Hermes e Renato: a volta dos filhos pródigos
25/04/13 07:05O programa “Hermes e Renato” volta hoje à MTV depois de alguns anos na TV aberta. Quero muito ver. Foi o último programa humorístico da TV que me fez rir.
No início dos anos 2000, quando “Hermes e Renato” estreou na MTV, gostei do esculacho do programa. Sempre curti esse humor brasileiro mais carnavalesco e escrachado, de Grande Otelo vestido de mulher, Costinha de Tarzan, Renato Aragão de Maria Bethânia e Bussunda de Ronaldo Fenômeno. Quando vi “Hermes e Renato”, gostei da tosquice, dos cenários ridículos, das atuações canastronas e do humor desbocado.
Apesar de curtir o programa, não acho que ele inovou em nada. Todas as piadas eram recicladas de quadros mais antigos. O samba-enredo do “Unidos do Caralho a Quatro” era uma versão “x-rated” do velho “Samba do Crioulo Doido”, de Stanislaw Ponte Preta, e o “Tela Class”, quadro engraçadíssimo em que dublavam filmes antigos, não era novidade: em 1966, Woody Allen fez um filme inteiro assim, “What’s Up, Tiger Lily?”. Claro que Stanislaw e Woody também se inspiraram em outros comediantes mais antigos ainda (aliás, achei curioso quando Marcelo Adnet lançou o “Bonde das Cabeçudas”, em que misturava funk carioca com citação de filósofos, e pouca gente lembrou a “Canção dos Filósofos”, que o Monty Python fizera mais de 40 anos antes).
“Hermes e Renato”, “Pânico” e muitos humoristas surgidos no país dos últimos 10 ou 15 anos são filhos do “Casseta e Planeta”. Até os Cassetas aparecerem, o humor brasileiro era formado por veteranos da TV e teatro: Costinha, Golias, Agildo Ribeiro, Paulo Silvino, Eliezer Motta, Jô Soares, Os Trapalhões, etc. Os Cassetas foram os primeiros não-atores a fazerem sucesso na TV brasileira e inauguraram um tipo de humor mais “jornalístico”, com matérias na rua e pessoas de verdade. Por não serem atores profissionais, tiveram de usar o próprio amadorismo como trunfo. E deu muito certo.
Torço para que “Hermes e Renato” volte bem na MTV. Já estava com saudades do Boça e do palhaço Gozo.
O palhaço Gozo, o Boça, o Gil Brother como “advogado conceituado na OB” era demais. Ah, a imitação do Zé do Caixão também era foda
Era mesmo, muito boa.
Dias atrás, eu e uns amigos na faixa dos 30 anos, estávamos comentando sobre o “Hermes e Renato”, em especial no “Tela Class”. E não entendemos bem pq não houve uma sequencia do programa para a internet?! Basta ver a quantidade de acessos aos videos antigos no youtube…
Desde a saída deles da MTV e agora neste retorno entendo que eles poderiam apostar num lance mais independente, basta ver o Porta dos Fundos que virou um exemplo deste modelo, goste ou não do que eles fazem…o que na minha opinião é meramente uma cópia bem feita do SNL dos anos 90 e 2000…
Léo, acho que eles não fizeram mais episódios do tela class pelo fato de ser muito trabalhoso e minimalista o processo de dublagem. Não sei se você viu o documentário sobre eles que passou na mtv, eles falaram que no último episódio que eles fizeram do tela class eles até choraram, pois não estavam mais aguentando aquele processo.
No documentário que saiu agora na MTV, eles dizem que o Tela Class era muito difícil de fazer, que no final da temporada eles já não aguentavam mais. Acho que por isso não continuou.
Você mencionou os trapalhões e isso me fez lembrar o quanto eles, entre o meio dos anos 70 até o meio dos anos 80 eram bons demais. Acho que oitenta por cento do que fizeram não seria permitido hoje pela praga do politicamente correto. Acho que a decadência do grupo começou quando o Renato Aragão começou a fazer humor só para o público infantil. Uma vez vi aquele programa do DiDi – que nem tem mais – e fiquei triste: é como você se preparar para rever uma mulher que era linda e hoje está bem decaída, longe da beleza que possuia. E aproveito para fazer uma reclamação: meus irmãos e eu demos um dvd original com os quadros dos programas antigos. Fiquei pasmo que não tinha quase nenhuma informação técnica deles. Nem ao menos colocavam de que ano era o quadro. Aí depois a Globo reclama de quem vê os mesmos quadros pelo youtube.
