Loucura: um ranking dos 62 livros de Stephen King
09/05/12 07:12
Você pode gostar ou não dos livros de Stephen King, mas uma coisa não dá para negar: o sujeito escreve muito.
São 62 livros em 38 anos, de “Carrie”, em 1974, ao recém-lançado “A Torre Negra – Volume 8”.
O site www.vulture.com fez um trabalho de louco: um ranking dos 62 livros de Stephen King. Clique aqui para ler a matéria.
Confesso minha ignorância sobre o assunto. Li sete livros de King, ou pouco mais de 10% de sua obra.
Mas se a avaliação do site é um bom parâmetro, dei sorte: cinco dos livros que li estão no Top 10 do site: “On Writing”, “A Coisa”, “O Iluminado”, “Angústia” e “A Hora do Vampiro”.
Confira aqui os melhores e os piores livros de Stephen King, segundo o www.vulture.com, e faça sua lista.
Melhores:
1 – A Dança da Morte (The Stand, 1978)
2 – On Writing (2000)
3 – A Coisa (It, 1986)
4 – O Iluminado (The Shining, 1977)
5 – Quatro Estações (Different Seasons, 1982)
6 – Angústia (Misery, 1987)
7 – A Torre Negra 4 – Mago e Vidro (The Dark Tower 4 – Wizard and Glass, 1997)
8 – A Hora do Vampiro (Salem’s Lot, 1975)
9 – A Zona Morta (The Dead Zone, 1979)
10 – Love- a História de Lisey (Liseys’s Story, 2006)
Piores:
58 – Justiceiros (The Regulators, sob pseudônimo Richard Bachman, 1996)
59 – Insônia (Insomnia, 1994)
60 – O Apanhador de Sonhos (Dream Catcher, 2001)
61 – Os Estranhos (The Tommyknockers, 1987)
62 – Rose Madder (1995)
ai ai cada fala o que pensa né? Para mim S.K. é um gênio, só ele consegue me levar ao um outro mundo de forma tão intensa, ainda não terminei a torre negra, mas digo pelos outros livros, sua narrativa é perfeita, seus personagens cativantes, compara-lo a paulo coelho é uma blasfemia de nivel semi-deus u_u
Barcinski, há tempos torcia para você fazer um post sobre o King. Obrigado!! Tomara que você siga a sugestão do colega e fale das adaptações dos livros do meu escritor favorito. abraços!
queria saber se o livro “Os Estranhos” tem alguma coisa a ver com o seriado do canal SYFY: “Haven”.
Os estranhos foi lançado em filme com o título de Tommynockers (algo assim), é um livro bem volumoso e fala de uma pequena cidade onde determinadas pessoas que entram em contato com um artefato tenham idéias extraordinárias. Achei ele muito bom ao contrário de Misery que achei a coisa mais chata do mundo.
Só li “O Iluminado” e achei o filme melhor do que o livro. Enfim, não virei fã do autor.
Mas imagino o tanto de discussão essa lista deve estar gerando entre os fãs de Stephen King, pois ranqueamentos dificilmente conquistam unanimidades.
Só eu achei o livro 7 da Torre Negra MUITO ruim??
Também achei uma grande decepção. Parece que tem autores que perdem o controle de história, quando ela fica grande demais. Muita enrolação, para então acabar de um jeito abrupto.
O Cemitério e Duma Key são os melhores p/ mim. O cara é um gênio. Ele faz você acreditar na historia, tem o dom.
Barcinski, lembro da primeira vez que li um livro de SK, foi “Zona Morta” e eu nunca tinha lido algo assim, fiquei fascinado com a mistura de terror sobrenatural e terror cotidiano – se posso chamar assim. Pena que, para mim, SK tenha decaido após o acidente em 1999.
André, li “Angústia” na lista e lembrei do filme Anguish ou Os Olhos da Cidade São Meus, do Bigas Luna. É um dos filmes mais interessantes que já vi e tem um climão soturno do caramba. Deve ter sido muito doido ter visto esse filme no cinema, ainda mais nas cenas de hipnose.
Faltou “O Cemitério”, o melhor na minha opinião. Cheio de referências aos Ramones no livro todo…não é por menos que a banda fez a trilha sonora do filme em 1989.
Nossa, me caiu no colo esses tempos a adaptação desse Rose Madder, parece fazer jus à lista feita pelos amigos aí, porque é a coisa mais ‘vergonha alheia’ que eu já vi
Li 3 da sua lista, e até tentei ler mais um par deles. Não faz meu genêro. Em compensação, o livro “On Writing” é um dos melhores de todos que já li sobre o tema. Vale por todos os outros…
É muito bom MESMO.
