Precisamos falar sobre Kevin
23/02/13 17:26Falou-se muito, nos últimos dias, sobre a punição da Conmebol ao Corinthians. Falou-se mais sobre isso, inclusive, do que sobre Kevin Espada, o menino de 14 anos que morreu no estádio em Oruro, atingido no rosto por um sinalizador disparado da torcida do Corinthians.
Proponho uma reflexão. Imagine que os papéis fossem invertidos: uma torcida organizada de um time da Bolívia veio apoiar seu time em algum estádio brasileiro – não importa se o Pacaembu, o Engenhão, o Mineirão, qualquer um.
No meio do jogo, integrantes dessa organizada boliviana soltam um sinalizador, que atinge e mata um menino brasileiro de 14 anos.
Como os brasileiros reagiriam?
Em primeiro lugar, gostaríamos de ver todos os responsáveis presos, claro. E não só o que disparou o sinalizador, mas também os que levaram os artefatos para o estádio.
Depois disso, tenho certeza que todos gostariam de saber como esse sinalizador entrou no estádio. Quem o comprou? Quem pagou por ele? Como ele foi trazido da Bolívia para o Brasil? Como entrou no estádio? Havia outros sinalizadores iguais com a torcida?
Finalmente, seria preciso descobrir se existe relação entre o clube boliviano e esse torcedor. Quem pagou a viagem do torcedor até o Brasil? O clube banca os ingressos desse torcedor? Os dirigentes do clube conhecem e apóiam esse torcedor?
Se ficar comprovada a relação entre o clube e o torcedor, o clube também precisa ser responsabilizado.
O que não pode ocorrer é o festival de demagogia e hipocrisia que estamos vendo: de um lado, torcedores rivais culpando os corintianos, como se todos os corintianos – e só eles – fossem criminosos. Um nojo.
Do outro, dirigentes e boa parte da mídia esportiva, tentando imputar o crime a uma pessoa só, como se fosse um caso isolado, e fazendo de tudo para inocentar o clube. Isso é imoral.
Vamos deixar uma coisa bem clara: não falo só do Corinthians, mas de TODOS os clubes brasileiros que têm relações promíscuas com as organizadas: eles precisam, de uma vez, cortar qualquer ligação com as torcidas.
Os torcedores de verdade – não os profissionais da arquibancada – deveriam exigir que seus clubes rompessem imediatamente com essas facções.
Além disso, os clubes tinham a obrigação moral de responder a algumas perguntas: eles dão ingressos para as organizadas? Dão dinheiro? Existem membros de organizadas trabalhando nos clubes? Quantos torcedores profissionais são sustentados pelo clube?
Sobre a punição ao Corinthians, achei justa. Infelizmente, nossos dirigentes têm os bolsos mais sensíveis que as consciências.
Espero que, além de presos os responsáveis pelo sinalizador, se apurem as responsabilidade de dirigentes e do próprio clube também, para que todos os clubes – TODOS – aprendam que apoiar organizadas pode ser bom negócio a curto prazo, mas tem seu preço no fim.
E enquanto alguns reclamam de não poder ver seu time no estádio e o Corinthians vergonhosamente tenta chantagear a Conmebol, ameaçando tirar o time da Libertadores, a família de Kevin Espada enterra o menino.
Só um detalhe, se a Conmebol punir apenas o Corinthians, lavando as mãos como se não fosse responsável por nada e tb não punir o São José (organizador do jogo) fechando o estádio, sou a favor do Corinthians se retirar da Libertadores. E aí não é chantagem, é simplesmente exigir que todos os responsáveis sejam punidos.
Barça, um fora do tópico. Dias atrás o Juca Kfouri publicou em seu blog algo tão triste quanto a morte de Kevin Espada, ainda que o que ocorreu não esteja ligado ao mundo do esporte. Mas é muito forte tb. http://blogdojuca.uol.com.br/2013/02/horror-horror-horror/
Eu li a história, triste demais…
Já tinha lido essa notícia. Ela saiu apenas em alguns sites, mas não teve ampla divulgação. Por que um suicida que foi torturado pelos militares quando era apenas um bebê não merece espaço nos telejornais, por exemplo? Queria saber o que os defensores da refundação do Arena acham sobre essa tragédia.
É fundamental mencionar o quanto as organizadas faturam em cima da marca do time.
