Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

André Barcinski

Uma Confraria de Tolos

Perfil André Barcinski é crítico da Folha.

Perfil completo

O que houve com a democracia corintiana?

Por Andre Barcinski
27/08/12 07:05

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Há uma semana, o jornalista Vitor Birner publicou, em seu blog do UOL, um texto chamado “O drible de Andrés Sanchez em José Maria Marin” (leia aqui).

Quando li o texto, achei que teria uma repercussão imensa. Nos dias seguintes, fiquei procurando mais notícias sobre o caso. Mas quase ninguém falou do texto de Birner.

Fiquei surpreso, porque achei o relato de Birner um escândalo.

Para resumir: segundo o jornalista, o diretor de seleções da CBF, Andrés Sanchez, teria pedido ao ex-presidente Lula que pressionasse o presidente da CBF, José Maria Marin, para que este não demitisse o próprio Andrés e o técnico da seleção, Mano Menezes, depois da derrota para o México na Olimpíada.

Aparentemente, deu certo: quinta passada, Marin deu entrevistas garantindo a permanência de Mano: “Estou tranqüilo com o Mano na seleção”.

Claro que Marin está tranqüilo. Quem não estaria, submetendo-se aos desejos de Lula?

Faltando dois anos para a Copa do Mundo, é óbvio que Marin, que sequer é recebido pela presidente Dilma, não vai bater de frente com Lula.

Dilma não chega perto de Marin porque este, quando era deputado estadual em São Paulo pela ARENA, partido que apoiava a ditadura militar, pediu investigações sobre supostas “células comunistas” operando dentro da TV Cultura.

Em 25 de outubro de 1975, 16 dias depois do discurso de Marin, o jornalista Vladimir Herzog, que trabalhava na TV Cultura, foi torturado e morto em um prédio utilizado pelo DOI-CODI.

Fica a pergunta: que república das bananas é essa, em que um ex-presidente pressiona uma relíquia da ditadura para escalar o técnico da seleção e manter seus apaniguados nos empregos?

O caso mostra, mais uma vez, que a seleção brasileira e a CBF viraram massa de manobra de Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians e amigo pessoal de Lula. E esse “aparelhamento” da CBF é outro escândalo nacional.

Sei que vou ser massacrado nos comentários, mas espero que os torcedores do Corinthians consigam separar a paixão que têm pelo clube da realidade que está aí, à vista de todos.

A verdade é que nossos políticos e cartolas são mestres em manipular o torcedor, apelando à paixão clubística para justificar as barbaridades que cometem.  É o pior tipo de populismo.

Quem critica Andrés Sanchez é imediatamente tachado de “anticorintiano”. Se alguém ousa questionar o absurdo de dar quase um bilhão de reais de dinheiro público para o Corinthians construir um estádio totalmente desnecessário, já que o time joga no Pacaembu, um dos melhores estádios do Brasil, periga ser linchado.

“Ah, mas os vereadores de São Paulo aprovaram os incentivos ao estádio”, dirão alguns.

Claro que aprovaram. Que vereador seria maluco de ser tachado de “anticorintiano”? Seria suicídio político.

Que democracia é essa? Uma democracia em que políticos utilizam a paixão do torcedor de muleta? Onde questões importantes da vida pública são decididas como se fossem discussão de futebol em boteco?

Certamente não é a Democracia Corintiana imaginada por Sócrates, Casagrande e Wladimir.

Enquanto a opinião pública continuar trocando a lógica pela paixão clubística, absurdos assim vão se perpetuar.

Claro que nem todo torcedor compactua com isso. Minha mulher, por exemplo, é corintiana e ficou revoltada quando leu o texto de Birner. Tenho certeza que meus muitos amigos corintianos também sabem separar as coisas.

Os torcedores do Corinthians deveriam é protestar contra o uso político do clube. Estão transformando o “time do povo” no “time estatal”.

E nem o mais alucinado torcedor do Timão será capaz de negar o escárnio que foi a demissão do presidente da comissão de arbitragem da CBF, Sergio Correa, logo após um erro grosseiro que prejudicou o Corinthians no jogo contra o Santos.

“Temos de dar exemplo”, disse José Maria Marin. “A arbitragem não corresponde aos anseios dos clubes e dos torcedores.”

Concordo. Mas ao anunciar a demissão quatro dias depois do erro contra o Corinthians, sendo que, há anos, todo mundo reclama do nível das arbitragens, Marin mostra que nem se importa mais em parecer imparcial.

