Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

André Barcinski

Uma Confraria de Tolos

Perfil André Barcinski é crítico da Folha.

Perfil completo

Parabéns, Timão!

Por Andre Barcinski
16/12/12 11:37

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acordamos cedo para torcer pelo Timão. Eu não sou corintiano, mas minha mulher é corintiana, alguns de meus melhores amigos são corintianos, e a verdade é que o time vem merecendo essa conquista há algum tempo.

Mais precisamente desde 2007, quando começou a se estruturar depois do rebaixamento no Brasileiro.

Desde então, o Corinthians tem mostrado qualidades raras em clubes brasileiros: fora do campo, uma ótima administração. Dentro do campo, continuidade e tranquilidade.

O Timão começou a ganhar a Libertadores e o Mundial ainda em fevereiro de 2011, quando não mandou Tite embora depois de ser eliminado para o Tolima. Um gol de placa.

Tite inventou uma forma de o time jogar e se agarra nela, independentemente do adversário. Está certíssimo.

Domingo, o jogo teve a cara do Corinthians: pressionado no início, começou a dominar o jogo no segundo tempo, quando o time inglês cansou.

Pressenti que o Corinthians ganharia o jogo ainda no primeiro tempo, quando o Chelsea cansou de perder gols e Cássio pegou tudo. Estava na cara o desfecho: um golzinho de contra-ataque, defesa fechada, e resultado garantido.

Parabéns ao Corinthians e a meus amigos corintianos. Nos vemos na Libertadores.

P.S.: Segunda estarei sem acesso à Internet por boa parte do dia e, por isso, alguns comentários podem demorar a ser publicados. 

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Carlos Campos comentou em 17/12/12 at 16:20

    Bom, André, sou santista, e, lógico, estou “no veneno” pelo título do Corinthians. Não vi o jogo, já previa que poderia passar raiva, então, evitei. Agora, clubismo de lado, mesmo porque não sou um fanático, há um lado muito bom nessa vitória do Corinthians, à parte todo o fanatismo dos torcedores, a ignorância, o passionalismo e a idolatria cretina de jornalistas esportivos, e os exageros – que ficarão agora ainda mais insuportáveis – da mídia em geral: a vitória de um cara como o Tite. Sempre muito educado no trato com a mídia, não foge de perguntas com coices ou agressões (vide Muricy ou Scolari), mas, sobretudo, por ser um cara que, diante das próprias limitações, pensou: “tenho que estudar”. E, diferentemente de praticamente TODOS os seus colegas de profissão aqui no Brasil – incluídos aí vários desses cretinos idolatrados por cronistas esportivos de quinta – começou a ler sobre táticas e métodos de treinamento. Aqui em São Paulo, se sabe que ele é um “seguidor” do Mourinho. Os treinamentos dele, dizem algumas pessoas, são completamente diferentes dos que fazer os treineiros brasileiros em geral. Até um setorista da rádio Jovem Pan AM, faz umas duas semanas, comentou: “É impressionante, o treino nem parece treino. Isso porque a gente está acostumado a ver aqueles treinamentos sempre do mesmo jeito: coletivo, posicionamento e tal, mas o dele é muito moderno, diferente, nunca tinha visto nada igual”. Enquanto isso, o treineiro do meu time, Muricy, ganha um salário astronômico (é “só” o maior do Brasil) pra passar a semana inteira dando rachão e treino de gol caixote, além de fazer desbragados elogios da própria ignorância.

    Pois é, num país em que se cultiva e, mais, se idolatra a ignorância e a burrice em todos os setores, sobretudo no futebol, é bom ver que alguém que LÊ e que ESTUDA se sobressaia num meio totalmente dominado por rematados ignorantes.

  2. afonso comentou em 17/12/12 at 15:50

    O Corinthians tem potencial de ser como era o Barcelona e nao depender de patrocionios. Em relação a negociatas o futebol deve ser só um pouquinho menos imundo que politica. Os dois juntos é sacanagem.
    Com relação a esse joguinho no Japão, foi merecido. E faltava essa estrela para o time perder o complexo. Esse torneio em relação a futebol mundial nao tem importancia nenhuma. Dificil é :
    – ganhar o Brasileirao, pela qualidades dos times candidatos ao titulo.Em inglaterra, espanha e italia sao 2, no maximo 4 candidatos, aqui pode-se se falar em 8 ate as rodadas finais.
    – E vencer a Libertadores embaixo da catimba e da maracutaia que impera.
    O empate na bombonera vale mais que esse titulo.

    • Andre Barcinski comentou em 17/12/12 at 19:54

      Sério? Então porque está construindo um estádio com dinheiro público?

      • Roberto comentou em 18/12/12 at 3:16

        Porque o estádio não está sendo construído com dinheiro público, oras!

  3. Tom Cardoso comentou em 17/12/12 at 14:42

    Barça,
    o Corinthians não ganhou o jogo no contra-ataque. Ganhou porque passou a dominar o jogo no segundo tempo. O Tite é um técnico medíocre. Sou da teoria que técnico nunca ganha jogo e quase sempre atrapalha. Os jogadores do Corinthians simplesmente deixaram de obedece-lo no segundo tempo e foram pra cima. O Corinthians do Tite é o Corinthians do segundo tempo contra o Al-Ahly. O Corinthians campeão do mundo é o que não dá ouvidos à besta de seu treinador. E viva os jogadores do Curíntia!

  4. Thiago Dilger comentou em 17/12/12 at 13:41

    Olá André! Eu gosto de futebol de forma geral, de todos os tipos, mas de algum tempo para cá, tomei uma atitude: não assistir a jogos dos times de São Paulo, exceto os que envolvam o meu time, o Palmeiras. E ontem não foi diferente, também não assisti. Acho que os outros torcedores poderiam se movimentar para fazer o mesmo – o que sei que não acontecerá. O Corinthians recebe uma grana bem maior de televisão e se torna maior pelo fato de ter todos ao redor dele. Óbvio que os títulos resultam de um trabalho organizado e são merecidos.