O novo livro da Torre Negra não é o volume 8, e sim, o volume 4,5. O livro conta o que se passa quando Roland e os demais saem do castelo (em Mago e Vidro, vol. 4), mas antes de chegarem à cidade de Calla (no vol. 5).
Acho que Stephen King sofre um pouco de preconceito do estabelecimento literário, porque o gênero horror é considerado um gênero menor. Mas é um contador de histórias muito competente, sabe fazer o leitor mergulhar em suas descrições, entende mais de psicologia do que costumam admitir.
Mas é verdade que não é nenhum grande pensador, nem diz algo profundo sobre a condição humana, e nem é um inovador no estilo. Mas está vários degraus acima dos Crepúsculos e Sidney Sheldons da vida.
Acho até que ele se compromete por ter escrito tanto. Acaba se repetindo mesmo. Também acho que ele perdeu a mão na “Torre Negra”. Não soube manter o ritmo numa série tão longa. Dá a impressão de que acabou sem dizer a que veio.
Mas é um cara muito importante para a cultura pop do século XX. Por ter trazido o terror para o ambiente do cotidiano do século XX, como bem disse o André.
Muito legal seu comentário. Bem insightful e fez justiça ao contextualizar a obra do SK. Penso parecido.
Fico imaginando quanto ruim são setes nºs 61 e 62 pois “O Apanhador De Sonhos” é a coisa mais bizarra que eu já vi…
Já li muito SK nas decadas de 80 e 90. Hoje me recordo de poucos pois são todos meio parecidos. Meu favorito é O Cemitério que não esta entre os 10 melhores nem entre os cinco pioreses. Cada um com seu gosto.
Que tal um post sobre as melhores e piores adaptações cinematográficas dos livros do Stephen King?
Boa idéia, vou botar na lista.
Boa! Mas vai te dar um trabalhão caso queira considerar todos… Praticamente todos os contos, novelas e romances tiveram uma adaptação pra TV ou cinema….
Four Past Midnight – um conto que virou filme… passou na TV nos anos 90.. como FENDA NO TEMPO…. roteiro legal
Dos romances só li “Insônia” e “Jogo Perigoso”. Gostei dos dois, bons passatempos (e bota tempo nisso, são gigantes). Agora, os filmes baseados em obras dele, acho q vi todos. De “O Iluminado” a “Um Sonho de Liberdade”. Barça, que tal um post sobre os melhores filmes baseados em livros dele? Grande abraço.
Caramba… sou um devorador de livros mas, por incrível que pareça, nunca li nada dele.
Que vergonha!: )
Só assisti as adapatações para o cinema e recordo-me de ter gostado muito da Zona Morta com o Cristopher Walken.
O que vc achou dos 5 livros do SK que leu, André?
Li sete. Acho os livros um pouco parecidos, como o King tivesse uma fórmula. Ele é competente, usa situações do dia a dia como tema, e isso sempre deu muito certo pq aproxima o “terror” do leitor moderno, não é aquela coisa de castelo medieval. Dos livros que li dele, meu predileto é “On Writing”, misto de autobiografia e manual de ajuda a escritores, justamente porque é bem diferente dos demais. Mas respeito muito o sujeito.
Seria S. King o Paulo Coelho gringo? Literatura meia boca, mas muito sucesso.
Acho que nao. Paulo Coelho apela apela ao misticismo numa quase auto-ajuda. SK cria narrativas legítimas.
Completamente injusta a comparação, a única similaridade é a venda de livros e o Stephen King apesar de não ser um gênio teve ótimas idéias no passado, constrói personagens carismáticos e….nunca falou que “faz chover” que nem o Mago.
Até hoje não li nenhum livro dele, mas assisti alguns filmes adaptados de sua obra. Fazendo alguma pesquisa, descobri que um conto dele, The Mist (O Nevoeiro), faz parte da coletânea Skeleton Crew – que está bem colocada na lista, posição 13. Quem o leu pode falar melhor que eu, claro, mas eu adorei o filme The Mist, de 2007, com Thomas Jane e Marcia Gay Harden. Um dos melhores filmes de ficção científica/terror que já vi.
Este é o filme mais assustador que já assisti. E olha que não é tão cheio de sangue e violência quanto outros trabalhos do SK, mas só o clima ruim que aquele nevoeiro causa no espectador faz com que vc jamais esqueça do filme, principalmente daquele final.
Sou teu fã Barça, só vc pra escrever sobre o MCA num dia, e Stephen King no outro! Pra quem curte, tem o site http://www.stephenking.com.br que fala dos livros, filmes, bem completo, fica a dica!
