Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

André Barcinski

Uma Confraria de Tolos

Perfil André Barcinski é crítico da Folha.

Perfil completo

O deputado e o ursinho maconheiro

Por Andre Barcinski
25/09/12 15:20

 

 

 

 

 

 

 

Sorte do país que tem deputados como Protógenes Queiroz (PC do B-SP). É um conforto saber que podemos dormir em paz, na certeza de que ele nos protegerá de qualquer ameaça.

Vejam o caso da comédia “Ted”, por exemplo: essa grande ameaça à moral e aos bons costumes, que periga perverter toda a juventude brasileira e transformar nossos adolescentes em zumbis cocainônamos,  é o mais novo alvo do deputado.

Apesar de saber que o filme recebeu censura 16 anos, o nobre deputado levou o filho de 11 para assistir, e saiu cuspindo fogo: “Fiquei chocado e indignado com esse filme. Ele passa a mensagem de que quem consome drogas, não trabalha e não estuda é feliz”.

O deputado disse ainda que pedirá aos Ministérios da Justiça e da Cultura que suspendam a exibição do filme. “Esse filme não pode ser liberado para idade nenhuma. Não deve ser veiculado em cinemas.”

Protógenes exige censura a um bicho de pelúcia. Em 2012.

Essa desculpa de “mensagem” é hilariante. Quer dizer que, por mostrar um urso de pelúcia usando drogas, o filme defende os entorpecentes?

E quem disse que é contra a lei não estudar e não trabalhar? Queria eu ganhar na loteria para passar os dias flanando por aí…

Claro que a intenção do deputado é boa. Ele quer proteger nossos jovens de imagens chocantes, que possam levá-los ao mau caminho.

Ver um ursinho de pelúcia fumando maconha, por exemplo, é uma cena que periga ficar gravada para sempre na memória de qualquer adolescente.

Com certeza é muito mais chocante que ver viciados imundos e cobertos de farrapos, andando sem destino por baixo de viadutos infectos e consumindo crack, sem nenhum médico ou assistente social para ajudá-los. Isso já não choca mais ninguém.

Para encerrar, só queria tirar uma dúvida: não é a Polícia Federal, da qual Protógenes é delegado, uma das responsáveis por coibir o tráfico de drogas no país?

Em vez de gastar tempo – o dele e o nosso – pedindo a volta da censura no país, não seria melhor o deputado tratar de coisas mais importantes do que um ursinho maloqueiro?

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Diabo comentou em 25/09/12 at 16:54

    Mais otário ainda é quem comenta dizendo para observar o partido do deputado, para assim observar e tomar cuidado na hora de votar. VOTEM NULO!!! NÃO EXISTE PARTIDO OU CANDIDATO!

    • MB comentou em 25/09/12 at 17:44

      Isso mesmo, espertão, VOTE NULO e ajude o RUSSOMANO a ganhar a eleição.

  2. Marinovi comentou em 25/09/12 at 16:54

    Que comunista, que nada! Esse cara é um BAITA direitista ligado à uma “seita que busca a ascensão social”. Elegeu-se por causa daquela jogada do TIRIRICA!

  3. Vinicius comentou em 25/09/12 at 16:54

    Exageiro! Não estamos no Irã! Pedir elevação da idade na censura seria mais sensato. Mesmo assim exageiro.

  4. Max comentou em 25/09/12 at 16:53

    E se….e se isso é mkt e o deputado ganhou um $$$ pra … .. esquece..

  5. Antonio Paim comentou em 25/09/12 at 16:50

    Avenida Brasil, ele não manda censurar…

  6. Marcelo comentou em 25/09/12 at 16:49

    Mau exemplo por mau exemplo, temos as novelas, que ensinam todo tipo de maldade.

    Parece que esse tipo de ação é pra desviar o foco de algo realmente importante.

    Temos ai julgamento do mensalão e outros tantos escândalos, que geralmente acabam em pizza. Isso sim é dar mau exemplo à juventude.

    Viver num país em que as leis são normalmente frouxas pra quem comete crimes, é sim dar mau exemplo.

    Ele devia se preocupar com coisas mais importantes do que demonizar “um pobre urso de pelúcia maconheiro”.

