Riquelme e o futebol sem dancinhas
14/05/12 07:08
Sou fã do argentino Riquelme. Prestes a completar 34 anos, ele está lento e não tem a movimentação de antes, mas vê-lo jogar é sempre uma surpresa.
O que mais me impressiona em Riquelme é que ele não parece um craque. Nem postura de jogador ele tem, com os ombros caídos, uma pequena corcunda e um jeito de correr que lembra aqueles filmes de jogos dos anos 50.
Riquelme não é um meia “elegante”, só para usar uma expressão que define um craque como Paulo Henrique Ganso, por exemplo.
O que Riquelme fez nos dois jogos do Boca Juniors contra o chileno Union Española, pelas oitavas da Libertadores, beirou o sobrenatural. O cara ganhou os dois jogos sozinho.
No primeiro jogo, em Buenos Aires, Riquelme marcou um gol e começou a jogada do segundo. O Boca ganhou por 2 a 1.
No segundo, no Chile, elemarcou um golaço e ainda deu passe para os outros dois gols do Boca. Resultado: 3 a 2.
Mas o impressionante mesmo foi o que Riquelme fez sem a bola.
No jogo em Buenos Aires, o Union Española jogou melhor que o Boca. O time argentino saiu na frente, mas os chilenos empataram e perderam vários gols.
Riquelme passou a bater boca com o capitão do Union, Diego Scotti. Dava para perceber que a irritação de Scotti crescia a cada instante, enquanto Riquelme mantinha um sorrisinho irônico no rosto.
O Boca desempatou no fim. Mas o 2 a 1 não era um resultado ruim para o Union Española, que só precisaria de uma vitória por 1 a 0 no jogo da volta para se classificar.
No último minuto da partida, Scotti perdeu a cabeça e deu um chute em Riquelme. Foi expulso.
Não sei o que o argentino disse para Scotti, mas deve ter sido um xingamento daqueles cabeludos e de “timing” impecável – como o de Materazzi para Zidane, na final da Copa de 2006.
Resultado: o time chileno perdeu seu capitão para o jogo da volta.
No Chile, Riquelme “cozinhou” o jogo como só um maloqueiro profissional sabe fazer: demorava uma eternidade para bater escanteios, olhava para a torcida com ar desafiador, prendia a bola no meio de campo e irritava os adversários.
Numa falta perto da área, ele fingiu que ia cruzar alto e bateu rasteiro, atravessando a pequena área. Jogada ensaiada, um a zero. No segundo, pressionou o zagueiro chileno, que perdeu a bola. Riquelme esperou o goleiro sair, tirou-o da jogada com um drible de corpo e deu um toquinho de lado, sem olhar, deixando o companheiro livre para marcar.
O terceiro foi uma pintura: Riquelme recebeu do lado esquerdo da defesa e entrou em diagonal, passando por três chilenos e batendo no contrapé do goleiro. Gol de craque.
Gosto ainda mais de Riquelme porque ele é o oposto do biótipo do jogador “moderno”. E o futebol moderno, convenhamos, já encheu, com sua objetividade de laboratório e seus esquemas táticos montados em computador.
Ao irritar o adversário ou provocar sua expulsão, Riquelme desmonta qualquer esquema desses. É a vitória da psicologia sobre a tecnologia.
Outra coisa que gosto em Riquelme: ele nunca foi visto fazendo dancinhas, correndo para a câmera ou ajeitando o penteado antes de entrar em campo.
Sempre torço por Riquelme. Com exceção dessa semana, quando ele joga contra meu Flu. Quero que ele se exploda.
P.S.: Tributo a Donald “Duck” Dunn
O texto acima estava pronto quando soube da morte de Dunn, baixista do Booker T. & the MG’s. Amanhã publico um post sobre ele e seus quase 50 anos de carreira.
pra mim nao importa se o jogador faz dancinha ou usa um penteado diferente, o importante e o que ele faz com a bola no pe.
Cara, tava vendo esse primeiro jogo do confronto do Boca e tb fiquei me perguntando o que o Riquelme fez pra levar o adversário, capitão do time, a cometer algo tão estúpido. Era um lance ainda no campo de defesa, aos 47 do segundo, e o sujeito me faz a falta mais acintosa que eu vi nos últimos tempos, quase que pedindo pra ser expulso. Fica evidente que não foi algo pensado, para parar a jogada e evitar o gol ou tirar o Riquelme do próximo jogo: era raiva pura! Enfim, o gringo é foda. Além de ser um craque, é uma grande figura. E eu não sabia que ele ainda estava com essa bola toda. Divertiu a minha noite ver essa atuação dele.
