Cada geração tem seu “Clube dos Cafajestes”
21/03/12 07:00
Taí um filme para o adolescente idiota que existe em cada um de nós: “Projeto X – Uma Festa Fora de Controle” (veja aqui minha crítica na Folha).
Produzido por Todd Phillips, diretor de “Se Beber, Não Case”, o filme é um delírio teen cheio de hormônios e rebeldia juvenil. Se eu tivesse 15 anos, veria umas quatro sessões seguidas e compraria o DVD (ou melhor, baixaria da Internet).
O filme acompanha três amigos que resolvem fazer uma festa de aniversário para um deles, aproveitando a ausência dos pais.
Só que a festa foge do controle e vira um verdadeiro motim, com casas incendiadas, carros destruídos e caos no bairro todo. Além de meninas de calcinha se jogando na piscina e um anão preso no forno, que não podem faltar em nenhuma festa desse tipo.
O filme usa o manjado e eficiente recurso de falsas cenas “reais” (lembra “A Bruxa de Blair”?): os três amigos pedem a um conhecido que filme a festa, e são essas imagens que vemos na tela.
A sensação é de ver uma série de clipes proibidos do Youtube, o que dá ao filme um aspecto voyeurístico irresistível.
“Projeto X” é o “Clube dos Cafajestes” para a geração Youtube.
Sempre fui fascinado pelo sensacionalismo no cinema. Desde William Castle, que obrigava os espectadores a assinar um termo inocentando o filme caso morressem de medo, a John Waters, distribuindo cartelas de odor (“Odorama”) para arranhar e sentir o “cheiro” das cenas de “Polyester”, produtores vêm criando artifícios para levar a experiência do filme a outra dimensão.
Guardadas as devidas proporções, “Projeto X” tem o mesmo apelo. O nome mais parece um experimento científico. A divulgação foi feita com virais para a web, e os anúncios de TV lembram mesmo cenas proibidas da Internet.
Resta saber quantos adolescentes vão sair do cinema e tentar o mesmo em casa. Só peço uma coisa: não deixem de me chamar pra festa.
P.S.: Até quarta, estarei com acesso muito limitado à Internet. Deixei textos agendados, mas não sei se conseguirei moderar os comentários. Prometo responder a todos quando voltar.
O André já andou postando sobre as escolas waldorf, curiosa essa matéria da cnn, os CEOs de tecnologia as preferem por haver pouca tecnologia:
http://www.cnn.com/video/?/video/tech/2012/03/13/dnt-simon-no-tech-schools.cnn#/video/tech/2012/03/13/dnt-simon-no-tech-schools.cnn
Um pequeno adendo, quem não tem mais esse adolescente idiota dentro de si ao qual se refere o Barcinski, deverá ter uma visão um tanto cinza da vida.
Concordo com o Andre Barcinski. Nem todo filme tem que ter um conteúdo, achei projeto X um filme de comédia divertido por conta do caos. Bem estilo Clube dos Cafajestes. Agora fazer comparações com Buñuel e Pasolini é exagero Projeto X vale pelo que é. Um fime de comédia com situações absurdas. E concordo com cometário do Mário é o tipo de filme que salva um fim de semana chuvoso. E só. E por isso é legal. Quem vai ao cinema achando que verá algo diferente disso precisa rever seus conceitos.
você so gosta de filme ruim Projeto X e o filme mais sem graça que eu já vi ninguém no cinema riu dessa porcaria já do Se Beber não Case todo mundo no cinema riu
você prescisa estudar cinema
Precisa estudar cinema pra entender a superioridade de “Se Beber Não Case” sobre “Projeto X”?
Bom dia Barcisnki! Outro tópico, mas.. assisti a trilogia do Paradise Lost devido ao seu post, eu desconhecia o caso!!! como aficcionado por Metallica e investigações, (Csi, etc) assisti os 3 de uma vez! E ainda por cima li o livro Devil´s Knot! O que você acha do caso? E esse novo documentário West of Memphis, você viu? tem noticia de quando conseguiremos ver? Você ja viu?
Abraço!
SÉRIO QUE VOCE GOSTOU MESMO DESSE FILME ?
pior é que já aconteceu. li esta semana que um adolescente morreu numa festa desse tipo nos eua, que são organizadas com uns vídeos pelo youtube chamando todo mundo pra algazarra. li aqui ó http://news.moviefone.com/2012/03/15/project-x-parties-houston_n_1348492.html
Olha isso Barcinski…
Cormac McCarthy e Werner Herzog!
http://hw.libsyn.com/p/c/7/2/c72219a801e5c852/scifri201104085.mp3?sid=f58a3dfcfd4fc67eb15a1c2067bbf76c&l_sid=18801&l_eid=&l_mid=2514264&expiration=1332338265&hwt=6418ceea3e61b156f23fcb0899460af5
Vou ver com calma isso aí, que merece…
o link completo está aqui…
http://www.openculture.com/2011/04/werner_herzog_and_cormac_mccarthy.html
Abraço!
galera me bate qdo eu falo isso, mas acho joia esses filmes idiotas. eu por exemplo nao vejo a hora de sair o american pie novo… com o elenco dos 3 primeiros. esse é o tipo de filme que ja salvou muito sabado chuvoso a noite
a bruxa de blair é uma porcaria, sub-terror seção da tarde.
Canibal Holocausto, ou qualquer filme de Pasolini e Luis Bunnel foram realmente inovadores nesse contesto.
Para uma pessoa que não sabe escrever contexto, você é um pouquinho crítico, né?
Fala Barça! Eu sinceramente não gostei do Se beber não case (só assisti o 1º), meu amigos adoraram, mas fui ver e achei bem fraco e sem graça o que você achou dele?
Achei um saco, não vi a menor graça.
Dois, tambem não vi a menor graça nesse filme. Tanto é que parei de assisitir aos vinte minutos do mesmo e passei para o outro filme que eu tinha locado na época, o terror Arraste-me Para o Inferno, do Sam Raimi. Que, ironicamente, me fez rolar de tanto rir.
confesso que assisti por causa do bradley cooper.
realmente quem nunca quis uma festa assim?!
off topic – Está em cartaz o documentário sobre Raulzito. Gostaria de suas impressões sobre o documentário e é claro sobre RAUL! TOCA RAUL no seu blog….
É o tema de sexta.
Muito bom saber. O tao aguardado post sobre o Raulzito. Veja se capricha do texto que o pessoal é fogo e nao deixa escapar nada. E boa sorte com a conexao aí.