André Barcinski

Uma Confraria de Tolos

Perfil André Barcinski é crítico da Folha.

Perfil completo

Essa seleção é o Jonas Brothers do futebol

Por Andre Barcinski
11/09/12 09:27

 

 

 

 

 

 

Ainda chocado com o teatrinho ridículo de Mano e da seleção ontem à noite.

Para quem não viu: a CBF trouxe um boi de piranha – a China – para ser goleado e aliviar a pressão em cima do técnico Mano Menezes, que faz um trabalho esquizofrênico no comando do time.

Na verdade, seriam dois bois de piranha, mas a seleção brasileira é tão ruim que fez jogo duro até com a África do Sul.

A China, me perdoem os orientais, é uma piada. Acho que foi a pior seleção profissional que já vi jogar. Sem exagero, esse time chinês perderia da seleção brasileira feminina.

O time de Mano ganhou de 8 a 0 e saiu de campo com aquela pompa de “dever cumprido”.

Jogadores só falavam da “ótima atuação” contra “um adversário de respeito”. Na coletiva, Mano teve a pachorra de dizer as palavras “China” e “forte” na mesma frase.

E o pior é perceber que não houve UM jornalista para questioná-lo. As perguntas variaram do patriotismo mais rasteiro (“O time parecia muito unido ao cantar o hino…”) ao puxa-saquismo mais embaraçoso (“O Brasil não deixou a China jogar…”).

Para piorar, técnico e jogadores exaltavam a torcida nordestina e creditavam ao “grande apoio” dela a atuação do time.

“Grande apoio”? Onde?

O estádio do Arruda recebeu 29.658 pessoas. Ano passado, quando estava na 4ª divisão do Brasileiro, a média de público do Santa Cruz era de 36.916 pessoas.

A torcida nordestina foi tratada como claque de programa de auditório. Pelas declarações exultantes dos jogadores e de Mano, parecia que a única coisa que se esperava do torcedor nordestino era apoio cego e incondicional, por pior que jogasse o time.

É muito triste perceber que o escrete canarinho virou um joguete de relações públicas na mão da CBF.

Triste notar que Mano, com a cara de pau que estamos acostumados a ver em políticos, escala o são-paulino Lucas de titular num jogo no Morumbi e o nordestino Hulk para um jogo em Recife.

Mais que um teatrinho, a seleção parece uma “boy band”, tipo Jonas Brothers.

Temos um produto – o time – de qualidade sofrível, mas que é vendido como a última bolacha do pacote.

Os “atores” – os jogadores – são jovens, bonitinhos e facilmente manipuláveis, prontos a bater continência para qualquer coisa que o empresário – a CBF – disser.

Nos “shows”, todos têm seu script: o time ganha de um adversário ridículo, a claque bate palmas, e os jornalistas, ou melhor, assessores de imprensa, tratam de levantar a bola do time.

Nossos Jonas brothers têm até coreografia. É só ver a dancinha de Lucas e Neymar após um dos gols de ontem.

Para completar, chega o intervalo do jogo e qual o primeiro comercial que pinta na TV?

O super-herói Neymar, chutando a caspa para longe com chutes de videogame.

Chega logo, Maracanazo!

  • Comentários
  • Facebook

198 comentários feitos no blog

  1. Geneuronios comentou em 20/09/12 at 13:56

    Felix
    Carlos Alberto Brito Piazza Everaldo
    Clodoaldo Rivelino Gerson
    Jairzinho Pele Tostão

    Esta é a ÚNICA seleção que sei o nome de todos os jogadores. Eu tinha 12 anos em 1970.

  2. Angelo Girotto comentou em 19/09/12 at 10:59

    Ridículo mesmo foram os dribles dos apresentadores do Sportv tentando omitir, minimizar, ou relativizar a sagaz avaliação do papel da imprensa nesse espetáculo. Este e o outro post foram alvos de exposição seletiva. Em toda a imprensa vemos em algum momento queixas contra o comportamento dos paulistas – eles devem ter abusado do senso crítico.

    Felicidades…

  3. Valdemir faleiros comentou em 15/09/12 at 12:21

    Sumaré irmão, lendo seu comentário, vejo que nem tudo está perdido…Fabiana, hoje a noite tem Joaninha, Martinha ou Carminha? Sei lá, aquela coisa lá, que é passado as 9 horas na Rede Globo…Chamo de coisa, para não chamar de lixo, em respeito ao lixo é claro…Amiga, bom programa. Creio que vc deva ser uma profunda conhecedora dessas baboseiras, porque de futebol…

  4. Diego comentou em 14/09/12 at 20:16

    Parei de assistir jogos da seleção há muito tempo. Eu estava no meu quarto enquanto meu pai assistia ao jogo na sala. Na hora do primeiro gol eu ouvi o Cleber Machado berrar “Gol do Brasil”. Mas quando foi a vez do Neymar, ele narrou diferente: “Goooooool do Neymar”; e depois foi a vez de Lucas: “Gooooool do Lucas”. Esse sujeito é muito bairrista.

