Chorão foi ídolo “punk” do pop brasileiro
06/03/13 09:50Muito triste a morte de qualquer um, especialmente de alguém tão jovem quanto Chorão.
Nunca encontrei o sujeito e só tive algum contato com ele quando o Charlie Brown Jr. fez um show fechado em uma casa noturna onde eu trabalhava.
Eu só tinha visto o Charlie Brown Jr. ao vivo pela TV, e lembro ter ficado impressionado com o profissionalismo do show. Não era música para mim, mas não dava para negar que era bem feito e que atendia perfeitamente ao gosto de um público jovem e numeroso.
Dá para entender porque tanta gente gostava do cara. Chorão projetava uma imagem de autenticidade “rocker”, um estilo rebelde de quem fala sem medir as consequências.
Claro que não dá para aprovar a agressão dele a Marcelo Camelo, mas pelo menos Chorão teve o bom senso de pedir desculpas publicamente.
Famoso também foi o esculacho público que deu no baixista Champignon. A exemplo da agressão a Camelo, Chorão depois se arrependeu e pediu desculpas.
Lendo os comentários e lamentos de pessoas que conviveram com Chorão, percebe-se que ele era exatamente como sua imagem pública: meio esquentado, sincero em suas opiniões, mas também muito engraçado e divertido.
Acho que existe uma geração do rock brasileiro, a que surgiu nos anos 90, como Raimundos, Skank e Charlie Brown Jr., que teve o mérito de não ficar pedindo a bênção da velha MPB. Fizeram seu som e, goste ou não, entraram no mercado sem fazer grandes concessões ao passado e sem implorar por um lugar na “linha evolutiva” do pop brasileiro.
Claro que o discurso e a imagem de Chorão – skatista, desbocado, fã de punk rock e rap – encontrou muitos fãs, especialmente entre a juventude. Foi o mais próximo que a música “mainstream” brasileira teve de um herói punk. Uma espécie de João Gordo mais “limpinho” e menos agressivo.
Repito: Charlie Brown Jr. não era música para mim, mas sempre achei que a banda tinha o mérito de ser uma porta de entrada para que a molecada conhecesse outros sons. Prefiro mil vezes que meus filhos ouçam o Chorão a Teatro Mágico.
P.S.: Com os dois textos de hoje, o blog volta na sexta. Até lá.
Morreu, melhor matou-se! Toda sua trajetória estampada de escândalos, imoralidades, irreverências (a maioria das pessoas veem nisso uma qualidade – falta de respeito nunca será qualidade e/ou virtude) e efeitos adversos de uma vida mal vivida. O grande espanto: há pessoas que idolatram pessoas com esse perfil, num futuro próximo virá filme biográfico (como Cazuza) e assim caminha a maioria da humanidade cega, a qual não suporta um momento de reflexão e que não tem parâmetros morais. Reina o caos, infelizmente
Você gostaria de falar mais sobre isso?
Não é necessário, pois neste pequeno resumo acima contempla tudo.
Bom, se no parágrafo acima você despejou todas as evidências de que o caos impera no mundo, a humanidade pode dormir tranquila…rsrs
Dormir e tranquila? Não, acordar para Deus e converter-se de todos seus pecados.
Para uma maior reflexão estudo o capítulo 1 da carta de Paulo aos Romanos, e verá que a humanidade despreza o Criador e isso a levará para a perdição eterna. Impossível dormir tranquilo após uma mensagem tão direta de Deus em Romanos, capítulo 1. Vá e confira.
“e assim caminha a maioria da humanidade cega, a qual não suporta um momento de reflexão e que não tem parâmetros morais”
A maioria da humanidade está errada; mas não você (que viu a luz) certo ?
Os malas religiosos são os mais engraçados.
Thiago, não sou ateu, por isso não venha com esse papo de acordar para Deus. Vivemos uma época difícil, mas não generalize dizendo que existe apenas caos e trevas. Aliás, sua afirmação de que o caos reina bem poderia ser interpretada como debilidade de sua fé, não é mesmo?