    • Max comentou em 25/09/12 at 16:58

      Novelas. Taí uma droga que escraviza milhares de brasileiros: dita tendências, deturpa valores e banaliza relações humanas em dramas redigidos ao acaso, interpretados por atrizes de comercial de cerveja.
      Um filme que você vê uma, duas, três vezes no máximo, não é pior do que o bacanal do horário nobre que é imposto seis vezes por semana, de grátis, em todo Brasil.
      Será que o filho dele odiou o filme? Acho que não..

  7. Alex Villechaize comentou em 25/09/12 at 16:49

    Imagino a cara do deputado olhando o cartaz: “ah, filme de ursinho, deve ser o tipo de filme que eu consigo entender” – e levando o filho de 11 anos a tiracolo para disfarçar. Teve um choque de realidade lá dentro. Bem vindo ao século XXI, sr. deputado.

  8. Vinnie Jones comentou em 25/09/12 at 16:49

    Mas quem foi os imbecis que votaram nele?

    • Cadu comentou em 25/09/12 at 17:00

      Quem FOI em não sei, mas que FORAM…provavelmente os mesmo que votaram no Tiririca!

      • Vinnie Jones comentou em 25/09/12 at 18:15

        EM não sei o que é. Mas EU sei que não votei no Tiririca.

        abs

  9. Jania comentou em 25/09/12 at 16:48

    Será que ele achou que o filme era mesmo de um ursinho fofo???? Que tipo de filho ele está criando? 11 anos e levar pra ver filme de ursinho fofinho??? Eu, hein?

    Em tempo: adorei sua participação no Estádio. Estou louca para comprar seu livro!

    • Andre Barcinski comentou em 25/09/12 at 16:52

      Obrigado, Jania, foi muito divertido fazer o estádio 97, gosto demais do programa.

  10. Edu comentou em 25/09/12 at 16:47

    Engraçada a atitude do deputado.
    Tudo bem que o filme deve ser mais uma daquelas típicas comédias idiotas produzidas em hollywood, mas querer censurar um filme “politicamente incorreto” é dose pra burro.
    Porque será que esta “Excelência” não se revolta, por exemplo, com as novelas da dona Globo? Afinal, já há muito tempo que só fazem a apologia da traição, da promiscuidade, violência, e por aí vai… acho que bater de frente com o ursinho deve ser mais fácil né?

  11. marcelo comentou em 25/09/12 at 16:46

    Já aproveita e manda proibir o “Paranorman” também. Onde já se viu, uma criança que se comunica com mortos. Vai deixar nossas pobres crianças aterrorizadas!

  12. MB comentou em 25/09/12 at 16:46

    Ilustra muito bem o funcionamento da mente de um comunista: Se EU não gosto, então EU PROÍBO TODO MUNDO de assistir e tirar suas próprias conclusões. Muito cuidado ao escolher o PARTIDO e o CANDIDATO em que vão votar.

    • Fre comentou em 25/09/12 at 16:58

      Ele não é um comunista, apenas um idiota censurador. Nao confunda ditadura com o comunismo.

      • MB comentou em 25/09/12 at 17:38

        Não é comunista? O que ele faz no PC do B então?

        • William Oliveira comentou em 26/09/12 at 1:18

          Na boa alguém ainda acredita que existe ideologia partidária no Brasil????

  13. Rogério comentou em 25/09/12 at 16:44

    Só para ilustrar o seu comentário André: tenho um amigo que mora no Guarujá, perto de onde o nobre deputado tem apartamento. A mulher do meu amigo é amiga da ex-mulher dele. O cara já tinha largado da primeira mulher pra ficar com a que agora é ex, porque na época ela ficou grávida (veja bem, o cara era casado e engravidou a mina). Agora ele largou a ex porque engravidou outra mulher. É esse cara que quer pregar a moral e os bons costumes?

  14. Luiz Anésio comentou em 25/09/12 at 16:44

    Resquicios de um tempo não muito distante do nosso passado brasileiro,em que escolhiam tudo por nós e, nos enfiavam goela abaixo.
    É bom saber que hoje podemos falar,criticar e escolher o que quisermos.Até mesmo deputados MELHORES,meu caro Protógenes.

