Hermes e Renato: a volta dos filhos pródigos
25/04/13 07:05O programa “Hermes e Renato” volta hoje à MTV depois de alguns anos na TV aberta. Quero muito ver. Foi o último programa humorístico da TV que me fez rir.
No início dos anos 2000, quando “Hermes e Renato” estreou na MTV, gostei do esculacho do programa. Sempre curti esse humor brasileiro mais carnavalesco e escrachado, de Grande Otelo vestido de mulher, Costinha de Tarzan, Renato Aragão de Maria Bethânia e Bussunda de Ronaldo Fenômeno. Quando vi “Hermes e Renato”, gostei da tosquice, dos cenários ridículos, das atuações canastronas e do humor desbocado.
Apesar de curtir o programa, não acho que ele inovou em nada. Todas as piadas eram recicladas de quadros mais antigos. O samba-enredo do “Unidos do Caralho a Quatro” era uma versão “x-rated” do velho “Samba do Crioulo Doido”, de Stanislaw Ponte Preta, e o “Tela Class”, quadro engraçadíssimo em que dublavam filmes antigos, não era novidade: em 1966, Woody Allen fez um filme inteiro assim, “What’s Up, Tiger Lily?”. Claro que Stanislaw e Woody também se inspiraram em outros comediantes mais antigos ainda (aliás, achei curioso quando Marcelo Adnet lançou o “Bonde das Cabeçudas”, em que misturava funk carioca com citação de filósofos, e pouca gente lembrou a “Canção dos Filósofos”, que o Monty Python fizera mais de 40 anos antes).
“Hermes e Renato”, “Pânico” e muitos humoristas surgidos no país dos últimos 10 ou 15 anos são filhos do “Casseta e Planeta”. Até os Cassetas aparecerem, o humor brasileiro era formado por veteranos da TV e teatro: Costinha, Golias, Agildo Ribeiro, Paulo Silvino, Eliezer Motta, Jô Soares, Os Trapalhões, etc. Os Cassetas foram os primeiros não-atores a fazerem sucesso na TV brasileira e inauguraram um tipo de humor mais “jornalístico”, com matérias na rua e pessoas de verdade. Por não serem atores profissionais, tiveram de usar o próprio amadorismo como trunfo. E deu muito certo.
Torço para que “Hermes e Renato” volte bem na MTV. Já estava com saudades do Boça e do palhaço Gozo.
Bem que a MTV poderia volta a veicular o “Beavis and Butthead”. Quanto ao “Hermes e…”, acho pouca graça. Só gostei da esquete com eles jogando futebol.
Tudo que gera muita expectativa, geralmente frusta! E essa reestréia do HeR nao foi diferente. Em vez de rir, eu fiquei triste vendo eles ‘voltando com o rabinho entre as pernas’ incompleto, já que o Bruno e o Gil estao fora. Parece que eles ainda sao dos legendários, estranho pra caralho…
Bruno Sutter saiu do grupo em 2012 ao não aceitar as ingerências da Record e tem programa próprio na MTV. O Away se deligou do grupo antes de irem para a Record.
Tbm gosto muito do Hermes e Renato, eles sempre tiveram muitas idéias e pouca produção. Acho que limitação das verbas para produção muitas vezes incentiva a criatividade e torna os quadros mais engraçados.
Pena que o Casseta – que inspirou o Hermes e Renato – se esqueceu dessa lição e deixou que as verbas para produção e os atores globais disponíveis acabassem sendo mais importantes do que as idéias do grupo…
Adoro o Herme e renato, muito melhor que qualquer um desses da nova onde do “stand up”.
Acho tambem , como o André, que esse tipo de humor escrachado e tosto tem muito mais haver com o estilo de humor dos brasileiros/latinos que as tantas copias anglo-saxonicas que andam por ai e pouquíssimas se salvam.
Muita sorte a turma do Hermes e Renato!
hilarios..eu adoro a dona Massima,a torturadora de empregadas..kkkk
Parabéns, Barça. Seu blog é um espaço muito importante na mídia hoje em dia. Sua opinião sempre é embasada, tem conteúdo, acrescenta ao leitor, mesmo ele não concordando com o que é dito.
