Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

André Barcinski

Uma Confraria de Tolos

Perfil André Barcinski é crítico da Folha.

Perfil completo

Jararaca deita e rola

Por Andre Barcinski
13/12/12 07:05

“Mamãe, vem ver o que achei no jardim”, disse minha filha de quatro anos. Minha mulher foi conferir, e quase teve uma parada cardíaca: era uma jararaca. A cobra tinha cerca de um metro de comprimento e estava bem próxima à porta do quarto de nosso filho de oito meses de idade, que dormia no berço.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Chamamos a Defesa Civil, que capturou a cobra e soltou-a em uma área de vegetação nativa. Por sorte, a jararaca também estava dormindo.

O funcionário da Defesa Civil disse que está havendo uma verdadeira epidemia de cobras na região.

Ele contou o caso de uma moradora de uma área rural que esperava um ônibus embaixo de uma árvore, quando uma jararaca caiu em sua cabeça e mordeu a mulher no pescoço. A coitada não conseguiu chegar ao hospital a tempo e morreu.

Alguns dias depois, o rapaz que poda árvores aqui em casa subiu no muro para alcançar um galho, quando sentiu uma dor no pé: tinha sido picado por um filhote de jararaca.

No hospital, havia outra vítima de cobras, uma senhora que tinha pisado em duas e já estava com parte do corpo paralisado pelo veneno.

Preocupados, procuramos a Secretaria de Meio Ambiente local, mas a única sugestão foi podar as árvores de um imenso terreno ao lado de casa, cujos galhos passam por cima de nosso muro.

Visitamos lojas de produtos veterinários, pet shops e lojas de plantas, mas ninguém conseguia dar uma dica de como espantar as jararacas. As sugestões mais pareciam simpatia para espantar vampiro.

Um cara sugeriu encher a casa de alho: “Jararaca odeia alho, pode acreditar”. O problema é que ela não é a única. Eu mesmo prefiro ter uma casa cheia de cobras a morar num lugar fedendo a alho.

Outros sugeriram que colocássemos um ganso e uma galinha d’angola no quintal. Mas isso causaria outros problemas: para começar, ninguém mais conseguiria dormir em casa, com os dois gritando o dia todo. E a convivência dos penosos com nossos dois boxers não seria nada fácil.

Depois de procurar bastante, finalmente achamos um especialista em cobras, um senhor chamado Damião.

Damião é uma figura: imagine um sósia do Tim Maia usando um chapéu de vaqueiro tipo Almir Sater e com um cachimbo de Preto Velho na boca. Para melhorar, é criador de orquídeas e professor de caratê. Além de espantador de cobras, claro.

Damião prometeu afugentar as cobras usando um repelente feito com enxofre. Segundo ele, é tiro e queda: é só espalhar no jardim, que as peçonhentas somem por dois anos.  Semana que vem, Damião espalhará seu elixir miraculoso em nossa grama. Estamos na torcida.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Roberto comentou em 19/12/12 at 11:57

    As Guinés servem como alarme.

    Elas não conseguem matar as cobras adultas, mas fazem uma baderna danada no quintal quando uma cobra aparece.

  2. Antunes comentou em 18/12/12 at 21:52

    Se reunir todos os posts da tua experiência de se mudar e morar aí, agora esqueci o nome do local, dá para fazer um livro ou roteiro de um filme.

  3. rodrigo comentou em 17/12/12 at 15:53

    Cara, faça essa experiência ai com enxofre e depois comente aqui no blog num novo post como foi, pq onde meus pais moram também tem essas cobras. Abs

  4. Vanessa Myho comentou em 17/12/12 at 14:30

    Oi André, fui morar na Penha, em Paraty, e tive a mesma preocupação quando morava na mata. O Damião é genial e certamente resolverá com td a experiência que ele tem. Outra pessoa bacana de se conhecer é o Roberto (o pessoal da Flora conhece) que, pela experiência na roça, conhece muitas plantas para deixar ao redor da casa e que são tóxicas para as cobras (a língua delas, extremamente sensitiva, dá o alerta antes que elas cheguem perto).
    Ouvi dizer que este ano tem mais cobras que o normal… e estamos bem na época de reprodução delas. Outro dia eu quase pisei num filhote de jararaca, porque era bem parecido com uma pedra!
    Cuidado é pouco aí na mata…
    Boa sorte e abraços
    Vanessa

  5. BETO comentou em 15/12/12 at 3:22

    NUsss, passei por uma situação parecida, mas quando eu era criança. Garrei o bicho pelo pescoço (cobra tem pescoço?) e fui mostrar pro meu pai “uma corda verde que eu tinha achado” (a cobra era verde e não era venenosa).

