Tarantino erra o alvo em “Django Livre”
18/01/13 07:05Goste ou não de Tarantino – e eu gosto de alguns (“Cães de Aluguel”, “Pulp Fiction”, “Bastardos Inglórios”) e nem tanto de outros (“Kill Bill”, “Prova de Morte”) – uma coisa é preciso admitir: o cara sabe escrever diálogos.
Ou melhor, sabia: porque os diálogos de “Django Livre” parecem ter sido escritos por algum aluno de cinema, imitando Tarantino. São ruins de doer.
E a história? Duas horas e quarenta e cinco para contar uma trama chinfrim de revanche? Com o mesmo tempo, Kurosawa contaria a saga de 37 gerações de samurais.
Mas o que mais me incomodou não foi tanto a ruindade do roteiro ou a história arrastada, mas a opção de Tarantino em fazer um filme tão fiel aos princípios do “faroeste spaghetti”, que copiou até os defeitos do gênero.
Todo mundo sabe que Tarantino é um plagiador talentoso, à Brian de Palma: faz filmes sobre outros filmes.
Mas uma coisa é assistir a um faroeste italiano dos anos 60, dublado mal e porcamente em inglês, com locações na Sicília imitando o Arizona, vilões mais canastrões que o Sargento Pincel (há exceções, claro) e diálogos pomposos e ridículos. Isso é divertido e faz parte do charme do gênero.
Outra coisa é ver uma produção de quase cem milhões de dólares fingindo ser um filme vagabundo, mimetizando diálogos ruins, com cenas de tiroteio propositalmente exageradas (um dos tiros arremessa uma mulher para fora do quadro, parecendo a Linda Blair em “O Exorcista”) e bandidos absurdamente caricatos. Mel Brooks fez isso melhor em “Banzé no Oeste”.
Faroestes são simples: homem é injustiçado, homem jura vingança, homem se vinga. Não é preciso arrastar uma história por quase três horas só porque Sergio Leone ou Sam Peckinpah fizeram isso antes.
Em alguns momentos de “Django Livre”, os diálogos eram tão ruins, que achei que Tarantino estava pregando uma peça na gente. E quando ele próprio aparece, “atuando” com a desenvoltura do Cigano Igor, tive a certeza de que aquilo era uma piada. Mas uma piada sem graça ou leveza.
E a cena da explosão? Alguém mais achou que Jamie Foxx, depois de explodir uma casa e mandar bandidos pelos ares, vira para a câmera e dá um sorriso safado igual ao do Pica-Pau?
No Brasil todos querem ter direito de expressão, mas quando alguém se expressa, vira briga pessoal…
Por favor povo burro, vamos criticar o filme e as críticas do crítico, mas tudo com muito respeito e cordialidade… ou vamos continuar a ser este povo medíocre de sempre…!?
É impressionante como as pessoas brigam por causa de um filme
Péssima crítica. Realmente você não deve entender nada de cinema. Em alguns momentos de “Django Livre”, os diálogos eram tão ruins, que achei que Tarantino estava pregando uma peça na gente. E o filme ainda ganhou o Globo de Ouro de melhor roteiro…..dos Críticos. É, pede pra sair e vai fazer outra coisa.
Nada é mais chocante que a incapacidade de certos cidadãos em lidar com opiniões divergentes. Noventa por cento desta caixa de comentários é habitada por facistinhas enrustidos passando recibo da própria incapacidade de discutir feito pessoas civilizadas. Lamento por você, Barcinski. Deve ser preciso paciência de Jó p/ lidar com gente assim.
PS: a qualidade dos diálogos não me incomodou tanto. Na verdade me diverti bastante com a primeira metade do filme. Depois vira embromation da pior qualidade. Saí meio irritado do cinema.
Levo sempre em consideração a palavra dos críticos. E eles foram tão unânimes em chamar esse novo filme do Tarantino de obra-prima que eu tenho que desconsiderar essa exceção. Até porque pra escrever esse texto raso que você escreveu, basta saber juntar uma palavra com a outra. Não há necessidade de nenhum conhecimento maior de cinema. É apenas um texto de alguém que foi ver o filme, não de um crítico. É texto pra blog, mas não pra blog publicado pela Folha de S. Paulo. Abraço.