P.S.: Aviso aos leitores que não vou permitir que usem o espaço dos comentários para briguinhas clubísticas. Quem quiser discordar do texto, que discorde com argumentos.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Jefferson comentou em 27/08/12 at 12:54

    Parei de ler em “vitor birner”.
    Todo mundo sabe que esse cara está sempre a serviço da diretoria do são paulo, que até hoje não se conforma em ter perdido a abertura da copa para a Arena Corinthians, acho que, por isso o texto dele não repercutiu, pois como sempre é tendencioso.
    Quanto ao estádio, tudo está sendo feito às claras e dentro da lei, o Corinthians pagará o dinheiro usado na construção.

    • Andre Barcinski comentou em 27/08/12 at 12:55

      Tá bom. Isso dá a qualquer um o direito de parar de ler em “Jefferson”. Mais fácil não ler que argumentar.

      • Carlos Campos comentou em 27/08/12 at 14:48

        “Tá bom. Isso dá a qualquer um o direito de parar de ler em ‘Jefferson'”. Nossa, essa foi fígado do fanático, hein?! Ri alto aqui.

        • Andre Barcinski comentou em 27/08/12 at 16:01

          É o conceito de reciprocidade, certo?

    • carlos lopes comentou em 27/08/12 at 21:51

      O Jefferson só esqueceu de falar que está dentro da lei pq foram aprovadas leis expecíficas pra construção do itaquerão,se não nem poderia ser construido e foram aprovadas leis justamente pela bancada corintiana.As claras que não foi.Na epoca participaram difretamente no plano.Ricardo Teixeira,Andres Sanches e Lula.E dizer que o corinthians pagará o dinheiro usado na construção é a piada do ano.

      • Cesar comentou em 28/08/12 at 14:06

        Errado. Essa lei de incentivos fiscais foi aprovada em 2004, no governo da Marta Suplicy, quando nem em sonho, existia esse projeto do Itaquerão e o André Sanchez nem presidente era. E quanto ao dinheiro, se o Corinthians vai pagar ou não, o fato é que ele tem que pagar e está fazendo isso montando uma empresa para administrar os lucros do estádio e utilizá-los no pagamento do estádio. Isso é fato e está na imprensa. Piada é você fingir que não sabe disso para vir falar mentiras deslavadas a respeito do estádio, seu hipócrita.

  2. pabloREM comentou em 27/08/12 at 12:36

    Já tinha lido o texto do Birner. Concordo com tudo que ele e você escreveram. É lamentável o que ocorre no futebol brasileiro. Não podemos esquecer que um dos envolvidos foi o mesmo cidadão que causou a implosão do Clube dos 13 para beneficiar a Globo no contrato de transmissão dos jogos.

  3. luiz comentou em 27/08/12 at 12:24

    Primeiro de tudo:Você é muito corajoso!! Pq vem pedrada, sim!! Aqui discutir ou argumentar com a “maioria dos Corintianos” é perdade tempo…o populismo Sanches/Lula fala mais alto….e sinceramente isso é de dar medo, como confundimos paixões com coisa séria (tudo que envolve copa 2014 e Corinthias) é um escandalo aqui em São Paulo. A paixão do torcedor corintiano realmente é uma das coisas mais bonitas, mas essa paixão céga, me da vergonha.

  4. Max comentou em 27/08/12 at 12:20

    Não sei se alguém comentou, mas e o escandâlo abafado dos laranjas e empresas fantasmas do Andrés Sanchez? Um ex-integrante de torcida organizada que obtém todo esse poder, aliando-se a Lula e Ricardo Teixeira, com a ficha corrida que ele tenta esconder, é, no mínimo, perigoso. Em tempo: me lembro bem de Kassab e Alberto Goldman batendo no peito e dizendo que o estado e a prefeitura não iriam colaborar com nada para a construção de Itaquerão. Pergunta quem estava ao lado de Ronaldo, Andrés Sanchez e companhia quando fizeram o lançamento da pedra fundamental do estádio?…

  5. Bidola comentou em 27/08/12 at 12:16

    Vamos por parte. Birner é anti-Corinthians declarado. E vira e mexe sempre solta umas notinhas tentando criar uma crise no Corinthians. Birner é muito bem informado sobre o SPFC, mas estranhamente nunca há nenhum texto explicando a situação que o clube do Morumbi se encontra.

    dois, Andres não é santo e nunca foi. Li alguns comentários dizendo ter saudades da raça, do sofrimento, isso é uma puta balela. Que torcedor quer ficar na fila? Com Andres quer queira ou não o Corinthians virou um clube multicampeão, rico e com estádio.

    três. o estádio. que eu saiba esse dinheiro público tem que ser devolvido depois de não sei quanto tempo e acho que ainda é cedo citar qualquer comentário sobrei isso. O mais engraçado é gente defendendo o pacaembu. Vamos lá, quantos vezes nesses 100 anos o Corinthians tentou arrendar o Pacaembu? Várias, a prefeitura negou um milhão de vezes, era muito mais interessante explorar o Corinthians que paga um alguel exagerado no estádio. Mas isso ninguém comenta.