Tenho uma teoria de que os Trapalhões entrou em decadência quando o Renato Aragão entrou pra UNICEF…sei lá…antes eles eram sacanas…a partir dessa época passaram somente a fazer campanhas assistenciais…criança esperança…e se perderam…
entraram
Gênios ! Sejam bem vindos de volta. Melhor programa humorísitico da atualidade, comunicação plena com a galera dos 30 aos 40 anos.
Chegou a ver o documentário do Hermes e Renato?
Vi nessa sexta, muito bacana, ficou no estio do programa, meio tosco, mas bem verdadeiro.
Um abraço!
Barcinski, que achas do porta dos fundos? O vídeo do coração valente e dos 10 mandamentos achei divertido demais, mas tem muitos que não vi ainda.
Olha, os que vi achei bem feitos, mas tão genéricos que não me empolgo muito. Prefiro um humor mais escrachado, acho PF “limpinho” demais.
André, além de seguir seu blog, sou um fanático seguidor do nosso querido Zé do Caixão.. Como também sou fã do Hermes e Renato, concordo com voce com este post. O humor do H&R é ímpar… muito tosco e escrachado.. Voce deve ter passado mal de rir algumas vezes com o quadro “Histórias Ocultas do Além do Outro Mundo” com o Zé Canjica… o que voce acha de apresentar ao H&R uma nova versão do quadro com o próprio Zé??
Um bom presente para o dia do meu aniversário! E quem viu o Fla fazer gol no Flu ontem? Deu a lógica no jogo da seleção!
Rachei de rir quando colocaram o João Gordo como participação especial num quadro onde escrachavam com a comida de boteco. O João fazia um sujeito que contava um depoimento “real” de quando ele comeu um salgadinho estragado de boteco, pegava um ônibus e as consequências disto. O exagero das consequências era o mais hilário.
Acho que o nome do quadro era “Merda acontece”. Sempre trazia a história de alguém que ficava com caganeira. O melhor episódio pra mim foi o do Lagreca que se caga todo jogando fliperama. O do cara vestido de coelho vendendo ovo de páscoa tb é foda.
Barça, desculpa fugir do tema. Mas você viu isso na Folha de hoje?http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/04/1268360-escritorios-da-av-faria-lima-alugam-vagas-de-flanelinhas-em-vias-publicas.shtml
Não tinha visto. Impressionante.
Escritórios de advocacia! E o cara ainda diz que achou legall esse “benefício” que a empresa oferece.
Nem vou ficar comparando estilos de humor, que programa copiou o quê… essas porras… O que é mais importante no Hermes e Renato foi que um grupo de amigos sem treinamento, sem investimento pesado, que faziam humor pros seus familiares, saíram do nada e chegaram na TV aberta.
Casseta&Planeta os primeiros? E o Wandergleyson Show (Band) e sua sucessora, a TV Pirata (Globo)?
Wandergelyson só rolou um, não conta. E TV Pirata era inteiro com atores veteranos, não com amadores como os Cassetas.
Sem falar que o TV Pirata tinha Cassetas como roteiristas…
Parte do pessoal do Casseta&Planeta era roteirista da TV Pirata! Recomendo a biografia do Bussunda, escrita por Guilherme Fiuza, que mostra o quanto os “Cassetas” foram inovadores no humor, tanto como roteiristas como com suas publicações (Casseta Popular e Planeta Diário) e seu programa.
Tv Pirata já era escrito pelos redatores do Casseta e Planeta…apenas era encenado por atores de verdade…
Mas que o Away faz falta, faz …. !
Barça o que você achou deste programa do Adnet na globo? Achei muito pouco para um cara tão talentoso quanto ele. O Adnet falou que na Mtv não tinha liberdade, não entendi o que ele quis dizer, pois na mtv ele tinha um programa em que ele escrevia, fazia vários personagens ou seja, tinha muito mais liberdade. Será que ele não quis assumir que ele foi para a globo por causa da grana preta que ofereceram?
Vou ficar devendo, não consegui ver ainda. Vou tentar assistir.
Vi um pedaço mas não agüentei até o fim. Vergonha alheia. Péssimo roteiro.
André, faltou lembrarmos do humor escrachado, e até escatológico as vezes, de um filho do Hermes & Renato, o “Away” (Gil Brother), com quem infelizmente tiveram uma desavença mas que seria sensacional se voltasse com eles.
Nossa o Gil Brother é engraçado demais! Ele tens uns vídeos no youtube impagáveis. O melhor é aquele que ele fala dos homens que se depilam. Ri muito.
Em suas várias horas de duração o “Pânico” às vezes tem alguns minutos geniais, na maior parte das vezes pelas mãos do Carioca e do Eduardo Sterblitch.
