Conseguirá Drummond superar Tiririca?
18/07/12 07:05
Há alguns dias, um leitor me enviou o link do dite de um programa do SBT chamado “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos” (veja aqui).
Diz o site:
Mais do que um programa de televisão, trata-se de um grandioso debate nacional capaz de mobilizar o país para responder a uma única pergunta: “Quem é o Maior Brasileiro de Todos os Tempos?”
Baseado no formato criado pela BBC, “The Greats”, o programa elege aquele que fez mais pela nação, que se destacou pelo seu legado à sociedade.
Diversos países já apontaram os seus maiores representantes. Na Inglaterra, Winston Churchill saiu vencedor. Os italianos elegeram Leonardo da Vinci. Nelson Mandela foi o mais votado na África do Sul. O mesmo prêmio dado à Salvador Allende no Chile e Charles de Gaulle na França.
Agora é a vez do Brasil!
“Agora é a vez do Brasil”. Isso é que dá medo.
O site traz o resultado parcial da votação popular, com os brasileiros colocados do 40º ao 100º lugar.
Tiririca está em 48º, à frente de Drummond (52º), Carlos Chagas (66º) e Prestes (76º).
Luan Santana (42º) trava uma batalha voto a voto com Machado de Assis (41º); enquanto Joelma, da Banda Calypso, se mantém em 83º, uma posição à frente de Chico Buarque.
Bem que o SBT poderia recorrer ao poder mediúnico de algum especialista e promover a entrega desses prêmios com a presença dos vencedores.
Fiquei imaginando um auditório lotado, com Raul Seixas (46º) sentado ao lado do Visconde de Mauá (45º) e Anderson Silva (90º) ombro a ombro com Tom Jobim (89º).
Imagine o coquetel pós-cerimônia, com o Marechal Rondon (70º) elogiando a atuação de Lua Blanco (71º) na novela “Rebelde”, Lampião (74º) babando com a forma física pós-bebê de Claudia Leitte (75º) e Roberto Justus (96º) trocando segredos sobre topetes com Itamar Franco (95º).
E que tal Tiririca tirando uma onda com Drummond? “Ô abestado, entre você e eu tem uma pedra no meio do caminho…”
Está aí um programa que eu gostaria de ver.
Vendo essa lista, na minha opinião 2 defeitos da maioria do povo brasileiro são mostrados.
O primeiro é a fácil manipulação que a TV faz com as nossas mentes. Tirando a TV Cultura – que sempre dá traço – raramente passa algo sobre uma pessoa realmente importante como
Carlos Chagas e Drummond. E quando passa em um canal de maior acesso, é uma matéria de 1 minuto antecedendo outra completamente idiota.
Daí então a pessoa saberá sobre a vida do Luan Santana com mais detalhes do que sobre a obra do Machado de Assis por exemplo. Mas ai vamos para um outro ponto: a acomodação.
Com a Internet hoje em dia, o que custa entrar que seja na Wiki e pesquisar um pouco sobre o escritor antes de clicar no cantor como “O maior Brasileiro”?
Vendo por essa análise, com certeza a Xuxa, Senna e Pelé estarão entre os primeiros.
O segundo ponto é que absolutamente TUDO no Brasil é levado para o humor. O pior é que se trata de um humor ignorante, não sarcástico ou irônico como vemos aqui no blog.
Colocamos um palhaço na política somente para “zoar”, se um ônibus está cheio sempre tem um babaca para soltar uma piada e quando acontece que seja uma votação simbólica como essa,
colocam uma atriz dos Rebeldes como referência.
Não sei se fui muito radical, mas é o que penso.
Daniel discordo da parte da Xuxa ( sexualização infantil, consumismo e etc…), mas Senna e Pele gostando ou não foram gênios como esportistas
Alias corrigindo concordo com você sobre a irrelevância da Xuxa
Sim Paulo. Concordo que foram figuras importantes para o esporte, mas a popularização deles na minha opinião foi também por causa do “forte marketing” que sempre tiveram enquanto outros atletas tão relevantes quanto eles como João do Pulo e Adhemar Ferreira nem são lembrados.
bem lembrado João do pulo, Adhemar, a tenista Esther Bueno…..
E o Guga?
Maiores brasileiros de todos os tempos?
1-Tostão.
2-Dirceu Lopes.
3-Joãozinho.