  5. Douglas Sousa comentou em 14/09/12 at 16:28

    Concordo em genero,numero e grau.A Seleção com o Dunga apanhou muito mais da midia do que essa(proibiram exclusividade da Globo,radios com estadia paga etc.)Se no desafio final,o Dunga nao escolheu certo pelo menos teve uma intenção, a atual é politica e varios negócios.Jogadores sao submissos a tudo,sem personalidade.Messi será o cara da Copa 14 pra tambem calar a boca de Pelé e demais toscos por ai.

  6. Matias Blades comentou em 14/09/12 at 13:49

    Pode existir coisa pior que esse merda de Neymar participando do clipe da “música” KONG, do chorão Alexandre Pires? Aliás, num ponto essas duas nulidades se parecem: são os dois homens mais bonitos do mundo… na opinião deles próprios.

  7. Valdemir faleiros comentou em 14/09/12 at 13:30

    Marcsellus meu caro, não querendo parecer que sei mais de futebol que vc, mas acompanho seleções de base: sub-15, sub-17, sub-20, principal masculina, á femina, que não joga nada, diga-se de passagem. Campeonato brasileiro, iglês, alemão, italiano e espanhol. Amigo, e assisto todos esses campeonatos á um bom tempo. E digo com toda certeza, que o Brasileirão é disparado o mais forte, o futebol fraco, segundo vcs, né? Saiba que só aqui existe 12 clubes grandes… Argentina só 2, Inglaterra 3, Itália 3, Espanha 2, campeonatozinho ridículo esse espanhol…E mais, Nossas seleções de base estão ganhando Sul-Americanos seguidos á décadas, e somos o atual campeão mundial su-20, “safra ruim”, né? E para vcs que tanto puxam o saco do Messi: Messi marca 50, 60, 70 gols na Espanha?? Tá ruim! Deveria marcar 100, pois senão vejamos: Rayo Vallecano que só entra pelo cano, Málaga, Real Sociedad, Osasuna, Levate o irmão do elefante, Espanyol, Betis, Getafe, Racing, Sporting de Gijón, Mallorca, Zaragoza, e sem nunca esquecer da “poderosa” Granada, time mais amado pelo grupo terrorista ETA…Assim é fácil, né? Jogar no Barça e marcar marcar uma infinidade de gols, nisso… Queria ver ele jogando na Roma e marcar ao menos 30 gols, jogar no campeonato inglês, ou aqui no Brasileirão… Vcs acham que o Messi marcaria ao menos 15 gols por ano, jogando aqui, num campoeonato muito mais difícil e ainda tomando pancadas desleais? Duvido! Agora, sobre carpir lote, vc bateu na porta certa…Marcsellus, moro num sítio no interior de SP, então amigo, estou acostumado, carpir lote pra mim é miséria! Amigo, eu e meu pai sozinhos, capinava-mos quase 10000 pés de cafe, mas aí o preço foi ficando ruim e então tivemos que arrancar a lavoura… Meu caro, esse trabalho não me assusta não, tenho ele na porta da minha casa e não preciso sair por aí procurando, então fique tranquilo…Quer tocar uma roça de milho? De feijão? Com esse sol, em?

  8. Cleber comentou em 14/09/12 at 9:55

    Dá nojo disso tudo! Nem vi nada sobre essa porcaria de seleção. Sem contar os esquemas de venda de jogadores que claramente acontecem com Mano Menezes no cargo de treinador. Cassio convocado? O Cavalieri, por exemplo, está a anos luz a frente dele e nada de ser chamado. Fora as palhaçadas muito bem descritas nesse texto. Tomara que perca tudo enquanto esta corja (André Sanchez, Marin, Mano Menezes…) estiver à frente da seleção.

