TV a cabo: pague para entrar, reze para sair
08/03/12 07:17
Pra começar, um aviso: os nomes de pessoas, empresas ou programas, assim como os números de telefone contidos nesse texto, são fictícios. Mas as transcrições dos diálogos e dos comerciais de programas são reais.
10h05 – Primeira ligação. Ocupado.
10h08 – Segunda ligação. Ocupado.
10h12 – Terceira ligação. Mensagem: “Este número de telefone não existe.”
10h13 – Achei, na Internet, um 0-800.
10h15 – Quarta ligação. Secretária eletrônica da operadora TRASTE. 8m32s de espera. Atendente: “Aqui é só para novas assinaturas na região de Curitiba. O senhor precisa ligar para nossa central de atendimento. O número é 66666.”
10h17 – Quinta ligação, dessa vez para 66666. “Central de atendimento TRASTE”. Digitei meu CPF. Recebi um número de protocolo. Mau sinal: começava por “171”. Mais 4m58s de espera.
A ligação cai.
10h32 – Sexta ligação para 66666. Digitei de novo o CPF e o número correspondente para cancelamentos. Caí numa gravação:
“Valeu. Tenho um evento sinistro pra você. Sinistro mesmo! O brasileiro Carlos Maçaranduba vai enfrentar o neozelandês Long Dong Silver no UFC 897, direto de Assunção. Você não pode perder também a luta entre o americano Mister T. contra o japonês Mijanomuro Murokai . Se você é fã do UFC, aperte o botão tal. Para ver essa luta, custa só 44 reais e 90 centavos.”
Apertei o botão referente a “cancelamento”. Outra gravação:
“Cancelamento… Entendi. Agora, vou te encaminhar para um de nossos atendentes. Mas, primeiro, aqui vai o número de protocolo… (mais um protocolo começando por “171”). Agora, aguarde na linha, que vou te transferir para nossos atendentes…”
Mais 4m10s de gravações sobre o UFC. Atende uma moça, Cremilda.
Cremilda é simpática. Pergunta por que quero cancelar meu serviço. Respondo que consegui um preço melhor em outra operadora, a TRANQUEIRA. Cremilda oferece um desconto na assinatura da TRASTE. Eu agradeço e recuso.
A ligação cai.
10h43 – Sétima ligação. Passo pelo CPF, por todas as opções, pelo anúncio do UFC e, depois de 6m52s, chego à atendente. Ela diz que a ligação caiu no setor errado e vai me transferir para o setor responsável por cancelamentos.
Mais mensagens:
“Não perca, no Estrupício Kids, a série Muammar & Kadhafi. Muammar é um porquinho aventureiro, que sempre viaja em busca de novos desafios e experiências. Já Kadhafi prefere explorar seu quintal e, apesar de também adorar viagens, tem grande prazer em também se divertir perto de casa.”
“Dia 22 estréia a nova série Cretin House, no canal Bagaceira. A história é sobre uma epidemia na Inglaterra, que transforma quase toda a população em zumbis. Enquanto isso, participantes do Big Brother, imunes a essa epidemia, não fazem a menor idéia do que está acontecendo, mas logo descobrem que o mundo lá fora está bem diferente e, por isso, vão precisar superar suas desavenças para sobreviver e conviver com o fato de que não são mais celebridades.”
Repito: “Precisam superar suas desavenças para sobreviver e conviver com o fato de que não são mais celebridades”. Juro, tá gravado.
Mais 8m54s de comerciais. UFC, Muammar & Kadhafi, Cretin House…
Cai a ligação.
11h09 – Oitava ligação. Mais um protocolo iniciado por “171”. Mais UFC, mais zumbis e participantes do Big Brother.
11h17 – Consigo falar com a atendente, Sarinha
Por quase 10 minutos, Sarinha tenta me convencer a não trocar meu plano da TRASTE pelo da TRANQUEIRA. Resisto.
Sarinha se dá por vencida, e inicia os procedimentos de cancelamento do meu plano.
11h37 – Depois de 28m15s, Sarinha finaliza os procedimentos. Promete que não serei mais cobrado e que, num prazo de 30 a 60 dias, o técnica virá à minha casa retirar a antena da TRASTE.
Aguarde as cenas dos próximos capítulos…
Passei exatamente pelo mesmo problema. Parece um relato do que aconteceu comigo.
Resolvi rapidamente com uma ligação para Anatel.
Assim como muitos, já passei por isso. Dois ou três meses depois de cancelado eu recebi uma conta porque ainda não tinha um técnico ido até minha residência para desligar o cabo da rede e blablabla. Isso se arrastou até que eu pagasse a conta com 50% de desconto. Depois disso ingressei com ação indenizatória para reparar esse abuso. Me incomodo, mas vou exercer meu direito de consumidor. E detalhe, na minha casa agora só entra televisão pelo ar, por sinal aberto, para quem quiser assistir. Eu assisto cada vez menos, me libertei dessa tirania.
André, o problema seguinte que você enfrentará: enquanto não mandarem um técnico pra sua residência retirar a antena, a TRASTE se dará o direito de manter a cobrança.