Já que “foram tão unânimes”, então vamos eliminar os dissidentes para manter a paz e a ordem, não é mesmo?
Não é essa a ideia, André. Mas seu texto está realmente fraco. São argumentos de um mero frequentador de cinema, não de alguém que entende de cinema, e que consequentemente, teria condições de analisar o filme mais profundamente. Crítica de cinema me interessa muito, mas crítica de cinema, aquela que agrega e até ensina as pessoas a verem o cinema com um olhar mais profundo. E não é isso que você fez no seu texto. Parece um texto de jornalista iniciante. Sou admirador do Tarantino e da sua função artística de criador de ícones, mas não é a crítica negativa que me incomodou, e sim a simploriedade dela. Abraços.
Prezado André,
O seu problema é justamente o mesmo que assola a maioria dos críticos de cinema. Vocês vão ver um filme, esperando ver outro! Fazendo comparações que não deveriam nem por um segundo ser feitas. Ora, ninguém pode simplesmente ver um filme como Avatar, por exemplo, e em sua crítica dizer: “O filme tinha um roteiro óbvio que não cria expectativas”. MEU AMIGO! A proposta do filme nunca foi ter um roteiro incitante. A proposta do filme era ser um filme de aventura com um espetáculo visual inovador. Como o filme se sai dentro de sua Proposta? Maravilhosamente bem, logo, é um ótimo filme! Assim como Cisne Negro, nunca deve ser julgado pela performance do ballet. Resumindo, aprenda a julgar o filme pelo que ele oferece, e aí sim faça sua crítica! É exatamente a mesma coisa que ocorre com Seth Macfarlene e seus projetos como “Family Guy” e “TED”, em minha opinião, duas maravilhas da televisão/cinema, por um simples motivo: vomitam, com humor, a verdade que ninguém quer ver na cara das pessoas de forma clara e objetiva, o que, infelizmente, só é compreendimento por parcela pequenina da população. Voltando ao tema de sua crítica, (e deixando de lado o fato de que certamente criticar Tarantino e ir contra a maioria da opinião dos críticos lhe traria muito ibope) qualquer pessoa que vá “criticar” esse filme deve, antes de mais nada, considerar o seguinte: Esse filme é uma homenagem e quis seguir de forma fiel os modelos de filme ao qual busca homenagear. Então o que você brada como diálogos ruins, meu caro, são simplesmente diálogos simplistas, componente sempre existentes nos filmes deste gênero. Sobre a violência exagerada, os bandidos extremamente caricatos, ORA! Isso é Quentin Tarantino, amigo! Exagerar na verdade para que ela fique escancarada a todos os olhos!! São os filmes dele violentos? Ou simplesmente eles refletem o que a Sociedade realmente é ou foi? Realmente, Django Livre é um filme aonde, caso o espectador vá com uma pré-disposição para achar tudo exagerado e achar defeitos, ele certamente terá êxito. Mas eu prefiro do meu modo! Vou ao cinema para ver (e automaticamente avaliar) um filme, baseado naquilo que ele procura me oferecer, e não baseado em expectativas que pré-criei sobre eles (razão pela qual evito, inclusive, trailers). E nossa, como tem dado certo! Me sinto com uma habilidade incrível de gostar de filmes, diferentes dos chatos quadrados das críticas.
Django eh um filme otimo, tive o prazer de assistir na estreia!
Voce tem direito a sua opiniao, mas se o roteiro eh tao ruim como vc mesmo diz, nao teria ganhado o Golden Globe nem teria sido indicado ao Oscar. Jaime Foxx, Christoph Waltz (que ganhou o Golden Globe como melhor ator coadjuvante por este filme), Leo DiCaprio e o Samuel L. Jackson estao otimos neste filme.
Sem contar que a trilha sonora eh um show a parte.
Mas como minha mae sempre falou: Gosto nao se discute!
Cuidado com o Geovane, ele está ficando nervoso com as críticas ao dono do site.
