Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

André Barcinski

Uma Confraria de Tolos

Perfil André Barcinski é crítico da Folha.

Perfil completo

Lado a lado com Ziggy Stardust

Por Andre Barcinski
11/04/12 07:15

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Várias revistas de música estão falando dos 40 anos de “Ziggy Stardust”, clássico álbum de David Bowie.

As matérias me lembraram uma história que rolou no Rio, em 1989.

Em julho daquele ano, aconteceu um show do Uriah Heep no Canecão. E o baixista do Heep era Trevor Bolder, que havia tocado no Spiders from Mars, banda que acompanhou Bowie em quatro discos que mudaram o rock: “Hunky Dory” (1971), “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars” (1972), “Aladdin Sane” (1973) e “Pin Ups” (1973).

Pedi à assessoria da gravadora uma entrevista com Bolder. A moça perguntou se eu não queria falar com Mick Box, o líder do Uriah Heep. Eu disse que queria mesmo era falar com o baixista.

No bar do hotel, enquanto todos os jornalistas tentavam exclusivas com Mick Box, passei um tempão batendo papo com Trevor Bolder.

O cara foi super simpático. Falou das primeiras bandas que teve em Hull, no nordeste da Inglaterra, com o grande guitarrista Mick Ronson, com quem formaria o Spiders from Mars.

Contou como acabou tocando com Bowie: “David ligou pro Mick (Ronson), disse que ia se apresentar na BBC e precisava de uma banda. Fui junto com Mick. Acabei gravando quatro discos com Bowie.”

“Foi surreal”, disse Bolder. “Num dia eu estava tocando em pubs de Hull; no outro, estava vestido de herói ‘glam’ tocando pra 15 mil pessoas. Isso é rock’n’roll!”

Segundo Bolder, Bowie era um ególatra mal agradecido, que usava músicos e depois os esquecia quando não precisava mais deles.

Mas disse também que nunca tinha trabalhado com um compositor tão talentoso, e que sentia saudades do tempo de “Ziggy Stardust”. “Aquele disco foi muito, muito importante. Foi muito bom ter feito parte daquilo.”

Depois de uma meia hora de papo, a entrevista acabou. Agradeci e me despedi. Foi aí que ele se ligou: “Mas você não perguntou nada sobre o Heep!?”

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Miro comentou em 11/04/12 at 15:40

    Desconheço o som do Uriah Heep mas sei que eles tem um disco com a capa mais assustadora que eu já vi, acho que é o Abominog. Primeira vez que eu vi era uma criança de 5 ou 6 anos ficou marcado na minha memória, tive até pesadelos com aquela imagem do vermelhão babando..rs, ainda mais naquela época que era tudo vinil, chamava mais atenção.Agora hoje nem tanto, capas de Cd’s de grupo sertanejo ou axé me assustam mais.

  2. Velho comentou em 11/04/12 at 14:57

    David Bowie é mais um exemplo de cantor que todo mundo conhece mas poucos gostam.

  3. Luiz comentou em 11/04/12 at 13:25

    Caraca! O cara tocou em “Lady Grinning Soul”? É uma das músicas mais lindas do universo!

  4. Corumbá comentou em 11/04/12 at 13:19

    André, vou dar uma de Barcinski e mandar um comentário nada a ver com o post. Vi que na semana que vem estréia a nova temporada do “Estranho mundo de Zé do Caixão” e que em um dos programas vai rolar uma entrevista com o Paulo Oliveira, do “Larica total”. Você já conhece o cara? Acho o programa dele SEN-SA-CIO-NAL! Sei que já deve ter sido gravado, mas bem que poderia rolar uma intervenção sua sobre seus posts de “Culinária Ogra”. Como é bom ver que ainda há vida na produção cultural brasileira. Parabéns pela sua parte nisso também!

    • Andre Barcinski comentou em 11/04/12 at 17:24

      Foi muito boa a entrevista do Paulo, o cara é uma figuraça, e o Larica é um dos programas mais legais da TV, vc tem razão. Ele é muito talentoso.

  5. lucmes comentou em 11/04/12 at 13:09

    Sempre interessantes as suas histórias dos bastidores das entrevistas, ou do que aconteceu além das mesmas.

  6. Rolf comentou em 11/04/12 at 13:03

    O Morrissey diz a mesma coisa do Bowie (sobre ele ser mal agradecido e tal), que se condivou pro show no Madison Square Garden, sugeriu que ele entrasse sem ser anunciado e, gradativamente, o Morrissey e a banda dele deixariam o palco.

