Conseguirá Drummond superar Tiririca?
18/07/12 07:05
Há alguns dias, um leitor me enviou o link do dite de um programa do SBT chamado “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos” (veja aqui).
Diz o site:
Mais do que um programa de televisão, trata-se de um grandioso debate nacional capaz de mobilizar o país para responder a uma única pergunta: “Quem é o Maior Brasileiro de Todos os Tempos?”
Baseado no formato criado pela BBC, “The Greats”, o programa elege aquele que fez mais pela nação, que se destacou pelo seu legado à sociedade.
Diversos países já apontaram os seus maiores representantes. Na Inglaterra, Winston Churchill saiu vencedor. Os italianos elegeram Leonardo da Vinci. Nelson Mandela foi o mais votado na África do Sul. O mesmo prêmio dado à Salvador Allende no Chile e Charles de Gaulle na França.
Agora é a vez do Brasil!
“Agora é a vez do Brasil”. Isso é que dá medo.
O site traz o resultado parcial da votação popular, com os brasileiros colocados do 40º ao 100º lugar.
Tiririca está em 48º, à frente de Drummond (52º), Carlos Chagas (66º) e Prestes (76º).
Luan Santana (42º) trava uma batalha voto a voto com Machado de Assis (41º); enquanto Joelma, da Banda Calypso, se mantém em 83º, uma posição à frente de Chico Buarque.
Bem que o SBT poderia recorrer ao poder mediúnico de algum especialista e promover a entrega desses prêmios com a presença dos vencedores.
Fiquei imaginando um auditório lotado, com Raul Seixas (46º) sentado ao lado do Visconde de Mauá (45º) e Anderson Silva (90º) ombro a ombro com Tom Jobim (89º).
Imagine o coquetel pós-cerimônia, com o Marechal Rondon (70º) elogiando a atuação de Lua Blanco (71º) na novela “Rebelde”, Lampião (74º) babando com a forma física pós-bebê de Claudia Leitte (75º) e Roberto Justus (96º) trocando segredos sobre topetes com Itamar Franco (95º).
E que tal Tiririca tirando uma onda com Drummond? “Ô abestado, entre você e eu tem uma pedra no meio do caminho…”
Está aí um programa que eu gostaria de ver.
Amigo André, para salvar este concurso só mesmo se o Carlos Imperial estivesse aquí para ser o apresentador. Dá vontade de rir só em pensar.
Imperial seria o apresentador ideal, muito bem lembrado!
Meu primo Carlos Imperial.
E a melhor música brasileira de todos os tempos??
http://www.sbt.com.br/amelhormusicabrasileira/previa/
Cara, não dá mesmo pra levar esses concursos a sério. Hino do Corinthians?????
Com toda certeza o maior brasileiro de todos os tempos foi o Barão do Rio Branco, que graças aos seus debates com os líderes das maiores potências da época conseguiu duplicar o território brasileiro sem dar um só tiro. Conseguiu todas essas terras que pertenciam aos hispânicos só no “Quas-Quas-Quais”
Bem estamos mal, mas o consolo e’ que os britanicos estao ainda pior. A princesa Diana (3o lugar) bateu ninguem menos que Charles Darwin, William Shakespeare e Isaac Newton, nesta ordem. Na Alemanha, entraram na lista Mozart e Freud, o problema e’ que os dois sao austriacos. Depois desta enquete o mundo tem que acabar e tentar recomecar do comeco.
Pois é, os britânicos colocaram na lista Bono Vox e Bob Geldof [risos] que são irlandeses. Portugal colocou Eusébio, que é moçambicano. Por isso eu acho que quando fizerem o “maior catariano de todos os tempos”, Emerson Sheik surgirá como canditado forte.
Odeio o canal, mas vamos lá, entre nós do blog:
1; MARECHAL RONDON
2; MONTEIRO LOBATO
3; ORLANDO VILLAS BOAS
4; OSCAR NIEMAYER
5;………
NIEMEYER, sorry
André, qual seria o seu top 10?
Nilo Machado, Carlos Imperial, Zé do Caixão, Sandra Bréa, Oásis Minitti, Magda Cotrofe, Neusinha Brizola, Marquito, Rogéria e Renato Gaúcho.
Marquito genial!!! Sandra Bréa gatíssima.
Cade o Cumpadi Washington?