  5. Bia comentou em 17/12/12 at 13:24

    André, viu que saiu uma pesquisa do Datafolha sobre o tamanho das torcidas no Brasil? Flamengo e Corinthians pela 1a vez empatados foi uma surpresa e tanto, mas a discussão aqui em casa é outra: meu marido é torcedor do Flu, como você, e está injuriado com o 1% que o clube recebeu, empatado com a Portuguesa (!!!). Ele tem certeza que a porcentagem é muito maior. Queria saber sua opinião.

    • Andre Barcinski comentou em 17/12/12 at 13:25

      Também achei os números estranhos. Mesmo sem o Maracanã, o Flu foi o sétimo de 20 times em público no Brasileirão. Não faz muito sentido acreditar que a torcida é do tamanho da torcida da Lusa, com todo respeito à Lusa.

      • Bia comentou em 17/12/12 at 16:55

        O Flu é uma torcida mais tradicional, apaixonada, creio eu, que freqüenta mais os estádios, então acho que não dá pra medir isso com o público que vai em jogos. Vi uma pesquisa em que o Santa Cruz, por exemplo, é o time brasileiro que mais vai em estádios. Decerto os torcedores da Portuguesa tem receio de ir aos jogos porque não tem quem fique tomando conta da padaria :))

        • Max comentou em 18/12/12 at 14:15

          Bia e André, eu sou torcedor da Lusa e acho, ou melhor, tenho certeza, que as torcidas do Flu e do Bahia são maiores do que a nossa. A do Flu, possivelmente bem maior. Porém, a Portuguesa não tem tão poucos torcedores quanto se imagina. Uma coisa é a presença de público no estádio, outra é o número total de torcedores. E, Bia, brincadeiras à parte, acho que a torcida da Lusa vai pouco ao estádio, proporcionalmente, porque tem um perfil muito familiar. Com a violência reinante nos entornos dos campos de futebol, dá receio levar mulher, filhos ou um pai idoso no estádio. Mesmo assim, e com ingressos entre os mais caros da Série A, a Lusa levou 8.000 pessoas na última partida da Série A, enquanto vimos o Botafogo passar o campeonato todo com públicos de 3.000 pagantes no Engenhão.

      • Anônimo comentou em 17/12/12 at 17:02

        essa pesquisa é totalmente equivocada; teria que ter morrido de 2006 pra cá cerca de 6 milhões de rubro-negros; e 60% dos novos torcedores terem escolhido o Corinthians como time… estou procurando um texto que li que contestava o resultado com dados , e se achar coloco aqui para dividir com vocês.

    • Jean comentou em 17/12/12 at 14:31

      Com certeza a torcida da Portuguesa é maior, é só lembrar: João Carlos Martins, Roberto Leal, Orlando Duarte, Flávio Gomes, Nipoluso…

      Brincadeira esse tipo de pesquisa, se bobear no estado de SP há mais torcedores do Fluminense do que da Portuguesa, com todo o repeito a Lusa, que muitos insistem em afirmar que não é time grande.

      Mas público em estádio não dá para se medir. É só ver o próprio SP. Tirando finais, jogo de libertadores ou jogo festivo (estreia de jogador ou homenagem) quando foi a última vez que o SP lotou o Morumbi?

      Juro que não lembro. E eles são a 3ª maior torcida do país.

      As vezes sinto que o cara não gosta de futebol, mas para não ficar sem responder a pesquisa, ele olha as opções, lembra que odeia o Corinthians e o Flamengo e diz: São Paulo!!!!

      • Max comentou em 18/12/12 at 14:20

        Jean, a Lusa deve ser o time dos jornalistas! Além do Flavio Gomes e do Orlando Duarte, que você citou, faltaram ainda Eduardo Affonso (Eldorado/ESPN), Felipe Andreoli (CQC), Julio Gomes (UOL), Eduardo Kbrall (Esporte Interativo) e o mitológico Gil Gomes! Acho que com isso já ultrapassamos os torcedores do Flu em São Paulo… 😛

  6. Axel Terceiro comentou em 17/12/12 at 11:59

    Bacana… Parabéns para o Corínthians.. Só queria entender o porquê de eles terem tantos privilégios nos bastidores. De um lado, são 800 milhões de dinheiro público vindos do BNDES pra se construir um estádio. Do outro, são 30 milhões anuais de patrocínio da Caixa Econômica até 2015. Também tem a questão das licitações para as obras… Assim fica fácil ganhar tudo…

  7. Marcão comentou em 17/12/12 at 11:37

    Valeu Barça!!! Tô gozando nas nuvens, como diria o “nosso” amigo Joey Ramone. Cortei o cabelo igual o do Guerrero assim que acabou o jogo. Paguei uma promessa. Na real era pra cortar igual o do Alessandro mas o peruano dichavou no mundial tá loko. Nível Basílio de mito no meu Cotinhians apenas.

  8. Ricardo Motta comentou em 17/12/12 at 11:36

    Valeu pela homenagem.

    Cara acompanhamo meu time desde moleque e o negócio é que mesmo quando foi rebaixado a FIEL nunca abandonou o Corinthians, sofri muito ontem, fiquei com a mesma roupa em que assisti todos os jogos da libertadores (tanto em casa nos jogos fora, como no estádio), não consigo falar, pois estou sem voz de tanto berrar, e falo como eu amo esse time, não da para explicar pq o futebol é assim.
    VAI CORINTHIANS!!!!

  9. Danielle Bianchi comentou em 17/12/12 at 11:14

    Não sou corintiana, mas assisti ao jogo pra ver se encontrava meu marido na arquibancada que está no Japão (quase saindo de lá…) não o vi, mas vi um Corinthians bem estruturado e que desmontou o Chelsea com uma marcação impressionante e um goleiro que pegou muito no 1º tempo, pra mim, foi ele quem ganhou o campeonato….

  10. nelson baia rodrigues comentou em 17/12/12 at 11:12

    Creio que falta meu comentário nesse post, o melhor que seus dedos já teclaram, um verdadeiro pulitzer em meia lauda.

    Aquele estádio do outro lado do mundo parecendo o Pacaembu, impressionante e inesquecível.

    Assisti o jogo inteiro de pé, bebi muitas, cantei e chorei. Corinthians, experiência transcendental, igreja de minh´alma.

