Faça a sua e compare…

Melhor filme

Quem deve ganhar: “O Artista”

Quem deveria ganhar: “Rampart”

“O Artista” ganhou tudo até agora. Não deve ser diferente no Oscar. Já “Rampart” não foi nem indicado.

 

Melhor direção

Quem deve ganhar: Martin Scorsese (“A Invenção de Hugo Cabret”)

Quem deveria ganhar: Oren Moverman (“Rampart”)

O lógico seria Michel Hazanavicius ganhar por “O Artista”, mas ele é pouco conhecido, e a Academia deve premiar mesmo Scorsese. Mas a melhor direção de um filme americano em 2011 foi de Moverman. Há uma cena em “Rampart” em que Woody Harrelson, Sigourney Weaver e Steve Buscemi discutem numa mesa, que é absolutamente genial.

 

Melhor ator

Quem deve ganhar: George Clooney (“Os Descendentes”)

Quem deveria ganhar: tríplice empate entre Michael Fassbender (“Shame”), Michael Shannon (“O Abrigo”) e Woody Harrelson (“Rampart”)

George Clooney está entrando naquela fase perigosa da carreira de todo ator de sucesso, em que o piloto automático entra em ação e ele passa a interpretar a ele mesmo (tipo Jack Nicholson). Não dá para comparar o que ele faz em “Os Descendentes” com as atuações surpreendentes e intensas de Fassbender, Shannon e Harrelson. Mas beleza, ele é George Clooney.

 

Melhor atriz

Quem deve ganhar: Viola Davis (“Histórias Cruzadas”)

Quem deveria ganhar: Tilda Swinton (“Precisamos Falar Sobre o Kevin”)

Alguém ainda agüenta Meryl Streep ser indicada por qualquer coisa? E como explicar a ausência de Tilda Swinton?

 

Melhor ator coadjuvante

Quem deve ganhar: Christopher Plummer (“Toda Forma de Amor”)

Quem deveria ganhar: Albert Brooks (“Drive”)

Plummer vai levar, pelo conjunto da obra. Um grande ator, em um filme que ninguém vai lembrar daqui a cinco anos. Já a esnobada que Albert Brooks levou foi simplesmente criminosa.

 

Melhor atriz coadjuvante

Quem deve ganhar: Octavia Spencer (“Histórias Cruzadas”)

Quem deveria ganhar: a égua que agoniza e dá seu último relincho em “Cavalo de Guerra”, de Spielberg

O nível dos papéis para atrizes está tão baixo que, em protesto, votei na égua do Spielberg.

 

Melhor roteiro adaptado

Quem deve ganhar: “Os Descendentes”

Quem deveria ganhar: “Precisamos Falar sobre Kevin”

Não li “Kevin”, mas achei o roteiro muito bem feito, e os conflitos familiares que terminam em tragédia, bem delineados. Já “Os Descendentes” é bem pior que “Sideways”, só pra citar outro filme de Payne adaptado de um livro.

 

Melhor roteiro original

Quem deve ganhar: Woody Allen (“Meia-Noite em Paris”)

Quem deveria ganhar: Oren Moverman e James Ellroy (“Rampart”)

Allen deve ganhar mais um Oscar por um filme que parece plágio de si mesmo. Quantos filmes de Allen você lembra em que um personagem “volta” no tempo? Veja os delírios nostálgicos de Martin Landau em “Crimes e Pecados”, por exemplo. Já os diálogos primorosos de “Rampart” foram esquecidos.

 

Melhor filme estrangeiro

Quem deve ganhar: “A Separação” (Irã)

Quem deveria ganhar: “A Separação” (Irã)

A maior barbada do Oscar.

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Comentários

  1. gabaman comentou em 24/02/12 at 22:00

    Acho que o Malick ganha. O israelense Footnote deve ganhar, o primeiro da história.

  2. Luiza de Andrade comentou em 24/02/12 at 21:12

    Acho que o Peyman Moadi, de “A Separação”, mereceria pelo menos uma indicação a melhor ator. Aliás, o elenco todo é mt bom. Achei “A Separação” um filmaço, um dos poucos que se salvam entre todos os indicados.

  3. Sandro Veiga Moreira comentou em 24/02/12 at 21:03

    Barça o Rampart Já tem legendas em português, vou baixa-lo neste fim de semana para vê-lo.
    Gostei de Driver e estou louco para ver Shame também.

  4. Oscar comentou em 24/02/12 at 21:01

    Só assisto a essa m… se o Jabour for o comentarista!!

  5. Eder Delcambe comentou em 24/02/12 at 20:44

    Andre vc diz:
    “Alguém ainda agüenta Meryl Streep ser indicada por qualquer coisa? E como explicar a ausência de Tilda Swinton?”
    Eu ainda não assisti ao filme “A Dama de Ferro”, mas tenho lido boas criticas em relação a sua atuação.