    Sobre o Marin, depois que esse virou presidente da cbf pega quantas partidas o spfc foi beneficiado.

    Então, citar o Corinthians é muito fácil. Mas a grande verdade que o futebol brasileiro é e sempre foi dirigido por canalhas de todas as espécies.

    • Andre Barcinski comentou em 27/08/12 at 12:18

      Numa boa, Bidola, que catzo tem a ver o fato do Birner ser são-paulino com o Lula pressionando o Marin?

      • Roberto comentou em 27/08/12 at 12:38

        Boa tarde, Barcinski!

        Sabe o que é incrível? No último parágrafo do texto, você pediu, em negrito, para não haver briguinhas clubísticas!!! É brincadeira?

        • Andre Barcinski comentou em 27/08/12 at 12:48

          Claro que pedi. Vc já viu o nível médio dos comentários em posts sobre futebol? Pior que a birosca da esquina…

      • Duanne Ribeiro comentou em 27/08/12 at 17:11

        André, acho que um questionamento do Bidola foi interessante: você põe que o estádio em Itaquera era desnecessário, ele fala das tentativas de arrendamento. Nesse sentido, havia necessidade e foi uma boa escolha do time.

        • Andre Barcinski comentou em 27/08/12 at 17:36

          É a sua opinião. Uma cidade que já tem Morumbi, onde o Corinthians jogou por décadas, e tem Pacaembu, na minha opinião, não precisa de mais um estádio.

          • Cesar comentou em 28/08/12 at 14:32

            Vamos esclarecer umas coisas: o Corinthians deixou de jogar no Morumbi, estádio que ele alugou por décadas enriquecendo seu proprietário, um clube rival, por que este começou a impor restrições a carga de ingressos destinadas ao Corinthians. Ou seja: alem de pagarmos para jogar lá, ainda éramos tratados como se eles estivessem nos fazendo um favor de jogar lá, nos prejudicando ao limitar no número de torcedores corintianos que assistiriam jogos no estádio. Quanto ao Pacaembu, o estádio é do município, a quem o Corinthians tem que pagar uma pesada taxa de utilização a Prefeitura, para utilizar um estádio charmoso e bem localizado, porem pequeno e ultrapassado, que não atende a demanda da torcida corintiana, que sempre vai em bom número ao estádio, independente da fase do time. Como já disseram aí, o Timão tentou várias vezes arrendar o estádio, sem sucesso, por que esbarrou na Associação de moradores do bairro do Pacaembu, que vetou a proposta. Outra coisa: como o estádio é tombado pelo patrimônio histórico e não pode ser reformado, impedindo um aumento da capacidade do mesmo. Portanto, São Paulo não precisar de outro estádio é apenas a sua opinião, não a verdade. O Corinthians precisa do seu estádio e não vai ficar mendigando o estádio alheio. Está construindo o seu estádio utilizando um EMPRÉSTIMO, do BNDES, ou seja, vai pagá-lo, não é uma doação. E se utilizou de uma lei de 2004, segundo o projeto do estádio nem exista. Mas é claro que isso ninguem fala nem fala dos outros estádios que estão sendo construídos/reformados com dinheiro do próprio BNDS. Só falam do Corinthians e ainda por cima mentem descaradamente sobre o assunto. E isso responde a sua pergunta do post sobre o artigo do Birner não ter tido repercussão: ninguem liga a mínima para o que ele escreve por que ele não tem credibilidade alguma. É um jornalista parcial, que defende claramente o clube que torce e critica, sempre provas ou fundamento algum o time rival deste. Simples assim.

          • Andre Barcinski comentou em 28/08/12 at 15:29

            Legal. Você me avisa quando terminarem de pagar, ok?

    • carlos lopes comentou em 27/08/12 at 21:57

      A cidade precisa de infra estrutura,saude,transporte,educação não estadio de futebol

      O Brasil precisa de tudo isso não mais de 10 estadios novos.

