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André Barcinski

Uma Confraria de Tolos

Perfil André Barcinski é crítico da Folha.

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Gosma na cara, pipoca trufada... os VIPs devem estar loucos!

Por Andre Barcinski
03/09/12 07:05

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma amiga contou e eu não acreditei: abriu um cinema em São Paulo onde um ingresso custa quase 70 reais. A sala fica num novo shopping de luxo, recém-inaugurado na cidade.

Se você quiser ver um filme em 3D na “sala 4DX”, gastará a bagatela de 68 mangos.

E que diabos é o sistema “4DX”?

O release do lugar explica: “As poltronas têm sistema eletrônico que simula quedas, vibrações, aceleração e frenagem. Além disso, a sala ainda tem instalações especiais nas paredes e poltronas que geram até 20 efeitos de luz, água, vento, aromas e névoa.”

O site “Be Style” conferiu uma sessão de “Prometheus” no novo cinema:

“Ao longo da película, outros efeitos inesperados apareceram, como um jato d’água que voou na direção do rosto do público diversas vezes, principalmente nas cenas com alienígenas, o que trouxe uma sensação de asco, tamanha a sintonia com o filme.”

Deve ser uma nova moda entre VIPs: pagar para um ET cuspir na sua cara.

Mas levar uma babada gosmenta nas fuças não é a única atração da sala: ela oferece também uma “Bonbonnière VIP” e a chamada “Coffee Tree”, que vende baguetes, crepes, smoothies e frappés.

O cardápio da “Bombonnière VIP” oferece uma seleção de vinhos chilenos, franceses e italianos, além de canapés de salmão, combinados de sushi e sashimi e pipoca com azeite trufado.

O cinema tem também um mixologista – mais conhecido entre não-VIPs por “barman” – que prepara drinques como o Cosmopolitan e o Long Island Ice Tea, que cinéfilos podem saborear enquanto assistem a uma sessão de obras-primas como “Os Mercenários 2” ou “A Era do Gelo 4”.

Acredite: quem nunca provou um Cosmopolitan enquanto vê o Chuck Norris na tela, não sabe o que é viver.

Apesar do preço, parece que o cinema está sempre lotado. Normal: hoje no Brasil, quanto mais caro, mais disputado.

Não é à toa que os ingressos “premium” para o show de Madonna (850 reais, mais 20% de “taxa de conveniência”) esgotaram rapidinho.

Nada atrai mais o consumidor moderno que uma corda de veludo separando-o das pessoas “não-premium”.

Gente fina é outra coisa.

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Comentários

  1. Marcel Augusto comentou em 03/09/12 at 10:35

    Confesso que não sou tão radical quanto o Barcinscki pra tecnologia no cinema… mas essas porras de 3d, 4d são idiotices… Curto o cinema tradicional… poltrona, imagem excelente, som “surround”… Se tiver uma pipoca, porque não??? Mas só!

    • Willian Ifanger comentou em 03/09/12 at 10:42

      Até porque a pipoca acaba durante os trailers e não atrapalha durante o filme….hehehehe

      • Marcel Augusto comentou em 03/09/12 at 11:20

        rsrsrs Verdade cara, aquela bendita pipoca com manteiga é gostosa demais…com um tubão de coca-cola, fica perfeito!!!! rsrsrs

        • Renato comentou em 03/09/12 at 18:54

          Por conta das pessoas que vão ao cinema para comer pipoca de microondas e arrotar refrigerante foi que deixei de ir ao cinema. Não sinto nenhuma falta dessa “arte” de d-efeitos especiais, com gente mal educada por perto.

  2. neder comentou em 03/09/12 at 10:34

    Rapaz, fiquei intrigado em saber que existe um site chamado “Be Style”. Fui conferir e na hora senti saudades do Tinhorão: o lugar tem seções chamadas “Be There”, “Be Cool”, “Life”, “Style” etc. O site é feito por pessoas “com experiência em lifestyle” e tem a proposta de se “diferenciar dos veículos de hardnews”. E eu aqui lendo o blog de um ogro que ainda tem disco de vinil e DVD… Be Style, André!