Não pense que sua interpretação viesada contém a prova cabal de que a humanidade despreza o Criador. A Bíblia é um livro grandioso: não fique fazendo uso pernicioso do modo como fizeste afora.
Inacreditável que em pleno século XXI as pessoas ainda acreditem em deus, bíblia, etc. É só ver as safadezas das religiões que se aproveitam da ignorância da humanidade. É como as drogas, tem trouxa para tudo!
Geneuronios, e no que você acredita, ser estritamente racional? Você só acredita só no que pode provar? Eu já passei dessa fase pueril de acreditar só no que pode ser provado. De fato, há trouxa para tudo, e tem trouxas que acreditam que sua razão limitada é capaz de explicar tudo.
Não escrevi desmerecendo quem opta por ser ateu e vem uma besta que nem essa dizer que é trouxa quem acredita em uma religião. Se eu tivesse escrito que nem um fanático, até desconsideraria…
A vida é tão simples,não é? basta abdicar da reflexão e seguir um livrinho onde tudo está explicado.Fácil…
Quem é ateu e viu milagres como eu, sabe que os deuses sem Deus não cessam de brotar. Ou não, pode ser outra coisa também. E viva Cacilda Becker!
Essa é a nova mania do brasileiro: ser moralista (com a moral alheia, lógico)
Religião não serve de nada, só cega, espiritualidade sim
Respeito quem é ateu por convicção, mas quem se intitula ateu para parecer racional acaba sendo racional como extremistas religiosos. Quanto a espiritualidade, estou plenamente de acordo -não só tem serventia, como é essencial ter uma.
Duas correções sobre o texto:
1. Chorão não pediu desculpas para o Camelo. Na época, colocou um pedido de desculpas no seu site para “filho e família” e “Los Hermanos e seus fãs”, de maneira generalizada. Na verdade, um tempo depois no programa Ensaio da Cultura, ele na verdade tripudiou sobre Marcelo Camelo e o fato, como pode ser visto aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=DYSCIMVb7u0
2. Ele não se arrependeu nem pediu desculpas a Champignon (que por sinal ele já tinha despedido no passado, depois de muitas ameaças de que “partiria em carreira solo”. Depois do incidente, ele convocou uma entrevista coletiva onde um constangido e aparentemente obrigado Champignon pediu desculpas aos fãs, logo ele que tinha sido atacado e xingado no palco.
É impressionante como a morte melhora o caráter das pessoas.
Pediu sim, veja aqui. “Peço desculpas a Los Hermanos e a seus fãs”.
http://diversao.terra.com.br/gente/noticias/0,,OI3529050-EI13419,00-Em+carta+Chorao+pede+desculpas+a+Marcelo+Camelo.html
Andre, eu me baseei nessa carta para fazer minha correção. Ok, ele pediu desculpas “institucionais” e generalizadas “aos Los Hermanos e seus fãs”, mas é só ler o resto da carta (“não fui que comecei”) e ver o video e outras declarações que não é difícil de entender que ele realmente não se arrependeu de bater no cara.
Ah, entendi: o Chorão escreve “Peço desculpas aos Los Hermanos” e você TEM CERTEZA de que ele não se arrependeu? Bola de cristal é pouco.
Olha Julio eu não sei o que você pretendia mostrando o link dessa entrevista do Chorão,mas eu passei a admirar muito mais o Chorão depois de ver o video ! Mala esse Camelo !
Chorão era humilde e sob recolher os seus erros.
Gostei muito do post, mas gostei mais ainda dos comentários sem noção. Dei muita, muita risada.
Toda semana tinha que ter um post sobre “temas polêmicos” : Legião, Raul, sertanejo universitário, hipster, bandas indies, artista mala, punks, etc..
Incrivel como o pessoal fica p. por uma opinião contrária ou uma critíca por menor que seja.