E vale dizer que há muita dificuldade pra agendar (só horários distantes e/ou em períodos impossíveis pra cidadãos trabalhadores).
E, se você conseguir vencer a etapa e realmente agendar, a TRASTE simplesmente vai se esquecer de mandar alguém e tratar como se você nunca tivesse agendado.
O atendente (eletrônico ou não) vai t pedir pra abrir uma nova agenda. E o problema pode continuar, como continuará a cobrança…
Essas operadoras de telefonia e tv a cabo devem ser as campeãs de reclamações nos procons da vida. Aí eu pergunto: quando é que a m-e-r-d-a da Anatel vai se interessar por essas rainhas da picaretagem e do mal atendimento? resposta: nunca. As agências “reguladoras” viraram cabides de emprego depois que o PT chegou ao poder.
Não. As agências reguladoras já eram cabide de emprego antes mesmo do PT.
Aliás, cabide de emprego não é o termo certo. Elas só são puxa-saco das empresas, só isso…
Fiquei imaginando quem teria contado minha história a você. Na verdade, além de gastar muitas horas mandei mensagens por e-mail, pelo facebook, pelo site…
Gostaria de aproveitar o mote, pq coincidentemente, planejava lhe escrever um email essa semana sobre o assunto. É descarado o sistema de logragem do nosso dinheiro e dos direito que as operadoras fazem. Elas criam novos canais todo mês, e migram os programas de maior audiência pros dito cujos. quantas Fox ainda serão criadas? E não é preciso dizer q os pacotes são BEM mais caros. Me ajuda aí, pô!
É um espelho de tudo o que passei em 50 minutos para cancelar a TV por assinatura da Telefônica Digital. Depois, continuaram cobrando faturas, alegando que houve uma “falha sistêmica” no processo de cancelamento e ele não foi operacionalizado. Quando exigí uma cópia da gravação do cancelamento, aí resolveram cancelar o débito indevido.
Tive exatamente o mesmo problema, e pela descrição do Barça, com a mesma operadora, só que no meu caso, somente tentava trocar de plano para diminuir o valor da mensalidade. Valeu, SKY! Nosso muito obrigado!
Porque a NET (Globo) não transmite os canais da RECORD NEWS e BAND NEWS no seu pacote mais básico? Estes canais somente são possiveis de serem assistidos se você pagar um pacote mais caro.
Claro que não será publicado. o grupo FÔIA TAMBEM FAZ PARTE DESSA PUDRIQUEIRA…
Vamos combinar o seguinte: TRASTE = SKY
TRANQUEIRA = NET. E o pior de tudo é que as outras ainda têm que melhorar muito para chegar nesse nível. LAMENTAVEL…
Camcelei a Sky recebi o protocolo e fiquei tranquila, no final do mês recebi a fatura, mas o debito era em conta corrente, não consegui cancelar o pagamento tornei a ligar na Sky varias vezes para conseguir cancelar de novo depois de muita briga consegui mas tive que pagar 2 meses sem
usar. NÃO COLOQUEM O DEBITO EM CONTA !
Eles deviam pagar prá gente assistir. Não assino essas drogas de jeito nenhum. Vou comprar um azamérica e ser feliz.
O articulista não tem coragem de dar nome, mas eu tenho. Era assinante da Oi e tinha um link de apenas 300K, pagando quase R$ 200 no conta total. Depois de muita luta, passei do conta total para um fixo+internet 300k, pagando R$160. Logo fiquei sabendo que meu amigos pagavam R$80 com 1 mega, mas para isso precisava dizer que ia cancelar a conta. Fiz isso, mas descobri que na minha rua só comportava 300k. Decidi deixar de ser otário e resolvi pegar 10 mega de GVT pagando menos que o plano de 300K da Oi. Nessa hora ofereceram 300k por R$40 (era R$200). Mas com 10mega, não há o que pensar. Hoje, a Oi não possui um cliente sequer no meu prédio.
Não é “coragem”, é simplesmente não dar trela para me acusarem de favorecer essa ou aquela empresa. Pense bem: se eu falo que troquei a empresa “X” pela “Y”, já ia aparecer alguém como vc, que se acha dono da verdade e vê conspiração em tudo, pra dizer que eu devo ter sido pago pela “Y”.
Andre Barcinski, é por causa de respostas como esta, dada ao Paulo Vieira, que respeito seu trabalho e admiro sua paciência com muitos leitores desinteligentes. Parabéns. Se a operadora de TV a Cabo ou Satélite não resolver o problema, faça um registro na Anatel. Quando precisei, foi assim que resolvi.
Já tive SKY, no tempo que ainda era razoável. Mudei para os EUA há quatro anos e aqui a programação a cabo ‘cest la meme merde’. Assinamos ATT U-verse, mas pra receber canais em HD pagamos $10 extra. A grade do pacote tem mais de 1000 canais, porém só se salvam uns 10, se muito. Reprises são comuns. A espera no telefone por atendimento também, não tão sofrível, mas demora. A única diferença é que eles tratam o cliente QUE PAGA pelo serviço, muito bem.