Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

André Barcinski

Uma Confraria de Tolos

Perfil André Barcinski é crítico da Folha.

Perfil completo

Lobão vs. Mano Brown: segundo assalto, por favor

Por Andre Barcinski
06/05/13 07:05

Fiquei contente pela tão falada “trégua” de Mano Brown e Lobão não ter passado de um trote. Acho que a troca de farpas dos dois pode render uma ótima discussão e não queria ver tudo acabar em pizza.

 

 

 

 

 

 

 

 

Para quem não acompanhou o assunto, tudo começou na quarta, dia 1º, quando meu colega da “Folha”, Lucas Nobile, publicou uma entrevista com Lobão sobre o novo livro do músico, “Manifesto do Nada na Terra do Nunca” (leia aqui). Lobão atirou para vários lados: chamou a presidente Dilma de “terrorista” e disse que ela deveria depor na Comissão da Verdade; criticou o fato de nomes famosos das artes brasileiras – Gilberto Gil, Paralamas, Barão Vermelho, Paula Lavigne – captarem verba pública via Lei Rouanet; espinafrou Roberto Carlos, Gonzaguinha e Edu Lobo; disse que nunca viu um “presidente militar milionário” e que não acredita em “vítimas da ditadura”.

Algumas das palavras mais duras de Lobão foram direcionadas a Mano Brown e aos Racionais. “O rap e o hip hop viraram um órgão de propaganda das idéias medíocres e revanchistas do PT”, disse. Lobão acusou Mano Brown de “bradar clichês anacrônicos” e “convocar o terrorismo explícito”, antes de chamá-lo de “papagaio piegas e recalcado” e “idiota útil”.

Via Twitter, Mano Brown chamou Lobão para a briga: “Nos anos 1980, as ideias dele [Lobão] não fizeram a diferença para a gente aqui da favela. Tô sempre no Rio de Janeiro, se ele quiser resolver como homem, demorô! Do jeito que aprendi aqui.”

Na sexta, dia 3, Lobão anunciou, também via Twitter, que Mano Brown o teria procurado para fazer as pazes e que os dois iriam tocar juntos na Virada Cultural, que acontece em São Paulo no fim de maio.

Parte da mídia, que parece confiar cegamente no que lê no Twitter a ponto de esquecer princípios básicos do jornalismo, como a necessidade de confirmar informações com a fonte, publicou a “notícia” sobre a trégua, que depois seria desmentida pela equipe de Mano Brown. Lobão disse ter sido vítima de um trote telefônico.

O que Lobão e Mano Brown deveriam fazer seria convocar um debate. Pode ser em uma livraria, um centro cultural ou uma rádio. Mas acho importante que o assunto não morra. Ambos são artistas relevantes e conhecidos por suas opiniões extremas. Concorde-se ou não com eles, é inegável que vivem à parte do oba-oba inofensivo que domina a cena cultural brasileira.

Eu gostaria muito de ouvir Lobão explicar melhor o que ele quis dizer por “os militares nunca estiveram tão humilhados” e falar sobre sua tentativa de vitimizar pessoas que deram um golpe antidemocrático e transformaram o Brasil numa ditadura por 21 anos.

Também gostaria de ouvir Mano Brown falar sobre o suposto “aparelhamento” do hip hop e do rap pelo governo, como acusa Lobão.

É uma pena que Mano Brown tenha reagido só com bravatas. Quando ele escreve “Tô sempre no Rio de Janeiro, se ele quiser resolver como homem, demorô! Do jeito que aprendi aqui [na favela].”, está não só defendendo que um “homem” resolva discussões na porrada, o que é uma mentalidade bastante irracional para um artista que tem uma banda chamada Racionais, como está sendo preconceituoso ao dizer que na favela aprendeu a resolver discordâncias no braço. Será que ele fala por todos os moradores de favela quando diz isso? Prefiro acreditar que os moradores de todos os lugares – e não só de favelas – têm capacidade de discutir e resolver qualquer discordância de forma civilizada.

P.S.: Vários leitores perguntaram minha opinião sobre o livro de Lobão. Não tive chance de ler ainda e, diferentemente de muitos, prefiro não opinar sobre o que não conheço. Assim que ler o livro, escreverei sobre ele no blog.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Eva Teresa Skazufka comentou em 06/05/13 at 12:11

    Nunca gostei do Lobão como pessoa nem de suas músicas, muito menos de sua voz.
    Agora, então, que se pos a escrever, NÂO COMPREM SEU LIVRO, porque deve ser uma porcaria.

  2. Alfredo Teixeira comentou em 06/05/13 at 12:10

    André, faz o seguinte: troca uma ideia com o Paulão e leva os dois pro Garagem. Acho que rola. Se precisar de um juiz de ringue, eu e Paulão descolamos.