Outro dia mesmo estava ouvindo o disco do Roxy Music, “Avalon”, com alguns amigos e me lembrei muito de seu texto sobre tal obra, pois alguns comentários seus refletiam muito o que as pessoas estavam sentindo ali naquele momento. Noutra ocasião, a lembrança foi de uma coluna sobre uma festa do Petrúcio Mello, pqp, rolei de rir só de lembrar.
Nunca parei muito para ver Hermes e Renato, exceto alguns Tela Class no VocêTubo (Black Soul Foda principalmente). Certamente se estiver a vê-los no futuro, lembrarei de suas observações sobre o trabalho deles.
Grande abraço, parabéns.
Valeu!
André, acabei de ver o programa, acabou faz pouco tempo, foi bom, mas o Gil Brother e o Bruno Sutter fizeram falta….
Perdi. Li em um site que o programa era às 23h. Liguei e já havia sido exibido.
Concordo com voce João,
Hermes e Renato é bom, mas o Gil Brother e o Bruno Sutter fazem falta bastante falta sim…
A um tempo atras (bem antes de saber que eles volaram pra MTV), vi uma entrevista do Gil Brother muito magoado com o resto to time.
Abraços a todos.
Eu ainda acho que o Bruno faz mais falta que o Gil. O Gil marcava presença em 2 ou 3 quadros, só.
O Hermes e Renato era melhor antes do Gil Brother.
O Bruno Massacration Sutter realmente tem que voltar pro time ficar completo.
Tomara que acertem a mão de novo, eram ótimos nos melhores momentos na MTV.
E aguardamos também alguns novos episódios do Tela Class.
Gostava muito do H&R na Mtv do inicio mesmo com os quadros feitos na raça e algum nonsense. É o tipo de coisa que tem cara de Mtv, evidente que sempre considerei a ida para uma emissora maior e suas cobranças um grande fracasso para o pulmão dessa trupe.
Coxinha e Doquinha a dupla mais escrachada da tv brasileira.
http://www.youtube.com/watch?v=AzYpA9LCYtA
Tinha também o Futebo dos Filósofos. Grante tira-teima entre alemães e gregos!
Sempre rio muito, e olha que não sei necas de filosofia…
http://www.youtube.com/watch?v=ig7hCH-Oqzk
Off-Topic: André, amanhã tem show do Daniel Johnston em SP.
Não vale uma menção sobre no blog não?
Vale sim, esqueci completamente.
Eu sei que hoje é difícil acreditar, mas no período Paleolítico (antes do Dilúvio e do declínio da civilização Atlante) o pessoal do Casseta e Planeta era engraçado. Eu tinha algumas revistas deles, parecia a MAD.
Mas ninguem passa incólume por anos de pasteurização Global, tendo que se adaptar aos interesses comerciais e políticos da empresa, ao entendimento do telespectador médio do canal (chamado de “Homer”, pelo jornalista William Bonner) e ao próprio processo de envelhecimento e acomodação. Comprar o leitinho das crianças se tornou mais importante que incomodar, aí não tem mais jeito.
Poucos humoristas terminaram de forma tão constrangedora, fazendo paródias de novelas da casa e entrevistas de rua com o povão, no estilo “Ah, então você quer ver a mangueira entrar, né???”
Foi com tristeza que vi o “Hermes e Renato” sofrer esse mesmo processo de CassetaePlanetização na Record. A saída do Gil Brother, antes, já tinha sido uma PERCA (como ele mesmo diria) irreparável.
A volta agora para a MTV, sem o Sutter e o Away, soa como uma banda cover de si mesma, um prato requentado – mas sem dúvida, ainda é melhor que um Zorra Total quentinho.
Disse tudo! A pasteurização e o “enquadramento politico” da Globo é fatal para qualquer um, especialmente humoristas. O Adnet, infelizmente, é a próxima vítima. Logo vai ter quadros fixos no Faustão, no Huck ou na Xuxa…
O fundo do poço será quando perder o programa solo para ter um quadro de humor-de-fácil-assimilação-para-a-classe-C-emergente, no Fantástico.