Praticamente irretocável (como eu vivi até aqui sem saber quem era Nilo Machado?!). Só trocaria o Renato Gaúcho pelo Sebastian (aquele da C&A) e daria um jeito de arrumar uma vaga pro Dadá Maravilha (mesmo que na reserva, claro, exigência do Presidente).
Como assim não tem JOTACÊ???
Erro imperdoável Barcinski: esqueceu do Miéle…
Para mim o maior brasileiro de todos os tempos é o sr. Paulo Salim Maluf! #prontofalei hahahahahahahaha
Essa votação é fácil de prever o resultado:
1- Lula
2- Dilma
3- Roberto Carlos
4- Pelé
5- Xuxa
6- Sílvio Santos
7- Ronaldo Gordo
8- Emerson Sheik
…
Faltou o Senna
no Reino Unido deu Joãozinho Podre (John Lydon) em 87º. na frente de gente como o Rei Eduardo I., J.R.R. Tolkien, sir Walter Raleigh, David Livingstone ou o Rei Henrique II. Boy George ficou em 46º e ganhou até do Rei Artur, que acabou em 51º (mesmo ele sendo um personagem fictício).
O mais sensato que vi até agora foi o da França:
http://en.wikipedia.org/wiki/Le_Plus_Grand_Fran%C3%A7ais
Não há duvidas que no Brasil existe uma espécie de imbecilização coletiva, muito mais que em outros países. Mesmo assim não dou muito crédito a votações desse tipo. O melhor isso, melhor aquilo, é como na musica, impossivel dizer quem é o melhor artista de todos os tempos. Por isso não vejo problema se apontarem o tiririca como o melhor.
André, aesse troço todo tem uma equação bem simples: salva-se o Panamericano, Lula é eleito em rede nacional o maior brasileiro de todos os tempos.
alguém leva o sbsteira a sério ? com o tipo de público que tem essa emissora, os resultados não poderiam ser diferentes…
O maior brasileiro de todos os tempos?
É obvio: KID BENGALA!!!!!!!!
André, acho que você está com ciúmes de ter o Dedé do Vasco e nenhum do Fluminense… kkkkk..
Mas falando sério, acho que o problema está todo no programa: alguém já citou aqui o fato de as pessoas confundirem fama com importância. Outra coisa que vai contra é abrangência. Porra não dá para colocar todo mundo em baixo do mesmo teto para ser o “maior”. Vários brasileiros foram importantes e relevantes em diversas áreas distintas, não dá para medir qual é a “maior”.
Agora, vou continuar assistindo porque é muito engraçado. Ahhh, Ronald Reagan ganhou nos EUA.
Como não? O Carlinhos Itaberá está em 9o lugar, à frente de Santos Dumont, vc vai ver.
O Marrón?
Carlinhos Itaberá? Putz… depois do Fluminense passou pelo meu time o JEC (Joinville Esporte Clube – atual Campeão Brasileiro da Série C). Ficou famoso por fazer um gol de voleio… mas contra…. kkkkkkkkkkkkkk
Barça, qual seria o maior brasileiro de todos os tempor para você?
O cineasta Nilo Machado, sem dúvida.
queria ver a opinião do Neville sobre ele. vc perguntou?
Emanuello “o belo”, com Sylvio Kristal. só a chamada já é sensacional. 😉
Tantas asneiras nos comentários que já indicam as razões da enquete. Não existe “o maior dos brasileiros”, pois muitos foram e são defensores, elevando o nome Brasil, embora um deles já tenha recebido este título em 1923, quando faleceu: RUI BARBOSA, o que representou o Brasil em Haia, cognominado o Águia, e meu voto seria dele, embora desmerecendo muitos outros em quase todas as áreas.
Os votantes escolhem por ouvir dizer, não por conhecimento dos feitos. Pelo jeito mais uma vergonha à vista, logo teremos.
Discordo. Como ministro da fazenda o Ruizão Águia foi um dos perpetradores da famigerada Política do Encilhamento, que causou danos permanentes ao Brasil…
Vocês falam do assunto como se a escolha dessas aberrações fosse apenas resultado do espírito “zueiro” do brasileiro… O problema é a falta de educação mesmo! Alguém já viu como os temas “História do Brasil” e “Literatura Brasileira” são tratados na maioria das escolas públicas?
Perguntem a um recém-formado do ensino médio de uma escola pública brasileira quem foram Guimarães Rosa, Manuel Bandeira, Osvaldo Cruz, Lima Barreto, Sergio Porto, Graciliano Ramos, Di Cavalcanti, Cândido Portinari, Noel Rosa, Cartola, Ruy Barbosa, José do Patrocínio, Josué de Castro… As chances da pessoa desconhecer todos estes nomes são enormes.