Li muitas obras do Stephen nos anos 80 e 90, gostei mais de algumas, gostei menos de outras, alguns eu leria novamente, dentre eles The Tommyknockers, de 1987. Começa “estranho”, mas tem uma narrativa em flashback muito interessante em que as histórias vão se cruzando. Gostei muito! Não o colocaria na lista dos piores (mas tudo é questão de gosto), porém, o filme é absolutamente ridículo. Total perda de tempo assisir.
Pra mim o Iluminado é ruim – o filme do Kubrick, embora frio e cerebral, é superior.
Minhas obras primas são “Christine” e o volume de contos “Sombras da Noite”. Recomendo particularmente destes contos “Jerusalem`s Lot”, “O cortador de grama” e “Espuma Noturna”. Carrie é bom, mas também gerou um filme melhor que o livro.
Concordo. Li “Carrie” e “O Iluminado” e acho os filmes melhores que os livros (embora os livros não sejam ruins). Só não descobri até hoje se gosto da adaptação cinematográfica de “Christine”… Acho John Carpenter muito competente e o livro é bom material, mas parece que não deu liga. É um filme esquisito e não necessariamente no bom sentido.
Pela alta produtividade e pelas obras que foram para as telas, tenho a impressão de que é uma literatura fast-food.
Sem dúvida. Pulp. Mas, nos seus melhores momentos, é bom divertimento.
Pois é, entre a tua opinião e do Neil Gaiman, eu prefiro a do Neil Gaiman!
Ele é foda, mas ainda prefiro o Clive Barker, que ele mesmo reconheceu que é o futuro do horror.
Hoje os comments vão ser fraquinhos….brasileiro não lê livro….e se quiser uma dica, quem gosta e/ou tem hábito de ler, melhor ler os livros em seu idioma original, escapndo das enganosos versões que fazem por aí….o último que li foi Last Templar e achei muito bom. Mas sou suspeito, pois gosto muito da aura misteriosa que cerca os templarios e a igreja católicia como um todo…..eu disse todo e não toldo…….
Engraçado ler isso de uma pessoa que confundiu Beach Boys com Beastie Boys… Nota-se que de livros entente e pode opinar com gabarito, porém com música – como comentastes anteriormente – não acontece o mesmo né?
Odeio quando generalizam e ainda por cima querem se mostrar. O Vanilla não é brasileiro? Ou o que diz sobre o não ler não é verdade?
Pô, imaginei uns padres e uns caras de armadura e espada embaixo de um toldo se protegendo da chuva e clamando por aqueles vendedores ambulantes de guardachuva chinês gritando: só cinco real!
Na minha opinião…o mérito dos livros e contos do SK é que diretores cultuados filmaram algumas das suas histórias…foi assim que Carrie, Iluminado, Misery, The Shawshank Redemption e pq não Stand by me?
Acho que ele é mais cultuado pela sua criatividade (o cara vai no banheiro e volta com uma história nova!) do que pela qualidade dos seus textos…
Agora eu curto muito aquele filme da série Creepshow onde o SK é um fazendeiro que entra em contato com um meteoro e se transforma em uma homem-mato (!?)…
Aliás ele é roteirista junto com o Romero…clássico!
http://www.imdb.com/title/tt0083767/
Não tenho duvida que os filmes alavancaram a carreira de SK. Ecom certeza como vc disse, pela sua criatividade. Ja quiseram me bater por dizer que os livros de king são meios chatos de se ler. Em todo livro tem um hora que parece que ele entra em transe e gasta paginas e paginas em uam descrição que não leva a nada nos livros.
Mas para mim os filmes e serie são estremamentes descartaveis embora bem divertidos de se ver.
Apanhador de Sonhos: se o livro é ruim, então explica porque o filme é uma porcaria.
Dos dez primeiros li três: O Iluminado, A Hora do Vampiro e A Zona Morta, todos quando ainda era adolescente, nos anos 1980, quando ele ainda era “o maior escritor do mundo” pra mim. Já li diversos outros (Carrie, Tripulação de Esqueletos, Christine, Sombras da Noite, Cujo, A Hora do Lobisomem que tinha uma edição massa, com ilustrações lindas do Bernie Wrightson e outros), mas parei com ele faz tempo. Mas meu King preferido de todos os tempos não é nenhum desses, é O Cemitério (ou Cemitério Maldito), que por acaso foi o primeiro que li, aos 14 anos e que me deixou febril, virando noite até terminar. Pena que o filme foi fraco. Esse é da pesada. Se fosse sugerir pelo menos um livro imperdível dele, para mim seria esse.