Perdoe-nos, Abelão!
12/11/12 07:46
Ontem foi um dia especial para todos os torcedores do Flu. Em homenagem à conquista brilhante do Brasileirão 2012, reproduzo aqui a coluna que fiz hoje para o caderno de Esportes da “Folha”, em tributo ao maior herói do título: Abel Braga.
Comentários
Publicidade
Publicidade
Parabéns pelo título.
Quanto ao Flamengo, o time entrou de vez no campeonato brasileiro. Agora vai!!
Pena que o Imperador não vai estrear.
Não torço para o Fluminense mas vi alguns jogos e realmente o time jogava com uma disciplina tática invejável… Parabéns pelo título! Mas o Abelão (ou a mídia, mais provável) já fala em treinar o Internacional…
achei que fosse se pronunciar só na terça-feira.
sabe como é, a torcida pó de arroz tem o costume de pular a segunda
No fundo, você é bem gozado.
Não deixe barato não rapaz, mete a boca senão o cara goza na sua cara!
Deve ser engracado gritar tetra sem ter gritado tri…ainda bem que não precisei passar por isso..mas so não vale de agora em diante tricolores quererem sacanear os flamenguistas pelo equissa sem penta..
No mais, o melhor ganhou com sobras esse ano, apesar de aalgumas ajudinhas dos juizes, no final o galo provou que não eh de nada desde o primeiro campeonato brasileiro em 71.
Pô Andre estou super de cabeça quente,nem preciso dizer para time torço,vcs tricolores tem de agradecer muito ao Fred que joga muitoooooooo,parabens pelo titulo,o que me sobra é que temos um centroavante bom de bola que é esse Barcos,rumo a segundona.
Andre, teve um momento do campeonato que tu estava indignado com o Abelão, no twitter. Nessa oportunidade te sugeri a troca dele pelo Dorival Jr, então técnico do Inter, meu time.
Pena que só tu aceitou. Se a troca tivesse sido institucional, entre Inter e Fluminense, quem estaria comemorando o campeonato nesse momento seria eu.
Abraço e parabéns ao Fluminense, campeão legítimo e merecido do Brasileirão 2012.
Fiquei mesmo, normal, o cara botava o time na defesa o tempo todo. Mas não dá pra discutir, com números como os do Abel.
SAUDAÇÕES TRICOLORES!
Ao Pereirinha (nussa!!!) e aos demais recalcados: Fluzão duas vezes campeão brasileiro em 3 anos e 3 vezes campeão nacional em cinco anos (com a Copa do Brasil em 2007).
Mordam a fronha de seus travesseiros, moçoilas recalcadas!
TETRACAMPEÃO! TETRACAMPEÃO! TETRACAMPEÃO!
Beleza, parabéns!
Mas com esse futebolzinho bisonho não dá!
Título pra lá de injusto, diga-se de passagem…
Sim, claro, o time teve só recorde de pontos, maior saldo de gols, melhor defesa, artilheiro, maior número de vitórias. Injusto pacas.
Concorrência nula, ajuda de montão, tanto dos adversários quanto dos árbitros.
Esse campeonato vai ser lembrado junto com aquele do Curintia (2005) em que foi decidido no apito.
Agradecimento ao Celso Barros nao?
A Unimed é uma investidora. Se põe dinheiro, é porque é bom para ela. É business, não é caridade. Pare de chororô.
Parabéns pelo título, André, foi merecido, não há discussão quando um clube é o melhor em praticamente todas as estatísticas importantes. Infelizmente ajudou a afundar o Palmeiras, que juntamente com o Flamengo são dois times que tenho um apreço muito grande desde criança (eram os times que eu tinha uniforme e jogo de botão… rs).
Parabéns André! Polêmicas a parte… o Flu foi o melhor time!! Agora só falta ganhar a série B de verdade… kkkk!!!