Exato, foi o que me impresssionou também: foi um lance isolado, bem no fim da partida. O cara perdeu a cabeça. E era o capitão do time, ou seja, na teoria era o mais experiente e calmo do grupo.
Como torcedor Xeneize sou suspeito pra falar do Roman. Ele, no meu ponto de vista, é o jogador mais importante de nossa história (incluindo Diego). Acho que o que mais gosto é como ele representa fielmente o estilo de jogo argentino, o típico “enganche” armador de jogo. Basta ver a alegria dele no primeiro gol com a U. Espanhola, comemorou como se o gol fosse dele. Sem duvida a assistência é seu principal objetivo. No futebol globalizado valorizar o estilo de jogo de sua região é fundamental. Para mim é a característica de maior relevância no Neymar. Voltamos a ver alguém fazendo o que o Brasil sempre cansou de fazer nos anos 60 e 70. Abs Barça.
Também acho que hoje em dia tem muito jogador mais preocupado em criar tendência de moda do que jogar bola.
E concordo com você que isso é um saco. Quero ver o cara se destacar pelo futebol, não pelo que corte de cabelo.
Agora, se o Neymar não fosse fora de série com a bola, acho que isso nem ia aparecer tanto, a exemplo de tantos outros jogadores mais ou menos que tentam emplacar algo “ousado”.
Riquelme, pelo Boca contra o Palmeiras na semi da Liberta em 2001 no Pq. Antarctica, fez a maior apresentação individual que eu já vi no futebol, aquele dia foi inacreditável.
(A segunda, quase empatando com essa do Roman, foi a do Zidane contra o Brasil na Copa de 2006).
De fato, essa partida (foi na final, não?) foi um absurdo. A bola parecia que grudava no pé do cara.
O Galeano que o diga! 3 rolinhos seguidos…
Eu acho que foi numa semi mesmo. Final foi em 2000, em que o Parmera também perdeu do Boca.
Teve uma hora que o Argel não conseguiu para o Riquelme na bola, e foi tentar derrubá-lo na porrada. Mas nem isso ele conseguiu, as botinadas rolando e o Roman de pé protegendo a bola.
lembrando que além do riquelme, o palmeiras teve que enfrentar um adversário ainda mais letal nessa semi: o árbitro ubaldo aquino. fdp eterno!
Alem disso, ele não sai do Boca de jeito nenhum mais interessante e que tem muito cabeça de bagre no Brasil que deve ganhar mais do que ele, independente das dancinhas que também acho uma m***, o Neymar e craque.
O post poderia valer para o Deco, também. Nosso craque não faz dancinhas nem anda por aí de moicano, óculos escuros com aros brancos, fones de ouvido gigantes etc.
E viva o campeão Fluminense!!!
Verdade, mas não é marrento como o Riquelme.
André, outro detalhe que sempre reparei nesse jogador: a cor da chuteira é sempre preta. Nada de chuteira verde-limão, dourada, prateada, rosa, bicolor ou qualquer outra frescura do tipo.
Gosto muito do Riquelme também. Só acho que com o tempo ele ficou mais bem mais lento e isso prejudica bastante o Boca. É mais ou menos o que acontece com o Juninho no Vasco.
PS:Sei que é chato pra caramba esse negócio de pegar uma parte do texto e contestar, mas… Paulo Henrique Ganso craque?
Eu acho o Ganso craque. O cara tem uma visão de jogo incrível. Acho que desde o Alex eu não via um meia no Brasil jogar dessa maneira.
Já eu também acho o Ganso parecidíssimo com o Alex para o bem e principalmente para o mal.
Muita técnica, cabeça erguida, bom passe, ótima visão de jogo, mas (quase) sempre desligados das partidas (principalmente quando o time precisa deles), sonolentos, pouco poder de marcação (infelizmente isso é necessário no futebol hoje).
O Ganso joga num time bem armado, entrosado, tem jogadores muito bons e ainda assim não consegue apresentar tudo o que se espera dele – e olha que lá no comecinho eu jurava que seria melhor do que o Neymar.
