Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

André Barcinski

Uma Confraria de Tolos

Perfil André Barcinski é crítico da Folha.

Perfil completo

TV a cabo: pague para entrar, reze para sair

Por Andre Barcinski
08/03/12 07:17

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pra começar, um aviso: os nomes de pessoas, empresas ou programas, assim como os números de telefone contidos nesse texto, são fictícios. Mas as transcrições dos diálogos e dos comerciais de programas são reais.

10h05 – Primeira ligação. Ocupado.

10h08 – Segunda ligação. Ocupado.

10h12 – Terceira ligação. Mensagem: “Este número de telefone não existe.”

10h13 – Achei, na Internet, um 0-800.

10h15 – Quarta ligação. Secretária eletrônica da operadora TRASTE. 8m32s de espera. Atendente: “Aqui é só para novas assinaturas na região de Curitiba. O senhor precisa ligar para nossa central de atendimento. O número é 66666.”

10h17 – Quinta ligação, dessa vez para 66666. “Central de atendimento TRASTE”. Digitei meu CPF. Recebi um número de protocolo. Mau sinal: começava por “171”. Mais 4m58s de espera.

A ligação cai.

10h32 – Sexta ligação para 66666. Digitei de novo o CPF e o número correspondente para cancelamentos.  Caí numa gravação:

“Valeu. Tenho um evento sinistro pra você. Sinistro mesmo! O brasileiro Carlos Maçaranduba vai enfrentar o neozelandês Long Dong Silver no UFC 897, direto de Assunção. Você não pode perder também a luta entre o americano Mister T. contra o japonês Mijanomuro Murokai . Se você é fã do UFC, aperte o botão tal. Para ver essa luta, custa só 44 reais e 90 centavos.”

Apertei o botão referente a “cancelamento”. Outra gravação:

“Cancelamento… Entendi. Agora, vou te encaminhar para um de nossos atendentes. Mas, primeiro, aqui vai o número de protocolo… (mais um protocolo começando por “171”). Agora, aguarde na linha, que vou te transferir para nossos atendentes…”

Mais 4m10s de gravações sobre o UFC. Atende uma moça, Cremilda.

Cremilda é simpática. Pergunta por que quero cancelar meu serviço. Respondo que consegui um preço melhor em outra operadora, a TRANQUEIRA. Cremilda oferece um desconto na assinatura da TRASTE. Eu agradeço e recuso.

A ligação cai.

10h43 – Sétima ligação. Passo pelo CPF, por todas as opções, pelo anúncio do UFC e, depois de 6m52s, chego à atendente. Ela diz que a ligação caiu no setor errado e vai me transferir para o setor responsável por cancelamentos.

Mais mensagens:

“Não perca, no Estrupício Kids, a série Muammar & Kadhafi. Muammar é um porquinho aventureiro, que sempre viaja em busca de novos desafios e experiências. Já Kadhafi prefere explorar seu quintal e, apesar de também adorar viagens, tem grande prazer em também se divertir perto de casa.”

“Dia 22 estréia a nova série Cretin House, no canal Bagaceira. A história é sobre uma epidemia na Inglaterra, que transforma quase toda a população em zumbis. Enquanto isso, participantes do Big Brother, imunes a essa epidemia, não fazem a menor idéia do que está acontecendo, mas logo descobrem que o mundo lá fora está bem diferente e, por isso, vão precisar superar suas desavenças para sobreviver e conviver com o fato de que não são mais celebridades.”

Repito: “Precisam superar suas desavenças para sobreviver e conviver com o fato de que não são mais celebridades”. Juro, tá gravado.

Mais 8m54s de comerciais. UFC, Muammar & Kadhafi, Cretin House…

Cai a ligação.

11h09 – Oitava ligação. Mais um protocolo iniciado por “171”. Mais UFC, mais zumbis e participantes do Big Brother.

11h17 – Consigo falar com a atendente, Sarinha

Por quase 10 minutos, Sarinha tenta me convencer a não trocar meu plano da TRASTE pelo da TRANQUEIRA. Resisto.

