Sabrina Sato e seu problema cabeludo
21/02/13 07:05A notícia é tão ridícula que fico até com vergonha de divulgá-la. Mas vamos lá: o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu um processo para avaliar denúncias de suposto preconceito contra homens peludos, cometido por uma famosa marca de lâminas de barbear.
No anúncio, veiculado na TV, luminares da cultura pop mundial como o cantor Psy, Sabrina Sato e as gêmeas do nado sincronizado, Bia e Branca, incentivam a depilação peitoral masculina.
O Conar diz ter recebido nos últimos dias 15 reclamações – 14 de homens e 1 de mulher – que consideraram a propaganda preconceituosa.
Nas mensagens encaminhadas ao Conar, os consumidores classificam a propaganda como “preconceito contra os peludos” e afirmam que o filme “tacha” o grupo de homens com pelos no peito como “nojentos”.
Em uma das reclamações, o consumidor lembra que numa propaganda anterior a empresa já havia se referido aos homens peludos como “homem das cavernas”.
Democracia é isso. Mas quem disse que viver em uma é fácil?
Fico imaginando que tipo de pessoa tem tempo e paciência para escrever a algum órgão reclamando sobre esse tema tão importante quanto a defesa da dignidade dos peitos cabeludos.
Será que Tony Ramos parou as gravações de alguma novela para ligar para o Conar? Acho que ele tem mais o que fazer, não?
Será que os defensores dos peitorais capilarmente privilegiados também gastam seu tempo reclamando da qualidade da escola dos filhos? Ou do transporte público?
E a liga dos defensores das pessoas com verruga no queixo, onde está? E o sindicato dos calvos?
Onde estavam os defensores das aves comestíveis quando Costinha, maldosamente, posou nu ao lado de uma ave indefesa na capa de “O Peru da Festa”, submetendo o pobre animal a um trauma terrível?
Finalmente, cadê o sindicato dos míopes, que nunca reclamou do Silva de Chico Anysio? E a liga de defesa dos vesgos, que nunca protestou contra o Cocada?
P.S.: Hoje, sexta, estarei sem acesso a Internet até o fim da tarde. Se o seu comentário demorar a aparecer, não me xingue, aguarde que, no fim da tarde, volto a moderá-los. Obrigado.
O engraçado não é imaginar um monte de peludos reclamando do preconceito, mas sim saber que existe gente que imagina a cena. Você sabe que em propaganda de quinta categoria o discurso diabólico é o primeiro recurso. Alguém percebe as sutilezas negativas nessa propaganda e meteu o pau. E não pode? Alguns preferem chamar de frescura, mas que julgamento fazer? A sacanagem homofóbica do Costinha de ontem é o preconceito gay de hoje.
cena.
Então, porque ridicularizar?
Isso nao é direito! Ops, ou melhor, isso não é certo! (senão quem é canhoto vai reclamar).
Tenho umas tias que estudaram em colégio de freiras. Quando elas começaram as ser alfabetizadas e as irmãs notaram que seriam canhotas, forçaram-nas a escrever com a direita. Depois de adultas, não conseguiram usar a mão que seria natural e nem escrevem tão bem com a direita. Sempre foram muito lentas.
Essa propaganda foi um claro exemplo de lobby patrocinado por Espiridião Amin.
Acho que o melhor a se fazer quando alguém se sente incomodado por uma propaganda, é boicotar o produto. E dizer que está fazendo isso, as redes sociais estão aí, e têm um alcance enorme. Eu e minha esposa, por exemplo, odiamos um comercial recente do Mcdonalds, por exemplo, e resolvemos não ir mais lá.
Propaganda enganosa. Me amarro num peludo.
O Bozo é bem peludo, fique você sabendo. Que o digam os seus cabelos vermelhos muito bem penteados!
O peito cabeludo é vermelho também? Uhhh fetiche!!!
FeBeAPa
Sou descendente de orientais e a minha vida inteira vi comerciais estereotipando de forma bizarra os “japas”, e sempre levei numa boa. Aguentei até o É O TCHAN gravando o clipe daquela música bizarra no meio da Praça da Liberdade (SP), um insulto para mim, mas acabo rindo no final. Os chatos sempre existiram, a diferença é que agora eles podem compartilhar sua infelicidade nos Facebooks da vida.
Ótima.
Também sou descendente de oriental e nunca me encanei com as propagandas zoando japoneses e creio que, num geral, a maioria dos descendentes pouco se importa, pois não gostamos de nos fazer de vítimas.
Lembro de uma vez que retiraram do ar o comercial de uma rede de farmácias em que fazia uma piadinha de japa, mas creio que quem incomodou foi a rede rival, que tinha um nome japonês.