  15. João da Cruz Franco Lopes comentou em 25/09/12 at 16:43

    Muito bem. Os comentaristas aqui selecionados e publicados defendem incondicionalmente a liberdade de expressão no cinema, mesmo que o filme inegavelmente seja imoral e vulgarize o crime. Combatem a censura la nos cinemas, mas aqui, meus comentários por mais justificados e moderados que sejam são censurados pelos seus moderadores, e são recusados ditatorialmente sem explicação . Censura la não pode; mas aqui pode. É a liberdade não só de censurar mas de bloquear. Duvido que publiquem este honestamente.

    • Andre Barcinski comentou em 25/09/12 at 16:47

      Censurado? Onde?

    • DAVID MARQUES OLIVEIRA comentou em 25/09/12 at 20:16

      Censura privada é legal compadre. Um blog hospedado em site de uma empresa privada? Claro que é possível a censura. Eu acho até que o André é tolerante demais com os troladores.

  16. Miguel comentou em 25/09/12 at 16:43

    Esse deputado devia se preocupar com coisas mais sérias e não levar o filho de 11 pra ver um filme de classificação 16 anos!!

    ABSURDO é igual proibir os ‘poneis malditos’
    haeuhuaehuae

  17. Everton comentou em 25/09/12 at 16:42

    1) A Carminha tem mais conta no cartório do que o ursinho, e ela está em horário nobre e em contrato de concessão pública. Que tal peitar o plim-plim? 2) Tem tanto filme melhor em cartaz…

  18. Alex Cypriano comentou em 25/09/12 at 16:41

    Isso mostra o nível de nossos políticos e suas preocupações. Como vovó já dizia, macaco senta no rabo para falar mal dos outros. Espero que seu comentário chegue a este e muitos outros representantes do povo brasileiro.

  19. KLAUS comentou em 25/09/12 at 16:40

    AMIGO É CULPA DA MIDIA QUE A SOCIEDADE ESTA PRODRE … É POR ESTAS E OUTRAS QUE A MENTE DO SER HUMANO ESTA VAZIA … SOCIEDADE QUE SO PENSA EM TOLICES!!!

  20. Odirlei Júnior comentou em 25/09/12 at 16:39

    Se eu levar uma criança á ver um filme pornô, o problema é meu ou do filme ??? Parabéns André pelo texto… FORA PROTÓGENES (só esse nome já deveria ser proibido para menores de 18 anos)

  21. HASC comentou em 25/09/12 at 16:39

    É mais fácil proibir do que educar. Que belo exemplo levar uma criança de 11 anos em um filme classificado para maiores de 16. E ainda reclamar!! Tem cara de pau pra tudo! Só pode mesmo estar querendo aparecer! Daqui a pouco vai querer matar usuários de crack do centro de sp pra que seu filho não seja corrompido por cenas tão inadequadas!

  22. tiago comentou em 25/09/12 at 16:38

    cheinho de serviço esse deputado hein

  23. roberto comentou em 25/09/12 at 16:38

    ACHO QUE A CENSURA É NECESSÁRIA: QUALQUER UM TEM O DIREITO DE ESCREVER O QUE PENSA; APENAS ACHO QUE NÃO TEM O DIREITO DE DIVULGAR A SEU BEL PRAZER, COMO SE AQUILO FOSSE UMA VERDADE. QUANDO SE TRATA DE CINEMA, AINDA TEMOS A OPÇÃO DE SABER O QUE VAMOS ASSISTIR, OUVINDO COMENTÁRIOS, FOTOS, ETC. AGORA, QUANDO SE TRATA DE TV, A CENSURA TEM DE SER PRÉVIA E RIGOROSA; TEM DE PROTEGER A POPULAÇÃO CUJOS PAIS NÃO TÊM COMPETÊNCIA PARA ISSO. NA TV, QUANDO VOCÊS ESTÁ ASSISTEINDO A UM PROGRAMA, SIMPLESMENTE MUDAM PARA UM FILME PORNOGRÁFICO, COMO NO CASO DAS NOVELAS DA GLOBO. É UMA BAIXARIA QUE TEM DE SOFRER CENSURA PRÉVIA.

    • Guilherme Caldas comentou em 25/09/12 at 16:45

      Todo mundo tem direito de escrever o que pensa. Até mesmo em caixa alta.

