Vamos comprar o Ibirapuera?
07/12/12 07:05Parece mentira: o governador Geraldo Alckmin quer vender o Conjunto Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Parque do Ibirapuera (leia aqui a coluna de Juca Kfouri ).
Não vou escrever aqui, pela enésima vez, sobre o desapego que nossos governos têm por tudo que é público e valioso às nossas cidades.
Não vou tentar imaginar o dia em que passaremos pelo Ibirapuera para ver mais um shopping, ou mensurar a falta que fará o Conjunto na vida de tanta gente.
Também não vou ficar repetindo a ladainha de que “é mais fácil se desfazer de algo do que tomar conta dele”. Isso todo mundo sabe.
Em vez de choro, proponho ação: que tal fazer um “crowdfunding” para comprar o Ibirapuera?
O preço pedido pelo governador é uma pechincha: R$ 168 milhões por um terreno de 100 mil m2 e quase 90 mil m2 de área construída. Menos de dez vezes o valor de imóveis na região.
Com um milhão de pessoas dando 168 reais, seríamos donos de um complexo desportivo que os próprios vendedores descrevem como “um dos maiores e mais equipados da América Latina” e que “muito orgulha o governo do Estado de São Paulo”. Orgulha tanto que o estão pondo à venda, certo?
Voltando aos negócios: além de manter o complexo esportivo, poderíamos promover shows no Ginásio do Ibirapuera e, assim, fugir dos ingressos proibitivos cobrados por festivais.
Vamos lá, baluartes do “crowdfunding”, quero ver se vocês são bons mesmo…
Orra só agora que avisam? Se fosse a uns anos atrás poderia fazer um rateio e ser o local escolhido pra construir o estádio do meu Corinthians. Melhor que lá na zona Lost.
Alckimin querendo superar o ‘Kassab is shit!”, em se tratando de tocar o foda-se na cidade. Se fizer um pouco de esforço consegue.
Meu 1º show de “rock” internacional foi no Ginásio do Ibirapuera. New Orde em 1988. Sem palavras… E um outro momento marcante que me lembro agora foi o show do Black Sabbath (sem o Ozzy, mas com o Dio no vocal), na pista de atletismo ao lado do ginásio. Teve tambem o festival da pasta de dente que trouxe os Sex Pistols. Steve Jones é foda apenas. Uns”punks” jogando moedas no John Lydon o show inteiro foi engraçado
New Order
Eu topo! Excelente investimento!
Foi só o Kassab sair e tão fazendo esta zona!
O primeiro show do Motörhead no Brasil, com Philty “Animal’ Taylor e tudo, aconteceu no Ginásio do Ibirapuera, em 1989. Só por isso, o lugar já devia ser tombado pelo patrimônio histórico. Até o Metallica, quando pisou pela primeira vez por aqui, tocou no ginásio. Sem falar em The Cult e mais um monte de bandas. E teve ainda a Copa do Mundo de Futebol de Salão (antes de se chamar Futsal), os embates entre paulistas e cariocas no vôlei com Pirelli x Atlântica Boavista e os saques ‘jornada nas estrelas’ do Bernard. Tudo isso rolou no Ginásio do Ibirapuera. E no estádio de futebol do Conjunto Constâncio Vaz Guimarães rolaram as partidas das quartas-de-final do Campeonato Brasileiro de 1993, entre Santos e Vitória. Enfim, pequenas memórias que Alckmin e companhia com certeza não têm… A tucanada adora vender o patrimônio público. Não é novidade.
Max,
Algumas considerações:
O jogo entre Santos X Vitória era válido pelas SEMI-finais do Campeonato Brasileiro de 1993.
O jogo foi no Palestra Itália e não onde vc afirmou.
http://www.youtube.com/watch?v=ZmIeI_BovNs
Eu topo !!!! Afinal já pagamos impostos para nada, pelo menos teríamos alguma coisa!
Camarada, olha só: se a gente comprar, pense bem, num terreno desses podemos construir umas 6 torres de 30 andares com 6 apartamentos por andar, dá mais de 1000 apartamentos, por uns 2 milhões cada um… No téreo um verdadeiro clube, com itens como: cat scratch, dog walk, children’s convenience center, mothers talking space room, rebel without a cause studio e, claro, um verdadeiro complexo esportivo. Que tal se antecipar ao lançamento do Ibirapuera’s View Residence?
