Volta, Renato Mauricio Prado!
16/08/12 07:05
Depois de sua já célebre briga com Galvão Bueno durante a transmissão das Olimpíadas (veja aqui), o comentarista Renato Mauricio Prado não terá seu contrato renovado pelo Sportv.
Acho uma pena. Porque sempre gostei de ver Renato Mauricio Prado na TV.
E olha que eu teria todas as razões para não gostar, por causa do exagerado fervor rubro-negro do homem.
Mas sempre defendi que comentaristas não deveriam esconder seus times. Não vejo problema nenhum nisso.
No episódio da briga com Galvão, achei que este teve razão ao reclamar. Porque não foi a primeira vez que Prado causou constrangimento a um companheiro ao cobrar dele, em público, explicações sobre uma frase dita em “off”, durante os comerciais.
Para quem não viu, Galvão se irritou depois de Prado dizer que ele, Galvão, havia afirmado, fora do ar, que a seleção brasileira de vôlei masculino só havia levado a medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984, por causa do boicote dos países do bloco comunista.
Lembro claramente de um episódio no “Troca de Passes”, o programa do Sportv, em que Prado virou-se para o comentarista Andre Rizek e disse: “Ô Rizek, repete aí o que você disse no intervalo, que o Flamengo seria rebaixado.”
Achei isso deselegante e constrangedor. O que se diz fora do ar é para ficar fora do ar, não deve ser jogado na cara da pessoa para constrangê-la.
Mas sempre me diverti com as trocas de farpas entre Rizek e Prado, com o nervosismo deste quando o Flamengo perde, e com sua capacidade quase sobrenatural de incluir a palavra “Flamengo” em qualquer frase.
Também não dá para negar que Prado é dos poucos comentaristas que foge da irritante cordialidade e diplomacia que rolam nas mesas de futebol. Tem um humor ácido que, de vez em quando, aparece.
Se ele realmente sair do Sportv, será uma pena. Mesmo torcendo pelo Fluminense, vou sentir falta desse flamenguista.
Acho o Galvao impertinente ele pinta com o Arnaldo que é um tremendo puxa saco e quando encontra um cara como RMP que fala o que pensa dá nisso ,acho que o Galvão tem que rodar logo da globo e dar o lugar para outro .
O Galvão que gosta de tripudear os outros , se meteu numa fria com o RMP.
O Galvão humilha, esfola o couro e escalpela o pobre do ex-juiz.É uma humilhação e o ex-juiz se faz ou é tolo.
Com o RMP o negócio foi mais embaixo.
Segundo comentários em “off” vários profissionais da Globo aplaudiram a atitude do RMP em silêncio.
André, o Galvão frequentemente chama o Renato de “traira” no Programa Bem Amigos, então ele jamais poderia ter reagido daquele forma tentando humilhar o Renato na frente de todos. O Galvão deveria ter tirado de letra e conversado com o Renato no intervalo, mas não o fez e seu imensurável ego falou mais alto. O que me impressiona é o poder do Galvão no Sportv. Ele tem o seu programa, O Bem Amigos, em que ele mal aparece. Talvez, no máximo, em 1/3 das vezes. Já o Renato, além do Bem Amigos, aparece no Redação Sportv três vezes por semana. Ou seja, a direção do Sportv demitiu o Renato que aparece 4 vezes por semana e é disparado o melhor jornalista esportivo da emissora, mas manteve o Galvão que mal aparece. Dá para entender ? O pior é que sobrou até para o jornal “O Globo”. Hoje (17/08) a coluna do Renato não saiu…
Também acho que faltou jogo de cintura, mas vai saber o que rolou nos bastidores?
RMP errou, mas banir do SPORTV é ruim para o telespectador; visto que êle tem muito conhecimento,é inteligente, entende muito do assunto,e é de uma fina ironia poucas vezes visto em comentarista esportivo. Se êle calçasse as sandálias da humildade pedisse desculpas ao vivo, eu reconsideraria.Para mim esvaziou um pouco o BEM AMIGOS
Qualquer que seja a razão o assistente do programa não é obrigado a ouvir a lavagem de roupa suja, que deveria ser feita fora da transmissão. O Galvão, há muitos anos, segundo rumores da época, entrou em choque com o Reginaldo Leme porque este, não tão puxa saco, teria atribuído ao Sena a culpa por um acidente na Fórmula 1. Pior é que depois o Galvão assumiu de público que, por ser amigo do Sena, nunca admitiria a sua culpa. Infelizmente, há quem goste de Faustão, Raul Gil, Ratinho e outros pilares da nossa cultura.