É verdade, o Carioca é muito bom mesmo. O Ceará tem seus momentos também, mas o Carioca é o mais talentoso dali.
Pois é, Tom. Estava pensando outro dia sobre isso. Um programa que mescla sacadas humorísticas sensacionais com o que pode haver de mais tosco e apelativo.
Será esse o segredo do sucesso do programa? Conseguir, de certa forma, agradar gregos e troianos?
Não sei, mas é curioso. Gostaria de ver o Carioca e o Eduardo (Polvilho) em outro programa.
Uma coisa que achei muito engraçada foi na Copa de 2002 quando apenas a Globo detinha os direitos de transmissão e os caras do Hermes e Renato encenavam os melhores lances para serem comentados ( já que obviamente não podiam passar os replays).
O que vc tem contra o uso do plural?
Não entendi. Vossa Excelência se dignaria a explicar ou vai apenas lançar uma frase de “suspense” que pede uma continuação?
Andre, o ser dotado de inteligência cavernosa estava se referindo a essa frase:
Torço para que “Hermes e Renato” volte bem na MTV.
Não preciso comentar sobre o equívoco do nosso amigo, né?
A qualidade da educação no nosso país é péssima. Que tristeza.
Também pensei que poderia ser essa frase. Mas alguém tão pedante como nosso amigo não seria capaz de cometer um erro desses, não é?
O que esperar de uma pessoa que cobra uma boa gramática com um “vc” no período?
Agora se tivesse citado que “Stanislaw e Woody também se inspiraram”, segundo a norma culta da língua portuguesa seria “Stanislaw e Woody também inspiraram-se”… até teria razão.
Porém ninguém lembrou disto… nem eu.
E tem mais: não há erro na sua frase, Barça, e sim na correção. A expressão “Hermes e Renato” tem a ideia de “o programa” implícita. Ou seja, fica no singular. É como dizer “espero que Real e Borussia seja um bom jogo”. Está implícito que se fala do jogo Real e Borussia. Imagina se ficasse “espero que Real e Borussia sejam um bom jogo”??
hahahahahahahahahahaha
Pedantes – arrumando confusões de forma equivocada e desaparecendo sem deixar vestígios desde a criação da Arpanet.
Iiihhh….Tem muito professor aqui, virou escolinha.
Marcos, você que é um cara que sabe das coisas, em que ano nasceu o Robertinho do Recife?
A minha parte favorita é quando eles fizeram o Massacration, figurino, clipes e letras muito engraçadas. Pena que o cara que fazia o vocalista resolveu continuar na outra emissora. Legal dessa turma são os coadjuvantes também que faziam algumas paródia, a exemplo do “a porta da esperança” do Sílvio Santos, não tem como esquecer do cara que fazia o próprio Silvio, o cara era hilário, me lembro de um epsódio que um rapaz foi lá pedir um copo de suco de caju bem gelado, quando abriu a porta não tinha nada e o cara que fazia o Sílvio sacaneando: ” você não ganhou o seu suco de caju e para não perder a rima, vai tomar no seu *”….hahahahah.
O cara que fazia o vocalista voltou antes dos demais pra MTV… Apresentou o “Rocka Rolla” ano passado como Detonator em carreira solo!
Um dia na MTV eles interpretavam um casal, onde a mulher estava grávida e tinha vontade de comer coco, avisando o marido que se não comesse, o bebê nasceria com cara de m…da, só que a muher fez o marido experimentar o coco antes para ver se era bom. No final das contas a mulher não come o coco, alegando que a vontade tinha passado. Bicho rachei de dar risada muito bom….
Hermes e Renato é engraçado sem ser apelativo. Já o Pânico é uma grande porcaria, já extrapolaram a falta de respeito e dissiparam o preconceito de todo o tipo. Só pioram o que está ruim nas pessoas.
Não acho que H & R tenham preocupação em não ser nem apelativos e nem preconceituosos. Eu nunca vi nada de politicamente correto neles, e esse é um dos motivos pelos quais eles são tão engraçados.
É interessante como até mesmo os palavrões soltos as pencas ficavam engraçados, sem forçar a barra.
O quadro tela class sempre foi muito engraçado.
Mas o maior desafio era encontrar aqueles filmes! Eram todos fantasticamente ruins!
Acho que mesmo sem a dublagem já dava para dar boas risadas.
Ô Barça, você sabe se o Bruno Sutter vai ser re-incorporado ao cast do H & R? Ele voltou pra MTV mais de 1 ano antes dos outros caras.
