Romário marca um golaço inesperado
06/02/13 07:05Tenho acompanhado – e aprovado – a gritaria do ex-craque e atual deputado federal Romário (PSB-RJ) contra os gastos públicos na Copa do Mundo e Olimpíadas.
Mas agora tenho outro motivo para elogiar a atuação do parlamentar: foi dele o projeto de lei que prevê a facilitação no processo de importação de material para pesquisa científica.
Hoje, a burocracia é um grande empecilho para a pesquisa científica e tecnológica no Brasil. Grande parte do material é comprada no exterior, e um pesquisador pode ter de esperar até seis meses para que sua encomenda chegue.
Um levantamento feito pela UFRJ em 2010 com 165 cientistas concluiu que 76% dos pesquisadores ouvidos já haviam perdido material de pesquisa por causa de retenção na alfândega e 99% já tiveram que desistir ou alterar uma pesquisa por causa da demora.
O projeto de Romário é simples: os pesquisadores interessados fariam um cadastro no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e poderiam importar material de pesquisa sem passar pela burocracia alfandegária e sem pagar taxas.
Meu pai trabalha com pesquisa científica e está empolgado com o projeto de Romário. Diz que pode significar um avanço enorme para a ciência brasileira e, por conseqüência, para o país.
O problema é que a proposta ainda precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados.
Tomara que a Câmara apresse logo a votação e não anule o gol do baixinho.
agora os amigos do romario vão poder importar armas de forma menos burocrática.
Nunca te falaram que quando não tiver nada de bom a falar fique calado?
Confesso que tinha e tenho restrições em relação a alguns Parlamentares eleitos por serem personagens publicos, no caso de Romário tive a extrema felicidade de saber que estava generalizando e pré julgando. Constatamos que sabedoria idoneidade determinação e cidadania não se faz com Mestrados e Doutorados apenas, mas também com o coração, obrigado querido Romário que teu caminho seja repleto de conquistas, vc é um exemplo de Brasilidade consciente
Parabéns baixinho!!
Parece brincadeira, o Brasil “reclama” da falta de investimento em ciência, sabe que está ultra atrasado e precisando por em prática a inteligência que tem em seu povo (parte dele rs), mas consegue travar com problemas, neste caso, alfandegários. O que ele (Brasil) diz ser necessário para o crescimento do país, ele mesmo se proíbe, tornando inexistente o que é básico para seu próprio crescimento. É o Brasil.
Sim, esse é o cara e mostra que tem talento não só para o futebol.
Este projeto de lei está tramitando desde outubro de 2012 (http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/CIENCIA-E-TECNOLOGIA/427278-PROPOSTA-FACILITA-IMPORTACAO-DE-MERCADORIAS-PARA-PESQUISA-CIENTIFICA.html) e, como pesquisadora e cidadã, espero que a Câmara aprove este projeto e dê um grande passo na melhoria da qualidade de trabalho na ciência brasileira.
Prezada Sra. Silvia.
Creio que seria interessante saber com
certa antecedência quando a proposta será debatida em plenário para que possamos “pressionar os nossos deputados exigindo a aprovação”.
..a mesma ação com relação a próteses de todos os tipos….a situação é a mesma !!
Barcinsky, só é inesperado e surpreendente para quem ignorava a atuação parlamentar do ex-jogador (como aliás muita gente ignora o que os deputados propõe, discutem, defendem). Romário já vinha falando desse projeto de lei há alguns meses, inclusive em algumas matérias ‘diversionais’ que fizeram sobre o cotidiano do Baixinho na Câmara dos Deputados.
Ele tb age muito (as vezes sem aparecer, sem a menor divulgação) em prol dos deficientes físicos e de entidades nessa área, desde que sua filha foi diagnosticada com Down.
abcs
Rodrigo
Parabéns Romário! Goleador; sempre bem colocado!