  6. Leo comentou em 27/08/12 at 12:14

    “O caso mostra, mais uma vez, que a seleção brasileira e a CBF viraram massa de manobra de Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians e amigo pessoal de Lula. E esse “aparelhamento” da CBF é outro escândalo nacional.”

    Quando o São Paulo FC tinha o controle político das entidades responsáveis pelo futebol estadual e nacional, o cenário estava uma maravilha né? Engraçado como todo mundo comenta como se fosse uma situação totalmente nova e não apenas uma troca de dono. A velha dinastia pode ser vislumbrada com a intervenção do vereador Aurélio Miguel, que também é vinculado ao SPFC, na questão do Itaquerão, “mera coincidência”.

    “Se alguém ousa questionar o absurdo de dar quase um bilhão de reais de dinheiro público para o Corinthians construir um estádio totalmente desnecessário, já que o time joga no Pacaembu, um dos melhores estádios do Brasil, periga ser linchado.”

    Se a abertura da Copa fosse no Morumbi, tudo seria diferente então? Isso é um insulto à inteligência do leitor, pois sabe-se que há muito tempo o SPFC está preocupado com o prospecto do estádio do Morumbi se transformar em um elefante branco, isso considerando somente o novo Palestra Itália. A abertura só seria desculpa para canalizar AINDA mais dinheiro para o estádio que foi construído sob o governo estadual notoriamente vinculado ao clube e quem sabe despachar aquela incômoda favela do bairro.

    • Andre Barcinski comentou em 27/08/12 at 12:19

      Você está fazendo igualzinho ao Andres Sanchez: transformando uma discussão política em discussão de futebol.

    • Luciano comentou em 27/08/12 at 12:30

      Tem sujeito que tem a carteira tungada, no caso por um ex-presidente, e não se toca.

    • Renato comentou em 28/08/12 at 2:25

      Mais um que usa dois pesos e duas medidas, como Andrés Sanchez. Eu sou são-paulino e não quero de jeito nenhum ver meu clube em meio a rolos políticos com a CBF. Tem que saber separar as coisas. Morumbi, “elefante branco”? Ué, os grandes de São Paulo não mandam no Morumbi há muito tempo, o que eu, o Felipão, Muricy e outros grandes treinadores do Brasil acham uma tremenda idiotice. Até o Telê Santana achava. Mas o São Paulo tem lidado bem com isso. É isso que tende a acontcer daqui pra frente: o São Paulo vai mandar seus jogos no Morumbi, o Palmeiras na nova Arena Palestra, o Corinthians no “Itaquerão”. E no Pacaembu, quem vai jogar? Vai virar “elefante branco” também? Se liga. Decidiram por fazer essa Copa desnecessária no Brasil. E já que fizeram essa infeliz decisão, porque não jogar ns estádios que já existem? Temos grandes estádios, é só uma questão de adaptação. Mas infelizmente a corrupção corre na veia desses desgraçados. E falar mal do Morumbi é dor de cotovelo. Não é porque sou são-paulino qu vou achar o Pacaembu, Canindé, o campo do Juventus da Mooca ou a Vila Belmiro ruins. Pelo contrário, todos têm seu charme, ao contrário do Engenhão, que é péssimo. E em tempo: o novo estádio da Juventus da Itália é o mais moderno de toda a Europa. Tem capacidade para 41 mil pessoas e custou o equivalente a R$ 281 milhões. Por que o Itaquerão tem que custar mais de R$ 1 bilhão, como já disse Andrés?

  7. Marcos Taveira comentou em 27/08/12 at 12:10

    Caro André Barcinski,
    Depois que vi uma matéria sobre a cruzada corinthiana na Argentina, na primeira partida da final da libertadores desse ano, onde um pai de família abando esposa e filho em prol do seu time de “coração”, fica difícil encontrar bom senço no torcedor brasileiro.
    Concordo plenamente com você.
    Mais enquanto os clubes sustentarem torcedores fanáticos, vagabundo e irresponsáveis como esses…é porque o Brasil perdeu o “prumo”, como diria meu pai.

