Entre tapas e queijos: comendo bem e barato na Espanha
16/10/12 07:05
Se eu tivesse de escolher um país para morar, iria correndo para a Espanha. Com crise econômica e tudo.
Gosto de tudo por lá: as pessoas, o espírito festeiro, a beleza das cidades, o senso de coletividade, o respeito ao passado, o apreço pelo bem público, a força que a população dá aos pequenos comércios locais…
Acho que a Espanha oferece uma mistura incomparável de modernidade e informalidade. É um país organizado sem ser obcecado pela ordem. Quase não se vê placas de “proibido” por lá. O dia a dia parece ser guiado mais pelo bom senso do que pela vigilância.
E a comida é incomparável. Poucas coisas na vida são melhores que andar de taberna em taberna, provando tapas e tomando vinho, sangria ou cava, um delicioso espumante da região da Catalunha.
Os preços, especialmente para quem está acostumado com restaurantes no Brasil, estão baratos. Acabei de voltar de uma viagem à Espanha. Nossas refeições, para duas pessoas, custaram todas entre 20 e 40 euros (52 e 104 reais). Uma garrafa de vinho dificilmente custa mais de 20 ou 25 euros. As tapas variam de 3 a 5 euros.
Aqui vai uma pequena seleção de bons restaurantes de tapas, em Madri e Sevilha. Espero que seja útil.
MADRI
Casa Lucas (Cava Baja, 28) – O lugar tem cinco mesas, senta 20 pessoas e vive lotado. Conseguir jantar sem reserva é milagre. Não sem razão: é um dos melhores restaurantes que conheço. Foi o único lugar em que pedi três vezes o mesmo prato na mesma noite – uma “tosta” de gelatina de espinafre e alho-poró com camarão. O prato de foie de pato com com frutas caramelizadas também não é deste mundo. Confira…
La Concha (Cava Baja, 7) – Outra taberna pequena e com a vantagem de não fechar no meio da tarde, como é costume. O serviço é super amigável: o atendente do bar pega seu pedido, serve os drinks, e ele mesmo vai à cozinha preparar a comida. Provamos um carpaccio de camarão branco com azeite e ervas que estava sensacional.
Juan Bravo 25 – O nome deste lugar é também seu endereço. Fica no bairro de Salamanca, uma espécie de Jardins de Madri, com lojas da Louis Vuitton e um irritante ar de novo-riquismo. Não passaríamos cinco minutos no bairro se não fosse por este restaurante, que serve ótimas tapas frias (caranguejo desfiado, bacalhau com aspargos) e tem uma agradável área coberta, num bulevar no meio da rua.
Chocolat (Santa Maria, 30) – Comer churros com chocolate é um dos grandes prazeres lariquentos dos espanhóis. Conhecemos esse lugar por sugestão do dono de uma fábrica de churros. Dos seis ou sete lugares de churros com chocolate que visitamos, este foi o melhor.
SEVILHA
La Cantina (Mercado de Feria) – Eu moraria neste lugar. Colado às peixarias do mercado da rua Feria fica este botecão, que serve frutos do mar grelhados e fritos a um preço absolutamente ridículo. Fizemos um banquete de camarões, ovas de peixe, sardinhas, vieiras e mexilhões que custou a fortuna de 22 euros (58 reais). Só abre de 12h às 16h. Imperdível.
Al Aljibe (Alameda de Hercules, 76) – Fica na Plaza Hercules, lugar de agito noturno no bairro de Alameda e onde se concentram ótimas tabernas de tapas. O Al Aljibe tem mesas ao ar livre e tapas como lulas grelhadas com purê de abóbora. Bom demais.
La Mata 24 – Simpaticíssimo bar de tapas, vive lotado de locais e fica ao lado da Plaza Hercules. Tente o porco grelhado com chips de mandioca.
La Brunilda (Galera 5) – Perdido no bairro de El Arenal e sem nenhum turista por perto, este ótimo bar de tapas atende a uma clientela local e fiel. Os croquetes de “jamón” ibérico eram de primeira, assim como o frango grelhado com polenta e cogumelos salteados. Barato pacas.
Ovejas Negras (Hernando Colon 8) – Bar de tapas bonito e modernoso que, apesar de ficar em uma área bem turística da cidade, atrai muitos locais. Tem uma influência thai bem forte e uma sobremesa especialíssima, um cheesecake servido dentro de um pote de geléia.
Adoro a Espanha e especialmente Barcelona, onde vou todo ano por ter família lá. Uma cidade maravilhosa e organizada, sem trânsito, com praia, ótima comida e barata. Também recomendo.
Ano que vem, vou estudar na Espanha. Vou morar em Barcelona. Dizem que os catalães são mais fechados que os demais espanhóis. Caso você já tenha visitado a cidade, é realmente verdade isso?
Só passei 3 ou 4 dias em Barcelona, não saberia dizer. Mas nunca fui tratado rudemente na Espanha.
Obrigado, André!
Cesar vá tranquilo. Os catalães são separatistas, mas educados,amistosos e receptivos.