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André Barcinski

Uma Confraria de Tolos

Perfil André Barcinski é crítico da Folha.

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Sorvete de chocolate causa tragédia

Por Andre Barcinski
16/04/12 07:11

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Poucas coisas me deixam mais nervoso que ir ao supermercado. Prefiro fazer um tratamento de canal a aturar a fila da mortadela.

Nunca me importei em pagar um pouco a mais numa mercearia de bairro. Na verdade, faço o que posso para não dar dinheiro a esses megamercados, com seus comerciais cheios de famílias sorridentes comprando margarina.

Há pouco mais de dez anos, passei por um caso traumático envolvendo uma dessas redes poderosas.

Na época, eu morava bem em frente a um supermercado gigante.

Como o lugar funcionava 24 horas, eu sempre fazia compras à noite, para evitar muvucas.

Um dia, eu estava na fila e a caixa perguntou: “Senhor, teve algum produto que não encontrou?”

Devia ser a centésima vez que me perguntavam aquilo. Eu nunca tinha pensado em responder, até porque estava sempre doido para sair dali, mas falei, meio que por instinto:

“Teve sim, sorvete de chocolate pequeno.”

“Como assim, senhor?”

“É, só tem sorvete de chocolate de dois litros. É muito sorvete pra uma pessoa. Custava ter uma embalagem menor?”

A mulher imediatamente ficou com o semblante tenso e assumiu uma posição de alerta; parecia uma fuzileira naval passando por uma inspeção:

“Senhor, vou falar AGORA MESMO com nossa central de pedidos e requisitar o sorvete de chocolate pequeno! Vou exigir uma resposta rápida para seu pedido!”

Normalmente, eu nem me importaria com aquilo. Eu não estava nem aí pro sorvete.

Mas aquela pataquada de atendimento perfeito, aquela pose ridícula de eficiência corporativa, me irritaram. Prometi que voltaria depois em busca do sorvete de chocolate pequeno.

Alguns dias depois, voltei ao lugar. Nada de sorvete pequeno. Fiz questão de ir à mesma caixa.

“Senhor, teve algum produto que não encontrou?”

“Teve sim, o sorvete de chocolate pequeno que você me prometeu semana passada.”

Parecia que eu tinha anunciado a falência da empresa. Em dez segundos, a caixa tinha chamado um gerente, e este, aos berros, convocado um infeliz de um repositor de estoque, que não tinha nada a ver com a história. O gerente começou a esbravejar com o sujeito:

“Mas como? O cliente pediu o produto há DIAS e nós não conseguimos? Isso é inadmissível! Não é assim que trabalhamos!”

Não sei o que me deixou mais furibundo, se a subserviência da caixa ou a prepotência do gerente com o pobre funcionário.

A coisa azedou. Eu disse ao gerente que ia voltar lá TODO DIA, até eles conseguirem o sorvete de chocolate pequeno, e que ia ligar para a ombudsman (sim, a rede tinha uma ombudsman) todo dia, até resolverem a questão.

Cumpri a promessa: toda manhã, a primeira ligação era para a ombudsman. E toda noite eu dava uma passada no supermercado, só para confirmar que eles não haviam conseguido o maldito sorvete.

Isso durou uns dois meses.

Chegou ao ponto de a secretária da ombudsman já reconhecer a minha voz, pedir desculpas antecipadamente e dizer que eles estavam “fazendo de tudo” para resolver o problema.

E o gerente, assim que me via, sumia e mandava dizer que não estava.

Eu estava disposto a levar aquilo até o limite. Ou eles conseguiam o maldito gelato, ou teriam de admitir sua incapacidade.

Tudo corria bem, até que abri o jornal um dia e li uma notícia que me deixou petrificado: a ombudsman tinha sofrido uma parada cardíaca no Aeroporto de Congonhas e morrido.

Fiquei mal pacas, com um tremendo peso na consciência.

Nunca mais entrei no tal supermercado. E, pouco depois, mudei pra outro bairro. Mas nunca achei o sorvete de chocolate pequeno.

