Sabrina Sato e seu problema cabeludo
21/02/13 07:05A notícia é tão ridícula que fico até com vergonha de divulgá-la. Mas vamos lá: o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu um processo para avaliar denúncias de suposto preconceito contra homens peludos, cometido por uma famosa marca de lâminas de barbear.
No anúncio, veiculado na TV, luminares da cultura pop mundial como o cantor Psy, Sabrina Sato e as gêmeas do nado sincronizado, Bia e Branca, incentivam a depilação peitoral masculina.
O Conar diz ter recebido nos últimos dias 15 reclamações – 14 de homens e 1 de mulher – que consideraram a propaganda preconceituosa.
Nas mensagens encaminhadas ao Conar, os consumidores classificam a propaganda como “preconceito contra os peludos” e afirmam que o filme “tacha” o grupo de homens com pelos no peito como “nojentos”.
Em uma das reclamações, o consumidor lembra que numa propaganda anterior a empresa já havia se referido aos homens peludos como “homem das cavernas”.
Democracia é isso. Mas quem disse que viver em uma é fácil?
Fico imaginando que tipo de pessoa tem tempo e paciência para escrever a algum órgão reclamando sobre esse tema tão importante quanto a defesa da dignidade dos peitos cabeludos.
Será que Tony Ramos parou as gravações de alguma novela para ligar para o Conar? Acho que ele tem mais o que fazer, não?
Será que os defensores dos peitorais capilarmente privilegiados também gastam seu tempo reclamando da qualidade da escola dos filhos? Ou do transporte público?
E a liga dos defensores das pessoas com verruga no queixo, onde está? E o sindicato dos calvos?
Onde estavam os defensores das aves comestíveis quando Costinha, maldosamente, posou nu ao lado de uma ave indefesa na capa de “O Peru da Festa”, submetendo o pobre animal a um trauma terrível?
Finalmente, cadê o sindicato dos míopes, que nunca reclamou do Silva de Chico Anysio? E a liga de defesa dos vesgos, que nunca protestou contra o Cocada?
P.S.: Hoje, sexta, estarei sem acesso a Internet até o fim da tarde. Se o seu comentário demorar a aparecer, não me xingue, aguarde que, no fim da tarde, volto a moderá-los. Obrigado.
André, parabéns!
A propaganda não quer OBRIGAR alguém a comprar o produto e muito menos a mudar seus hábitos! Gosto é gosto!! Cada um tem o seu! Ela só quer divulgar o produto pra quem já está predisposto a compra-lo!
Exatamente!
Que bobagem! Quais foram os crimes contra a honra que a famosa marca de lâminas de barbear cometeu?
É apenas uma conversa na praia e o gosto delas, o que não representa o de todas as mulheres. Acredito que quem se incomodou com a propaganda está com medo de que alguma mulher peça para ele depilar o peito.
Que porra de crítico conformista que vc é…defendendo as corporações como se elas precisassem, tratando o sentimento do outro como um dos problemas da democracia…que zuado. E previsível vindo da Folha.
Aposto que se não escreveu ainda irá escrever sobre os desocupados que estão questionando a blogueira cubana. Triste ter quem te leve a sério.
Só tem peludo aqui reclamando.
Eu li um tempo atrás seu texto sobre o documentário “Muito além do peso”. Eu tinha, por coincidência, acabado de assistir.
Não sabia sobre o Conar e essa propaganda de homem peludo, mas uma pergunta… Qual a posição do Conar sobre publicidade infantil de produtos alimentícios de baixo teor nutritivo?
Sim, também tenho curiosidade em saber isso.
Bem, então devo reclamar ao Conar pela apelação em mostrar mulheres nuas durante todo carnaval, sambando em plena tela da tv com sua globeleza? Do tipo violão, perfeita e dançarina dos sonhos de muitos homens. Bem, sei que não sou feia e meu corpo é legal, mas não é perfeito. Portanto, vou reclamar por preconceito também….uso do corpo feminino para ibope besta é pior do que a gilete dar a idéia e opção de pessoas com corpo cabeludo de se raspar e ter outra aparência quando quiserem.
E AÍ…..DOIS PESOS …DUAS MEDIDAS.