  7. Enaldo Soares comentou em 11/04/12 at 12:20

    Ziggy, Heroes, Station to Station, Low são os quatro grande discos de Bowie para mim, de quem sou fã há mais de trinta anos.

    Pin ups me parece uma coletânea morna.

  8. pabloREM comentou em 11/04/12 at 12:11

    Gosto muito de David Bowie, e é triste para música que ele não tenha lançado mais nada. Agora o Uriah Heep eu não lembro de nada deles, acho que ouvi muito pouco.
    André, o que você achava do Tin Machine, que na época foi massacrado por muitos jornalistas?

    • Andre Barcinski comentou em 11/04/12 at 17:26

      Gostei dos dois discos do Tin Machine, na época. E o show foi muito bom tb…

  9. neder comentou em 11/04/12 at 11:54

    É incrível como os músicos contratados ficam magoados porque os artistas não os carregam para o resto de suas vidas. Eles não conseguem entender a necessidade do outro buscar novos rumos, sonoridades, desafios.

  10. Paulo comentou em 11/04/12 at 11:52

    “Segundo Bolder, Bowie era um ególatra mal agradecido, que usava músicos e depois os esquecia quando não precisava mais deles”, isso e bem tipico do Bowie ele ajudou a levantar a carreira solo do Reed e do Iggy, mas tambem soube usar os dois, alem disso apesar do talento, essa fama do camaleão do rock as vezes me passa a ideia de oportunismo, minha humilde opinião e que a obra dele e muito derivativa

  11. Leo PP comentou em 11/04/12 at 11:51

    André, fugindo do assunto…o que acontece com os preços de ingressos em SP? Até quando as produtoras irão se esconder na falácia da meia-entrada? Pagar R$ 140 para ver o Mark Lanegan no Cine Jóia é muita grana..hj em dia em SP qq show deste tipo não sai por menos de R$ 100!

    Para não dizer que por se tratar de um único show no país este é valor a ser cobrado, o mesmo show no Chile (um único tb) sairá por R$ 60 (16.000 pesos).

    Tá cada vez mais patético…

    • Andre Barcinski comentou em 11/04/12 at 17:28

      Olha, esse assunto já foi muito discutido aqui. O maior problema de shows brasileiros é essa palhaçada da meia-entrada. É um trambique que não tem fim.

      • Leo PP comentou em 11/04/12 at 18:55

        Pois é, e como não conheço a lei na sua íntegra não posso dizer se existe algum mecanismo que poderia desvincular um evento como este e tratá-lo como uma balada normal (a exemplo dos bares de rock com bandas ao vivo onde é cobrado uma entrada sem consumação).

        Enfim, sem querer dar uma de troll aqui no blog e me prolongar, creio que exista uma certa dose de ganância e oportunismo em tratar arte e cultura como business e apenas isto…

        • Andre Barcinski comentou em 11/04/12 at 18:58

          A lei não faz o menor sentido, a confecção das carteiras é um acinte, a fiscalização não existe, enfim, é tudo errado.

          • Anderson Nascimento comentou em 13/04/12 at 11:22

            FAço faculdade e me “beneficio” da lei, mas confesso q não entendo qual é o ponto. Para que serve a meia-entrada? Qual o teórico objetivo, se é que há?

  12. Boris comentou em 11/04/12 at 11:40

    Barça, na leitura deste post surgiu uma dúvida: como funcionava assessoria das bandas/gravadoras/músicos em comparação as assessorias atuais? Tinha muita diferença do que existe no mercado hoje?

    • Andre Barcinski comentou em 11/04/12 at 17:30

      Cara, não posso te dizer, até porque estou totalmente fora do esquema hoje, não sei como funciona. Antigamente, cada gravadora tinha sua assessora de imprensa, e os jornalistas tentavam conseguir sempre exclusivas, essas coisas.

  13. jAH comentou em 11/04/12 at 11:37

    Já assisti o Heep (ou o que sobrou dele) aqui em Bsb, numa apresentação no Minas Brasília Tenis Clube, um lugar decadente com uma acústica péssima, que eu considero o máximo da decadência para qq banda do mundo (Deep Purple já tocou lá, é uma espécie de Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá). Foi um showzinho até legal, a meia-dúzia de gatos pingados presente sabia de cor e salteado os hits da banda e eles foram bem fiéis ao roteiro saudosista. Para mim o baixista do Heep era o Gary Thain, pelo menos na fase de Demons and Wizards e Magician’s Birthday, com as capas fantásticas de Roger Dean.