A saga continua.

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Comentários

  1. Irving comentou em 16/04/12 at 15:47

    Tipo assim, se eu sou tipo o gerente, tipo o caixa ou tipo o ombudsman daquele supermercado, tipo assim, eu diria a você: Olha, você gosta tanto de sorvete de chocolate tipo ao ponto de nos ligar e nos visitar todos os dias que, tipo assim, leva um pote de 2L mesmo porque, tipo assim, compensa mais pelo tanto de que você se amarra no tal sorvete de chocolate, tipo assim.

    • kamila ferreira comentou em 16/04/12 at 16:01

      tipo assim, jeito tonto de escrever, tipo assim,,,

  2. andrews comentou em 16/04/12 at 15:39

    qual é… logo você, frequentador e divulgador de comida ogra, não vai dar conta de dois litrinhos de sorvete?!

  3. marilu comentou em 16/04/12 at 15:37

    oh barcinski eu tenho uma boa tbem, que deixa o povo com cara de paisagem:
    _ a senhora deseja mais alguma coisa?
    – sim, o telefone do brad pitt!
    e ouve-se um silencio assustador do outro lado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. magrus comentou em 16/04/12 at 15:37

    Também não gosto de supermercados. Na sessão de frutas, em meio aquela balburdia de pessoas e carrinhos de compras, já cansei de “perder” o meu. Outro dia, após verificar a qualidade de alguns legumes, automáticamente, peguei o carrinho que estava do meu lado. Rapidamente, levei um safanão de uma mulher que disse: “vai cuidar do que é seu”. Fiquei abestalhado mas notei que ela deixava uma bolsa no carrinho ao invés de usá-la no ombro como, acredito, seria o mais seguro. Minha reação foi dizer “eu hein! você tá louca”. Ela ameaçou chamar o gerente. Respondi que podia chamar já que não fiz nada de errado, não sou ladrão e que também podia chamar o maridinho. Mas terminou por aí.

  5. Alessandro Paladino comentou em 16/04/12 at 15:35

    Agora tem aquele potinho pequeno da hagen daz que custa mais que o pote de 2 litros !

  6. cleibsom carlos comentou em 16/04/12 at 15:34

    barca, acho isso complicado…da mesma forma que voce nao poder ser culpado pela merda de servico jornalistico que a folha presta e os leitores que despejarem a ira que tem do jornal sobre ti estarao errados, voce esta errado culpando a funcionaria que te perguntou porque ela e inocente, esta e uma obrigacao dela. ate acho que a pobre coitada gostaria de nao perguntar nada e mandar todos os fregueses se foderem, mas ai o seu destino seria o olho da rua.

    • Andre Barcinski comentou em 16/04/12 at 15:37

      Culpando quem? Eu estava tranquilo, na minha, não culpei ninguém por nada.

      • cleibsom carlos comentou em 16/04/12 at 16:52

        voce culpou a empresa, so que a empresa e um ente abstrato, sao os pobres funcionarios laranjas e testas de ferro que pagam o pato.

        • Andre Barcinski comentou em 16/04/12 at 16:59

          Claro que não. E a ombudsman representa quem, por acaso? Não representa a empresa?

  7. andrews comentou em 16/04/12 at 15:29

    já compro a mortadela fatiada e não pego fila. odeio ir ao dentista. 😉

    • Andre Barcinski comentou em 16/04/12 at 15:37

      Mortadela fatiada mata, sabia?

      • andrews comentou em 16/04/12 at 15:42

        pois é, todo embutido faz mal…

        • Casoares comentou em 16/04/12 at 16:37

          Caraca, se você acompanhar o processo de fabricação de salsicha, você não come mais nenhum embutido.

  8. andre comentou em 16/04/12 at 15:29

    O pior das grandes redes é o abuso das filas na hora de passar nos caixas. Uma grande falta de respeito com o cliente de supermercado e ninguém reage, nem as autoridades tomam providência nem os clientes reclamam.