  6. Fernando Maia comentou em 24/02/12 at 20:41

    Mais uma injustiça e amostra da caretice da Academia: o ator Sacha Baron Cohen teve o seu convite pra participar da cerimônia cancelado por medo de que ele pudesse aprontar alguma, mesmo sendo do elenco de um dos filmes com mais indicações da noite…

  7. ewerson comentou em 24/02/12 at 20:20

    Pra mim a maior injustiça foi o Carnage, do Roman Polanski ter ficado de fora. O elenco é formado por Jodie Foster, Kate Winslet e Christoph Waltz.

  8. Edu ardo comentou em 24/02/12 at 19:52

    Woody Allen é dose. Esse meia noite aí é constrangedor. Falar q gosta dele só pra pagar de inteligente é de uma profunda mediocridade.

    • Rodrigo comentou em 25/02/12 at 8:43

      Da msm forma, falar q não gosta só pra pagar de autêntico, tbm é de profunda mediocridade.
      A coisa é simples: tem gente q realmente gosta e q realmente não gosta.

      • alexandre comentou em 25/02/12 at 15:43

        muito bom, Rodrigo. essa luta patética pra ver quem é mais descolado gera uma arrogância e incômodo insuportáveis com que o outro pensa e acha.

      • Edu ardo comentou em 26/02/12 at 23:00

        Não não Rodrigo. Não pago de autêntico, sou autêntico. Não falo q gosto só pq é dele, como mta gente faz. Match Point, pex, é um filmasso, mas esse novo, na minha opinião, é um prato feito pra pseudointelectuais “adivinharem” quem são os artistas q aparecem, mesmo sem saber lhufas do q cada um fez. Se a carapuça te serviu, lamento.

  9. Cassiano comentou em 24/02/12 at 19:51

    Não suporto o Oscar, mas posso mudar de opinião se o Sacha Baron Cohen cumprir o que promete

  10. Cassiano comentou em 24/02/12 at 19:44

    Não suporto Oscar, mas posso mudar de opinião se o Sacha Baron Cohen cumprir o que promete.

  11. claudio comentou em 24/02/12 at 19:15

    alguem ainda leva o oscar a sério ? eu assito esse premio na tv pra dar risada dos comentarios do josé wilker.

  12. Pierre comentou em 24/02/12 at 18:58

    50/50 é melhor que quase todos indicados a melhor filme. E não é nenhuma obra prima.

    • claudio comentou em 24/02/12 at 19:06

      um crime esse 50/50 não ter estreado nos nossos cinemas.

  13. gabaman comentou em 24/02/12 at 18:46

    Inácio Araujo. Quando o Patrick Swayze morreu ele publicou o obituário do Kurt Russel.

    • Andre Barcinski comentou em 24/02/12 at 18:55

      O Inacio é um dos maiores críticos de cinema do Brasil.

      • gabaman comentou em 24/02/12 at 21:44

        Também adoro ele. Mas pode errar como qualquer ser humano. Oh, fígado.

  14. João Gilberto Monteiro comentou em 24/02/12 at 18:04

    André, e o Framboesa, que é muito mais legal que o Oscar, quem você acha que ganha???

    • Andre Barcinski comentou em 24/02/12 at 18:32

      Eu votaria no Cavalo de Guerra.

      • Bia comentou em 26/02/12 at 11:26

        Saíram os indicados do Framboesa, mas quem arrasou nas indicações foi o Adam Sendler.

  15. Daniel comentou em 24/02/12 at 18:00

    Por favor, leiam quem entende de cinema:
    http://inacio-a.blogosfera.uol.com.br/ Inacio Araujo e não Barlinski.

  16. Guilherme comentou em 24/02/12 at 17:29

    E se não me engano, o Zé Wilker disse hoje no ‘Estudio I’ que nem ouviu falar no “Rampart”… Não é ele o comentarista da Globo??

  17. (Thomas) Jeferson comentou em 24/02/12 at 17:27

    Hoje à noite, às 20hs, o canal GNT exibirá uma entrevista com o Scorsese, na qual ele falará sobre o filme e as filmagens (sobre o 3D) de “Hugo”.

  18. Marcel comentou em 24/02/12 at 16:59

    Tenho minhas dúvidas se o Oscar acrescenta ou se diminui o tamanho do filme. É só ver que “A Separação”, favoritíssimo, já tem gente procurando chifre em cabeça de cavalo pra falar mal do filme.

    • آنجا comentou em 24/02/12 at 17:40

      در “جدایی” به طور پیش فرض خوب به نظر نمی آید، بهترین فیلم!

      • Willian comentou em 24/02/12 at 18:31

        Discordo completamente.

      • claudio comentou em 24/02/12 at 19:07

        muito bom esse comentario !