Fico imaginando onde esse pessoal descarregava as frustrações/raivas antes de existir a parte de comentários em noticias e blogs.
André, concordo em gênero, nº e grau! ah, e o q tem de analfabeto funcional comentando por aqui hein! vixe!
Nunca gostei do Charlie Brown. E acho que as pessoas que eram fãs da banda só acabaram gostando de porcarias que surgiram na segunda metade dos anos 90 mesmo, como Linkin Park, CPM 22, Nickelback etc. Sou fã do Los Hermanos, mas não gostei da orda de bandas “rock-mpb-newhippiechic-universitário”, coisas como Teatro mágico, banda mais bonita da cidade, movéis de acaju… terríveis.
“Fico com a impressão que boa parte dos leitores tem dificulade de interpretação de textos, ou pura e simplesmente não sabem ler direito.” – Carlos Martinez
Braza, sugestão:
Próximo post convide o Prof. Pasquale para ensinar aos novos leitores do blog o significado das palavras. Assim como o Fábio Massari para ensinar o que é/foi um bom som.
Não é o caso que não saibas definir o que é, porém com alguém mais falando… vai que a “galera” acredita… ou ao menos entende.
Boa sugestão. Assim o pessoal para de procurar controvérsia e polêmica num texto onde não há…
Los Hermanos foi a banda que matou o rock como música popular de massa no Brasil. Foi a partir dessa que o rock brasileiro se entregou definitivamente a ditadura gilchicocaetanica da MPB com surgimento dos indies estatais e de bandas horríveis compra Vanguart, Móveis Coloniais de Acaju e do Teatro Mágico. Esse rock FFLCH não dá.
Deviam deixar para quem tem menos de 20 anos falar sobre o CBJR, quem tem mais de 20, 30, 40 e vem querer dar licão sobre punk na postagem ou nos comentários devia se envergonhar! É como o Lobão falar mal sobre o Restart, parece que tem alguma razão mas é patético!
Barcinski, dessa tríade só não concordo com o Skank, que sempre beijou a mão do Clube da Esquina. Concordo com todos esses méritos, mas, sobre a autenticidade, penso até que ponto ela ia. Não pela postura no palco, mas, pelas letras, que falavam sobre a redenção pelo amor. A morte do Chorão mostra que não era exatamente isso que ele sentia e fico em dúvida: Chorão escrevia letras juvenis para não transportar a dor pra cima do palco ou porque era o caminho pra pagar as contas? Mais, se a arte serve ou deveria servir pra exorcisar demônios e limpar as tripas, não faltou uma válvula de escape, mesmo que sob o preço de perder o apelo pop, ao Chorão? Abraços
O chorume foi um bossa. Pronto! Falei.
Embora estava em baixa, os 3 primeiros discos do Charlie Brown Jr. foram gênios em termos de criatividade, gostando ou não! foram muito bem produzidos ( o produtor Rick Bonadio nunca ganhou tanta grana na vida!)
Pra quem é musico, sabe o quanto é dificil ter uma inspiração pra fazer uma musica, um hit e etc… ( ja gravei 3 CDs com minhas milhares de podreras bandas que ja tive na vida. o maximo que consegui foi vender 900 copias de uma DEMO de 4 musicas em 1998)
e o Chorão conseguiu fazer mais de dez, quinze, 20, hits!! ganhar grana e etc.
Chorão, Brigão, folgado e genio das letras ‘cotidianas caiçaras” conseguiu perder pras drogas e pro sucesso! burro ou não, como todo ícone do rock and roll, deixou sua marca: “Live Fast Die Young”
grande abraço Andrezão! e pra toda sua familia ai também!Marco, chiclé!
André, off topic. Ouvi o Garagem e achei isso sobre a música do Allan:
http://bugrim.blogspot.com.br/2010/10/allan-compacto-simples-1973.html
Demais!
O mais próximo do punk? Leiam a definição de Punk antes de postar bobagem!!
