Ouvir Mister Catra dá saudade do Dicró
27/04/12 07:22
Ontem foi um dia triste para o samba.
Morreu Dicró, ou Carlos Roberto de Oliveira, autoproclamado “prefeito do Piscinão de Ramos” e um dos letristas mais engraçados que o Brasil já conheceu.
Dicró era uma figuraça. Encarnava o malandro suburbano carioca, sempre com uma piada na ponta da língua. Gostava de esculhambar políticos, sogras e maridos traídos, e sabia rir da própria desgraça.
Prova disso foi “Os Três Malandros in Concert”, disco que gravou em 1995 com Bezerra da Silva e Moreira da Silva.
Era uma sátira aos “Três Tenores” – Luciano Pavarotti, Placido Domingo e José Carreras – que lembrava o tom debochado com que as chanchadas de Oscarito e Grande Otelo parodiavam as superproduções hollywoodianas dos anos 50.
“Eles são ricos e bonitos, mas nós também temos nosso charme”, pareciam dizer Dicró, Moreira e Bezerra.
Hoje, as letras de Dicró soam até ingênuas. Uma das melhores é “Vou Botar Minha Nega no Seguro”: “Se um vagabundo levar você, nega / O seguro paga / Se o Ricardão aparecer, nega / O seguro paga / É, mas se você desaparecer, nega / O seguro paga porque / O seguro é seguro, você vacilando eu não fico duro”.
Pouco depois de ler sobre a morte de Dicró, recebi um link enviado por um amigo. “Cole Porter ressuscitou”, era o título da mensagem.
O link trazia a nova composição de Valesca Popozuda e Mister Catra, um “pagode romântico”, com violão e coral, chamado “Mama” (se você tiver pelo menos 18 anos, clique aqui para ouvir a obra-prima).
Deu uma saudade danada da ingenuidade do Dicró.
Sob o risco de soar injusto, pergunto: não dá para fazer um paralelo entre Dicró e Mister Catra?
Não estou comparando a qualidade artística dos dois, até porque Dicró, perto do Mister Catra, parece o Cartola.
Meu ponto é: as novas gerações podem muito bem achar Mister Catra um artista “divertido” e “malandro”, assim como Dicró foi para as gerações anteriores.
A questão é: o que vem depois de Mister Catra?
Tem aquela notícia da moça que fez sua tese de doutorado inspirada em Mr Catra, a tese ainda foi premiada e ela ganhou um prêmio de R$ 14 mil, impressionante.
http://oglobo.globo.com/rio/ipp-premia-tese-inspirada-no-funkeiro-mr-catra-3449528
Impressionante. Tive que ler duas vezes para acreditar.
Para tudo. Essa noticia e’ surreal.
Bom, depois desse “artista”, tudo é possivel, né? Agora, ouve quem quer, como dizem alguns, é impossível, já que onde a gente anda tem algum filho de uma quenga escutando essas obras primas. Se Dicró tivesse tido a oportunidade de conhecer essas canções singelas, com certeza perguntaria onde teria um banheiro mais próximo para… bom, ia ter que sair por cima e por baixo. Abraço, Barça!
Catra é CULT , quem já viu alguma entrevista do cara sabe !!!! deixa ele botar pra f@D&r . escuta quem quer !!!!!!
uuuhuuuuuuuuu
Catra é cult pra c*&¨)(.
nas entrevistas só quem entende o seu balbuciar são os cult pra c* que nem ele.
só escuta quem é mano.
Como ele e ela (êpa) cantam nesse mavioso dueto, ele além de cult é cool, que rimam com aquilo mesmo que vocês ouviram.
Estou assistindo a uma seleção recomendada pelo Tarantino de filmes exploitation e confesso que gosto. Acho que essa cultura Carla Perez/MC Catra/Proibidão é nosso exploitation. Porra, mas como é ruim, vc até perde o tesão com uma desgraça dessa. Acho pornografia mais honesta do que essas coisas funk, porque as coisas funk passam como normal mas fazem uma apologia monstro de promiscuidade, drogas e violência.
A verdade é que tudo tem seu público.