  9. Felipe de Interlagos comentou em 16/04/12 at 15:19

    Barça, suponhamos que você fosse cliente da rede de fast-food do “Big M”. Quando a mocinha do caixa lhe oferece fritas grandes por 1 real a mais, aceitaria?

  10. Rodrigo comentou em 16/04/12 at 15:14

    Pois é, perto da minha casa tb tem um desses, e sempre perguntavam ao meu irmão se não encontrara algo. Ele sempre respondia que não havia achado cerveja gelada, e que em razão disso, ele comprava menos cervejas no supermercado, pois tinha que colocar para gelar, e passava no bar e comprava umas já geladas, para consumo imediato. Depois da terceira vez que meu irmão disse isso, foi surpreendido com um telefonema do supermercado, informando que já haviam providenciado as geladeiras para gelar cerveja e que o supermercado passou a vender cervejas geladas. Desde então, vende-se cervejas geladas naquele supermercado. Enfim, um final mais feliz par ao mesmo episódio…

  11. Ricardo Corocs comentou em 16/04/12 at 15:08

    André,
    Sua postura nesse episódio foi simplesmente perfeita, pois mostra o nível de hipocrisia que impera em nossa sociedade!
    Da empresa de saúde que “neutralizou suas emissões de carbono nas atividades aéreas” até o banco que não envia mais o extrato bancário “pois é melhor usar o papel para coisas mais importantes”, vivemos rodeados de hipocrisia que a maioria aceita como normal…
    Mais do que agir para valer, empresas e governo preferem PARECER efecientes e preocupados.
    Assim, por que fazer uma campanha de conscientização se podemos colocar a culpa pela poluição nas sacolinhas de plástico?
    Por que parar de cobrar tarifas bancárias se podemos mostrar como somos bonzinhos baixando os juros para “apenas” 5% ao mês?
    Por que se preocupar em planejar o futuro do país se já somos a 6a. maior economia do mundo?
    Por que fortalecer o ensino público se podemos criar cotas para a universidade?
    Não sei se podemos fazar algo para mudar a situação, mas pequenos gestos como pedir o sorvete de chocolate pequeno já são um bom começo!
    Abraço!

  12. pabloREM comentou em 16/04/12 at 14:56

    Assustadora essa história. Tem uma rede de supermercados aqui na minha cidade que costuma fazer pergunta semelhante.

  13. rodrigo comentou em 16/04/12 at 14:48

    quem pergunta quer saber, e quem diz o que quer ouve o que não quer. tambem destesto supermercados ainda mais agora que eles não nos dão sacolas e transferiram para o consumidor a responsabilidade ambiental que deveria ser deles. o jsuto seria trocar a sacola plastica por sacola biodegradavel.

  14. Katia comentou em 16/04/12 at 14:42

    Era muito mais fácil o gerente ter assumido que o produto não faz parte dos itens comprados pela rede, ou que não tinham uma data para a entrega do produto….simples e simpático!!!
    Dica das sacolinhas: peguem os sacos para legumes e frutas e embalem seus produtos…kkkkk

  15. JP comentou em 16/04/12 at 14:27

    Acho que a única coisa que o Sr. conseguiu foi a humilhação e a demissão do subalterno. Provalvelmente uma moça com seus 18 ou 20 no seu primeiro emprego ou uma moça já um tanto experiente com dois filhos pra criar. Ser cliente exigente é uma coisa, ser chato é outra. Mas isso é comportamento bem típico de paulistano…

    • Andre Barcinski comentou em 16/04/12 at 14:56

      Tá louco? Quem demitiu quem? Leia o texto, eu fiz questão de falar com o gerente justamente pra ele não ficar colocando a culpa num subalterno. Chato é vc.

    • Paulo comentou em 16/04/12 at 14:57

      Ah, JP… faça-me o favor… poupe-nos…

    • Rosana comentou em 16/04/12 at 15:12

      JP, poupe-nos de seus comentários, diria, totalmente desnecessários e sem nexo!