    • Andre Barcinski comentou em 03/09/12 at 10:38

      I AM style, bi!

    • F de I comentou em 03/09/12 at 10:54

      A vida é tão sem graça hoje em dia né? Sempre digo aos meus amigos roqueiros – e até eles – criticam a escolha de meu lugar sagrado de final de semana. Fede a urinol, tem rock ruim, cerveja quente, gente feia e tudo mais o que não presta.

      Balburdya Rock bar, no Jd. Icaraí.

      Amo lá!

      BE OGRO!!!

  3. Alexandre G Romero comentou em 03/09/12 at 10:28

    Pegar um carro, encarar um stress básico, se enfiar em um shopping, pagar essa grana e ainda achar bom. Não quero bancar o sociólogo, mas acho que isso aí está na nossa raiz, a dificuldade em aceitar a igualdade. Exclusividade, é o que o paulistano mais gosta. Me dá medo quando penso na etimologia dessa palavra.

  4. Peixotano comentou em 03/09/12 at 10:22

    Fico aqui imaginando o cidadão comendo sua baquete com queijo francês e tomando um vinho harmonizado e levar uma cusparada de ET, provavelmente outros espectadores terão outros efeitos sensopirotécnicos, mas seria melhor nessa caso fazer uma seção dupla com O Exorcista

  5. paulo silveira comentou em 03/09/12 at 10:22

    Rauuulll… toca Rauuulll

  6. Leo comentou em 03/09/12 at 10:21

    Achou um absurdo mas divulgou os serviços do lugar melhor que seus publicitários.

  7. Roger comentou em 03/09/12 at 10:16

    Se eu tivesse grana (e algum ímpeto empreendedor), abriria um cinema que seria a antítese desse aí. Durante a projeção seria expressamente proibido comer qualquer coisa (principalmente pipoca), conversar e usar telefone celular pra qualquer fim. Quem desrespeitasse as regras seria “convidado” a se retirar por meus lanterninhas mestres de krava magá e ninjutsu. Minha clientela seria pequena, porém fiel.

    • Andre Barcinski comentou em 03/09/12 at 10:25

      Excelente idéia!

      • Ricardo comentou em 03/09/12 at 10:49

        Apoiado!

      • Paulo comentou em 03/09/12 at 11:11

        mesma idéia de expulsar gente chata de cinemas que já ocorre nos EUA http://www.brainstorm9.com.br/23584/web-video/mulher-usa-celular-durante-o-filme-e-expulsa-do-cinema-e-vira-propaganda/

        ah, Barcinski, umas dúvidas que me surgiram ao ler seu texto na folha da biografia do Nasi:
        a biografia ficou meio como uma biografia do Ira! com foco no Nasi?
        vale a pena?

        vc gosta de ira!?

        • Andre Barcinski comentou em 03/09/12 at 11:28

          Gosto sim. Meu post de amanhã é sobre o Ira!.

    • Cecilia Lestrovski comentou em 03/09/12 at 12:03

      Krav Maga!

  8. Ricardo1 comentou em 03/09/12 at 10:11

    Eu ja fui duas vezes com minha filha e e legal.Funciona como um programa diferente do cinema usual.Nao serve para todos os filmes,mas para Era do gelo4 funciona e as criancas adoram!

  9. Marcelo Fiuza comentou em 03/09/12 at 9:59

    Sei que é muito difícil generalizar, mas esse é o tipo de lugar que os VIPs afetados falam que só dá a chamada “gente bonita” – leia-se brancos e ricos. Lamentável….

    • Alex comentou em 03/09/12 at 11:08

      Isto me fez lembrar daqueles programas de fim de noite do Otavio Mesquita entrevistando o Jose’ Oliva, estes sim genuinos frutos da terra. Eles viviam num mundo de fantasia e sempre cercados de “gente bonita”. Sao esses ambientes e personagens que me enchem de “orgulho” de ser paulistano.