  19. José Henrique de Paula Ramos comentou em 24/02/12 at 16:14

    Com todo respeito, atribuir ao filme Drive a qualidade de disputável ao Oscar me faz pensar que ou você não assistiu ao filme, ou, se o fez, não prestou a atenção devida que se exige de um crítico. O filme é ruim demais, feito ao que parece para endeusar o tal de Ryan Gosling, um canastrão de primeira grandeza. Bem, fazer o quê. Voce é que tem a caneta, né?

    • Andre Barcinski comentou em 24/02/12 at 18:33

      Em primeiro lugar, eu não disse que “Drive” merecia ganhar Oscar de melhor filme. Não sei onde vc viu isso. Eu disse que o Albert Brooks merecia ganhar como ator coadjuvante. Mas já que vc tocou nesse assunto: se Cavalo de Guerra está concorrendo a melhor filme, “Drive” também pode. Questão de comparação.

  20. Adriano B. Oliveira comentou em 24/02/12 at 15:49

    Bom, dos indicados a melhor filme, só assisti “Árvore da Vida”, que me lembrou “2001” de Kubrick, tão arrastado quanto, mas a parte positiva é que tem uma mensagem, a negativa é que esta mensagem deve ser melhor para filósofos e antropólogos. E sem medo de errar, pode levar o prêmio de melhor fotografia. Filme para telona. Mensagem? Muito complexa ou simples, não deveria ser considerado um filme, é outro tipo de arte misturada ao cinema. Mas isto não quer dizer que seja inovador.

    • Luan Santana comentou em 24/02/12 at 16:00

      so de falar em Terrence Malick já me da arrepios, eita diretorzinho chato

      • Adriano B. Oliveira comentou em 24/02/12 at 16:09

        Mas sabe, o filme é um prato cheio para quem está com a sensibilidade aguçada. Precisa vê-lo totalmente sem estar com a mente em outro lugar. Nada melhor que dentro de um cinema. Graças a Deus que aqui ainda sobrevive um dos poucos redutos de cinema com C do Brasil – o Cine Praia Grande.

        • Cláudio comentou em 24/02/12 at 16:14

          Eu gostei também, justamente por isso: estimula todos os sentidos (parece uma catedral medieval). Mas, de fato, é um filme difícil e merece entrega total.

  21. João comentou em 24/02/12 at 15:03

    Faltou o Oscar do Carlinhos Brown!! Qual será o discurso de agradecimento dele? Não quero perder isso!..kkkkkkkk.

    • Walter comentou em 24/02/12 at 15:36

      Ele vai falar “Alô Brazil, Oscar…alho!!”

    • Bia comentou em 24/02/12 at 16:34

      Ele já declarou em entrevista que vai dedicar o Oscar às criancinhas, no melhor estilo Pelé.

      • Ian comentou em 24/02/12 at 19:20

        Putz…Vou torcer muito para não ganhar. Vamos passar vergonha. Imagina a cena, ele tagarelando sem parar e a produção cortando para o intervalo comercial…”Quero dedicar o oxcar para as criancinhas do Brasiu e bla´blá blá blá” PLIM PLIM….

  22. Paulo comentou em 24/02/12 at 13:54

    Corroborando o que você escreveu sobre o ultimo filme do Allen, o seu xará André Forastieri fez um post muito pertinente sobre o filme indicado ao Oscar. Assim como o Grammy o Oscar e apenas a celebração da industria, portanto em raríssimas ocasiões são premiados filmes relevantes que terão um prazo de validade maior.

    • Cláudio comentou em 24/02/12 at 14:22

      Relevantes pra quem?

      • paulo r. siqueira comentou em 24/02/12 at 15:17

        Filmes geniais que nunca chegaram nem perto do Oscar: Três Homens em Conflito, Era Uma Vez no Oeste, Glória Feita de Sangue, M – O Vampiro de Dusseldorf, Era Uma Vez na América, Monty Python em Busca do Cálice Sagrado, Oldboy, O Sétimo Selo, Por uns Dólares a Mais, A Marca da Maldade, O Grande Lebowski, Viver, O Salário do Medo, Feitiço do Tempo, À Beira do Abismo e mais uma lista interminável de filmes excelentes.