  3. Bruno comentou em 06/05/13 at 12:05

    Concordo com tudo q vc falou Barcinski. Adoraria ver a continuaçao deste debate. Sabe que minha opiniao sobre o lobao nunca foi positiva, e ela aumentou quando li as primeiras 150 paginas da biografia dele. Mas ao concluir o livro e buscar mais informacoes, confesso q aprendi a valorizar o lobao. Faltam pessoas inteligentes, com ideias ousadas, sem medo algum de se expor, enfrentar e “publicar” o que pensa. O lobao sem dúvida faz parte da hostória da musica brasileira e porque nao dizer, até a forma como ela evoluiu. Afinal, ele foi responsavel ate por criar lei relacionada ao assunto. E o Mano B. querer resolver no braço (e ainda com um cara q já passou dos 50), é lamentável!!!

  4. Domingos comentou em 06/05/13 at 12:05

    Não sou muito fá do Mano Brown, mas adoraria ver ele quebrar a cara do Lobão.
    Esse verme diz no início do livro dele (que eu não li mas vi a reportagem), que ele e outros lixos da música brasileira cheiraram cocaína em cima do caixão do Julio Barroso da Gang 90.
    O que pensou os pais desse rapaz morto.
    Que lástima.´
    Esse crápula está falido. Ninguém vê ou ouve mais nada dele e ele depende desses livros hipócritas para comer!

  5. Fernando comentou em 06/05/13 at 12:04

    Gosto do Lobão e do Brown, enxergo nos dois, artistas que não entram nessa pasmaceira chapa branca cultural que se tornou a cultura no Brasil. Mas penso que os 2 erraram. Lobão em “defender” os militares , talvez de modo coorporativo, já que seu pai foi mecanico de um quartel por muitos anos e talvez tenha alguma patente militar. E o Brown, que já deveria ter percebido seu papel junto à comunidade hip hop, quando incentiva a barbarie na sua proposta de resolver a discussão “na porrada e na quebrada”.

  6. Carlos Moller comentou em 06/05/13 at 12:03

    Barça, no final das contas, ambos (Lobão e Mano) têm que manter as figuras públicas pelas quais ficaram conhecidos. No fim, é tudo pose! Mas acharia legal o debate, pois, daí sim, daria combustível para a imprensa poder explorar, em vez de usar Twitter como base.

  7. Jonas comentou em 06/05/13 at 11:58

    Só sei que, estando equivocado ou não, era hora de alguém pelo menos sacudir o cenário e por luzes no assunto da mal usada lei rouanet e sobre a tentativa sempre insistente de se olhar a política como jogo de futebol, ou seja, mesmo que meu time esteja jogando mal ou se usando de artifícios não legais, o que importa é que meu time continue na ponta, mesmo que eu tenha que distorcer os fatos.
    Sem o lado torcedor, ficaria mais fácil ver os acertos e erros e poder cobrar o que é bom pra todos nós, e não pro governo.

    Independente do Lobão poder até se equivocar (não li ainda) ele vai obrigar a exposição de ambos os lados da questão.

  8. Thomas comentou em 06/05/13 at 11:55

    O que resta saber é: quem é Mano Brown? Racionais é aquele grupo de uma música só que canta “aqui estou mais um dia, sob olhar saguinário do vigia”?

    • Caio comentou em 06/05/13 at 12:05

      Sabe nada em Thomas… provavelmente é um engravatado, omisso de classe média que vive uma vida mediocre e monotoma… Open your mind!!

    • Thiago Vieira comentou em 06/05/13 at 12:05

      Mano Brown é o Vocalista do Racionais MC’S que já gravou 8 discos, vendeu mais de 1 milhão de cópias, que fala da realidade das ruas, da periferia, das pessoas mais humildes. Mano Brown é um cara que canta a realidade, escreve a realidade e que não se vendeu para as mídias, como muitos artistas fazem. (se é que podem ser chamados de artistas) Ele é um cara que protesta principalmente contra aqueles que se sentem superiores e pisam no alheio, talvez você se inclua nesse “seleto” grupo. Informe-se antes de fazer esse tipo de comentário. Eu ando você mora tranquilamente, pois tenho educação e condições financeiras pra isso. Será que você vem onde eu moro? Seu medo lhe permite passar da ponte pra cá??? Rs…

    • nestor comentou em 06/05/13 at 12:07

      KKKKK, aqui na Bahia temos refrões do tipo, “senta no meu colo” ou “o meu é maior” , isto ilustra nosso momento cultural DEMAIS que o Sr. André não consegue entender pois deve ler muito livro de auto ajuda, perdão mas, fazer um debate com um “mano” qualquer seria realmente um risco, o povão só vai entender se o Lobão tomar uma porrada !! ( e voce vai lavar as mãos… fácil né ? )

    • diego lopes comentou em 06/05/13 at 12:10

      ao que parece você não é de SP,muito menos da periferia…

    • Rafael comentou em 06/05/13 at 12:16

      Vc criado com os seus avós pelo jeito só ouviu essa né seu mané!!