Eu diria que o Neymar é uma certeza. O Ganso precisa jogar bem outro campeonato que não seja o paulista…
Meu caro. Ganso é tipo de jogador que só joga em partidas decisivas. Em jogos “comuns” ele fica na dele, fazendo apenas o trivial. Não desperdiça nem uma gota de energia. É o estilo dele. Na hora que precisa, não tem para ninguém. Bota a bola onde quer.
É por aí. As assistências do cara costumam ser fenomenais e ele joga fácil, com elegância. Uma bola bem passada, para mim, pode ter o mesmo efeito que um gol. Dá gosto ver.
Meia é uma posição engrata, assim como lateral. O cara joga “um pouco melhor” que os demais e já destaca-se. Mas fato é, o Ganso joga “um pouco mais” destes que citei…
* ingrata
André.
Anote – o campeão da Libertadores 2012 sai de Boca X Flu.
Não sou santista, mas quem leva é o Santos. O time está forte.
Kim.
A defesa do Santos é medonha. O ataque é que é extraordinário e faz a diferença.
O Boca passa pelo Fluminense fácil…
Barça, sempre fui fã do Riquelme, mesmo com ele tendo judiado do meu Verdão na semi da Libertadores de 2001. E esse seu relato pode ser aplicado àquela semifinal. O Palmeiras foi bem lá, empatando o jogo e tendo mais chances de vencer do que o Boca (Ubaldo Aquino não deu um pênalti claro no Fernando). Mas aqui, o cara destruiu e fez o Boca abrir 2×0 e fez uma cera desgraçada no fim do jogo. O Palmeiras empatou e conseguiu levar o jogo para os pênaltis, mas acabou perdendo. Ele é um dos caras que eu adoraria ver no Palmeiras.
Gosto do futebol do Riquelme, vale a pena parar para assistí-lo. Quanto a Flu x Boca, como não torço para nenhum dos dois espero que sejam grandes jogos com muitos gols e belas jogadas.
André, não tema nada haver com o tema mas um amigo meu jornalista aqui de SC fez uma entrevista com o irmão mais novo do Joey Ramone. Acho que você gostaria de ler. Segue o link: http://wp.clicrbs.com.br/orelhada/2012/05/14/o-grande-irmao/?topo=84,2,18,,,84
Brincadeira… acha o máximo a “malandrangem” do jogador, a falta de caráter, fair-play e honestidade, depois quer posar de bom moço criticando político, impostos, corrupção, fiscais da prefeitura…. é a cara do Brasil mesmo. Se vc acha bonito um milionário fazer essas babaquices e desonestidades no desempenho da sua profissão, com que moral vc quer criticar um fiscal de prefeitura que , como disse um jogador do Santos, ganha em um ano o que ele gasta com ração pra cachorro em um mês!!!???
Numa boa, onde diabos vc me viu dizendo que o Riquelme é desonesto? Eu disse que ele é malandro e leva os outros a perder a cabeça. Tipo o que está acontecendo comigo agora, ao perceber que tem gente que lê mas não entende o texto.
Tem uns como eu qui que só criticam o que os demais escrevem. Nunca opino, entendeu?
Tradução, por favor!
Eis o Chulezão de Interlagos usurpando do nome que uso para comentar no Blog. Toda crítica já é uma opinião para o bom entendedor. Seja como for, pode usar o “Ian” tranquilamente Folgazão de Interlagos. Já percebi que é um “exército” que não suporta mais as suas tontices, e não um nome apenas.
Agradeceria ao moderador, no entanto, se houvesse maneira de ele filtrar o intruso, observando o meu e-mail original – este que informo ao fazer os dois comentários desta caixa (a diferença da escrita também, creio, é notória).
Por favor, acabaram HOJE as trocas de gentilezas relativas ao amigo de Interlagos.
Peço desculpas por me meter, mas já tive debates muito interessantes com o Ian neste blog, ainda que a partir de opiniões divergentes. É difícil passar incólume pelas polêmicas criadas pela figura de interlagos! Concordo que a troca de gentilezas deve acabar, mas quem aguenta?
Realmente. “Mas o impressionante mesmo foi o que Riquelme fez sem a bola…Riquelme passou a bater boca com o capitão do Union, Diego Scotti. Dava para perceber que a irritação de Scotti crescia a cada instante, enquanto Riquelme mantinha um sorrisinho irônico no rosto.”