Se a maior parte da população não aprende sobre cultura e história de seu país onde se deveria, vai aprender onde? Na internet?
Em Portugal deu Salazar – Na votação final ficou ele contra o líder comunista Álvaro Cunhal – Quando saiu o resultado final foi hilário, a deputada do partido comunista ficou aos berros protestando contra o resultado!
Acho que deveriam excluir os vivos. Já dava uma bela força para o Drummond… Mas não deixo de ter uma ponta de contentamento vendo a Joelma na frente do Chato Buarque de Holanda…
Alguém ai nos comentários fez ressalvas sobre a democracia, pois bem acho essencial a democracia mesmo que a votação dos 100 brasileiros haja inúmeras distorções é valido pelo menos saber o grau de entendimento do povo brasileiro sobre tais personalidades. Esse tipo de votação já foi feita em outros paises e também gerou muita polemica, em Portugal parece que Salazar foi eleito em primeiro lugar. Outra coisa impor as pessoas quem elas devem votar nesse tipo de programa cheira a fascismo, desculpem o exagero da palavra.
Claro que todos nós que lemos esse blog, gostaríamos de ver nessa lista 20 notáveis cientistas brasileiros, 20 notáveis esportistas, 20 notáveis escritores, Empresários, políticos e etc…, mas a verdade e outra.
André, acho que alguns comentarios que estão sendo feitos, a proposito do post, ja dizem tudo. Pelé e Senna?? Talvez o problema no Brasil seja exatamente esse: compreender o que seja grandeza, em teoria e praxis, mas por aqui confunde-se sempre com notoriedade. E por que sera que tudo tem que ser engraçado, tudo tem que ser uma boa piada por aqui? Essa idiotia permanente, de bobo alegre babão que o brasileiro tem, e da qual se ufana, como de tudo alias que seja “brasiiiil”, é que nos tornam eternos macunaimas.
Acho que essa confusão entre grandeza e fama rola em todo lugar, não?
A confusão talvez aconteça em outros lugares, como tb a importancia dada a fama nos dias de hoje, mas aqui orbitamos de forma ignóbil e preguiçosa a mesma equação esquizóide: qualidadexpopularidade, tudo é fruto de um grande programa de auditório, a escolha é sempre Barrabas, alias o Chacrinha dispensava um tratamento hilario e atualissimo ao que chamamos de opinião publica: é banana ou abacaxi? De qualquer forma acho esse concurso ridiculo por si só, enfim.
Celso eu fiz um comentário sobre o Senna e o Péle, quando uma emissora abre votações para eleger os 100 maiores de todos os tempos, quais os critérios? influencia, notoriedade, sucesso profissional, carisma, relevância histórica, etc…….., acho que esses dois e outros cumprem esses critérios
é o melhor programa de humor involuntário que já existiu nesse país
Mais engraçado ainda é que o Silvio Santos proibiu que votassem nele porque sabia que ganharia o programa na sua propria emissora kkkk. (igual acontece naquele “Trofeu Imprensa”). Então o nome do programa é “O Maior brasileito de todos os tempos, tirando o Silvio Santos”
Bem lembrado, xará!
Quase OFF-TOPIC:
Será que só eu acho que o Neville D’Almeida foi separado no nascimento do Terry Jones?
SPAM,SPAM,SPAM,SPAM,SPAAAAAM!
Voto no Emil Rached.
Não assisti mas o programa deve ser engraçado. E triste pq mostra a realidade nua e crua do nosso País. Adorei seu texto.
Cabe uma reflexão sobre o poder de voto. Será que é realmente democrático alguem sem informação, cultura ou educação decidir uma questão coletiva?
Seria como deixar alguem, sem carteira de habilitação, dirigir um carro (com outras pessoas dentro) porque este indivíduo tambem teria direito a decidir o caminho (mesmo que ele nem saiba qual).
Transpondo isso para as votações eleitorais políticas, em geral os vencedores são os melhores nos quesitos marketing, comunicação, carisma, etc. O preparo administrativo e a lisura de caráter, que deveriam ser os fatores principais, não são considerados pela maioria ignorante.