O post me lembrou certa ocasião em que pessoas de nome Bráulio se uniram em uma ‘organização’ a fim de tirar do ar uma propaganda de campanha governamental pelo uso da camisinha. “Não deixe o ‘bráulio’ sair de casa sem o seu agasalho”, dizia a propaganda, ou algo do tipo.
CONAR tinha é que cair matando em cima da Revista Época.
Estampou na capa uma chamada para um informe publicitário travestido de reportagem com o título: “OS DEPILADOS – Eles raspam o peito e dizem que é dos lisinhos que elas gostam mais”.
Propaganda ser imbecil, tá no direito dela (Colgate que o diga). Agora, revista de infirmação se vender dessa forma e não assumir a publicidade oculta, é criminoso.
Não vi isso. Foi na capa?
Yes, sir.
Veja com os próprios olhos: goo.gl/nzzqi
Que coisa…
Sem querer ser polêmico, mas já sendo, acredito que muitos reclamantes “incomodados” querem conseguir uma grana com a situação.
Do nada surge um processo a partir dos ofendidas contra a empresa de barbeadores e a agência de publicidade que fez a propaganda.
Mesmo que demore anos, podem ser que ganhem um dinheirinho pela “ofensa” que ocorreu.
Será que o meu pensamento é muito radical?
Eu sou peludo, tenho pêlos até na testa. Não me senti ofendido, muito pelo contrario acho que nós os peludos deveriamos agradecer por existir a ferramenta para resolver o problema, se querem continuar peludos não comprem a tal ferramenta, simples. Boicote é a melhor arma.
E a propósito mudando o assunto, chupa pó de arroz!
Bem, não não duvido nada de ter rolado uma “verbinha” extra de campanha para alguém ligar reclamando para o Conar e gerar buzz já que a campanha é tão ruim que não conseguiria fazer isso por si só.
Alias, a publicidade brasileira precisa ser mais criativa, seja nas peças/campanhas, seja nas ações de marketing. Esses “gênios” me fazer rir (amarelo, é claro). Tenho preguiça desse povo.
Pra sorriso amarelo tem aquele creme dental que os “dentistas profissionais de comercial de tevê” recomendam…
Bem lembrado cara! Trabalho com publicidade e essas coisas existem…
Do jeito que há “espertões” em todo lugar, não duvido que ocorra isso mesmo.
Vou lançar uma campanha publicitária que dirá que o homem que depila peitinho e pernocas “escamoteia” como diria Didi…quero ver o que irá acontecer ……
Lendo o seu post lembrei quando o El Niño fez estragos nos EUA. Teve gente que pegou a lista telefônica, localizou pessoas que tinham o sobrenome “Niño” e fez reclamações para elas…
Desocupado é que não falta no mundo…
André, já eu concordo com as reclamações. É a publicidade (sou publicitário!) utilizando da mídia para atingir a massa e colocar seu padrão ideal como vigente. Mas não concordo que a marca deva ser autuada pelo Conar, mas deve sim ser achincalhada pelo público. Me lembro que uns 10 anos atrás o cantor Daniel estava estampado nos ônibus de SP só de cueca. Liguei pra marca reclamando. A população não merece ver o sertanejo só de sunguinha logo manha.
O Garagem chegou a fazer uma campanha para que os ouvintes ligassem para a marca. Lembra disso, André?
Claro, até ligamos pra fábrica, de madrugada.
Verdade, lembro que anos atrás morava num prédio e a minha janela era de frente daquelas placonas de publicidade, por um tempo tinha uma propaganda com uma modelo gostosona de calcinha, era uma maravilha quando acordava de manhã e abria a janela com aquela vista mas durou algumas semanas. Uma manhã abri a janela, vi o Edmundo (aquela animal) de cueca! Nunca mais abri a janela e a cortina…
Será que essa galera cabeluda também ficou indignada com a propaganda da Brahma? Quando vi a campanha da cerveja pela primeira vez achei que era algum tipo de pegadinha. Não reclamei no Conar. Só parei de consumir a dita cuja.
Barça seu pilantrinha! Tu não reclama pois, depois do “é dos carecas que elas gostam mais” só saiu no lucro né?
Espertinho!!!
outra noticia vital:
http://odia.ig.com.br/portal/cienciaesaude/soltar-gases-durante-viagens-de-avi%C3%A3o-faz-bem-dizem-cientistas-1.551317
Barça, voce tem razão de tirar o sarro dessa palhaçada toda, mas dê uma olhada nas “notícias” de celebridades publicadas no site que você trabalha…Sugiro um blog com “manchetes” ridículas do folha.com referente a este assunto. Vai por mim, tem muita coisa constrangedora para um site que se diz jornalístico.
