TV a cabo: pague para entrar, reze para sair
08/03/12 07:17
Pra começar, um aviso: os nomes de pessoas, empresas ou programas, assim como os números de telefone contidos nesse texto, são fictícios. Mas as transcrições dos diálogos e dos comerciais de programas são reais.
10h05 – Primeira ligação. Ocupado.
10h08 – Segunda ligação. Ocupado.
10h12 – Terceira ligação. Mensagem: “Este número de telefone não existe.”
10h13 – Achei, na Internet, um 0-800.
10h15 – Quarta ligação. Secretária eletrônica da operadora TRASTE. 8m32s de espera. Atendente: “Aqui é só para novas assinaturas na região de Curitiba. O senhor precisa ligar para nossa central de atendimento. O número é 66666.”
10h17 – Quinta ligação, dessa vez para 66666. “Central de atendimento TRASTE”. Digitei meu CPF. Recebi um número de protocolo. Mau sinal: começava por “171”. Mais 4m58s de espera.
A ligação cai.
10h32 – Sexta ligação para 66666. Digitei de novo o CPF e o número correspondente para cancelamentos. Caí numa gravação:
“Valeu. Tenho um evento sinistro pra você. Sinistro mesmo! O brasileiro Carlos Maçaranduba vai enfrentar o neozelandês Long Dong Silver no UFC 897, direto de Assunção. Você não pode perder também a luta entre o americano Mister T. contra o japonês Mijanomuro Murokai . Se você é fã do UFC, aperte o botão tal. Para ver essa luta, custa só 44 reais e 90 centavos.”
Apertei o botão referente a “cancelamento”. Outra gravação:
“Cancelamento… Entendi. Agora, vou te encaminhar para um de nossos atendentes. Mas, primeiro, aqui vai o número de protocolo… (mais um protocolo começando por “171”). Agora, aguarde na linha, que vou te transferir para nossos atendentes…”
Mais 4m10s de gravações sobre o UFC. Atende uma moça, Cremilda.
Cremilda é simpática. Pergunta por que quero cancelar meu serviço. Respondo que consegui um preço melhor em outra operadora, a TRANQUEIRA. Cremilda oferece um desconto na assinatura da TRASTE. Eu agradeço e recuso.
A ligação cai.
10h43 – Sétima ligação. Passo pelo CPF, por todas as opções, pelo anúncio do UFC e, depois de 6m52s, chego à atendente. Ela diz que a ligação caiu no setor errado e vai me transferir para o setor responsável por cancelamentos.
Mais mensagens:
“Não perca, no Estrupício Kids, a série Muammar & Kadhafi. Muammar é um porquinho aventureiro, que sempre viaja em busca de novos desafios e experiências. Já Kadhafi prefere explorar seu quintal e, apesar de também adorar viagens, tem grande prazer em também se divertir perto de casa.”
“Dia 22 estréia a nova série Cretin House, no canal Bagaceira. A história é sobre uma epidemia na Inglaterra, que transforma quase toda a população em zumbis. Enquanto isso, participantes do Big Brother, imunes a essa epidemia, não fazem a menor idéia do que está acontecendo, mas logo descobrem que o mundo lá fora está bem diferente e, por isso, vão precisar superar suas desavenças para sobreviver e conviver com o fato de que não são mais celebridades.”
Repito: “Precisam superar suas desavenças para sobreviver e conviver com o fato de que não são mais celebridades”. Juro, tá gravado.
Mais 8m54s de comerciais. UFC, Muammar & Kadhafi, Cretin House…
Cai a ligação.
11h09 – Oitava ligação. Mais um protocolo iniciado por “171”. Mais UFC, mais zumbis e participantes do Big Brother.
11h17 – Consigo falar com a atendente, Sarinha
Por quase 10 minutos, Sarinha tenta me convencer a não trocar meu plano da TRASTE pelo da TRANQUEIRA. Resisto.
Sarinha se dá por vencida, e inicia os procedimentos de cancelamento do meu plano.
