Entrando bem em 2013
07/01/13 07:05Réveillon no litoral é sempre igual: cidades lotadas, falta d’água, filas no comércio, som alto e um clima de anarquia no ar.
Em 2012, o cenário piorou ainda mais, especialmente em cidades onde os prefeitos não conseguiram se reeleger, como em Paraty, onde moro.
O mandato dos prefeitos brasileiros em ano de eleição tem duas datas para terminar: se o prefeito vence a eleição, termina em 31 de dezembro. Se perde, o mandato acaba assim que termina a contagem dos votos.
Aqui em Paraty, a administração do prefeito Zezé Porto (PTB), que já era um caos, piorou ainda mais depois que o partido dele perdeu a eleição. E o clima de abandono da cidade aumentou: a coleta de lixo virou raridade, o mato tomou conta de ruas e os serviços públicos conseguiram ficar piores do que já eram.
A 300 metros da minha casa, um terreno baldio virou lixão, depois que os moradores, imbuídos de apurado senso de civismo e consciência ecológica, começaram a jogar sacos de lixo no local. Repetidas reclamações para a prefeitura não deram em nada. O lixão ainda está lá, servindo de bufê para ratos e urubus.
Para piorar, os serviços de telefonia fixa, telefonia móvel, Internet e luz, todos de responsabilidade de empresas privadas, também entraram em colapso nas festas de fim de ano (antes das chuvas do dia 3/1, só para deixar claro). Parece que Oi/Velox, Vivo, Claro e Ampla resolveram dar férias coletivas para todos seus funcionários no fim de 2012.
Foram tantos os apagões e cortes que resolvi listá-los:
24/12 – Telefone fixo (Oi) e Internet (Velox) mudos, só voltaram a funcionar dois dias depois.
26/12 – Luz acabou às 20h. O telefone de reclamações da Ampla não atende.
27/12 – Luz ficou em meia fase durante todo o dia. Mas o telefone de reclamações da Ampla continua não atendendo. Sem Internet, tentamos usar o 3G da Vivo, mas estava sem sinal.
28/12 – Internet da Oi/Velox, que em dias bons não chega a 500 Kbps, caiu às 11h e ficou fora do ar o dia todo.
28/12 – Bairros do Jabaquara e Portal sem água.
29/12 – Caminhão de lixo passa na rua depois de nove dias desaparecido. Claro TV sai do ar à noite por cerca de duas horas.
30/12 – Internet Oi/Velox não funciona. O 3G da Vivo está com a incrível velocidade de 78Kbps.
31/12 – Celular da Vivo sem serviço.
1/1 – Milagre: passamos o dia todo com luz e Internet! Obrigado a todos!
2/1 – Celular da Vivo fora do ar. Luz caiu às 19h e só voltou às 4 da manhã. Conseguimos ligar para a Ampla e ouvimos uma mensagem: “Aguarde que retornaremos de um número restrito”. Estamos esperando o retorno até agora.
3/1 – Celular da Vivo fora do ar. 3G da Vivo sem sinal.
4/1 – Luz caiu às 11 da manhã e voltou às 19h. Secretária eletrônica da Ampla diz, novamente, que vai retornar. Continuamos esperando.
5/1 e 6/1 – 3G da Vivo com a espantosa velocidade de 80Kbps.
Desejo a todos um ótimo 2013.
Isso fora as sucuris…
chooooooraaaaaa nao vou ligaaar nao vou ligaaaar
Admiro quem consegue morar em Paraty. Calor do cão, a cidade sempre suja, os restaurantes são bons, mas difícil achar um ogro, são caros. O pastel da praça na barraca que só vendia Crush e Grapette era delicioso. O charme da cidade se perde um pouco nos detalhes. O povo é moroso. As belezas naturais são inquestionáveis. Os bacanas, até pouco tempo, perdiam as turbinas de seus jatos no aeroporto local por causa das pedras que insistiam em pular do asfalto poroso e degradado da pista para dentro dessas máquinas. A cidade não deixa de ter sua poesia, com suas celebridades (imperador, navegador solitário…), sua magia que contagia os estrangeiros, mesmo sem luz artificial, afinal o luar ainda é belo e ilumina suas ruas estreitas de piso impróprio para o passeio. A maré de final de tarde lava as ruas e reflete o colorido das fachadas inspirando os pintores. Paraty é doce, doce como o mar…
“Maré que lava as ruas”? Onde vc viu isso? E no “final da tarde”? Achei que maré variava de acordo com a Lua.