  6. Geneuronios comentou em 15/12/12 at 1:26

    Outra maneira de separar as cobras é dar uma enxadada bem no pescoço. Corpo para um lado, cabeça para o outro.
    É o fim da picada!

  7. Geneuronios comentou em 15/12/12 at 1:25

    A mais perigosa jararaca logo vai em cana, a amante do lulla …

  8. Guilherme comentou em 14/12/12 at 9:40

    Cara , eu ja pesquisei sobre o assunto tmb, pois em casa aparece umas cobras as vezes, a maioria das soluções mais parecem simpatias e técnicas da vovó mesmo. Ja me disseram que aquele pó de ferro bem fino , que se forma nas furadeiras e maquinas de corte das serralherias e pode ser comprado em lojas de ferragens, é excelente pra espantar , vc faz uma linha desse pó na grama em volta da casa e os bichos não passam mais por ali… diz a lenda né , eu tmb nunca tentei, mas se vc quiser tentar depois vc me fala se deu certo.

  9. Renzo comentou em 14/12/12 at 7:47

    Sempre muito bons esses seus momentos de John Grogan.

  10. Newman comentou em 14/12/12 at 3:18

    Barça, independente do produto que vc for usar, fique atento para saber se não fará mal aos seus cachorros ou as crianças. Precisa tomar cuidado para evitar intoxicação por ingestão ou alguma reação por contato com a pele.

  11. Beto comentou em 13/12/12 at 18:29

    Só acho que o Kurt ta muito puto com o Dave, e o Krist pelo amor de Deus né?

  12. André Albuquerque comentou em 13/12/12 at 18:18

    volta pro centro de SP,vai encontrar na porta da sua casa,no máximo,um viciado em crack,mas falando sério,são as vantagens e desvantagens de morar perto do mato.

  13. Piki comentou em 13/12/12 at 17:04

    Apenas saiba que enxofre tb fede uma barbaridade.
    Tenho fazenda em GO e de tempos em tempos vai um benzedeiro benzer contra cobra.
    É tiro e queda!!!

    Depois do benzimento fica-se bem um ou dois anos sem aparecer nada. Qdo voltam a aparecer temos que chama-los novamente.
    Acredite, funciona!

    • Andre Barcinski comentou em 13/12/12 at 17:05

      Desculpe, mas não acredito. Respeito, mas não acredito.

      • Piki comentou em 13/12/12 at 17:15

        Não precisa acreditar.
        Apenas deixe que façam o serviço. Pelo tanto de palpite que recebeu até que esse não é dos mais absurdos.(rs)

        Eu tb era muito céptico. E nem sou que chamo esses benzedeiros, são os funcionários e moradores da fazenda.

        • Andre Barcinski comentou em 13/12/12 at 17:24

          Bom, se eles toparem cobrar por resultado, eu topo!

    • jAH comentou em 14/12/12 at 9:03

      Meu pai, que morou em fazenda e que também não acreditava muito nestas coisas, dizia que acompanhava meu avô quando o benzedor ia fazer o serviço; e que ele benzia três cantos do terreno. O quarto ficava sem benzer, para que as cobras pudessem ter por onde sair…E aparentemente funcionava.

