Tome a saideira, antes que o governo proíba
14/03/12 07:55
Saiu hoje no Caderno “Comida”, da “Folha de S. Paulo”, uma coluna que fiz sobre o projeto de lei do deputado Campos Machado (PTB) que proíbe, em todo o Estado de São Paulo, a venda e consumo de álcool em ambientes públicos como calçadas, praias, festas e feiras (leia a coluna aqui).
O objetivo do projeto, segundo o próprio site do deputado (veja aqui), é reduzir acidentes de trânsito causados por motoristas embriagados.
O delírio de Campos Machado é mais um exemplo de hipocrisia do poder público, que não consegue resolver questões básicas e pune todos os cidadãos por isso.
Beber não é proibido. Proibido é beber e dirigir, certo?
Então por que Campos Machado e seus apoiadores querem punir todo mundo que bebe?
Simples: porque é mais fácil inventar uma lei dessas e jogar todos os paulistas na ilegalidade do que fiscalizar motoristas bêbados e punir com rapidez qualquer um que seja pego bêbado ao volante.
O que mata, nas estradas brasileiras, é a impunidade, não o fato de os cidadãos tomarem cerveja na calçada ou dentro de suas casas.
Não adianta proibir álcool se a fiscalização continuar deficiente e a polícia, corrupta.
O site do deputado lista uma “relação provisória de apoiadores” do projeto, que inclui o vice-presidente da República, Michel Temer, os senadores Aloyisio Nunes Ferreira (PSDB), Álvaro Dias (PSDB), Fernando Collor (PTB) e Paulo Paim (PT), entre outros.
Até aí, nada de anormal. Já desisti de esperar bom senso de políticos.
O que me chocou mesmo foi ver o nome de Luiz Flávio Borges D’Urso, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional São Paulo, entre os apoiadores do projeto.
Como pode a OAB apoiar uma lei que restringe direitos dos cidadãos?
Cada vez mais, São Paulo caminha para a militarização e o patrulhamento. Ambulantes de rua são expulsos, viciados são jogados para escanteio, etc.
Quero ver essa cidade, que já não tem praia, não tem parque, não tem verde e não tem socialização, sobreviver sem a cervejinha na calçada. Seria o fim dos tempos.
Para essa besta do Campos Machado, cabe a indagação ontológica do filósofo Tavares: Sou, mas quem não é?!
Só mais uma Braça: a OAB cuida demais dos interesses de seus membros, inclusive batalhando para que cidadãos comuns como eu e você não possamos defender nossas demandas com nossas próprias ações e palavras, obrigando-nos à contratar advogado para qualquer coisa. O “d´Urso” não é motivo de surpresa.
Concordo com vc, aliás quanto ao presidente da OAB o sr. Luiz Flávio Borges D’Urso, não me surpreende, esse cidadão apoiou o movimento “Cansei” e se calou no caso Pinheirinho, esperar o que dele??
Não sei quem é mais imbecil, Barça: os políticos, os “operadores do direiro” ou o povo brasileiro como um todo, por seu amor ibérico à um cabresto. É um povo que nasceu para rastejar e submeter-se. É triste mas é verdade.
É isso aí.
Lendo os comentários, percebe-se o maquiavelismo da proposta: um “político íntegro” (pausa p/ as gargalhadas) cria uma lei que “evita um grande mal à sociedade” e, na época das campanhas eleitorais (lembrando que este ano teremos eleição para prefeitos e vereadores), o sujeito mostra, todo inchado de orgulho paternal, que determinada lei QUE ELE CRIOU baixou p/ zero a mortalidade nas ruas, etc., etc.
Daí, o povão de Bananópolis (o que decide as eleições, e não a galera realmente pensante, o que é uma pena), acreditando que fulano é bacana e pensa na geral com carinho, vai e elege o bandido – que fica mais “mil anos” vampirizando verba pública e passando lei coibidora.
Dá vontade de sair de SP, nessas horas…
Achamos o motivo da fuga do Teixeira.
Olha, tá mais do que na hora da sociedade civil se organizar e acabar com essa ditadura do legislativo (seguida pelo judiciário); somos comandados por idiotas, a verdade é esta. Desobediência civil, já. O sujeito nem dirige, toma dois chopps na calçada, vai ser punido porque um imbecil eleito por outros imbecis decidiu que tem que ser assim? Até quando?!