    • fabio comentou em 06/05/13 at 12:18

      e quem é esse idiota de lobão o cara acusado de ter relações com a própria mãe ?

    • Eduardo Aguillera comentou em 06/05/13 at 12:39

      Quem é Lobão? é aquele que forjou a prisão para vender mais discos?

      • Andre Barcinski comentou em 06/05/13 at 13:04

        Forjou a prisão? Como assim? Ele entrou na cadeia sem ninguém ver, é isso?

    • Joselito comentou em 06/05/13 at 13:10

      Eu iria além, quem seria Lobão? O personagem que aparece na historinha da chapéuzinho vermelho?

  9. Si comentou em 06/05/13 at 11:50

    O Lobão falou o que acha que é certo, e ele deve estar certo mesmo. Que a Dilma era envolvida com aqueles grupos, digamos, terroristas no passado, que há artistas que bajulam o governo para conseguir patrocínio… Isso é novidade para alguém? A diferença é que ele coloca o assunto, não fica em cima do muro ou fazendo o q vc chama de oba-oba (todo mundo bonzinho, amiguinho de outras celebridades e comentando micareta no Twitter enquanto o Brasil afunda em violência e corrupção). Ainda bem que há famosos que escaparam do país das maravilhas e fazem isso publicamente. Que gere debate.

  10. Luiz Otávio comentou em 06/05/13 at 11:50

    Como poder Lobão fazer qualquer tipo de comentários históricos se boa parte de seu passado ele estava drogado.

    • Bruno de Souza comentou em 06/05/13 at 12:15

      Puxa, lá vem o moralismo.
      Eu discordo – e muito – do Lobão, mas desqualificá-lo por conta do uso de drogas, é uma tremenda bobagem.
      Se for assim, teremos que jogar no lixo toda a produção dos “beats”.

    • Ricardo comentou em 06/05/13 at 12:28

      Luiz Otávio, seu comentário é de uma cretinice sem tamanho! Tenho dó de você.

      • Luiz Otávio comentou em 06/05/13 at 19:05

        Tenho dó de quem não tem humor e não percebe que trata-se de um ironia.

    • Daniel comentou em 06/05/13 at 13:04

      Amigo, pq vc não vivia em determinada época, não pode conhecer história?
      cada um tem sua opinião, expõe da maneira que entende e enfrenta as consequências.
      O Lobão sempre enfrentou as consequências de suas opiniões. E eu o admiro por isso, em que pese não concordar com muitas delas.

  11. Luis Carlos Vedder comentou em 06/05/13 at 11:49

    Essa Briga, entre o boyzinho carioca e o pseudo-favelado paulista…Um quer a volta da ditadura só pq ele acha q os militares não enriqueceram e o outro quer uma revolução social através das armas….Bem esses são os cabeças pensantes da musica brasileira..por isso q funk´s e sertanejo inuversário são as musicas top brasileiras..e falando do Mano Brown , como trabalho no sistema carcerário paulista , ele é não é um papagaio piegas como diz o Lobão, mas o papagaio do crime,palavras dos irmãos 1533.por isso já adianto as proximas girias q estarão nas suas letras…Nós q Tá…..é nós parça…pode pã q não dá outra…..tenho uma lojinha(boca-de-fumo), girias novas do sistema q estarão com certeza nas letras dos rappers.

    • Anônimo comentou em 06/05/13 at 12:56

      Falou tudo….

  12. João Guilherme comentou em 06/05/13 at 11:48

    Caro André esquerdista fazem e são parte do povo brasileiro mas em minha opinião devem parar de se fazer de vitimas, aceitarem seus atos no passado e simplesmente pararem com essa caça as bruxas(comissão da verdade) que simplesmente serve para manchara reputação de nosso pais !!!!!!

  13. Ju comentou em 06/05/13 at 11:47

    Honestamente, não sei o que é pior.
    O Lobão é bom, mas dá umas escorregadas terríveis. O que tem a ver ele sair atirando para todos os lados ao invés de se concentrar em publicar decentemente o livro? Essa é a personalidade dele, sempre controversa, mesmo quando deveria usar o marketing positivamente..mas ele não é desses, se há possibilidade de atirar, ele municia a arma.
    Já o Mano Brown é o cara que já não mora na favela há tempos e fala como se ainda estivesse por lá, e como se os moradores de lá fossem todos ignorantes, violentos, estúpidos, e como se ele fosse a única voz da periferia. Mais errado impossível! O cara é um tacanho de cara fechada e punhos cerrados, que nem pega ônibus, e age como se o mundo lhe devesse reverência, só porque ele nasceu pobre, e seria, supostamente, vítima do sistema. Estúpido, mais uma vez! Tanta gente nasce nas mesmas condições e seguem um outro caminho..