Verdade.
Sem contar na qualidade da redação dessas notícias. Ontem estava lendo um dos artigos desse jornal sobre a moça que foi presa em Londres acusada de seqüestrar o próprio filho e o texto estava simplesmente incompreensível. Procurem e vejam.
Desse jeito, quem é louco de aderir ao paywall? Qualidade tem que vir antes de tudo.
sinceramente…
relembrando post anterior, sera que eles se incomodam com as propagandas que incentivam comer porcarias?
Verdade.
Um doença chamada “politicamente correto”! Na semana passada foi o “Gato Preto”, hoje isso, amanhã vão proibir a exibição de Goonies já que no filme tiram sarro do gordinho?Fico imaginando o que aconteceria com Chico Anysio,John Belushi, Zé Vasconcelos, Bussunda e tantos outros!
O erro de quem fez a propaganda não foi o tal preconceito (onde acharam preconceito? mas que mundo imbecil é esse?). O erro foi a estratégia comercial.
Acho que a maioria dos homens tem o peito peludo e os “jênios” da agência que criaram essa peça, tentando vender pra esses homens, criam esse mal estar? Isso sim que é ridículo.
Essa é a hora de algum concorrente pegar o Tony Ramos, o Fofão, o Chewbacca e outros peludos, fazer uma “contra-propaganda” e ganhar consumidores.
É verdade, ridicularizaram o público alvo. Mas talvez o “raciocínio” (vamos considerar que exista essa prática na agência) seja: “vamos deixá-los complexados que comprarão mais lâminas para se depilarem”. Peludo autoconfiante é prejuízo na certa.
Hehehehe…esse publicitários são tão burros que nem conhecem o produto que vendem: essas lâminas de barbear não servem pra depilar não…aquilo em contato com a pele do resto do corpo faz um belo estrago.
Uma vez tive que depilar uma região do corpo pra fazer um cirurgia e só consegui usando o aparelho que a esposa usa pra se depilar. Com o meu de rosto eu quase “me operei”….hehehe.
Dos impostos abusivos que pagamos diariamente ninguém reclama! Agora uma propaganda idiota como esta aí sim aparecem os babacas que sentem ofendidinhos. Imagina só se o Tony Ramos ligasse para isso como você falou? Essa é nova o “bulling capilar” rs….infelizmente vivemos na era da mediocridade como diz uma música minha “é só questão de tempo para se acostumar a mediocridade invadiu nosso lar” Abraço!
Não sei o que é mais patético: a propaganda em si ou os peludos fazendo reclamação no Conar.
Vivemos na época dos melindrosos. Há 2 semanas uma propagaganda da VW foi proibida por associar gato preto a azar. O argumento era que os gatos pretos seriam perseguidos nas ruas.
Voltamos a idade média.
É sério isso?
Infelizmente é sério!
Sim, é sério. Alguma entidade de proteção aos animais disse que os gatos pretos são os mais abandonados por causa dessa superstição e que a propaganda reforçava isso.
Na boa, não sou nenhum politicamente correto e bem longe disso. Mas tenho uma amiga que trabalha em ONG de proteção aos animais e o índice de gatos pretos que sofrem maus tratos ou são abandonados devido a essa fama de trazerem azar, é altíssimo. Na verdade, esse é um comportamento de idade média. Nesse caso em particular acredito que a propaganda só estimula essa situação.
Também estou do lado dos politicamente corretos neste caso. Os bichanos pretos se ferram de acordo. Testemunhei vários episódios de violência contra eles justificados por esta superstição (cultivada também por gente que se pretende esclarecida). Os bichinhos não devem entender nada.
Sei que os pobres gatos pretos sejam mais maltratados do que os demais, mas não entendo como um comercial poderia piorar (ou melhorar) a situação deles…
A chamada “Lei de Gerson”, por exemplo, surgiu da “interpretação” dada pelo senso comum a um comercial de cigarros. Mas não devemos proibir manifestações publicitárias, artísticas ou jornalísticas pelo fato de o espectador médio ser um tapado ignorante. O simancol deve ser acionado antes do lançamento da propaganda, pelos “criadores”, pela “equipe”. Aí se pode evitar que o mané que acredita que o ator da novela é o vilão na vida real comece a temer o gato preto. Depois que lançou a propaganda, um abraço – liberdade de expressão, sempre.
Neder, a o comportamento descrito na lei de Gerson não surgiu de uma propaganda. É uma característica do brasileiro querer sempre levar vantagem. O nome dado a isso é que surgiu no comercial ( Lei de Gerson ).