Muito bom. O estilo deles ficou bem diluído naquela coisa “aguada” que é o legendários. “O Proxeneta” é a minha novela preferida, rsrs
nenhum talento da mtv vinga fora dela. quase todos que a deixaram, retornaram apagadíssimos. nem mesmo o joão gordo vai escapar, até o final do ano ele estará de volta a casa de origem.
Cara, não sei se isso é verdade. Zeca Camargo, Astrid, Sarah, Didi Wagner, todos começaram na MTV e estão muito bem…
Por onde anda o Gastão Moreira e Thunderbird?
O Thunder ainda apresenta alguns programas na emissora, se não me engano.
O Gastão, última vez que vi foi no SWU passado… hehehe… cheguei ao lado dele:
“Hip Monsters!” Ele: “Minha Banda?”… nem ele lembrava se pá… kkkk
O Gastão me faz lembrar do Gás Total, o melhor programa da mtv de todos os tempos. Fitas e fitas de vhs com clips gravados deste programa. Bons tempos.
Thunderbird estava na MTV até o ano passado, acabou de pedir as costas. E Gastão está na TV fechada, onde apresenta um programa no canal Glitz.
Seria bom o Gastão voltasse com o programa Musikaos bem como o Massari com o Lado B ;seja em que canal fosse. E se nenhum canal aceitar, por que não via youtube mesmo?
O Gastão apresentava um programa ótimo na rádio Atlândida de Florianópolis. E tb tinha um bar/casa de shows por lá. O programa eu nunca mais ouvi. O bar ainda existe, mas não sei se ele ainda é dono.
Quanto ao H&R, só tenho a dizer que o Boça é o melhor quadro do humor nacional.
André, que eu me lembre a Astrid começou antes da MTV, lembro dela no TV Mix na Gazeta, no final dos anos 80. Esse programa tinha também o Serginho Groissman e direção do Fernando Meirelles.
Sim, mas ela saiu da MTV para outras emissoras e teve sucesso.
Barça, dos citados, só o Zeca Camargo se manteve numa grande emissora. Ele não começou na MTV, veio da gazeta. Astrid veio da globo e da gazeta. Sara não conta, é fillha de peixe grande e a Didi Wagner ainda vai ter que comer muita poeira, para provar que não é só beleza.
A pergunta não era onde as pessoas começaram, mas que saíram da MTV e fizeram sucesso.
“ele vem lá do município de Jarangonhonha, que em tupi significa fumador de maconha” …. kkkk muito bom esses FDP!! VIDA LONGA AO HERMES E RENATO!
pena q nao esta com todos os integrantes do passado. O vocalista do Massacration por exemplo, q aliás foi outra sacada sensacional do grupo.
Barçaska, também acho esses caras demais e acho que uma das melhores coisas deles é o *sotaque carioca* (que tem tudo a ver com humor escrachado e carnavalesco). Penso que o programa perderia metade da graça se fosse feito por paulistanos. Aliás, acho que o mesmo vale para a Porta dos Fundos. Concorda?
Entre a Velha Guarda do humor nacional e o Casseta houve o TV Pirata (não sei se todos mas alguns cassetas eram redatores), talvez o primeiro programa de humor nacional claramente influenciado pelo Monty Python (embora eles fosse atores, ao contrário do pessoal do C&P). Acredito que haja outros exemplos mas, no momento, só consigo lembrar desse programa.
Sinceramente, não consigo ver muito de Monty Python no TV Pirata não. Mas é só minha opinião.
E sobre a MTV, tem coisa que nunca deveria ter saído de lá… tipo os videoclipes.
Aliás… ainda sobre H&R, o “Tião” dos legendários é demais!
Confiram isso:
http://rederecord.r7.com/video/tiao-e-interrogado-na-cpi-do-cuecao–50a844af92bb183b8c911b44
Até hoje lembro do cara que só conseguia cagar em casa… achava que isto não existia! O mais legal da coisa é que realmente este “fetiche defecal” existe, minha noiva só consegue “chapiscar a privada” na casa dos pais dela… quero ver quando a gente casar… kkk
O interessante do Hermes e Renato é a postura de cinco garotos para explorar e criar algo com essas influências humorísticas do Brasil canastrão e malandro da maneira que realmente pensam. Assim, o humor se revela mais verdadeiro e subversivo – não fica no politicamente correto e chavão do Zorra Total e da Praça é nossa. Eles soam como se o Didi ou Chico Anísio pudessem explorar toda sua genialidade sem o filtro da grande mídia que o veiculam. Que na volta para MTV eles mostrem o q são de melhor. Eles inovam ao resgatar o humor que apesar de tosco é refinado no discurso por trás dele.