Eu só queria saber porque as pessoas, quando vão apoiar um “artista”, usam outro artista para depreciar. É pra ficar mais claro o elogio ao seu artista preferido?
Medíocre é quem usa muletas pra se fazer entender. As comparações acima foram totalmente dispensáveis, e gosto é igual a nariz, cada um tem o seu, e respeito é bom! Pronto, falei, sr. André.
Existe uma cartilha com a definição de “Punk”? Realmente estou desinformado, não sabia…”E vc se equivocou quando escreveu: “”quando vão apoiar um “artista”, usam outro artista para depreciar. É pra ficar mais claro o elogio ao seu artista preferido?”” NO começo do texto o Barcinsky disse que Charlie Brown não é música pra ele, não é seu artista preferido, portanto ele só depreciou o Teatro Mágico por depreciar, não usou de muleta nem nada. E eu concordo com ele rs
esse história de “poeta” é subjetiva pra c… Apenas um lunático irá desmerecer um artista. Gosto de uma outra ou música do CBJR, mas sua importância e falta de figura emblemática como o Chorão, é inegável. Mais uma vez RIP.
“tem que perder e se achar, para poder ser entender”.
“Teatro Mágico” ? Putz, eu parei ainda no “Maurício Mello e Companhia Mágica”…
Eu sei, eu sou um fóssil.
Putz!!! A lenda da guitarra, Alvin Lee, também morreu hoje!!!
Mês de Março tá levando todo mundo!!
Correçao: Hoje não! Morreu dia 03!
Esqueçam a correção!!! Foi hoje mesmo! Inverti dia/mês !!
De qualquer forma, aproveito para relembrar esse grande guitarrista:
http://youtu.be/bW5M5xljdCI
O que é Teatro Mágico?? Que porra é essa?
Barcinski, e entre o Teatro Magico e o Los Hermanos, o que você faria?
O artigo estava bom até mencionar o Teatro Mágico… Nunca tinha ouvido falar dessa… coisa… fui procurar no Wikipédia e quase que eu vomito no trabalho lendo o verbete (e agora, vendo uns segundos no Youtube). Meu DEUS!
Brincadeira. Falando sério: nunca gostei muito de CBJR. Na época do surgimento deles (1996?) já era metaleiro assumido e, de banda nacional, gostava mais de Raimundos (muito depois meus horizontes roqueiros e musicais se expandiram, mas conservo e tenho orgulho das minhas origens). Achei que a saída do
Rodolfo dos Raimundos foi uma das maiores tragédias do rock nacional (não considerando as mortes, claro), pois era talvez a única banda do mainstream realmente pesada. Com a saída dele a molecada foi para o “second best”, que era justamente o Charlie Brown Jr. E a música mais açucarada deles abriu as portas para os emos e coloridos e consequente irrelevância do pop rock nacional no mercado.
Mas obviamente separo a obra da pessoa. Condolências à família, amigos e fãs. E descanse em paz, Chorão!
Também fui procurar no Wikipedia…Não me animei também… Mas se alguém ler Hermann Hesse por causa deles, já está valendo! Eu só tive vontade de ler “Sidarta” depois de escutar o “Close to the edge”.
Discordo totalmente que a audição de CBJr abra portas para algo que preste, pelo contrário. Esta banda fez parte do pelotão de porcarias que vem assolando o que se chama de rock no Brasil desde o final dos anos 90. Profissional ou não, bem executado ou não, não passa de porcaria pasteurizada para um público pasteurizado.
Com todo respeito a família do cara, que deve estar sofrendo, mas ele foi apenas mais um artista medíocre.
Não entendo esse auê com a palavra “punk”, parece algo religioso, como se pra ser punk tenha que seguir uma cartilha e é justamente isso que o “punk” ia de contra (regras, normas, cartilhas). Enfim, o cara era “mauricinho”? E daí? Johnny Ramone andava de conversível e continua (pra mim) uma lenda. Enfim, o cara teve sua atitude “punk” dentro do “pop” nacional. E também prefiro que meus filhos ouçam Charlie Brown Jr. ou Pitty do que Teatro Mágico ou Capital Inicial.