Se este eh um tipo de comportamento compatível com pessoas honestas e faz parte das regras do futebol vc não o chamou de desonesto e eu realmente não entendi o q vc escreveu.Peço desculpas.
Onde vc vê “desonestidade” em bater boca com o adversário? É uma guerra psicológica e faz parte do jogo.
Valeu, não conhecia essa parte da regra, pensei que futebol se jogasse com os pés… Fica o aprendizado!
90% com os pés e 10% com a cabeça, claro.
Você se esqueceu de outra característica marcante do argentino, Barça. Sempre que a câmera dá um close nele, o sujeito dá aquela cusparada seca, rala e branca. Quem nunca viu Juan Roman Riquelme dar esta cuspida, não viu Juan Roman Riquelme jogar.
Ele não tá nem aí se a câmera o pega cuspindo ou não. Tem outros por aí que ficariam com medo de o patrocinador não gostar.
Verdade, futebol sulamericano na sua forma mais crua. old school still rule.
Parei de ler no “craque Paulo Henrique Ganso”
Janer, você é jogador profissional?
O Ganso é craque mesmo…principalmente para os padrões atuais!
Porra, pensei ter sido o único a ver o quão sensacional foi a classificação do Boca…realmente o Juanito Riquelme esmerilhou!!! Sempre gostei do estilo de jogo portenho e principalmente a catimba…meu pai dizia que o Goleiro Andrada (Vasco – década de 70) tinha o apelido de “milongueiro”…em alguns vídeos percebi o por que…,o cara era muiiiiiiiiiito mal…irritava ods adversários de uma maneira espetacular.
Pena que esse tipo de jogador esteja em extinsão…hoje são todos pasteurizados, politicamente corretos, falam o que o empresário mandam e só fazem o que é legal…bons tempos de Eder Aleixo, Renato Gaúcho, Marinho e outros loucos do futebol.
Caro André,
Boa resenha.O Riquelme lembra aqueles jogadores mais antigos como Zico,que tinham o time na mão.Resolviam e não firulavam.Mas hoje em dia dia é dificil encontrar um treinador que entenda um craque desses.Ele mesmo passou maus “bocados” e até a reserva frequentou…
A comparação com o caso Materasi/Zidane eh boa mas merece uma ressalva. O Zidane nao perdeu a cabeça, recebeu ofensas graves pra ele, pensou no que podia fazer, pesou as consequências, concluiu que valia a pena por em risco a final da copa para defender sua honra e mandou brasa. Achei ótimo. Ele mostrou que existem coisas que podem ser mais importante que o profissionalismo, a gloria e a honra.
Ah, pera lá, David, deixa de besteira. O cara perde a chance de ser bicampeão mundial pra dar uma cabeçada num zé-mané? É claro que ele perdeu a cabeça e prejudicou o time.
Ele mantém a calma o tempo todo, antes e depois da cabeçada. E escolheu agredir o cara com o golpe mais inusitado possível.
Poxa, o Dunn morreu dormindo, depois de dois shows na sequência!
André, concordo com você, mas acho que será o Riquelme que vai explodir o Flu.
Vamos ver. De qualquer forma, será emocionante.
O Boca é o único time, em minha opinião, que poderá parar o Santos de Neymar. Se o Flu tivesse uma zaga melhor… com certeza seria páreo para o Santos, com Deco (baita jogador) e Frede em campo.
Sorry, quis dizer Fred.
Freddie?
riquelme e o tipo de jogador que so da certo na libertadores porque o politicamente correto do futebol europeu ainda nao chegou aqui, e isso e muito bom. o cara fracassou no velho continente porque nao aguentava aquele futebol tecnologico, isso e coisa para o grosso do ramires. os argentinos sao mestres em catimba e e por isso que o seu fluminense e o santos rodam nesta fase. como o futebol tornou-se pop e os boleiros verdadeiras estrelas, jogadores discretos como ele, messi e o proprio ganso sao verdadeiras anomalias…
O Messi tá na Europa desde criança.