  14. Marcos A. Lana comentou em 13/12/12 at 16:18

    Espantar cobras… talvez seja o caso de espantar o que atrai elas? Ratos, sapos? Se ha uma explosao populacional de jararacas, ha uma grande oferta de alimento a estes animais. Uma “organizacao/limpeza” para remover lugares onde estes animais se abrigam pode surtir algum efeito. Mas as vezes, mesmo tendo tudo arruma aparecem estes animais, porque eles existem e se locomovem. Animais selvagem sao legais, bonitos, divertidos, mas alguns tipos de animais selvagens poderiam ficar longe. Mas tb darei meu pitaco. Se vc conseguir realizar esta dica seus problemas acabarao: tenha um lagarto na area! Quero ver convencer um a ficar, mas se conseguir, vera que este bicho eh um antagonista de outros repteis… hehehe. Boa sorte com o despacho sulfuroso.

  15. leo comentou em 13/12/12 at 15:51

    http://www.butantan.gov.br/home/

    (+ 55 11) 2627-9300

  16. Marcelo-Goiânia comentou em 13/12/12 at 15:29

    Barcinski, uma sugestão: tenha soro antiofídico em casa.

    • Andre Barcinski comentou em 13/12/12 at 15:46

      Não sei, não sou médico e nem saberia a dose. O PS fica pertinho, qualquer coisa.

      • lucio comentou em 13/12/12 at 15:54

        Então se informa se lá tem o soro, pois, por incrível que pareça, não é comum. geralmente há uma unica central de CCI por região e não tenho certeza se parati é uma delas.

      • Vicente comentou em 13/12/12 at 17:00

        É verdade, você corre o risco de ter que ir até o Instituto Butantan pra conseguir o soro.

        Pouquíssimos hospitais tem, quem dirá um PS. E no próprio instituto eles dão o soro.

        A idéia do ganso não é de toda má, acho melhor que enxofre, que com certeza chera menos que o alho hehe

      • Marcelo-Goiânia comentou em 13/12/12 at 17:22

        Barcinksi, minha família tem fazenda, por isso sempre temos soro antiofídico. Acho que não custaria se informar com um médico da família e manter algumas doses em casa. Cobras não escolhem hora para picar.

        • Andre Barcinski comentou em 13/12/12 at 17:23

          Vou ver isso sim, consultar algum especialista. Mas a quantos kms vcs estão de um hospital?

          • Marcelo-Goiânia comentou em 13/12/12 at 17:38

            Rapaz, no meu caso o hospital fica distante 17km de estrada de terra, mas não dá pra confiar na rede pública de saúde. Mês passado um peão foi picado por uma jararaca. Era de manhãzinha e ele mesmo aplicou o soro. Sempre deixamos na fazenda soro para os peões e suas famílias, pois eles não têm carro para ir ao hospital. Como eu escrevi anteriormente, consulte um bom médico e veja o que ele diz. Eu prefiro ter sempre soro à mão.

          • Andre Barcinski comentou em 13/12/12 at 17:52

            Boa dica. Por sorte, o hospital aqui fica a 1 km de casa, chego em 3 minutos.

  17. Danielle Bianchi comentou em 13/12/12 at 14:59

    Moro em uma chácara e meu avô sempre manda o caseiro passar creolina próximo a casa e ao canil para que esses bichos peçonhentos e outros venenosos (tipo aranhas…) não cheguem perto ou entrem dentro de casa. É uma tentativa…..

    • Andre Barcinski comentou em 13/12/12 at 15:16

      Dá certo?

      • Danielle Bianchi comentou em 13/12/12 at 16:04

        Dá sim, em casa pelo menos eu não tenho esse problema. Já apareram cobras pelo condominio, mas nunca achei tão perto da casa. E isso ajuda a espantar outros bichos também, aranhas, baratas….

        • Danielle Bianchi comentou em 13/12/12 at 16:05

          até gatos, se você tem problemas com os gatos dos vizinhos, isso também ajuda….kkk (é sério)

          • betoramone comentou em 15/12/12 at 1:07

            valeu pela dica, vou passar nos muros de casa

      • Rodrigo K. comentou em 13/12/12 at 17:50

        Despejando creolina ao redor da casa, afujenta cobras e também os moradores. Não dá pra querer que a casa fique fedendo a banheiro público.

        • Danielle Bianchi comentou em 14/12/12 at 10:24

          Mas vc não precisa lavar o quintal com creolina. Basta usar pouco e nos cantos do quintal que já é o suficiente….