    • Guilherme Braga comentou em 11/04/12 at 13:15

      Gary Thain pra mim foi o maior baixista de todos os tempos!! Inclusive, na sua banda antiga, chegou a tocar em um show com o Jimi Hendrix!

  14. Marcel de Souza comentou em 11/04/12 at 11:28

    Ia perguntar justamente isso, se o cara não tinha ficado revoltado por só ter respondido perguntas sobre o Bowie, ehehe! Uma pena mesmo que o Bowie tenha sumido, largou mão inclusive de ser ator.

    • Andre Barcinski comentou em 11/04/12 at 11:36

      Ele não ficou revoltado, não disse isso. Só achou curioso. Ele foi super simpático.

  15. Augusto Pinto comentou em 11/04/12 at 11:22

    Esse post fez eu me lembrar que até agora a Uncut do mês passado com ele na capa não chegou em casa. A sua (caso assine/compre pelo site da IPC) veio?

    • Andre Barcinski comentou em 11/04/12 at 11:26

      Já, faz um tempinho. Muito boa a edição, tem umas fotos raras do Bowie.

  16. Maycon Rodrigues comentou em 11/04/12 at 10:50

    Na fase que Iggy Pop e Bowie andava juntos
    no ano 1977, David Bowie fez nada menos que 4 álbuns brilhantes que têm resistido ao teste do tempo: Low, Heroes, The Idiot (Iggy Pop), Lust For Life (Iggy Pop). Uma máquina.

  17. Bidola comentou em 11/04/12 at 10:27

    Barça, você chegou a ler a biografia do Bowie feito pelo Marc Spitz? É boa? Outro dia fiquei coçando a mão p/ comprar, mas acabei deixando de lado.

    • Andre Barcinski comentou em 11/04/12 at 11:06

      Li sim, não tem muita coisa nova, mas é bem feita.

    • Guilherme Braga comentou em 11/04/12 at 11:23

      Recomendo Strange Fascination, do David Buckley.

  18. Guilherme Braga comentou em 11/04/12 at 10:25

    Eu lembro de você ter comentado esse fato no programa Garagem, lá pelo ano 2000. Depois que você falou que Uriah Heep era uma bosta, mandei um e-mail xingando vocês, hahaha!! Acho que foi a única vez que eu mandei um e-mail de fã revoltado desses. Uma pena q o Bowie esteja aposentado, StationToStation é o meu álbum favorito. Essa história de que ele tá doente eu não estou sabendo, alguém tem algum link de reportagem sobre esse fato?

    • Sávio comentou em 11/04/12 at 11:41

      Guilherme, tem essa de 2010:
      http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,david-bowie-esta-bem-o-dia-em-que-a-terra-vai-parar,632333,0.htm

      • Guilherme Braga comentou em 11/04/12 at 20:00

        Valeu, Sávio!

    • Enaldo Soares comentou em 11/04/12 at 12:22

      A BBC e outros sites ingleses confirmaram a aposentadoria e a doença de Bowie. É questão de dar uma procurada.

    • ivate comentou em 11/04/12 at 14:09

      casado com uma linda mulher negra acha que o cara iria ficar doente?

      • Andre Barcinski comentou em 11/04/12 at 17:24

        Não entendi. Quem casa com mulher negra e linda não fica doente?

        • Anderson Nascimento comentou em 13/04/12 at 11:14

          Encontramos a cura de todas as doenças…rsrsrsrs

    • ivate comentou em 11/04/12 at 14:10

      é StationToStation foi o melhor….

      • Anderson comentou em 11/04/12 at 18:33

        ivate, você é de Ivaté-PR?

  19. Adriano dos Santos comentou em 11/04/12 at 10:01

    A entrevista inteira vai ser publicada onde?

  20. Jaime Junior comentou em 11/04/12 at 9:51

    Caro André,

    Já ouvi Ziggy dezenas de vezes e o que posso dizer é que é um puta disco de rock.Todos os fãs do gênero deveria ouvi-lo pelo fato de ter marcado historia e pra quebrar um pouco com os discos dos medalhões mais conhecidos por aqui:Beatles,Stones,Who,Floyd.Zeppelin…

    • Enaldo Soares comentou em 11/04/12 at 12:22

      Também acho que Diamond Dogs é melhor do que Pin Ups.

      • Andre Barcinski comentou em 11/04/12 at 17:25

        Pin Ups é um disco de covers, não dá pra comparar.

