Lobão vs. Mano Brown: segundo assalto, por favor
06/05/13 07:05Fiquei contente pela tão falada “trégua” de Mano Brown e Lobão não ter passado de um trote. Acho que a troca de farpas dos dois pode render uma ótima discussão e não queria ver tudo acabar em pizza.
Para quem não acompanhou o assunto, tudo começou na quarta, dia 1º, quando meu colega da “Folha”, Lucas Nobile, publicou uma entrevista com Lobão sobre o novo livro do músico, “Manifesto do Nada na Terra do Nunca” (leia aqui). Lobão atirou para vários lados: chamou a presidente Dilma de “terrorista” e disse que ela deveria depor na Comissão da Verdade; criticou o fato de nomes famosos das artes brasileiras – Gilberto Gil, Paralamas, Barão Vermelho, Paula Lavigne – captarem verba pública via Lei Rouanet; espinafrou Roberto Carlos, Gonzaguinha e Edu Lobo; disse que nunca viu um “presidente militar milionário” e que não acredita em “vítimas da ditadura”.
Algumas das palavras mais duras de Lobão foram direcionadas a Mano Brown e aos Racionais. “O rap e o hip hop viraram um órgão de propaganda das idéias medíocres e revanchistas do PT”, disse. Lobão acusou Mano Brown de “bradar clichês anacrônicos” e “convocar o terrorismo explícito”, antes de chamá-lo de “papagaio piegas e recalcado” e “idiota útil”.
Via Twitter, Mano Brown chamou Lobão para a briga: “Nos anos 1980, as ideias dele [Lobão] não fizeram a diferença para a gente aqui da favela. Tô sempre no Rio de Janeiro, se ele quiser resolver como homem, demorô! Do jeito que aprendi aqui.”
Na sexta, dia 3, Lobão anunciou, também via Twitter, que Mano Brown o teria procurado para fazer as pazes e que os dois iriam tocar juntos na Virada Cultural, que acontece em São Paulo no fim de maio.
Parte da mídia, que parece confiar cegamente no que lê no Twitter a ponto de esquecer princípios básicos do jornalismo, como a necessidade de confirmar informações com a fonte, publicou a “notícia” sobre a trégua, que depois seria desmentida pela equipe de Mano Brown. Lobão disse ter sido vítima de um trote telefônico.
O que Lobão e Mano Brown deveriam fazer seria convocar um debate. Pode ser em uma livraria, um centro cultural ou uma rádio. Mas acho importante que o assunto não morra. Ambos são artistas relevantes e conhecidos por suas opiniões extremas. Concorde-se ou não com eles, é inegável que vivem à parte do oba-oba inofensivo que domina a cena cultural brasileira.
Eu gostaria muito de ouvir Lobão explicar melhor o que ele quis dizer por “os militares nunca estiveram tão humilhados” e falar sobre sua tentativa de vitimizar pessoas que deram um golpe antidemocrático e transformaram o Brasil numa ditadura por 21 anos.
Também gostaria de ouvir Mano Brown falar sobre o suposto “aparelhamento” do hip hop e do rap pelo governo, como acusa Lobão.
É uma pena que Mano Brown tenha reagido só com bravatas. Quando ele escreve “Tô sempre no Rio de Janeiro, se ele quiser resolver como homem, demorô! Do jeito que aprendi aqui [na favela].”, está não só defendendo que um “homem” resolva discussões na porrada, o que é uma mentalidade bastante irracional para um artista que tem uma banda chamada Racionais, como está sendo preconceituoso ao dizer que na favela aprendeu a resolver discordâncias no braço. Será que ele fala por todos os moradores de favela quando diz isso? Prefiro acreditar que os moradores de todos os lugares – e não só de favelas – têm capacidade de discutir e resolver qualquer discordância de forma civilizada.
P.S.: Vários leitores perguntaram minha opinião sobre o livro de Lobão. Não tive chance de ler ainda e, diferentemente de muitos, prefiro não opinar sobre o que não conheço. Assim que ler o livro, escreverei sobre ele no blog.