Só pra variar:
http://www.parana-online.com.br/editoria/policia/news/652882/?noticia=FORA+DOS+GRAMADOS+ATLETIBA+E+MARCADO+POR+MUITA+VIOLENCIA
O corinthians mais do que qualquer outro clube nacional sua torcida organizada está diretamente ligada a diretoria do clube.O seu ex presidente andres sanches que de certa forma é eminência parda no clube veio de torcida organizada.A gaviões e outra mandam e desmandam no clube.Todos sabem que o time dá dinheiro pra essa torcida.Claro que o clube deve ser responsabilizado.
André, interessante o título do post com o caso ocorrido, mas eu continuo duvidando muito que aos 45 do 2º tempo não vá ocorrer um efeito suspensivo que não vá livrar a cara do Corinthians, e tudo continue como antes, o que seria lamnentável…
Existem torcedores que não sabem a diferença entre torcer e agredir. A mídia quando os chama de “bando de loucos” apenas reforça o pior aspecto dessa ausência de limites.
Texto bastante apropriado. Desconfio que os clubes criaram um monstro, e que agora simplesmente não possam mais com ele. Por outro lado, existe toda uma legislação para coibir as barbáries promovidas por esses vândalos, ao passo que, essas mesmas leis abrigam atenuantes, das quais os acusados se beneficiam, voltando a cometer crimes, dada a certeza da impunidade. Resumindo: tudo acaba em pizza. Se é para punir mesmo, então, que a porrada comece pela diretoria desses clubes, os quais, num curto período de tempo, dariam um jeito de se livrarem do monstro que criaram. Agora, um detalhe interessante: esse vândalos juntos são verdadeiros lobos; presos, não passam de ovelhinhas desvalidas. E até choram!
Uma vergonha, mesmo, o Clube recorrer da decisão e jogar pressão em cima da Conmebol. Deviam ter tido a hombridade, serenidade, vergonha na cara e altivez de se retirar do campeonato, pedir desculpas, dar uma pensão vitalícia para a família do Kevin, reformar ruas ou uma praça em Oruro, SEM COLOCAR PLACA dizendo que foi reformada pelo Clube, e ficar bem quietinho, no canto, com a cabeça virada na parede, para pensar no que aconteceu e em como impedir que isso aconteça no futuro. E isso vale para todo Clube que se envolva em coisa parecida. Como o seu Fluminense, quando na década de 90 a torcida deixou o Ricardo Pinto com problemas cerebrais, quanto o meu Coritiba, que 3 ou 4 anos atrás só não matou alguém por puro acaso.
Outra vergonha é a CBF não se manifestar, não prestar solidariedade, nada. Como se não fosse com eles.
Bem isso mesmo, sou corinthiano e achei o cúmulo ainda os dirigentes do clube ficarem indignados com a punição. Em redes sociais, torcedores bravinhos… Comentaristas esportivos falando abobrinhas pq tem rabo preso com organizadas, o fim mesmo da picada. “Infelizmente, nossos dirigentes têm os bolsos mais sensíveis que as consciências.”
A melhor análise sobre o caso que li até agora.
Ninguém se coloca no outro lado, só querem saber dos “coitados” que não verão os jogos no estádio, mas ninguém para para refletir: e se fosse um boliviano visitante que tivesse matado um brasileiro? A reação seria a mesma?
É essa nossa imprensa esportiva que ao ver a destruição que fizeram recentemente no aeroporto de Guarulhos chamou de “festa” o que o cidadão honesto viu como vandalismo. Se fosse em outros países, por outras pessoas, a depredação e os furtos ocorridos serial alvo de indignaçao, mas não ali, naquela festa. Ou na festa na festa na Bolívia, onde um sinalizador marítimo, sem dúvida, é item de primeira necessidade.
Hoje, saiu na Folha uma matéria falando que o verdadeiro culpado vai se entregar.
E, é um garoto de 17 anos, menor de idade que provavelmente não será punido.
Será que ele é realmente o culpado? Ou um dos?
