O maior cineasta que Hollywood revelou nos últimos 20 anos
02/07/12 08:55
O canal HBO Plus exibe hoje, às 23h50, “Boogie Nights”, de Paul Thomas Anderson.
Já decidi: não vou assistir. O filme tem três horas de duração e não quero ficar acordado até 3 da manhã. Porque é um desses filmes que, se começar, eu não consigo parar de ver.
Para quem não viu, “Boogie Nights” conta a história de um adolescente burro e sem futuro, vivido por Mark Wahlberg, que encontra sucesso como ator pornô e vira o astro Dirk Diggler. O filme começa em 1977 e termina no meio dos anos 80.
Mas a história de Dirk é só uma desculpa para Anderson fazer uma parábola sobre a decadência do cinema.
Acho notável como Anderson usa a história do cinema pornô como metáfora para a própria história de Hollywood, mostrando como tudo piorou quando a liberdade criativa e a rebeldia dos anos 70 deram lugar a preocupações corporativas e a obsessão pelo lucro, nos anos 80.
Sou feliz proprietário do DVD deste filme e sempre tiro a belezinha da estante para rever alguma cena particularmente bem escrita, bem filmada e bem atuada.
Difícil escolher a melhor cena do filme.
Será a abertura, com um plano-sequência scorsesiano dentro de uma boate?
Ou a cena em que o produtor Philip Baker Hall vai à casa do diretor Burt Reynolds convencê-lo de que o futuro do cinema pornô é o videocassete, e é humilhado por um discurso sobre a ética do cineasta: “I am a filmmaker”, diz Reynolds… “Eu NUNCA vou filmar em vídeo!”
Que tal a catártica sequência em que Julianne Moore, a veterana atriz pornô, e Heather Graham, sua jovem discípula, passam dias trancadas num quarto, cheirando cocaína e tendo delírios sobre maternidade?
E o pesadelo que é a mansão do milionário cocainômano vivido por Alfred Molina? Inesquecível ver Molina de robe e cueca, tocando air guitar ao som de Rick Springfield enquanto seu filho – ajudante? Namorado? Escravo? – chinês solta bombinhas no chão da casa.
Paul Thomas Anderson tem 42 anos. Para mim, é o melhor diretor que Hollywood revelou nos últimos 15 ou 20 anos. Melhor até que Tarantino.
Ele fez cinco filmes. Dois, para mim, estão entre os melhores dos últimos 20 anos: “Boogie Nights” (1997) e “Sangue Negro” (2007).
Seu próximo, “The Master”, inspirado na Cientologia e com Philip Seymour Hoffman no papel do líder de uma religião chamada “A Causa”, estréia no fim do ano. Não posso esperar.
Muita gente gosta de “Magnólia” (1999), mas eu acho forçado demais, com diálogos e personagens caricatos. Além de me parecer uma cópia descarada de “Short Cuts”, de Robert Altman.
Anderson, aliás, é grande fã de Altman. E a recíproca era verdadeira: quando Altman, que tinha 80 anos na época, foi filmar “A Prairie Home Companion” (2006), a seguradora exigiu que ele escolhesse um “diretor substituto” para tomar seu lugar caso não conseguisse completar as filmagens.
E quem Altman escolheu? Paul Thomas Anderson, claro.
Também acho que Tarantino eh um grande diretor, Death Proof e Inglourious Bastards mostram isso. Acho Reservoir Dogs e Pulp Fiction over-valorizados e acho que Tarantino eh vitima do proprio hype que o encobre. Falam mais dos seus filmes menores e menos dos seus melhores.
Entre os dois, André, ou mesmo acima dos dois, eu colocaria Michael Mann (que pode ser um pouco mais velho que eles, de uma geracao antes?), como um dos grandes grandes americanos na ativa. Abraco.
Oi André,
Não achei tão ruim Magnólia não. Acho que tem um clima de profunda tristeza e desajuste, além do quê o papel do Tom Cruise (que é bem fraquinho) foi uma das melhores coisas que ele fez na vida.
Abração.
Pensei que estava só nessa. concordo 100%. Tb nunca saberia dizer minha cena preferida. Mas com certeza a de Alfred Molina e o plano sequência do inicio que a camera entra e sai da piscina são grandes candidatas. Muito importante que mesmo com o curriculo briplhante de P.T Anderson (considerado pelo próprio Scorsese o sucessor dele) ele ainda tem dificuldade para conseguir orçamento para seus filmes. O último mesmo, “Sangue Negro”, eu li os diários de produção na época pelo Cinema em Cena e lembro que quase o filme não acontece por falta de financiamento. Ajudou bastante a presença do grande Daniel Day Lewis que é fã de Anderson e sua presença ajudou para os executivos que só olham cifrão botassem grana no filme…é triste quando, como vc bem disse, o maior cineasta Americano dos últimos 20 anos tem dificuldade para viabilizar suas produções. Ao contrário do que muita gente pensa cinema autoral, seja no Brasil ou nos EUA, ainda é muito difícil de conseguir financiamento, mesmo para um que tem algumas indicações ao Oscar no currículo…já que os filmes dispensam comentários
Ah sim, esse é um dos filmes que, quando vejo que está passando, paro tudo pra ver.