Pelo que pude perceber você lê os comentários, até respondeu alguns. Acredita em debate nesse país? Acredita que brasileiro pensa antes de falar? são tão reacionários e tapados que para criticar o PT negam a existência da ditadura. É um absurdo! uma coisa não tem absolutamente nada a ver com a outra. Ideologia política é uma coisa, a ditadura foi uma realidade cruel e devastadora, milhares de vidas foram ceifadas em nome do poder e pela manutenção de privilégios. Acorda povo…
Acho que você toca em um ponto importantíssimo, Luciana. A insistência nessa dicotomia Governo do PT x Viúvas da Ditadura me incomoda muitíssimo. Só acho que por causa disso não precisamos abdicar da fé que é possível um debate construtivo sobre as questões nacionais. Mas é recomendável escolher bem os fóruns de discussão, pois em muitos a vida inteligente rareia.
Lobão e Mano Brown são necessários para a sociedade. É saudável termos esse debate de idéias. Admiro muito o Lobão pelas suas opiniões , na maioria polêmicas, e acho interessante as vezes saber o que Mano Brown diz, pois sempre numa “troca de farpas” é preciso ouvir ambos os lados. Torço para que haja um debate civilizado entre ambos.
Caro André,
Artistas consagrados e ricos que captam recursos que deveriam ir para que não tem;o excesso de violencia e revanchismo nas letras do rap e hip hop;a burrice disseminada no discurso petista.Acho que na maioria,as idéias do Lobão estão corretas.
E eis que surge mais um “intelequitual” no cenário brasileiro: Lobão!
Mano Brown fala muita bobagem. É um fato incontestável. Agora, na boa, neguinho que lambe botas de botinudo tem mais é que tomar piaba. Não tem como simpatizar com quem defenda militares. Os Lobão é o Reinaldo Azevedo da cultura pop brasileiro.
no rio de janeiro, mano brown devia alugar uma cadeira na praia pra esperar o lobão, já que este está morando em são paulo não sei há quanto tempo.
Pelo menos o Lobão tenta cutucar e expor alguma feridas, como sempre fez, ao contrário da maioria de artistas vendidos do país, que preferem a estagnação em que nos encontramos, em troca de alguns incentivo$. Pela foto ali do Brown ostentando jóias, a carapuça serviu, sem falar na argumentação à la “Massaranduba”, “vou dar pórrada”, simplesmente ridícula.
“Ambos são artistas relevantes e conhecidos por suas opiniões extremas” Lobão é um artista relevante ???? Ou é justamente apenas uma pessoa conhecida somente por causa das suas “opiniões extremas”. O cara só aparece pra falar besteira. Dá pra contar nos dedos de um pé de galinha o que esse cara fez de relevante na música.
Vou citar uma recente do Lobão, só uma, para ver se lembra:
Junto com o Supla – quase na mesma época – o Lobão começou a vender seus cds em bancas de jornais, a preços baratíssimos – quando do “boom” do mp3 aqui no Brasil.
Isto não fora relevante para a música? para mim foi, pois o cara estava pensando diferente, tentando achar uma solução.
As entrevistas do Lobão são informação e pensamentos sobre assuntos diversos garantidos…
… ao contrário de ir passear em um parque e tal.
Óbvio que é relevante. Dono de algumas das melhores composições do rock nacional, membro de uma banda pioneira de rock progressivo nos anos 70, agitou a indústria fonográfica com seu CD vendido em banca de jornal, é um personagem da maior relevância no patético cenário do rock nacional.
Bem, ele estava no primeiro disco da Blitz, cuja importância para o rock nacional dispensa maiores comentários; lançou o Cena de Cinema (quando por aqui poucos sabiam o que fosse a new wave) e A Vida é Doce (quando ninguém esperava que trip hop pudesse ser feito no Brasil – com o costumeiro atraso, é verdade, mas foi feito e muito bem feito, por sinal). Além disso, possui canções antológicas em qualquer apanhado que se faça sobre o rock nacional. Trabalhou com Walter Franco, Luiz Melodia, Marina. O cara tem verbete no allmusic.com. Se isto pra você não tem relevância, aí são outros 500.
Pois é… lendo os exemplos dos Lobetes, acho que fui generoso. Dá vontade de rir quando leio a relevância dele: “vender CD em banca de jornal”, “junto com o Supla”, “agitou a indústria fonográfica”, “trip hop no Brasil”. E cá entre nós, discussão de gostos à parte, a única coisa que o Vímana resultou de relevante para a música brasileira foi o Lulu Santos. Consegui a duras penas ouvir o que se tem de registro dessa banda, e é sofrível. O Brasil tinha um progressivo mil vezes melhor com outras bandas nessa época.
O Lobão sempre despeja um monte, cabe a cada um peneirar as bobagens e as coisas pertinentes. Ele só tem que ter cuidado pra não virar um bobo da corte, senão ninguem vai levar a sério suas polêmicas.