    E quanto mais que o detesta, bate, xinga, odeia e esnoba, melhor fica, pois aumenta os page views, a exposição, e mais o dinheiro entra pra nós.

    Corinthians, vocês vão ter que nos engolir.

    É nóis, vai meu Timão, não para de lutar.

    • Andre Barcinski comentou em 17/12/12 at 11:21

      Bonito, mas só não entendi a parte dos “page views” que rendem dinheiro pra vocês. Não basta o nosso dinheiro pra fazer estádio e botar logo na camisa?

      • Cesar comentou em 17/12/12 at 11:27

        vou ficar de olho se tiver alguma empresa pública colocando propaganda na Folha, ou no UOL, empresas que pagam seu salário. Espero de coração que vc seja coerente e recuse receber o dinheiro caso isso aconteça.

        • Cesar comentou em 17/12/12 at 11:33

          aliás, acho que vc deveria pedir para retirar o patrocínio da TV Brasil, uma empresa pública do seu blog…

          • Andre Barcinski comentou em 17/12/12 at 11:43

            Eu não tenho patrocínio nenhum no blog. Informe-se.

        • Andre Barcinski comentou em 17/12/12 at 11:44

          Legal, daí vcs devolvem o bilhão que receberam pra fazer o Itaquerão? Agora chega, por favor, esse papo se estendeu demais, ok? Vira o disco.

          • Johnny comentou em 17/12/12 at 14:44

            de novo o mimimi de dinheiro publico?
            Pergunta pra Odebrecht de onde vem o dinheiro!
            ou faça como eu leia os contratos referentes ao estadio!

          • andre guerra comentou em 18/12/12 at 11:41

            Só um detalhe, a prefeitura de SP deu um desconto de imposto de 480 milhoes. O Corinthians pagará 400 milhoes de reais de emprestimo ao BNDS. Ou seja, o Corinthians nao teria que devolver 1 bilhão de reais, deveria devolver 480 milhoes, nao q seja pouco, mas acho que um jornalista sério deveria dar a informação correta, senao fica parecendo um torcedor da Unimed que escreve nesse blog.

          • Andre Barcinski comentou em 18/12/12 at 12:11

            Vai pagar sim, sem dúvida. Pode esperar sentado lá.

          • andre guerra comentou em 18/12/12 at 12:21

            Bom, aí já é achismo seu. Aliás parece ser o seu estilo de jornalismo. Só estou dando a informação correta.

          • Andre Barcinski comentou em 18/12/12 at 12:23

            Não, vc está dando a informação que o Andres Sanchez deu. Aliás, ele falou que o orçamento do estádio seria de 350 milhões, mas agora subiu um pouco, para perto de 1 bilhão. Essa informação, vc esqueceu, né? Ah, e esqueceu de lembrar também que o Sanchez disse que não haveria dinheiro público no Itaquerão.

          • andre guerra comentou em 18/12/12 at 12:26

            Se é para ficar em achismos, eu acho que a Unimed como todo “grande mecenas”, no estilo Parmalat, MSI e Abramovic, usa o Fluminense para lavar dinheiro.

          • Andre Barcinski comentou em 18/12/12 at 12:34

            Ótimo, denuncie.

          • andre guerra comentou em 18/12/12 at 12:28

            A informação que o Andrés deu é q o Estádio ia ficar em 350 milhoes antes de ser a sede da abertura da final d Copa. Depois disso passou para 850 milhoes.

          • Andre Barcinski comentou em 18/12/12 at 12:31

            Hahahahahahaha! Tadinho, ele NEM SABIA que ia ser escolhido pra copa! Foi pego de surpresa! O Lula, amigaço do Andres, também não sabia, foi uma surpresa pros dois!

  11. Pdr Rms comentou em 17/12/12 at 10:31

    O que a torcida do Corinthians fez nesse Mundial foi a maior demonstração de amor de uma torcida com o seu clube que eu já vi. Certamente, passarei a vê-la com outros olhos e a respeita-la muito mais. Acho que mais que o título em si, o que eu mais invejei do Corinthians foi essa atitude da torcida.

    Como torcedor do Fluminense, embora não estivesse vivo na época, sempre tive um pouco de pé atrás com relação aquelas histórias da invasão de 76, mas depois do que eu vi nesse Mundial começo a achar que possa realmente ter acontecido (da forma e com os números que são sempre noticiados pela mídia).

    • Johnny comentou em 17/12/12 at 14:45

      Agradeço seu comentário em nome da NAÇÃO, e te digo mais, 2013 tem cara de Libertadores tricolor carioca! Parabens pelo brasileirão!

  12. Victor comentou em 17/12/12 at 10:13

    Um clube que se infiltrou na CBF e usou e abusou de camaradagem do governo e de dinheiro público. Parabéns por toda esperteza e malandragem que o levaram ao título. Nessa hora, como qualquer outro brasileiro, não interessa se existe corrupção, badidagem e etc… só interessa comemorar e festejar. Inúmeros posts deste blog criticam exatamente essa aspecto da cultura da malandragem brasileira e suas consequencias. Dar parabéns por isso não é ser bom esportista, é apenas puxar o saco.

  13. Cassiano comentou em 17/12/12 at 9:56

    Me lembrei do seu texto sobre o Abelão – que também foi campeão mundial, com o Inter. E também arma o time baseado na correria, na ocupação de espaços. O impressionante é que quase todos os atletas do Chelsea são de seleção, a ponto de deixarem o Oscar de fora. E o Corinthians só tem o Paulinho (que não é craque) na seleção. Agora talvez o Cássio. Futebol é surpreendente mesmo, eu não achei que ganharia, tô me beliscando até agora. O Fluminense tem um elenco muito mais técnico que o timão. Será que o Abelão vai ter que “jogar feio” também para ganhar a Libertadores?

    • Andre Barcinski comentou em 17/12/12 at 11:23

      Acho que sim, já fez isso no Brasileirão.

    • Johnny comentou em 17/12/12 at 14:47

      Cassiano, ninguem vai lembrar que o Flu jogou feio, mas nunca vão esquecer que venceram o campeonato! Pense nisso.

