“Picardias Estudantis”: parece que foi ontem
12/09/12 07:05
Imagine um filme que reúna ótimos atores como Sean Penn, Jennifer Jason Leigh, Forest Whitaker e Eric Stoltz, um astro como Nicholas Cage e um ator conhecido da TV como Anthony Edwards (o Dr. Mark Greene de “Plantão Médico”).
Agora, imagine que esse filme será escrito por Cameron Crowe, diretor de “Jerry Maguire” e “Quase Famosos”, e dirigido por Amy Heckerling, responsável por sucessos como a série “Olhe Quem Está Falando”.
Impressionante, não?
Mas esse filme já existe. Aliás, foi lançado há exatos 30 anos e marcou a adolescência de toda uma geração.
Chama-se “Fast Times At Ridgemont High”. No Brasil, “Picardias Estudantis”.
Além de todos esses atores que citei, o filme tinha ainda Judge Reinhold (conhecido como o parceiro de Eddie Murphy em “Um Tira da Pesada)” e a gatíssima Phoebe Cates, musa teen que depois casou com o ator Kevin Kline e abandonou a carreira de atriz.
“Picardias Estudantis” foi, para a geração dos anos 80, o que “American Graffiti” (1973), de George Lucas, representou para a geração anterior: um filme que lançou vários nomes que se tornariam famosos no cinema. Basta lembrar que Ron Howard, Richard Dreyfuss e Harrison Ford estavam no elenco do filme de Lucas.
Revi “Picardias Estudantis” outro dia. Está longe de ser um grande filme, mas, comparado à atual safra de comédias juvenis hollywoodianas, parece “Cidadão Kane”.
E tem o trunfo de contar com Sean Penn, vivendo um dos maconheiros mais engraçados do cinema, o surfista Jeff Spicoli.
Achei uma galeria de fotos que mostra o elenco de “Picardias Estudantis” hoje e há 30 anos. Confira aqui.
Dá vontade de rever o filme pela trigésima vez…
P.S.: Hoje estarei com acesso limitado à Internet. Por isso, alguns comentários podem demorar a entrar no ar. Peço desculpas antecipadamente pela demora.
Este post me lembrou do Curtindo a Vida Adoidado, o máximo que um adolescente dos anos 80 podia querer. Escrevi dobre isto no meu blog.
http://www.atitudequarenta.com/2011/12/quero-meu-dia-de-ferris-bueller.html
Picardias estudantis é tipo Warriors… filme do coração e formador de caráter da minha geração! bem lembrado!
Pô, cara, “Picardias Estudantis”… já assisti esse filme várias vezes.
Lembro sempre daquela cena em que o cara fala pro outro colocar Led Zeppelin quando estivesse com a menina. E tem a cena da pizza na sala de aula também.
Uma vez eu pensei, a sério, em fazer aquilo na faculdade. Felizmente, um resquício de sanidade me fez desistir dessa idéia. Tem coisas que só dão certo no cinema.
Grande lembrança, Barcinski.
Esse filme eu vejo sempre! Quando ele foi feito eu não era nem nascido…
Jeff Spicoli é muito, muito engraçado.
Esse post me lembrou da história do Phil Spector.
Merece um post a parte.
Era o Sean Penn ou o Robertinho de Recife?
Por acaso é um filme mucho loco em que a mulher transa com uma criatura bizarra?
Aproveitando o fechamento do Kilt e a Rua Augusta mudando a sua cara, tem alguma boa história Barcinski, pra contar sobre o período do Nick Cave no Brasil, casando até com uma nativa?
Aliás fechado ele já foi, ele está no momento sendo demolido.
Não o conheci quando ele morava em SP, infelizmente.
Nada a ver com o Post, mas estou triste com o fechamento do Kilt:
http://folha.com/no1143082
De qualquer forma a Augusta e adjacências já eram, o que diria Nick Cave hoje heim:
http://youtu.be/VJTjsVSzQ1Q
Nos dias de hoje nâo sei como esse filme nâo ganhou um infeliz remake….
Fala, André
Como vou trabalhar no horário do Redação, não tem como vc mandar o link do programa pelo twitter????