Já o Mano Brown é uma caricatura de rapper americano (como todo o Rap nacional), com trejeitos e mentalidade importados de um outro país que vive outra realidade.
O bloqueiro é um otimista em supor que dali sairia um debate produtivo.
O Lobão é sempre um cara com um ponto de vista interessante. De vez em quando tem ter alguém para dar uma agitada. Quanto a ser reacionário, não acho que a discussão sobre o regime militar seja totalmente descabida em alguns aspectos, como os guerrilheiros que sequestraram, assaltaram bancos, colocaram a população civil em risco, quiserem estabelecer um regime radical de esquerda no Araguaia, executaram dissidentes entre outras barbaridades. Obviamente ninguém deve apoiar tortura de militares, mas acho cômodo demais colocá-los como os caras maus e os militantes de esquerda, muitos deles no poder, como sendo os heróis perseguidos. Acho pertinente o Lobão levantar alguns pontos para levantar esse debate.
Um dos comentarios mais lucidos q ja li parabens…
Naquela época, nenhum dos lados era democrata, essa é uma verdade que muitos, hoje no poder, não gostam de ouvir. Os democratas de verdade foram calados e esmagados pelos dois lados.
Ele mordeu a isca do Lobão, acabou de reagindo da forma que ele queria.
Lobão dá esse tipo de entrevista esperando reação. Quando reagem a altura, ele se dá por satisfeito.
Isso é feito há mais de 10 anos.
Não pode responder a ele, isso já é regra baixada entre artistas há anos, desde os anos 90 ele vem escurraçando com Chico Buarque, João Gilberto, Rita Lee, Lulu Santos, etc. O Caetano que se invoca facil responde, mas o restante não.
O modus operandi dele é esse, ele quer que respondam as suas provocações porque ele ainda conserva a aparencia do “rebelde” que foi “preso” e viu cabeça rolar, etc.
Também vou esperar o livro pra opinar! Mas o que ele diz na entrevista sobre artistas consagrados utilizarem a Lei Rouanet pra ressucitar a carreria concordo plenamente.
Acho que o supostamente libertário pensamento de esquerda é mais perigoso não pelo seu anacronismo, mas pelo seu autoritarismo! Todo mundo dessa frente acha lindo quando o Mano Brown propaga suas ideias de violencia e não se pode admitir divergência. Você está certo, André! Lobão tem o mérito de não se deixar intimidar!
Debate já!
Falta um esclarecimento da opinião de ambos; afinal, Lobão está com saudades da ditadura? Logo ele, que era preso toda hora naquela época, por falar o que pensava, e hoje graças à democracia pode falar o q quer a qualquer hora… Eu não acredito em aparelhamento do rap ou hip-hop, acredito que os músicos desses gêneros apenas percebem a realidade: que desde o governo Lula, passou-se a olhar mais para a população carente das periferias, o que é um fato… Em boa parte do mundo democrático, os artistas podem assumir seus candidatos e seus partidos, por que aqui não pode ser assim? Deixe os MCs falarem bem do PT, e o Lobão que elogie os militares em suas músicas, isso é que é democracia…
viva 64! graças aos milicos o brasil passou em relativa paz uma fase conturbada não tendo sobrado guerrilhas em nosso terrítório, como acontece na colômbia, peru e venezuela. perto do que os comunas matam eles foram cirúrgicos. e dizer que não havia aqui a tentiva de um golpe comunista, que cuba e urss não tentavam influenciar vários países é hipocrisia. durante o governo militar a cultura foi muito mais relevante que a mixórdia popularesca que temos agora.
“Relativa paz”?
Pelo menos você saía para trabalhar com a certeza que voltaria vivo para casa. Bastava não mexer com os militares.
Muito diferente de hoje.
Errado, Sergio, há casos de pessoas que saíram para trabalhar e nunca voltaram para casa.
“Pra Frente Brasil”, com Reginaldo Faria, é sobre isso.
Mas nessa história, não tem mocinhos nem bandidos. Grande parte dos terroristas que lutaram contra a Ditadura militar implantariam outra ditadura socialista aqui, se pudessem. A corja populista que está no governo atualmente vem daquela turma.
Foi isso que o Lobão quis dizer, mas com a sutileza de um elefante numa loja de cristais.
Mari, evite defecar em seu teclado, por favor.
“Cirúrgicos?!”