Daqui a pouco alguém vai comer cocô, dizer que é legal e ainda vai arregimentar uma legião de fãs.
Compra as músicas quem quer e vai aos shows quem quer.
Só nos resta esperar que um acidente de carro, dengue, comida estragada ou AIDS matem Mr Catra e Valesca Popozuda.
Aí eu faço uma festa… hahahaha
CENSURA SIM,PRA ESSE TIPO DE LIXO QUE CLARAMENTE LEVA MILHARES DE JOVENS Á PROMISCUIDADE,CRESCEM ACHANDO QUE É TUDO TÃO NATURAL.PELA ENTREVISTA QUE VI UM CERTO DIA,ESSA ABERRAÇÃO CHAMADO CATRA,IMPÕE EM SUAS PALAVRAS,QUE TODO MUNDO ADORA UMA SECÃO DE SEXO GRUPAL,GENERALIZA.DIZ TAMBÉM QUE TODO HOMEM SONHA EM TER UMA AMANTE, E POR AÍ VAI………….GENERALIZA TAMBÉM AO DIZER QUE TODA MULHER ADORA SER VAGABUNDA.NÃO É SAUDÁVEL QUE OS JOVENS CRESÇAM ACHANDO TUDO ISSO NATURAL,É UMA BOLA DE NEVE,QUE,LÁ NA FRENTE,MOSTRARÁ UMA SOCIEDADE REPLETA DE PESSOAS COM TAL COMPORTAMENTO.DE UMA OUTRA FORMA,O IDOLATRADO MARCELO D2 TAMBÉM DEU SUA CONTRIBUIÇÃO PARA ENCAMINHAR NOSSOS ADOLESCENTES A UM FUTURO NA MALANDRAGEM,LEGALIZE JÁ,LEGALIZE JÁ,PORQUE UMA ERVA NATURAL NÃO PODE TE PREJUDICAR OU FUMO MACONHA SIM PORQUE NÃO FAZ MAL
QUANTOS ADOLESCENTES ACREDITARAM NESSE SUJEITO E COMEÇARAM A SE DROGAR.QUE MORAL TEM UM GOVERNO PARA BARRAR ESSE TIPO DE LETRA,SE LIBERA PROPAGANDAS E MAIS PROPAGANDAS DE ÁLCOOL NA TV,TODAS LUDIBRIANDO,ASSOCIANDO SEUS PRODUTOS Á MULHERADA.TEM TAMBÉM A TV ABERTA,PROLIFERANDO SACANAGEM O TEMPO TODO,NOVELAS,BBB,LUCIANA GIMENEZ,PANICO ,SÃO OS CARROS CHEFE.ENQUANTO ISSO AQUI NA BAIXADA SANTISTA,MAIORIA ESMAGADORA DAS ESCOLAS SEM PROFESSORES,ALUNOS VOLTANDO PARA CASA SEM AULA.OS ANOS PASSAM E ESSES JOVENS DE HOJE NÃO APRENDEM ABSOLUTAMENTE NADA,PASSAM GRANDE PARTE DO DIA NOS COMPUTADORES,E, LÁ NA FRENTE QUANDO A VIDA EXIGIR O MÍNIMO DELES……………..NÃO SABERÃO PRA ONDE CORRER.VISLUMBRO AS PRÓXIMAS DÉCADAS NEGRAS.
Por favor, caixa alta não.
Falou o puritano.
Cara! Se trocar Catra por Rock, ou por surrealistas, ou pelo que tu quiser, você vai ver que o teu discurso é mais um na história dos discursos reacionários. O problema do Catra é só um: o que ele faz é ruim, ruim pra caramba! Tem maneiras de cantar o mesmo tema sendo legal, bem legal:
http://www.youtube.com/watch?v=k3Fa4lOQfbA
Reacionário é quem tem discurso pronto e imutável, como vc. Catra não é ruim porque é novo, é ruim porque é ruim.
Concordo plenamente, mas eu estava criticando o discurso do Renato, que convenhamos, gritando desse jeito tá precisando de um chazinho de camomila!