    • Jean comentou em 17/12/12 at 15:44

      São poucos os times aqui no Brasil que são campeões do Mundo com jogadores na Seleção.

      Veja o SP de 2005 e o Inter de 2006…

      quantos estavam na seleção???

  14. Sofia Lemos comentou em 17/12/12 at 9:35

    O Corinthians foi impecável: time com raça, bem organizado e que soube aproveitar as oportunidades vindas.Sou corintiana desde criança, frequentadora assídua do Pacaembú e ontem foi um dos dias mais felizes da minha vida!

  15. Leonidas comentou em 17/12/12 at 9:20

    Parabéns pelo 1º título mundial em 102 anos de vida.

    • Johnny comentou em 17/12/12 at 14:48

      E pelo 2º Mundial tb! Conquistado ontem!

  16. Anderson Nascimento comentou em 17/12/12 at 9:13

    Concordo contigo parcialmente.
    Não chamaria a administração do Corinthians de ótima, eles acertaram em algumas decisões, mas também se aproveitaram da politicagem junto à CBF e conseguiram construir um estádio com dinheiro público.
    Sobre o time, realmente ele tem um padrão tático definido como pouquíssimos no BRasil e é muito eficaz, porém tecnicamente os jogadores são comuns, assim, quando o time está em desvantagem raramente conseguem reverter a situação pois não conseguem variar seu estilo de jogo.
    Geralmente, quando ganham, o resultado é apertado e passam sufoco (vide os jogos de Libertadores e Mundial) e vide a inércia do time na derrota para o SPFC.
    Parabéns ao Corinthians pelo título, porém creio que em 2013 virá um choque de realidade devido ao desgaste da fórmula mágica do Tite.

    • Andre Barcinski comentou em 17/12/12 at 11:26

      Sem dúvida, já escrevi sobre isso aqui.

      • Cassiano comentou em 17/12/12 at 13:11

        Como se o São Paulo não se também não se aproveitasse da politicagem junto à CBF, com aquele Jumento que não sai da presidência. Esse comentário é pura dor de cotovelo são paulina. O Muricy ganhou o Mundial com o SP do mesmo jeito e ninguém desmereceu o time por causa disso. Faz um ano e meio que o Corinthians tem um time muito sólido, muito competitivo. Essa é a realidade, não existe choque nem fórmula mágica

        • Jean comentou em 17/12/12 at 14:41

          Quando o Muricy ganhou o Mundial???

          Não era o Autuori???

        • Matheus comentou em 17/12/12 at 16:44

          Que demais, o cara comentou que o time corintiano patinou contra o SPFC e voce já sai criticando o presidente e falando de dor de cotovelo? É por isso que considero o lema “Os anti pira” corintiano uma falácia. E vai se informar, quem ganhou o Mundial com o SPFC não foi o Muricy.

          • Roberto comentou em 18/12/12 at 3:28

            Olha o bonde do recalque são paulino aí gente!

        • Azevedo comentou em 17/12/12 at 17:49

          O Paulo Autuori ganhou o Mundial pelo SP. O Muricy disputou a final da Liberta.

        • João Gilberto Monteiro comentou em 17/12/12 at 18:07

          Só corrigindo, quem ganhou o Mundial com o São Paulo foi o Paulo Autuori, o Muricy chegou exatamente depois daquele título…

        • Anderson Nascimento comentou em 19/12/12 at 11:46

          Não seria mais sensato você comemorar o título que seu time ganhou ao invés de ficar bravinho com meu comentário?

          • Cassiano comentou em 21/12/12 at 13:46

            Seria. Mas diante de pérolas do lugar comum como “desgaste da fórmula mágica”, não resisti a te responder.

  17. gilberto comentou em 17/12/12 at 9:05

    Parabéns para nós, André! Viva o Timão e São Cássio! Muito legal a sua entrevista no Jô para divulgar o Guia. Bem que poderia ser dado mais tempo a você para contar mais sobre as entrevistas que vc já realizou!

    • Paulo comentou em 18/12/12 at 12:41

      putz!!!!!, cara quando foi essa entrevista, não acredito que perdi

  18. F de I comentou em 17/12/12 at 9:01

    Parabéns a Gambazada. Finalmente – depois do Dida – tem um goleiro a altura do time.

    Agora, fora do assunto da pauta…

    Barça, vi sua entrevista no Jô Soares. Creio que a platéia – que sá a audiência televisiva – do péssimo entrevistador em questão não tenha entendido as “sacadas” de seu livro, o guia da culinária ogra. Relato isto pois, não sei se o humor – nosso humor – é muito focado, restrito, em piadinhas de gosto refinado demais ou se a platéia do programa realmente não comprou a idéia. Restringiram-se a dar risadinhas das péssimas piadas do Jô e da ilustre participação do Mojica – esta sim foi também engraçada.

    Venho aqui então também defender seu livro e dizer que, este pessoal que assiste o Jô é tudo “hipster berrinizado”, que nem merece comer em locais excelentes como o PASV e o Baía.

    Tenho dito!

    • F de I comentou em 17/12/12 at 9:05

      Ahh e ainda sobre o Mundial… vi uma frase ótima – e matematicamente perfeita, se analisarmos as questões de grandeza… “maior que”, sabe?

      O São Paulo reserva ganhou do Corinthians titular, que por sua vez ganhou do Chelsea e sagrou-se campeão (não BI é só campeão) mundial. Logo o São Paulo reserva é melhor que o melhor time do mundo em 2012.

      O melhor melhor do mundo!

      • Danielle Bianchi comentou em 17/12/12 at 11:11

        Adorei….

      • Danilo comentou em 17/12/12 at 11:33

        Se o time do Japão, campeão de seu país(sede), vencesse o Al Ahly, o Corinthians e, por sua vez, o Chelsea, ele tb não seria campeão, né… A fórmula do Mundial é essa. Vocês fingem que não entendem, mas no fundo (bem no fundo), vocês entendem e se mordem de raiva. Doa a quem doer, o Corinthians é 2x campeão do mundo. Quer vcs aceitem ou não. Se informe, deixe a dor de cotovelo de lado, e pare de falar besteira, como de costume…

        • F de I comentou em 17/12/12 at 13:10

          A contagem de mundiais da gambazada é mais discutível que a de gols do Túlio Maravilha… que por sinal teve de “virar” até metalúrgico pra fazer mais gols… o carro no caso.