Valeu
lembro da cena que o Spicolli (S.Penn) tem que estudar para a prova de recuperação , com aquele professor neurótico a noite. Enqto isso acho que rolava a festa de fim de ano da turma dele. Até eu fiquei agoniado pro cara se livrar dessa. Acho q pq ficava de recuperação direto…..deve ser. O blog é ótimo, Andre.
A Phoebe Cates hoje está parecida com Fátima Bernardes, acho que não envelheceu bem.
Já a Jennifer Jason Leigh foi o oposto.
Vi agora mais umas fotos da Phoebe Cates hoje e retiro o que disse.
Uma informação curiosa sobre o elenco é que a atriz que interpreta aquela mulher loira de um dos professores foi a pessoa que o Phil Spector matou em sua mansão.
O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas também lançou muita gente, não?
Com certeza.
prefiro “Clube dos cinco”.
Eu tinha 10 anos quando vi esse filme danado. Achava que se vivesse um pouco daquela zorra toda seria um homem realizado. Sean Penn se tornou um baita ator, não parecia que isso ia acontecer.
“Hahaha!!! Prefiro um bom ‘PF’ a qualquer quilo luxooso”. Péssima matéria. Como publicaram? E sempre a mesma estória do MP3 e do vinil, que você já contou zilhões de vezes.
André, você ja ouviu o novo cd da cat power? eu achei muito bom, não consigo parar de ouvir e tem uma entrevista dela no site da Dazed and Confused q fiquei impressionada, nao sabia que ela era tão maluquinha, coitada, com aquele vozeirão todo. Isso é até um alento pra mim. Também tem o da Norah Jones que gostei bastante. Fala aí sobre música um pouco!
Crowe escrevia pra revista “Rolling Stone”, daí talvez seu senso do presente e gosto pela cultura juvenil, , e felizmente não era saudosista como o George Lucas. “American Graffiti” envelheceu mal porque já era velho, quando foi feito.
Ótimo filme. Faz tempo que não vejo. A Phoebe Cates era uma gata mas a Jennifer Jason Leigh está até hoje na minha lista de mulheres mais bonitas e gostosas do cinema.
O elenco ainda tinha Lana Clarkson, que viria a ter um destino trágico: assassinada pelo Phil Spector!
não sabia dessa….vix…q foda.
Rapaz, nem tinha ligado os fatos: A vítima de Phil Spector era Lana Clarkson! Pela foto abaixo, Mrs. Vargas estava numa pior mesmo….
http://www.avclub.com/articles/phil-spector-sentenced,28583/
Para mim é o melhor filme do estilo já feito.
E a cena da Phoebe Cates saindo da piscina e mostrando os seios maravilhosos é antológica, e talvez a melhor cena de seios da história do cinema.
clássico msm. lembro q esse filme sempre me chamou atenção pelos atores q acabaram de destacando em outros filmes (para o bem e para o mal) no restante da decada de 80 e 90. se parar para pensar, esse filme tem vários oscars, ja que conta com sean penn e forest whitaker. a trilha sonora é interessante tb, talvez com uma mãozinha do então roteirista cameron crowe. E essa phoebe cates era demais! tem um filme (ñ me lembro o nome) q ela faz o michael j. fox se afundar depois de tomar um pé na bunda dela (ela ta muito gata!)
abraço!
O título no Brasil parece ter sido feito por alguém do SBT, pela mesma pessoa que criou “A Pícara sonhadora”, “Canavial de Paixões”, etc…hehe! Mas o filme foi muito legal, bem marcante mesmo. Outro desse tipo que marcou bastante nos anos 80 (pelo menos pra mim) foi “Curso de Verão”, mesmo sem ter lançado grandes astros, como o “Picardias”, mas me apresentou um dos melhores filmes de terror de todos os tempos: “O Massacre da Serra Elétrica”
Na época, ainda uma criança, rachei de rir com essa cena: http://www.youtube.com/watch?v=-5Pku48YPFo
Me perdoem o comentário pedreiro, mas cansei de homenagear a gloriosa Phoebe Cates nos idos de 1987 em diante…
ela também está sensacional no clássico “gremlins”