Entrando bem em 2013
07/01/13 07:05Réveillon no litoral é sempre igual: cidades lotadas, falta d’água, filas no comércio, som alto e um clima de anarquia no ar.
Em 2012, o cenário piorou ainda mais, especialmente em cidades onde os prefeitos não conseguiram se reeleger, como em Paraty, onde moro.
O mandato dos prefeitos brasileiros em ano de eleição tem duas datas para terminar: se o prefeito vence a eleição, termina em 31 de dezembro. Se perde, o mandato acaba assim que termina a contagem dos votos.
Aqui em Paraty, a administração do prefeito Zezé Porto (PTB), que já era um caos, piorou ainda mais depois que o partido dele perdeu a eleição. E o clima de abandono da cidade aumentou: a coleta de lixo virou raridade, o mato tomou conta de ruas e os serviços públicos conseguiram ficar piores do que já eram.
A 300 metros da minha casa, um terreno baldio virou lixão, depois que os moradores, imbuídos de apurado senso de civismo e consciência ecológica, começaram a jogar sacos de lixo no local. Repetidas reclamações para a prefeitura não deram em nada. O lixão ainda está lá, servindo de bufê para ratos e urubus.
Para piorar, os serviços de telefonia fixa, telefonia móvel, Internet e luz, todos de responsabilidade de empresas privadas, também entraram em colapso nas festas de fim de ano (antes das chuvas do dia 3/1, só para deixar claro). Parece que Oi/Velox, Vivo, Claro e Ampla resolveram dar férias coletivas para todos seus funcionários no fim de 2012.
Foram tantos os apagões e cortes que resolvi listá-los:
24/12 – Telefone fixo (Oi) e Internet (Velox) mudos, só voltaram a funcionar dois dias depois.
26/12 – Luz acabou às 20h. O telefone de reclamações da Ampla não atende.
27/12 – Luz ficou em meia fase durante todo o dia. Mas o telefone de reclamações da Ampla continua não atendendo. Sem Internet, tentamos usar o 3G da Vivo, mas estava sem sinal.
28/12 – Internet da Oi/Velox, que em dias bons não chega a 500 Kbps, caiu às 11h e ficou fora do ar o dia todo.
28/12 – Bairros do Jabaquara e Portal sem água.
29/12 – Caminhão de lixo passa na rua depois de nove dias desaparecido. Claro TV sai do ar à noite por cerca de duas horas.
30/12 – Internet Oi/Velox não funciona. O 3G da Vivo está com a incrível velocidade de 78Kbps.
31/12 – Celular da Vivo sem serviço.
1/1 – Milagre: passamos o dia todo com luz e Internet! Obrigado a todos!
2/1 – Celular da Vivo fora do ar. Luz caiu às 19h e só voltou às 4 da manhã. Conseguimos ligar para a Ampla e ouvimos uma mensagem: “Aguarde que retornaremos de um número restrito”. Estamos esperando o retorno até agora.
3/1 – Celular da Vivo fora do ar. 3G da Vivo sem sinal.
4/1 – Luz caiu às 11 da manhã e voltou às 19h. Secretária eletrônica da Ampla diz, novamente, que vai retornar. Continuamos esperando.
5/1 e 6/1 – 3G da Vivo com a espantosa velocidade de 80Kbps.
Desejo a todos um ótimo 2013.
Estive ai nos primeiros dias do ano e adiciono:
– a TIM tambem ficou sem sinal dois dias
– com o temporal que caiu as fossas cheias transbordaram transformando as ruas em um coletor de esgoto.
Louvável o esforço de mostrar ao turista como foi o Período Colonial, sem luz, agua encanada, telefone e esgoto a céu aberto.
O slogan da Ampla deveria ser: “Os bons tempos voltaram!”
O ”bom” é que não acontece nada com esses ex-prefeitos. Eles, devido a essas atitudes infantis e irresponsáveis em períodos próximos a épocas de chuvas, são diretamente responsáveis pelas enchentes e suas posteriores consequências. No entanto, ficam impunes. Cadê o ministério público desse país???
Deveriam mudar as eleições para março ao invés de outubro. Aí queria ver se alguns prefeitos e governadores iriam se reeleger.
Andre, se quiser um bom sinal de celular sugiro que procure a penitenciária mais próxima.