Riquelme não “fracassou” na Europa. Fracassou no Barcelona porque chegou ao clube catalão no ano em que este vivia sua pior fase em décadas, mas jogou muita bola no Villareal, levou o time até o terceiro lugar do espanhol e até as semifinais da Champions. Foi ídolo da torcida e só saiu do time porque brigou com o técnico. Se você chama Ramires de “grosso”, é porque nunca o viu jogar bola. E se pra vencer no velho continente (futebol tecnológico???) o cara tem que ser “grosso”, então Ronaldo, Romário, Rivaldo, Messi, Maradona, entre vários outros são os reis da grosseria não?
Verdade. Um gol como aquele do Ramires contra o Barcelona é coisa de “grosso”…
o ramires nao passa de um ataliba com grife. quem torce pro corinthians e tem mais de 40 anos sabe do terror que era esse cara…
Ataliba com grife foi ótimo!
voce esta falando de mestres de mais de 10 anos atras, as excessoes que so confirmam a regra…o futebol europeu mudou muito de la pra ca. o messi nao e argentino, e espanhol, esta no barcelona desde de crianca, e por isso que ele nao da certo na selecao argentina. riquelme fracassou sim no futebol europeu, tanto que ele aceitou voltar para o boca quase sem receber salario de tanto que estava de saco cheio do continente e o continente dele. e ramires e grosso demais, o cara e um atleta, corre pra e pra ca, tem muito vigor fisico, mas vive rosnando para a bola, e impressionante!!!
Esse lance de não ser um jogador moderno é que eu sempre admirei no Riquelme. Ele corre na boa, todo encurvado, pega a bola e pensa um montão antes de tocar, dá aquelas cuspidinhas e vê o que vai fazer, fica com aquela cara de que nada o abala..Não combina nada com esses brucutus malhados de hoje em dia. Fora que concordo com seu conservadorismo, André: é uma maravilha ver um jogador sem moicano, tinta no cabelo, dancinhas, e outras palhaçadas.
Não acho que seja conservadorismo, é bom senso.
É ótimo também quando o sujeito vai comentar futebol e, em vez de analisar simplesmente o lado FUTEBOLÍSTICO, fica se preocupando com acessórios: a cor do uniforme do time, o cabelo do jogador, as coxas da gandula ou a marca da gravata do técnico. Hoje em dia, tem-se a impressão de que há mais estilistas e esteticistas comentando futebol, que cronistas… de futebol.
É André, agora vamos ver esse Boca x Flu como vai ser. Acho que o Flu tá com um timaço, mas só pegou pedreira até aqui. quem passar vai ser o favorito ao título, junto com o Santos. Sobre o Riquelme, é um tipo de jogador que não existe mais e vai ser cada vez mais raro de existir, por culpa do tal futebol moderno…
Boca sempre foi barra pesada quando contra o Soberano. Grande time!
Na boa, sou fã do Boca, esta é a minha opinião, não critiquem, sou um soberano esperto!
Tou gravando meu e-mail aqui também, quando da confirmação de comentários e daqui por diante. Acho que o mesmo mané que tá tocando terror aí em cima acabou de postar em meu nome. Desculpem o incômodo. Grato.
Você é doido cara? A gente vem aqui, durante um dia difícil, para distrair um pouco a cabeça lendo e debatendo coisas interessantes, e se depara com um monte de desvios sempre com F de I metido no meio ou tendo iniciado a coisa. Você tem todo o direito de opinar, respeito a sua opinião (embora a considere tresloucada na maioria das vezes), mas peço, gentilmente até, que tente não dar início à série de troca de farpas! Sinceramente, quando os textos deste blog chamaram a minha intenção e passei a frequentá-lo, os debates dos comentários fizeram com que me tornasse leitor diário. Agora tenho até evitado os comentários, senão não aguento ficar quieto, acabo participando das discussões provocadas por polemistas de carteirinha.
atenção*
Acho uma pena ainda não existir o João Sorrisão na Copa de 70. Ao invés de vermos Pelé socando o ar, Rivelino correndo alucinado e gritando ou Jairzinho se ajoelhando e se benzendo, veríamos eles e mais Gérson e Tostão fazendo a dancinha do João Sorrisão. Fazer o que, né?
Também sou fã dele. Sou palmeirense, foi difícil engolir as duas eliminações nas libertadores de 2000 e 2001, mas reconheço que o cara é fera. Habilidoso e objetivo na medida certa. Às vezes não suporto ver jogadores como Neymar, Robinho (ou Ronaldinho Gaúcho no auge) ficar fazendo dancinha ou passar a perna por cima da bola quando o time está ganhando.