Ninguém teria feito o Eddie Adams/Dirk Diggler tão bem quanto o Mark Wahlberg. Minha cena favorita é aquela em que dá o depoimento sobre violência contra a mulher nos filmes e sobre como ele ajuda a salvar casamentos. Pra mim, ele é um ótimo ator. Também foi ótimo em “Os infiltrados”.
Nossa, me empolguei. A cena da Rollergirl gritando e pisando no cara que estudou com ela e a reconheceu, com aquela música sinistra de fundo, é uma das mais vertiginosas que já vi. De quebra, é simultânea à do Eddie na picape com o sujeito que queria vê-lo se masturbando. Ali fica patente a decadência de tudo, deles, da vida que levam…
Não gosto muito do Mark Wahlberg, e por isso me mantive distante do filme até ontem, uma pena, estava perdendo um filme excelente. Tive que baixa-lo pois não tenho mais esse canal no pacote, que filme! Toda essa facilidade tem um lado ruim, as locadoras morreram, se você não tiver como apelar para um cine torrent da vida, você deixa de assistir muitos filmes bons. Não dá pra sair comprando todos os DVDs que existem e nem pagar esses pacotes caros e sem sentido das operadoras. Se você não apelar para o cine torrent vc deixa de apreciar muitos filmes. Cara, o meu pacote tem liberado um monte de canal que eu nem assisto, e não tem o canal Brasil, mas tem megapix, space e nhk(canal do japão), é um absurdo você não poder escolher o que quer assistir e ainda pagar caro.
Acho que foi em janeiro. Eu tinha acordado cedo porque ia para o posto de saúde marcar uma consulta. Mas antes de tomar o café liguei a tv sem compromisso. E tava lá, Boogie Nights começando (não lembro o canal).
Precisa nem dizer que não teve posto nesse dia, né?
Magnólia acho um baita filme ! Sangue Negro, o ápice ! Mas há um que gosto muito, mais pela estranheza e situações bizarras – taí um trunfo do Paul: Punch Drunk Love…
Reservei o horário para assistir (novamente) no HBO Plus e, quando começou, a surpresa: áudio dublado em português, sem a opção do original.
Aargh, que decepção. O único consolo é que vou dormir mais cedo.
Isso é broxante.
opa, acabei de ver, som original, legendas em portugues, tudo certinho. barcinski vai dormir cedo, mas obriga quem o le a ficar acordado ate tarde. golaço.
Putz, martin. Qual sua operadora? A minha é a Céu, eu tentava trocar o áudio e nada. A informação na tela era “English”, mas o som estava dublado. As legendas em português estavam lá, achei muito estranho.
Isso acontece comigo. Tenho Claro TV, mas não consigo acessar o diabo das legendas e áudio original em filmes dublados, mesmo que o Telecine avise que eles estão disponíveis.
Sou um puta admirador do PTA também, mas nunca achei o primeiro dele (Hard Eight, se não me engano). Foi lançado em DVD aqui? É bom?
Vi no cinema nos EUA, nunca vi por aqui. Deve ter em algum torrent, se não tiver saído em DVD.
Vi numa locadora uma vez, mas faz tanto tempo que não lembro se era VHS ou DVD.
Vi ano passado no Netflix aqui nos EUA. É bem bacana, mas é o mais “fraquinho” dele…isso só quer dizer que não é tão bom quanto Boggie Nights ou Magnolia que ele dirigiu e escreveu antes de completar 30 anos…
Fala, xará.
Boogie Nights é o meu filme preferido. Gosto tanto que quando fui para LA em 2010 fiz uma espécie de tour sobre o filme.
O ponto alto, claro, foi ir até a casa onde rolou a matança promovida após a caguetagem do John Holmes (episódio que não está retratado no Boogie Nights, e sim no Crimes em Wonderland). Aliás, o nome da rua onde está localizada a casa é Wonderland.
Fui também na casa do Eddie Nash, patrão da night de LA nos anos 70, vivido no filme pelo Alfred Molina. A casa real dele, não onde rolou a cena absolutamente memorável do china atirando bombinhas.