  8. Claudio Longo comentou em 27/08/12 at 12:05

    Andre, sou Palmeirense e socio do clube, desta forma acompanho o andamento da construção da Nova Arena Palestra Italia e do estadio na Zona Leste, mas a forma a qual foi aprovada a obra em Itaquera , demonstra como somos administrados pelo governo federal, estadual e municipal, pois para o Palmeiras foram exigidos 27 laudos para aprovar qualquer etapa das obras, com alegações diversas, discutindo-se ate o ruido causado pelos veiculos no leito carrosavel no periodo de jogos, no perimetro ao redor do clube.Sendo que para a area de obras em itaquera os referidos laudos não existiram , permitindo-se todo tipo de movimentação e manobra, que legalmente seria objeto de analise previa, sem que fosse por qualquer autoridade responsavel avaliado todo o resultado e suas respostas ou responsabilidade.Não sou eleitor do PT, desta forma analiso de maneira isenta de paixão o que ocorre nestes fatos, pois são vergonhosamente escandalosos, em todos os sentidos, afinal o dinheiro que ali esta sendo investido é publico que deveria ser direcionado para prioridades serias, mas no Brazil com Z de zona , tudo ainda é permitido!

  9. Rodigão Muleke Cidadão comentou em 27/08/12 at 12:03

    Nossa que indignação que eu sinto disso, meu povo. As pessoas se esquecem que o Brasil não é apenas aqueles 11 homens com camisas amarelas, o Brasil é mais que isso. O Brasil é um país e um país soberano onde o Real é a nossa moeda forte! O corinthians é apenas um time de futebol, nada mais. Uma nação nào pode ser controlada por pessoas que jogam bola, muito menos por pessoas que jogam bola.
    A vida precisa seguir como um rio que flui em direção ao mar, sem ser impedido por geleiras ou icebergs.
    chega de corrupção! Chega de futebo assim!
    Cadê o futebol muleque, Barça? Cadê o futebol com ginga e alegria, Barça? Já não vemos mais isso nem nos gramados nem os campos de futebol.
    Fica aqui minha indignação!!!!!

  10. Vinicius Santos comentou em 27/08/12 at 12:02

    Barça, essa situação é maior do que o Corinthians.

    Ela expõe quanto a sociedade brasileira é podre, em todas suas camadas.

    Andrés Sanchez e o torneiro Luiz Inácio “vieram de baixo” e se vendem como homens do povo, representantes das lower classes no poder.

    Mas não pensam duas vezes antes de agir com arrogância e sordidez normalmente atribuídas ás “zelites” – que insistem em dizer que combatem.

    O torneiro Luiz Inácio inaugurou no Brasil – quiçá no mundo – uma nova forma de governo, o bipresidencialismo pardo.

    Ele e seus comparsas usam, sem vergonha, a idéia de que Dilma só está em Brasília “esquentando o banco”, o cappo continua sendo o mesmo.

    Conduta que só serve pra engrandecer ainda mais o estadista FHC, que largou a faixa e o cajado ao mesmo tempo.

    O Itaquerão é investimento na Zona Leste? Balela.

    Investir na Zona Leste, ou em qualquer outro canto da cidade, é levar pra lá hospitais, escolas, creches, praças, segurança.

    Em suma: Sócrates sonhou com uma democracia genuína, Sanchez e Luiz Inácio querem é brincar de tiranos. A mudança foi essa.

    Abraço!

    • carlos lopes comentou em 27/08/12 at 22:01

      Disse tudo

  11. João Oliveira comentou em 27/08/12 at 11:55

    Sou palmeirense mas sempre admirei muito a cara de “povo” que o Corinthians possuía. O time que lutava contra tudo e contra todos, do sofredor. Hoje, sem que a sua torcida alienada tenha se dado conta, o Corinthians tornou-se o oposto do que foi e do que diz ser. É o time dos poderosos, o time capaz de tudo para alcançar seus objetivos. Cabe a pergunta, era melhor quando o Corinthians era o time da vanguarda e sem tantos títulos, ou hoje, que é o time que se alia ao que há de mais podre para alcançar seus objetivos?

  12. Claudio Longo comentou em 27/08/12 at 11:48

    Bom dia , Andre, PARABENS, seu texto é apenas a realidade que hoje a midia predatoria e parcial, expõe nossa triste e discutivel realidade.O futebol brasileiro é uma peça teatral inacabada, clubes com administração amadora, mantem seus alto custos, com planteis mediocres, sem que sejam revelados grandes atletas, mas apenas mimados muleques que não tem nem opinião propria, desta forma o canalha sanches manipula uma massa que detem apenas numero, sem consciencia dos fatos, tudo em nome do clube do povo tosco.
    Voce mencionou o estadio ao qual o clube não é proprietario do terreno que é publico e comodatado, alem de ser o empreendimento um investimento em mãos de um fundo que detem poder e propriedade de longo prazo, que inviabiliza sua posse definitiva. Mas a midia em geral ignora os fatos mantendo blindados os manipuladores e manipulados das informações corretas, sendo um real instrumento de manipulação viceral em um pais que a verdade tem diversas versões, uma vergonha!
    Novamente Parabens!