  9. ronaldo brandão comentou em 14/09/12 at 9:42

    Concordo com tudo dito,só que não tem bunitinho na seleção do mano,neymar de flanelinha não levava dez real.kkk

  10. Valdemir faleiros comentou em 13/09/12 at 22:41

    Sr. André, perdão pelas palavras, não tive intenção nenhuma em ofender você! Caro Zé, não sei se é para mim essa sua pergunta, mas se for, saiba que não acho nem o Lucas e nem o Neymar bonitos, mas ao contrário de vcs, acho que ambos são dois craques…Agora, bem bonita acho á jogadora Érica da seleção feminina, mas ao contrário dos feios que são craques, á linda não joga nada…Não só ela É CLARO, nossa seleção feminina toda, são grandes amarelonas, pois já chegaram numa meia dúzia de finais e nunca ganharam nada…Caro amigo, aqui estamos falando de futebol, se vc não tem argumentação…

  11. Linds comentou em 13/09/12 at 18:44

    É ridículo vc comparar um jogo do Santa Cruz com um da Seleção! Começando pelo valor do ingresso…

  12. juarez bourbon vilaça comentou em 13/09/12 at 18:13

    Essa seleção foi formada assim, pegaram 11 atletas saudaveis que já tinham tido contato com uma bola de futebol e deles escolharam um para ficar no gol, cinco para ficar perto do gol e cinco para avançar após a linha do meio campo. Se esse time fosse brasileiro ficaria em último lugar na série z.

  13. Valdemir faleiros comentou em 13/09/12 at 16:43

    Meus comentários ficarão aí sem serem publicados até juntarem teia de aranha, sr. André?? Sejamos democraticos, né? Não é porque penso diferente do sr. Que tenho que ser censurado…

    • Andre Barcinski comentou em 13/09/12 at 21:37

      Valdemir, pare de ser inconveniente. vc não percebeu que NENHUM comentário foi publicado hoje durante o dia todo? É difícil supor que eu estava sem acesso à Internet?

  14. Pedro Batiston comentou em 13/09/12 at 15:42

    Esses ridículos amistosos que a CBF inventa é que são uma piada. Desfalcam os times brasileiros de seus principais atletas, para ficar jogando contra China e África do Sul, jogos estes cuja utilidade é nula e que só servem para os propósitos da própria CBF, e agora, para tentar aliviar a barra do Mano. É o tal do José Maria Marín cuidando do legado do camarada Renato Texeira: abandono do futebol brasileiro em prol do marketing político e poder econômico da CBF. Por outro lado, não vejo ninguém convencido de que o 8×0 na China resolveu os problemas da seleção. Esta continua arrogante, antipática e medíocre, com uma geração de cabeças de vento, tecnobregas, malinhas, que andam com seus acessórios eletrônicos na mão e ouvidos, e fazem essas dancinhas horrorosas (concordo com vc, deveria receber cartão vermelho), promovendo aos jovens torcedores o que tem de pior na música e no comportamento atuais. Sinceramente, estou a ponto de torcer pra seleção do Messi solapar a do Neymar.

  15. Marcus Ernani comentou em 13/09/12 at 12:55

    è o que estou dizendo desde o fiasco da copa da alemanha, estamos convocando garotos propaganda ao inves de jogadores, temos no gol uma marcad de automovel, meio de campo com lamina e creme de barbear, no ataque celular, picanha maturada e refrigerente, no banco bem como nenhum marketeiro da seleçao é genio, temos uma marca de banco…nao me espantaria nada convocarem o kaká, ou seria marca de pilha?

  16. carlos gomez comentou em 13/09/12 at 12:16

    A região Nordeste é composta por varios estados, Pernambuco não representa todos.Se a seleção da CBF viesse para Salvador não seria tão bem recebida.

  17. Valdemir faleiros comentou em 13/09/12 at 11:18

    “Nosso futebol é ruim”, bom é espanha, que até 4 anos atrás nunca tinha ganhado nada, bom é a Argentina que não ganha nem uma Copa América a 20 anos. É, MEUS CAROS, O ÚLTIMO TÍTULO DA ARGENTINA, FOI UMA COPA AMÉRICA EM 1993, VEJAMOS as CONQUISTAS DO NOSSO FUTEBOL, DE 93 PRA CÁ: CAMPEÃO DA COPA DE 94; CAMPEÃO DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES; CAMPEÃO DA COPA AMÉRICA DE 97, FINALISTA DA COPA DE 98; CAMPEÃO DA COPA AMÉRICA DE 99, CAMPEÃO DA COPA DE 2002; CAMPEÃO DA COPA AMÉRICA DE 2003, COM UMA SELEÇÃO RESERVA E EM CIMA DA ARGENTINA; CAMPEÃO DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES DE 2005 BRASIL 4 A 1 NA ARGENTINA; CAMPEÃO DA COPA AMÉRICA DE 2007, SELEÇÃO RESERVA DO BRASIL 3, ARGENTINA 0, ARGENTINA DE MESSI, AGUERO, TÉVEZ, RIQUELME, ETC;E POR FIM, BRASIL CAMPEÃO DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES DE 2009…É, NOSSO FUTEBOL É FRACO, NÉ? ENQUANTO NOSSO MAIOR RIVAL NÃO GANHOU NEM UM TÍTULO DE 1993 PRA CÁ, CONTEM AS CONQUISTAS DO “FRACO BRASIL”…

