Ricardo Teixeira sumiu. A questão é: por quê?
13/03/12 08:35
Ricardo Teixeira escafedeu-se. Sumiu no meio da noite, sem se despedir.
Deixou uma carta e um sucessor – José Maria Marin – arenista, malufista, janista, collorido, amigo de Naji Nahas e da ditadura militar.
Teixeira sai, deixando o futebol brasileiro – não só a seleção, o futebol todo – arrasado e humilhado.
Ele conseguiu transformar a antes imaculada e adorada Seleção Brasileira numa piada, um timeco de aluguel que se presta a jogar contra a Bósnia numa quarta à tarde.
Teixeira conseguiu algo pior do que fazer o país torcer contra a Seleção: conseguiu com que a gente parasse de se importar com ela.
Antes de conjecturar o que vai acontecer com o futebol brasileiro na era José Maria Marin, acho importante tentar descobrir o que realmente motivou Teixeira a renunciar.
Li boa parte dos melhores jornais e blogs do país hoje de manhã. Li o Juca Kfouri, o Vitor Birner, e as excelentes coberturas da Folha e do Lance.
Mas o que ninguém parece saber, ao certo, é a exata razão da renúncia de Teixeira. E acho que nenhuma projeção para o futuro pode ser feita sem que isso fique totalmente esclarecido.
Porque políticos como ele estão sempre dois passos à nossa frente. Se ele renunciou, é porque foi uma decisão maquiavélica, pensada e repensada.
Não acredito na tese do “desgaste” e da “pressão popular”. Gente como RT paira acima disso. Ele simplesmente não se importa. Não foi ele que deixou bem claro que a Seleção – a Seleção Brasileira – era da CBF, e não do país?
Não consigo entender por que um sujeito que ficou 23 anos levando pedrada da imprensa, fugindo de CPIs e pairando acima do bem e do mal, resolve renunciar a dois anos de uma Copa do Mundo. Essa história está muito mal explicada.
Meu medo é que a renúncia seja apenas uma cortina de fumaça para que ele continue a comandar o futebol pelas mãos de aliados – a exemplo de José Dirceu, que na teoria saiu do governo, mas continua mandando pacas.
Antes de falar de mudanças de calendário, de discutir uma nova forma de eleger o presidente da CBF, de obrigar o Estado a respeitar o Estatuto do Torcedor, é preciso saber exatamente o que aconteceu com Ricardo Teixeira. Até para fazê-lo sumir de vez.
O Capo Blatter da “famiglia” FIFA deve ter achado que o RT estava atraindo muito a atenção da imprensa, e como agora a grana envolvida nos contratos e construções de estádios vai ser muito alta com a proximidade da copa, resolveu mudar o foco das atenções para não prejudicar o faturamento da firma.
André vc não acha que no fim, a saída deste crápula, não vai mudar em nada, já que seus seguidores, continuam no poder?
Depois de ver a reportagem no JN, finalmente a saída de RT foi esclarecida. É que ele será canonizado pelo Vaticano.
“L’Equipe c’est Moi”
Muito estranho ele ter largado o osso dois anos antes da copa,onde ia ganhar muito dinheiro mas deixa na CBF o irmão Guilherme, que lá trabalha há duas décadas. E, no Comitê Organizador da Copa 2014, permanecem sua filha, Joana Havelange, diretora; e o cunhado, Leonardo Rodrigues, gerente de compras.
André, ontem o Juca comentou no Linha de Passe da ESPN Brasil, se não me engano, que algum órgão do governo ou da justiça, não me lembro ao certo, teria articulado para que o Itamaraty pedisse o passaporte dele assim que os documentos da justiça Suíça fossem divulgados e isso teria chegado ao ouvido do RT. Faz sentido…
Já foi tarde pelo menos com 20 anos de atraso, espero que a curriola corinthiana que ele colocou lá saia também.
Mano menezes, andré sanches e Ronaldo é dose pra mamute.
o fulturo da cbf é negro !
o que me deixa mais triste lendo seu texto e pensando aqui em casa é que esse senhor conseguiu acabar,desvalorizar o que era a maior das paixões do brasileiro : a seleção brasileira ! quando eu era adolescente nos anos 90 se falava muito em torcer contra a seleção,pois assim talvez se mudaria alguma coisa,mas hoje em dia é um sentimento unanime entre os torcedores de futebol que ninguem liga mais pra essa piada que virou a seleção.
Concordo, é muito triste. Nem torcer pela Seleção a gente tem vontade mais.
Lendo sobre esse episódio todo eu só consigo pensar na entrevista do Nabi Abi Chedid ( presidente da CBF na época ) com o Ernesto Varela ( Marcelo Tas ) na qual o Nabi diz só aceitar falar de futebol e o Varela então pergunta “Qual vai ser a sua próxima jogada?”.