  14. Ribeiro comentou em 06/05/13 at 11:46

    Barcinski: Sem ser reacionário, mas você realmente não acredita que está em andamento uma ditadura de esquerda e totalmente em conluio com jornalistas e artistas?

    • Andre Barcinski comentou em 06/05/13 at 11:48

      Que eu saiba, temos eleições diretas, não? Seria bom as pessoas pararem de usar o termo “ditadura” com tanta leviandade, sob risco de esquecer o que ela é de verdade.

      • Renan comentou em 06/05/13 at 11:54

        Ridícula sua matéria. Não sei porque está botando lenha na fogueira…. e “buscando” coisas nas palavras do mano brown…. RIDUCULA, nao tinha nada pra escrever e colocou isso. Vai pra praia…

        • Andre Barcinski comentou em 06/05/13 at 11:54

          Ridículo é vc dar chiliquinho com algo que julga ridículo.

      • Ribeiro comentou em 06/05/13 at 11:54

        você entendeu o que eu disse…o protecionismo midiático proporcionado pelos jornalista à esquerda, está tentando massificar os (e) leitores e perpetrar o PT no poder.

        • Loli comentou em 06/05/13 at 12:10

          ahahh protecionismo mediático? Você lê a veja? O Estadão? A Folha? Se realmente considera que esses meios protegem o PT é porque está louco.

        • GeCesar comentou em 06/05/13 at 12:27

          “Protecionismo midiático”??? Quem, ao PT??? Ribeiro, em que planeta você vive?? Porque neste, há Folhas, Globos, Vejas e Estadões.

        • Mario comentou em 06/05/13 at 12:34

          Protecionismo midiatico??!! V. esta falando da Veja, do Globo, do Estadão ou de quem?
          Fala Serio !

      • Oliveira comentou em 06/05/13 at 12:03

        Não se engane Sr. André. Na Venezuela, por exemplo, também há eleições diretas, mas, será que se pode dizer que lá existe democracia? Eleição direta não é sinônimo de democracia.

      • Santos comentou em 06/05/13 at 12:24

        Barcinski, o simples fato de um país realizar eleições diretas não garante que seja democrático. Vide o exemplo da Venezuela. Se não há uma ditadura de esquerda aqui (ainda não há mesmo) não dá para negar o caráter autoritário nem, tampouco a absurda tutela estatal que o governo brasileiro vem impondo aos cidadãos. Propostas como as PECs 33 e 37 são péssimas notícias para nossa democracia, não acha?

        • Andre Barcinski comentou em 06/05/13 at 13:07

          Sim, mas é muito diferente de dizer quer vivemos em uma ditadura, concorda?

          • Marcelo Santos comentou em 06/05/13 at 14:31

            Entrando meio sem jeito no papo dessa mesa, ando tendo a impressão de que democracia e ditadura são conceitos cada vez mais relativos. Se quem está no poder é “gente nossa”, eles podem tudo que tudo (ou praticamente tudo) será legítimo. Agora, se o poder está nas mãos “daquela gente”, aí não, aí vamos parar com essa sacanagem.

        • Carlos Valadares comentou em 06/05/13 at 13:33

          Não é possível! Eu não li isso.

          André, a pergunta que fica: esse é o seu público no blog?

        • paulo r. siqueira comentou em 06/05/13 at 13:36

          Não seja tão ingênuo, não tenho nada contra ou a favor de partidos políticos, mas quem está no Poder hoje tem forte apoio popular, e mesmo que fosse uma ditadura não é suficientemente prejudicial a ponto de incomodar a maioria da população. Cada população tem o Governo que merece ou que é adequado para um determinado momento histórico, muitas ditaduras foram instauradas pela força, mas sempre com algum apoio popular, desconheço populações 100% escravizadas por seus governantes, sem que parte dela esteja satisfeita com a forma de governo. Hitler chegou ao Poder com enorme apoio popular e conservou isso quase até o final da guerra, apenas quando a população se sentiu diretamente afetada que seu apoio caiu. Em suma nada é tão simples assim, governos apenas exteriorizam características de suas populações.

      • Jorge A. de O. Pinto comentou em 06/05/13 at 12:33

        André, já ouviu falar de ditadura democrática? Esse termo seria absurdo em outras épocas por envolver palavras e idéias que são totalmente antagônicas mas um presidente falecido de um país vizinho conseguiu essa façanha e aqui no Brasil quem está no poder, observou a idéia e quer fazer algo semelhante.

    • FABIO comentou em 06/05/13 at 12:14

      Ditadura não acho que chegue. Não pega bem no marketing internacional e afugenta os dólares e as propinas.
      Mas a um estado dirijido, clientelista e populista, ah, isso eu acho que estamos indo a passos largos.