    • Tatiane comentou em 16/04/12 at 15:22

      Comentário ignorante e preconceituoso. Só porque na nossa cidade o atendimento é muito melhor que em qq outro lugar do país não significa que estamos errados em exigir um atendimento de qualidade em qq estabelecimento.

    • regis comentou em 16/04/12 at 16:05

      Concordo com JP.Consumidor arrogante que desconta suas frustrações em funcionarios que estão cumprindo ordens é de matar! Porque não vai reclamar com o dono do supermercado,provavelmente um anunciante da empresa em que o Sr Barcinski trabalha.

      • Andre Barcinski comentou em 16/04/12 at 16:47

        Gênio, e a ombudsman não representa o “dono” do supermercado?

        • Giuliano comentou em 16/04/12 at 17:20

          Nuu, depois dessa vou até embora do serviço, o povo não consegue entender nada nesta m…. de país só dando risada de tudo e todos mesmo.
          Tudo tem que ser odiado e comentado por aqui, Barcinski vc é Genial e Genioso. Keep Walking.

        • Boris comentou em 16/04/12 at 18:33

          Chego a conclusão que as pessoas não sabem o que significa ombudsman.

      • Leonel comentou em 18/04/12 at 14:34

        Frustrações? O simples fato de querer um produto que não tem no estoque é descontar algo em alguém? A empresa deveria se organizar para satisfazer o cliente, e não esse se acomodar com a falta de um item ou um atendimento ruim, por exemplo.

  16. Carlos Augusto comentou em 16/04/12 at 14:27

    André trolou legal hahaha

  17. Vanilla comentou em 16/04/12 at 14:04

    Não sei como começou, mas tem sido rotina diária vir aqui ler o que você escreve. Sei que 90% é papo chato de um frustrado que não conseguiu sair da “garagem” para conquistar o mundo. Em todo caso, os 10% de “no sense” compensa. Queria muito não te encher mais o saco, mas você pede. Sei como é. Não tem graça fazer palhaçada se a mãe e os amigos não estiverem olhando……

    • Felipe de Interlagos comentou em 16/04/12 at 15:21

      “Véi na boa”… e ainda o Barça reclama que eu sou chato…

      • Vanilla comentou em 16/04/12 at 15:50

        Cê não viu nada….é que eles mudaram de servidor e, melhoraram muito o filtro….o moderador deve ser um PitBull com Roitweiller….

  18. José Paulo comentou em 16/04/12 at 13:23

    Barcinski, você realmente procurou pelo sorvete de chocolate pequeno ou só disse para provocar o embaraço?

    • Andre Barcinski comentou em 16/04/12 at 13:43

      Claro que procurei. Só eu tomava sorvete em casa.

      • bullittkowalski comentou em 16/04/12 at 20:33

        Pô barça, tu é fraco, não guenta tomar um pote de 2 litros de sorvete sozinho igual eu?

      • José Paulo comentou em 17/04/12 at 18:31

        Então atormentar o Ombusdman foi justo, afinal ele ganhava para isso.

  19. Guilherme Braga comentou em 16/04/12 at 12:49

    Sobre o tópico de ontem: Barça, assisti ao show ontem, mas fico abismado: cheguei antes das 21h, o show só começou às 23hs e eu acabei indo embora correndo pra pegar o metrô, só para não pagar 70 reais no táxi (moro na Vila Andrade, zona sul). Queria um autógrafo do Mark Lanegan e achei meio falta de respeito com o consumidor. De quem é a culpa? Da casa, do artista ou eu que estou sendo muito exigente?

    • Andre Barcinski comentou em 16/04/12 at 13:12

      Cara, difícil isso. Essa cultura do show começar tarde já está enraizada. Se vc tenta fazer cedo, o público reclama pq “não deu tempo de chegar”. Eu prefiro show cedo, e acho que as casas deveriam tentar fazê-los terminar sempre antes do horário do metrô.