          • Danilo comentou em 17/12/12 at 13:54

            Quem contabiliza títulos que não existiram são vcs. Consulta aí, bambi: http://pt.fifa.com/tournaments/archive/clubworldcup/index.html

        • F de I comentou em 17/12/12 at 13:12

          E no fundo não vai nada… logo… não sinto nada no fundo.

          Vai Tolima! Ficarão Tolimanchados para sempre! Hehehe.

          • Jean comentou em 17/12/12 at 14:42

            CUIDADO!!!! O SP pode enfrentar o Tolima na Pré Libertadores…

          • Johnny comentou em 17/12/12 at 14:51

            cuidado q o Tolima estará na pré libertadores e os Bambis vão tremer.

  19. Alex comentou em 17/12/12 at 8:12

    Obrigado Barcinski. Torcedor de verdade sabe reconhecer merito nos adversarios tambem. Ai vai a melhor definicao sobre o Corinthians:

    1. Nao e’ um time que tem uma torcida, e’ uma torcida que tem um time.

    OT. Assisti tres filmes do Ashby, diretor que eu nao conhecia. Coisa finissima. Vi “Harold and Maud”, “The Last Detail” (Nickolson impagavel) e “Shampoo”. Para quem quer se divertir com comedias inteligentes, este e’ definitivamente o cara.

    • Andre Barcinski comentou em 17/12/12 at 8:40

      “Last Detail” é um filmaço e muito pouco comentado.

  20. Agilberto Marcílio comentou em 17/12/12 at 7:56

    Parabéns aos corintianos pelo título. Mas não nos esqueçamos do principal (parece que o Mauro Cezar Pereira da ESPN é um dos solitários que concordam comigo): o futebol brasileiro vem se mediocrizando com o passar dos anos. Tecnica e taticamente (no restante já éramos medíocres). Os europeus estão cada vez melhores. O resumo desse título pode ser desagradável, se incorporarmos a realidade à discussão: times brasileiros disputam campeonatos internos de baixo nível (brasileirão, Copa do Brasil), os vencedores vão a um torneio ruim (libertadores – saudade dos grandes times argentinos e uruguaios) e no caso de sucesso nesse, disputam o mundial contra equipes européias que ralam em campeonatos nacionais duríssimos e na Copa dos Campeões, para mim atualmente a competição de mais alto nível de toda a história do futebol (muito mais que Copas do Mundo, por exemplo). A vitória do Corinthians ontem foi bonita (graças também ao São Cássio e uma certa dose de sorte), mas não deve esconder o atual estágio medíocre do nosso futebol.

    • Anderson Nascimento comentou em 17/12/12 at 9:15

      Eu concordo contigo. Somos três.
      Em dez partidas o Chelsea venceria 7 vezes o Corinthians. Mas o Mundial só tem 1 jogo.

      • Jean comentou em 17/12/12 at 14:45

        Menos cara, menos…

        O Time deles nem é tudo isso, prova que foi eliminado na 1ª fase da Champions, numa chave que tem uma Juventus com jogadores completamente esquecíveis…

        • Anderson Nascimento comentou em 19/12/12 at 11:50

          Vc realmente vai comparar o Corinthians ou qualquer time sul americano aos times da Champions??
          O melhor jogador em campo foi o goleiro, ou seja, faltou pouco para o Chelsea fazer um gol. Parabéns pelo título, mas não venham com conversa fiada de trabalho, planejamento e que o time é a maior maravilha do futebol, pois não é. É um time entrosado, com um padrão tático muito bom e disciplinado, tem um potencial de marcação excelente, mas os jogadores são comuns e não vão ser disciplinados nem manter a forma para sempre.

      • Johnny comentou em 17/12/12 at 14:52

        nem enfrentando outros europeus o Chelsea ganha! comentario infeliz o seu!

  21. GJMCZ comentou em 16/12/12 at 23:03

    Não sou de SP, então falo com isensão. Até esse jogo o Corinthians foi beneficiado pela CBF e Commenbol. Imundice de loucos…

    • Jean comentou em 17/12/12 at 9:09

      É impressionante cara. Se vc disser que as cores do Corinthians são preto e branco, vai aparecer alguém e dizer que o branco não é tão branco quanto não sei o que, e que o preto nem é tão escuro assim…

      SEMPRE alguém vai encontrar uma falha para desmerecer…

      Catalize sua fúria em ajudar o seu time, se não der certo, ao menos tentou.

      Obrigado Barça!!!! Li uma coisa e é verdade: se o resto não se estruturar, times como o Corinthians e o Fluminense irão sobrar aqui no Brasil.

  22. gabaman comentou em 16/12/12 at 22:49

    A vitória do Corinthians lembrou a vitória de Cassius (Sem trocadilho) Clay sobre George Foreman no Zaire. A estratégia do “rope a dope”. Segurou o Chelsea nas cordas e nocauteou quando o outro cansou de bater. Belíssima vitória.

  23. Kin Cordeiro comentou em 16/12/12 at 17:53

    Parabéns…e que morram na volta pra casa!!!

  24. Dudu Marote comentou em 16/12/12 at 14:18

    pohannnnnnnnnnnnnn

  25. João Gilberto Monteiro comentou em 16/12/12 at 12:31

    André, apesar de são-paulino, parabenizo o Corinthians pela conquista desse título, aliás, o tal do Rafa Benitez deveria chamar o mistão do Tricolor pra mostrar como se ganha do auto-proclamado “Timão”. E ano que vem, a Libertadores promete hein, com os Tricolores paulista, carioca e gaúcho, o Corinthians, o Galo e um timinho da Série B que tá lá pra ocupar espaço hehehe

    • Andre Barcinski comentou em 16/12/12 at 12:38

      Vai ser demais a Liberta!