11h37 – Depois de 28m15s, Sarinha finaliza os procedimentos. Promete que não serei mais cobrado e que, num prazo de 30 a 60 dias, o técnica virá à minha casa retirar a antena da TRASTE.
Aguarde as cenas dos próximos capítulos…
Ei, eu vi a série inglesa que mistura zumbis com os participantes de um reality show. Chama Dead Set e é bem legal (pelo menos paraquem gosta de assistir Tranqueiras via Traste)! Duh!
André, o melhor de tudo isso é a voz da dita atendente virtual com toda sua empolgação ao informar sobre essas atrocidades da tv. Ela chega a falar até algumas gírias. Coisas da modernidade do atendimento telefônico.
Alem da reclamaçao na Anatel, abra uma no Procon local, operadoras de tv a cabo e de celular merecem todo nosso repudio….
Estava querendo cancelar minha assinatura da T.RASTE.VA e fico até com medo quando ouço essas histórias. Minha mãe já teve problemas, eles ligam te cobrando anos depois! Você fala que cancelou, que eles foram buscar os aparelhos, mas não adianta.
Eu tinha essa da anteninha e até hoje (2 anos depois) não vieram buscá-la, muito menos os aparelhos.
A operadora da Rússia eu já cancelei e não tive problemas por enquanto. Vamos ver quando precisar de crédito para algo.
Dizem que se você vai ao Procon eles tem que cancelar na hora, senão é uma multa de R$15.000 por dia de não cancelamento. E o bom de cancelar no próprio Procon é que eles são suas testemunhas do fim do contrato.
Totalmente off-topic, mas você conhece o site bookdepository? É muito bom, não cobra fretes como o Amazon (apesar de ter sido comprado por ele), entrega direitinho e tudo mais. Como já vi várias sugestões de livros em inglês aqui, fica a dica pra você e para os leitores que sempre perguntam onde comprar.
Meu pai comprou o Carioca e o Campeonato Brasileiro e sumiram com o Canal Brasil. Eu quero a Simone Zuccolotto de volta!
As únicas coisas que exijo do meu pacote são o Canal Brasil e os jogos do Flu.
Tiraram o canal Brasil do meu também eu tô ferrado. O pior é que não posso cancelar pq n tenho um ano ainda de contrato, se n a multa é alta. E o pior é 80% do pouco tempo que passo em frente a tv é assistindo esse canal. Rebanho de filhos de uma P….
Não tem jeito de pedir para recolocarem o canal? Acho que tem, hein?
Por incrível que pareça eu estava tentando fazer isso antes até de abrir o blog e ver qual era seu texto de hoje, e a desgraçada da atendente disse que não, que o canal brasil só está disponível para os assinantes de 90 e eu tenho o pacote de 300, e se eu quisesse teria que cancelar e pegar o pacote menor e pagar a mais pelos telecine, hbo, brasileirão e o aluguel do aparelho, resumindo uma proposta totalmente indecente que faria minha conta e para quase 500 pilas. O negocio é pedir para o canal brasil tentar negociar com a traste para pegar nos pacotes maiores, se n estou ferrado. e vc tá com sorte pois eu fiquei uns 25 minutos para conseguir falar com um atendente, isso depois de umas 10 tentativas.
Olha, eu tenho um pacote caro, HD, custa mais de 200, e tem o Canal Brasil. Foi uma exigência minha, e eles incluíram.
Barça, eu também tenho um pacote caro com HD e o quando eu mudei para esse pacote também sumiu o canal brasil e outros de variedades. Liguei na operadora e e me falaram como com o JS, tem que mudar de pacote e comprar os telecines e HBO avulsos. É uma facada. Provavelmente você manteve o Canal Brasil por ter mudado de operadora e tinha antes por seu pacote ser antigo, pois agora não teve conversa, preliminares só no youtube.
Não, quando fui fazer o pacote HD, especificamente pedi um que tivesse o Canal Brasil.Agora, vi que o pacote mais “simples” da Via Embratel, por exemplo, mesmo sem ser HD, tem o Canal Brasil.