No regime militar a cultura tinha que pedir a benção aos censores. Isso por si só já desqualifica seu argumento.
Então, para combater terroristas é preciso transformar o país numa ditadura? Foi assim que ETA, IRA, Brigadas Vermelhas, Baader-Meinhof e outros foram combatidos pelos países europeus?
As guerrilhas ganharam no final, vide PCC, CV, Sem Terra, PT. E pior, ganharam se aliando ao velho coronelismo, ficamos com o pior de dois mundos no Brasil, mas isso só vai estar evidente quando bater na economia, que FHC arrumou solidamente e por isso ainda resiste. Infelizmente o FHC de hoje prefere mimar maconheiros. Mais uma jabuticaba, nosso Reagan/Thatcher foge de assunto duro, como violência urbana, pagando de bom velhinho coisa que os originais nunca pensaram em fazer. Polarização dos Anos 80 está voltando, e dessa vez sem uma cultura pop tão legal como aquela para aguentar o caos.
Sobre essa polêmica tem um bom artigo, mas essa frase tirada dela resume bem a coisa:
Muita gente se pergunta como é que isso aconteceu. O que faz um roqueiro virar reaça? No caso de ambos, a resposta é simples. Tanto Roger quanto Lobão são parte de um fenômeno muito comum: o sujeito burguês que, na juventude, se transforma em rebelde para contrariar a família. Mais tarde, com os primeiros cabelos brancos, começa a brotar também a vontade irresistível, inconsciente ou não, de voltar às origens. Aos poucos, o ex-revoltadex vai se metamorfoseando naqueles que criticava quando jovem artista. “Você culpa seus pais por tudo, isso é um absurdo. São crianças como você, é o que você vai ser quando você crescer” –Renato Russo, outro roqueiro dos 80′s, já sabia.
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/05/por-que-lobao-e-roger-se-transformaram-em-dois-derrotistas-explicitos.html
Basta alguém discordar das esquerdas para ser taxado como reacionário. Por acaso o governo atual está acima das críticas? Concordem ou não com o Lobão, mas é necesssário alguém assim para por os dedos nas feridas.
rapaz o http://www.pragmatismopolitico eh papagaio chapa branca.
Mas a copa ta ai ,esporte eh cultura e aos derrotistas ame-o ou deixe-o neh messsm.
Esquerda? Direita? Não existe nada disso no Brasil! O que existe é político tentando se manter no poder. E só. Não há ideologias verdadeiras. Ou vai me dizer que realmente é de esquerda um partido que tem Sarney, Collor e Maluf como aliados?
Importante atentar ao PS do texto acima. Espera-se que no livro conste o desenvolvimento de algumas ideias interessantes sobre temas importantes e que ele aborda, geralmente de maneira bem instigante, franca e muitas vezes irresponsável. Quanto à resposta do Mano Brown, melhor acreditar que o cara respondeu por impulso, porque é realmente lastimável (embora, a rigor, o “resolver como homem” seja precisamente resolver com argumentos em debates civilizados, quem resolve lutando ou fugindo são os animais).
André,
Todas as vezes que o Lobão precisa aparecer ele atira para um lado. Isso me pareceu mais uma necessidades de holofotes do que qualquer outra coisa.
DATAS: Dia 1º foi quarta e dia 2 foi quinta.
Valeu, troquei no texto.
Como o rock vem sendo esmagado pelo rap nas paradas musicais dos Estados Unidos,já bateu o pavor até aqui nos roqueiros tupinquins…
O Sr mano Brown, não passa de um favelado, pq tudo se resolve na bala e na porrada, porque então o nome de racionais, se o proprio integrantes são um bando de besta paralitica
Mais preconceito: quer dizer que na favela tudo se resolve “na bala e na porrada”? Que besteira.
Mano Brown respondeu com um desafio para a briga porque ele é assim. Não é um sujeito inteligente a ponto de encarar um debate com Lobão. Mas encheram tanto a sua bola que ele e os retardados que o idolatram – como o Suplicy – acreditam que sim.
Ainda bem que a sua, digamos assim ‘música’ que pregava o ódio contra brancos, ricos e que o jovem da periferia nunca chegará a lugar algum está saindo de cena. A nova rapaziada como Emicida e Projota está mais ocupada é com as mulheres.