Por um mondo onde possamos ser peludos, cheios de espinhas, de verrugas, calvos, gordos, suados (daqueles que deixam uma mega pizza debaixo do braço) e fedidos sem que a mídia e o mundo nos julgue! Conar ta certinha mew! #sqn –‘
Que falta de Pia Suja ! Deixem a CRIATIVIDADE E A LIBERDADE PUBLICITARIA EM PAZ POR FAVOR !!!! GRATO.
Acho gozado demais quando equiparam publicidade a arte.
Coitados dos Ursinhos !
Já são discriminados por serem gordos e agora por serem peludos .
kkkkkkkkkkkkkk
A gente pelo amor né , vamos nos preeocupar com a ficha limpa e a falta dee escolas e despreparo dos professores , isso sim vale mais a pena !
acho feio e pouco másculo homem depilado
Eu pensei a mesma coisa: Será que existe um “Sindicatos de Peludos”, com assembleia, presidente e conselho?
Como 15 gatos pingados podem tirar uma propaganda do ar em um país gigantesco? Por um motivo absolutamente ridículo.
Que país mais chato. Nota ZERO para o Conar.
O cara que fez essa matéria que é um cara conformado e que não sabe fazer matérias isso sim!!! Porque nem precisa chegar na questão de que esses que protestaram contra a propaganda são desocupados. A questão é simples: uma propagando lixo da Gillete, de quem precisa usar um marketing apelativo e preconceituoso pra vender e ainda ditar modinha. Cada um faz o que quiser, deixa peito cabeludo ou não e ninguém (ainda mais uma empresa grande) tem o direito de interferir nisso, é preconceito sim!!! Propaganda muito mal feita em todos quesitos, pois ainda precisam colocar 3 “gostosas” pra alinhar a marca e à questão da propaganda. Não são os homens peludos que são homens das cavernas e sim a Gillete com relação as suas propagandas!!! Parabéns à ela, precisa estudar um pouco mais!!!
E quem te mandou escrever sobre isso, tmb não tinha mais o que fazer?
Ah por favor, mais ridícula ainda é esta matéria! Não pelo assunto, mas pelo posicionamento. Se a pessoa se sentiu ofendida, deixa ela reclamar poxa!
Já sei. A coluna caiu na comunidade “Tenho peito peludo e me orgulho disso”, só pode.
hahahha… Além de se sentirem ofendidos por uma coisa que pelo jeito a maioria levou como brincadeira, ainda se sentem ofendidos pela verdade de que, para o que realmente importa, eles não perdem nem 5 minutos ligando seja lá pra que órgão for… E ainda perde tempo pra vir aqui, ler (nem sei se tudo) e continuar a se manifestar por coisa alguma. É o tipo de gente que presta mais atenção nas propagandas que aparecem no meio do BBB que na palhaçada toda que o Brasil está virando…
Querida, acho que vc não leu direito o que eu escrevi ou sua interpretação de texto esta lesada! Mas valeu a tentativa!
Não sei, não tenho peito peludo e nem to nesta comunidade. Acho que pessoas sem peito peludo e que não estejam nesta comunidade a que tu te refere também leem esta coluna!
Ou não!
Não caiu em comunidade nenhuma, no meu caso a folha divulgou a matéria no facebook para quem segue a página e eu vim correndo ler achando que era uma defesa aos que se sentiram ofendidos pela propaganda. Me decepcionei com a matéria e com os argumentos usados. A propaganda da Gilette é sim preconceituosa e digna de um processo. Afinal, ninguém é obrigado a ser tachado de nojento só pq tem uma característica física natural como pêlos. Quem não está confortável e se sente ofendido deve sim protestar, independente do que seja, até pq as coisas só mudam no mundo desse jeito.
então fica assim,pelo sim pelo não nenhuma reclamou ainda não,pelo – isso…
Concordo Juliano! Acho que a matéria foi ridícula, ainda mais no Folha de São Paulo kkkkkkkkkk lamentável viu…
Douglas honestamente não tive nada contra o artigo, até porque o CONAR deve ter mais o que fazer. Achei, sim, ridículo o posicionamento de quem escreveu sobre o assunto. Julgou os que se sentirão ofendidos , dando entender que seus motivos eram ridículos e fez disso sua matéria! Quem tem menos o que fazer aqui? EU!
