Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

André Barcinski

Uma Confraria de Tolos

Perfil André Barcinski é crítico da Folha.

Perfil completo

Empanada agoniza mas não morre

Por Andre Barcinski
01/02/13 07:05

Dias atrás, fiz uma coluna para o caderno “Comida”, da “Folha”, sobre o fechamento do Bar do Seu Zé, um botecão de Pinheiros famoso por suas empanadas (leia a coluna aqui).

O bar existe há 43 anos e será demolido para a construção de um prédio de “alto luxo”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outra instituição do bairro, o bar de sinuca Big Small, que funciona há 27 anos, também sairá pelo mesmo motivo: a construção de um prédio comercial de 12 andares.

Histórias assim são sempre tristes e provocam reações emocionadas de freqüentadores. E nem poderia ser diferente: esses lugares fizeram parte da vida do bairro e vão deixar saudades.

Claro que a especulação imobiliária é uma praga, e o crescimento das cidades vive jogando para escanteio comércios mais tradicionais. Mas é sempre emocionante falar com um dono de estabelecimento que dedicou a vida a um lugar e subitamente é enxotado dali.

Conversei com Ananias Bezerra de Souza, 60 anos, que há nove comprou o Bar do Seu Zé e o transformou em um ponto de encontro de famintos e durangos. Ele estava triste, mas conformado. “Fazer o quê, né? É o progresso!”

Por sorte, tanto Ananias quanto os donos da sinuca Big Small conseguiram alugar outros imóveis comerciais no mesmo bairro e vão reabrir próximos aos endereços originais. Mas sempre fica aquela ponta de nostalgia: “É muito triste deixar um lugar onde fiquei tanto tempo”, diz Ananias.

Até a terça de carnaval, dia 12 de fevereiro, o Bar do Seu Zé ainda funcionará no endereço original. “Espero todo mundo aqui para se despedir do bar antigo.”, diz Ananias. Se puder, darei uma passada para a empanada derradeira.

P.S.: Estarei o dia todo fora e impossibilitado de moderar os comentários até à noite. 

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Peter comentou em 10/02/13 at 21:40

    Morei anos ali na rua Simao Alvares, perto do Real Bar ( antes da reforma) e do Bar do seu Zé. E tbém já joguei minha sinuquinha no Big Small, um lugar sem afetações e com cara honesta ! Espero que os novos endereços honrem a memórias destas instituições do bairro de Pinheiros.

  2. Ricardo comentou em 07/02/13 at 10:05

    Fico aqui pensando: Se o locatário e proprietário do bar/buteco/lanchonete amava tanto o local e tinha tanto sucesso porque não comprou o imóvel a 20 anos atrás?
    Se além de proprietário do estabelecimento ele era proprietário do imóvel, porque vendeu?

  3. Carlos Morevi comentou em 06/02/13 at 11:17

    Aqui em Curitiba é a mesma situação dantesca. Quando não é verticalização das incorporadoras, esses ícones gastronômicos são erradicados por estacionamentos e igrejas.

  4. Walter Carrilho comentou em 04/02/13 at 10:59

    André, moro em Pinheiros e aqui a coisa tá mesmo descontrolada. Entendo que é preciso ter lugar para pessoas morarem e toda empreiteira queira aproveitar o bom momento do bairro. Mas a coisa tá virando uma sucessão de velórios comerciais. Muito prédio surgindo e sufocando o pequeno comércio. O que mais vejo é placa de despedida, ás vezes com frases emocionadas, dos proprietários.
    Além dos botecos, como o Big Small (aorava esse nome, “Big Small”), tem outros tipos de negócios sumindo. Uma petshop na Fradique Coutinho, que tinha tradição de salvar vidas de animais (salvaram um gato meu), foi enxotado. Muitos clientes deixaram despedidas emocionadas na página do facebook deles.
    Daqui a pouco, só falta abrir um big shopping grã-finoso no meio da Mourato Coelho e acabar com a região. Não duvido.
    PS: o japa dos salgados na Fradique resiste, ainda bem! Graças a Deus tem um prédio em cima dele (moro nesse prédio e adoro o salgado do japa!).
    abs

    • Andre Barcinski comentou em 04/02/13 at 11:06

      O Doce e Cia.? É muito bom mesmo.