“E hoje ela vive lá no céu
E ela vive bem juntinho de nosso Senhor
De lembranças guardo somente suas meias e seus sapatos
Iracema, eu perdi o seu retrato”
Se eu tivesse que comparar isso com qualquer coisa escrita pelo Dicró.
André, depois do Catra, virá algo tão ruim, mas tão ruim, que a dupla Catra e Valesca Popozuda deixará saudades….
Mr Catra é tão baixaria que seja a ser legal e engraçado… eu acho ué? Nada mais natural que um povo como o brasileiro ter músicas sobre put@ri@.
Barça, acho que entendo sua indagação. Nos anos 90 eu me perguntava: “o que virá depois de Carla Perez?”
E eis que temos aí a tal Valesca Popozuda.
Isso significa que Cinderela Bahiana está com o posto de “pior filme de todos os tempos” ameaçado…
Os Três Malandros in Concert me lembra o Pavarotti apavorado, hehe.
o que vem depois de mr que???
quem quer ouvir m. deveria ir ao banheiro.
mas eu não me aflijo com essas porcarias que tem na tv radio e internet, simplesmente mudo o canal.
Caraca, mas o cara não teve a ideia? Deixa ele gravar, ué! É tudo da lei, e ouve quem quer (a não ser quando um inconveniente põe o som nas alturas, mas isso já é outra história).
E cá pra nós: eu ouço músicas e versões recheadas de palavrões cabeludos (e lembro de piores) desde sempre, só que antes isso ficava confinado nas ruas. Não é imperativo comparar Dicró com Catra, e menos ainda um ter que ser melhor que o outro.
Já viste um filme chamado “Idiocracy”? É um filme de 2006, com Luke Wilson… Nem sei se passou por aqui nos cinemas, acho que não… De fato, é um filme “mérdio”, uma comédia despretensiosa… Mas o enredo parte de um pressuposto bastante verossímil… A idiotização constante de nossa sociedade produzirá, no futuro, uma sociedade de idiotas. Não contarei mais pra não estragar o filme, mas essa discussão sobre “o que vem a seguir” é bem engendrada nesse filme. Abr!
Claro que vi, foi um fracasso total, mas eu gostei.
Esse filme é dos msm caras q fizeram “Office Space”, q tbm é muito bom…
Depois do Mister Catra vem o capeta em pessoa pra levar todo mundo pra cucuia.
Como alguns leitores comentaram, dando sequência ao post, há muitas diferenças entre o Dicró (e seus companheiros) e o Catra. O funkeiro parece mais um adolescente que adora falar palavrões e obscenidades para se destacar – as suas letras mais parecem um roteiro de filme pornô. Muito mais engraçado é a sutileza e o duplo sentido dos sambistas. Ah, para quem curiosidade, tem no youtube um documentário sobre o Mr. Catra. Tem até os depoimentos das suas 3 mulheres… tosqueira total.
Com certeza. Letras de duplo sentido (ex: Caju e Castanha ou Sandro Becker) tem um monte de besteiras mas são originais e engraçadas por não serem diretas.
Sobre a onda funk, acho que tudo começou com a junção de artistas lançando clips e mais clips (principalmente com a onda “Rap Gangsta” que invadiu o Brasil por volta de 2005) e pouco gasto (qualquer um hoje pode lançar uma música com o Virtual DJ ou fazer um clipe com TEK PIX).
Junta esses dois fatores e joga no colo de adolescentes que nunca tiveram nada e se encantam com o 50 Cent e Dr.Dre e claro, pessoas que querem uma $$$ fácil para chegarmos aonde estamos hoje.