Sei que é uma opinião elitista ou “politicamente incorreta” (palavra mais asquerosa do séc. XX), mas o fim de qualquer forma de acesso a cargo político por meio de voto e sim, por meio de concursos públicos que afiram a capacidade técnica do candidato, seria a maior evolução da democracia desse país.
Meu voto: Dom Pedro II (disparado).
Concurso público para presidente! Aff!!!
Quanta besteira! Dê uma olhada no ranking do IDH. Os países mais bem colocados são todos democráticos, independente do sistema ser monárquico, presidencialista ou parlamentarista. Já os piores colocados, ou são governados por tiranos, ou viveram em regimes antidemocráticos por décadas. Coincidência?
Se o povo é ignorante, dê-lhes educação, simples assim.
Você se considera democrata? Bom, então comece não respondendo a uma opinião diferente com “quanta besteira”, alem de educado, é um grande 1º passo.
Sobre a tua frase “Se o povo é ignorante, dê-lhes educação, simples assim.”, temo não ser tão simples, a questão eleitoral é um círculo vicioso.
Cara, você acha mesmo que ao invés de investir mais em educação, o país deveria acabar com o voto e promover seus líderes políticos através de concursos públicos? E quer que eu não chame isso de besteira? Ok. Vou mudar:
Quanto nonsense!
Melhorou?
Rapaz, mas quem foi que falou em não investir mais em educação?
A questão é o que investimento em educação não é do interesse de quem está no poder e isso se torna um círculo vicioso. E é um tipo de investimento a looongo prazo, leva décadas.
Mas independente do nível educacional de uma população, ainda acho o sistema eleitoral por meio de voto sujeito a distorções, não considero o melhor meio para a escolha de um administrador público.
Que se comece então pelo voto facultativo. Uma democracia legítima não deveria transformar um direito conquistado numa obrigação, certo?
Como se mede a lisura de caráter?
Peróba neles!
Uma ficha policial limpa já é um bom requisito.
Até um ano atrás Carlos Cachoeira tinha ótima ficha policial.
Prefiro sorteio,tipo bingo,se as bolinhas formarem seu rg,tá no cargo. Com restrições,claro,tipo formação especifica para cargos técnicos,idade mínima para presidente e deputados,ficha limpa,etc.Pode parecer brincadeira,mas estou falando sério.Não custa nada sonhar,e é bem democrático.
Diante disso, só nos resta citar o próprio Drummond, em trecho do poema “Um Boi Vê os Homens”, no qual o referido bovino nos mostra sua visão da espécie humana: “…Têm, talvez, certa graça melancólica (um minuto) e com isto se fazem
perdoar a agitação incômoda e o translúcido vazio interior que os torna tão pobres e carecidos de emitir sons absurdos e agônicos: desejo, amor, ciúme…”
Amo o “translucido vazio interior”, deveria substituir o “ordem e progresso” na bandeira, Drummond amaria.
“‘Agora é a vez do Brasil’. Isso é que dá medo.”
Disse tudo…
Eu votaria no Beijoqueiro, mas ele é português.
Churchill, antisemita, De Gaulle, um fujão que, de longe, exortava os franceses à resistência, Allende, gosto dele. Acho que o povo brasileiro dará uma prova de grande superioridade cultural se não escolher um político para o topo da lista, muito óbvio. Vale Santos Dumont, Pelé, Senna ou qualquer outro. Não que eu vá acompanhar. Espero que alguém me conte como foi.
Melhor ainda: um cientista, ou humanista. Ia ser um belo exemplo para as nações ditas desenvolvidas.
Na boa, sou músico e conheço música até pelo avesso, mas a moça do Kalypso é sim, melhor que o Chico Buarque.
Meu filho de 5 anos canta melhor que o Chico Buarque e se duvidar compõe também.
Cantar melhor pode até ser, mas compor, só se seu filho for um gênio. Já estudou o songbook do cara?
A tal de Joelma não canta, ela grita! Deveria ser obrigatório distribuir protetores de ouvidos nos shows da banda Colapso. E essa postagem tem cara de trollagem…
É banda KY, leia-se “cá ípisilon”.
Bom, pelo jeito você SÓ conhece música pelo avesso…
hehehe
Viram porque odeio Chico, Caetano, etc…?
Quem curte isso se acha tão superior e inteligente mas nem sabe reconhecer um texto irônico quando lê um.
É claro que sei da importância do Chico Buarque não só na música mas na história recente do país.
Só não acho o cara um gênio.
Dá até medo de ver os 40 faltantes, mas que deve ser de rolar de rir isso deve.