E depois visitei dois lugares que serviram de locação. Primeiro, a loja de donuts em que o negão Buck presencia o assalto no final. Chama-se Miss Donuts, e fica em Reseda, mais na periferia de LA.
Por fim, fui também no Motel Royale, onde Dirk Diggler e Reed Rothchild (John C. Reily) planejam com um camarada “from Torrance” a sacanagem na casa do Eddie Nash.
Tirei foto de tudo, claro, e faz tempo que eu quero sentar pra escrever um relato sobre a tour, quem sabe para auxiliar outros fãs do filme.
É isso. Curti muito ler o que vocês escreveu.
Abs.
Pô, vc tinha de publicar isso aí.
Há uma diferença enorme entre o DVD e o B-Ray se você resolve ver um filme em um projetor full HD de qualidade/telão de 100 polegadas. Não chega a substituir o cinema, que é inigualável, mas é algo (mais ou menos) próximo.
Mesmo em uma TV de boa qualidade o Blu-ray é MUITO melhor que o DVD.
P Wahlberg estava no programa do Piers Morgan, na CNN. Quando coloquei eles estavam falando sobre Boggie Nights. Pena que tive que sair e não vi quase nada.
Sean Penn um grande ator? Não acho. Já Seymour Hoffman sim, fantástico.
“Sangue Negro” é muito bom!!! O embate que o empresário do petróleo e o pastor desenvolvem é FANTÁSTICO!
Pena que nesta porcaria de Brasil ainda NÃO saiu em Blu-ray!!!
Assiste em DVD que não faz diferença.
Acabei de acessar o site Highdef Digest que só faz reviwes de Blu-rays.
O filme ganhou 4,5 estrela nos quesitos filme, qualidade de vídeo e qualidade de áudio. Ou seja, tudo QUASE PERFEITO!
Preço no site da Amazon : $ 14,90 !!!
E por quê não lançam aqui no Brasil??? Êta pais de M*****!
Ah, e assistir em BD é OUTRA COISA !!! Faz sim uma grande diferença !!!
OBS : Meu último comentário falando do Blu-ray é sobre o Boogie Nights.
Voltei no Highdef Digest … O “Sangue Negro” ganhou 5 estrelas pelo filme e 4,5 pela qualidade de imagem!
Preço no site da Amazon do Blu-ray : $ 10,99 !!!! Ou seja, VINTE REAIS !!!!
Desculpe André, mas DVD já MORREU !!!!
Mas o cinema também tá nas últimas, então abraça o capeta.
Assista em Blu-ray “2001, Uma Odisséia No Espaço”. Parece que foi filmado semana passada, TAMANHA a qualidade da remasterização!!!
Imagem melhor que a maioria dos filmes gravados nos últimos anos.
Todos os filmes do PTA têm a decadência muito forte na história, acho que isso deve fazer a gente se identificar tanto com os personagens.
Li em algum lugar que ele assistiu ao tesouro de madre sierra todas as durante uma semana antes de iniciar as filmagens de Sangue Negro.
O final desse filme, na cena do boliche me lembra Kubrick, não sei se pelos planos, pela loucura que é, ou ambos.
abraço
Verdade, a cena é fortíssima. Inesquecível os dois brigando naquele boliche. E o Paul Dano tá demais também.
“Jogada de Risco” é pouco lembrado, embora muito bom, também. Philip Baker Hall e John C. Reilly matam a pau no diálogo final, na descoberta do fato que permeia todo o filme.
sugestão de postagem: cinema argentino.
se tem um cara que assisto qualquer coisa que aparecer é o ricardo darin. nunca vi ele atuando em filme meia-boca, é sempre coisa boa.
“Boogie Nights” é mesmo um dos grandes filmes dos últimos muitos anos. Vi no cinema e revi em vídeo.
Maestria na direção, história do cinema e história cultural, histórias singulares das personagens. E uma sucessão de episódios surpreendentes, rumo à decadência e à necessária frustração do sonho americano.
E aquela banda horrorosa em que os protagonistas tomam parte?
Cara, morro de rir vendo aquela gravação, é bom demais aquilo. O John C. Reilly é MUITO engraçado.
Sem contar o ridículo seriado “de ação” da dupla, típico dos anos 70. Os caras tentaram de tudo, coitados!
Aliás, “Boogie Nights” é um ótimo exemplo de filme-valise, composto por outros filmes supostos, como os pornôs e e o “filme-de-ação”.
Barcinski, essa cena da mansão é mesmo muito tensa.
Assistiu o filme que retrata o acontecimento em que essa cena se inspirou?
O John Holmes ajudou a assaltar a casa de um traficante. É bom o filme também!
Que filme é? Não conheço…
Crimes em Wonderland.