  10. Gabi comentou em 03/09/12 at 9:58

    Gente coisa é outra fina.

  11. Agilberto Marcílio comentou em 03/09/12 at 9:53

    Saiu no Folhateen há algum tempo uma tira arrasadora do Allan Sieber sobre isso, “Prof. Sensako discorre sobre o cinema 3-D”, lembram?

    • Marcelo comentou em 03/09/12 at 10:48

      http://filmesdebrian.wordpress.com/2011/07/01/professor-sensako-discorre-sobre-o-cinema-3d/

  12. Kin Cordeiro comentou em 03/09/12 at 9:51

    Tenho saudades do tempo do cinema com cara de cinema. Piso de veludo vermelho, corrimão de latão, imitando ouro, carrinho de pipoca na rua com o seu Zé Bigode, lanterninha…
    O cara que inventou o tal do shopping deve ter a mãe na zona!!!

  13. F de I comentou em 03/09/12 at 9:49

    Bom, dia.

    Resolvi fazer as contas para saber se realmente valeu a pena o Cine 6D (6D) de posts passados – aquele que você entrava na cabine e os operadores faziam as vezes dos “efeitos especiais”, do gerente e do faxineiro – em relação ao Filme 3D da sala 4Dx (4Dx), citado neste texto.

    Vamos lá.

    Custo (em R$):
    6D – 6
    4Dx – 70

    Duração (Min.):
    6D – 5
    4Dx – 120 (média)

    Formato de Exibição:
    6D – 3D (Manual) + (de)Efeitos Especiais + “Dolbi Mistério”
    4Dx – 3D (Computadorizado) + Efeitos Especiais + Sorround

    Opcionais:
    6D – Nenhum
    4Dx – Vários. Incluso ambiente VIP.

    Em relação ao custo/duração de filmes, o 6D custa R$ 0,83 min e o 4Dx R$ 0,58. Ponto para o 4Dx.

    A qualidade de som e imagem, conforme de textos do André mostram claro a diferança e maior qualidade do 4Dx em relação ao 6D.

    Fora os opcionais, que podem ser adquiridos no 4Dx.

    Concluo fazendo a seguinte pergunta:

    André, você ainda acha que foi mais negócio o 6D, mesmo pagando 1/3 a mais, por minuto, que o 4Dx?

    • F de I comentou em 03/09/12 at 9:49

      http://andrebarcinski.blogfolha.uol.com.br/2012/04/02/eu-vi-o-futuro-do-cinema-e-ele-se-chama-6d/

      • Ruan comentou em 03/09/12 at 11:16

        Até que essa foi boa!

    • Renato RRE comentou em 03/09/12 at 10:34

      Só esqueceu um detalhe; tinham dois Ds a mais… 4D vs 6D.

      • F de I comentou em 03/09/12 at 10:44

        Em “tecnologia” ambos são similares, pois contam com os mesmos efeitos. Apenas a nomenclatura é diferente, por isso a comparação.

  14. Rodrigo Oliveira comentou em 03/09/12 at 9:46

    Oi André. Cara, já faz um tempo que tenho evitado, sempre que posso, as salas de cinema em shopping. Eu não sei o que acontece, mas muita gente acha que ver um filme no shopping é licença pra conversa, brincadeiras e smartphone. Quando não tenho escolha, procuro um horário que pode estar menos “bombado”.

    • Ricardo comentou em 03/09/12 at 10:06

      Bom Rodrigo, eu frequento o Espaço “Jaú” de Cinema e o “Caverna” Cultural(não ganho nada fazendo propaganda dos mesmos, :D), e posso garantir que o clima não é muito diferente, apesar do público.

      Numa boa, se as pessoas querem um papo leve e descontraído sobre o “Universo e o carnê que vai vencer” parafraseando o Raulzito, podiam fazê-lo antes e depois da sessão em respeito aos demais, só isso.