André, seu blog está na página do uol relacionada ao caso, por isso tanta participação dos(as) viúvos(as) do Chorão, mas poderia ser pior: Já pensou se o falecido fosse o Di (NXZero), ou o Pê Lanza (Restart)?????
“Zun zun zun zun / Cocaína mata um”, cantava o Chorão na música ‘A Banca’, do Nadando com os Tubarões. Que ironia.
Eu nem gostava muito do Charlie Brown. Dos anos 1990 prefiro Raimundos e Planet Hemp. Mas foi uma grande perda.
Não entendi muito bem as críticas ao título do post. Ora o post é autoexplicativo. “Foi o mais próximo que a música “mainstream” brasileira teve de um herói punk”. O Barcinski não disse que o Chorão era punk. Disse que a geração que ouviu CBJr. tinha poucas referências e que o Chorão foi o mais próximo. E concordo quando diz que é melhor ouvir CBJr, que pode sim abrir as portas para que se conheça outros sons, do que a porcariada que domina o “mercado”. Mario Prata disse o mesmo durante uma entrevista, quando inquerido sobre o que ele achava das obras do Paulo Coelho. PEssoalmente, disse ele que não gostava, mas que cumpria o papel de formar muitos leitores que futuramente, visitando livrarias e bibliotecas, talvez entrassem em contato com literatura de melhor qualidade.
Posso fazer copy/paste da sua resposta e replicar aqui?
Pode sim, claro! E parabéns pela paciência! Eu já a teria perdido… abraço!
Com certeza pra quem vive ou viveu o punk, o título da matéria mesmo com aspas em “punk” desqualifica o texto que é muito bom. Fui ler o texto porque não entendi onde André Barcinsky havia visto punk no Chorão…parece título de Notícias Populares! Comeu mortadela e virou presunto!
Da Wikipedia – Portugal:
As aspas ou vírgulas dobradas são sinais de pontuação usados para realçar certa parte de um texto.
As aspas são usadas para:
citações
destacar palavras pouco usadas (palavras estrangeiras, palavras com valor afectivo, palavras com sentido irónico etc.)
Da próxima vez faz aspas com os dedos, a la Dr.Evil (trilogia Austin Powers). Daí talvez o povo entenda.
Apenas uma curiosidade: o que há de tão ruim no Teatro Mágico?
Há! E vc ainda tem coragem de fazer uma pergunta dessas?
Você tá de brincadeira, Chorão herói punk? João Gordo é um herói punk, Clemente (Inocentes) é um herói punk, Rodrigo (Dead Fish) e muitos outros que vivem no underground da música brasileira são heróis punks, leia a definição de Punk de Greg Graffin (Bad Religion) antes de chamar uma pessoa como chorão de Punk.
Leia direito antes de dizer qualquer coisa, por favor. Sabe o que significa botar uma palavra entre aspas?
de onde vc tirou o Rodrigo (dead fish) como herói punk? pelamor, as pessoas deveriam ter vergonha de gostar de dead fish ! (obviamente só no undergraud burro alguém gosta e aclama essa porcaria)
hahahahahahaha boa!
Teatro Mágico é trilha sonora da geração das Arenas, das torcidas comportadas e sentadinhas, dos espaços gourmet que vão matar o espeto de gato, de uma geração chata sem senso humor, é a trilha sonora da mediocridade…
Porra, será que eu to ficando velho e ranzinza demais?
Melhor escutar Teatro Mágico sentadinho do que ser rebelde virtual, que não faz qualquer protesto útil e deixa o governo CAGAR na sua cabeça há décadas sem o menor pudor. Direcionamento para o protesto JÁ!!!!
É, eu sou um rebelde virtual, desculpa aí Sr. revolucionário.
