Você sofre de Síndrome de IPhone?
24/05/12 07:05
Já teve a sensação de que o Iphone estava vibrando em seu bolso, só para perceber que o bolso estava vazio?
Já passou da euforia à depressão por causa de um papo no Facebook?
Então você não está só.
O primeiro sintoma tem nome e se chama “Síndrome da Vibração-Fantasma”.
O segundo já é popular entre adolescentes. Pesquisadores norte-americanos o batizaram de “Facebook Depression” (“Depressão do Facebook”).
O mal que os brinquedinhos portáteis e as redes sociais estão fazendo à nossa saúde é o tema de “IDisorder”, um livro recém-lançado nos Estados Unidos (leia aqui uma matéria do “The New York Times” sobre o assunto). Já comecei a ler e é fascinante.
Escrito pelo psicologista Larry D. Rosen, o livro tem o subtítulo auto-explicativo de “Understanding Our Obsession with Technology and Overcoming Its Hold on Us” (“Entendendo Nossa Obsessão Com a Tecnologia e Superando seu Domínio Sobre Nós”).
É exatamente isso o que pretende Rosen: mostrar os perigos da exposição excessiva à tecnologia.
Estou bem no início do livro, mas as críticas que li são unânimes em dizer que Rosen não é um desses xiitas que condena a tecnologia.
Ele afirma que é impossível, hoje, abdicar dela. O segredo, segundo ele, é como evitar que ela nos domine.
O autor mostra como o hábito de checar mensagens a toda hora pode levar a transtornos obsessivos-compulsivos e estimular o déficit de atenção.
Tudo que a gente sempre soube, mas que nunca tinha lido de forma tão clara e embasada por tantos dados e pesquisas.
Espero terminar logo o livro. Se o Twitter deixar, claro.
Atrasado, mas em tempo: que bom ver uma tradução de título desacompanhada da insuportável “em tradução livre”, o que quer que isso signifique.
Meu celular não dá acesso à internet, custa uns 60 reais; não tenho twitter; não acesso facebook há uns meses, vou até cancelar a conta. Estou deixando de ler ebooks e voltando para o impresso. Acreditem, a vida fica muito, muito melhor sem essa conectividade e interatividade absurda.
Psicologista? Qual eh a formação dessa criatura?
nossa, eu to sofrendo disso o meu bolso vibra só para pegar o danado, fora a falta de atenção nas aulas e muito mais, to precisando de ajuda, ja tinha percebido alguma coisa de errado.
Não tenho twitter, nem facebook nem fuckbook nem iphone nem razor nem blazor nem omegatron. Tenho soulseek, conta?
Cara, quer coisa mais ridícula que ficar seguindo gente no twitter? “hoje eu comi pudim de jaca”, “quem gosta daquela magrela?”, “praia de pitangó tá bombando, mór galera”…
Barcisnki? vc comprou a versão digital na Amazon? qual é o formato do arquivo que eles disponibilizam? dá para ler no notebook?
Compro pelo Kindle pra IPad.
Pergunta rápida off topic. Comprei o All About Eve em uma promoção da Livraria Cultura por 12,90. Vale a pena? Qual sua opinião sobre esse filme clássico?
Caramba, o filme também conhecido como A Malvada, com a Bette Davis, a módicos R$12,90????
Tô precisando dar um pulinho lá na Livraria Cultura, será que tem mais filmes bons como esse em promoção????
E com a Marilyn Monroe tb, filme que tem mais indicações (14) ao Oscar, junto com o Titanic!!!
Isso mesmo. O André não quer dar opinião, senti que é pessoal, desculpe incomodar.
André, na próxima faça um post sobre os attention whores e entreviste o Paulo.
Estamos ai, se precisar é só chamar. Só brinquei, mas pelo visto todo mundo leva tudo muito a sério por aqui.
caraca, voce pergunta se vale a pena depois de comprar? que coisa estranha…
Só queria a opinião do cara e não polemizar e nem chamar a atenção, não sou assim, que coisa chata!
Fala, André! As vezes, me sinto assim. É horrível ter que parar o que está fazendo pra entrar no Facebook ou verificar mensagens no e-mail. Off-topic: viu que foi divulgada a tour do Cohen nos EUA? Já comprei o meu ingresso. Vou ve-lo em NYC dia 20 de dezembro!
E eu, em outubro, em Madri.
Esta fala no TED vai pela mesma linha. Vale conferir: http://www.ted.com/talks/sherry_turkle_alone_together.html?utm_source=newsletter_weekly_2012-04-03&utm_campaign=newsletter_weekly&utm_medium=email
Quanto ao bardo canadense: 31/10 em Austin ;-)))
e eu também preciso terminar um livro, se os post de Barcinski deixarem….
André, não tenho Twitter e muito menos Facebook. Tenho apenas conta de e-mail e MSN e as uso mais por motivos profissionais. Graças a Internet consigo trabalhar em casa. Nunca pensei que conseguiria isso. A tecnologia esta ai para facilitar nossa vida. Mas em parte concordo com o escritor americano Nicholas Carr, segundo ele, Internet deixou o ser humano narcisista e superficial. E sobre redes sociais, costumo ser mais radical e concordo com a tese de que elas aproximam as pessoas que estão distantes e afastam as que estão mais próximas. E convenhamos, não tem ‘kkk’ ou ‘rsrs’ que substitui aquela turma do boteco falando de futebol.
Admito que passo mais tempo do que deveria em minha vida ligado à tecnologia…tv…lendo emails, jogando videogames, assistindo ( e me divertindo) com os jogos do fluminense na libertadores e lendo seu blog…qual é a sua sugestão? o que devo cortar de todas essas porcarias pra começar a ter uma vida mais saudável?
vejo cada bizarrice no FACEBOOK… muitos amigos meus e colegas de serviço perderam a noção do ridículo… uma ferramenta que ainda não está sendo usada com propriedade pela grande massa… eu digo não