O melhor de John Belushi, para inspirar Rafinha Bastos
07/03/12 07:17Anteontem foi o 30º aniversário da morte de John Belushi.
Belushi, filho de albaneses, foi um dos humoristas mais adorados dos Estados Unidos. Morreu cedo e fez poucos filmes para cinema, mas seus anos no “Saturday Night Live” (1975-1979) foram muito influentes.
Belushi foi um rockstar: doidaço, cheirador, bêbado. Morreu aos 33, de overdose de cocaína, num bangalô do Chateau Marmont, hotel das estrelas de Hollywood, pouco depois de receber visitas dos amigos Robin Williams e Robert De Niro.
Teve muitos imitadores. O mais talentoso deles, Chris Farley, não só copiava o humor de Belushi, como, numa coincidência mórbida, também morreu aos 33, de overdose de cocaína.
Belushi era o tipo de ator que fazia qualquer coisa por uma risada. Seu forte era a comédia física, mas ele conseguia ser engraçado apenas levantando a sobrancelha (vejam o quadro do Beethoven, abaixo).
Agora, que o “Saturday Night Live” finalmente vai ganhar uma versão brasileira, comandada por Rafinha Bastos na Rede TV, quem sabe esses quadros de Belushi não inspiram o cômico brasileiro?
Belushi / Beethoven
Dois minutos de pura genialidade, nesse quadro quase sem diálogos. A atriz que dá um tapa em Beethoven é Gilda Radner (1946-1989), fantástica comediante americana, que foi casada com Gene Wilder.
Samurai Night Fever
Um dos personagens mais famosos de Belushi no “SNL” era o samurai Futaba, inspirado no guerreiro que Toshire Mifune interpretou no filme “Yojimbo”, de Akira Kurosawa. Futaba apareceu em vários episódios do programa, sempre numa situação diferente e ridícula – trabalhando numa delicatessen, num consultório psiquiátrico, etc. Aqui, ele encarna uma versão nipônica de Tony Manero, o personagem de John Travolta em “Os Embalos de Sábado à Noite”. O nível de talento nesse quadro é coisa louco: Bill Murray, Dan Aykroyd, Gilda Radner… E reparem em quem interpreta o irmão…
Joe Cocker
Não consigo ver cinco segundos disso sem passar mal de rir. Belushi imita a célebre apresentação de Joe Cocker em Woodstock, cantando “With a Little Help From My Friends”. Veja o original e, depois, o “tributo” de Belushi – que, por sinal, Joe Cocker adorou.
O Joe Cocker também é um excelente imitador de Joe Cocker, um pouco caricato talvez.
André, e sobre a versão nacional do SNL, parece uma piada do John Belushi, mas não é, o programa se chamará Saturday Night Live Brasil, mas será exibido aos domingos à noite, no horário que era do Pânico…
Impressionante…
A Secretaria de Políticas para as mulheres promove nesta quinta-feira um grande show em Brasília para celebrar o Dia Internacional da Mulher.
A festa será de graça e contará com a apresentação de diversos artistas. Entre os quais está a cantora baiana Maria Bethânia.
Pela apresentação da cantora, o governo vai desembolsar para a empresa de Bethânia Quitanda Produções Artísticas LTDA, o montante de R$ 300 mil.
Sucesso!
Acho que o John Belushi e o Chris Farley têm mais uma coisa em comum: ambos são melhores no SNL do que nos filmes em que atuaram. No caso do Farley, nunca vi um filme dele que chegasse perto dos seus personagens na TV. O meu favorito é o “entrevistador inexperiente” com o Paul McCartney. Descobri por acaso esse quadro quando estava montando um DVD do show do Beatle, que fui em 2010. Caio na gargalhada sempre que revejo. Abraço.
Isso é verdade.
Lembro de ter visto uma apresentação do Joe Cocker no próprio SNL onde, no meio da música, aparece o John Belushi do lado dele, com a mesma roupa, e os dois cantam juntos com os mesmos trejeitos. Queria muito ver isso de novo.
Procura nos comentários, acho que alguém postou…
O estilo do Belushi não se encaixava no típico humor judaico e nem no pastelão
Germans Bombed Pearl Harbor
http://www.youtube.com/watch?v=V8lT1o0sDwI
John Bluto Blutarsky rules.
Inesquecível em Animal House.
Barça você vai torcer hoje pro Barça?
O jogo dos caras não tem lateral.
Barça, o video do Cris Farley como torcedor de futebol americano é esse (participação de Michael Jordan): http://www.ebaumsworld.com/video/watch/38858/
Demais. Mas esse personagem era recorrente, o Farley fez em vários episódios do SNL.
Realmente, lembro de ter visto uns 2 quadros só… mas vale cada segundo!
André, esse quadro com o John Belushi fazendo o Joe Cocker está no meu top dez de melhores e mais engraçadas imitações de todos os tempos.