Sarinha se dá por vencida, e inicia os procedimentos de cancelamento do meu plano.

11h37 – Depois de 28m15s, Sarinha finaliza os procedimentos. Promete que não serei mais cobrado e que, num prazo de 30 a 60 dias, o técnica virá à minha casa retirar a antena da TRASTE.

Aguarde as cenas dos próximos capítulos…

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Sérgio Curvelo comentou em 25/03/12 at 9:17

    Passei exatamente pelo mesmo problema. Parece um relato do que aconteceu comigo.
    Resolvi rapidamente com uma ligação para Anatel.

  2. Evandro comentou em 13/03/12 at 10:00

    Assim como muitos, já passei por isso. Dois ou três meses depois de cancelado eu recebi uma conta porque ainda não tinha um técnico ido até minha residência para desligar o cabo da rede e blablabla. Isso se arrastou até que eu pagasse a conta com 50% de desconto. Depois disso ingressei com ação indenizatória para reparar esse abuso. Me incomodo, mas vou exercer meu direito de consumidor. E detalhe, na minha casa agora só entra televisão pelo ar, por sinal aberto, para quem quiser assistir. Eu assisto cada vez menos, me libertei dessa tirania.

  3. Ricardo Tayra comentou em 12/03/12 at 17:20

    André, o problema seguinte que você enfrentará: enquanto não mandarem um técnico pra sua residência retirar a antena, a TRASTE se dará o direito de manter a cobrança.
    E vale dizer que há muita dificuldade pra agendar (só horários distantes e/ou em períodos impossíveis pra cidadãos trabalhadores).
    E, se você conseguir vencer a etapa e realmente agendar, a TRASTE simplesmente vai se esquecer de mandar alguém e tratar como se você nunca tivesse agendado.
    O atendente (eletrônico ou não) vai t pedir pra abrir uma nova agenda. E o problema pode continuar, como continuará a cobrança…

  4. Ademar comentou em 12/03/12 at 15:15

    Essas operadoras de telefonia e tv a cabo devem ser as campeãs de reclamações nos procons da vida. Aí eu pergunto: quando é que a m-e-r-d-a da Anatel vai se interessar por essas rainhas da picaretagem e do mal atendimento? resposta: nunca. As agências “reguladoras” viraram cabides de emprego depois que o PT chegou ao poder.

    • Zé comentou em 12/03/12 at 17:21

      Não. As agências reguladoras já eram cabide de emprego antes mesmo do PT.

      Aliás, cabide de emprego não é o termo certo. Elas só são puxa-saco das empresas, só isso…

  5. Marcilene comentou em 12/03/12 at 13:57

    Fiquei imaginando quem teria contado minha história a você. Na verdade, além de gastar muitas horas mandei mensagens por e-mail, pelo facebook, pelo site…

  6. edgar pantoja comentou em 12/03/12 at 12:25

    Gostaria de aproveitar o mote, pq coincidentemente, planejava lhe escrever um email essa semana sobre o assunto. É descarado o sistema de logragem do nosso dinheiro e dos direito que as operadoras fazem. Elas criam novos canais todo mês, e migram os programas de maior audiência pros dito cujos. quantas Fox ainda serão criadas? E não é preciso dizer q os pacotes são BEM mais caros. Me ajuda aí, pô!

  7. Paulo Victorino comentou em 12/03/12 at 9:24

    É um espelho de tudo o que passei em 50 minutos para cancelar a TV por assinatura da Telefônica Digital. Depois, continuaram cobrando faturas, alegando que houve uma “falha sistêmica” no processo de cancelamento e ele não foi operacionalizado. Quando exigí uma cópia da gravação do cancelamento, aí resolveram cancelar o débito indevido.

  8. Felipe Proença comentou em 11/03/12 at 22:58

    Tive exatamente o mesmo problema, e pela descrição do Barça, com a mesma operadora, só que no meu caso, somente tentava trocar de plano para diminuir o valor da mensalidade. Valeu, SKY! Nosso muito obrigado!