Sensacional. rsrsrsrsrs
André, diz uma coisa: Vc foi morar em Paraty para ter tranquilidade, certo ? Será mesmo q vale a pena ir para algum lugar deste país para fugir do caos das metrópolis ? Abraço.
Claro que vale. Mas não é possível que uma cidade de 40 mil habitantes, no litoral, perto de grandes cidades, tenha tantos problemas de infra.
E tem os royalties de Petrobras para ajudar, nao?
E muitos!
André… aqui em Góias teve uma cidade (não tenho certeza de qual cidade , mas acho que foi Trindade) que o prefeito quando soube perdeu a eleição demitiu quase todos os funcionarios publicos e a cidade ficou um caos.
André, em 1º lugar, um ótimo 2013 pra vc e a sua família, e só uma dúvida: Paraty foi muito afetada com as últimas chuvas????
Ainda não, Angra foi pior.
Acho engraçado ler a galera comparar a civilização de onde vc mora, com as capitais…sou paulistano, e a mesma barbaridade, começou com o fim das eleições…lixo não recolhido, cracolândia, ativa mais do que nunca…(sou vizinho dela).
Serviço ‘VIVO” roubando meus MEGAS, SKY que some durante as chuvas (choveu Dezembro inteiro) e por aí vai…não existe a melhor civilização se, não tivermos o básico (e sermos respeitados) por aquilo que pagamos.
apenas para completar, essa propaganda da Brahma é uma piada de mal gosto….e resumindo, fato é que nenhum balneário se prepara para receberem este aumento sazonal na população….e quem venham as chuvas!
barça, todo ano é a mesma coisa pra quem mora em “balneários” que nessa época recebem 99mil vezes mais pessoas do que recebem normalmente…é claro que vai dar zica!! o pior vai acontecer quando começarem as chuvas, os alagamentos, os deslizes…(vide-se o que já aconteceu em Caxias/Xerém)….assisti um filminho em francês, bem bacaninha, chamado “Intouchables”, já assistiu?
Imagina o caos quando essas cidades ficarem sem os royalties
Campinas, GVT tv e banda larga, 3G vivo CPFL idem na passagem e dias seguintes…
imagina na Copa? hahahhaha
Ebaaaaa?!?!?!?!?
André, você não acha que já está na hora de voltar pra civilização?
E só existe um tipo de civilização?
Caro André,
O importante é se indignar sempre.
E com toda essa falta de respeito ao cidadão ainda ficamos de mãos atadas, pois as empresas publicam número de telefone pra ligar e obter informações mas não atendem, site para reclamação e também não atendem e ai só nos resta a revoltante paciência de tudo voltar sem ao menos termos uma atençãozinha se quer….é lamentável tudo isso, mas quem sabe um dia melhore né, fica aqui os votos para um Feliz 2013 (dois mil e crazy!) rs
Moro em Mongaguá e não acho que seja possível viver no litoral nos feriados prolongados, Mongaguá tem 45 mil habitantes e nessa época passa a contar com 200 mil, não existe cidade nenhuma capaz de lidar com isso ( e ninguém investiria em infra estrutura para usar só no Réveillon e Carnaval). Se quer viver bem, more no litoral por 11 meses, e saia do litoral quando aumenta o fluxo na descida da serra, minha dica, vá para SP e se vingue, aproveite a cidade vazia e sem transito.
Você mora na selva e quer receber serviço do Itaim Bibi. Compra um gerador, assim a geladeira não irá estragar os alimentos e a cerveja gelada fica garantida. Quanto ao celular é só subir no morro mais perto da sua casa, que dá sinal.
Nada disso importa. O que importa é que o Timão Campeão do Mundo.
Lendo essa pesquisa da Folha: Paulistano trabalha 106 horas pra comprar iPhone; Cariocas 160 horas, NY somente 27 horas, chego a conclusão que o brasileiro faz por merecer ese sofrimento. O brasileiro vende a alma para comprar uma “Ferrari”, mas não move um musculo do corpo para exigir uma infra-estrutura que permita colocar sua “Ferrari” em uma estrada que não seja esburacada ou que o seu Iphone funcione perfeitamente em áreas urbanas ou sua tv a cabo e etc…. Culpa dos governos? Sim. Culpa das empresas privadas de serviços? Sim. Culpa do cidadão brasileiro? Principalmente.