André,o que você achou de O Som ao Redor?
e barcinski, foi mexer justo com fanzinho do tarantino, povo mais chato q existe. tem gente tão dodói q parece até fã do restart.
Todo mundo elogiando o brilhante trabalho do Tarantino nesse filme. Alguém tem que falar mal para tentar aparecer. E o cara da vez foi o André.
Crítico que quer aparecer fala mal de Tarantino, é só comprar o ingresso, o filme deve ser ótimo!
O filme Django tem a marca a Tarantino do início ao fim. Realmente em determinados momentos ele muda o ritmo do diálogo para valorizar a surpresa que está por vir. Um filme simples e sutil que nem um elefante na avenida. Não dá para não gostar. Talvez para alguns cinéfilos exista a frustração da expectativa, mas para todos os fãs do legado do diretor Tarantino, é um show ver esta nova história. Aproveitem para rever as outras obras e curtir ainda mais essa nova emoção. Até mais!
acho kill bill fantástico… pessoalmente, não espero ver um grande faroeste spaghetti em 2012, que ideia!!!
Porque a maioria dos críticos de cinema são tão imbecis??? Melhor ficar quieto do que falar besteira. Só falta falar que os atores tiveram uma atuação ruim. Vai assistir Velozes e Furiosos que acho que você vai amar… Hahahaha
Ainda não vi o filme. Mas gostei de todos os filmes do Tarantino, só o Kill Bill achei fraquinho, o dialogo entre Carradine e Thurman falando de superman deixou o filme meio babaca. Talvez eu goste de Django Livre…Cinema?…Acho que não. Vou esperar…No cinema só assisti Pulp Fiction e Bastardos Inglórios e valeram a pena. Não considero Tarantino um gênio como muitos gostam de afirmar mas todos os seus filmes são acima da média e isso sem falar dos roteiros, achei fenomenal True Romance (até tenho DVD achado na lojas americanas, naqueles baús onde ficam as promoções, R$.5,99 !!..hahaha), gostei de Assissinos por Natureza, apesar de o próprio Tarantino dizer que o Oliver Stone estragou o filme, mas mesmo assim eu gostei, precisa de muito mais para se tornar gênio. Li por aí que Django Livre será o seu ultimo filme, talvez fique só nos roteiros.
Barcinski, eu te conheço. És um paga lanche!
André, vc é o primeiro que eu leio que critica o filme, até agora, todas as resenhas, críticas, textos de colegas seus foram amplamente favoráveis ao filme (unanimidade burra????). Mas agora uma pergunta: esses Tarantinetes que estão escrevendo aqui estão todos desempregados, sem nada melhor pra fazer, ou foram pagos para ficar escrevendo???
“Critico”, nem te conheço, você é apenas mais um ridículo querendo aparecer as custas dos outros apenas falando mau. Sem argumentos.
Fã de Tarantino é igualzinho fã de Star Trek…chato demais. Fanatismo doentio !!
Sinceramente, pra mim esse papo de que ele usa “influências dos filmes trash da década de 70” é uma justificativa para as pessoas verem um filme de ação pastelão sem se sentirem intelectualmente rebaixadas, principalmente porque eu duvido que metade das pessoas que defendem o Quentin tenham qualquer conhecimento dos filmes que ele usa como “inspiração”. Duvido que as pessoas ficaram lembrando dos antigos filmes B de kung-fu enquanto assistiam à Uma Thurman decapitar meio mundo em Kill Bill.
Tem mais… nessa altura do campeonato ainda chamar o Tarantino de plagiador. Isso é demais.
Tarantino é fã de cinema, tem admiração pelos diretores clássicos, e como todo bom fã, coloca muitas referências as estes admiráveis diretores (como o DePalma tb o fez… já que o citou).
Eu não esperaria menos de nenhum filme do Tarantino. Resumindo: talvez você deva repensar nas expectativas que tem dos filmes dele. Eu criticaria a falta do diálogo, a falta dos exagêros, a falta das referências, enfim… a falta do Tarantino.