Confederação Brasileira de Falcatrua. Nenhum cachorro largaria um osso desse tamanho sem uma chantagem ou ameaça muito grande em vista.
Sobre a Globo, ela deve estar tentando manter as aparências para que seu produto não seja contaminado… O que é inusitado, porque o povo brasileiro, corrupto do jeito que é, não liga muito para essas coisas.
Bem, o povo brasileiro propôs a Lei da Ficha Limpa.
Pois é, eu não acho que o problema de Globo seja apenas mercantil (preservar o próprio produto).
Acho que o problema é de máfia mesmo…
Sobre a renúncia, vejo o seguinte desfecho: “esfriar a imagem” (se isso for possível…) para substituir Joseph Blatter no comando da FIFA. Acredito que só isso faria o RT “deixar” o cargo de presidente da CBF. Quanto à “renúncia”, nada, absolutamente NADA, vai mudar no futebol brasileiro, infelizmente.
Os motivos são os mesmos que levam a Globo a fazer uma matéria como essa: http://www.youtube.com/watch?v=O5eiMQ-1HjE
Só faltou falar que ele fez gol na final da Copa.
Não tinha visto. Pela matéria, parece que que é o Nelson Mandela, de tão honrado e impoluto.
Uma aula de jornalismo isento.
Mandela e’ honrado e impoluto?
Não é? Sempre achei que fosse.
ghandi,madre teresa,mandela que nada! depois dessa matéria ricardo teixeira é a alma mais pura que ja existiu na face da terra !
Um sujeito probo.
putz, isso foi ao ar?…..uma materia no jornal o globo tb foi extremamente tendenciosa. O pior é que essa forma canalha de gerir a cbf acabou contaminando as imagens dos clubes tb, e o pior, quando chega ao ponto de os brasileiros torcerem pelo futebol de um argentino a coisa esta preta….
obrigado pelo link!! E de pensar que esse Tino Marcos dá palestras sobre jornalismo. E assim caminha a humanidade (brasileira)
André, acho que é aquela história, o homem se vai, mas a “obra” fica, ainda mais com o Zé da Medalha, filho do Sarney, Marco Polo, etc., mas acho que os reais motivos desta renúncia neste momento ainda virão a tona!!!!
Alguém escreveu em um blog que ele saiu rapidinho porque nessa semana corria o risco de o Ministério Público reter seu passaporte.
Acho que nada muda com a saída dele, visto o currículo dos dois primeiros sucessores (Marin e o filho do Sarney) e o fato das Federações e Clubes serem comandadas por arrogantes e prepotentes que não se unem para tornar o futebol brasileiro algo economicamente viável.
André, sério, essa foto tá DEMAIS! HAHAHA
Que foto? A do RT?
André, seu talento para escrever concorre com seu talento para escolher fotos para os ‘posts’. Concordo com o Carlos Augusto. A foto do Ricardo Teixeira está muito engraçada. A foto do polêmico post sobre o jet ski também era hilária.
A do jet ski eu ampliei te botei aqui na mesa…
Essa foto tem estranhos poderes hein, cuidado. Note que em qualquer posição que você fique, parece que ela olha diretamente para dentro dos seus olhos. Testei ficando debaixo de uma mesa e mesmo assim ele me encontrou. Fixei o olhar do sujeito por uns 10 segundos e comecei a ouvir vozes na minha cabeça, tive que lavar o rosto com água gelada.
Pegue um copo, ponha a foto no centro da mesa, e mentalize…
Isso, a do RT mesmo. Muito tensa haha
Uma boa pista para saber se ele vai sair de cena por completo é verificar se ele e o familiar dele que compunham o quadro de sócios da empresa que está à frente do Comitê Organizador ainda figuram como sócios. Enquanto em todas as outras copas os comitês organizadores eram organizações sem fins lucrativos, aqui no Brasil é uma limitada controlada por RT…. Patético.
Pra mim o afasatamento de RT em relação ao governo foi o motivo principal da sua renúncia. De que forma as obras das copas terão seus limites orçamentários estratosféricos com ajustes e reajustes aprovados se a base governista não aceita o manda chuva da entidade?
Mas os orçamentos JÁ ESTÃO aprovados!
Segura aí que lá vem mais!
Ricardo Teixeira é o verdadeiro Jabba the Hut.
Outro mistério é o seguinte: com o Brasil inteiro comemorando a saída do dirigente, o Jornal Nacional resolveu fazer um balanço bastante favorável à gestão de Teixeira…
Qual a razão?
Dinheiro, pura e simplesmente?
Não acredito. Um silêncio obsequioso já seria uma baita consideração com o aliado. E sem precisar se queimar.