Hipocrisia pura e plena. Pois muitos acidentes são causados pelos próprios políticos (ah, eles tomaram whisky, e não cerveja, então pode!) e filhos de políticos, que NUNCA são presos, e nem julgados, afinal, o que significa atropelar e matar um pai de família que é “só” um pedreiro, ou pintor, ou outra profissão menos nobre que não a de político!
O mais legal é que o deputado não pode criar punição para o consumidor (não pode legislar sobre direito penal), então será aquela lei do tipo: o policial ve que o cara tá bebendo e fala que não pode, daí o cara simplesmente ignora por que não tem punição. Ou senão vai punir o comerciante que vendeu… mesmo que seja um supermercado do outro lado da cidade… Além de ser de uma boçalidade ímpar, ainda é ineficaz na sua boçalidade… ainda bem!
coitado dos fumantes, esses sim estariam mal, não poderiam beber e fumar ao mesmo tempo…..
Lastimável!!!
De pleno acordo André.
O que mata além da impunidade, são essas novas leis – mais sujas que certos copos de qualquer boteco. Beijo, Bar! .)
Isso quer dizer que vão proibir cervejas nos estádios durante a copa? Não enetendi, mal acabaram de divulgar que está lieberado…Brasil é um país mutcho loco! Acho que essa lei não vai rolar. Que diferença faz não poder beber na calçada de bar mas pode beber em casa e depois pegar o carro?
Como diria Tonhão Borracha: “Qual é o
próximo passo? Tá nascendo muita criança? Proíbe o sexo, então, ora.”
Abraços
Fala André,
como sempre, parabéns pelo trabalho. Quanto a OAB defender projetos contrários aos direitos individuais, realmente muito bem detectado por você no texto. Contraria todo o seu passado. O fato é que esses projetos são muito bem vendidos à opinião pública e ninguém quer ser vilão. Não há debate ou análise crítica (e aqui a imprensa inclusa) pela análise da sua razoabilidade – no sentido de serem a forma adequada e menos drástica para atingir o seu fim. Mas simplesmente na base do tudo ou nada. A favor ou contra a embriaguez ao volante que põe fim a milhares de vida todo ano. Com relação ao cigarro se dá o mesmo. Agora, realmente, para o leigo tal erro é admissível. Para o profissional, jamais.
Lamento mesmo que possivelmente não teremos sua participação nesses comentários. Pouco participo escrevendo, mas sempre dou uma conferida em seus comentários e de alguns outros. Mas tá ficando difícil. Alguns do Ric foram dose. Até admiro como tem sido paciente (imagem que não tinha de vc). Abraço.
É o caminho fácil,né.Quem está em determinada posição sabe que não será atingido por essas coisas,tem imunidade.O importante hoje é posicionar-se bem junto a opinião pública,imagem.Vivemos uma democracia de imagem,e a população acredita que está tendo seus interesses defendidos por essa demagogia barata.
É de rir pra não chorar essas leis
Na minha cidade tinha uma praça toda arborizada com jardins e plantas altas, ficava meio fachada de tanto verde ao seu redor era bonita, bastou um grupo de moradores do local reclamar de tinha sempre um pessoal queimando um fumo na praça que a prefeitura teve a genial idéia de cortar tudo, a praça que era verde ficou cinza com arvores magrelas e sem jardins.
D`Urso é pré-canditado do PTB a prefeitura d São Paulo a convite de… CAMPOS MACHADO… Portanto, não é preciso maiores ilações a respeito… Fora isso, tenho a acrescentar q esta posição é d uma pequena parte, atualmente na direção da OAB Paulista, como foi a d apoiar o corte de ponto dos funcionários grevistas do TRT d SP, como foi no caso da exposição de quadros com cenas consideradas “violentas” na Bienal d São Paulo… Não reflete a posição dos advogados, mas QUEIMA-LHES O FILME, tendo em vista q este senhor é Presidente da OAB Paulista, em fim de mandato, ou seja, comete tais barbaridades e a herança fica para a OAB e advogados, como fica bem claro no texto acima e na óbvia indignação das pessoas d bom senso…
Barça, é o DitaDurso que apóia o projeto, não a classe dos advogados como um todo, que, é claro, não foi consultada sobre isto… E cada vez mais nós, advogados, vamos sendo jogados num cenário de demagogia patrocinado pela direçao da Ordem. Só espero que a população ainda possa confiar na OAB, ultimamente tão desprezada (não à toa). É difícil ser advogado, com tanto desprestígio, mas continuamos firmes, apesar dos pesares. E este ano tem eleições na OAB também!