André, off topic:
Dá uma olhada no twitter do Joey Barton (@Joey7Barton), meia da Inglaterra. Ele tava falando sobre como enche o saco essa mania de jogadores se acharem no direito de impor sua religião a todos e rezar em campo. Um dos posts é genial:
“Does that mean if you are a Satan worshipper, you can sacrifice live animals on the pitch? If you wanna pray, do it at home!”
É exatamente a minha opinião, e acho que a sua também, não?
Abraço!
Com certeza. Valeu pela dica, vou ver o Twitter do cara.
Que boa iniciativa. Bom trabalho Romário. Guardarei meu voto das futuras eleições para reelege-lo.
Com tantos Fernandos Henriques por aí que se dizem intelectuais, teóricos de gabinete, sociólogos de restaurantes Guia Michelin, eruditos midiáticos, aparece um parlamentar ex jogador de futebol, que se apresenta como craque no exercício de seu papel no congresso nacional. Voe alto Romário, vá em frente com seus projetos simples, óbvios, que os tecnocratas não conseguem enxergar porque estão olhando só para o próprio umbigo, e torne a vida da sociedade brasileira mais fácil e com regras pautada no bom senso.
Sempre que eu começo a desconfiar do Romário ele se posiciona bem… Outro dia, vi uma reprise do Juca Entrecista em que ele aponta para a “revolução” que é o camp. paulista… Falou bem do Marco Polo Del Nero, do Marin… Fico com a sensação de uma agenda oportunista. Agora, quanto ao benefício da ciência, qualquer benfeitoria é bem investida.
Tomara que passe. O perigo é o pessoal achar que povo preparado pode “melar” as mutretas deles.
São sempre bem vistas e, sobretudo, bem-vindas as ações parlamentares que visam ao desenvolvimento da pesquisa científica num país como o nosso, em que há uma verdadeira inversão de valores e, portanto, das prioridades. Sou totalmente contrária ao direcionamento de recursos públicos para a Copa do Mundo e Olimpíadas, enquanto há precariedade nas áreas da saúde e da educação.
A atitude de Romário é, ao mesmo tempo, louvável e surpreendente:
Louvável, porque é de absoluta importância que se desburocratize a importação de materiais de pesquisa no Brasil e, ao que parece, ninguém havia se importado com o assunto até hoje.
Surpreendente, porque a proposta partiu de um ex-jogador de futebol que, via de regra, leva a pecha de ser oportunista e incompetente no exercício de um cargo público. Surpreende ainda mais quando se observa que é um ex-jogador de futebol que coloca em seus devidos lugares a EDUCAÇÃO e o ESPORTE, priorizando a primeira em detrimento do segundo.
Parabéns a Romário!
Parabéns Romário.
Olá Romário, parabens pela iniciativa. Indo de um extremo a outro : você poderia propor um projeto que facilitaria a instituições musicais, centros culturais e orquestra a importação de instrumentos, principalmente pianos de cauda, que tem taxas altíssimas de importação? Um abraço da admiradora, Maria Alice Martins
Uma ótima iniciativa, mas, hj, os grandes laboratórios internacionais estão nas mãos de particulares, e/ou militares( que deixou de ser a milésima parte do tar- unid. de inteligência). E estão enjaulados, a ética, o compartilhamento e o orgulho científico, infelizmente.
Enquanto o palhaço desiste, os corruptos roubam, o baixinho manda ver em seu mandato. Parabéns!
Tenho acompanhado com muito orgulho a atuação do craque enquanto Deputado, o cidadão Romário. Mais adequado ao cargo que muitos que se diziam e se dizem ”políticos tradicionais”. Parabéns! Não nos decepcione, Romário. Força!