Aqui fala dele: http://omelete.uol.com.br/cinema/icrimes-em-wonderlandi/
André, na sua opinião, além do Paulo Tomás, qual os outros grandes diretores dos anos 1990????
O melhor cineasta dos 20 últimos anos só tem 2 filmes bons? A coisa está feia mesmo.
Leia direito, por favor. Nunca disse que os outros filmes são ruins, só que não se comparam aos dois melhores. Hard Eight, o filme de estreia dele, é ótimo.
mas você disse que não gosta nada de Embriagado de Amor e acha Magnólia forçado. Então, para você, são ruins.
Não. Achar um filme forçado não significa achar que ele não tenha qualidades. Idem para “não gostar nada”. Eu não gosto de 2001, de Kubrick, mas entendo por que muitas pessoas amam o filme e não seria burro de negar que o filme tem muitas qualidades. Quando eu quero dizer que acho uma coisa “ruim”, eu escrevo que é ruim, simples.
Barça…eu simplesmente adoro esse filme…acontece o mesmo comigo…se começo a ver não consigo parar…a quantidade de excelentes atores em atuações perfeitas é inacreditável….até o Philip Seymour Hoffman fazendo uma quase ponta de bichinha..rsss…esse filme tem várias curiosidades que achei legais comentar aqui: a mulher do Willian H. Macy é uma atriz pornô de verdade muito famosa, a veterana Nina Hartley, Paul Thomas é o nome de um ator e diretor pornô dos anos 80…quando saiu o filme até pensei que o filme fosse dele… rsss, eu até hoje me lembro de uma cena que foi cortada do dvd ou então eu tô maluco…mas tem uma cena do Mark Wahlberg quando ele ja está famoso e rico que ele volta pra casa e mostra um carro novinho pra irmã…nunca vi essa cena do filme na tv ou no dvd…será que editaram o filme? outra coisa que me incomodou demais foi a tradução do filme…tem um erros grosseiros como: trocar sempre o termo “coming” (gozando) com chegando…rsss…e várias outras, o John C. Reilly pergunta pro M.Walberg: voce “workout” (malha)? e traduzem assim… você trabalha? putz é de doer…rsss
Conheço a cena em que o Whalberg mostra o carro novo pra Julianne Moore, não me lembrava dessa cena com a irmã. Aliás, nem lembrava que ele tinha irmã no filme.
E na minha opinião, Philip Seymour Hoffman, que você cita, e Sean Penn, são os melhores atores da atualidade.
Difícil discordar.
Dos americanos, eles são os melhores, concordo. Entre os ingleses, quase todos excelentes, Daniel Day-Lewis se sobressai.
barça e o wes anderson? gosto bastante das suas películas e acho q tem bastante personalidade. se ñ me engano vc colocou ele juntamente com PTA e alexander payne como os q fazem um bom cinema de adulto hj em dia.
Verdade, mas acho que os filmes dele vêm caindo demais. Adorei Rushmore, achei Tenenbaums mais ou menos, e odiei o Steve Zissou…
Fantastic Mr. Fox…
Achei Magnólia pretensioso demais na época em que vi. Acabei não vendo os outros. O único que eu cheguei a procurar foi “Embriagado de Amor”, mas não achei em lugar nenhum. Será que vale a pena insistir? Será que numa 2001 da vida eu acho?
“Magnólia” é uma bomba sem tamanho, hoje e sempre.
Concordo. Magnólia é um dos piores filmes que já assisti. Aquela chuva de sapos fecha com chave de lata o filme.
Pior que desconfio que ele tirou a idéia de um filme onde a chuva de sapos é uma coisa fabulosa: “The Last Wave”, do Peter Weir. Tem um delírio cataclísmico com sapos caindo do céu, é fantástico.
A chuva de sapos é do Livro dos Danados do Charles Fort. Inclusive há uma cena em que o garoto que participa do quiz show está com esse livro na mesa.
Não sabia, valeu pela informação.
Junta todos os filmes do Tarantino num só e não dá o Boogie Nights! A cena do Molina com o chinês soltando bombinhas tem um quê de David Lynch também, de tão bizarro!
A cena na mansão de Molina é um das mais tensas já retratadas no cinema.
Pra mim os 9 melhores diretores de Hollywood na atualidade:
1-David Fincher;
2-Darren Aronofsky;
3-Paul Thomas Anderson;
4-Martin Scorcese;
5-Quentin Tarantino;
6-Michael Mann;
7-David Cronenberg;
8-Irmãos Coen;
9-Paul Greengrass;
Não tá faltando outro certo David aí não?
David Lynch em “Estrada Perdida” e o piloto de “Twin Peaks” que só vi em VHS.
“I’m a false prophet and God is a superstition!!!”