André, a maré varia de acordo com a posição da Lua e do Sol.
Se você acompanhar a tábua das marés vai perceber que normalmente ela é mais alta à tarde e de madrugada. À tarde por influência do Sol e de madrugada por influência da Lua. Quando tem ressaca em Paraty as águas invadem as ruas, como você sabe fica difícil caminhar por ali. Frequento Paraty a trabalho e passeio há 30 anos.
Maré varia mais de acordo com a Lua do que com o Sol. Hoje, dia 9, a maré alta rolou ao meio-dia e 1h da manhã. Amanhã, dia 10, será às 13h35, ou seja, não é alta sempre à tarde. E as únicas ruas aqui que são invadidas pela maré alta são duas ou três próximas ao cais, especialmente nas proximidades da igreja de Santa Rita. Tirando essas, só vi rua cheia no Centro Histórico depois de temporal.
Passei um ano novo em Paraty há uns 25 anos. Nada mudou , então.
A propósito; relutei em ler seu blog durante anos. Perdi muitos textos legais seus, tudo porquê, eu te confundia com o André Forastieri. Esse sim, um pau no cu. Feliz 2013
Parece que é geral a situação de calamidade nas cidades em que os prefeitos perderam a (re)eleição. Quando serão tomadas providências? O sujeito não responde por isso? Estive em Ribeirão Preto para as festas de fim de ano e, mesmo sendo reeleita a prefeita, a cidade está horrorosa, com mato nos canteiros centrais e praças, patrimônio público mal cuidado, ruas esburacadas. Numa outra cidade do interior paulista o prefeito teve o requinte de antes da eleição colocar nas ruas material para consertar ruas e sistema de saneamento e, após a eleição (na qual saiu novamente vitorioso), os caminhões da prefeitura simplesmente recolheram tudo. Vergonhoso. Vão mamar assim no inferno. Incompetentes, ladrões.
Cheguei a conclusão que morar no Brasil só eh bom pq eh quente em grande parte do ano. Só…
Onde eu estava, na região dos lagos (São Pedro d’Aldeia), acabou a água no dia 31…sem contar que nem queima de fogos houve. Só meia dúzia de gato pingado estourando rojão por conta própria.
E tenho muita vontade conhecer Paraty. Indica algum hotelzinho bem baratinho, só pra um fds mesmo?
Minha amiga é médica. Atendia como clinica geral pelo SUS numa cidadezinha no interior do Paraná. Ela e mais 8 médicos. Prefeito perdeu a eleição. No dia seguinte, mandou ela e mais 5 médicos embora. E assim caminha nosso Brasil.
A propósito, do jeito q tudo no Brasil é caro hoje em dia, acho q tá valendo a pena ir morar na Toscana
Aqui no Brasil é assim, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come…pelo visto o paraíso é um pouco mais longe q Parati.
Fosse eu dava um jeito de fazer o apelido do ex-prefeito “Zezé Porco” pegar na cidade toda, para ver se ele sume com vergonha para todo o sempre.
Em uma cidade com 40 mil habitantes é provável que o filho do prefeito estude na mesma escola que a filha do Barcinski. Nesses lugares pequenos todos se conhecem, se encontram no supermercado, na padaria, no restaurante.
Barça, acho que tenho uma boa idéia do que vc esta falando. Fui passar as festas de fim-de-ano em uma cidade bem próxima da sua:Itacuruçá. Faltou luz no Natal(antes da meia noite voltou) , agua, internet …caos mesmo. Só não sei te responder se o prefeito de lá não se reelegeu …não deve. Mas talvez pior que essa época, só o Carnaval… esse não me pega mais…falei pros velhinhos que não volto. E pra ir embora??? Motoristas da Viação Costa Verde , que tem um esquema mafioso de venda de passagem sem emissão de bilhetes..fora o terror que colocam nos passageiros interessados:”olha,eu ainda consegui sair de lá (Angra) mas os que estavam por vir não sei não se vão conseguir…” E que venha a Copa…que M … ! Toda vez que eu vejo aquela propaganda cretina da Brahma me lembro desses perrengues de infraestrutura..