      • William Oliveira comentou em 26/09/12 at 1:23

        De escrever em caixa alta e escrever o nome com a primeira letra em minúscula.

    • Luciana Carneiro comentou em 25/09/12 at 16:57

      Só alguém que não tem auto crítica, e não soube ensinar isso aos filhos, é que defende censura.

    • Israel comentou em 25/09/12 at 21:49

      Para querer algo assim é porque não descobriu que o problema está na própria pessoa

  24. Leon comentou em 25/09/12 at 16:37

    So está fazendo isso porque e ano eleitoral, senão nem faria nada. Porocurando assunto pra campanha ja que em 4 anos não fez nada.

  25. Odirlei Júnior comentou em 25/09/12 at 16:36

    Tem um ex-presidente que não estudou, nunca trabalhou e vive cheio de álcool na cabeça…. e daí deputado ??

    • Mario comentou em 25/09/12 at 16:59

      Nunca trabalhou… perdeu o dedo jogando futebol, né ?
      Abaixo a censura ! e o preconceito tambem.

      • F1F4N comentou em 25/09/12 at 17:26

        Sobre políticos profissionais é melhor a gente nem comentar…

  26. marcelo comentou em 25/09/12 at 16:35

    Só uma coisa André…
    O dever de instruir o certo e errado, não são dos cinemas ou das escolas.
    são dos PAIS E MÃES!!!!!!!
    O que o personagem do golias fazia na família bronco nos anos 80? vivia as custas da família, malandrão, e era muito engraçado, e os deputados não enchiam o saco!
    Vemos o que vemos porque nossos pais e mães da nova geração, transferiram esta responsabilidade para os professores e a tv!
    Deu no que deu!!
    E seu comentario eu assino embaixo!
    E tenho dito!

  27. Cleiton comentou em 25/09/12 at 16:34

    Apoiado 100%!!! Esse deputado está se passando por ridículo! Se existiam outras crianças desacompanhadas na sala, ele como autoridade deveria ter tomado as devidas providências.
    Se proibir o filme, também acho justo colocarmos lonas pretas em baixo dos viadutos para que as crianças não vejam a desgraça alheia…
    O maior perigo não está no filme que mostra o uso de drogas, o maior perigo está nas escolas e universidades em que o consumo de droga é livre… Isso sim deveria ser coibido.

  28. Theo comentou em 25/09/12 at 16:32

    O nobre deputado está precisando capinar uma data de 500m² no sol das 13:30.

    E o “pior” é que o tiro saiu pela culatra, porque provavelmente este filme passaria desapercebido do grande publico… agora meu amigo, só vai da a molecada jovial correndo pro cinema assistir o ursinho noiadinho.

  29. Francisco Antonio de Oliveira comentou em 25/09/12 at 16:30

    Olha aí, André. O clássico foi relançado! Vou comprar esse fim de semana.

    http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/1118483-vencedor-do-pulitzer-uma-confraria-de-tolos-quase-nao-foi-publicado.shtml

    • Francisco Antonio de Oliveira comentou em 25/09/12 at 16:35

      Sei que você já comentou sobre o livro. Tem uma matéria no jornal aqui de Fortaleza que me fez querer ler o livro.

      http://www.opovo.com.br/app/opovo/vidaearte/2012/09/25/noticiasjornalvidaearte,2925730/uma-confraria-de-idiotas.shtml

    • Andre Barcinski comentou em 25/09/12 at 16:45

      Demais, já tinha dado a letra aqui…

  30. André Duarte comentou em 25/09/12 at 16:29

    E pensar que para entrar para a PF você no mínimo deve ser considerado “inteligente” de acordo com o concurso… Uma pena a PF que teve que ter seu nome vinculado ao do Deputado

← Comentários anteriores
Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailandrebarcinski.folha@uol.com.br

Buscar

Busca
  • Recent posts André Barcinski
  1. 1

    Até breve!

  2. 2

    Há meio século, um filme levou nossas almas

  3. 3

    O dia em que o Mudhoney trocou de nome

  4. 4

    Por que não implodir a rodoviária?

  5. 5

    O melhor filme do fim de semana

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 04/07/2010 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • UOL - O melhor conteúdo
  • BOL - E-mail grátis
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).