  9. Alexandre I. comentou em 11/03/12 at 22:41

    Porque a NET (Globo) não transmite os canais da RECORD NEWS e BAND NEWS no seu pacote mais básico? Estes canais somente são possiveis de serem assistidos se você pagar um pacote mais caro.

  10. edivaldo l carneiro comentou em 11/03/12 at 22:07

    Claro que não será publicado. o grupo FÔIA TAMBEM FAZ PARTE DESSA PUDRIQUEIRA…

  11. EDIVALDO L CARNEIRO comentou em 11/03/12 at 22:04

    Vamos combinar o seguinte: TRASTE = SKY

    TRANQUEIRA = NET. E o pior de tudo é que as outras ainda têm que melhorar muito para chegar nesse nível. LAMENTAVEL…

  12. Therezinha Izabel comentou em 11/03/12 at 21:52

    Camcelei a Sky recebi o protocolo e fiquei tranquila, no final do mês recebi a fatura, mas o debito era em conta corrente, não consegui cancelar o pagamento tornei a ligar na Sky varias vezes para conseguir cancelar de novo depois de muita briga consegui mas tive que pagar 2 meses sem
    usar. NÃO COLOQUEM O DEBITO EM CONTA !

  13. Marcos Pedroso comentou em 11/03/12 at 18:33

    Eles deviam pagar prá gente assistir. Não assino essas drogas de jeito nenhum. Vou comprar um azamérica e ser feliz.

  14. Paulo Vieira comentou em 11/03/12 at 18:11

    O articulista não tem coragem de dar nome, mas eu tenho. Era assinante da Oi e tinha um link de apenas 300K, pagando quase R$ 200 no conta total. Depois de muita luta, passei do conta total para um fixo+internet 300k, pagando R$160. Logo fiquei sabendo que meu amigos pagavam R$80 com 1 mega, mas para isso precisava dizer que ia cancelar a conta. Fiz isso, mas descobri que na minha rua só comportava 300k. Decidi deixar de ser otário e resolvi pegar 10 mega de GVT pagando menos que o plano de 300K da Oi. Nessa hora ofereceram 300k por R$40 (era R$200). Mas com 10mega, não há o que pensar. Hoje, a Oi não possui um cliente sequer no meu prédio.

    • Andre Barcinski comentou em 12/03/12 at 8:46

      Não é “coragem”, é simplesmente não dar trela para me acusarem de favorecer essa ou aquela empresa. Pense bem: se eu falo que troquei a empresa “X” pela “Y”, já ia aparecer alguém como vc, que se acha dono da verdade e vê conspiração em tudo, pra dizer que eu devo ter sido pago pela “Y”.

      • Cristiano comentou em 15/03/12 at 15:48

        Andre Barcinski, é por causa de respostas como esta, dada ao Paulo Vieira, que respeito seu trabalho e admiro sua paciência com muitos leitores desinteligentes. Parabéns. Se a operadora de TV a Cabo ou Satélite não resolver o problema, faça um registro na Anatel. Quando precisei, foi assim que resolvi.

  15. Tati Vice comentou em 11/03/12 at 14:12

    Já tive SKY, no tempo que ainda era razoável. Mudei para os EUA há quatro anos e aqui a programação a cabo ‘cest la meme merde’. Assinamos ATT U-verse, mas pra receber canais em HD pagamos $10 extra. A grade do pacote tem mais de 1000 canais, porém só se salvam uns 10, se muito. Reprises são comuns. A espera no telefone por atendimento também, não tão sofrível, mas demora. A única diferença é que eles tratam o cliente QUE PAGA pelo serviço, muito bem.

← Comentários anteriores
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailandrebarcinski.folha@uol.com.br

Buscar

Busca
  • Recent posts André Barcinski
  1. 1

    Até breve!

  2. 2

    Há meio século, um filme levou nossas almas

  3. 3

    O dia em que o Mudhoney trocou de nome

  4. 4

    Por que não implodir a rodoviária?

  5. 5

    O melhor filme do fim de semana

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 04/07/2010 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • UOL - O melhor conteúdo
  • BOL - E-mail grátis
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).