Não esqueça do “Garage Band’, onde a molecada pode tocar o último hit do Rage Against the Machine!
Sim, foi carinhosamente nomeado de “rebel without a cause studio”
Seria mesmo um ótimo investimento, boa ideia. Se a ideia vingar estou dentro!
como seria o nome do provável condomínio a ser erguido no local? pode ser “constance du parc living towers”.
Alckin Residence Towers.
Eu topo, mas com cheque pré-datado bom para 90 dias e excelente para 120.
Maravilha…Só aqui no blog já temos mais mil Reais dos leitores (até aqui por enquanto)…Acho que dá.
13º Rulez!
Na situação do Brasil hoje tudo o que é público só serve de cabide de emprego pra amigos do governo. Ao invés de vender poderia privatizar, mas que empresa em sã consciencia vai querer administrar esse elefante branco e ainda pagar inúmeros impostos e caixinhas? A idéia do crowdfunding é boa, mas ela só iria provar que todo brasileiro só pensa em si mesmo.
A pergunta que não quer calar: como se compra uma coisa que já é sua? Mais fácil apedrejar o fdp que se apoderou dela e tirá-lo dessa zona de conforto…
to dentro. entro com duas cotas
e David Bowie já se apresentou lá, o que valoriza o local.
Onde é que eu assino? Pode contar comigo 😀
Eu topo! Esse lugar é uma jóia.
Mesmo morando em Maceió a 40 anos e só tendo ido a São Paulo uma vez, vou ser acionista dessa pechincha!
Na década de 90 rolava uns festivais nesse estádio do lado do ginásio, assisti Sex Pistols lá. Tô dentro da vaquinha
Geraldo Alckmin é um pateta, uma vergonha para os paulistas. Desgoverno em todas as áreas, e essa proposta só mostra o que eles querem fazer com o patrimônio paulista: transformá-lo em dividendos. Chega de Alckmin, chega de PSDB.
Uma área que precisa de muitas melhorias e investimento PESADO em São Paulo é EDUCAÇÃO!!!
Já imaginando o naipe da resposta, manda Celsinho abrir o bolso, vender uns iates, coisa pequena, que ele arremata a coisa toda.
Baia, proponho outra coisa: porque vc não liga pro Lula, pede pra ele comprar com dinheiro público e doar pro timão estatal?
Timão estatal? todos os clubes paulistas tem estadios construidos com dinheiro publico! chega de chororô!
Ué, vestiu a carapuça? Eu escrevi “timão”, com minúscula. Por que vc imediatamente associou ao seu time?
PT : Partido do timão ou Partido do trambique
jogou a isca e pegou um peixão…mas pode confessar q foi de propósito Barça…
“timão”, com “tê” minúsculo estatal? É o Rotary Club???
Carapuça? Não associei ao meu time, a grafia ao inicar uma frase é com letra maiuscula, por isso escrevi assim, ou associaram ao “Timão”?
O Ibirapuera daria uma excelente sede da Gaviões. Ou um hospital da Unimed.
Agora que o Sanchez deve ser sec. de esportes, pede pra ele o Ibira que ele libera pra vcs. Mas lembre que terão de desfilar no 7 de setembro, agora que são o time estatal.
Tirando o SPFW e o “Meu Estádio, Minha vida de Itaquera”, fale outro time grande paulista que tem estádio com dinheiro público!
O time da Série B tinha, mas agora terá um lindo estádio adquirido através de crediário…
Tirando o Soberano Tricolor, o time do volante de navio, cite outro grande time paulista!
Vinicius.
Se vc eliminou o Corinthians e o São Paulo, não existe mais time Grande em SP.
Há times que disputam série B, como Juventus, Nacional, Palmeiras…
Estádio eu não sei, mas CT tanto o timeco da série B quanto o dono do Morumbi construíram em terreno da Prefeitura.
Ct pode, né????
Droga…Falou em futeba as respostas não terminam…Barça, sugestão: não faz post sobre futebol, religião, batman e spielberg. Voce é uns dos poucos caras que usam blog e tem a paciência de responder para todos leitores (ou quando pode), se tocar nestes assuntos que eu citei, vai viciar em Prozac.
Boa dica.