      • Peter comentou em 10/02/13 at 21:41

        Te tbém a Coco, Cravo e Canela na outra esquina depois do Bar do seu Zé…Boa tbém !!!

  5. Fabinho comentou em 03/02/13 at 13:14

    Então quando ele abrir a casa de empanada em outro local,você repassa o endereço aqui no blog, para nós irmos bater um rango lá.

  6. fabrizzio comentou em 03/02/13 at 8:35

    Já comi e não gostei muito. Achei gostosa, lógico, mas não ao ponto de voltar. Não tem jeito: a melhor empanada do mundo é a do Empanadas, na R. Wizard. Nem em Buenos Aires comi uma melhor. Quanto ao Big Small, pelo menos não vai fechar. Valeu pela lembrança. Assim que reabrir, vou lá tomar uma birra e mandar aquela de carne.

  7. Willian Ifanger comentou em 02/02/13 at 20:40

    Pô….hoje fui numa festa de aniversário em SP e comentei com minha esposa se, depois, ela toparia passar na frente do Bar pra gente comer umas empadas com os meninos.

    Acabou e seguimos pra Pinheiros….não sei que merda estava acontecendo ali na Vila Madalena que está TUDO PARADO. Um trânsito absurdo e infernal, com ruas interditadas….pela vestimenta do pessoal e batuque de trio elétrico ao fundo, deveria estar rolando algum tipo de Grito de Carnaval do Sapatênis. Inferno.

    Passei na frente do bar, lotado, mas sem chances de parar o carro com o trânsito…vai ter que ser na próxima.

  8. raul basilio comentou em 02/02/13 at 12:32

    E o Hamburger do Seu Oswaldo, a que pé anda? Continua daquele jeito?

    • Andre Barcinski comentou em 02/02/13 at 20:08

      Fui há alguns meses e continuava ótimo.

  9. beatrice comentou em 02/02/13 at 12:27

    Barça, saí agora do jogo do Juventus e a torcida gritou em uníssono ao final do jogo: ei arena, vai tomar no cu! E detalhe: para o presidente, que estava na tribuna. Saiu uma bruta confusão torcidaxdiretoria! Vamos aguardar os próximos capítulos…

  10. Kin Cordeiro comentou em 01/02/13 at 19:31

    Coincidencia! Ontem mesmo te falei do El Guatón (que tem ótimas empanadas)…Tomara que ele tbm nao seja substituido por algum prédio sem graça.

  11. Lucas comentou em 01/02/13 at 17:38

    Mudando de assunto, viu que a Bologna reabriu, mas com layout da Saint Germaim (novos donos)? Se for p/ abrir com ares modernos, para mim é melhor fechar de vez.
    Abs

    • Andre Barcinski comentou em 01/02/13 at 19:23

      Vi só umas fotos, acheo ok, preciso conferir in loco.

  12. Ricardo comentou em 01/02/13 at 16:07

    André, desculpe usar o espaço do seu blog para isso, mas vi e n aguentei…n dá…pelo amor de deus…garagem de volta já…

    abs!!!!

    http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,em-entrevista-exclusiva-carlinhos-brown-fala-sobre-a-caxirola,991768,0.htm

    • Jeferson comentou em 02/02/13 at 0:18

      Cara, seus (NOSSOS) pedidos foram atendidos !

      Acabei de abrir a página do UOL e está lá em destaque: GARAGEM VOLTA À RÁDIO UOL COM HITMAKER DOS ANOS 70 !!!

      http://www.radio.uol.com.br/#/programa/garagem/edicao/14271322

      É a volta do bom e velho Garagem.

      Cara, juro que me emocionei só de ouvir o “Olha o barulho aí. Está entrando no ar….GA-RA-GEM !!!” proferido pelo Zé do Caixão.

      Garagem # 39 no ar.

      Pô Barça, podia ter avisado ou dado umas dicas de que ia voltar. Quase infartei de felicidade ouvindo isso. Eu tinha achado que aquele antológico Garagem comemorativo dos 20 anos tinha sido o derradeiro e confesso que vinha sentindo muita falta do programa.

      Valeu animais !

  13. Empanadeiro comentou em 01/02/13 at 15:40

    Um legitimo Boteco com B maiúsculo, regado a cerveja geladíssima e empanadas deliciosas de dar água na boca ao ler o que cada uma leva em seu recheio. Uma pena que, um pouco do ar tradicional vai-se com o local que será demolido, mas com certeza todos os frequentadores ficarão felizes de ter esse patrimonio reaberto novamente, mesmo que seja em outro endereço.

