Pequena homenagem a um grande fotógrafo
16/03/12 07:50
O filme dura sete minutos e, infelizmente, não tem legendas em português.
Mesmo que você não fale inglês, vale a pena assistir, só pela beleza das imagens.
É um pequeno documentário sobre o fotógrafo de cinema Gregg Toland (1904-1948) e seu trabalho com Orson Welles em “Cidadão Kane” (1941).
Toland desenhou as câmeras e lentes usadas em “Cidadão Kane”. Usando filme “rápido” (de alta sensibilidade) e inundando as cenas de luz, ele conseguiu deixar quase todas as imagens em foco ao mesmo tempo, criando um efeito surpreendente, que seria muito copiado depois.
O filme mostra também a obsessão de Welles e Toland com os ângulos de câmera. Qualquer um que tenha visto “Cidadão Kane” lembra que boa parte é filmada de baixo para cima, como se o personagem de Kane fosse um deus, um ser acima do bem e do mal.
Sugiro assistir a esse filminho e, depois, ver “Cidadão Kane”. É só alegria. Bom fim-de-semana.
Barcinski, com uma manchete no Uol a respeito de que o consumidor está preferindo ouvir a música na internet, em vários formatos e lugares (sites, blogs, youtube etc), em vez de “ter” esta música em casa, me/te pergunto: será que a música hoje deixou de ter importância na vida das pessoas? Ao menos como tinha antes? Ou é apenas uma maneira diferente de usufruir da mesma, mantendo a importância?
Acho “Cidadão Kane” o único filme realmente bom do Orson Welles.
Billy Wilder era mais diretor !
Olá, Barcinski. Eu encontrei num post seu do ano passado o link pra baixar o pdf do livro “Confraria de Tolos”, mas está quebrado. Poderia reupar de novo? Obrigado
Não fui que coloquei o link, Paulo, foi um leitor, vamos ver se ele se anima.
Vê aí se ficou ok: http://www.mediafire.com/?uvvgawmbby5vvx0
Valeu, Renato. Olha aí “A Confraria de Tolos” em pdf, pra quem quiser…
Só vi agora. Estou baixando, muito obrigado, Renato e André!
Respondendo ao Bruno o nome do filme é RKO 281 foi lançado direto para a tv em 1999 (HBO).
Ah, me esqueci de comentar uma coisa no dia em que você falou do desenho do Charlie Brown: as tirinhas são muito boas também. Independente da época, costumo lê-las neste site http://www.gocomics.com/peanuts
Já tinha visto?
Enfim, parabéns pela homenagem ao Welles mais uma vez!
Poxa, interessantíssimo esse vídeo, Barça!
Seus posts são sempre acima da média. Parabéns!
Porra André!! Algemaram o George Clooney!! Isso é campanha politica para o Obama ou ele gosta de passear no Sudão?
Você poderia fazer um post sobre as eleições americanas,quais as chances do Obama, etc.
Bom, não sou grande fã do Obama, mas a concorrência é tão deprimente, que torço por ele.
Excelente!
Fora do tópico, Barça: o que aconteceu ontem o Ronaldinho explicou um ano atrás:
“Flamengo é Flamengo.”
Abçs.
Vi recentemente o doc. Verdades e mentiras de 73. p.q.p. que maravilha de descoberta. eu que não tinha vito nada dele, fiquei maravilhado pelo seu jeito malandro e a edição? Muito mais moderna do que quase tudo que eu já vi. As conversas com o pintor são algo que realmente merece ser visto.
É demais mesmo esse filme.
Um comentário breve mas não pertinente ao texto de hoje; vi no site do festival SXSW que há um artista chamado Gary Lucas e o mesmo fará um show lá denominado Gary Lucas Plays Coffin Joe’s “This Night I Will Possess Your Corpse”; você estava sabendo desse lance?
Conheço o projeto, ele é um baita guitarrista que fez uma trilha para o filme do Mojica. Já apresentou esse show em NY, Londres, várias cidades. Nunca vi, mas quem viu diz que é sensacional.
É o mesmo cara com quem o Jeff Buckley trabalhou? Se for, o cara é muito bom mesmo.
O próprio.
Desculpe a ignorância, mas qual o nome desse filme sobre Cidadão Kane, ou sobre Orson Welles que tem John Malkovich no elenco?
Não vi.
nos créditos finais do vídeo aparece o nome dos filmes de onde tiraram as cenas; dá para deduzir que essa cena do J. malckovich seja do “the battle for c. kane” de 1996. i guess… but i’m not sure.