      • André Albuquerque comentou em 16/12/12 at 13:18

        queria saber se SPFC vai mandar o time reserva pra disputar a recopa hehe

    • Jean comentou em 17/12/12 at 9:11

      auto-proclamado Timão não cara. O Timão é devido ao símbolo, não tem nada a ver com “um time grande”.

      Apesar que atualmente pode até ser.

      Era bem provável que o time B do SP goleasse o Chelsea…

      Freguês sempre tem a razão!!!!

      • celso baia barros comentou em 17/12/12 at 22:13

        O Sumpaulo goleia o time da Disney, com certeza.

  26. Cassiano Ce. comentou em 16/12/12 at 12:08

    Valeu Barça. Merecemos muito, mesmo.

  27. É Nós, Mano ! comentou em 16/12/12 at 12:07

    E o mais legal é ganhar de um desses times “patrocinados”. Times médios, com pouca torcida, sem história, poucos títulos, que vivem momentos de times grandes graças a um padrinho milionário: Manchester City, Chelsea, Fluminense, alguns russos, ucranianos etc.

    • Andre Barcinski comentou em 16/12/12 at 12:27

      Gênio, ninguém é mais “patrocinado” que vocês. Lembre-se que seu estádio, quem paga sou eu. E o patrocínio na camisa também. E que vocês ainda usam um estádio público. E até pela Máfia Russa vocês foram patrocinados. Então vai comemorar e pare de falar asneira.

      • Rodrigo Goulart comentou em 16/12/12 at 13:03

        Além disso, o corinthiano esquece q qdo ganhou o primeiro título brasileiro, o Fluminense já era bicampeão nacional… rs

        • Julio comentou em 16/12/12 at 15:52

          Meninas, hoje é dia de festa!!!!!

          • F de I comentou em 17/12/12 at 9:06

            Parada gay que o diga… maioria gambazística! UI!

      • Cesar comentou em 16/12/12 at 14:59

        Gênio, que bom que vc paga o patrocinio do Corinthians. Fez um bom negócio, afinal vai ter lucros imensos agora, com essa publicidade.

        • Andre Barcinski comentou em 16/12/12 at 17:02

          Não sou só eu que pago, Einstein. Vc também.

          • Cesar comentou em 16/12/12 at 17:56

            Pago sem reclamar, pois diferente do que acontece com o Vasco, já que a Eletrobrás é uma empresa que não compete com ninguém, a Caixa compete com Santander, BB, Itau, Bradesco, etc, é uma empresa que precisa de publicidade para crescer e enfrentar a concorrência e hoje não há publicidade melhor que patrocinar o clube mais badalado do Brasil. Talvez os diretores da Caixa sejam um pouco mais inteligentes que você…

          • Andre Barcinski comentou em 16/12/12 at 19:38

            Einstein, o ponto não é se você quer pagar ou não. O ponto é que ninguém me perguntou se EU quero pagar. Simplesmente tomaram a grana.

          • Andre Barcinski comentou em 16/12/12 at 19:40

            Einstein, o ponto não é se você quer pagar ou não. Isso é problema seu. O ponto é que ninguém me perguntou se EU quero pagar. Simplesmente tomaram minha grana. Se vc acha isso “inteligente”, suas noções de inteligência estão bem deturpadas.

          • Cesar comentou em 16/12/12 at 20:42

            Gênio, que bom que a Caixa tem pessoas inteligentes, de visão, que viram uma bela oportunidade de fazer uma bela exposição publicitária, que ficou até barato, de uma verba que o banco já tem disponível nas suas receitas para serem dedicadas a esse tipo de publicidade, mesmo investindo bastante no esporte olímpico e fazendo muitas ações sociais entre elas o programa Minha Casa Minha Vida. Acho que se fosse gerida por gênios como vc o banco tinha quebrado…Bem diferente da Unimed do seu Flu que paga milhões de salários de jogadores em detrimento dos honorários dos médicos que suam a camisa de verdade pra receber uma MIXARIA desse convênio…

          • Andre Barcinski comentou em 16/12/12 at 21:41

            Einstein, pra encerrar: a Caixa é pública. A Unimed é privada. Vc entende a diferença?

          • Cesar comentou em 16/12/12 at 22:45

            André, apesar de discordar totalmente com vc a respeito do patrocínio (nao tenho a menor dúvida de que foi um ótimo negocio para as duas partes), mas não discordar totalmente em relação ao estádio, e termos tido essa discussão tão bela com belos elogios (Einstein, Gênio hehe), continuo a gostar muito do seu blog, e mesmo discordando algumas vezes e te achando um cara meio chato e rabugento às vezes, vou continuar a ser um leitor assíduo dos seus textos muito inteligentes (sem ironia) e muito interessantes. Nem sei porque estou escrevendo isso pq vc deve estar pouco se lixando, mas senti essa necessidade, porque te admiro bastante. Um abraço, saudações Corinthianas de um medico explorado e escravizado pela Unimed q vê essa empresa privada pagar milhões a Fred e cia e deixar quem importa para a empresa (médicos e pacientes) na lata do lixo.

          • Andre Barcinski comentou em 16/12/12 at 22:49

            Cesar, o ponto é: NÃO INTERESSA se é um bom negócio. Foi feito com dinheiro público, sem consultar os donos do dinheiro, que somos nós. Pode ser um bom negócio no seu ponto de vista, então eles deveriam ter usado só o seu imposto, entende? Quanto à Unimed, é uma empresa privada. Se ela quiser jogar dinheiro no mar, o problema é dela. Sinto que vc tenha problemas com a Unimed, e espero que eles usem parte do salário do Fred pra pagar melhor os médicos. Abraço.

          • Cesar comentou em 17/12/12 at 0:39

            Não quero alongar a discussão, mas por favor leia o que um dos maiores jornalistas especialistas em marketing esportivo tem a dizer:
            http://negociosdoesporte.blogosfera.uol.com.br/2012/11/20/o-corinthians-e-a-caixa/

          • Andre Barcinski comentou em 17/12/12 at 8:39

            Já li e continuo não achando certo.

          • Azevedo comentou em 17/12/12 at 7:00

            A Caixa não precisa de visibilidade para conseguir correntistas, visto que somos OBRIGADOS a ter conta nesta porcaria devido a FGTS e fundos públicos em geral que somos obrigados a contribuir.