Leiam:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/95413-autor-se-entrega-amanha-diz-gavioes.shtml
Não sei não. Isso está me cheirando à armação, ou seja, estão apresentando um laranja, menor de idade, para servir de bode expiatório. Não sei como são as leis bolivianas no caso de ser menor de idade.
menor de idade não pode ser extraditado, talvez por isso colocaram esse menor como laranja.
o Brasil não extradita brasileiros. Se o cara for condenado lá na Bolívia, mas voltar ao Brasil antes de cumprir sua pena, o Brasil não o entrega de volta mais. Ele só não poderá sair do Brasil sem correr o risco de ser preso em outro país.
Colocar um menor para assumir a “bronca”. Prática muito comum entre a bandidagem.
Tem que investigar direito.
Se eles fizerem isso vão se dar mal! Na Bolívia a idade penal para menor de idade é de 16 anos…
Cleibsom.
O “menor” não vai ser extraditado para a Bolívia.
Sou a favor te todos os times brasileiros fora da libertadores em 2013. E sonho …….com isto.
Quem sabe assim, a consciência morta de nossos dirigentes ressuscite, e possamos ter daqui pra frente um futebol que seja o melhor fora e dentro do campo. Pena que nem isto vá trazer de volta a vida do kevin e de muitos outros que foram mortos em estádios.
Vamos considerar ainda que o Corinthians eh o atual Campeão da Libertadores e do mundo, um dos destaques eh um jogador peruano que pela proximidade deve ser muito conhecido na Bolívia. Além disso, jogo realizado em uma cidade pequena. O garoto viajou 250 km para ver o jogo. Para eles era um evento. Um grande jogo. Sem qualquer rivalidade. Ao que parece nao teve nada de acidente. Simplesmente o sinalizador foi apontado para a torcida adversaria e disparado. Eh uma barbárie, uma selvageria. Tudo muito triste. O que era para ser algo saudável e festivo descamba para esse lado. O que faz uma torcida levar sinalizador para o estádio?
E se eu disser que há famosos comentaristas esportivos que vivem enfiados em festas de torcidas organizadas, enchendo a cara de cerveja e o bandulho de churrasco?
Nomes? Desnecessário citar, basta ver quem são os defensores das organizadas na Bandeirantes e na TV Gazeta
Sei disso, vc tem toda razão.
Eu concordo com o tom indignado do texto. É revoltante mesmo. Particularmente, acho o futebol brasileiro medíocre, tanto dentro como fora de campo. Perdi a paciência há tempos e não assisto mais, nem pela TV.
O que mais tenho visto é torcedor adversário usar levianamente uma tragédia para trollar a torcida corinthiana.
a punição para os clubes é a única medida sócio-educativa que funciona. o torcedor e, mais importante, o torcedor ao lado, sempre irão pensar duas vezes antes de cometer um ato de vandalismo, dentro ou fora do estádio, se souberem que a justiça funciona e que seu clube será punido. independentemente da responsabilidade que o clube tiver. e cá aqui entre nós, torcedores do corinthians costumam ser exaltados e violentos.
E acrescentando: grande parte da mídia tem sua parcela de culpa alimentando o tal de “bando de loucos” (ou “bando de bandidos”?). É deprimente ver parte da mídia (principalmente esportiva) sendo parcial com um determinado clube por questões de audiência. No mais, parabéns pelo artigo.
Por favor, separar o torcedor comum “louco” dos uniformizados imbecis. Há uma enorme diferença.
O Corinthians deveria ser excluído da competição, como já aconteceu com clubes na Europa. Infelizmente, o poder do vil metal (Globo, patrocinadores, etc) pesou mais do que uma vida humana. Lamentável, para se dizer o mínimo.
André, by do way: O Paulão era Santista em 1975 …
Caríssimo repórter e leitores:
O Presidente do senado é Renan Calheiros, o anterior era o Sarney. Antes da Dilma era o Lula, em São Paulo tivemos, José Serra, Geraldo Walkcmin e o Ex Secretario da Segurança Ferreira Pinto.
Nossa Polícia estadual é MILITAR, o Maluf e Quércia, NUNCA foram presos.
Vocês estão discutindo relação de valores neste país ??? Pelo amor de Deus, escreva ensinando ao povo como votar, como alterar o código Penal, Processual e moralizar a OAB deste país de 8°Mundo …
Senhores,
Gostaria de dar minha opinião.
Acho que nesse triste episódio algumas pessoas estão simplesmente julgando por razões clubísticas e isso é deplorável.
Acho lamentável que vidas estejam sendo perdidas, seja em campos de futebol, seja na volta do trabalho, seja na ida ao trabalho, seja em casa, etc.