Olha Barça, confesso que sou uma lástima em conhecer pagode e samba… mas assisti o video que você colocou antes do post… o Dicro tinha jeito de ser uma figuraça…rsrs A frase do vídeo é na hora de xavecar as gringas: “Meu ingles é meio tuberculoso, mas o papo é forte” kkk
Bom, o funk carioca é o fundo do poço na música. Se bem que resisto em atribuir-lhe a categoria de gênero musical. Não chega a ser. Este neo (já não tão “neo assim) pagode, o chamado “sertanejo” (esse da mídia) são muito ruins. Muito mesmo. O axé é a ante-sala da desgraça. Mas o funk carioca é o que de mais rasteiro já foi feito sob o nome “música”. Não vou nem falar das letras, seria até covardia. Atendo-me somente a parte, bem… “musical”, devo dizer que nada pode ser mais indigente: uma batida primária que se repete ‘ad nauseam’ do começo ao fim de cada “composição” e, por sua vez, em TODAS elas, independente do autor. Uma corneta e/ou sampler fajuto aqui ou ali, e um verme com voz de quem acabou de fumar um cachimbo gigante de crack “cantando” aqueles troços. Enfim, não há nada que possa bater o funk carioca em termos de indigência musical. É o fundo do poço do inferno.
Concordo inteiramente, aonde eu assino????
Lembro de aqui em casa ter um compacto do Dicró com uma música chamada “Olha a Rima”, um samba bem divertido.
Fala Barça, tudo certo ?
Resumo da ópera: Dicró vai deixar saudades…Mr.Catra não.
Um abraço a todos e lembrem-se “malandro quando morre vira samba!”
E pensar que muita gente se chocava (ou se perturbava) ao ouvir Serge Gainsbourg e Jane Birkin, em “Je T’Aime, Moi Non Plus”…
Putz, lembro quando eu era criança que os adultos mandavam a gente sair da sala quando colocavam esse disco na vitrola. “Muito forte”, diziam.
E é aí que dava mais vontade de ouvir…
“Vou fazer um bingo, lá na casa da vovó, o prêmio é minha sogra, sai numa pedra só”.
Precisa falar alguma coisa a mais?
Dicró era genio.
Mais gênio que o Dicró só os gênios geniais da música brasileira como Raul, Chico, Veloso, Cazuza, Russo, Antunes e Brown. Pensando bem… a música brasileira é genial… nunca vi um país com tantos gênios musicais como o nosso e acho que eu também sou um gênio por saber disso! Brasil, um país de gênios.
Barcinski, de todas as indicações que vc já nos deu (e não foram poucas e boas) essa foi a mais surreal que eu ouvi. Todos aqui na minha sala estão rindo descontroladamente. Mas, na real o que mais me intrigou foi que no final de tudo eu gostei. É escrachado, imoral, um lixo, mas é ducaralho!!.
Eu havia escutada esta “obra prima” do samba ontem…no msm esquema…via email de um amigo.
Mas para ser sincero…o tal do Catra encarnou uma versão dirty do Barry White…com aquela voz profunda e grave…até acho que se ele cantar desta forma colocando uma guitarra com aquele fundo do tema do Shaft do Isaac Hayes…ficaria até legal…
Quer saber o que vem depois do Catra? MC Mayara, uma curitibana (diz ter 18 anos) que diz cantar um tal de Eletrofunk , e grava os clipes sem calcinha. É de doer também, ainda mais deprimente por ser uma menina tão nova assim.
http://www.youtube.com/watch?v=umQq5tKTXzw
Eu lembro, quando era criança, o Flávio Cavalcanti quebrando um LP do Ultraje a Rigor só por conta da música “A gente somos inútil”. Fico imaginando o que ele faria se ouvisse esse tal de Catra…
Acho que hoje em dia ele quebraria o próprio pescoço.
É…eles sabem que fará sucesso,e isso diz tudo sobre o brasileiro.Dá prá imaginar a platéia cantando junto e piscando o celular…Tô começando a achar que o poço realmente não tem fundo.
Eu acho essa “malandragem” apenas um disfarce para a mediocridade. Não é engraçado nem divertido, apenas chato.
Eu concordo, e ainda acho um sintoma de subdesenvolvimento.
Concordo também. Mas na minha opinião, o fato do Dicró é que ele sempre se apegava mais ao humor e a simpatia nas suas letras.
E ele também foi criado em uma época e lugar que a frase “a necessidade faz o homem” era essencial no dia a dia.