Sem mais!
Sócrates?
Passando por aqui pra deixar uma dica pra galera que acompanha o blog… caso apareça o popup do estouro de acessos livres da folha, limpem o cache do navegador que o acesso volta a funcionar!!! (espero que a folha libere o comentário)
Massa vai ser se Getúlio Vargas, JK e Rui Barbosa não aparecerem na lista e Gusttavo Lima e os caras do tchu-tcha ficarem no top 5. Tô na torcida!
Meu top ten: Paulo Silvino, Dulcídio Wanderley Bosquila, Wilson Grey, Mãe Menininha do Gantois, Chacal, Sílvio Luiz, Angeli, Luiza Brunet, Pedro Simon e o maior de todos, Nelson Ned.
Vi o início do programa semana passada e, ao contrário de alguns amigos, não aguentei assistir até o final. Quando apareceu o Dedé do Vasco a frente de Ulysses Guimarães troquei de canal. Mas acho que estou perdendo a chance de presenciar a história sendo feita, pois já pensou quando acabar o grandioso debate nacional e o resultado for conhecido? O próximo país a comprar o programa poderá anunciar: “na Inglaterra, Winston Churchill; na França, de Gaulle; e no Brasil, ________ (Roberto Carlos? Zezé di Camargo e/ou Luciano? Pelé?) Será ótimo para divulgar o nosso país como sede da próxima Copa e Olimpíadas.
André, esse tipo de pesquisa não mostra o quanto o Brasil erudito, dos grandes personagens históricos, das estátuas e nomes de ruas está muito distante do verdadeiros ídolos do povão????
P.S. Os votos para o Silvio Santos e para os funcionários do SBT são considerados inválidos, senão o Senor Abravanel ganharia fácil!!!
Até acho bacana uma votação desse tipo, mas é claro que vai abrir espaço pra bobagens de todo o tipo.
Vai ter gente falando do Lula, Ayrton Senna, Ronaldo Fenômeno, Xuxa, GV, e por aí vai…
Só pra não ficar em cima do muro, eu votaria, sei lá, no Chico Mendes, no Betinho, na Zilda Arns… esse pessoal trabalhou em algo importante no nosso país.
Eu assisti ao programa meio que por acidente, já estava quase indo dormir. Logo um dos primeiros que vi foi “63o. Dedé do Vasco”. Tive um ataque de riso e a certeza de que não poderia ir dormir sem ver o resto.
É isso que eu mais gosto do SBT. Acho que qualquer outra emissora (menos talvez a Rede TV), quando visse o resultado absurdo da lista, daria um jeito de cancelar o programa, mas o SBT vai em frente e a apresenta com toda a pompa e cara de pau que já conhecemos.
Se o Dedé do Vasco, o São Marcos do Palmeiras e o Rogério Ceni estão na lista, imaginem em que posição estará o Emerson Sheik???
O Sheik?? Na posição 171 é claro…afinal o nome não é Emerson, a idade não confere, os documentos foram falsificados…mas ele é um coitadinho!!! Bem a cara do Brasil…fala de corrupção, mas não poder a oportunidade de molhar a mão de um guarda para se livrar de uma multa…o famoso “jeitinho brasileiro”.
Ze Carioca.
Emerson Sheik não pode entrar, ele é catariano agora. É um cidadão do mundo, igual um pirata, disposto a defender a bandeira do país que lhe pagar o maior soldo no momento.
O nome deste jogador é Márcio.
É o maior estelionatário…
Meu palpite vai para o Senna em primeiro lugar. Mas esse não seria meu voto, vale lembrar.
Café Filho !??
Finalmente o SBT acertou num programa de humor!
Para mim, Tiririca é bem melhor do que Prestes e a mulher do Calypso é bem melhor do que Chico Buarque. Odeio esse povinho comunistazinho ou de esquerdazinha.
E vc é um ignorante por pensar assim. Diferenças ideológicas à parte, essas comparações que vc fez não deveriam nem ser iniciadas.
Parafraseando o Millor, que disse “democracia é eu mandar em você, ditadura é você mandar em mim”, penso que ignorante deve ser todo aquele que não compartilha do seu ponto de vista, não? Repito: na política, um boi sonso como o Tiririca faz menos estrago que um comunista.