Quanto a não existirem ex-presidentes militares milionários, há um e-mail circulando da net tocando neste assunto. Entretanto, o PT é capaz de transformar um ex-ninguém como o filhinho do papai em um empresário bem sucedido e milionário da noite para o dia através de obscuras transações financeiras. E a Lei Rouanet é sim um ralo de dinheiro público escorrendo para os bolsos dos simpatizantes do partido.
Antes que a esquerda raivosa exija provas ou me chame para resolver ‘como homem’, informo: quem quiser provas que pergunte à PF ou ao MP. Ou leia Reinaldo Azevedo.
“Leia Reinaldo Azevedo” HAHAHAHAHAHAAHAHHAHAHAHAHA
“Leia Reinaldo Azevedo” HAHAHAHAHAHAAHAHHAHAHAHAHA(2)
Ao falar “…se ele quiser resolver como homem, demorô!” não há conotação nenhuma de que Mano Brown queira resolver a questão com Lobão na base da violência. É porque ele cita “favela” na frase? Favelado só sabe resolver as coisas na porrada, senhores da mídia? Muito cuidado com a semântica, prezados jornalistas, para não caírem em outro problema: o do preconceito!
Ah, dá um tempo, Alex. Quem dá a entender que quer resolver tudo no braço é o próprio Brown. Não seja ingênuo.
Lembro de um episódio onde Mano Brown dirigia seu automóvel em SP quando foi abordado pela polícia, pois fumava um cigarro de maconha, fugiu, e foi se esconder em sua casa, num condomínio na zona sul. Acabou sendo detido, mais tarde, após várias negociações, na delegacia, foi libertado com a ajuda do senador Eduardo Suplicy. Até onde eu sei, isso seria coisa dos playboys que ele cita em suas letras.
Direitos “dos-manos” meu caro…
Lobão não tá em outras palavras querendo aparecer nao? Ja fez isso de começar a atirar qdo estava em baixa…. e no caso o Brown que respondeu a provocação?
sugestao de post : pq tem tanto “roqueiro” se tornando reaça desse jeito, isso nao é contraproducente?
O não conformismo do rock com o sistema vem de longa data. Procure mais informações e depois opine.
Lobão não disse nenhuma mentira, está correto em 95% do que escreveu em seu livro. Ninguém é burro e cego para não ver os milhares de reais captados pela senhora Paula Lavigne e cia. Mano Brown não passa de um palhaço oportunista, mais um que faz muito dinheiro com racismo e violência. Infelizmente, essa nova geração de jornalistas já nasceu amordaçada para denunciar essa máfia de celebridades, aqueles que ousaram, estão todos desempregados. melhor falar da careta do neymar no facebook, dá grana e não causa desconforto.
Incrível. Virou moda ser “reaça”. E quando digo “reaça” quero dizer que virou moda ter opiniões de direita super radicais baseadas em argumentos claramente mentirosos ou pelo menos discutíveis como chamar a presidente de “torturadora” ou afirmar que não houve vitimas da ditadura militar no Brasil. Quanto mais extrema e pior argumentada a idéia, melhor. Mais polêmica, mais audiência, mais gente com preguiça de pensar disposta a adotar a idéia como sua. Ideologia barata e enlatada. Pronta consumo, para não ficar mal na rodinha de amigos quando a “política” vira assunto. O Lobão disse? Ahh, então deve ser verdade. E isso vale também para Mano Brown que prefere resolver a “parada” na rua e como homem em vez de com argumentos de gente informada e civilizada. Triste ver como o país deixa o “debate” politico nas mãos de gente como esses dois. Onde estão nossos cientistas políticos, filósofos, historiadores? Falta argumento, base, conhecimento para falar de qualquer coisa sem ser superficial… e é aquela coisa conhecida: quem não pode atacar o argumento, ataca o argumentador. Lamentável.
Nenhum jornalista fala ou escreve do assassinato brutal do recruta Mário Kozel Filho morto em um ato terrorista ou um carro com 50 k de dinamite faz parte da tão falada ” luta pela democracia”
Será q para os cubanos, Fidel é um herói, ou apenas um opressor?
Sou contra qq ditadura mas se os terroristas tivesse tomado o poder, com certeza estaríamos pior.democracia que é bom, nem pensar.
Atos terroristas foram muitos e mataram tanto qto os militares mas o politicamente correto, impede de se falar nisso.