  21. Anderson Nascimento comentou em 11/04/12 at 9:50

    Muito legal esta história, Barcinski… e é uma pena que o Bowie esteja sumido… talvez ele estivesse dando um pouco de gás ao “rock mainstream” no meio deste marasmo de emos e indie fofo…

    Será mesmo que o Bowie é este sanguessuga de músicos? Ouvi dizer que ele ajudou Mick Ronson quando este estava ferrado…

    Aliás, tem alguma história do Mick Ronson, Barça?

  22. Alvaro comentou em 11/04/12 at 9:33

    Legal o texto, gosto muito do Bowie. Hunky Dory é um melhores discos de todos os tempos. Discordo do relator apenas quando afirma que o Pin Ups (disco de covers) é um dos discos que mudaram o rock. Eu o substituiria por ” Diamond Dogs”, este sim rock n’ roll na veia e cheio de influências de George Orwell…mas sem os Spiders from Mars…

  23. Flávio Silva comentou em 11/04/12 at 9:28

    André,
    Vc sabe dizer que banda acompanhou Bowie no The Man Who Sold The World? E nos discos anteriores?

    • Andre Barcinski comentou em 11/04/12 at 11:09

      O grupo principal tinha o Mick Ronson e o Mick Woodmansey, que depois formariam o Spiders from Mars com o Bolder. Quem tocou baixo e piano no disco foi o Tony Visconti.

    • Celso comentou em 11/04/12 at 11:17

      Esse disco é absolutamente do caralho, um disco pesado e pouco conhecido. Só “Width of a circle” já vale o disco, é uma porrada esta música.

  24. Theo comentou em 11/04/12 at 8:58

    Bom dia,

    Aproveitando o post, no multishow hd está passando uma apresentação deste album.

  25. Felipe de Interlagos comentou em 11/04/12 at 8:48

    Grande história! Pior que você fez como o cara disse que o Bowie fazia… usou o coitado do baixista é jogou fora né? rs. Quando ele te disse que não perguntou nada, o que aconteceu? Um olhar 43 – aquele assim meio de lado, já saindo, indo embora – certo?

  26. cleibsom carlos comentou em 11/04/12 at 8:42

    barca, acho o bowie o mais talentoso usurpador da historia, senao vejamos: no comeco tocava folk inspirado em bob dylan; depois se apaixonou por velvet e stooges; caiu de boca no glam e na purpurina na cola do t.rex; quando a discoteca bombava la estava ele gravando fame; chapado pela eletronica chupou sem do o som dos alemaes; no comeco dos anos 80 a moda era o new romantic e la estava ele copiando; quano o rock voltou a bombar o cara tratou de montar o tin machine e, finalmente, tentou seguir sem muito sucesso a cena eletronica nascente no comeco dos anos 2000…nao sei que filosofo que disse que genio e aquele que copia as ideias dos outros e as levam adiante como se fossem suas, sendo assim david bowie indubitavelmente e um dos maiores genios da musica, basta constatar o reconhecimento que a critica o da mesmo ele tendo apenas reciclado de forma muito competente ideias dos outros.

    • Andre Barcinski comentou em 11/04/12 at 9:22

      Bom, não é à toa que o cara é chamado de camaleão. Vc tem razão, ele tem uma capacidade incrível de pressentir o que vai bombar e dar a sua versão daquilo. É um gênio, e é uma pena que esteja sumido.

      • Luc comentou em 11/04/12 at 9:42

        Ele sempre foi muito antenado, influenciando e sendo influenciado, basta ver o que o Iggy Pop escreveu sobre ele nessa edição recente da Rolling Stone sobre 100 artistas essenciais.

        • Luc comentou em 11/04/12 at 9:47

          Iggy não, Lou Reed, Iggy escreveu sobre o Nirvana

  27. Juliano comentou em 11/04/12 at 8:36

    O Ziggy Stardust abriu minha mente para vários sons, numa fase que eu achava que o Led Zeppelin era a coisa mais incrível que existia.

    • neder comentou em 11/04/12 at 11:51

      E você estava certo: o Led Zeppelin era a coisa mais incrível que existia.

      • Juliano comentou em 12/04/12 at 8:20

        Me expresse mal. Achava que Led Zeppelin era a única coisa incrível que existia.

      • Celso comentou em 12/04/12 at 8:21

        Tava pensando isso hoje mesmo, enquanto escutava o primeiro do Led, tentando me livrar de centenas de audições e imaginar como teria sido o impacto de um album como aquele numa primeira ouvida, na época em que foi lançado. Deve ter sido devastador.