Não conheço muito sobre o trabalho dele, portanto não posso opinar muito.
se a gente for analisar, dicró e sua turma de malandros seguem a cartilha de Gérson ao pé da letra. Suas letras são famosas por exaltarem o tal jeitinho brasileiro e por serem misóginos. mas porra, vamos levar tudo tão a sério assim?? não dá pra negar que as letras são simpáticas e divertidas, com trocadilhos espertos e, em tempos de cqc, rafinha bostas e pânico, dicró é engraçadinho e bem humorado e pra mim já tá de bom tamanho.
Isso mesmo Maria. Falou o que eu penso também. E na boa, Dicró perto desses vira integrante do Quintal da Cultura kkkkkkk
sera que vai comecar a choradeira nostalgica de novo? mr.catra, apesar de ruim, nao e culpado de nada, ele e apenas um sintoma…drico, como voce mesmo falou, e um cara de outra epoca e nao teria o minimo sentido hoje a nao ser para nostalgicos, assim como didi, xuxa, joao gilberto, elis regina, sergio mallandro, faustao, moreira da silva, marisa monte, caetano veloso e tantos outros. e se voce nao tomar cuidado seguira o mesmo destino destes ai, barca. o tempo passa, meu amigo…
Não entendi. “Choradeira nostálgica”? E quer dizer que o artista não é responsável pelo que faz, mas um “sintoma”? Alguém escreve a grava as músicas por ele, é isso?
André, vc também tem saudades dos bons tempos de Faustão e Xuxa?
Faustão, eu digo nos primórdios do domingão do Faustão e seus eventos olímpicos.
Faustão dos primórdios era o do Perdidos na Noite (que emendava com Comando da Madrugada) quando era na atual Band.
O cara era irreverente, mesmo sendo um chato.
Hoje ele é só um chato.
Meu comentário do Kassab ainda é o pior? Por favor responda!
Com certeza.
HAHAHAHAH! Hadouuuuuuuuken!
Grato.
Meu, acho que nunca vi alguém tão carente em comentários de blog como esse Felipe. Parece que sempre quer aparecer mais que o post em si. Lamentável.
Então, não é isso…
barca, voce esta cheio de posts do tipo “antigamente era melhor”, basta procurar em seus arquivos. outra coisa que eu nao entendo e que voce parece achar que o artista e um ser que flutua pelo espaco e nao esta inserido em um contexto social. hoje drico e piada infantil sem graca, e isto nao quer dizer que ele seja ruim, apenas que os tempos mudaram. a sociedade em que vivemos nao consegue mais produzir dricos mas produz milhares de mr.catras, feliz ou infelizmente!
Não, vc é que acha que o artista flutua por aí. Quem disse que o artista é um “sintoma”?
Acho que ele quis dizer que o artista é o reflexo da sociedade com essa do “sintoma”.
Desculpe, mas só complementando. De certo ponto de vista, se ele quis dizer “reflexo da sociedade”, talvez essa sociedade que criou o “artista nulo” não seja capaz de compreender nenhuma arte a não ser que ela seja igualmente nula. Dicró, por exemplo, passaria despercebido. É sutil demais para ouvidos acostumados com as porcarias que se ouve por aí.
vi uma entrevista do noel gallagher em que ele dizia que o fracasso da indústria fonográfica era culpa dela mesma, pois ela dá ao público o que ele quer. ele comparou com a indústria da moda, que te mostra o que vc vai querer comprar, e por isso está entre umas das áreas que mais faturam no mundo. segundo gallagher, “o público é estúpido. ele não sabe o que quer. vc tem que mostrar pra ele o que ele nem sabe ainda que precisa”.
acho que é meio isso que explica o sucesso de um mr catra hoje em dia.
vou dar um exemplo pratico de uma banda que voce gosta: o nirvana surgiu contra o hair metal, aquela coisa de hard rock inofensivo, nao foi contra o michael jackson ou a mariah carrey…as gravadoras viram a queda de vendas daqueles grupos afetados e abracaram o nirvana, eles nunca teriam estourado em outro contexto social. hoje certamente kurt cobain nao teria a mesma sorte…
Cara, bandas não surgem “contra” o que não gostam, mas favor do que gostam. Nunca conheci um artista que começou uma banda para se contrapôr a outra.
barca, cansei de ler entrevistas de caras como o iggy pop ou kurt cobain falando que montaram suas bandas para mostrar algo melhor do que a porcaria que rolava em suas respectivas epocas.