Isso seria uma maravilha, pois muitos equipamentos, reagentes, literatura, etc. ainda precisam ser importados e isso demora muito, o que atrasa e mesmo inviabiliza nossas pesquisas… Gol do baixinho…
Não é a primeira vez que me surpreendo com o Romário. Feliz por ele. Durante o acidente na Kiss em Sta Maria, os médicos viraram o Brasil atrás de um remédio, que se aplicado na hora, poderia ter minimizado o acidente com menos mortes.Acontece que há uma briga interna entre laboratórios para a produção no Brasil.BURROCRACIA QUE MATA!O remédio, enfim, chegou.Vindo dos EUA.Tarde para muitos jovens que morreram pela inércia e pela falta de vontade dos grandes em quebrar barreiras.Tomara que o Romário continue assim.
O projeto de Romário como é de interesse só do povo, além do q o Congresso, está entupido com os vetos a serem decididos, antes, o orçamento deste ano, ainda por votar, de tal forma q este ano esquece, será mais um dos q ficarão engavetados, por muitos anos, até amadurecer, quem sabe? Nem otimista, nem pessimista, só realista.
Em Outubro do ano passado o Pirula, que é paleontólogo e já viveu na pele o trauma de importar material para pesquisa científica no Brasil, comentou sobre isso: http://www.youtube.com/watch?v=QQjAPZtyd78&playnext=1&list=PLDFE767D12D68F4B1&feature=results_main
PARABENS BAIXINHO BOM DE BOLA DENTRO E FORA DE CAMPO .PRECISAMOS DE MAIS PESSOA COMO VC NO SENADO NA CAMARA E NA PRESIDENCIA
A proposta do Romário dá nova redação a alguns dispositivos da Lei 8010/90, operada pelo CNPq, para eliminar alguns entraves burocráticos. Parabéns ao baixinho. Até a promulgação da Lei 8.10/90, pesquisadores lutaram muito por sua aprovação, a dificuldade de importação era enorme (algumas até proibidas), com algumas áreas totalmente afetadas pela reserva estabelecida pela Lei de Informatica. A 8.010 está aqui http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/1989_1994/L8010.htm . A sua operação atual no CNPq pode ser conhecida aqui http://www.cnpq.br
Quem diria?
Boa tarde Barça! Faz tempo que não leio o blog estava com saudades. Voltando ao post anterior sobre o Cramps não tive a oportunidade de comenta-lo, então aí vai uma banda bem legal que representa o que o rock garageiro ao extremo: Hunx and His Punx é foda. Prometo voltar a ler todos os dias estou com a net liberada.
Romário foi o maior atacante da história de nosso futebol. Poderia jogar 4 copas, jogou uma e ganhou quase sozinho. Com certeza teria levado outra se tivesse joglá estivesse mais vezes. Agora como deputado faz ótimo trabalho, se opondo aos larápios da CBF e agora com esse surpreendente projeto (porque vem de um ex-jogador, não de um acadêmico). Triste é ver o Ronaldo, craque no campo, de mãos dadas com gentalha da CBF/FIFA e reclamando da imprensa e de quem acha errado a bandalheira dos investimentos da copa. Pra finalizar, triste ver as categorias de base da seleção coordenadas pelo Bebeto, que foi grande jogador, mas além de inexpressivo e sem personalidade é outro aliado de Ricardos Teixeiras…
Esse tipo de barreira alfandegaria ainda e um daqueles entulhos autoritarios que herdamos da Ditadura.
Quem lembra da reserva de mercado de informatica? Era pra “proteger e desenvolver” o mercado nacional. So que, porra, os caras nem deixavam a gente usar computador gringo e nem faziam nada que prestasse.
A rapaziada nos Estados Unidos usando Apple e Nintendo 8 bits e a gente aqui no Odissey e no TK-85.
Imagina o quanto de atraso isso representou pro pais em todas as areas.
E quando, finalmente, o Brasil tenta se internacionalizar, foi daquele jeito todo atrapalhado durante o governo do Fernando Collor.
Esses caras só dão importancia por alguma coisa de interesse pessoal. Mas é louvável o projeto do baixinho. Vai ser muito útil.