Quero lembrá-lo de que em 1994 houve uma batalha campal (Copa São Paulo de futebol Jr. entre São Paulo e Palmeiras) no estádio do Pacaembú e um torcedor foi espancado diante das câmeras e nada aconteceu com os clubes. Recentemente (há menos de 20 dias) um torcedor do Atlético MG foi condenado pela morte de um torcedor do Cruzeiro e até o momento, não li e nem ouvi ninguém culpar o Atlético MG. Em 2005, a torcida do SPFC protagonizou um quebra quebra na avenida Paulista, trazendo prejuízos materiais a dezenas de comerciantes. Ninguém veio a público responsabilizar o SPFC pelos fatos. Essas são “apenas” 3 tristes estórias, dentre tantas, que acontecem pelo Brasil afora.
É realmente triste que alguém perca sua vida em uma circunstância como esta, mas a meu ver, acho errado que uma entidade tenha que se responsabilizado por um ato irresponsável e isolado de uma pessoa.
Um clube ou entidade deve ser responsabilizado pelos seus atos, como por exemplo, não dar segurança a evento que ela organizou ou usar de expedientes ilegais (suborno de árbitros, etc).
Se um torcedor for assistir uma Copa do Mundo em país qualquer e cometer um ato criminoso, é ele quem deve responder pelo seu ato e não a seleção de seu país.
O QUE ESTÁ FALTANDO É RESPEITO PARA COM O SEMELHANTE E ISSO NÃO É SÓ EM CAMPOS DE FUTEBOL MAS EM TODO O MOMENTO E LUGAR DESSE MUNDO.
Melhor comentário escrito a respeito dessa tragédia. Se você perguntar a qualquer um desses “indignados” que postaram comentários nesse texto qual era o nome da vítima, eles não saberão responder. Não por acaso: eles não estão preocupados com a vida dele, da dor que a família está sentindo e nem que se faça justiça. tudo o que eles querem e ver o Corinthians se ferrar. Se a morte do garoto servir para isto, eles vão comemorar como se fosse uma vitória do time deles. Esses mesmos indignados se calaram quando os times deles se envolveram em confusões semelhantes, como, alem das que você citou, o São Paulo que ameaçou os jogadores o Tigres da Argentina com seus seguranças armados na final da Sulamericana ou os torcedores do Palmeiras, que agrediram em grupo uma policial que tentava conter os atos de vandalismo que eles cometiam em um estádio no interior de são Paulo. Mas sobre isso eles não dizem uma palavra. Esse é o mal do Brasil: indignação seletiva. É o famoso “aos amigos, tudo; aos inimigos, a lei”. Bando de hipócritas.
P.S.: Na minha opinião, o Corinthians deveria ser expulso da Libertadores como forma de punir seus torcedores violentos pela tragédia que eles causaram. Mas isso teria que ser acompanhado de punições aos responsáveis pela tragédias, o autor do disparo, quem o ajudou, quem levou o artefato para dentro do estádio e todos os que o ajudaram a fugir.
Cara, eu concordo em partes com seu comentário… mas li uma coisa que me deixou pensando… e chega até a ser um complemento de seu raciocínio, creio eu.
Em particular, no duelo extra(dentro) de campo de São Paulo e Palmeiras, as pessoas que lá estavam foram no intuito de brigar, pois invadiram o campo. Fato. Não se discute com fatos.
O menino boliviano estava assistindo o jogo na arquibancada.
Não há uma diferença ai?
Luciano,
Essa confusão que vc se refere não foi na Copa São Paulo. Foi na Supercopa e em 1995
http://pt.wikipedia.org/wiki/Supercopa_S%C3%A3o_Paulo_de_Futebol_J%C3%BAnior_de_1995
Uma vergonha para o Brasil, este time ainda é patrocinado pela caixA FEDERAL COM O NOSSO DINHEIRO , que vergonha em caixA FEDERAL, deviam ser expulso e não poderem disputar a libertadores po 5 vezes que se classificassem pra essa disputa
Concordo que deva ocorrer alguma punição, mas aposto que sua proposta de pena é mais fruto de sua paixão de torcedor do que de seu senso de justiça de cidadão. Se envolvesse torcedor de qualquer outro time, duvido muito que defendesse uma pena tão severa.