  13. Fernando comentou em 27/08/12 at 11:44

    Ótimo texto. Mas não tenho muitas esperanças de mudança desse panorama. Quantas décadas o jornalismo denunciou os mandos e desmandos do Ricardo Teixeira sem provocar resultados concretos. Teve que aparecer a denúncia de suborno na Justiça da Suiça pra algo acontecer.

  14. Luciano comentou em 27/08/12 at 11:37

    André, ainda se um dia formos um país forte na educação, Lula será defenestrado, não idolatrado.

  15. andrews comentou em 27/08/12 at 11:30

    não são apenas os torcedores do Corinthians que servem de massa de manobra política. basta ver quantos dirigentes e ex-jogadores são candidatos a algum cargo eletivo por todo o Brasil.

  16. hugo comentou em 27/08/12 at 11:22

    Acho um absurdo o que está ocorrendo neste pais, robalheira agora está as claras e ninguém liga mais. Ninguém cita que a construtora que está tocando a obra do Itaquerão é a Odbrecht que está junto do PT a anos um grande esquema que está dando um estádio de mais de 1 bilhão a um clube privado.
    O futebol é uma grande máfia e o Sr Sanches usando da sua grande “espertesa” e amizade com Lula para fazer do SCCP um grande clube. Atua em todas as esferas para trazer beneficios a este clube, o triste é que poucos enxergam.
    A coisa está tão escancarada que eles fazem o que queram sem medo, na cara de pau mesmo.
    O futebol que encanta a muitos está perdendo a graça, seleção brasileira mesmo virou uma piada um time de empresários que fazem o que quer. Só sei que tem muito camarão ganhando rios de dinheiro as cutas de uma paixão. Pura currupção. Triste.

  17. Laion Castro comentou em 27/08/12 at 11:21

    André, a Democracia Corintiana morreu muito antes de Sócrates, infelizmente. Atualmente, o Sport Club Corinthians Paulista é apenas mais uma instituição que foi apanhada pelos tentáculos do lulismo.

    [Se me permite, aí vai um lembrete formalista: “corintiano” é sem h.]

  18. Edu comentou em 27/08/12 at 11:20

    Lamentável! O problema passa também pela administração de SP (prefeitura e governo), que não hesitaram em incentivar a construção desse estádio em Itaquera. Claro, porque a educação em SP está uma maravilha, não? A saúde e a segurança então nem se fala… no mesmo lugar em que está o novo estádio, poderia tranquilamente estar um novo Hospital das clinicas.
    Mas enfim, não nos esqueçamos que estamos na terra amada e idolatrada, em que vive um povo que não sabe levantar do sofá pra dar a cara a bater… que silencia nos escândalos do mensalão, superfaturamento de obras, uso indevido de dinheiro público, e por aí vai… que se vende para o populismo barato!

  19. neder comentou em 27/08/12 at 11:11

    Tem neguinho até hoje tentando entender o motivo do aproveitamento zero do Lucas na seleção, onde as maiores oportunidades foram dadas a Hulk, Pato e Damião. Agora dizem que o garoto deve jogar no amistoso do Morumbi como forma de fazer média com a torcida paulista, já que seleção jogando em São Paulo é vaia na certa. E enquanto os Bons Companheiros comandarem a CBF Lucas terá que engolir a trapaça ou ficar de fora para sempre como o Fred… Vejam um exemplo de como age La Famiglia:

    http://blogdobirner.virgula.uol.com.br/2012/08/13/direcao-do-sao-paulo-acha-que-andres-sanchez-tentou-atrapalhar-a-venda-de-lucas-ao-psg-e-encara-a-pequena-presenca-dele-em-campo-na-olimpiada-como-retaliacao/

  20. sidão comentou em 27/08/12 at 11:09

    E tem gente que ainda se descabela com futebol!!!! Com “caminho” até o Jabuca, muito simpático por sinal, vira campeão.

  21. Pablo comentou em 27/08/12 at 11:09

    Tenho inveja é do futebol italiano atual… os caras resolveram fazer um limpa, e a cada ano pegam um pilantra por vez….