As vitórias recentes de Corinthians e Fluminense atestam de vez a mudança ocorrida no futebol brasileiro. Forte marcação, paciência e contra-ataque. Jogo aéreo e bolas paradas. Não, não se trata do campeonato inglês de 1977. Parreira e sua seleção de 1994 não pregaram no deserto. Foram vanguarda ao avesso, pois trouxeram o atraso para o futuro. E o sucesso deste sistema de jogo é incontestável. Os Rinus Michels, Telês Santanas e Guardiolas da vida são obras do acaso que aparecem de vez quando para animar a festa. Aguardemos a próxima revolução com o controle remoto na mão para espantar o tédio nas quadras e em outras arenas. No mais, não adianta chorar e tentar desmerecer a conquista do Flu com acusações maldosas e ressentidas. O título ficou com o melhor e foi conquistado na bola. Foi difícil bater o campeão neste campeonato.
Cara, você está certo em quase tudo que escreveu, errou apenas em dar mérito ao Parreira por este triste estágio do futebol brasileiro, o pioneiro deste projeto de atraso foi o Lazaroni ainda no distante ano de 1990. Abel, Mano, Muricy, Felipão, Roth, Tite, etc, etc, fazem parte do mesmo pacote de desgraças!
Neder, um sistema de jogo se torna popular na medida em que se torna vencedor. Já foi assim com o 4-4-2 cinquenta anos atrás, o 3-5-2 ´no final da década de 70 e o 4-2-3-1 agora. A Escola Holandesa de futebol (da qual o Barcelona atual é fruto) produz um modo vistoso de se jogar, contudo se tenta se implementar um jeito tão arrojado de jogar sem jogadores com bom passe e movimentação, o time parecerá mais amador que ofensivo.
Corinthians e Fluminense estão longe de serem retranqueiros, pois não renunciam ao ataque. São times eficientes, que se defendem bem e que não se rendem ao amadorismo (e demagogia) de atacar a todo custo.
Rinus Michels foi genial, mas Valeryi Lobanovskyi, Brian Clough e Felipão são outros. Existe tanto mérito em produzir uma boa seleção com uma geração lendária quanto conseguir títulos com escretes medianos (e mesmo fracos), enfrentando adversários mais fortes.
TE-TRA-CAM-PEÃO!!!
Este já pode ir para o soletrando do Huck…
Off Topic: já viu Moonrise Kingdom? O que achou?
em 2007 – COPA DO BRASIL
em 2008 – FINAL DA LIBERTADORES
em 2009 – FINAL DA SULAMERICANA
em 2010 – CAMPEÃO BRASILEIRO
em 2011 – TERCEIRO LUGAR BRASILEIRO
em 2012 – CAMPEÃO BRASILEIRO…… enfim o Flu tem disputados títulos, isso é bom..
faltou agradecer também o juiz q marcou aquela falta no jogo contra a ponte…
sem zoeira, o flu mereceu… parabéns nação tricolor…
Parabéns, Barça. Sou colorado e tenho saudades do tempo em que o Abelão treinava o meu time. É treinador que não tem medo de jogar pra frente e talvez seja o único que tenha a capacidade de fazer a boleirada correr por ele.
também sou colorado e sinto a mesma coisa. além disso, compartilho o temor do barcinski: abelão faz qualquer um tremer com aquela escalação “ou-ou-ou”. mas é assim mesmo…
Uma curiosidade: como o cidadão André Barcinski comemora o título?
Duro comemorar longe das Laranjeiras. Mas vou levar minha filha pro jogo das faixas domingo.
Quando ouço falar das Laranjeiras lembro quando a finada Manchete passava o campeonato carioca no início dos anos 90….parecia o desafio ao galo, mas era legal, o Flu jogava ainda nas laranjeiras e o botafogo no caio martins. Se não me engano quem narrava era o marcio guedes e o paulo stein….do fundo do baú do futebol! o carioca pare ser bem mais descontraído no futebol do que o paulista.
André, parabéns pela crônica. Nosso Flu é campeão absoluto, melhor tudo no Brasileiro 2012. Quem fala sobre série c, patrocínio e arbitragem é invejoso e não conhece o futebol, pior, não conhecem o Fluminense, que como disse Nelson Rodrigues “…é enorme…”
Hoje, em São Paulo, estamos todos Flu… ou Flood… Floodidos.
Motoca virou jet sky… rapaiz!!!