      E claro, que só acentuará nossa já predileção por seguir a vocação da mediocridade. Cultura em baixa, educação péssima e fortalecimento de um sentimento ufanista de um nacionalismo tolo, inconsequente e indolente.

    • GeCesar comentou em 06/05/13 at 12:21

      Ribeiro, a ditadura, para ficar na brasileira, prendeu, torturou e matou pessoas. E fez isso contra os poucos que pegaram em armas para defender a democracia e contra muitos, que eram estudantes, professores, clérigos, trabalhadores, jornalistas, pessoas comuns que nunca pegaram em armas. Não banalize a palavra “ditadura”.

    • Ze comentou em 06/05/13 at 12:44

      Velho, você vota,então não tem ditadura, ninguém vai entrar na sua casa e matar voc pq voc é contra o PT, e alías o PT só tá no poder pq ampla maioria do população vota nele, e diga-se de passagem, como o próprio Joaquim Barbosa disse: a mídia brasileira está na mão de 3 grupos de direita, então agora voc vem me dizer que eles querem perpetuar o PT NO PODER?

  15. FABIO comentou em 06/05/13 at 11:45

    aÍ Barcisnski, tenho meu pé atrás com os dois sujeitos. Mas seria bom que houvesse debate ( idéias, não tapas ou tiros). Que as periferias sempre foram usadas como massa de manobra, não tenho duvida. Por todos. O problemas é quando acham que deixaram de ser, e no meu entender é quando estiveram mais ao serviço dos subterrâneos do poder. Agora, em relaçâo à ditadura, desculpe, Lobão, até para vc é muita apelação. O que é inegável é que havia menos leniência e corrupção na máquina pública, pois foram 25 anos de “aperfeiçoamento” do clientelismo estatal, na arte do favorecimento e vender facilidades. Mas adoraria que houvesse debate. Pena que o Lobão gosta de monólogo e o M.Bronw acha que as coisas se resolvem na quebrada. O que leva a pensar que são as duas faces da imbecilidade brasileira. O revolta intelectual inócua e a rebeldia violenta de quem se vê como oprimido. O resultado é péssimo, seja isolado ou conjuntamente.

  16. Anísio Câmara comentou em 06/05/13 at 11:44

    Há houve uma treta parecida com Paulinho da Viola, Caetano e Gil que não avançou nada.
    Mas o que acho de fato é que não dá pra levar o Lobão a sério, quer causar por causar e nem é tão brilhante quanto é Caetano Veloso, outro chato causador, mas mais causador com causa que Lobão.

  17. Luiz comentou em 06/05/13 at 11:43

    Manop Brown ta certo se o Lobão fosse civilizado como dizem os playbois ai não teria chamado ele de “idiota útil”. E Sim colocado a opinião dele sem ofenças, quem fala oq quer escuta oq não quer.
    Agora ta com medinho.

  18. nestor comentou em 06/05/13 at 11:42

    Interessante, realmente concordo em muito com o Lobão, estamos em uma ditadura da maioria medíocre e isto anda ditando culturalmente e filosoficamente as “regras”, me parece sim que a “esquerda” acima citada seria muito pior comandando uma ditadura. Não entendo jornalistas da estirpe do Sr. André usando termos como “vitimar”, imagino que este é mais um resultado da midiática esquerda atual ( ?).

  19. guilherme ferreira comentou em 06/05/13 at 11:41

    isso ai cleandro boeira. O mal da imprensa e desses jornalistas é achar que o povo brasileiro é todo idiota, quem lê e estuda o mínimo possível sabe como aconteceu o golpe e sua necessidade na época.

    • Andre Barcinski comentou em 06/05/13 at 11:44

      Ótimo, estudar “o mínimo possível”.

      • nestor comentou em 06/05/13 at 11:52

        ôôô André, ai não… voce se considera letrado o bastante para ser “o” sábio ? Sinceramente não gosto de ditaduras mas tive subsídios ESTUDANDO bastante e vendo a nossa esquerda antiga hoje no poder para afirmar que não sei qual seria pior, é como discutir se o Lobão ou um “Mano” qualquer para candidatos a presidente…

        • Andre Barcinski comentou em 06/05/13 at 11:56

          Gostaria de saber o que vc andou estudando para comparar um país que tem eleições diretas com o mesmo país na época em que não tinha eleições.

          • nestor comentou em 06/05/13 at 12:02

            André, voce já foi em Cuba ? Eu fui… dá um pulo lá e entenda do que escapamos. Ai não tem que ficar disputando quem estudou mais, como disse, as duas coisas são muito ruins mas, comparando resultados reais fico com a dos militares que, em certo momento decidiram sair pacificamente sem “luta” ou “revolução” das “massas”.