Vlw
Já vi esse esquema dos ônibus funcionando. Numa das últimas vezes que fui do Rio a Paraty, o motorista pegou no caminho um pastor evangélico (sei que era porque os dois ficaram batendo papo alto e eu estava na primeira fileira)e depois recebeu o pagamento do pastor, direto no bolso.
E pensar que a idéia de morar em Paraty era ter uma vida mais tranquila. Volto logo pra SP, Barça! Aqui, pelo menos, ninguém tem a esperança de ser feliz, e o que vier é lucro.
Mas se tiver luz, isso aqui fica perfeito!
eu fui visitar uns amigos em campina grande (PB), e fiquei surpreso com a acumulação de lixo. quando pergunto, minha grande surpresa: é porque o prefeito perdeu as eleições. sinceramente…
Me pergunto por que essas empresas não entregam os serviços.
Temos ANATEL, ANEEL, PROCON, propaganda negativa de pessoas como você, uma pequena dose de concorrência.
Por que essas porcarias não funcionam direito?
Feliz ano novo, Barça!
Feliz ano velho, Brasil…
Hoje, em plena segunda-feira, a primeira do ano, parece que o colapso informado pelo nosso colunista voltou, aqui onde moro, em Belford Roxo – RJ, está uma “fartura” enorme…está “fartando” água, luz ficamos vários dias com quedas diárias, telefone/celular/tv a cabo/internet, tudo uma precariedade…e hoje não foi diferente: estou desde 8h da manhã sofrendo pra acessar a rede 3G da Claro (meu maravilhoso provedor) e somente agora depois das 16h q tive algum sucesso….viva o Brasil!!!!
O Haiti é aqui.
Feliz Ano Novo Andre.
Esse lance dos prefeitos e dureza mesmo. Passei reveillon em Natal e la ta tendo o maior rolo por causa do afastamento da prefeita . Lixo ficou dias sem ser recolhido. Pra completar, os fogos na praia foram cancelados, segundo me contaram por que nao conseguiram viabilizar um esquema de seguranca. Resultado: cada um soltou seus fogos na praia, sem um minimo de consideracao e bom senso. De repente estourava um rojao do seu lado e voce se dava conta que ali tinha virado uma base de lancamento de fogos, comandada por uns meninos de 10 anos, sem nenhum aviso previo e a 2 metros de onde estava a multidao. Tenso.
Do it yourself!
Uma vez passei o Ano Novo na praia, faz tempo, e acho que fiquei com trauma devido as filas e faltas (luz, água, pão na padaria…) que acontecem. Por isso prefiro passar as festas de fim de ano no interior, aqui não falta nada e aindo fico na piscina o dia todo, um pouco de trânsito, talvez para ir e vir, mas de resto….muito mais tranquilo. Feliz 2013…
Sobre as empresas de telefonia: já que investem uma grana preta em propaganda, porque não melhoram a qualidade do atendimento? Ah, esqueci. Por aqui, quanto mais se anuncia, de mais cagada essa empresa é detentora.
O mínimo que o povo de Paraty pode fazer é NUNCA MAIS votar nesse ex-prefeito, nem mesmo para síndico de prédio. Sou fã número 1 do processo de seleção natural, que infelizmente não funciona na política do Brasil, mas o ideal seria que pessoas inaptas para gerir a coisa pública entrassem em extinção sem deixar seus genes políticos para a legislatura seguinte. Porém, como aqui o mau político nunca é defenestrado como mereceria, o sistema não evolui. É preciso ter um mecanismo que separa o que presta do que não presta. O voto bastaria, mas sem educação o povo não o usa bem.
Alguns restaurantes e bares de praia não estavam aceitando pagamento com cartão, mesmo com a maquininha ali, por causa da incerteza dos serviços funcionarem…acaba atrapalhando todo mundo porque ninguém fica andando com dinheiro.
E praqueles que questionam se vale a pena morar em Paraty, recomendo passar uns dias lá…o duro é ter que subir a serra depois.