  20. Gregório Alexandre comentou em 16/04/12 at 12:36

    Uau que supimpa!
    Parece até os New Radicals que radicalizaram a valer fazendo uma revolução num shopping center.

    • Paulo comentou em 16/04/12 at 14:55

      Hahahahahaha! Bem lembrado, Gregório!

  21. André Moraes comentou em 16/04/12 at 12:18

    André,

    Eu adorei esse seu texto.

    Cada vez que leio um relato seu envolvendo essas situações do dia a dia chego à conclusão que você é a única pessoa do mundo que seguramente pode usar a expressão “essas coisas só acontecem comigo”. Quanta história interessante.

    Fiquei chateado somente pela ombudsman.

    Grande abraço

  22. Carlos Alexandre comentou em 16/04/12 at 12:08

    O atendimentinho perfeitinho é uma praga. Por isto, e não só pela comida horrível, passo ao largo de qualquer fast food. Também detesto aqueles sorrisos forçados e subservientes. Contudo, gosto de supermercados. Gosto de trocar rápidas palavrinhas com a caixa, como se dissesse: “sei da merda que é trabalhar aqui e sou solidário com você”…

  23. Marcelo comentou em 16/04/12 at 12:01

    Barça, essa sua história teve requintes de crueldade, hein? rsrsrsrsrsrs

  24. Fabio comentou em 16/04/12 at 11:59

    Sorte sua que você mora no estado do Rio e não tem essa palhaçada “acabar” com sacos plasticas. Essa conversa fiada usando a palavra sustentabilidade com o fim de favorecer os grandes supermercados.

    • Adriana comentou em 16/04/12 at 12:42

      Não tem problema que ele mora no Rio.

      Todos nós somos responsáveis pela preservação do meio ambiente.

      Tenho certeza que o Barcinski leva vários ecobags para fazer o supermercado.

      • magrus comentou em 16/04/12 at 15:17

        Tem gente que acredita!

      • Felipe de Interlagos comentou em 16/04/12 at 15:22

        O Barça é antigão… ele deve usar sacolas de papel.

      • Chico Science comentou em 16/04/12 at 16:46

        Golpe! 1) E o preço das mercadorias que não baixou. Pode baixar centavos, mas tem que baixar o preço 2) não tiraram as sacolas que usamos na porte de hortifruti 3) Por que não fazer sacolas BIODEGRADÁVEIS gratís; isso sim seria “espírito” ecológico. 4) os ecochatos deveriam pensar em criar um sistema de reciclagem ainda maior e mais eficiente do que este que existe hoje em São Paulo. Quer preservar a natureza de uma forma ainda mais construtiva: plante árvores e recupere uma praça degradada. E por aí vai. Ahn, o mundo está esfriando e não esquentando. Só não ver quem não quer.

        • Paulo Pitú comentou em 16/04/12 at 17:37

          Não seja inocente Chico, essa atitude do governo de Sao Paulo não esta protegendo em nada o ambiente. Só esta passando a conta das sacolinhas para nós. Agora teremos que comprar sacolinhas para embalarmos nosso lixo domestico e o supermercado corta o custo com sacolinhas. O unico beneficiado nessa historia sao as redes de supermercados. Não é a natureza e o cidadão muito menos. Você leu alguma reportagem falando de quanto em dinheiro os supermercados vão economizar? Eu não vi nenhum jornal tocar no assunto. E tem nego que acredita em jornalismo chapa branca.

          • Chico Science comentou em 17/04/12 at 6:25

            Vi reportagem sim sobre a aberrração das sacolinhas. Puro Golpe, pois os supermercados, inclusive, e prinicipalmente esse aí do “Faltou alguma coisa?”, irão economizar MILHÕES DE REAIS. O número previsto era de 120.000.000 de reais!! O brasileiro é muito bonzinho e só leva na cabeça, igual prego.

  25. maria comentou em 16/04/12 at 11:56

    hoje em dia tem pote de 1 litro ou 500 gramas. e tb tem pote individual, tipo uma bolinha de sorvete só.
    pois é, conheço meus sorvetes.