Qual dos maiores ídolos tricolores está mais feliz hoje ? O curintiano, o paraguaio ou o Pedro Bial ?
Por tudo que havia acontecido na campanha do Flu no Brasileiro em 2005 e a perda da Copa do Brasil, eu e uma parte da torcida ainda tinha um pé atras com o Abel. Mas a forma como ele montou esse time foi algo que eu nunca tinha visto no Fluminense antes, sem dúvida, apesar dos grandes talentos individuais do time, ELE é o grande responsável pelo título. Acredito que agora finalmente ele conseguiu recuperar a credibilidade comigo e essa parte da torcida.
ps: Barça, teria como você copiar o texto da coluna e colar no blog? Eu acesso o blog pelo computador da empresa e o firewall bloqueia páginas de esporte (imagino que outros leitores do blog também terão esse problema).
Parabéns André!!! Fascina pela sua disciplina o Fluminense domina!!!
Parabéns pelo tetra Barça! Porém, o Fluminense ainda está bem longe do maior campeão do Brasil de todos os tempos com oito títulos brasileiros, o Palmeiras!!!Quem sabe se a Unimed ficar mais 50 anos vocês chegam lá? Abraço!
Ah sim, claro, oito títulos brasileiros. O doutor disse pra não contrariar…
Ué… se o Fluminense é tetra, pois conta o Robertão de 1970, o Palmeiras é octa…Não é questão de contrariar o médico ou não, é questão de reconhecimento oficial dos títulos pré brasileirão 1971…P.S. -> sou torcedor do Furacão, não tenho nada a ver com o Palmeiras…
Tá bom. Vc sabe o que foi o Robertão? Quem disputou? Quantos times?
Vamos acabar com essa discussão, o São Paulo é Hexa e ta tudo certo… abraço a todos e festeja ae Barça. Nesse momento vale a máxima: a torcida vibra e mais nada importa. é campeão
Barça interessam quantos times tinham, era o que existia na época, os melhores. Santos, Cruzeiro, Flamengo, Palmeiras, etc. Tudo feito pela então CBD dentro da lei. Os títulos estão validados, assim como os títulos mundiais do Flu e do Palmeiras, de 1952 e 1951 serão brevemente pela Fifa. Os dois times entraram com pedidos e a entidade deu um ok. Só falta oficializar.
hahaha espertinho o Barcinski hein? Ele contabiliza só o Robertão e não considera a taça de prata só porque o time dele não ganhou….tudo bem que o Robertão era um campeonato mais próximo do que temos nos dias atuais, porém a taça de prata foi o primeiro campeonato nacional que tivemos por isto deve ser considerado como brasileiro, afinal os dois maiores times de todos os tempos do Brasil, a Academia do Palmeiras e o Santos de Pelé foram os maiores campeões. Clubismo é fogo….
Não, é pelo mesmo motivo que o Juca Kfouri.
Robertao é piada.
Sim, claro, piada disputar uma semifinal contra a Academia do Palmeiras, o Cruzeiro de Tostão e Dirceu Lopes, e o Galo campeão Brasileiro do ano seguinte.
8 Títulos o escambau. São 9 títulos. Parem de desmerecer o brasileirão de 78
Aí você está confundindo os Guarani’s.
Palmeiras, o maior campeão brasileiro de títulos via fax.
O Terra tá fazendo um comparativo do titulo do Flu de ontem e o do Corinthians do ano passado, desmerecendo totalmente o Flu. Que falta de profissionalismo!!!
Parabéns, André. Campeão legítimo, sem nenhuma contestação. Só uma observação: o Flu conta com uma seleção de craques devido ao apoio da Unimed – cujo dono é torcedor do time. Que o Flu aproveite essa parceria para criar uma infraestrutura que permita que ele ande com as próprias pernas quando terminar essa parceria. Veja o caso ontem do Palmeiras: foi o time mais vencedor dos anos 90 por causa da sua parceria com a Parmalat. Desfeita essa parceria, o clube não soube se virar sozinho e o resultado é trágico: desde 2000 (fim da parceria) até hoje, só um título paulista e uma copa do brasil (ambos títulos de menor expressão ) e dois rebaixamentos.