Não é o politicamente correto que impede dizer isso, é a História. Ninguém era santo mas sinceramente, negar o que está registrado historicamente (golpe de Estado x “revolução”), que o governo militar tortorou é a nova moda. Ninguém pega um livro e tenta se informar melhor. O legal é usar frases de efeito como a sua : “:Atos terroristas foram muitos e mataram tanto qto os militares mas o politicamente correto, impede de se falar nisso”. De onde vc tirou essa idéia e se ela é verdade, não importa.
Será q para os cubanos, Fidel é um herói, ou apenas um opressor?
Sou contra qq ditadura mas se os terroristas tivessem tomado o poder, com certeza, estaríamos pior.Democracia que é bom, nem pensar.
Atos terroristas foram muitos e mataram tanto qto os militares mas o politicamente correto, impede de se falar nisso.
Nossos cientistas políticos, filósofos, historiadores estão fazendo o mesmo que a maioria dos artistas. Arrumando uma boquinha no Governo. Por isso mesmo Lobão é cada vez mais relevante.
Assim como o Racionais, “este povo” do Rap sempre clama por direitos “dos manos”, ao invés dos humanos, como eu e você queremos. Digo isto pois, pelo que li que o Brown disse só pude chegar a conclusão de que os direitos da pessoa só podem ser respeitados se esta morar em uma fav… digo… comunidade.
Lamentável.
Grande Lobão! Mesmo quando ele erra em alguma coisa, sempre vai além do lugar comum, do óbvio. Não é nem nunca foi vaquinha de presépio e certamente pagou por isso. Além disso, não é só um rebelde idiota, é um cara culto.
Pena que outras personalidades, que em outros tempos eram tão rebeldes, contestadoras e etc, hoje permaneçam num silêncio ensurdecedor.
Abc.
Acho que o que o Mano Brown quis dizer é que na favela não tem essa de ficar falando o que bem entende e uqe a pessoa tem que ter disposição para bancar suas palavras e atitudes.
Seja como for, nesse bate-boca sou mais o Mano Brown. Com ou sem porrada.
Como assim, “com ou sem porrada”? Vc admite a ideia de ter porrada então?
Acho que ele admite a ideia de ter porrada pois não é o botãozinho dele que está em questão…
Como argumentar com pessoas com esse tipo de idéia? André, não perca seu tempo cara.
Adoro Lobao..fala mesmo o que lhe vem na cabeca..e o que e melhor ele e inteligente..nao concordo com agumas das opinioes, mas mesmo assim temos que concordar que o que o Lobao falou e verdade..a ditadura do PT esta bem pior que a velha ditadura militar, quando sera que vamos nos libertar desta gentinha que esta no poder???pobre Brasil..a ignorancia e que comanda..e nao a cultura como seria de esperar de um pais que quer ser de primeiro mundo..
Ditadura do PT???? Por deus……
A “ditadura do PT” vai acabar quando a maioria decidir assim, em eleições livres, o que não existia na ditadura de verdade, a militar.
A expressão “gentinha que esta no poder ” é bem reveladora de seu espirito democratico. Este “gentinha” deveria ter ficado no seu lugar, não é ?
E aquele projeto daquele deputado do PT que quer
derrubar tudo o que o STF julga?Se não é ditadura do
PT,é uma democratura do PT.E falar em “ditadura militar”(?)
com Sarney,Maluf e Afif como aliados do PT????kkkkk
Você está totalmente enganado.
Inadequado ou não, o projeto não quer derrubar “tudo que o STF julga” e sim submeter ao Congresso questões relativas a emendas constitucionais.
E o relator do projeto é do PSDB.
E o Afif é o vice do Alkmim.
Como v. esta mal informado ! Ou pelo jeito só se informa com a Veja, a imparcial.
Mário,quem bolou a lei foi um deputado petista do Piauí,o
Nazareno Fonteles.Pelo jeito,você só se informa com a
imparcial Carta Capital.Ou com o Paulo Henrique Anão de
Jardim,outro imparcial.kkkkk
Lobao ta criando aue pra vender livro!
Touche!!! Vou comprar…
Estou cansada dos pseudo intelectuais de plantão.
Como questionado por um dos missivistas acima: onde estão os cientistas sociais, os filósofos, os jornalistas verdadeiros?
Lobão está sendo fiel a si mesmo quando critica o sistema. Se foi preso por falar o que pensava na ditadura militar, está se expondo novamente na ditadura “democrática” que surgiu à partir do governo Lulla Nunca Antes Neste País da Silva, não é mesmo? Até porque tudo antes de 2003 é demonizado pelo PT.
Pensar dá trabalho!