E ver pessoas respondendo de forma debochada e ignorante já virou normal! Até mesmo o próprio redator da coluna o fez! O que esperar da mídia a não ser essa palhaçada toda não é mesmo Ana Laura?
é muita palhaçada… será que vão me processar por eu gostar de homem de peito raspadinho??? Homens… mulheres ODEIAM lamber cabelo… pensem nisso
creedo! que fetiche estranho, “lamber peito de homem”? Vc deve estar falando de outros pelos né…
gente presta atenção , palhaçada isso e já que é pra opinar , sexo de qualidade é legal mesmo sem pelos ou vcs acham que é legal passar a lingua em um peito cabeludo ou outras coisinhas mais ,, por favor né ! a maioria das mulheres que tem um bom desempenho sexual preferem homens lisinhos assim como os homens preferem as mulheres lisinhas ,,,
Não generalize!
Se você odeia, procure alguém que te satisfaça, ao invés de pesar na mente de um homem o que ele deve ou não fazer!
Agora se você quer expor a sua vida sexual, use de um site mais apropriado!
15 desocupados ? Não diminuindo, nem aumentando a mistica em volta do tema… Mas alguém daqui ja sofreu preconceito ? Alguem sabe como é entrar em algum recinto e ter olhares de todos os tipos ? argumentos de canto de boca, e risadinhas as vezes ?
Enfim, acho que TODO PROTESTO É VALIDO, PORQUE SÓ 15 PESSOAS NÃO PODEM RECLAMAR ? DEVERIAM SER 1 MILHÃO ? TODO CIDADÃO TEM DIREITO DE USAR SEU CORPO COMO BEM ENTENDE.
Acho que se pessoas fluentes pensam dessa forma ATRASADA E ESTÚPIDA, EU NÃO TENHO CULPA, NÃO MEREÇO NENHUM TIPO DE PRECONCEITO. Nenhum tipo de racismo deve ser permitido, se caso for, como poderíamos defender homossexuais ? não são todos os brasileiros que tem preconceito, é uma parcela pequena da população,e só. Se for visto pela sua visão, os homossexuais não tem os mesmos direitos de qualquer outro ser humano ?
Justo quando a justiça começa a fazer multirão para desengavetar processos, surge uma forma de obstruir tudo novamente.
Que tipo de homem reclamaria desta bobagem?!
O homem que sofreu preconceito desde criança e convive com essa situação.
O homem que depois de ter vários problemas na vida, incluindo o suposto problema relacionado, teve depressão.
O homem que depois de muito tempo de terapia conseguiu se trartar.
O que eu acredito que estas pessoas querem dizer é que raspar o pêlo do peitoral masculino tem que ser uma opção e não uma obrigação, assim como alguns declaram a ditadura da magreza, cada um tem sua beleza e tenho a certeza que alguém acha muito bonito ter pêlos no peitoral. Portanto em minha concepção a denuncia é válida sim, e se alguns se sentiram descriminados devem sim promover a justiça.
“Fico imaginando que tipo de pessoa tem tempo e paciência para escrever a algum órgão reclamando sobre esse tema tão importante quanto a defesa da dignidade dos peitos cabeludos.”
15 pessoas?! Me pergunto se desocupados são os 15 reclamantes ou se um órgão como o CONAR é realmente sério…
Os incomodados que se mudem! Propaganda é voltada para pessoas que se identificam com marcas, produtos e comportamentos. Portanto, cada qual no seu quadrado! Ainda estamos numa Democracia mesmo que, a maior parte dos exercedores dessa ferramenta sócio-política sejam tão pouco inteligentes!
Boa Grace
se 15 pessoas perderam seu tempo indo ao conar reclamar, com certeza outras 15 mil ou mais se sentiram prejudicados e não reclamaram… e é justamente pra isso que serve esse orgão. essas 15 pessoas que “perderam seu tempo” estão de parabens… exerceram a democracia na forma mais plena…. se pra vc a solução é mudar os incomodados, pelo seu ponto de vista os negros que sofrem preconceito deveriam ir embora do brasil… pra mim essa sua solução parece pouco inteligente.