Vou lá comprar um CD do Teatro Mágico, quem sabe eu viro um cidadão melhor né? Valeu pelo toque.
PS: Não conheço nem uma música do tal Teatro.
Só estou dizendo que rebeldia pós70=florais de bach. Inócuos…
Nada do que o Cazuza dizia refletia o meu dia-a-dia ou o que eu acreditava, as coisas do Renato Russo só um pouco até no máximo meus 15, 16 anos, depois disso nada mais.
Eu sou de SP e pra mim fazia muito mais sentido o que o Ira ou o Inocentes cantavam do que os dois poetas citados. ou qualquer artista da máfia do dendê, por exemplo.
Esse negócio de “poeta de uma geração” é uma puta babaquice, ainda mais num país continental como o nosso, com todo tipo de grupo social.
Também nunca morri de amores pelo CBJR, inclusive minhas referências positivas do cara vinham mais do skate do que da banda em si.
O Chorão era autêntico e foi o poeta de uma molecada (que em sua grande maioria) andava ou simpatizava de skate, que curtia a rua, foi poeta e relevante pra um grupo que se identificava com ele, simples assim.
[]’s
Poeta? Não dá para chamar o cara de poeta… pode dizer que foi o porta-voz, o guia “de uma molecada …” sei lá.. mas poeta?
Vamos ver: dois “poetas” vêem um moça bonita na praia. Um deles escreve:
“Tirou a roupa
Entrou no mar
Pensei: Meu Deus!
Que bom que fosse
Tu me apresenta
Essa mulher
Meu irmão te dava
Até um doce
Ainda bem que eu trouxe
Até meu guarda-sol
Tenho toda tarde
Tenho a vida inteira
Já se foi aquele tempo
Da ladeira, irmão!”
E o outro: :
“Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça
É ela menina
Que vem e que passa
No doce balanço, a caminho do mar
Moça do corpo dourado
Do sol de Ipanema
O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que eu já vi passar”
por favor!
tem uma dele assim :
“Pago minhas contas sou limpinho
Não sou como você filho da puta, viadinho”…
Tem também a célebre: “Não sou poeta, e que se foda!” hehe
eu odeio gente chique eu não uso sapato
mas que se foda
Aí vc tá sendo bem inocente né amigão(ona), tá querendo comparar um meia-direita com um quarto-zagueiro.
São linguagens completamente diferentes, ele está falando com um público que fala essa gírias no dia-a-dia e que entendem perfeitamente sua mensagem.
O som “o coro vai comer” que os despontou é cheio de gíria de skatista, muita gente boiu (bóia) ouvindo ela, falar tudo aquilo usando o português correto e formal seria uma babaquice hercúlia, seria tão coxinha e babaca quanto a versão de “Pelados em Santos” que o Titãs fez em 98.
Eu nem curto CBJR, não é minha praia, mas não desdenho do cara não.
Fico com a impressão que boa parte dos leitores tem dificulade de interpretação de textos, ou pura e simplesmente não sabem ler direito.
Não é impressão apenas sua Carlos, parece até que o André falou em outro idioma, as vezes acho que é só preguiça de interpretar mesmo.
Concordo! Dá até preguiça de retrucar…
Melhor comentário de todos kkkkkkkkkkkkk Mandou bem!
Mas o verbo “saber”, concordando com “boa parte”, vai no singular ou no plural?
Mas o verbo “saber”, concordando com “parte”, vai no singular ou no plural? Muitas vezes as pessoas têm dificuldade de interpretar o que é mal escrito…
no, man. o skunk depois da fase reggae-pop foi comer na mão do flávio venturini. o primeiro dos raimundos, o único que presta, foi praticamente feito pelos titãs.
e o charlie brown era uma banda de trashcore que cantava em inglês e aí virou um ótimo produto pop graças ao rick bonadio. pediu a bença pro caetano? claro que não, porra. mas depois pediu pro marcelo nova, esse plagiador de merda.
no angels in the trenches.