O mais simples tem o Canal Brasil, esse era o pacote que eu tinha, quando eu pedi o pacote HD, que é completo, só não tem os filmes pay-per-view inclusos, o Canal Brasil sumiu, junto com alguns outros. A atendente me deu a mesma resposta do JS quando eu liguei pra reclamar, nos pacotes 2012 o Canal Brasil só está nas versões mais simples, se eu quiser um pacote completo com o canal eu devo comprar a mais simples e então pedir o Telecine e a HBO como combos avulsos, o que financeiramente não é vantajoso.
Um absurdo. Mas eu acho que vc pode exigir que um pacote novo e maior não perca nenhum dos canais que vc já tinha. Foi assim que eu consegui ficar com o Canal Brasil.
Achar eu também acho, mas não deu certo, pior que dá uma sensação de impotência danada, você paga mais caro e não tem o que você quer. A tv paga devia ser igual restaurante, só paga o que consumir, não acho justo se eu quiser tomar uma coca ser obrigado a comprar o hambuguer e as fritas, mas é assim que funciona. Quem sabe se a gente encher muito o saco deles eles não mudam…abç.
O negocio é fazer uma campanha pedindo a volta do canal brasil! André, você é o nosso líder, puxe essa ideia cara salve-se e salve muitos outros que adoram o cinema nacional. O canal brasil mostra a esses idiotas que é possível fazer conteúdo nacional de qualidade. Vamos lá André, HELP!
Olha, acho que que se vc ligar lá e dizer que vai cancelar se não recolocarem o Canal Brasil na grade, eles dão um jeito.No fim da minha ligação, a atendente já estava oferecendo quase 40% de desconto pra eu não trocar de TV.
É por isso que muita gente tem um Lexuz box. Custa uns 500 reais, e tem todos os canais liberados. E você não passa raiva com operadora de Tv a cabo! Claro que não é correto usar de pirataria para ter acesso a algo. Mas o preço desse serviço é absurdo. Em média, as pessoas gastam em torno de 200 reais por mês com esse serviço. É muito caro!!! Eu fico surpreso quando vejo que na argentina, há mais assinantes de tv a cabo do que no brasil. O “custo brasil” pesa em tudo, principalmente no seu entretenimento.
Problemas com operadoras de tv privada somente se resolvem com sofridas ações judiciais em que há dano moral e ressarcimento de valores. Do contrário, é só sofrimento (sem ressarcimentos).
A TRASTE tem o nome de TELEFONICA, tenho certeza, pq é assim mesmo o cancelamento com eles.. simplesmente cai… mesmo quando o assunto é telefone e vc faz portabilidade, ou seja, outra operado assume o lugar dela, ela continua ti cobrando por um serviço que ela não possuiu mais. LADRÕES, isso é a empresa.
André, a solução está na Anatel:
http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalInternet.do
Não sei bem porque, mas as empresas têm muito medo da Anatel. Abraço e boa sorte.
André, para quem gosta de aventuras, existe uma outra, também imperdível: tentar cancelar contrato com uma operadora de telefonia móvel. Estamos cercados, parceiro.
Abraços, José Buffo.
Não sei você, mas uma das partes que mais me irrita nessas coisas, além do tempo de espera, é a gravação do computador com aquela entonação “sou seu brother”. É o inferno na terra.
Mas pq voce não pegou o pacote do UFC André? Afinal, não é todo o dia que a gente vê o Long Dong Silver lutando….rs
Brincadeiras à parte, a sua nova operadora tem o Fox Sports?
Para alquem que opta por morar fora de um pais, o minimo que pode passar é cancelar todas suas contas e afins para começar uma vida nova, certo ? ERRADO!
Faz 3 anos que estou fora do Brasil, e ainda continuo recebendo cobranças, ameaças,, etc etc por parte da cara dura na NET.
E agora tenho uma Notificação Extrajudicial n. 948065 em meu nome.
Isso porque em 2008 quando me fui, deixei, ou pensava que havia deixado tudo cancelado.
Francamente.
André, estou ansioso para saber os próximos capítulos das suas agruras na tentativa de cancelar sua assinatura de tv a cabo.