  18. Valdemir faleiros comentou em 13/09/12 at 11:18

    “Nosso futebol é ruim”, bom é espanha, que até 4 anos atrás nunca tinha ganhado nada, bom é a Argentina que não ganha nem tuma Copa América a 20 anos. É, MEUS CAROS, O ÚLTIMO TÍTULO DA ARGENTINA, FOI UMA COPA AMÉRICA EM 1993, VEJAMOS as CONQUISTAS DO NOSSO FUTEBOL, DE 93 PRA CÁ: CAMPEÃO DA COPA DE 94; CAMPEÃO DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES; CAMPEÃO DA COPA AMÉRICA DE 97, FINALISTA DA COPA DE 98; CAMPEÃO DA COPA AMÉRICA DE 99, CAMPEÃO DA COPA DE 2002; CAMPEÃO DA COPA AMÉRICA DE 2003, COM UMA SELEÇÃO RESERVA E EM CIMA DA ARGENTINA; CAMPEÃO DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES DE 2005 BRASIL 4 A 1 NA ARGENTINA; CAMPEÃO DA COPA AMÉRICA DE 2007, SELEÇÃO RESERVA DO BRASIL 3, ARGENTINA 0, ARGENTINA DE MESSI, AGUERO, TÉVEZ, RIQUELME, ETC;E POR FIM, BRASIL CAMPEÃO DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES DE 2009…É, NOSSO FUTEBOL É FRACO, NÉ? ENQUANTO NOSSO MAIOR RIVAL NÃO GANHOU NEM UM TÍTULO DE 1993 PRA CÁ, CONTEM AS CONQUISTAS DO “FRACO BRASIL”…

    • Andre Barcinski comentou em 13/09/12 at 21:39

      Caixa baixa, por favor. Não grite.

  19. Valdemir faleiros comentou em 13/09/12 at 10:55

    Seleção feminina ganharia da China?? Tenham dó, á vão…Qualquer criançã sabe ser isso impossivel! Um jogo de corpo de um jogador derruba 3 jogadoras de uma vez, o jogador profissional masculino, corre muito mais, são muito maiores, chutam muito mais forte, e as goleiras então? Tomam frangos ridículos, bolas mal chutadas, fracas, as goleiras aceitam…E mais, nossa seleção feminina nunca ganhou nada, e não está ganhando nem das equipes femininas… Perdeu do Japão, dos EUA, da França, etc, etc…Obs:Malta, está bem pior no ranking que a China: Itália 2 Malta 0. Georgia está muma colocação bem pior no ranking que a China, e Espanha ganhou de 1 a 0 do Jorge,com gol aos 40 do segundo tempo. Peru nem precisa dizer nada, né? Então, massacrou a tão decatada Argentina; Peru perdeu 1 pênalti, jogou muito melhor e só não goleou por uma fatalidade… Vcs da imprensa esportiva, são engraçados: O cara da ESPN que narrava Argentina e paraguai no sábado num momento de grande rompante, berrava assim: Vamos Argentina, vamos Messi, vamos lá Argentina, que golaço Messi, vamos vamos Argentina…Que coisa ridícula e vergonhosa, procurem ao menos dirfarçar, o povo não é bobo…Meus caros, vcs torcem contra, esse é o grande problema, critiquem também Espanha, Argentina, Alemanha. É, pois todas estão jogando menos que o Brasil…Cade a Argentina, na terça contra o Peru? Cade o monstro Messi?? Cade a máquina espanhola?? Falem também alguma coisa, quando essas seleção jogam um pouquinho vcs enchem o saco, mas quando não jogam b…nenhuma vcs infiam o rabinho entre as pernas, e nem comentam nada, né?…André meu caro, fale do jogo espanha e Jorge irmão da Georgia, fale de Argentina e Peru, e etc, etc…Essa molecada de Internet, conhece de futebol o mesmo que eu conheço de partícula sub-atômica, nada absolutamente nada…Essa de seleção femina ganhar de uma seleção masculina profissional…

    • marcsellus wallace comentou em 13/09/12 at 23:09

      Valdemir, tá cheio de lote para carpir nesse Brasil. Pode começar, assim quem sabe vc nos poupa de “entelijêsia” futebolística tapada.

  20. zé josé comentou em 13/09/12 at 10:36

    você acha o neymar e o lucas bonitinhos? hmmm… boiola.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Folha Shop