Esse é top mesmo.
blues brothers, sessao da tarde total. filme fantástico e único. humor fino, trilha sonora de primeira.
André , vc deixou de mencionar ANIMAL HOUSE e OS IRMÃOS CARA DE PAU porque vc não quis ser muito lugar comum ou porque vc não curte esses trabalhos do Belushi ?
Abraço
Acho que Belushi fez seu melhor trabalho na TV. Não consigo gostar tanto assim dos filmes dele.
Ele me lembra um pouco Jack Black, pelas caretas e o arquear das sombrancelhas. E, vista pelos olhos de hoje, a apresentação de Joe Cocker é por si só uma comédia.
abs
Inverta a frase: o Jack Black é que lembra o Belushi, não?
Sim, claro. Boa!
mandou bem o zacarias no ultimo video
que fase do snl, qual o melhor ele ou bill murray?
Já estou imaginando a vergonha alheia e o tédio quando assistir essa versão nacional do SNL.
é…o programa vai se chamar Saturday Night Live Brasil e… será apresentado aos domingos no lugar do Pânico…hehehehehehehe. começou bem…
Mais preguiça do que Rafinha Bastos existir, mais sono do que importar SNL pro Brasil é vc pagando pau pra John Belushi. E imagina se ele lê isso, pavor que ele acredite e leve a sério.
Imitar gringo pra que? Podiam reprisar A Praça é Nossa com a Vera Verão no lugar. Acho mais engraçado, e acredito que quem assista TV aqui no Brasil tb.
Bom, Jorge, pela quantidade de respostas, não sou só eu o fã do Belushi. Aliás, você foi o ÚNICO a falar mal do cara.
Eu gosto do John Belushi, seja no SNL ou em filmes.
Apesar de não ter nenhuma paciência com a Praça é nossa, concordo também que a Vera Verão era bacana.
Agora não vale escrever “pela quantidade de respostas, não sou só eu o fã do Belushi. Aliás, você foi o ÚNICO a falar mal do cara.”
Primeiro é o seu blog e o bando de baba ovo que aparece por aqui bate palma até se você fizer um post elogiando suas frieiras.
Zé, ou como diabos vc se chama – deve mudar a cada comentário – vai se esfregar nas ostras, seu mala.
Sei lá, Barça… Não é que eu ache o Rafinha Bastos ruim de todo, mas, sei lá, como humorista ele não me convence.
E, num país onde as emissoras competem pra ver quem faz a versão mais podre da ‘Escolinha do Professor Raimundo’, não sei se um programa do tipo SNL teria vez.
Por que o Kassab é inflexivel, irredutivel?
Ouvi na radio que os caminhoneiros querem redução de 1 hora no horario de restrição matutino. Não me parece um absurdo essa proposta.
É legalista tirar pontos da carteira dos motoristas que furam o rodizio? A multa é correto, mas tirar pontos,ao meu ver, fere o Codigo Nacional de Transito. O rodizio é uma invenção da prefeitura de Sao Paulo, nossa habilitação é nacional, não existe rodizio em toda federação.
Acho que se a OAB entrasse firme nisso, iria conseguir proibir tirar pontos se o carro fura o rodizio.
OK, concordo, mas o que isso tem a ver com o John Belushi?
O John Belushi era caminhoneiro na mocidade.
Agora tá explicado!
HAUHAHAUAHAHA, André, curto pra caramba seu blog, mas eu me divirto muito são com os comentários. Esse post tá parecendo que vc jogou acido ou fumo pq a galera tá doidaça nos comments, um post do Deus, John Belushi, e a galera citando Kassab, caminhoneiros e um outro perguntando a pérola: “Barça você vai torcer hoje pro Barça?
O jogo dos caras não tem lateral.” HUAHAHAUAHAHA, juro que ri alto.
Essa cena do SNL do Samurai é muito engraçada. Nada como uma paródia bem feita. E não imagino alguém aqui no Brasil capaz de fazer quadros desse nível. Aliás, não consigo ver um bom comediante no Brasil.
“I’m not black anymore”….muito bom….me lembrou a cena em “A Vida de Brian” que o Eric Idle fala: “de agora em diante eu quero ser chamado de Loretta”.
Passou um documentário da vida dele na TV, esqueci o nome agora… O cara é muito bom. A sequência do violão no Clube dos Cafajestes é realmente impagável. Será que ele superaria a filmografia do ídolo Bill Murray se estivesse vivo?