Referência p**** nenhuma! O cara edita uma colcha de retalhos de cenas de filmes clássicos na maior cara de pau! Me diverti com alguns filmes do sujeito, alguns outros foram um porre, mas a não ser que Tarantino filme algo estupendamente bom, sem plágios, jamais figurará no rol dos grandes diretores.
Ridículo. Talvez você não o avalie como um dos grandes diretores. Mas ele já é. Não pq qualquer um aqui tem condições de afirmar ou negar isto, mas pq fica claro a influência dele nos filmes que se vê hoje em dia, na forma como outros diretores, até mesmo os renomados, passaram a fazer referência ao trabalho dele.
É isto que classifica um cara como um bom diretor… não a sua ou a minha ou a minha opinião de merda… nem a do BARCINSKI.
Olha, lamentáveis esses comentários e críticas pessoais ao Barcinski…
Parece que ninguém consegue sequer ouvir uma crítica ao ídolo sem reagir como uma torcida de futebol. Quanta ignorancia.
Concorde, discorde, sem problemas…. Coloque seus argumentos aí e derrube a crítica se puder.
Agora fazer crítica pessoal é atestado de ignorancia e falta de argumentos. Sério, é muito chato isso.
Eu particularmente gosto de tarantino e não vou deixar de ver o filme pela crítica negativa. É um ponto de vista que eu posso concordar e discordar sem me ofender…
[]’s
Pois é, é uma crítica simplesmente, e que não obriga a deixar de assistir e também de não discordar. O espaço é livre. Mas ao invés de argumentos, o pessoal leva a uma ideia errônea do texto na função de um crítico, tratando-o pejorativamente em relação à pessoa. Faz parte da função dele esmiuçar um ponto de vista, que é bem-vindo, por nadar contra a corrente por vezes, contrariando o automático.
Tarantino é como uma banda indie que se depara com a proposta de ganhar muito dinheiro com isso, fazendo um mega-show, a diferença é que ele se diverte com isso. Por vezes acho que ele se diverte até mais do que os cinéfilos, que gostam ou não dele.
Eu gosto do Tarantino. Não vi o filme ainda, talvez eu goste e não concorde com o que o Barcinski falou. Se isso acontecer, vou respeitar a opinião dele, mesmo sendo diferente da minha. Mania desse pessoal de ter ataquezinho histérico, de dar piti. Ele tem todo o direito de não gostar deste filme do Tarantino, tá licença? Ele pode achar fraco, dá licença? Não existe nenhuma lei que diz: “Tarantino é Deus e todos são obrigados a idolatrar tudo o que ele faz”.
Quem é o Tarantino e quais os seus filmes eu conheço… o estilo Tarantino, exagerado e violento (para alguns) eu também conheço…
Agora, quem é o Barcinski e sua obra, aí eu já desconheço.
Na verdade, tudo faz parte do estilo blasé dos críticos literários e cinematográficos: um bando de frustrados que nunca publicou um livro ou dirigiu um filme… que tenta defenestrar o trabalho dos outros.
É por isso que cancelei a assinatura da Folha, muito canastrão se achando gente.
Geralmente é assim. Quem crítica não sabe fazer. Aliás pensa que sabe. Django nunca vai ser um dos melhores filmes de Q T, mas é diversão na certa. Fica a dica, se a crítica mete o pau no filme, pode assistir porque vai ser ótimo.
Sério mesmo que esta é a crítica que você faz a um filme do Tarantino? Critica diálogos, cenas exageradas e “história arrastada”??? Você acha que está assistindo filme de quem? do Michael Bay?
Que crítica ridícula!!!! O cara não tem o que fazer!!! Vai ser ruim assim lá longe!!!!! Meu Deus!!!!!
Esse crítico careca não sabe o que fala, vai comprar uma peruca e para de dizer bobagens!!!! Dizer que Kill Bill é ruim é o cúmulo. O Tarantino sai do lugar comum e do óbvio!
“Django” é Tarantino atarantado. Não vi e não gostei. Faroeste espagueti foi um lixo, com exceção de “3 homens em conflito”. O resto era tudo caricatura de um gênero em decadência. Tarantino fez a caricatura da caricatura. Falta de imaginação e de talento. Como Neymar, o que ele tem muito é marketing.