Olha, me lembro de ter visto o “Battle”, e é um documentário.
André, esse documentário que você se refere está em uma edição de dvd do filme. Eu vi uma vez e achei fantástico. Já o filme que o Bruno e a Fernanda citam, é esse:
http://www.imdb.com/title/tt0120801/
http://www.rottentomatoes.com/m/rko_281_the_battle_over_citizen_kane/
Na verdade é um telefilme, nunca vi mas fiquei curioso, vou tentar baixar.
Só completando… o link do documentário no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=rR2s6_Xbi9M
Valeu demais pessoal. Obrigado.
O nome é RKO 281. Pesquisei.
Para quem lê em inglês e quer estudar um pouco mais deste filme, aqui uma boa dica para começar:
http://www.filmeducation.org/pdf/film/citkane.pdf
Me chamou a atenção uma frase do Orson, no final do documentário, em entrevista.
É sempre legal ver como que o povo encara as questões do processo criativo.
“It’s about 2% movie making and 98% hustling. It’s no way to spend a life.”
Do caralho, valeu pelo post andré!
O coitado terminou a vida fazendo narração em disco do Manowar, não esqueça.
A narração do Manowar até que é legal. O pior foi a narração para os desenhos do Transformers…
André, vi no IMDB que Gregg Toland perdeu o Oscar daquele ano para Arthur C. Miller. Olha, já assisti “Como Era Verde Meu Vale”, e embora muito bonita, a fotografia de Miller naquele filme é totalmente convencional, não chega aos pés do trabalho revolucionário de Toland. Enfim, vindo de premiação que praticamente ignorou o grande Gordon Willis em toda a sua carreira, não chega a ser nenhuma surpresa
O Welles nunca ganhou um Oscar, não precisa dizer mais nada.
Orson Welles ganhou o Oscar de roteiro original por Cidadão Kane.
Sim, mas o roteiro não era só dele, aliás, alguns dizem que foi muito mais obra do Herman Mankiewickz que do Welles. Leia o ensaio da Pauline Kael, “Criando Kane”, que fala sobre isso.
Verdade. O roteiro original era do Mankiewickz. Welles e Joseph Cotten também ajudaram com algumas modificações e adaptações.
Barça, você que manja pra cacete de cinema, bem que poderia tornar frequente no blog momentos Nick Hornby, indicando listas de filmes por genero, por década, por ator, etc…. Seria legal, principalmente por causa dos filmes mais antigos… Eu por exemplo, da década de 70 pra cá, assisti muita coisa…. mas desconheço as coisas boas mais antigas… Eu vi que você faz as vezes algumas listas, mas enfim, é só uma dica! Abraço!
Boa, vou fazer isso sim.
Cidadão Kane é uma ausência grave nos filmes que não assisti ainda… Não queria baixar no torrent, queria assistir numa qualidade legal. Vou tentar alugar essa versão nova que saiu. Bom final de semana!
comprei um dvd com extras e ótima qualidade a 19,00. vale muito à pena!
Belíssima homenagem!
Cidadão Kane, por este e tantos outros motivos é um filme “chave” na história do cinema. Tudo mudou no cinema após a realização dessa obra prima. A fotografia, a edição, a montagem, o roteiro devastador sobre a vida do magnata da imprensa americana W.R.Hearst.
Infelizmente, Welles pagou caro por esta obra. Nunca mais teve liberdade para finalizar um filme da forma que ele queria. O poder de Hearst sobre os estúdios de cinema americanos era avassalador. Com isso tudo, Cidadão Kane acabou imortalizado. Ainda hoje é um filme absolutamente moderno.
Muito bom .
Welles era gênio. Basta ver a sequência inicial de Touch of Evil p/ não restar dúvidas.
Tive o prazer de ver “Marca da Maldade” no cinema, Estação Botafogo!
“Marca da Maldade” foram os três gols em 13 minutos, ontem.
rsrsrsrsrsrsrs Flamengo e Corinthians na Libertadores é diversão garantida!!!
Essa foi boa. Ria agora, pra chorar depois, quando o Deco Dodói e o Fred Fruta voltarem a frequentar o centro médico! Conheço aquele time! Vou dar muita risada ao ver o Abel Cachaça esbravejando no campo!
E aqui vai outro filme pra vc, O Imperador Strikes Back!!!!!
Esse pode ser mesmo. O Adriano tá do tamanho do Jabba the Hut.