Aqui as pesoas querem “ter” e se exibir. Se vai funcionar ou nao, é outro problema. Dentro dessa “lógica”, governos e empresas pouco se importam com serviços de qualidade. O importante é não deixar faltar Ferrari ou iphones nas lojas…
Muito bom Marco!
Temos o governo que merecemos, claro.
Feliz 2013 ao Barça e a todos aqui… A prefeitura deixou de coletar o lixo em Xerém tb, aí deu no que deu…
Aaaah, Santarém é assim sempre, nem precisa chegar o fim do ano. 🙁
78Kbps aqui é REALMENTE incrível! rs
Isso acontece quando os prefeitos derrotados simplesmente deixam de trabalhar e abandonam. Falta relatar quando eles, além de abandonarem os serviços públicos, deliberadamente, sabotam o município, só pra dificultar o trabalho do prefeito que entra. Aumento indiscriminado de despesas de todo o tipo e dilapidação do patrimônio são exemplos. Conheci um município onde o novo prefeito, ao assumir, recebeu a péssima notícia que alguém tinha colocado areia nos tanques e motores de todos os carros do município.
Acredito.
Barça, pasos por uma situação muito parecida com a sua, minha internet cai todo dia, e quando não cai é uma miséria de velocidade, a eletricidade idem, mas tem um detalhe, eu moro em São Paulo, aquela infraestrutura de fibra ótica, 10 megas e o escambau só existem em uma São Paulo que, parafraseando aquela velha piada sobre a Vejinha, “começa na Paulista e termina na Faria Lima” se você mora na Periferia, é tão osso quanto cidades menores. Minha solidariedade.
André, passei o Natal em Ubatuba e, mesmo voltando antes do Reveillon, senti o caos trazido pelos turistas, incluindo engarrafamentos misteriosos que te fazem levar 4h para descer a Tamoios e encontrar trânsito livre em Caraguá. E para reforçar o clima de “Além da Imaginação”, descobri que por volta do km 40 da descida o carro, em ponto morto, anda de ré mesmo estando num declive.
Internet não usei (ainda bem!), mas os outros serviços públicos funcionaram direitinho. Quanto a coleta de lixo, acho que vale imitar os moradores de Várzea Pta/SP: já que a prefeitura não envia os caminhões de lixo, leve-se o lixo até a porta da prefeitura! Em poucos dias, o serviço voltou ao normal. Ótimo ano para todos!
Já cheguei a conclusão que esses congestionamentos misteriosos na Tamoios são devidos ao Posto Policial no final da Serra de Caraguá. Os motoristas reduzem demais a velocidade pra passar em frente ao posto o que causa lentidão nos 16 km da Serra.
Ola’ Barcinski, primeiramente bons votos para 2013.
(Tentei comentar no post anterior, mas parece que os comentarios estao encerrados.) Duas perolas para quem quer comecar o ano bem. O belissimo filme “Amour” de Michael Haneke e o documentario “The Queen of Versailles” de Lauren Greenfield, e’ uma aula sobre a sociedade americana. Alias, Greenfield tem outras documentarios legais tambem.
André, feliz 2013!
Estou achando que você está muito mal humorado e não consegue ver o lado positivo disso tudo: ao mesmo tempo que você estava aí tentando reclamar desses detalhes, o povo fora de sua residência estava festejando, comemorando a vida. Muita cerveja, muita música, belas mulheres etc. Na Copa do Mundo será a mesma coisa, por isso os investimentos são tão fortes. Não seja pessimista!
Agora falando sério, não dá vontade de trazer alguns dos criadores dessa maldita campanha da Brahma para sentirem na pele todas essas situações?
Grande abraço!
Dá sim. Mas tenho certeza que onde eles passam férias, depois de criar o reclame genial, não acontece nada disso.
Essa propaganda da Brahma é asquerosa e ridícula! Um alienígena vem “curtir” a Copa e brada “ah, mulequi!”. Imagino que o publicitário teve essa idéia sentado num trono… aquele trono. O Itaú também saiu-se com o péssimo “#vamosjogarbola”. Ora, vamos estudar matemática, que é o que este país precisa para sair do buraco!
E o pior é que um dos responsáveis pela propaganda dessa cerveja é um dos queridinhos da mídia-baba-ovo: Nizan Guanaes.