      #fikdik

      • Rodrigo Oliveira comentou em 03/09/12 at 11:15

        Pois é, Ricardo. O jeito é apelar pro cine torrent.

  15. Roger comentou em 03/09/12 at 9:41

    Passou uma matéria sobre esse cinema hoje na globo.
    http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/videos/t/edicoes/v/tecnologia-4d-leva-emocao-as-salas-de-cinema-do-brasil/2119837/
    Melhor momento é quando a repórter diz: “Quem tá assistindo ao filme também pode sentir cheiros, ventos, (pausa constrangida) um chute nas costas”… huahaha.
    E tem também o cara muito feliz por ter sentido “cheiro de queimado na hora do incêndio”! E tudo isso por módicos 68 reais. Sensacional!

  16. ThiagoNes comentou em 03/09/12 at 9:41

    O Cine Marabá reabriu tem algum tempo e é bem bacana.

    • Andre Barcinski comentou em 03/09/12 at 9:50

      Aposto que ninguém lá cospe da sua cara. Ou, se cospem, pelo menos vc não paga por isso.

  17. Juliano comentou em 03/09/12 at 9:22

    Eu gosto muito de cinema, mas como uma experiência de envolvimento total. Nem pipoca pode, pra mim.

  18. Julio comentou em 03/09/12 at 9:17

    É a mesma lógica do sujeito pagar 180 mil num carro no Brasil que lá fora sai por 47 mil.

  19. Guilherme Rey comentou em 03/09/12 at 9:15

    André, por favor me corrija se eu estiver errado.

    A questão superficial do texto até pode ser a crítica da existência de um cinema misturado com simulador parque de diversões, o que pode fugir da essência do cinema de verdade. Apesar de eu achar que também há espaço para cinema-pipoca-montanha-russa. (tem gosto pra tudo)

    Mas o que entendo ser o que importa na crítica é constatar o crescente hábito dos brasileiros em gastar sempre caro por uma suposta exclusividade.

    Acho que daria com tranquilidade para passar uma semana escrevendo textos sobre isso, mas, para resumir, essa situação nada mais é que o reflexo de um complexo de vira-lata da população de novos-ricos que surgiram com a melhoriada situação ecônomica do país. Concorda?

    Abraços

    • Andre Barcinski comentou em 03/09/12 at 9:30

      Exato. É a obsessão por estar do lado certo da corda de veludo, sempre.

    • Mony comentou em 03/09/12 at 10:23

      Ontem no 1º parágrafo do caderno “Veículos” da Folha tinha um camarada falando que “(…)gosto de SUV porque os outros motoristas respeitam mais”. Quão emblemático é isso?

      • Celso comentou em 03/09/12 at 10:35

        Faltou o camarada dizer que com o seu escolar ELE respeita menos os outros.

      • Marcelo Jacoto comentou em 03/09/12 at 12:39

        Os outros motoristas “respeitam mais” ou a SUV intimida melhor? Pq motoristas de SUVs são verdadeiros animais que adoram jogar a barcaça em cima de todo mundo, aquela velha máxima da sensação de poder pro cara broxa e de pinto pequeno…

        • Mony comentou em 06/09/12 at 10:09

          No fundo acho que o cara mataria por um abraço! Mas a questão é justamente essa. É a meu ver a mesma mentalidade de alguém que quer ser exclusivista ou embarcar em qualquer palhaçada VIP – como o caso do cinema, por exemplo.

  20. Rodrigo Lopes comentou em 03/09/12 at 8:51

    Eu já tive uma experiência numa sala VIP do UCI. Fui assistir A Pele que Habito e só havia opção dessa sala. Paguei meia entrada, por causa da promoção do Itaú (25,00).
    Do lado de fora da sala tem um bar exclusivo que mais parece um restaurante fino. Eu estava de bermuda e camisa do Fluminense, o restante do público parecia pronto para um casamento.
    Quando entrei, fui acompanhado por uma atendente até o meu lugar marcado (afinal é muito difícil achar o lugar G4 ou F2).
    Depois que sentei, vi um casal chegando. A mulher com vestido longo e o cara com um blazer. Sentaram e um garçom veio até eles com um Menu. Logo depois, veio o pedido: um prato com uma porção que não pude identificar, e uma garrafa de vinho.
    Inacreditável!!!