  26. Mauricio comentou em 16/04/12 at 11:32

    Caralho, que falta de coisa melhor pra fazer, hein?! Ficar ligando todos os dias pros caras?!

    • Andre Barcinski comentou em 16/04/12 at 11:46

      Que falta de coisa melhor pra fazer, hein? Ficar escrevendo nos comentários aqui???

  27. Larissa Mel comentou em 16/04/12 at 11:13

    o pior é ver como as pessoas se transformam qdo estão nestes hipermercados: elas te empurram, atropelam com o carrinho, olham feio quase rosnando quando vc está em frente a uma prateleira ou na fila de comida pronta; isso qdo não furam a fila na cara larga….
    é a dogville

  28. junior242 comentou em 16/04/12 at 11:00

    Tenho que fazer o advogado do diabo aqui, caixa foi o pior emprego que tive. Você acaba fazendo tudo da maneira mais automática possível e muitas vezes nem se dá conta do que está fazendo, tem que se policiar muito. Trabalhei uns meses de auxiliar naquela Drogasil em frente ao Extra da Brigadeiro e tentava evitar a roubada a qualquer custo. Já limpei banheiro muitas vezes para evitar o caixa.

  29. Afonso Henriques comentou em 16/04/12 at 10:47

    Não tinha nem sorvete de morango ou creme ?

    • Andre Barcinski comentou em 16/04/12 at 10:48

      Sorvete de morango é horrível.

      • Afonso Henriques comentou em 16/04/12 at 10:57

        Eu tive um problema parecido com o site de vendas submarino. Os caras me enviaram um produto diferente do que comprei ( mais barato ) e não conseguiam fazer a troca.

        Tive que me aborrecer muito com a ombudsman para conseguir ser ressarcido, pois ele não tinham o produto que venderam.

        Chegou um ponto em que a vaca nem me atendia mais, pois tinha identificador de chamadas no telefone.

        Como eu viajava com uma certa frequência, ligava de outras cidades. Ela atendia e era um festival de desculpas pela parte dela e de desaforos de minha parte.

        E ainda consegui ser ressarcido do custo das ligações que eu fiz, pois morava em Porto Alegre na época.

      • Marcelo comentou em 16/04/12 at 22:23

        Putz…não tem nada pior que sorvete de morango…

  30. Gouveia comentou em 16/04/12 at 10:35

    Prezado Barcinski, gosto bastante de vosso blog e já acompanho seus textos desde à época da revista Bizz, este texo em especial me chamou atenção, pois trabalho com atendimento e sei que muitas vezes a intenção do atendente é maior do que a causa, seja por necessidade por Interesse em se destacar (um supermercado é uma empresa, concorda?) ou mesmo determinação de sua gerencia,em alguns casos, passível de punição. Não pretendo ser o chato que vai defender os “caixas de bom coração”, gostei do post até, o que chamou minha atença é como um comportamento pode ser considerado divertido por quem não está do outro lado. Antes de reclamar de ser mal atendido futuramente lembre-se que muitas vezes, por trás de um mal atendimento está uma experiencia desagradável como a que vc proporcionou para este caixa -que é alguém pago por uma empresa para “atender” e não ser, pelo que entendi, vítima de bullying –
    E assim vamos seguindo com nossa intenção ingenua de parecermos civilizados! saudações!

    • Andre Barcinski comentou em 16/04/12 at 10:39

      Eu não reclamei de nada. Pelo contrário, teria ficado muito satisfeito se eles não tivessem me perguntado nada. Mas a iniciativa de se mostrar eficiente partiu deles. Isso é que irrita mais.

      • VissottoJr comentou em 16/04/12 at 16:56

        Essas politicas corporativas de serviços diferenciados, esse blá blá blá todo me dá ânsia. Serviço bom é aquele que te atende plenamente sem ter alguém analisando se você saiu feliz do supermercado, o que, convenhamos, não dá nenhum motivo para isso. Melhor seria arranjar uma forma de agilizar as filas.

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