Barcinski, ontem, dia 16, o Bukowiski faria 92 anos. Acho que vale um post. Abraços
O RMP é só mais um torcedor que finge ser comentarista de futebol. Joga pra galera do Urubo porque dá mais Ibope. Só consegue ser melhor que o Neto e aquele Ronaldo ex-goleiro.
Quanto mais vejos (e leio) esses caras mais da saudades do João Saldanha.
Barcinski e seu amor pelos cafajestes!
Não quero esse cara na ESPN. O que gosto na emissora é que ela não adota o estilo “papo de arquibancada” que se vê em outros programas. E tem um dos melhores comentaristas do Brasil: Mauro Cezar Pereira.
Mauro Cezar Pereira?? Aquele que adora futebol inglês, diz torcer pra um time argentino, mas é flamenguista doente, pedante e mal humorado? Se liga rapaz, aquela criatura não é normal…Só de olhar consigo identificar doenças mentais sérias naquele rapaz…
Concordo com vc, Samuel. Esse Mauro Cezar é outro mala, um almofadinha que acha que entende de tudo, mas só despeja platitudes. PVC e o Antero Greco são bons comentaristas, mais comedidos, imparciais e sem a empáfia que acompanha boa parte dos cronistas esportivos.
Acho o Mauro César Pereira um dos melhores comentaristas que temos. Nâo tem rabo preso com ninguém, esse é o problema dele. Ter opinião própria hoje em dia no Brasil não é bem aceito.
Esse cara é um mala, tão chato e tão dono da verdade quanto o Galvão. Podiam ir embora os dois. Posso listar vários comentaristas que não escondem o time do coração sem ser chatos nem irritantes, como Juca Kfouri, PVC, Mauro Cezar Pereira, Marcio Guedes, etc…Humor por humor, prefiro o do Juca Kfouri, que é muito menos turrão do que esse mala sem alça do Renato. Acho que já vai tarde, aliás, por mim tanto faz, porque graças a gente como esse chato eu parei de assistir às mesas-redondas do SPORTV. Só espero que ele não acabe indo pro canal onde estão os melhores comentaristas de toda a tv brasileira: a ESPN Brasil
Particularmente acho o RMP um mala, bem maior que o Galvao inclusive, pelos motivos que vc ja mencionou.. Alias o Galvao tem o meu respeito, e depois deste episodio mais ainda, porque ele pode ser mala e o que for, mas tem credibilidade, e zela por ela, por isso o corte no RMP, poderia ser mais polido? Com certeza. Mas como se trata do elemento em questao ta de bom tamanho..
O legal é que RMP é passional, mas sem ser burro. Ele tem cérebro para manter as discussões em um bom nível. Agora, e quantas vezes Galvão constrangeu também seus colegas de trabalho. Isso deve ser uma constante entre eles, só agora sobrou pra alguém.
O Maurício pode ter errado, mas sou mil vezes ele ao bolha do Galvão.
O cara é tão mala quanto o Galvão. Esse já vai tarde, tomara que ele faça parte do mesa redonda,kkkkkk junto com o outro mala que é o Flávio Prado…
Barça…me causou surpresa esse post sobre o RMP…imaginava que vc detestasse o cara por ele ser flamenguista (realmente já tinha reparado que sempre ele desvia o assunto pra falar do Flamengo…rsss) mas o que me fez pensar é que não consigo imaginar como existem torcedores que matam ou agridem uma pessoa simplesmente por ela torcer ou usar uma camisa de outro time…pra mim…a maior diversão do futelbol é justamente ter amigos que torcem por outros times…por acaso vc não tem…assim como eu, uma lista mental de amigos que vc sente vontade de telefonar ou encontrar só pra tirar sarro quando o seu time vence? da mesma forma alguns que vc até foge ou nem atende telefone porque já sabe que tá ligando pra te sacanear? quando o meu time vence a primeira coisa que penso é quem eu vou atazanar…rsss
Aê, Barça. Ainda tá rendendo o post de ontem.
Cuidado hein, é capaz de você acordar amanhã com uma cabeça de cavalo na sua cama…
😀
Se ele for pro Linha de Passe do ESPN, vai ser fera demais!
Em 1º lugar, qualquer indivíduo que cause constrangimento ou coloque o Galvão Bueno em situação ruim, merece ter sua pena atenuada, pois presta um serviço à população.
Mas, evidentemente, foi anti-ético trazer à público uma conversa em off. Avaliou, equivocadamente, que o arrogante e orgulhoso jornalista levaria o fato na brincadeira. Ele “rafinhabastiou”.