          • FABIO comentou em 06/05/13 at 12:18

            Se vc reduzir a um ou dois itens, sempre dá. O importante é entender o que vc valoriza mais: estabilidade economica ou direitos politicos, liberdade de expressão ou moralidade imposta, falta de ação por ineficiência da maquina estatal ou direcionamento da economia gerando massa de excluidos ?

            sempre dá para comparar. O problema é que as pessoas as vezes não querem abrir mão da resposta de seu “coração” independente da analise feita.

          • Carlos comentou em 06/05/13 at 13:11

            André, realmente não podemos comparar o momento atual com a ditadura, mas uma democracia não se faz só com eleições diretas. O uso e abuso da máquina estatal, o clientelismo e o populismo distorcem a democracia.

        • GeCesar comentou em 06/05/13 at 14:19

          Nestor, primeiro: duvido que você tenha ido a Cuba. Segundo: o Brasil, em momento algum passou perto de se tornar um país do bloco socialista. Jango estava a anos luz de ser um comunista. Este foi o pretexto para que o golpe tivesse o respaldo de uma parcela da sociedade. As pessoas lutavam é pela volta da democracia. Você não sabe, é lógico, mas muita gente que nunca pegou em arma foi presa, torturada e morta. É assustador essa falta de conhecimento de uma história tão recente do país.

      • MArk comentou em 06/05/13 at 11:59

        kkkkkkkkk….nunca vi uma tirada tão foda!!

      • Marcos comentou em 06/05/13 at 13:06

        hahahahaha

  20. Eder comentou em 06/05/13 at 11:40

    o Lobão e a grande prova que a MACONHA em excesso o ACIDO deixam o cara XAROPE, você dizer o que pensa é uma coisa, falar MERDA é outra coisa.

  21. Rob Pedrera comentou em 06/05/13 at 11:39

    André, discordo em um aspecto. A celeuma ocorre entre duas pessoas que ERAM relevantes para o cenário cultural brasileiro.

    Percebe-se o ERA (no pretérito) pelo nível infantil de embate em que um lado apela para críticas vazias e totalmente sem fundamentos, até incompreensíveis e confusas e o outro lado quer meter a porrada para resolver a parada.

    Com esse nível não há o que sair de bom na discussão.

  22. Juliano comentou em 06/05/13 at 11:37

    Duas coisas:

    1 – Impressionante a quantidade de gente que ainda defende a ditadura nos comentários. Isso entre os “progressistas” leitores de blogs sobre cultura.

    2 – Não li o livro do Lobão e nem tenho vontade de ler. Mas ele tem o direito de escrever o que quiser, dentro dos limites da lei. E a mesma discussão da censura do Roberto Carlos. Que mundo chato em que todo mundo fica ofendididinho com tudo!

  23. Marcelo Santos comentou em 06/05/13 at 11:34

    André, não acho que o Mano Brown deva vir se explicar. Quem acusa é que deve, ou deveria, fazer isso a partir de provas concretas. O Lobão está chamando os holofotes para ele, como sempre faz. Ele precisa desse bronzeamento artificial, pois já perdeu a cor faz tempo.

    • Andre Barcinski comentou em 06/05/13 at 11:42

      Ele não PRECISA se explicar, claro. Mas poderia fazê-lo, em nome da discussão sadia, não acha?

      • Marcelo Santos comentou em 06/05/13 at 12:16

        Sinceramente, não acho. Veja, também não li o tal livro – e confesso que não tenho a mínima vontade de ler – por isso estou supondo que essas acusações são levianas. O Lobão se especializou nessa prática de falar mal de tudo e de todos, e quanto mais se dá ouvidos ao que ele diz mais ele fala e se diverte. E o pior é que agora ele também quer faturar com isso. Ele publicou um “livro”, e agora precisa vender esse “livro”.

  24. Lucas Mariano comentou em 06/05/13 at 11:34

    Larga de ser falacioso. Então quer dizer que se um criminoso defender o crime como método de trabalho ele, por ser “do povo brasileiro”, deve ser aceito como alguém com práticas corretas?

    Dizer que “alguém é do povo brasileiro” é o mesmo que dizer nada, rapaz. Ademais, o tal “povo brasileiro” também não aprovava as práticas radicais dos esquerdistas, que queriam SIM uma Cubanização do Brasil. O golpe foi necessário pois estávamos no auge da Guerra Fria. O erro foi eles terem se perpetuado no poder. Mas quem radicalizou foram os esquerdistas, Dilma inclusa.

    Lobão está certo: militar hoje é humilhado pois está sempre visto como defensor de golpe. Esquerdistas que mataram inocentes hoje tem cargo no governo e bolsa-guerrilheiro.

    Acorda, rapaz.

    • Andre Barcinski comentou em 06/05/13 at 11:42

      Não entendi: vc está se referindo a mim? Vc fala que um golpe militar foi “necessário” e eu é que sou falacioso?