Não, eles montaram bandas pra pegar mulher e se divertir. O resto é papo pra jornalista.
“Não, eles montaram bandas pra pegar mulher e se divertir. O resto é papo pra jornalista.”
Foi uma forma pratica e rapida de acabar com um assunto que estava te cansando, mas é de um absurdo sem tamanho. ja tive varias bandas de Rock e Jazz, nenhuma delas foi pra pegar mulher e em outras foi mais sofrimento do que diversao. Freud destruiu a primeira topica e se tivesse tido mais tempo, teria destruido a segunda tbm.
Sugiro vc ler a biografia do Iggy, escrita pelo Paul Trynka, e a do Cobain, do Charles Cross, para perceber como a maior motivação deles foi escapar do tédio. Nenhum moleque começa uma banda como um “manifesto” de nada, isso é besteira.
Perdoe-me Cleibson, respeito a sua opinião, mas Elis Regina, Caetano Veloso e tantos outros têm obras atemporais, várias (não necessariamente todas) canções que nunca serão ruins. Já não posso dizer o mesmo das bostas que fazem sucesso nos dias atuais.
Concordo: são atemporais. Mas alguém que cresceu no meio que criou artistas como Mr. Catra não trocaria as porcarias que costuma ouvir pelas belas canções interpretadas pela Elis Regina, por exemplo. E esse fato pode sim ser o sintoma de outro mal: qualquer que seja o grau de degeneração dos valores da sociedade ou grande parte dela.
bozo, eu sei que esse papo e meio sociologico, mas nao se pode analisar estas coisas na base do “antes era bom, agora e ruim”. caetano veloso ou led zeppelin falavam com os jovens dos anos 1970 e agora estamos nos anos 2010…nao tem sentido empurrar caetano ou led goela abaixo dos jovens de hoje. os jovens de agora desejam outras coisas e, naturalmente, um jovem de hoje fara coisas diferentes de caetano e led zeppelin, sem entrar no merito se isso e melhor ou pior, a vida e assim.
Sim, não dá pra julgar, mas se você parar para analisar as exigências dos jovens, ou mesmo adultos, para definir o que é bom ou ruim, dos anos 1930 até hoje, perceberá que atualmente temos os piores critérios de todos os tempos, o que dá espaço para o surgir de aberrações como o funk e etc.
Temos a mania de julgar nostálgico aquele que diz que determinada expressão artística do passado é melhor do que outra do presente. Algumas vezes é só nostalgia, realmente – o que não é nenhum crime nem nada-, mas em outros momentos se trata de análise crítica, inclusive respaldada em contextos históricos. Tente mudar a perspectiva: não pense em alguém do presente considerando determinado artista do passado melhor, mas imagine um jovem adulto dos anos 1930, que tivesse a oportunidade de viajar no tempo, e visitasse tudo o que aconteceu no cenário musical das décadas seguintes. Obviamente esta pessoa imaginária se chocaria com algumas coisas dos anos 60 e 70, mas gostaria de muitas outras expressões artísticas. Se a “máquina do tempo” o trouxesse também para as duas últimas décadas, no entanto, o provável é que ele passasse a rezar para não sobreviver a ponto de conviver com tanta abominação junta. Ele gostaria de muito pouca coisa desses tempos. E não poderíamos chamá-lo de nostálgico.
a maioria dos jovens de hoje, que conheço, gostam de Caetano e do Led. e ninguém lhes empurra nada goela abaixo, mesmo porque, nas rádios não toca Led Zep.
você tem sorte de conhecer pessoal que gosta de Led! Infelizmente resido em região onde tem muitas repúblicas e universitários. durante a última madrugada aguentei umas duas horas de funk de um cara num carro que devia contar com uns 500 alto falantes da mais alta potência.
“canções que nunca serão ruins”? tua opinião.
pra mim, nunca foram boas.
…xuxa, joão gilberto…
Putz, tudo a ver.
depois de mister catra vem MC Esgoto, pq não dá pra ir mais baixo que isso.
deixa saudade, dicró!