Sabe o que tem funcionado pra mim, fazer reclamação na ANATEL. Sério, vc anota todos os protocolos e horários e entra no site da agencia. As 3 vezes que tive problema, dps da reclamação não dá 24hs eles te ligam (com o rabinho entre as pernas) e resolvem seu problema.
andré ,essa é legal : fabio porchat e a net http://www.youtube.com/watch?v=P2_T2G1hcyA
Demorei um ano para me livrar da Traste. O camarada foi buscar a antena e eu continuei recebendo contas. Motivo? o “sistema” não deu baixa. Um ano conversando com a Traste para convencê-los do absurdo.
é isso aí..algumas coisas são surreais…por exemplo, pedem para você digitar seu cpf ou código net numa gravação (vê lá se eu vou saber me código net, não sei nem o telefone da minha casa direito), aí uma atendente atende e a PRIMEIRA coisa que ela pergunta é “seu código net ou cpf,por favor”.
outra coisa , esse negócio de cair a ligação TENHO CERTEZA que é de propósito.
Agora o mais absurdo e sacana é que eu estava pagando 60 reais pelo pay-per-view do brasileiro , cancelei a assinatura, fiz uma nova igualzinho e tô pagando 50 ,pelo mesmíssimo produto !!! sem fidelidade nem porra nenhuma ! eu estava sendo roubado mesmo. Tenho um amigo que cancela o payperview durante a semana e assina de novo no final de semana , é sério…e paga tudo proporcional ,sem multa…acho que vou acabar fazendo por aí
A NET é uma merda completa como você relatou André, mas não pense que é só ela, TODAS são assim..
Tuíta, meu bem, tuíta. Pega algum amigo que tenha pencas de seguidores e pede ele para dar RT nas suas agruras. Rapidinho eles entram em contato com vc, em um nivel mais elevado que o de atendentes. Esses caras monitoram as redes sociais e são preocupadíssimos com sua ‘imagem’ nelas. Já resolvi alguns pepinos assim, com a ajuda da tuiteira-mor da casa, e fiquei de cara com a gentileza e disposição em resolver meu problema. Fiquei emocionado.
O nome disso é “retenção”. A técnica é tentar reter o cliente pela dificuldade. Todo esse processo e pessoas não estão dentro das operadores e não são funcionários. É tudo fora em empresas de call center. Se um dia você quiser ir ao inferno, visite um call center. Se quiser mandar alguém danar no inferno, mande-o trabalhar numa empresa de call center.
Já trabalhei na Traste e infelizmente, eramos treinados pra isso mesmo…uma pena! :/
Complementando… o pior de tudo é ver que esses parcos reaizinhos são quase todos jogados fora, seja qual for a operadora. FOra minha filha de 7 anos, ninguém mais aguenta ver TV em casa. E ela já está no mesmo caminho. Enjoou do canal infantil A, do B, do C e está no último, no D. Quando enjoar desse, ela também vai procurar mais o que fazer no horário nobre…
Transcrição de 99% do que aconteceu comigo há uns 40 dias. O 1% dica por conta do final. O atendente Sarinha, depois de finalmente entender que eu não queria mais os serviços da operadora de TV a cabo russa comunista Trastsky, não chegou a dizer que o serviço estava cancelado e que em 30 ou 60 dias iriam retirar a antena. Nesse momento de grande suspense para mim…. a ligação caiu pela 7ª vez !!! Ontem, 40 dias depois, recebo um email da operadora comunista trastskista, dizendo que estão sentindo falta do meu pagamento, e que só terei meu sinal de volta (que sinal ? já desconectei os cabos faz tempo !) caso eu volte a deixar sob seus cuidados meus parcos reaizinhos. Agora é só esperar para passar por isso de novo com os simpáticos atendentes da operadora tucana Tranqueiranet.
… A história de muitos de nós!!!…rsrs
Só não querendo te desanimar, um amigo meu passou por essa mesma via crucis para fazer o cancelamento da sua TRASTE. Um ou dois anos depois, quando tentava obter um financiamento para comprar um apto, descobriu que seu nome estava no SPC em virtude de cobranças feitas pela TRASTE após o tal cancelamento sem o seu conhecimento.