De qualquer maneira, é um grande baque na diretoria da FLAPRESS.
André, já que ele tá desempregado mesmo, ele poderia concorrer a presidência do Flamengo, ele poderia ser melhor que a Pati Amorim?????
E’ um mala. Alguem ja viu os comentarios superficiais com pose de especialista que ele tece sobre outros esportes?
Comprou a briga errada, tomare que pare no SBT. Ou na mesa do RJ da ESPN Brasil ao lado daquele mala de bigode (que eu nao lembro o nome).
O Trajano uma vez, com o seu mau-humor que lhé é peculiar, deixou o “amigão” Paulo Soares tão irritado que este abandou o Linha de Passe ao vivo, resmungando que não conseguia falar nada do que queria. Sensacional!
Aí Barça, achei q tu tava sendo irônico quando vi o título. heheh Gosto do RMP, ele dava um sal naquele insosso Redação Sportv do corinthiano-que-finge-que-não-é-parcial André Risek. E fora q além de falar de Flamengo (cornetar, sobretudo, não defendia cegamente), entendia de outros esportes, como tênis e vôlei, como já disseram aqui (algo raro entre jornalistas esportivos, q só sabem – e pouco – do esporte bretão). E sempre foi abertamente crítico a CBF e a Seleção, enquanto o Risek botava panos quentes. Ainda sobra o ótimo Tim Vickery pra sair do senso comum, mas é pouco. Também vou sentir falta do “chato” do RMP.
Bom, nunca fui grande fã do RMP, embora prefira mil vezes ele ao Galvão. Mas vale lembrar daquela palhaçada pós Copa 2010 quando o SporTV arrumou uma entrevista com o então todo-poderoso Ricardo Teixeira. Esse mesmo RMP ficou lá como um cordeirinho ao lado do Galvão e não foi macho pra cobrar dele ao vivo o que sempre falava na rádio CBN, nas incursões que fazia dentro do extinto programa do Juca Kfouri…
Comentarista torcedor é tudo mala! Já vai tarde.
O Mensageiro é um filme do Woody Harrelson bem mais legal que Rampart.
Assita e chegue as suas conclusões.
O RMP tem certo carisma, mas isso de ficar expondo coisas que acontecem fora do ar é realmente constrangedor. O Galvão teve razão no episódio. Mesmo assim, pediu desculpas e o RMP não estendeu a mão para cumprimentá-lo. Faltou fair play. Me lembro de outro episódio, no programa “Bem, Amigos”, em que ele revelou um recado pessoal do então diretor de futebol do Flamengo, Radamés Latari, deixado em sua secretária eletrônica. Ele disse que não tinha como não divulgar a gravação, pois era jornalista. Achei o fim da picada. E atitudes como essa acabaram o tirando do SporTV. Embora eu ache uma pena, pois ele fazia uma dupla engraçada com o Rizek.
Deve ir pra ESPN, afinal já está na hora de o Calazans se aposentar… O Renato seria um bom substituto no Linha de Passe. Imagina o que rolaria de bate boca entre ele e o Trajano! Aliás, deselegante também foi esse esporro do Trajano no Rubens Pozzi: http://www.youtube.com/watch?v=620Nka3-cOs
Ainda acho um bem o RMP ter saído. Apesar de fugir do padrão de comentarista, ele é bem fraco. O episódio da reclamação da convocação do R. Gaúcho, após ter pedido a mesma convocação por 6 meses mostra a falta de preparo e profissionalismo do RMP. Mas o afastamento (ou a não renovação) dele só mostra o que todos sabem. Apesar de ser mala ao extremo, o Galvão ainda goza de todo o prestígio na emissora…alguém precisa copiar a BBC no Brasil.
assisto 70% espn, 30% sportv. pela liberdade de crítica da primeira, sem rabo preso. agora ficou fácil pra galvão e cia. criticar ricardo teixeira, “carrancudo”, etc. e a espn sempre lá, no front, com erros e acertos, mas sem medo de meter o dedo na ferida. pra mim só falta o milton leite assumir as locuções de futebol na globo, de resto… um abraço.
Sou Botafoguense e assisto sempre o RMP no Redação SporTV, uma pena mesmo a saída dele da emissora. Mesmo sendo o representante maior da chamada “FlaPress” eu gosto dele, o problema é que ele sempre confunde liberdade pra falar o que quer com falta de educação, foi isso que aconteceu no episódio com o Galvão, entregou o cara na maior cara de pau, sem constrangimento nenhum.