Vc não consegue esquecer o Timao, né? Eu compreendo, somos grandes mesmo. Assista ao mundial essa semana, quem sabe um dia o fluzinho (um dos maiores devedores do inss do Brasil) chegue lá.
O time eu esqueço. Já o estádio é difícil esquecer, tendo sido erguido com meu dinheiro.
pague a série B
Vamos combinar assim: vocês devolvem nosso dinheiro usado no seu estádio estatal, que eu pago. Que tal?
Vamos fazer assim, a Unimed Futebol Clube paga os 450 milhoes de reais que deve de imposto e inss e aí os torcedores desse time que subiu no tapetão pode começar a reclamar de dinheiro publico no estádio dos outros.
Ui, ficou magoadinha! Vestiu a carapuça estatal!
André, falando sério agora. Vc acha que o Corinthians é a única instituição privada no Brasil que recebe ajuda estatal? Se sua resposta for sincera, vc sabe q nao, né? Entao, ou comecamos a falar de tudo que está errado ou vai parecer que a sua perseguição ao Corinthians é motivada por algo que vai além do estádio ter dinheiro público.
Claro que não. Mas admita que o Estado pagar por um estádio privado não faz sentido. Admite?
Claro, tb sou contra. Mas o Botafogo ganhou engenhão e vc nao o chama de time estatal.
Não ganhou não, o Botafogo aluga o Engenhão. Quando terminar o contrato, não é mais deles. É da cidade.
Ah sim, com um aluguel realmente justo e condizente pelo valor total da obra… Assim como o Maracanã que vai custar mais de 1 bilhao e depois o estado repassa para alguma instituicão privada que paga qualquer 100 reais e pode usá-lo como quiser. Aí está tudo certo.
Renata, vc me perguntou e eu respondi: o Engenhão é alugado. O Botafogo não pode vender o estádio se quiser. Se o aluguel é caro ou barato, não sei. Mas o estádio é PÚBLICO.
Estou dentro! E topo até ser o síndico. Ai veremos que os custos de manutenção, limpeza e que tais serão bem menores que o usual em prédios públicos.
Mas acho que tudo já está marcado para definir o vencedor. Infelizmente querem colocar espigões residenciais cheios de dry-wall e varandas gourmet nesse local. Viva o mau gosto, a tônica urbana paulistana.
Abraços a todos,
É sério? Fico envergonhado por não saber da venda desse importante patrimônio público. Fico chocado por ter a convicção de que o esporte educa, tira as crianças em risco das ruas, ajuda a formar os cidadãos.
Meus R$168,00 estão na mão!
Grande ideia, André. E não acho impossível. Com uma campanha bem feita a gente chega lá.
Não pode ser derrubado, eu vi o show do Bowie lá!
Bela sacada! quase impossível, mas…um tapa na nossa cara se não fizermos nada, mesmo que não seja gritar contra esse absurdo. Antes de comprar, proponho um “gritasso ” na porta do complexo do Ibirapuera.
O que seria um gritásso?
se não entendeu…volta dez casas.
Apoiado!
1-Gostaria de saber o motivo da decisão de vender o local ?
2-Como a prefeitura do Rio se vender um complexo esportivo só questão econômica não se preocupando com prática esportiva e social.
3-Daqui a 4 anos a cidade do Rio vai sediar as Olimpíadas as duas capitais estão destruindo os complexos esportivos?
to dentro…. aquele estádio é uma beleza pra rolar uns showzinhos, perto de tudo, totalmente servido de busão …. ou melhor é ir pra chacara do joquei lá em altos da pqp de rosca?
Cacildis!
Absurdo, típico das práticas do partido do sr. Alckmin. É só mais uma privataria.
Em qualquer partido existe maracutaia.
Sim, existe em todos. Porém alguns tem muito mais prática no assunto…
PT e PSDB são os campeões…
Bingo!
Tô dentro,mas pode apostar que tem maracutaia aí,e a coisa será dirigida para alguém já escolhido.Certamente serão feitas exigências que só poderão ser cumpridas por poucas empresas.Alguém disse empreiteira aì?Que tal um crowdfunding para comprar politico? deputados,senadores,prefeitos,governadores receberiam propina da população para fazer o que deve ser feito.Eles estão aí prá isso mesmo,não acho que alguém bem intencionado consiga ser candidato a nada,o jogo é de cartas marcadas então vamos marcar as nossas.