      • Sebjr comentou em 06/05/13 at 12:18

        É impresionante o grau de penetração do marxismo-cultural no Brasil. A esquerda, atravez da manipulação de pseudo-jornalista, pseudo roteirista, pseudo-artistas, pseudo-cantores, pseudo-escritores, pseudo-cineastas etc. Tentan manipular a opinião pública. Já que a classe media é apolitica e esta mais preocupada em trabalhar e melhorar seu padrão de vida, a esquerda recruta, aparelha, subsidia e instrumentaliza os neo-revoltadinhos quais sejam grupos como feministas, abortistas, ambientalistas, GLS, MST, cotistas, indigenistas etc.

    • Mario comentou em 06/05/13 at 12:31

      De so um exemplo de alguem que matou inocentes e tenha cargo no governo.

  25. Rafael Silva Freitas comentou em 06/05/13 at 11:29

    cara, só queria saber oq o Lobão define como vítimas da ditadura. Pq existem vários relatórios do próprio dops de tortura, de assassinatos, estupros e esse tipo de coisa. Além disso, a ditadura teve várias falhas de governo, “economicamente falando”, dando incentivos a empresas q não ajudaram em nada o Brasil. Se ele quer falar mal do PT e dos governistas, ótimo!, faça isso. Mas dizer q não houve vitimas da ditadura só para tentar atingir o pt de alguma forma, além de desrespeitoso, é uma baita de uma mancada.

  26. Guilherme Braga comentou em 06/05/13 at 11:28

    Barça, esse revisionismo histórico que está ganhando notoriedade, chamando golpe de revolução, tem me deixado preocupado…

    • Andre Barcinski comentou em 06/05/13 at 11:44

      A mim também.

      • SANDRO FÁVERO comentou em 06/05/13 at 12:04

        verdade

      • André Fausto comentou em 06/05/13 at 12:19

        Não é possível entender a Revolução de 1964 fora do contexto histórico internacional.

        Naquela época, os regimes comunistas já tinham matado dezenas de milhões de pessoas.

        Os militantes comunistas obedeciam ordens de governos estrangeiros, incluindo Cuba e URSS, eram portanto traidores da pátria.

        A luta armada já havia começado em 1962.

        O presidente estava conduzindo o país para a anarquia.

        Por esse motivo, a revolução foi planamente justificada e não por acaso contou com apoio popular maciço.

        Os erros dos militares foram permanecer tempo demais no poder, combater apenas a guerrilha e não o comunismo no campo ideológico e destruir os representantes civis da direita, tentando instituir um governo tecnocrático.

        Mas que a Revolução foi necessária, isso foi.

        • Andre Barcinski comentou em 06/05/13 at 13:08

          Pra vc, pode ter sido.

      • João Arthur comentou em 06/05/13 at 14:45

        O discurso da ordem e da hierarquia está realmente saindo do armário, depois te ter saído de cena humilhado pela estagflação. Se rolar desemprego, já vão pedir a cabeça dos chineses e bolivianos. Agora, quanto ao Lobão, se os generais não ficaram milionários, acho que o mesmo não aconteceu com a face civil da revolução, os estadistas: Sarney, Maluf, o bom e decomposto ACM et caterva.

    • Seu Nélsu comentou em 06/05/13 at 13:07

      Realmente preocupa, já que “a cadela do fascismo está sempre no cio” (Bertolt Brecht).

      • Kbção comentou em 06/05/13 at 20:36

        Dos fascismos à direita e à esquerda, é bom que se diga… Ai, minha Santa Hannah Arendt!

  27. Renato Luiz comentou em 06/05/13 at 11:12

    Mano Brown reagiu com bravatas porque não tem argumentos para debater com Lobão ou quem quer que seja. Suas idéias são muito fracas e deveria mesmo explicar o que quis dizer com “do jeito que aprendi aqui.” As coisas só se resolvem na violência para este cidadão? Discordo de algumas idéias de Lobão, mas é inegável que nesses tempos de pasmaceira, domesticação e emburrecimento por que passa o Brasil é salutar que alguém de vez em quando dê a cara a tapa e estimule o debate e a reflexão.

  28. Flávia Drumond comentou em 06/05/13 at 11:07

    Bom, sobre o que li nesta matéria (também não li o livro, portanto não vou falar sobre), o comentário do Lobão a respeito do Mano Brown não foi apenas sobre o trabalho com o Hip-Hop, ou afins; o “cara” o chamou de “papagaio piegas e recalcado” e “idiota útil”… Bom, nenhum ser humano, de favela ou não, aceitaria uma ofensa dessas calado. Entendo que, até eu, teria uma reação assim. Achei deselegante falar que o Mano respondeu com “mentalidade irracional”… No meu ponto de vista, irracional é uma pessoa pública falar de outra sem critério algum! Se fosse apenas no sentido “artístico”… Mas para mim, soou mais como ofensa gratuita do que “estou disposto à uma discussão sobre…”

    • claus vogellmann comentou em 06/05/13 at 13:13

      Flavia drumond vc simplesmente é uma jumenta não tem concordância e nem nexo o q vc fala, preste atenção sua desprovida de inteligencia, idiota util é um jargão politico usado para descrever simpatizantes governistas,A implicação é que, embora a pessoa em questão ingenuamente pensa ser um aliado dos governistas ou de outras ideologias, eles são realmente desprezados pelos governistas e estavam sendo cinicamente usados. espero nunca mais ver vc dando palpites q não são do nivel intelectual de sua mente de “retardada”.

