“Possessão”: filme clássico, trilha clássica...
13/09/12 07:05
No meio dos anos 80, um filme freqüentou as sessões de meia-noite em cineclubes de Rio e São Paulo e fez a cabeça de muita gente: “Possessão” (1981), do polonês Andrzej Zulawski.
Parte horror gótico, parte drama familiar, “Possessão” é um ensaio sobre a solidão, um dos filmes mais emblemáticos da fase final da Guerra Fria e da exaustão e distanciamento que ela causava na Europa.
Resumindo, o filme relata a desintegração do casamento de Anna (Isabelle Adjani) e Mark (Sam Neill). Mas a história do casal é só o pano de fundo para Zulawski falar do abismo político e humano que ele, exilado na França, conhecia muito bem.
“Possessão” é um filme gelado, filmado em tons pastel e cenários esparsos. Sua mistura de erotismo, sangue e política o tornou um “cult” nos anos 80. Não duvido que Lars Von Trier tenha passado muitas noites em cineclubes na Dinamarca assistindo a essa obra-prima.
Além de uma trama misteriosa e sobrenatural e um clima envolvente de paranóia, o filme tem uma trilha sonora eletrônico-minimalista que se tornou clássica entre fãs de música experimental.
Composta pelo polonês Andrzej Korzynski, a trilha acaba de ser lançada pelo selo Finder’s Keepers. Já encomendei meu CD.
De acordo com a gravadora, mais da metade das 25 composições do CD ficaram de fora do filme e nunca foram ouvidas por ninguém além do próprio Korzynski.
Aqui vai um gostinho da genialidade de Korzynski. Ouça a composição que abre o filme, “The Night the Screaming Stops”.
P.S.: Hoje estarei com acesso limitado à Internet. Por isso, alguns comentários podem demorar a entrar no ar. Peço desculpas antecipadamente pela demora.
Esse filme é demais mesmo. Cult dos bons. Mas vem cá: você já viu “The Cabin in the Woods”? Gostaria de saber sua opinião. Pessoalmente, achei um dos filmes mais divertidos, inteligentes e provocadores dos últimos anos. Ideia boa, elenco de primeira, produção nota 10… Bom, é provável que vc já tenho visto. Em todo caso, aguardo seu review. Esse merece.
Não vi, do que se trata?
Desculpe off, mas é caso cinematográfico de URGÊNCIA!
O que falar do novo visual do Robocop?!
Como é que alguém pode decair tanto!O Robocop ou o Padilha?
http://omelete.uol.com.br/galeria/robocop/RoboCop-set-15set2012-02/?slug_conteudo=visual-do-robocop-de-jose-padilha-e-revelado
Eles não podem estar levando isso a sério.
Dica anotada vindo de vc eh sempre coisa boa. Finalmente vi o tal inverno da alma, que puta filme tudo eh bom.
Olá,
só corrigindo: tons e cores são pastel.
Tons pastel
Cores pastel
Veja a dica:http://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/tons-pastel.jhtm
Adoro seus textos, são uma lufada de ar fresco no meu dia!
Obrigada pela coerência diária!
Muito obrigado, Sabrina, falha minha, vou corrigir.
Barcinski, que tal essa seleção de cenas de “Possessão” com a música “A Love Like Yours”, com Ike & Tina Turner, como trilha sonora?
AVISO: o vídeo contém spoilers, caso mais alguém queira ver.
http://www.youtube.com/watch?v=3kojrVdJmds
Demais!
Não sei se já citaram, mas ali em frente o espaço itaú da augusta tem uma loja de dvds, muito boa, por sinal. Comprei o meu dvd lá e revi ontem, preço bom, comprei esse e outros clássicos.
Corrijindo informação: o site do Zulawski é próprio, traz a descrição dos produtos, mas não os comercializa. Eles estão disponíveis nas Barnes and Nobles e Amazon da vida, etc. O resto está tudo certo: são edições em DVD estupendas, etc.
Lars von Trier precisa terminar a trilogia do Dogville.
Nao me canso de ver o fim daquele filme.
Manderlay tb e’ demais… acho q o terceiro, Washington, deve ta pintando nos proximos anos.
Tambem nao vejo a hora do 3, espero que o von Trier nao tenha pirado, dogville e manderlay sao muito bons.