  18. dm1tr1 comentou em 13/12/12 at 14:36

    O maior problema é que a jararaca quando aparece nunca está sozinha vem em bando. Há alguns anos a chácara de um primo foi invadida por essas cobras. As galinhas, patos, cachorros (o do vizinho – que andava solto pelo terreno, 3 vira-latas e dois rottweilers) não deram conta do problema, dois vira-latas foram até atacados. O único mamífero que peita cobras venenosas é o mangusto, mas haja mangustos para resolver o problema.

  19. Ricardo comentou em 13/12/12 at 14:28

    “Damião é uma figura: imagine um sósia do Tim Maia usando um chapéu de vaqueiro tipo Almir Sater e com um cachimbo de Preto Velho na boca. Para melhorar, é criador de orquídeas e professor de caratê. Além de espantador de cobras, claro.”

    #euri

    😀

  20. Banana Joe comentou em 13/12/12 at 14:08

    Meu deus essa secção de comentários tá parecendo documentário do Animal Planet…
    Tá devendo uma foto do Damião pra semana que vem. Na minha imaginação veio uma criatura incrível com poderes mágicos, tipo um Flautista de Hamelin brasileiro.

    • Andre Barcinski comentou em 13/12/12 at 14:52

      Vou tirar, ele merece.

  21. Carlos Campos comentou em 13/12/12 at 13:36

    Cara, foi sua filha quem achou a cobra!!! GRAÇAS A TODOS OS DEUSES nada ocorreu a ela! Acho que ela sequer tem noção do perigo que representa esse animal, poderia até ter tentado tocá-la. Nem sei o que comentar, mas sorte aí no combate à “praga”.

    • Andre Barcinski comentou em 13/12/12 at 13:56

      Pois é, pensamos o mesmo. Nós estávamos assustados, e ela, nem aí. Mas explicamos pra ela como proceder, ela entendeu.

  22. Bia comentou em 13/12/12 at 13:12

    Não sei o que espanta mais (qualquer espécie), alho ou enxofre.

  23. Carlos Henrique Pontes comentou em 13/12/12 at 13:01

    Mate um policial e ninguem liga..Mate uma cobra e o IBAMA te joga na fogueira da Inquisição Ecochata

    • Andre Barcinski comentou em 13/12/12 at 13:25

      Isso é verdade.

    • F de I comentou em 13/12/12 at 16:42

      O cara deve ser do PCC, com esta de matar policiais. Partido da Cobra Criada.

      Barça, me desculpe, mas o post de hoje sobre cobra estimula piadas… a maioria ruins… mas estimula.

  24. William comentou em 13/12/12 at 12:24

    Olha, sei da seriedade da questão e não conheço a solucão definitiva . Mas bota uns gatos pra fazer parceria com os cachorros que os bichinhos são danados para matar cobra.
    Sério. Um abraço, Deus nos proteja !

  25. césar jacques comentou em 13/12/12 at 12:07

    Por que não foste no Instituto Butantan? Lá iriam informar-te melhor do que qulquer palpiteiro.

    • Andre Barcinski comentou em 13/12/12 at 12:09

      Pq moro a 300 km de lá.

      • roberts comentou em 13/12/12 at 14:19

        kkkkkkkk essa foi boa!

        • Vagner Godoy comentou em 14/12/12 at 1:43

          Rá! Tome cheiroso!

  26. pabloREM comentou em 13/12/12 at 12:01

    O único risco e o enxofre além das cobras espantar sua grama e tudo mais que tiver no seu jardim… rs

← Comentários anteriores
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailandrebarcinski.folha@uol.com.br

Buscar

Busca
  • Recent posts André Barcinski
  1. 1

    Até breve!

  2. 2

    Há meio século, um filme levou nossas almas

  3. 3

    O dia em que o Mudhoney trocou de nome

  4. 4

    Por que não implodir a rodoviária?

  5. 5

    O melhor filme do fim de semana

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 04/07/2010 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • UOL - O melhor conteúdo
  • BOL - E-mail grátis
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).