          • Andre Barcinski comentou em 17/12/12 at 8:38

            Exato.

          • Jean comentou em 17/12/12 at 9:22

            Então quer dizer que a Regina Cazé não deveria fazer propaganda da Caixa, ou se fizer, que faça de graça???

            Ela não precisa de dinheiro, trabalha numa empresa grande e provavelmente recebe em dia… pra que ela vai querer ganhar da Caixa?

            O Fla então com a Petrobrás nem se fala… dinheiro público…

          • Andre Barcinski comentou em 17/12/12 at 11:25

            E quem disse que o caso da Petrobras foi certo? Claro que não é.

        • Carlos Campos comentou em 17/12/12 at 16:05

          Parafraseando César “Einstein” (primeiro, a frase original): “Um abraço, saudações Corinthianas de um medico explorado e escravizado pela Unimed q vê essa empresa privada pagar milhões a Fred e cia e deixar quem importa para a empresa (médicos e pacientes) na lata do lixo.”

          Agora, minha paráfrase: Um abraço, saudações santistas de um professor explorado e escravizado pelo governo q vê essa empresa pública (A CAIXA) pagar milhões ao Corinthians e deixar quem importa para O PAÍS (professores, médicos, pacientes, O POVO, TODOS) na lata do lixo.

          • Cesar comentou em 18/12/12 at 0:07

            Carlos, a Caixa não paga seu salário. Entende a diferença?

      • Jean comentou em 17/12/12 at 9:17

        André,

        Não vou ficar aqui dizendo de facilitações de times, até pq o Fluminense tem uma história longa de favorecimentos – rapidamente lembro do Brasileiro de 1991 que foram favorecido no jogo contra o Bota nas Laranjeiras – e que tirou a nossa vaga das semi finais.

        Uma coisa que NINGUÉM diz é a linha amarela do Metrô que irá beneficiar o SP.

        A Linha vai até Taboão da Serra, sem menosprezo, mas há zilhões de outras cidades mais importantes e que ainda não tem metrô – Guarulhos, São Caetano, São Bernardo, Osasco, Santo André, Barueri…

        O SP irá se beneficiar com isso!!!! A linha é praticamente visando o MORUMBI, que com certeza terá mais público do que o normal: de 1 mil para 2 mil.

        • Ian comentou em 17/12/12 at 16:54

          Dentre os 5 melhores públicos do ano, o São Paulo aparece 3 vezes. Foi a segunda média do brasileirão. Não temos culpa se o Pacaembu não comporta mais do que 30 e poucas mil pessoas e há estádios sendo reformados para a alegria dos vips.

      • Jean comentou em 17/12/12 at 9:37

        “E que vocês usam um estádio público”.

        André, não leva a mal, mas e o Fluminense? Joga em que estádio?

        Maracaná? Engenhão?

        Todos públicos. Ambos pagam para usar os estádios públicos.

        Só há uma diferença: sem os jogos do Corinthians, o Pacaembu vai falir. Dá uma olhada no que o SP está fazendo para o Morumbi não ficar as moscas…

        E o Maracanã e Engenhão? Sem maldade, mas ambos não depende do Fluminense. TORCIDA no Rio quem tem é Fla e Vasco, o resto são simpatizantes…

        Dá uma olhada na última pesquisa do Datafolha, se não estiver enganado, no país a torcida do Flu é 1%, quase do tamanho da Portuguesa. Ou vc vai dizer que o seu patrão também está beneficiando o Corinthians com esses últimos números?

        • Andre Barcinski comentou em 17/12/12 at 11:24

          Eu não critico nenhum time por usar estádio público, mas por ganhar um estádio feito com dinheiro público. São duas coisas BEM diferentes. Vc nunca me viu criticando o Pacaembu, muito pelo contrário.

          • Rodrigo comentou em 17/12/12 at 15:04

            O cara realmente acredita q a torcida do Flu é do tamanho da Lusa. Não dá pra discutir… rs

            E engraçado como q com tanto clube tendo histórico de patrocínio estatal (Petrobras, Eletrobras, Banrisul, Caixa), o bode expiatório é o Flu com a Unimed! Tá tudo errado msm… rs

      • Roberto comentou em 18/12/12 at 3:50

        Por favor, pare de falar besteira! O dinheiro público a que você se refere é um EMPRÉSTIMO contraído junto ao BNDS, que o Corinthians irá pagar com a renda provenientes da receitas do Estádio. E o restante vem do abatimento de impostos pelo município concedido a empresas que invistam em áreas menos desenvolvidas da cidade. A questão é: todo mundo sabe disso, você inclusive. Mas mesmo assim continuam insistindo nessa falácia, por motivos obscuros. Todas as grandes empresas do Brasil e tambem multinacionais recebem empréstimos do BNDS, inclusive grandes empresas de mídias. Então eu pregunto: vai recusar o emprego de jornalista em um grande veículo de imprensa só para manter sua coerência. Ou você é adepto do esporte nacional mais popular do Brasil, a indignação seletiva? Hipocrisia aqui é mato…

        • Andre Barcinski comentou em 18/12/12 at 9:38

          Vai sim. E Papai Noel vai descer pela sua chaminé dia 24 à noite.

    • Geneuronios comentou em 16/12/12 at 14:39

      Futebol e Carnaval vivem do dinheiro do tráfico de drogas e armas.
      Para a Educação NADA !!!

      • Casoares comentou em 17/12/12 at 7:09

        Tem político no Estado de Minas Gerais que quer REDUZIR A VERBA DA EDUCAÇÃO NO ESTADO para direcionar o dinheiro para terminar ESTÁDIO DE FUTEBOL!!!!

    • Carlos comentou em 17/12/12 at 12:29

      Mano, há inúmeros fatores que envolvem o patrocínio de um clube, não só a existência ou não de concorrentes no seu ramo de atividade. No caso da Eletrobrás, por exemplo, pode ser o fato de que ela possui capital aberto com ações na bolsa — ao contrário da CEF, que é uma empresa pública de capital fechado em que a União é a única dona. Além disso, como o Azevedo já lembrou, por ser um banco público a CEF já possui vários privilégios e produtos exclusivos, então essa história da concorrência não é bem assim.