        • Cláudio comentou em 24/02/12 at 15:46

          Sim, mas muitos filmes geniais também não chegaram nem perto de outros festivais. Da mesma forma, muitos filmes geniais foram agraciados com o Oscar. Enfim, mesmo nessa edição alguns bons filmes estão concorrendo (A Separação, O Artista, A Invenção de Hugo Cabret etc). Veja bem, acho que o cinema americano já teve fases melhores, mas também não sei se é essa “terra arrasada” que dizem. E muitas vezes, ainda que a fase não esteja boa, o motivo não é propriamente o que está sendo indicado pelos críticos. O que eu acho – e aqui vou fazer uma crítica de outra natureza, diversa da artística – é que muitas críticas de arte estão carregadas de preconceitos ideológicos. Por exemplo, a conclusão de que filmes relevantes são raramente premiados na “celebração da indústria” não encontra nenhuma premissa para lhe dar sustentação, afinal, a “celebração da indústria” já premiou filmes importantíssimos, não é mesmo? Enfim, indústria e arte não são termos antitéticos. Já caminharam juntas , e caminham, em muitas obras e episódios. Igualmente, filmes “não-industriais” não são necessariamente artísticos – muitas vezes são apenas política engajada (o filme do Lula é emblemático disso) ou delírios de diretores pseudoindependentes. O que quero dizer é que, a meu ver, nada justifica o “portanto” utilizado por você no seu comentário, pois “indústria do cinema” não é premissa para concluir de que os ali só se produzem “filmes sem relevância”.

          • paulo r. siqueira comentou em 24/02/12 at 16:20

            Concordo com você, muitos filmes relevantes foram premiados pelo Oscar em sua história, alguns dos meus preferidos inclusive, só penso que nos últimos 20 anos esse nível caiu bastante, com algumas exceções. Veja por exemplo: O Discurso do Rei, Quem Quer Ser um Milionário?, Crash – No Limite, O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei, Chicago, Gladiador, Shakespeare Apaixonado, Titanic, O Paciente Inglês, Coração Valente, Forrest Gump, entre outros, que apesar da boa recepção pública, em minha opinião não possuem o mesmo brilho de grandes filmes da história do cinema, mesmo que seja a história mais recente.

          • Cláudio comentou em 24/02/12 at 16:24

            Ok, Paulo, boa conversa!

          • paulo r. siqueira comentou em 24/02/12 at 17:15

            Só para constar, não sou o mesmo Paulo do inicio da conversa, apenas participei por achar interessante.

  23. Joana Rariú comentou em 24/02/12 at 13:53

    A Kirsten Dunst ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes com o filme Melancolia do Von Trier e ficou de fora, vai entender…

  24. Rodrigo Goulart comentou em 24/02/12 at 13:42

    Acho q a Tilda Swinton não foi indicada pq declarou este ano q se desfez do Oscar de coadjuvante ganho por Michael Clayton, poucos anos atrás. A Academia não gosta dessas esnobadas, fica com rancorzinho e esquece de fazer justiça.

  25. Carlos Campos comentou em 24/02/12 at 13:31

    Eu, como amante do cinema “off Hollywood”, já me contento com o fantástico “A separação” levando de melhor estrangeiro. De resto, acho tudo no Oscar chato, repetitivo, fajuto etc.

  26. Paulo comentou em 24/02/12 at 13:25

    Julia Roberts, Sandra Bullock, “Dança com Lobos”, “Coração Valente”,…
    Por outro lado, Alfred Hitchcock, Orson Welles, Kirk Douglas,…
    Sei não, mas não ganhar um Oscar mais parece uma honra maior do que ter ganhado um.

  27. Thiago Xavier comentou em 24/02/12 at 13:14

    “A Dama de Ferro” devia ser com a Margaret Tatcher com a armadura do Iron Man descendo os raios nos operários ingleses: “Vão fazer greve na PQP, seus FDP esquerdistas!” Aí sim!

  28. Axel Terceiro comentou em 24/02/12 at 12:54

    ”Voto de protesto na ‘égua do Spilberg”'(sic). Esse André é um subversivo…hahahahhahahahh

  29. Bia comentou em 24/02/12 at 12:29

    Outra coisa… Quanto à Meryl Streep, acho injusto perguntar quem aguenta ver ela ainda ser indicada a qualquer coisa. Ela matou a pau como a Dama de Ferro, ainda que o filme seja mais ou menos. Dá até para fazer uma comparação com o J. Hoover (outro filme mais ou menos). Enquanto a Maryl realmente nos faz crer que ela é a Tatcher, o J. Hoover em nenhum momento me pareceu algo além de “Di Caprio travestido de J. Hoover”. Esta é a diferença entre um ator e um GRANDE ator.

    • Andre Barcinski comentou em 24/02/12 at 13:07

      Claro que ela é uma grande atriz, ninguém discute. Mas o filme é muito ruim. O problema é que qualquer papel da Meryl Streep é automaticamente indicado a um Oscar.

      • Cláudio comentou em 24/02/12 at 13:22

        O filme, realmente, é apenas mediano. Mas, mesmo assim, ele mostrou bem algo que me deu uma inveja danada: um País com política de verdade, em que situação e oposição não têm vergonha de seus posicionamentos. Só por isso, já valeu a pena assisti-lo.

  30. Jão comentou em 24/02/12 at 12:09

    O Krébão, dá os crédito pelo menu manu, num seja tão zuado.

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