Pobre mente Brasileira, não sou comunista, mas o comodismo brasileiro é uma me*** mesmo. ” Tiririca faz menos estrago que um comunista.” Se exigíssemos ninguém iria fazer estrago nesse pobre país comandado por corruptos, precisamos de revolução já!
Dá até de medo de pensar que será o número 1! Bom, essas enquetes totalmente abertas ao público sempre rola esse tipo de coisa bizarra. Li que várias torcidas organizadas estavam se mobilizando para votar em jogadores de seus times. O mesmo acontece com membros de fã clubes dos nossos “ídolos” musicais atuais.
É óbvio que o 1 vai ser o Lula. E, embora não fosse minha opção, acho compreensível que seja ele. Estaria no meu Top 3.
Acho o Top 3 não deve sair de Lula, Pelé e Ayrton Senna.
Pô! Votei tanto no Blanka do Street Fighter… Nem entre os 100… atras da Joelma, do Luan Santana, do Niemeyer…
Concordo em ele estar na lista. Serviu como forma de retrartar nosso povo aos “gringos” nos anos 90: pessoas estranhas que não sabem conversar, vivendo no meio de um matagal.
Se bobear, eles pensam isso até hoje.
Blanka do street fighter!!! Como é que eu não pensei nisso antes!!!
Se eu tivesse que apostar num suposto campeão, acho que apostaria no Lula. Mas, de qualquer forma, ia ser muito divertido ver aberrações como Luan Santana, Xuxa ou Sarney ganhando…
Paradoxal……. a inteligência e sensibilidades moral e cultura deste país foram mandadas embora, por justa causa, há muito tempo.
Pela lógica, Ruy Barbosa ou Santos Dumont levariam essa. Mas aposto que Lula está em primeiro. Brasileiros..Ô povinho de M3rd@! E você, em quem votaria? Zé do Caixão?
Ruy Barbosa? aquele que queimou todos os arquivos e registros da escravidão por motivos ainda controversos?
Mas isso foi verdade mesmo?…Como escreveu: “motivos ainda controversos”, pode ser invenção de gente invejosa, ou fez isso por um bom motivo, quem vai saber. Pessoa brilhante ele foi, não podemos negar. Coloque um na lista que não fez algo podre na vida…
Se eu colocar uma gota de veneno em um litro de água…. vc bebe a água? Por mais fantástica que tenha sido a vida do Águia de Haia.. essa mancha descredita ele…
por ter queimado os arquivos da escravidão, tem o meu repudio, mas por ser tataratata da ruivinha Mariana Ruy Barbosa tem a minha admiração, kkkkkkkkkkkkkkk
Minha lista teria Zé do Caixão, Carlos Imperial e Sergio Porto.
Santos Dumont merece, foi o primeiro homem a usar um relógio de pulso.
Sou mais o Nelson Piquet, que inventou o cobertor elétrico de pneus.
Essas listas não são muito diferentes das nossas eleições…
O SBT deveria passar Chapolin o dia todo
possível top 3: pelé, silvio santos e roberto carlos (que se assumisse a perna de pau, ganharia meu voto).
Sugestões para a lista:
Fogueteira do Maracanã (in memorian); Beto Barbosa; Alexandre Frota; Renan Calheiros; José Sarney (vejam esse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=t0JJPFruhAA).
E nos outros países, a lista só tinha gente séria, ou também tinha nomes ridículos? Duvido que sejam listas melhores que essa brasileira. Se for pra apostar, boto o nome de um político no topo. De qualquer maneira, eis aí um campo aberto para a síndrome do vira-latas.
Esta lista só reflete como somos. Somente isso! O povo (nós) votamos no que conhecemos. No que nos é mostrado. No que vende pois, somos nós quem consumimos. Isso que é o legal do brasileiro, nós conseguimos tirar sarro de uma coisa que ajudamos a con(des)truir. Como o amigo citou abaixo, na Inglaterra as sub-celebridades foram lembradas… claro… esta(va)m em evidência. Mas no final, prevaleceu o Churchill como citastes. Espero que aqui seja igual.
Agora a única dúvida é, quem será o maior brasileiro de todos os tempos?
Eu chutaria (desculpem o trocadilho não-intensional) o Edson Pelé Arantes do (Capitão) Nascimento – com uma honrosa segunda colocação para o Lula. O povo gosta dele, pois confunde “o personagem” com a pessoa. Ele foi genial em campo e extra campo representa muito bem nosso povo. É caloteiro, malandro, espertalhão e nos esteriotipa muito bem!