      O que permite que uma empresa pública ou sociedade de economia mista patrocine um time de futebol é o fato de andar com as próprias pernas — ou seja, sobreviver somente com os lucros decorrentes da atividade, que é o caso tanto da CEF quanto da Eletrobrás; e o que justifica é a possbilidade de retorno, que eu não tenho a menor base pra avaliar e prefiro acreditar que nos dois casos as diretorias saibam o que estão fazendo.

      Agora, o que é um ruim de justificar é a aplicação de recurso público para a construção de um estádio privado em uma cidade que já tem três ótimos estádios, sendo um deles público e já utilizado justamente pelo time que vai ganhar o estádio novo.

      • Roberto comentou em 18/12/12 at 3:56

        Três ótimos estádios onde? Os dois que existem estão ultrapassados e caindo aos pedaços e ambos foram construídos com dinheiro público (de verdade), sendo que um deles é particular. Mas claro, os paladinos da ética e da moral esquecem desse detalhe, não é mesmo? Essa é a mentalidade de gente como vocês: aos amigos tudo, aos inimigos, a lei…

  28. Rodrigo Goulart comentou em 16/12/12 at 11:56

    O justo título mundial do Corinthians nada mais é do que o resultado natural de um modelo profissional e eficiente de gestão. Modelo este que deveria ser seguido por todos os clubes brasileiros (para nossa sorte, ao menos o Flu parece trilhar o mesmo caminho).
    Somam-se a isso um estádio novo em folha, um projeto de sócio-futebol bem sucedido, a maior cota da TV, etc, e percebemos que, se nada der errado, a tendência é o Timão se manter como o maior clube do país nos próximos anos.

    • Julio comentou em 16/12/12 at 15:58

      E que legal esse título, resultado de uma gestão criteriosa que vai desde o esquema tático e o perfil de jogadores que a ele se adequam, e a exploração da marca (paixão). Da gosto de torcer e confiança de que o time, no mínimo, vai entregar a alma em campo.
      Vai, Corinthians!

    • Carlos comentou em 17/12/12 at 11:06

      Concordo com tudo o que vc falou a respeito do Corinthians. Os caras que estão lá são muito competentes, principalmente os que cuidam do marketing. Mas não acho que o Fluminense seja um modelo de administração. Tem ganhado os títulos porque a grana do patrocinador permite formar um elenco muito acima da média nacional. Mas não se vê um projeto de estruturação do clube, que tem uma das maiores dívidas do país e não se faz nada para equacioná-la. Se a Unimed sair de lá, o negócio afunda.

      • Andre Barcinski comentou em 17/12/12 at 11:23

        Sem querer entrar em outra discussão, mas acho que vc não tem lido o noticiário. O programa sócio-torcedor, a construção do CT, a reformulação completa de xerém, são exemplos de outra mentalidade administrativa no Flu sim.

        • Carlos comentou em 17/12/12 at 12:46

          Beleza, não queria abrir outra discussão, mas gostaria de esclarecer que não acho que o Fluminense seja o caos administrativo que o Muricy pintou quando saiu. Só acho que o que dá a ele um time muito melhor do que o dos seus rivais é exclusivamente a grana da Unimed, que tá lá porque o dono é tricolor e não porque viu uma super estrutura no clube. Esses projetos que vc citou o colocam apenas na média nacional. O Corinthians sim tá muito além dos outros.

          • Armando Figuelras comentou em 17/12/12 at 17:54

            Dizem por aí que o Muriçoca tem visto alguns ratos percorrerem os vestiários da vila belmiro.

            Esses ratos devem vestir paletó…

  29. Marco comentou em 16/12/12 at 11:55

    Como santista não pude deixar de fazer a comparação com o jogo contra o Barcelona. Lembro-me bem do treineiro Muricy dizer que era “impossível” o Santos ganhar do Barcelona. Tudo bem, eu também achava e continuo achando. Mas o técnico de um time não pode falar uma bobagem dessas. O Chelsea nem se compara ao Barcelona. Rafa Benitez é um Guardiola ao contrário. O que um ganha o outro perde. Mas a diferença (bem maior do que 4 a 0) é entre a postura de um Tite (o cara comanda o time completamente. Jogadores medianos dão à vida para cumprir suas determinações) com a do Muricy (que se resume ao “joga para o Neymar” e dar entrevistas pedindo a contratações de jogadores consagrados).
    O resultado é esse aí: Um fez o time passear e pedir autógrafos para os espanhóis. O outro levou o time para disputar o título e venceu.
    Parabéns ao Tite!

    • Andre Barcinski comentou em 16/12/12 at 12:29

      Tb acho que não dá pra comparar Chelsea e Barcelona. O Chelsea eliminou o Barça jogando feio, com 8 jogadores fazendo duas linhas na frente da zaga. Foi sorte. E vc tem razão, o Muricy ficou apático naquele jogo, foi uma vergonha.

      • Casoares comentou em 17/12/12 at 7:11

        O Chelsea eliminou o Barça com um senhor golaço por cobertura do grande Ramires, que inclusive jogou muito ontem, mas infelizmente não deu para levar o título.

    • Casoares comentou em 17/12/12 at 7:14

      Marco, muito feliz o seu comentário. Concordo contigo que sobre o Tite, mas o goleiro Cássio também fez a diferença ontem com sua sorte, todo o bom goleiro também precisa de sorte, e habilidade.

  30. André Albuquerque comentou em 16/12/12 at 11:44

    valeu Barça!!!ano q vem a libertadores vai ser pedreira,aponto Fluminense e Corinthians como dois times fortes e favoritos!

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailandrebarcinski.folha@uol.com.br

Buscar

Busca
  • Recent posts André Barcinski
  1. 1

    Até breve!

  2. 2

    Há meio século, um filme levou nossas almas

  3. 3

    O dia em que o Mudhoney trocou de nome

  4. 4

    Por que não implodir a rodoviária?

  5. 5

    O melhor filme do fim de semana

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 04/07/2010 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • UOL - O melhor conteúdo
  • BOL - E-mail grátis
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).