Off Topic total: Putz Barça, to ouvindo aqui o debut do Comets On Fire, putz, que discaço… Vou comprar todos do Comets e do Howlin na Amazon certeza…
Comets on Fire é o que há…
sobre o SNL ,gosto de algumas coisas do McGruber também…a participação do Josh Brolin no quadro foi demais ! olha o vídeo aí : http://videos.sapo.pt/QnYf1uwhvBIQ6DU4bivk
André, já viu esse vídeo?
http://www.dailymotion.com/video/xasgu0_saturday-night-live-chevy-chase-bil_fun
Dizem que minutos antes, Bill Murray e Chevy Chase haviam saído na porrada nos bastidores. Não sei se é verdade, mas parece mesmo rolar uma tensão ali entre os dois.
Rolou sim, isso é sabido.
Andre
E o que vc achou do filme sobre o J.B. com o Jin Carey?
Não é sobre o Belushi, é sobre o Andy Kauffman, comediante que tb foi homenageado pelo REM na música “Man on the Moon”. Eu adoro o filme, é do Milos Forman, muito bom. E o Jim Carrey tá demais.
É o melhor filme do Jim Carrey disparado e se bobear o último bom filme dele.
Andy Kauffman é outro gênio da comédia totalmente desconhecido por aqui…e pra mim nesse filme o Jim Carey merecia ter ganho o oscar…
creio que vc não assistiu Brilho eterno de uma mente sem lembranças…
SNL com Rafinha Bastos??? Meu Deus!! Dá medo só em pensar.
Ficou sabando Barça? A van que o Melvins usava em suas turnês pelos EUA está a venda no Ebay (chamam ela de Melvan)… O interessante é que os grafites feitos na carroceria foram feitas pelo Kurt Cobain…
http://www.cherrybombed.com/2012/03/historic-grunge-artifact-for-sale-on-ebay-the-melvins-original-touring-van-the-melvan-could-be-yours/
Eu vi ontem, se tivesse dinheiro e soubesse dirigir, eu comprava.
Barça, tem os dvds do SNL dos anos 70, 80 e 90. O com o Belushi é o melhor (tem o Bill Murray imitando o Sammy Davis Jr. conversando com real o Ringo Starr). Acho que o dos anos 80 tem o Eddie Murphy.
É de chorar de rir.
Aqui tem um video desse dvd do SNL com o Joe Cocker e John Belushi. Não dá pra saber quem está mais bêbado – e engraçado.
Belushi é gênio.
http://www.videolog.tv/video.php?id=503192
Errei um bocado de coisa aí… foi de memória.. faz tempo que não vejo os videos. Desculpem. Mas que é massa, é.
Barça…eu simplesmente adoro SNL..nos anos 80 li na revista Animal uma reportagem sobre a vida do Belushi e naquela época simplesmente não tinha como ver os vídeos do cara…tive que esperar quase 15 anos depois pra ver na Sony e pela internet…eu nunca vi tanta gente talentosa num mesmo programa…nunca imaginei que vc pudesse gostar do Chris Farley…a geração dele de meados dos anos 90 pra mim conseguiu salvar o SNL..que tava caidaço com Billy Cristal,etc…pra mim SNL rende assunto pra um monte de post…quais os melhores…os piores atores do programa…na minha opinião sempre achei os caras que apresentam o Weekend Update os mais fraquinhos…
A geração do Farley era fantástica: Adam Sandler (antes do cinema), Mike Myers, Phil Hartman, só gente boa demais.
Falou tudo…Adam Sandler antes do cinema…até que alguns filmes do começo foram bonzinhos…mas o cara perdeu a mão…
Ao mesmo tempo o cara parece ser muito boa praça…parece que ele tem muitos amigos grandes atores…Steve Buscemi John Turturro… participam de quase todos os filmes dele …
GÊNIO! BELUSHI IS GOD!
John Belushi era engraçado mas o Chris Farley sempre foi muito chato. Agora ainda bem que você colocou os vídeos do Belushi para alegrar seu post, porque saber que existirá uma versão brasileira do SNL comandada pelo Rafinha Bastos é muito triste.
Este é o tipo de programa que é único, não precisa de versões.
Chris Farley chato? O cara tem quadros antológicos…esse do programa japones sem ele entender uma palavra do idioma…o do motivador vocacional…o cara é tão fud…que os jovens depois de ouvirem o cara voltam correndo pra escola…ele entrevistando as celebridades como um idiota…impossível não rir…o filme SHREK foi feito pra ele fazer a voz…uma pena ele ter morrido…
Acho que tudo depende do tipo de humor que a pessoa gosta. O problema do Chris Farley (e de muitos comediantes americanos passados e atuais), é que ele fazia os personagens extremamente exagerados, com excesso de gestos, caretas, caras e bocas, e, ao menos para mim, isso torna esse tipo de humor extremamente chato e irritante. Idem o humor baseado apenas em imitacoes (pois acaba sendo humor de uma piada só, que logo perde a graça).
.
Prefiro muito mais o humor de texto (roteiro) e/ou de situacoes, sem exageros na interpretacao e sem grosserias, como o humor de Jerry Seinfeld. Esse sim eu acho sensacional, um genio do humor.