    O filme para a maioria, era um mero detalhe…

    • Andre Barcinski comentou em 03/09/12 at 9:10

      Pelo menos vc estava bem vestido!

  21. Kin Cordeiro comentou em 03/09/12 at 8:46

    Quer dizer então que o Iguatemi já não é mais o bam bam bam???

    • Andre Barcinski comentou em 03/09/12 at 9:10

      Não, Iguatemi agora é pra pé de chinelo.

      • Marcelo comentou em 03/09/12 at 10:53

        qual será então o nível do Shopping Metrô Tatuapé, que é o que eu mais frequento….

        • F de I comentou em 03/09/12 at 11:05

          Nivel pé descalço, segundo o tecladinho do Garagem.

  22. Willian Ifanger comentou em 03/09/12 at 8:37

    (Quem é a figura que ilustra esse post?)

    Eca…..mas que porcaria é essa? Eu não gasto esse dinheiro mas nem…

    O cinema não pode ser somente confortável e com um bom sistema de reprodução?

    É a mesma coisa com os estádios de futebol….quem quer uma arena moderna? Conforto dentro do estádio são banheiros descentes, mais nada.

    • Fernando comentou em 03/09/12 at 9:25

      A figura do post é o pianista ameriacano Liberace.

  23. Bullitt Kowalski comentou em 03/09/12 at 8:00

    Deus do céu não creio nisso…

    Num quero nem pensar o que fariam se nesse cinema passasse um filme pornô…

  24. Marshall comentou em 03/09/12 at 7:58

    Cinema chique mas nada original. Em vários shoppings tem uma cabine que exibe alguns filmes “multisensoriais” por 5 ou 6 reais a sessão de 5 minutos. Achei até divertido, mas ninguém cuspiu na minha cara e não fiquei me chacoalhando por 2 horas, aí já é demais pra mim. Mas tçalvez se me servissem um Cosmopolitan acompanhado de uma pipoca trufada eu topasse uma sessão mais longa, isso se meu estômago concordasse.

  25. Rolf comentou em 03/09/12 at 7:39

    Calma lá André: Mercenários 2 é uma obra-prima.

    Já esses cinemas premium… que diria Paulo Francis sobre isso? ahehehehehehehe…

  26. Ricardo Motta comentou em 03/09/12 at 7:36

    Só falo uma coisa, que saudades do antigo Cine Marabá, do Cine Marrocos, lá no centrão de SP.
    Parece que o filme, o principal motivo é só um mero detalhe. Mas o que importa é ser VIP, então chama o Amaury Jr.
    Que beleza!!!

    • Valéria comentou em 03/09/12 at 8:39

      “Keep it comin’ love, keep it comin’ love,
      Don’t stop it now, don’t stop it, no no…”…

  27. Marco comentou em 03/09/12 at 7:33

    A elite brasileira é uma comédia! kkkkkk
    Gosta de gastar e mostrar que tem dinheiro enquanto em outros países e cultura as elites preferem investir em conhecimento e educação…. Mas isso vem lá do tempo em que o Brasil era colônia portuguesa. Vai demorar séculos para que tenhamos uma elite um pouco mais consciente….
    Enquanto isso vamos de Madonna e tecnologia “4dx” …

  28. André Veiga comentou em 03/09/12 at 7:26

    Sério…. um sujeito que paga pelo serviço de um “mixologista” merece tomar caninha Tatuzinho com groselha Milani até o fim da vida.

  29. Eden comentou em 03/09/12 at 7:15

    Gosto de filme, não de cinema,ainda mais com tanta frescura.

  30. Wilson comentou em 03/09/12 at 7:15

    É, Barça, mas não se esqueça que VIPS não são otários, todos tem carteirinha de estudante…

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