  14. Max comentou em 01/02/13 at 14:03

    Em SP tá rolando uma onda assustadora de fechamento de locais tradicionais. Até o Joan Sehn, chopperia com 70 anos de atividade, fechou as portas (conheceu o local, André?). A unidade da Av Sto Amaro do Burdog, clássica lanchonete, também foi demolida por conta de obras do Metrô. E por aí vai…

    • Andre Barcinski comentou em 01/02/13 at 19:24

      Não conheço não, e não sabia que tinha fechado, uma pena.

    • Lucas comentou em 01/02/13 at 19:47

      putz, não sabia do Joan Sehn

    • André Machado comentou em 01/02/13 at 20:42

      Porra, não sabia dessa do Burdog. R.I.P. dos gordos.

    • Mony comentou em 04/02/13 at 11:30

      Essa foi uma pena! O Joan Sehn fazia parte da história de Moema (quando o bairro ainda tinha dignidade) no mesmo lugar desde 1937!

      Foi de doer mesmo!

  15. Alixvaldo comentou em 01/02/13 at 13:15

    Na semana passada assisti a “Dear Zachary”, aquele que você indicou há algum tempo. Estou estarrecido até agora. Só mesmo o caso de Santa Maria para me empurrar ainda mais para baixo.

  16. Ricardo Crestoni comentou em 01/02/13 at 12:42

    Puxa vida, que notícia triste! Frequentei muito o Big Small. Sempre teve cerveja e sinuca a preços justos e umas batatas fritas excelentes. Rudi, o boliviano dono do lugar, sempre foi muito simpático, e cheio de histórias ótimas. E o mais importante, enquanto esteve no comando, nunca faltou rock and roll na caixa. Espero que o lugar novo seja tão bom quanto o atual.

  17. Dum comentou em 01/02/13 at 11:15

    Aqui em São Paulo derrubam-se lindas casas antigas, predinhos charmosos, e locais como o Bar do Seu Zé vem sendo demolidos para a construção desses horrendos prédios enormes. No meu bairro, Perdizes, ocorre o mesmo. Está cada vez mais difícil viver nessa cidade.

  18. Leandro comentou em 01/02/13 at 10:48

    Triste mesmo… Mas pelo menos as empanadas vão para um local próximo. Aliás, quem for, coma a empanada de carne seca com abóbora!

  19. Bidola comentou em 01/02/13 at 10:27

    Esse texto me fez lembrar do filme do Hugo Carvana, Bar Esperança.

  20. Andre P comentou em 01/02/13 at 10:02

    Big Small fechando… muitas vezes varei a madrugada entre tacadas disputadíssimas, boas risadas, assuntos filosóficos e aperitivos, sempre havia uma “saidera” após outra por conta da casa e a rua já clara do dia.

  21. Willian comentou em 01/02/13 at 9:28

    Empanada boa é no El San Juanino em Buenos Aires.

  22. eden valerio comentou em 01/02/13 at 9:01

    Po Andre, ta cada mais dificil comer sem ir ao shopping, o Guia Ogro tem me ajudado muito;Pinheiros ,vila mada foi meu reduto de moleque o aeroanta ,damaxoc e bares da regiao,tudo esta virando Clean ou boteco Chic, muito chato.

  23. Afonso comentou em 01/02/13 at 8:05

    André, cada vez que eu leio, na sua coluna, estes textos sobre comida ou no Guia da Culinária Ogra, eu tenho uma curiosidade. A quantas anda a sua taxa de colesterol ?

    • Andre Barcinski comentou em 01/02/13 at 19:26

      Tá ótima. O segredo é comer em lugares que fazem comida boa.

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailandrebarcinski.folha@uol.com.br

Buscar

Busca
  • Recent posts André Barcinski
  1. 1

    Até breve!

  2. 2

    Há meio século, um filme levou nossas almas

  3. 3

    O dia em que o Mudhoney trocou de nome

  4. 4

    Por que não implodir a rodoviária?

  5. 5

    O melhor filme do fim de semana

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 04/07/2010 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • UOL - O melhor conteúdo
  • BOL - E-mail grátis
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).