Jo, numa boa, pesquise antes de falar coisa errada. A parceria é controlada por um conselho da empresa. Existem direitos e deveres. Não é obra de um torcedor. Não é que nem o Castor de Andrade, que pagava tudo pro Bangu.
O presidente do fluminense manda em que ? Na piscina ? Na lanchonete ? No estacionamento ? Por que no futebol, quem manda é o Plano de Saúde.
Pare de falar besteira. Qual o problema de vcs com o patrocinador do time? Tem algum crime aí? Isso é dor de cotovelo.
Patrocinador entrega um cheque para o presidente do clube, que faz o que quer com o dinheiro. O plano de saúde coloca os jogadores na sua folha de pagamento. São funcionários da Unimed prestando serviço ao fluminense.
E daí, Pereirinha? O que vc tem a ver com isso? Tem algum crime nisso? Ou é só inveja? No seu clube, quem põe dinheiro?
Nada a ver esse negócio de questionarem a ajuda de parceiros. O Palmeiras montou alguns timaços nos anos 90 e os torcedores rivais vivem tentando questionar essa fase. Pura inveja! E são hipócritas, pois hoje em dia todos os clubes contratam com ajuda de parceiros, o que não é muito diferente. Se achassem errado, então não aceitariam os títulos ganhos por seus clubes com ajuda de parceiros/investidores em contratações.
Ok, desculpe-me. E nem me passou na cabeça em comparar a parceria com a UNIMED a algo estilo Castor de Andrade – estilo que pode dar alguma vantagem no início, mas depois o preço que se cobra, no futuro, é terrível ( o Vasco pós Eurico Miranda é o exemplo disto). Apenas fiz a ressalva para que o clube extraia todo o benefício da parceria – não só em termos de títulos, que é o que mais importa para o torcedor -, mas também em termos de infra para que, no dia em que a parceria for desfeita, o clube não fique sem chão.
E se já existe esse sistema de direitos e deveres, então é o primeiro passo para que seja uma parceria que beneficie tanto o clube quanto à empresa.
Sem dúvida, hoje, no Rio, o clube melhor administrado é o Fluminense. Botafogo vem em segundo lugar, umas boas voltas atrás do primeiro. E Vasco e Fla fazem qualquer dirigente de clube de várzea corar de vergonha diante tanto descalabro.
Aliás, Flu e Corinthians são, disparados, os dois candidatos a libertadores 2013 – de repente, até a se enfrentarem numa final. Já poderia ser esse ano, mas o Flu jogou praticamente sem meia time contra o Boca – e mesmo assim não passou por um triz.
Parabéns André, belo título. E não vejo nada de errado em torcedor empresário patrocinando seu time, pelo contrário, é muito mais saudável que patrocínio das estatais, por exemplo.
Mas conselho ou não, é igualzinho ao Bangu, só que legítimo, legal, e disfarçado de coisa séria.
Oq o Jo quis dizer, educadamente por sinal, é que sem o dinheiro do patrocinio o Flu pode ter problemas numa eventual saída. Só isso… Parece que quem se incomoda ao mencionar patrocinador é vc.
Eu não me incomodo com nada. Vcs é que só ficam falando de patrocinador, como se fosse um crime uma empresa privada, com dezenas de conselheiros e comitês fiscais, querer investir num clube.
Que seja! Parabéns ao FLUNIMED pelo título.
Parabens….etc…e coisa e tal….mas…pra variar…o que você achou daquela rodinha de oração no centro do campo após a partida?
Bom, eu já disse mil vezes que acho que religiosidade deve ser uma coisa privada de cada um, e não usada como espetáculo público.
Uma coisa eu me pergunto: o que os jogadores evangélicos fazem durante a oração para uma santa (Ave Maria)?
Parabéns pelo título.
Parabéns André! E os ratos, onde estão?? 😉 1 abraço!
Abelao e de primeira linha,o Flu foi frio quando tinha que ser,e bom que um time carioca mostre organização para que futebol não fique polarizado em sp.parabens de outro tricolor , mas do morumbi.