Caro Andre, mas ridícula que a reclamação dos consumidores é seu artigo medíocre que não procura compreender nada sobre a ditadura da beleza imposta por esse tipo de propaganda degradante. As mulheres, muito mais que os homens, sofrem com esse tipo de propaganda, mas você tem coisas muito mais importantes pra fazer mesmo que tentar entender os motivos dessas 15 pessoas. Porque não começa a escrever uma coluna com dicas para emagrecer, ou um debate sobre a novela das oito?
Bruno, ninguém te obriga a ler nada. Tchau.
Bela argumentação, já compreendi seu vasto ponto de vista. Tchau.
se 15 pessoas perderam seu tempo indo ao conar reclamar, com certeza outras 15 mil ou mais se sentiram prejudicados e não reclamaram… e é justamente pra isso que serve esse orgão. essas 15 pessoas que “perderam seu tempo” estão de parabens… exerceram a democracia na forma mais plena.
Bravo Rodrigo…. Concordo!
Ninguém obriga o Bruno a ler nada, ele o faz se quiser…como também quem se achou lesado pela propaganda de alguma maneira, reclama e denuncia se quiser e se achar que tem direito. Fico imaginando que tipo de pessoa tem tempo e paciência para escrever uma matéria tão ridícula. Tchau.
Tambem acho ninguem obriga a ler muito menos ver na TV nada.
Concordo plenamente, quando vi a propaganda pela primeira vez achei bem manipuladora, esse é o marketing apelativo.
O CONAR deveria processar a agência e a Gillette simplesmente por terem, respectivamente, criado e aprovado um comercial TÃO RIDÍCULO. Cadê nossa publicidade que era tão criativa – e certeira – que tínhamos até o fim dos anos 90?
E desde qdo o Conar processa alguém? Alias, vc sabe o que é o Conar?
ARRASOU ANDRÉ! Excelente sua colocação! Ninguém se preocupa na hora de votar, muito menos fiscalizarem o CONGRESSO NACIONAL!
Caro André, o tipo de gente que tem tempo e paciência para escrever sobre este tema ao CONAR é o mesmo tipo que tem tempo e paciência para escrever sobre estas pessoas. Desocupados iguais à você.
Sim, Leonardo, escrevo este blog de hobby, em meu tempo livre, não sabia? É que adoro receber comentários inteligentes como o seu.
Assim como matérias inteligentes como a sua kkk
Sou do tempo que fumar era lindo, mas esconder o croquete era HORRIVEL, ja hoje em dia,,,,,,,,,fumar é tao feio!!!!!
Brasil, um país de tolos desocupados.
Ouvi dizer que 15 japonesas feias e inteligentes ( com mestrado e doutorado! ) estão entrando com ação no CONAR referente ao preconceito de colocar na propaganda uma japonesa gostosa e burra…
André, o Monteiro Lobato é um maldito racista, hoje nas escolas cantam ” não atirei o pau no gato…””. O que esperar do politicamente correto?
Isto me lembra um episódio do Simpsons em que o Sr. Burns, para aceitar um simples convite para entrar na casa do Homer, consulta a banca de advogados que o acompanha.
As coisas estão estranha…
Muito se falou aqui, mas o principal passou batido: a gostosura das garotas-propaganda.
Ps – sou peludo pra kct.
André, não querendo ser chato, mas já sendo. Vc escreve sobre todas últimas novidades que surgem no mundo pop, os últimos filmes hollywoodianos que merecem ou não serem vistos… Agora, pq vc não escreve uma crítica se quer sobre o filme mais comentado do país atualmente, O som ao redor do Kleber Mendonça, nem que seja para falar mal. Sei lá, se vc escreveu sobre a chatice dos Miseráveis, pq esse desprezo pelo nacional.
Max, porque eu não consegui ver o filme. Moro numa cidade sem cinemas. Quando fui a SP, estava passando em duas sessões apenas, eu estava trabalhando e não consegui. Simples assim. Quando sair em DVD ou eu der sorte de conseguir assistir, escrevo sobre o filme.
Caramba: o cara é crítico e mora numa cidade SEM cinemas??? WTF – O Brasileiro precisa rever seus conceitos mesmo…
Moro, Alexandre, e me desloco até onde hajam cinemas, é muito difícil entender isso?
15 desocupados. Simples assim !!!