    Mas tenho mais inveja são dos campeonatos americanos de qualquer esporte, seja NBAm NFL, NHL todos eles tem suas falhas, mas vc consegue torcer pra qualquer time sem ficar com raiva de juiz, sem ficar achando q tudo é falcatrua…

    Brasileiro tem mania de querer levar vantagem em tudo. Enqto tivermos o “jeitinho” brasileiro, dominando… não vai adiantar nem ficar indignado.

  22. Sandro comentou em 27/08/12 at 11:08

    André, concordo com o texto, infelizmente o Brasil é um país onde aqueles que se diziam contrários ao coronelismo se tornaram os coronéis.

    Ps. só uma coisa a acrescentar: a palavra “corintiano” (e seus derivados) não tem “H”, é o mesmo caso de “baiano”.

    • Andre Barcinski comentou em 27/08/12 at 11:19

      Obrigado, vou mudar.

  23. carlos lopes comentou em 27/08/12 at 11:03

    Não repercutiram noticias pq principalmente a imprensa esportiva é baba ovo desse sanches.Um bandido institucionalizado que junto com o tecnico Mano que é amigo de empresario de jogadores tem total apoio do Lula.Procure o Blog do Paulinho que apesar de ser corintiano mostra as falcatruas do Sanches ja faz anos e ninguem repercute,Preferem chamar o blogueiro de louco.Aí o corintianismo fala mais alto,Veja só as opções corintianas pra se votar a vereador: Vovó da Fiel(do panico),Marcelinho Carioca(meu deus!)Dinei Urúúú e o folclorico jornalista(?) Chico Lang,é brincadeira ou quer mais????

  24. Thiago Carvalho comentou em 27/08/12 at 11:00

    André, o fato de você precisar colocar um aviso no final do texto dizendo que não vai tolerar disputas clubísticas nos comentários já diz tudo. Dê futebol, igreja, cachaça e liquidificador à prestação pra essa massa de boçais que somos e pode fazer o que quiser que ninguém reage.

    • Andre Barcinski comentou em 27/08/12 at 11:02

      Me preveni, porque sei bem o que viram essas discussões. Felizmente, o nível dos comentários está excepcional. Até agora…

  25. george comentou em 27/08/12 at 10:41

    Se escândalo pouco é bobagem, que tal esse projeto de perdoar os 5 bilhões de dívidas dos clubes brasileiros com o governo para que os clubes”apóiem esportes olímpicos”. É além da imaginação, não?

    • Andre Barcinski comentou em 27/08/12 at 10:49

      Completamente.

    • Marcio comentou em 27/08/12 at 10:59

      Eles perdoam hoje e amanhã já tem mais 5 bilhões de novo.

    • carlos lopes comentou em 27/08/12 at 11:07

      Já que a timemania foi um fracasso,querem agora perdoar dividas de clubes.Um absurdo.

  26. Cesar comentou em 27/08/12 at 10:39

    André, sobre o estádio, eu acho que a diretoria tentou arrendar o Pacaembu, mas a associação dos moradores do bairro não permitiu. O que eles não contavam é que essa luta dos moradores contra o clube, na verdade, caiu do céu para os oportunistas de plantão. Foi a desculpa perfeita para a construção do novo estádio, deixando o belíssimo Pacaembu pra escanteio. Pelo que entendi, ele será financiado pelo BNDES e não dado de presente. Claro que juros do BNDES são subsidiados, pois são mais baixos que o mercado oferece. Mas quem tiver um Plano de Negócios bem elaborado pode pleitear o financiamento pelo mesmo banco, pela mesma taxa de juros. Não estou defendendo a construção do estádio, também acho desnecessário, mas apenas contextualizando. Sobre Andrés e cia, eles NÃO são o Corinthians. Usaram o Corinthians como escada, mas não podemos confundir as coisas.

    • Álvaro comentou em 27/08/12 at 11:01

      Concordo com o Cesar.

      Sou corinthiano e lamento ser confundido com Andrés, Lula & cia.

      E, apesar de discordar do aporte de dinheiro público no Itaquerão, lembro que a outra alternativa até então articulada pelos políticos envolvidos era direcionar esses mesmos recursos ao Morumbi, que também é um estádio particular. Seria um escândalo tão grande quanto o Itaquerão, mas poucos se atentam pra isso.

      • Jose Garcia comentou em 27/08/12 at 11:47

        Concordo com tudo o que André e Cesar disseram. Mas faço um reparo: há dinheiro público que não é do BNDES. Além do financiamento do BNDES, houve uma renúncia fiscal (aprovada pelos vereadores) de mais de 400 milhões que a Prefeitura, deixará de arrecadar. Além disso, na época se falou que o governo do estado iria bancar uma arquibancada para assegurar a abertura da Copa (ao custo de 45 milhões e, absurdo, depois da Copa seria desmontada). Já o Morumbi seria beneficiário “apenas” do financiamento do BNDES. Ou seja, para os cofres públicos, o Morumbi sairia bem mais barato.