Na verdade, há muita lama no futebol brasileiro, inclusive por parte de quem o transmite…
Era constrangedor ver aquele monte de denúncias contra Teixeira e o jornalismo esportivo da Globo ignorando tudo com aquelas matérias engraçadinhas e apresentadores tolos e infantilizados. Porém não é só a Globo que tem telhado de vidro, todas as tvs abertas foram complacentes com Teixeira, inclusive a Record/Universal que só passou a atacá-lo depois que perdeu os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, agindo da mesma forma da Globo.
Claro que é algo em que praticamente só vão mudar as moscas, mas é uma notícia que não pode deixar de ser comemorada. Fez pouco pelo futebol brasileiro, preferindo se locupletar pelas glórias da Seleção Brasileira. Fez uma preparação ridícula para a Copa, em que nenhum estádio do futebol que dirigiu por mais de 20 anos tem condição para ter um jogo de Copa do Mundo e nem de Copa das Confederações. Ele representa um mal que infelizmente deve continuar a existir pelo fato de que os presidentes de federações pertencem ao mesmo sistema, mas é uma data para ser celebrada. Acho que a pressão externa tem mais a ver com a saída dele, além do fato de não ter ninguém no governo no momento para se escorar. Não acho que o governo mereça tanto crédito pois, como disse um leitor acima, foi esse mesmo grupo político que trouxe a Copa para um país com muitas outras prioridades.
Claro que a notícia merece ser celebrada. Mas não esquecida.
Se realmente ocorrer eleição para a escolha do novo presidente da CBF, como alguns estão ventilando, acho que dá pra esperar alguma mudança positiva. Mas se o Marin continuar no cargo, certamente o RT será eminência parda.
Bom agora é torcer pra tb cair a Rede Globo, q se junte ao crápula lá em Boca Raton.
Pois é…o grande risco é esse:sair da linha de frente e continuar, mandando, por trás das cortinas.
Aproveito o espaço para parabenizar a Rede Globo pela cobertura da renúncia do impoluto cidadão.Confesso que por pouco não fui às lágrimas.Simplesmente tocante!
Bom, eu não sei se tem muito o que comemorar. Depois de um quarto de século de parasitismo, agora o cidadão bota seu ovo e parte para a aposentadoria em Boca Raton, e todas as coisas que fez por aqui vão ficar por isso mesmo. Ou seja, certos crimes no Brasil compensam e muito mesmo…
André, blz?
Há uns dias atrás pedi pra vc deletar sempre os comentários do Felipe de Interlagos. Será q vc não podia pensar de novo no caso?
Valeu!
Bom, se estiverem dentro do post e não encherem TANTO o saco, acho que dá pra publicar.
acho que a queda tem a ver mesmo com a abertura dos arquivos da ISL. Como lembrou o André Kfouri, o João Havelange já havia deixado o conselho do COI, e agora o Teixeira, só com a possibilidade de esses arquivos serem abertos, o que só faz imaginar que tipo de podridão há nesses papéis.
Provavelmente, com isso, o Blatter teria poder para limar de vez o RT, e ele aproveitou que tinha tempo para sair antes. Acredito que é por aí.
André, porque os meus comentarios não estão sendo publicados?
Serão, se tiverem a ver com o post em questão.
Alguem sabe quanto e’ o salario deste cidadao? Ou ele recebe comissao por jogo da selecao? Ele paga imposto de renda como todo o cidadao normal? Estes bens que ele tem no exterior foram comprados com dinheiro limpo? Estao declarados na receita federal? Se nao estao, cade o amor pela patria? O amor a camisa verde-amarela?
Olha vou te dizer, e’ caro manter o padrao de vida que ele ostenta. Casa em Miami, fazenda de gado nobre em Pirai, apartamento no Leblon, jatinho particular, restaurante no Jockey, esposa de 20 e poucos anos…
barca, uma coisa que eu acho que nao da para fazer e associar administracao honesta com grandes times…o presidente do barcelona e um pilantra e vejo o esquadrao que ele montou la. a selecao brasileira nao esta esta draga porque o ricardo teixeira e um ladrao, neste caso ha muito mais coisas envolvidas.
Ué, a Seleção Brasileira “é” da CBF, como o próprio RT deixou claro. E se ele é presidente da CBF, então é, sim, responsável pela draga em que está a Seleção. Concordo com vc quanto ao Barcelona.
mas voce nao acha que ha uma crise tecnica e de tecnicos, barca? os bons jogadores ja nao sao muitos e prevalece a mentalidade de resultados imediatos. evidente que o ricardao tem sua parcela, mas nesse caso a culpa nao e so dele.
Claro que não é só dele. Já tivemos seleções ruins antes, mas não me lembro de um time que mereça tanto desprezo do torcedor.
A seleção das eliminatórias da Copa de 94, até o último jogo contra o Uruguai, era desprezível!