Véio, você mandou bem demais!
André o Hermes & Renato tem mais a ver com Os Trapalhões do que com o Casseta & Planeta!
André, torço para que o Hermes e Renato volte com a mesma pegada que eles tinham antes da temporada “mionzística”, e na verdade, eles só repetiram o carma dos ex-MTVs que não conseguem se dar bem em outras freguesias…
Eu gostava do Furo MTV quando tinha a Calabresa e o outro cara… O programa atual ficou bem forçado.. off topic.. nao tinha um boato que a Abril iria volta os direitos ora Viacom? Aliás as melhores piadas era se os ancoras ainda teriam trampo em 2013..
E da porta dos fundos, Barcinski, o que você acha?
Concordo com você, o Hermes e Renato foi o último programa humorístico engraçado da TV, depois veio essa geração horrível do stand-up comedy e do famigerado “humor inteligente” capitaneada pelo péssimo CQC.
Na última temporada do Hermes e Renato na MTV já tinha alguns sinais de desgaste no formato do programa, além do que estavam muito dependentes das tiradas do Away. Espero que esse “período sabático” na Record tenha sido benéfico para a criatividade deles e que o programa volte a ser engraçado como foi até 2005, 2006. E que mantenham alguns dos célebres quadros como Merdas Acontecem e Documento Trololó.
Barça…se vc não viu o novo programa do Adnet, nem perca seu tempo…meia hora de zorra total com um fiapo de história…não consegui nem esboçar um sorriso assistindo…pelo visto é mais um artista que vendeu a alma pro diabo…
Tem um grupo chamado Satirismo que faz um humor nada limpinho,e parece influenciado pelo Hermes e Renato,acho que vale a pena ver.
Fiquei agradavelmente surpreso ao descobrir nesse post que o André Barcinski também dá risada! Não consigo imaginar a cena, mas se ele diz vou acreditar…
Na minha opinião o Away não fará nenhuma falta. Era um dos mais sem graça.
Barcinski será que alguém poderia liberar a biografia que vc escreveu do Sepultura? Está fora de catálogo e no estante virtual custa mais de R$300,00.
A editora vai relançar o livro.
Pira Pira Pirô, Padre Quemedo ! kkkkkkkkk
Hermes e Renato é muito bom. Infelizmente minha tv por assinatura não tem MTV. Entre as coisas mais engraçadas que eles fizeram tinham uns episódios de uma disputa entre o Padre Quededo e o Toninho do Diabo… hilário!!!!
Casseta e Planeta chega a ser quase tão engraçado quanto às “comédias” escritas pela Fernanda Young, ou seja, tão engraçado quanto passar uma lâmina no globo do olho (Buñuel?).
Por outro lado, eu quase me cag… de rir quando vi “Um Capeta em Forma de Guri”!
Joselito sem noção, Palhaço Gozo, Clip for You, Massacration, Trololó Records… Lembro também do Quadro “O inxerteu cu de carne” o “Churrascolândia” e o “Merda acontece – Coelho cagão” kkkkkkkkkkkkk Não podemos esquecer do Show do Tesão, Trilhão, Terceiro Batalhão !!! Marco,Fausto, Bruno, Adriano, Felipe são os Reis do humor Trash !
ja o joselito sem noção é a cara de um personagem de uma pornochanchada que assisti no canal brasil há um tempo atras…até os gestos, o jeito de falar, andar, de se comunicar era igual…to tentando lembrar o filme, mas o personagem era um tal d carlinhos, que jogando sinuca, ganhou uma noite c/ uma mulata, apostada pelo tião macalé!
Esses caras são ótimos e espero que voltem com a corda toda.
A MTV so perdeu com a saída deles e do fim do Comédia MTV.
Quero ver o “padre gato”, o boça, palhaço gozo, charlim, joselito sem noção, as paródias malucas, etc.
ADOROOOO e ADOOOOORO!!