Mas no comercial o Gerson dizia: “Vc tem que levar vantagem em tudo, certo?”
Eu falei da promulgação da lei que regulamentou o comportamento, legitimando a referência nacional. Tá bom assim, Franklin…?
Ô André, você sabe o que o Gérson achava dessa história toda? Se ele ratificava a lei ou preferia não ser associado a ela?
Ele odeia falar sobre isso, ficou marcado.
Não teve uma época que a Prefeitura do Rio de Janeiro – há uns 10 anos – lançou um anúncio contra tv a cabo clandestina com o título: “Diga não ao gato” e depois teve que mudar pq crianças estavam maltratando os bichanos?
Fico imaginando pessoas se deparando com gatos e dizendo “Não” para os bichanos.
Quero saber é do cabeludo da Sabrina Sato.
Ela usa lâmina lá, ou cera ????
Que decepção André. Você, um cara inteligente, dar atenção para uma besteira dessas, postar aqui no blog essa Sabrina Chato.
Sem margem de duvidas, esse papo de CONAR é uma armação para a propaganda ficar em evidência.
Sobre depilar peito, eu tenho muito orgulho do meu cabeludo e nunca passarei gilete nele.
Claro que é uma besteira. E é justamente porque uma besteira dessas merece a atenção do Conar é que precisa ser discutido.
Pois é André… o triste é que É VERDADE essa do gato preto… Tristes tempos, alias acho que mesmo não sendo sua praia renderia um post muito legal falar sobre esse fenômeno das pessoas ” humanizarem” seus bichos de estimação, a ponto de termos, pame.. creches!!! para os bichos, festas de aniversário, etc.. Como diria Supla… Esses humanos!!! rs
Coitados dos animais, nenhum deles merece ser comparado aos humanos… Maldito dia em que se tornaram de estimação: de um lado, sádicos e psicopatas torturando os coitados; de outro, doentes emocionais tentando fazê-los deixar de serem animais. Será que uma terceira via é tão difícil de alcançar? Um animal bem cuidado e respeitado como o animal que é….?
O comercial da Gillete tenta empurrar uma nova tendência na população, e faz isso ofendendo boa parte dos homens, que são os principais alvos de seus produtos. Sinceramente acho que quem se sentisse ofendido pela propaganda em questão deveria simplesmente parar de comprar os produtos desta marca ao invés de fazer uma reclamação ao Conar. Imagino que isto seria uma medida muito mais efetiva.
Abandonei lâminas há anos desde que uma marca holandesa lançou barbeadores elétricos que podem ser usandos dentro do chuveiro e ainda mais usando espuma de barbear. O investimento incial num topo de linha pode ser até caro, se vc comprar nos EUA não, mas vale o investimento de fazer a barba distraído sem risco de arrancar um bife ou não ter irritação no pescoço
Rapaz….eu preciso conhecer esse negócio.
Isso deve ser bom mesmo. Usar barbeador elétrico sem abrir mão daquele “ritual” que eu adoro, com espuma de barba e tudo..
Tá aqui o aparelho, Willian, comprei e realmente vale a pena (sem merchan para o ML, foi o que achei mais rápido para postar): http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-462683507-barbeador-philips-hq7340-recarregavel-lavavel-bivolt-_JM
Esse está ultrapassado, só é lavavel, não faz barba no chuveiro nem com espuma esse aqui faz isso: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-462546297-barbeador-eletrico-recarregavel-at891-philips-frete-gratis-_JM mas os bons mesmos começam aqui http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-456350300-barbeador-eletrico-philips-rq-1150-3-cabecas-senso-touch-_JM e terminam aqui http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-460320282-barbeador-philips-sensotouch-3d-rq1250-lancamento-_JM
Eu até gostaria de dizer que vou boicotar a marca por causa desse comercial – ou melhor, “campanha” -, mas o fato é que eu já tinha deixado de comprar quando a mesma resolveu investir em acéfalos lutadores de vale tudo, como garotos propaganda.
Valeu, marca X. Foram 20 anos de bons serviços jogados fora. Agora eu vou “amarelar”
Nossa, boa sorte usando bic…
Boa sorte mesmo! Corta toda a face… crédo!
Segundo o inesquecível mestre Zeca Bordoada, macho não tem “face”, tem “CARA”. E arranca a barba é na motosserra rs.
Bic, só a caneta!
Uso há décadas e no troco por outra.
Em lugar que se faz pizza, nunca peça esfiha… e vice e versa.
Pior que eu conheço um lugar que fazia esfihas ótimas e começaram a fazer pizza… que também são ótimas…
Não pode ser verdade…