Barça nem me fale neste cara, ele acabou com meu time na libertadores de 2000, joga muito mesmo. Fora que o Boca em casa joga sempre com 13 (os outros dois são a torcida e o juiz que sempre apita com a camisa do boca por baixo). O Neymar joga muito, mas aquelas dancinhas e aquele cabelo ridículo irritam demais. Gosto quando um jogador faz o gol e comemora com raiva, sobe no alambrado. Neymar é um jogador fabricado. Parabéns ao florminense campeão carioca 2012! abraço!
Concordo com tudo no texto, mas o Neymar, que seria o oposto do Riquelme, também é craque e é um prazer vê-lo jogar. Com ou sem dancinha, com ou sem moicano. Nos mais de 30 anos que acompanho futebol, eu colocaria o Neymar tranquilamente no Top 10 nacional. É jogador raro. E olha que não sou santista.
Claro que é, nunca disse o contrário. Só acho que dancinha enche o saco.
Buenas… Para quem é santista, tanto faz, tanto fez… Isso é óbvio. A tal da dancinha só incomoda quem não é torcedor do Santos. E, por sinal, o Fred também já deu suas reboladas. Entonces…
Ué, mas onde vc viu eu dizendo que a dancinha só é feita por fulano ou beltrano? Eu acho ridículo que qualquer jogador faça, não importa o time. E fico ainda mais envergonhado quando é do MEU time.
André comprou o time?
A mim incomoda quando é do meu time também…ano passado quando o Luan fazia gol comemorava imitando aquela idiotice de João Sorrisão, eu ficava muito puto, pô o cara tem inúmeras maneiras de comemorar, mas não, tem sempre que fazer uma dancinha que está na moda.
Outra coisa que irrita é quando o cara faz o gol e TIRA a camisa do time. Nunca entendi isso.
Que nem ontem o gol do Manchester City no último minuto que deu o título para eles depois de 40 anos…qual foi a primeira coisa que o Aguero fez? tirou a camisa…este gol foi foda até eu me empolguei parecia que era o meu time que tinha feito o gol!
Pois é, se o atacante do meu time fizer um monte de dancinhas no mesmo jogo, eu fico feliz da vida.
Difícil mesmo é aguentar as dancinhas do adversário…
Mesmo sem o Glamour das antigas, meu Flu nosso Flu, foi campeão. Enfim, o jogo contra o Boca vai mostrar como o Flu realmente é… mesmo porque eu ainda não entendo o Flu… ora muito mal e ganha ora muito bem e perde… Paradoxal…. é difícil…..
Ganhou o título mais cagado da década: entrou por acaso na semifinal do primeiro turno e nem se classificou para o segundo. Se não der Boca agora, vai dar Santos mais na frente. Estou tranquilo quanto a isso!
Por favor: se o post virar briguinha de torcedor, deleto tudo, é sério.
Eu juro q torço pro Flu ganhar o título em cima do Neymala. É que o Luciano levantou a bola… Desculpe- me! Mas as contusões já voltaram a rondar o time, então acredito que vá ser um jogo complicado.
Guilherme…. o Flu/2008 tinha mais convicção, mais gana.. só isso….. Mas vamos torcer sobretudo pela segurança dos jogadores na Argentina (lembra contra o ArgentinoJuniors?).
É Luciano, essa porradaria que sempre rola na Libertadores é ridícula. Mancha o campeonato pra caramba, fica parecendo um torneio de pelada no bairro.
No questito “chato”, temos no Brasil o Jorge Henrique, que talvez seja o cara mais mala (para os adversários) do futebol brasileiro hoje. Mas claro que ele não joga nem 10% do Riquelme, só serve para irritar.
Verdade, é marrento pacas. Mas ele próprio foi expulso estupidamente contra o Emeleca, ou seja, não é tão ixxxperto assim.
ate a cara do jorge henrique da vontade de dar uns tabefes
Outro marrento é o Emerson Sheik, não? Esse vocês conhecem bem.
Sim, mas duvido o Riquelme sair do Boca pro River, depois cantar o hino do Boca no ônibus.
Mas pensa no Sheik, com aquele grito entalado na garganta… Coitado.
O único grito que ele deu quando estava no seu time foi “Cadê meu salário atrasado?” Desculpe, não resisti.