Sua casa tem Terraço Gourmet?
26/11/12 07:05
Estarei fora até 3/12. Até lá, vou republicar alguns textos desses últimos dois anos e meio. Infelizmente, não poderei moderar os comentários, que só serão publicados em 3/12, quando o blog volta com textos inéditos.
Já virou uma tradição dominical aqui em casa. Mal raiou o dia, botamos o café da manhã na mesa, preparamos o pão com manteiga quentinho, e abrimos o jornal em nossa seção favorita: os classificados de imóveis.
Nada faz tão bem ao humor quanto ler os incríveis anúncios de empreendimentos imobiliários. É um melhor que o outro.
Os nomes dos prédios, sempre em idiomas estrangeiros inventados, são o que primeiro chamam a atenção. E dá-lhe “Chateau”, “Plaza”, “Piazza”, “Residence”, “View”, “Tower”, “Prime”, “Bridge”, “Square” e “Fontana”, entre outros clichês rasteiros da pseudo-sofisticação.
Domingo passado, o reclame de um prédio trazia uma foto da Torre Eiffel e um texto rococó que associava a experiência de morar ali com a vida em Paris. Detalhe: o prédio era em Sâo Bernardo.
Outro listava, entre os muitos atributos do condomínio, uma deslumbrante vista do Hopi Hari.
Até recentemente, eu acreditava morar em Santa Cecília, quase Barra Funda. Mas descobri, graças ao anúncio de um prédio vizinho, que meu bairro agora se chama “Nova Higienópolis”.
Impressionante a liberdade geográfica tomada por certos publicitários. Tiro meu chapéu para eles.
Um típico texto de anúncio imobiliário diria o seguinte:
“Um autêntico dois quartos – com terceiro opcional – a passos de um pólo comercial e gastronômico de primeira categoria. Alegria e conforto para toda a família. Venha desfrutar do Terraço Gourmet, onde você poderá se deliciar com as maravilhas da culinária internacional enquanto seus filhos se divertem na piscina de raia olímpica ou assistem a um filme em nosso Movie Palace. Outro destaque é o Esthetic Beauty Salon Chic, reunindo as mais avançadas técnicas da ciência da beleza, e o moderníssimo Fitness Palace, um autêntico laboratório high-tech com o que de mais atual existe na indústria do personal fitness”.
Traduzindo:
“Uma lata de sardinha com dois quartos do tamanho de um ovo e uma sala minúscula que pode ficar menor ainda se você optar por botar uma parede no meio e fazer um terceiro quarto-ovo, só que este, de codorna. Próximo a um shopping, com engarrafamento garantido do minuto em que você sai da garagem até o seu retorno, depois de 12 horas no escritório. Você pode queimar uma lingüiça na churrasqueira da varanda enquanto seus filhos se espremem numa tripa de água de 10m x 1m (único lugar do terreno em que cabia um buraco no chão) ou assistem a uma reprise do Chaves numa sala sem janelas, com cadeiras de plástico e uma TV de plasma de 40 polegadas. Enquanto isso, o jaburu da sua sogra pode fazer as unhas na manicure e sua mulher pode suar as pelancas numa esteira comprada em 120 prestações na Marabráz enquanto assiste à Ana Maria Braga preparando uma receita com 37 vezes mais calorias do que as que ela acaba de perder na esteira.”
Outro hábito dominical aqui em casa é tentar emular a genialidade dos publicitários e criar alguns novos lançamentos imobiliários. Aqui vão alguns:
La Grande Ver de Terre
A dois minutos do Centro, com pista de atletismo noturna e uma deliciosa promenade bem em frente à sua janela. Av Sâo João, 171 (Minhocão)
Green House Fun View
Venha morar no bairro mais moderno de Sâo Paulo, com uma vista panorâmica de um dos locais mais alegres e jovens da cidade. Rua Unidos do Peruche, Casa Verde (altura do Playcenter)
Upper East Side Luxury
Aqui, como em Nova York, o chique é morar no “upper” Zona Leste. Rua Trovão, 69, Vila Ré (ao lado da sede dos Abutres)
Le Petit Pipe du Crack Residence
Localização privilegiada, em área recentemente incentivada pela Prefeitura, bem no centro de um dos pontos mais agitados da vida da cidade – especialmente à noite e nas primeiras horas do dia. Rua Vitória, 69, ao lado da Praça Júlio de Mesquita
Chateau Alpine
Desfrute do silêncio e da tranquilidade dos Alpes. Mais de 700 mil m2 de total paz. Rua Berna, 198 (ao lado do Cemitério da Vila Alpina)
Faithful Hawks Tower
Venha curtir toda a descontração desse novo empreendimento. Som ambiente 24 horas e muita, mas muita alegria. Rua Vicente Matheus, s/n, (ao lado da quadra da Gaviões)
Publicado originalmente em 21/10/2010
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
porra hilario
to no trabalho racahndo o bico pianinho pro chefe nao ver.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Morar em SP – nunca mais –
Em relação a esses anúncios, fiz uma dissertação que trata exatamente desses truques publicitários para se vender empreendimentos imobiliários e o papel do nome dos bairros, que acabam funcionando como marcas/grifes. Para quem tiver interesse, os links são esses:
http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/17324
ou
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=158960
O sonho termina na primeira reunião de condomínio. É nesse momento que qualquer prédio chique vira barraco.