Long live, Fluzão! Melhor que ver o time ganhar do Boca Jrs em plena La Bombonera, é ver o time ganhar do Boca Jrs em plena La Bombonera e poder zoar o chefe que torce para o Boca no dia seguinte.
Isso aconteceu comigo, mas por causa de uma empresa de celular. Descobri que meu nome estava no SPC com uma dívida de onze reais.
Impressionante como TODO MUNDO teve problema com alguma operadora de TV a cabo. É o cúmulo do ridículo que nenhum PROCON da vida consiga mudar isso. Aqui somo tratados como retardados por todos, empresas, políticos, tv….É por essas e outras que não tenho fé no País…. O Brasil não tem jeito… tudo tá errado e nunca ninguém vai arrumar nada!!! O jeito é tentar sobreviver…. ou fugir dessa merda! Abraço
Os próximos capítulos prometem ser emocionantes… Virá o técnico retirar os aparelhos? As cobranças serão realmente canceladas?
Já cancelei um certo serviço de TV a cabo e 3 meses depois me liga um advogado (com voz de bandido), me cobrando e ameaçando me colocar no Serasa, SPC, quebrar todos os dedos da minha mão, e as pernas da minha esposa…
E ouvi uma lenda de um cara que cancelou, o técnico não veio retirar os aparelhos, e o serviço continuou funcionando por 6 meses, depois a operadora acusou o fulano de pirataria…
Não sei se funciona, mas existe um modelo ideal de assinatura que está sendo anunciado na internet. São essas empresas que vendem acesso a filmes (tipo locadora virtual) a R$ 15,00 por mês. Segundo a propaganda (as duas que consultei), quando quiser cancelar o serviço você entra no site e clica na opção cancelar. Perde apenas a mensalidade do mês corrente. Não sei se é verdade, se acredito (tenho medo de tudo que diz respeito a assinaturas), mas seria o ideal. Já pensou você entrar no site do produto e cancelar sua assinatura…? Será que não existe um deputado que não seja um vendido para fazer um projeto de lei obrigando as empresas a criarem esta opção?
Futurologia: você não será cobrado. Daqui há seis meses seu nome aparecerá no SPC porque não pagou a TV a cabo (aconteceu com a minha mulher). Outra coisa: ninguém irá retirar o equipamento. Você será cobrado disto daqui a quatro anos (este aconteceu aqui em casa). E não importa se é a TRASTE, a TRANSQUEIRA ou a HELL.
Eu passei por isso umas 6x na TRASTE. Exatamente a voz da atendente moderninha gravada… Os anúncios. Só resolvi meu problema depois de entrar no http://www.reclameaqui.com.br e abrir reclamação e pra isso anotei todos os protocolos, todos os horários, datas e ameacei entrar com um processo. Aí sim me enviaram um e-mail cancelando e pediram desculpas dizendo que a TRASTE (eu diria dos infernos e não do céu) não tem hábito de tratar seus clientes assim e que sentiam muito. Estavam com dificuldades técnicas… Ah se vcs tentarem cancelar pelo site, a opção de cancelamento está sempre em manutenção. Engraçado. Tá escrito na minha testa, “sou trouxa!”
Ulisses, o reclame aqui é uma das poucas coisas que (AINDA) funcionam neste elo perdido entre o nada e o lugar nenhum. Já usei duas vezes e os problemas foram solucionados. Minha mulher quis comprar uma assinatura da operadora Hello. Eu a preveni sobre os entraves (na hora de comprar todo mundo te trata bem, são cordiais e educados, a mocinha da loja até nos serviu um cafezinho) quando ela quiser cancelar a assinatura. Para comprar qualquer serviço nunca somos direcionados de um lado para outro como bobos, para comprar um serviço sempre achamos um atendente ágil e interessado, mas basta precisarmos de atendido para resolver algum problema que o tratamento muda, se for para cancelar o serviço, vixeeeeeeeee.