        • Neder comentou em 12/04/12 at 10:06

          Eu estava brincando com o Juliano, porque sou um fã doente do Led Zeppelin. Mas entendi o que ele quis dizer sobre abrir os horizontes. É legal isso. E concordo com você, Celso. Hendrix, Cream e Kinks deram um peso maior ao rock. Mas o primeiro disco do Led arrebentou tudo. É pesado demais para a época. O “All Music Guide” diz tudo: “Led Zeppelin had a fully formed, distinctive sound from the outset, as their eponymous debut illustrates. Taking the heavy, distorted electric blues of Jimi Hendrix, Jeff Beck, and Cream to an extreme, Zeppelin created a majestic, powerful brand of guitar rock constructed around simple, memorable riffs and lumbering rhythms. But the key to the group’s attack was subtlety: it wasn’t just an onslaught of guitar noise, it was shaded and textured, filled with alternating dynamics and tempos. As Led Zeppelin proves, the group was capable of such multi-layered music from the start.” Na mosca. Bowie sempre é citado por sua postura, facetas, elegância etc. A música, que é boa, é um complemento. Fica aquela história do Camaleão. O Led Zeppelin é lembrado na história do rock, antes de tudo, pela qualidade de sua música e influência exercida sobre as bandas hard e heavy que se formaram a partir dos anos 80. O som ficou na história. Vejam aqui um exemplo desta influência: http://www.youtube.com/watch?v=GpJIFlDOi0o

  28. ivate comentou em 11/04/12 at 8:35

    Bowie: station to station… clássico entre outros….. Barça, precisamos, da tua parte, de um review do “guia da culinária ogra” ou “frescura gourmet” como fizeste há pouco tempo.. precisamos dar risada e pegar mais dicas de lugares simples e de boa comida…. no aguardo

    • Andre Barcinski comentou em 11/04/12 at 9:21

      O livro sai em setembro, entreguei os originais essa semana.

      • ivate comentou em 11/04/12 at 9:46

        Maravilha… o assunto foi épico… E Hj.. o Flusão vai penar para ganhar… há que se ter respeito e muito pelo Boca… Gosto deste time, mas o de 2008 tinha um charme diferente… Enfim… “sou pó de arroz de coração”…

  29. David Pimentel comentou em 11/04/12 at 8:08

    Só você mesmo André, um faro jornalistico fantástico, descobrir que o guitarrista do Heep tinha tocado com Bowie foi demais.

    • Andre Barcinski comentou em 11/04/12 at 8:18

      Acho que o Bolder está no Uriah Heep até hoje, não era tão segredo assim. É que muita gente nem se ligou que era o mesmo cara.

      • Guilherme Braga comentou em 11/04/12 at 10:19

        Continua até hoje sim.

  30. Tripper comentou em 11/04/12 at 7:44

    André, e o Bowie, você tem notícias dele? É verdade que se aposentou?

    • Andre Barcinski comentou em 11/04/12 at 7:48

      Pelo que ouvi, sim. Parece que está doente.

      • Eduardo comentou em 11/04/12 at 8:43

        Tenho um amigo que conhece o baterista Sterling Campbell que tocou com Bowie e estava (ou está) no B-52’s. O cara disse que Bowie não tem mais saco pra lidar com a indústria da música. Pelo que Campbell disse, Bowie cansou.

        • Alex McLane comentou em 11/04/12 at 12:19

          Ouvi dizer que o Bowie não se recuperou totalmente dos problemas no coração. A coisa foi séria e ele não pode fazer nenhum esforço ou se alterar emocionalmente, correndo risco de vida. Como tem uma filha pequena (11 anos) resolveu ficar em casa (NYC) e passar o tempo com a família.

    • Cesinha comentou em 11/04/12 at 10:18

      Cara, vi dezenas de camisas do Bowie no Lollapalooza. É legal isso, pois a média de idade ali era de 22,3 anos e ele não lança nada faz um tempão e não temos uma rádio ou tv para mostrar o que já fez. Ainda assim…

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailandrebarcinski.folha@uol.com.br

Buscar

Busca
  • Recent posts André Barcinski
  1. 1

    Até breve!

  2. 2

    Há meio século, um filme levou nossas almas

  3. 3

    O dia em que o Mudhoney trocou de nome

  4. 4

    Por que não implodir a rodoviária?

  5. 5

    O melhor filme do fim de semana

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 04/07/2010 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • UOL - O melhor conteúdo
  • BOL - E-mail grátis
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).