Uma vergonha pro Brasil isso e esses marginais ainda sõa patrocinados pela caixa economica federal do brasil que vergonha em caixa federal o que vcs patrocinam com o nosso dinheiro
A caixa patrocina o clube, não a torcida. Confundir as duas coisas é o primeiro erro de avaliação. Por mais que haja relações promiscuas entre os dois.
Concordo.
O momento é para muitas reflexões. Somos uma sociedade com milhões de indivíduos e precisamos de regras claras e firmes para lidar com nossos idiotas. Os povos mais evoluídos – socialmente – fazem isso muito bem. Essas criaturas , as vezes os anjinhos da menor idade , são os monstros que arrancam nossas vísceras.
E as oferecemos aos países vizinhos. Nossos irmãos que as recebem com muito carinho. Deus é brasileiro, e sabe que temos uma criança morta em Oruro ,por um legitimo idiota brasileiro. Sou Corintiano… um brasileiro envergonhado.
Esse fato aconteceu no ano passado, após um jogo do Corinthians, pela Libertadores:
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/libertadores/noticia/2012/06/agressao-de-corintianos-em-alegrete-eles-foram-em-cima-do-meu-irmao-deram-um-soco-no-olho-dele-3806009.html
Correto. Lembra daquele caso da torcida do Avai, Santa Catarina, que estourou a mão de um torcedor do Criciúma com um rojão?
Acho que a coisa vai por ai!
Concordo com teu comentário. Tá perfeito. Faltou dizer que a ligação times-políticos tem se aguçado a cada dia que passa. Veja, p.ex, o pretendido pgto de R$400 milhões da Petrobrás ao Corintians. Salva o tal Itaquerão , enche a bola do PT e o povo paga a conta.
A torcida do Corinthians vinha sendo endeusada pela mídia com o título de “bando de loucos”. No Japão, a mídia dava mais à torcida e seu comportamento “doidão”, do que ao futebol em si. É evidente que esse endeusamento deixa algum reflexo nos “miolo mole” dos manos que compõe estes bandos, que achando que estão fazendo sucesso, se superam em loucuras, e nas bobagens que acabam ocorrendo. Não é somente os corintianos. Vale para a adulação que a mídia faz, irresponsavelmente, com os times de massa. A mídia fará sua “mea culpa”, ou somente vai aproveitar a onda para vender jornal, espaço na tv, etc?!?!
Lia seu comentário e já ia identificando mais um rancoroso torcedor rival que quer diminuir o clube e a torcida. Aí o comentário que considero preciso, equilibrado e esclarecedor: “É evidente que esse endeusamento deixa ALGUM REFLEXO NOS “MIOLO MOLE” DOS MANOS QUE COMPÕE ESTES BANDOS.”
É exatamente isso! Gente sem o equilíbrio necessário não entende os limites dessas ações de marketing. E nas Organizadas do clube ou rivais, o que menos existe é gente equilibrada.
Parabéns pelo comentário.
Concordo plenamente com tudo que escreveu, tanto que jurei que só me tornarei sócio do Grêmio, clube para o qual torço desde criança, atualmente tenho 50 anos, inclusive devendo meu nome a um dos maiores idolos do clube, no dia que deixarem de apoiar e conceder privilégios à esses marginais que se dizem torcedores.
Aqui em Curitiba, onde moro, amanhã teremos clássico atlétiba, e Segunda-Feira nas principais páginas dos jornais, veremos quantos onibus foram depredados e o total de prejuizos causados pelas brigas entre a duas quadrilhas.
É, Airton. Eu nem sei mais se vou no Atletiba. Vai que o pessoal do outro lado joga um sinalizador, ou dá um tiro pra cima do pessoal do meu lado? Nem vou dizer qual é o meu lado, porque tanto faz, o perigo é o mesmo.
Hoje nem precisa ser profeta…
http://www.parana-online.com.br/editoria/policia/news/652882/?noticia=FORA+DOS+GRAMADOS+ATLETIBA+E+MARCADO+POR+MUITA+VIOLENCIA
Quando eu morava em Curitiba, não me atrevia a andar de ônibus em dia de Atletiba. Além dos terminais ficarem infestados de torcedores de organizadas, corria-se o risco muito grande do ônibus ser apedrejado. Infelizmente já tive esse azar.