A tilápia morreu; viva o Saint Peter!
21/11/12 07:05
A gloriosa revista “Mad” tinha uma seção chamada “Cenas que gostaríamos de ver”. Sempre sonhei em presenciar a seguinte cena, entre um cliente e um garçom de um restaurante de luxo:
O cliente chega ao restaurante, abre o “menu” e vê lá: “Saint Peter”.
– Garçom, o Saint Peter está fresco?
– Sim, senhor, foi pescado hoje no pesque-pague ali na estrada.
– Como assim? Saint Peter não é um peixe importado? Com um nome desses?
– Não, otário, é uma tilápia. A gente chama de Saint Peter para poder cobrar o triplo de um mané que nem você.
É oficial: a tilápia morreu. Em seu lugar, surgiu o Saint Peter, sua versão Berrini.
O pobre peixe foi para a mesma cova onde estão “entrega em domicílio”, “tração nas quatro rodas” e “cafezinho”, mortos e substituídos por “delivery”, “four wheel drive” e “coffee break”.
Já está na hora de alguém fazer um dicionário da moderna semântica brasileira.
Por que continuar falando “churrasqueira na varanda”, quando se pode usar “Terraço Gourmet”? Ou “bolinho”, quando “cupcake” é tão mais bacana?
Por que morar na Barra Funda quando você pode comprar um apartamento em “Nova Higienópolis”? Ou deixar seus filhos brincarem no jardim do prédio, quando eles podem se esbaldar no “Play Day”?
E quem gosta de conhecer novidades lingüísticas tem um programão para hoje, em São Paulo, quando será aberta a segunda edição da Fastener Fair Brasil.
Conhecida entre especialistas como “Feira Internacional de Tecnologias de Fixação”, o evento briga para se isolar do nome pelo qual os detratores insistem em chamá-lo: “Feira do Parafuso”.
Quando eu era pequeno, meu pai me levava pra pescar e a tilápia era tipo um porco dos lagos. Todo mundo queria pegar dourado, pintado, etc. Hoje tilápia virou quase uma iguaria.
quem fala “four wheel drive”??????
Cara, é isso mesmo. Já tinha comentado isso quando vi o tal Saint Peter no Pão de Açucar. Falei com o peixeiro: – Parece uma tilápia ! E ele me explicou que era igual só que “melhor”. O meu pai pescava tilápia no Riacho Grande e teve uma[epoca que o Governo do Estado populou os rios daqui com a chamada tilápia do Nilo. O peixe sempre foi um dos melhores mas nunca foi chique falar que se come. Viva o barista ! Vica o Saint PeterViva o concierge ! Abaixo a tilápia, peixe de pobre !
Endereçar um problema, case de sucesso, não sei quantos % off… São variadas as frescurites. Esses dias eu tava andando pelo bairro do Pacaembu e vi uma placa de imobiliária: Souza Real State! Show de ball, não?
André, não querendo desviar a atenção, você já reparou o que os japoneses estão tentando destruir sua língua também? Acho que o mais grave é o gohan ser chamado ráissu. A invasão ianque do Séc XX aliada a globalização está sendo bem danosa para todo mundo, acho…