        • Alexandre comentou em 27/08/12 at 15:46

          O empréstimo a juros subsidiados do BNDES ao Corinthians é de R$400 milhões.
          O valor dos títulos de renúncia fiscal da Prefeitura de São Paulo cedidos ao Corinthians é de R$420 milhões.
          Neste caso da Prefeitura, eles forjaram uma licitação (como se houvesse outros interessados em construir um estádio para a Copa em Sâo Paulo) pois esta renúncia não poderia ser direcionada como foi.
          Foi um ato completamente ilegal.

          • Andre Barcinski comentou em 27/08/12 at 15:47

            Obrigado.

  27. daniel comentou em 27/08/12 at 10:32

    Sou corinthiano, mas mesmo assim tenho que perceber o quanto é errada essa atitude do Andreas.

    Tirando a parte de ele ter reerguido o Corinthians (o que faz muitos torcedores endeusá-lo), me deixa muito triste ao perceber que ele está se envolvendo com pessoas erradas e criando rivalidades bobas (exemplo, a de não jogar no Morumbi), que no final podiam ajudar e muito o futebol paulista contra essa dirigência corrupta.

    Imagina dois times grandes da maior capital do país contra a CBF? Seria ótimo.

    Porém, a frase “diga-me com quem tú andas que ti direi quem és” faz um sentido muito grande nesse caso.

    Agora, não querendo entrar muito no ambiente político, mas devido as circunstâncias não podendo fugir,
    sobre o Lula, a cada dia que passa suas ideologias de liberdade e transparência caem por terra.

    Outra vez o ditado acima se encaixa bem na denúncia.

    • Marcel comentou em 27/08/12 at 11:42

      Andrés não anda com pessoas erradas, ele É a pessoa errada, se você não notou. Quem está acima dele na CBF? Só o Marin. Quem é que tava exigindo porcentagem de empresários?

  28. Eloi Pires comentou em 27/08/12 at 10:14

    Este Frankstein da z/l é o câncer do futebol nacional!!!
    Cbf nunca mereceu muito respeito, não seria hoje em dia que seria respeitada.
    Onde está o Ricaço Teixeira?? Será punido pelas falcatruas dele???

  29. Marco comentou em 27/08/12 at 10:06

    Por falar em mensalão, caro Barça, o que tem a dizer do dinheiro do valerioduto que irrigou Globo, Abril e esta Folha, entre outros orgãos de imprensa? Também nada li à respeito. Se estivéssemos na Inglaterra o que teríamos de jornais e emissoras de tv fechando as portas….

    • Álvaro comentou em 27/08/12 at 10:56

      Já que o ensejo do post é o esporte bretão, lembro que campeonato nacional de futebol da Inglaterra é a maior lavanderia de dinheiro a céu aberto do planeta e ninguém é preso por lá por conta disso.

      Quanto ao Valerioduto, um dos bancos envolvidos no caso é o famigerado BMG – banco este que tem turbinado as receitas do atual líder do Brasileirão, o Atlético/MG. Nada disso é por acaso, obviamente.

      • Marcio comentou em 27/08/12 at 12:04

        Vai ver é por isso que quando os clubes ingleses são mau administrados existem punições… pra não dar na cara a lavagem… hehehe

  30. LC comentou em 27/08/12 at 10:06

    Caro,
    Isso chama-se política! goste-se dela ou não.
    A sociedade é administrada pela política em todas as suas esferas, inclusive nas empresas, igrejas, famílias,etc… Porque não seria na CBF e no futebol?
    Ingênuidade imaginar um mundo sem política.

    • Luiz comentou em 27/08/12 at 11:00

      Não, isso é MÁ política.

← Comentários anteriores
Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailandrebarcinski.folha@uol.com.br

Buscar

Busca
  • Recent posts André Barcinski
  1. 1

    Até breve!

  2. 2

    Há meio século, um filme levou nossas almas

  3. 3

    O dia em que o Mudhoney trocou de nome

  4. 4

    Por que não implodir a rodoviária?

  5. 5

    O melhor filme do fim de semana

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 04/07/2010 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • UOL - O melhor conteúdo
  • BOL - E-mail grátis
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).