Cara, também odeio essa propaganda da Brahma! É de um ufanismo emético. É muita falta de noção exaltar demais as benesses da Copa e tentar desviar o foco da lentidão das obras e do caos que inevitavelmente ocorrerá.
A Brahma tem mais e’ que exaltar a festa. Quem tem q fazer propaganda de obra de infra e’ o Governo.
Olha, tem sim que exaltar a festa, mas sem desmerecer quem fica com um pé atrás com a situação do país durante a Copa. Não estou falando para a Brahma fazer propaganda das obras de infra-estrutura (porque propaganda é algo que o governo não deixa faltar), mas sim de como é besta a tentativa deles tentarem subverter a frase “Imagine durante a Copa”.
pra ficar mais bizarro tem o Ronalfo FOFOmeno… tem gente que gosta da propaganda…que fiquem horas em congestionamentos ou em aeroportos…
Olá!!! Curitiba, onde moro, não é diferente, até porque a “família” que estava no poder há alguns anos foi “chutada” do poder. Será que esse é o mal da gestão pública no Brasil? Os interesses pessoais se sobrepõem aos do público?
Abraço e que bom que voltou.
O que, exatamente, em Curitiba é igual ao relato do André?
Jeferson e Júnior, aqui em Curitiba as festas foram tranquilas, ruas e parques vazios, tempo bom, e nada de problemas de infra. Mas de fato, depois que o Ducci foi chutado nas urnas, as obras pararam. Desde o começo do ano, o prefeito quebrou o asfalto da cidade toda e, ao ser acusado de oportunismo, disse que não tinha culpa dos recursos só terem chegado naquele momento. Felizmente o povo não foi trouxa e ele perdeu já no 1o turno. Resultado? As máquinas sumiram e as obras ficaram pela metade. Experimentem andar qualquer hora dessas na Mal. Floriano.
Curitiba é uma cidade maravilhosa, independente de quem a governe. Sempre quando vou pra lá fico com a sensação que não estou no Brasil que eu conheço.
Bia, concordo com você em tudo que falou (nem tem como discordar né? é tudo verdade, rs). Mas é que quando li o comentário do Jeferson pareceu que ele estava dizendo que Ctba estava igual a Paraty retratada pelo Barcinski, aí nada a ver. Moro na RMC ha 6 anos mas trabalho em Ctba, tenho familiares e amigos na cidade, e as queixas deles não chegam nem aos pés das do André. Quanto aos políticos…bom, aí é outra história né?
Osternak? Xapinhal? Vila Pinto? Tatuquara?
Imagina na Copa.
Em Sao Paulo o prefeito que saiu vive um romance com o que esta entrando, mas a bagunca eh a mesma. Quem parece mandar nos locais sao pessoas indicadas para regionais, muitas perderam o padrinho politico e o clima de raspa de tacho eh total nas sinecuras quer dizer bairros. Ha meses nao multam quem estaciona em lugar proibido, nao tapam buracos etc.
Barça…seu aprazível lupanar é bem localizado na cidade? Não seria esse um preço caro pela busca da isolação e tranquilidade? Já tive conhecimento de que lugares rodeados por muitos morros, não favelas, possuem péssimo serviço de telefonia, aliado à falta de investimentos e instalação de torres com tecnologia e equipamentos “de ponta” da China…o negócio é trocar sua aconchegante choupana e voltar pra cidade grande onde tudo funciona perfeitamente…rs
Não estou pedindo nada da NASA. É demais pedir luz elétrica?
Barça, assisti um filme muito louco na madrugada de sexta para sábado no Canal Brasil chamado “Barra Pesada”, com o Stepan Nercessian e o saudoso Wilson Grey (um dos melhores vilões do cinema de todos os tempos na minha humildo opinião), onde ouvi umas das melhores frases do cinema em todos os tempos e que serve por tudo que vc passou :
“Quer moleza negão, como merda que não tem osso!!!”
Observação: Sem querer ofender hein e viva o Brasil!!!
Abração e feliz 2013!!!
Ricardo
Esse é clássico, passa direto no Canal Brasil!
É muito bom…..este canal estava bloqueado mas voltou ao normal. E o filme é muito bom!!!
Fiquei fã da Cátia De Ângelo, conheci ela nesse filme.