O mais engraçado é que no site do deputado há um trecho que diz que ele entrou na política pelas mãos de Janio Quadros…
Sãp Paulo, não merece esta corja.Coitado do paulistano, que trabalha pacas e no fim do dia não poderá tomar sua cerveja em paz!Tomara que tenham bom senso, os veredaores e não aprovem esta barbaridade.Barça, fez bem vc de mudar para Paraty.
Toda vez que leio sobre o Campos Machado me lembro de uma propaganda do PTB que passava há uns dois anos que mostrava a tradição do partido ao longo da história do Brasil no século XX e elencava a sua galeria de ilustes:
Getulio Vargas – JK – João Goulart – …. – Campos Machado!
Os idiotas estão apoiando essa idéia estapafúrdia porque é assim nos EUA, Canadá e outros lugares pretensamente mais avançados. Eu acho um retrocesso. Uma das coisas mais chatas de viajar pra fora é não poder beber na rua.
Isso num país onde policial pede ao chegado do boteco para, na moita, transferir o conteúdo da bebida para uma garrafa de refrigerante – que o calor é forte e ninguém é de ferro. Caso contrário, sacumé, seu estabelecimento fica à própria sorte… O próprio dono do boteco me contou que era obrigado a fazer isto.
Estamos nós tornando os INDIOZINHOS do paraíso selvagem, o Estado quer nos tutelar de tudo,como educar nosso filhos, o que deve comer os nossos filhos, o que devemos comer, o que devemos assitir, e outras loucuras mais, ESTAMOS ENTRANDO EM UMA SITUAÇÃO DE PAÍS COMUNISTA ( STASI ainda chegares lá quando cada um vigia cada um, incentivado pelo ESTADO, com o bolsa vigia ) ONDE SOMOS TUTELADOS, por seres malignos travestidos de protetores e democraticos. Tanta coisa a fazer neste país e este individuos ficam criando monstros ( apesar que choca estes monstrinhos sao os próprios brasileiros quando votam ).
Barça,
O Sr. Luiz Flávio Borges D’Urso é filiado ao PTB, e provavelmente terá papel de candidato ou alguma representatividade no processo eleitoral em SP, é mais que esperado que ele apoiaria o Campos Machado, ainda que infelizmente.
abs
Pois veja o D’Urso é um imbecil, igual que os demais. Nao me surpreende nada o apoio.
E No carnaval?
Ahh aí seria liberado. mas só nesses dias né?
Piada esse projeto. A polícia não da conta de prender quem de fato deve ser preso. Imagine fiscalizar a população toda.
Piada. Sem graça.
Por falar em bebidas Barça, vc poderia fazer um post sobre propagandas de cerveja. Por que os publicitários brasileiros tem a firme convicçao de que quem bebe cerveja é um total débil mental? Ou será que quando bolam as campanhas já estão todos mamados? Daria uma boa discussão…
Mas não é só de cerveja. Eu não aguento ver aquelas propagandas de banco em que sempre aparecem uns velhinhos agindo como se fossem uns patetas, pulando na piscina com o netinho de bóia, fingindo de “jovens”.
é ridículo mesmo.O Santander tem um negócio lá chamado de Van Gogh.Provavelmente Van Gogh seria fuzilado pelo segurança se tentasse entrar numa agencia. O maravilhoso mundo da publicidade e seus geniosinhos…
Eu, hein? Abrir conta prum vagabundo sem orelha?
Abismado com o D´urso? Só quem não o conhece… Ocorre que a OAB Nacional é pior ainda nas mãos do tal Ophir, envolvido em todo o tipo de maracutaias no Pará.
Quanto essa lei, é o famoso caso da proposta boa para causar repercussão na mídia e valorizar candidaturas. Lembre-se: estamos em ano eleitoral. Vem mais por aí.
Hipocrisia tal qual proibir a venda de bebidas alcoólicas em estádios de futebol.