1º Pelé
2º Lula
3º Silvio Santos
Abraços.
Detalhe: Os chutes e palmites aí em cima não refletem minha opinião… mas o que eu acho que vai acontecer.
Para mim o maior brasileiro de todos os tempos é o Oscar do basquete.
* palpites.
Oscar Schmidt?! Beleza, grande jogador de basquete, figura carismática, abriu mão da NBA pela seleção, coisa e tal, mas o representante nº1 da nação desde a independência?! Isso porque estou sendo bonzinho de não lembrar que ele se candidatou a senador sob a batuta do Paulo Maluf…
Tentei ser cômico…
O Tiririca fala “abestado”! Mais respeito com este grande homem!
Olha, eu já entrevistei o Tiririca duas vezes, e garanto que rola um “abestalhado” também. Ou você duvida da verve do gênio? Mas vou seguir teu conselho: “abestado” fica bem melhor. Abraço!
Abestado, seu mininu! É mais cráçico.
1 – No nordeste, terra de s. excelência o deputado Tiririca, ‘abestado’ deriva de besta, sujeito burro.
Dificilmente alguém fala ‘abestalhado’. Nordestino, como se sabe, tem costume de economizar nas sílabas.
2 – Na fila para votação, um sujeito com visível grau cultural elevado e um sorriso de superioridade no rosto tentava justificar a eleição do ‘abestado’: ‘é um representante de uma classe de trabalhadores (os palhaços). Não vejo nenhum problema em votar nele’.
E depois correm aqui para descer a lenha nos políticos.
Deve ser assim que pensam os eleitores do ‘maior brasileiro de todos os tempos’.
Absurdo não ter entrado o Blanka nesta lista.
Huauahuahauhaua. Foi ótima! Mas só podem pessoas… não personagens… eu votaria no BLANKA fácil! Foi o Brasileiro mais internacional que eu já vi… rs
Personagem não pode? Então pode limar mais da metade da lista!!!
Resolvi olhar mais sobre o assunto no google e site do SBT e lhe digo, caro Barça:
Impossível escolher UM, entre tantos grandes brasileiros concorrendo, Roberto Jefferson, Fernando Collor de Mello, entre outros grandes.
Hoje conheceremos mais finalistas… com show do Falamansa na “cerimônia”…
Eu ia fazer um comentário, mas eu achei a lista tão absurda que acho melhor ficar quieto.
Meu voto para o maior brasileiro de todos os tempos vai para esse aqui:
http://img.terra.com.br/i/2009/07/11/1263875-1224-atm17.jpg
hahaha
Brilhante texto Barça.
Vc. só esqueceu que aqui no Brasil o povo confunde notoriedade com popularidade.
Assim é natural que um cara popularíssimo como o Luan Santana fique ao lado de personagens célebres como Machado de Assis, Tom Jobim e mesmo outros que tiveram sua inegável importância, independente de corrente política como Lula, FHC, Getúlio Vargas e etc…
Eu, pra ficar na moda por exemplo, votaria na ex-macumbeira Rosane Collor e sua jesuscidência.
acho que o silvio santos vai ganhar, hein?
Não! Aí é no Troféu Imprensa!
É Barça, mas a eleição feita na BBC pelos ingleses, também foi igualmente ridícula. Foi notícia até mesmo no Brasil porque diversos ingleses notáveis sequer foram lembrados, enquanto Beckham, as Spice Girls, Boy George e outras sub-celebridades disputavam as primeiras posições…
Esse tipo de eleição não pode ser levada a sério. Nem no Brasil, nem em lugar algum do mundo.
Dei uma olhada no Top 100 britânico e tem: Darwin, Shakespeare, Isaac Newton, Lennon, McCartney, Alexander Fleming, Charles Dickens, Johnny Rotten, John Peel (!), William Blake, Graham Bell, Bowie, Freddie Mercury, Aleister Crowley (!), Chaplin, etc. Óbvio que deve ter uns panacas no meio que não reconheci pelo nome, mas, no geral, parece que a lista não é tão esdrúxula. E isso porque eles economizaram na inclusão de músicos. Senão, haja espaço pra Ray Davies, Jagger, Lemmy, Roger Waters, Ozzy, Robert Plant, etc