      • Flávia Drumond comentou em 06/05/13 at 14:07

        Bom, não vou render nenhuma discussão com você, meu caro! Você tem direito de achar o que quiser de mim, apesar de eu achar que não me conhece ou, muito menos, conhece o que sei ou não… Sobre isso tudo, tenho minha opinião e, mesmo que pessoas “inteligentes” como você pensem que não vale a pena eu achar qualquer coisa, continuarei com minhas ideias, sejam ela retardadas ou desprovidas de inteligência… Desculpe-me senhor “sabe tudo”, não era para ofender. Agora, só uma sugestão, melhore seu texto para que se faça entendido! Tive dificuldade de ler… Deve ser pela minha “falta de inteligência”, né? Grata

      • Votuporanga comentou em 06/05/13 at 20:33

        E vc, pela agressividade da resposta, não deve passar de um idiota inútil…

  29. gilson guimarães comentou em 06/05/13 at 11:04

    Mano Brown seria tolo em fomentar esse debate. O Lobão demonstrou ver não dignidade nenhuma no trabalho artístico dos Racionais (um grupo que vem a público com novos trabalhos de forma tão esporádica justamente pra evitar os tais ‘clichês’ aos quais o Lobão se referiu). Alguém demonstra um profundo desrespeito por minha criação e pelo meu trabalho, não apenas faz críticas pontuais ao meu trabalho, mas mostra que o desrespeita como um todo; e eu vou lá e me disponibilizo a debate com esse alguém? Não justifico o ‘chamar pra porrada’ do mano, mas chamar úm artista de fato sério de idiota e massa de manobra de grupo político é uma forma de iniciar um debate? Aliás, se o Lobão vê o Mano nesses termos, por que no dia seguinte aceita dividir o mesmo palco?

  30. cleandro boeira comentou em 06/05/13 at 11:01

    E tem mais: quem foi vítima da ditadura? Não foi o povo brasileiro, e sim os esquerdistas, que tinham como objetivo não a redemocratização, mas sim a transformação do Brasil em uma Cuba. Barcinski, larga a ideologia e seja isento. O povo está informado, não é mais burro e nem influenciado por vocês, jornalistas.

    • Andre Barcinski comentou em 06/05/13 at 11:03

      Tá bom. E os “esquerdistas” não fazem parte do “povo brasileiro”? Brilhante lógica a sua.

      • Rogerio Barbosa comentou em 06/05/13 at 11:54

        Eu vivi aquilo, morei em SP de 60 a 74, era estudante, vi muita coisa, posso escrever, que ninguém ali, esquerda ou direita era santo. todos queriam o poder. para alguns colegas meus, qualquer coisa feita em Cuba por Fidel Castro era inquestionável, os estudantes dos anos 60 eram ingênuos demais, dava dó. Os militares eram limitados e e também nada fizeram por este país.

        • Andre Barcinski comentou em 06/05/13 at 11:58

          Concordo, todos queriam o poder e ninguém era santo.

          • Kbção comentou em 06/05/13 at 20:42

            Barcinski, todos ainda querem o poder. O problema não é esse e sim o fato de que ninguém, à direita ou à esquerda, queria DEMOCRACIA. Negar que o regime militar foi ditatorial só perde, em nível de absurdo, a dizer que a esquerda lutava por um regime democrático. Desafio a quem isso defende trazer um texto, umzinho sequer!, dos grupos de esquerda que defendia a “democracia burguesa”…

            Ainda não li o livro, talvez seja melhor tecer opiniões depois de lê-lo, pois o Lobão é berborrágico pra cacete e tem um pensamento meio caótico mesmo, mas não o vi negando a ditadura ou coisa parecida.

            O pior é que, em tempos de Maria Betânia pedindo seiscentas pilas à patuleía pra montar blog, a discussão sobre a Lei Rouanet é extremamente importante.

            Abraço

        • Marcel comentou em 06/05/13 at 13:13

          De todos o comentário mais lúcido e isento. Meus parabéns.

    • gabriel comentou em 06/05/13 at 11:06

      Vnedo esse seu comentário…percebe-se que nem todo mundo está mundo está informado.

    • Rob Pedrera comentou em 06/05/13 at 11:19

      Meu deus, olha a lógica do sujeito.

      Esse aí deve dormir de farda.

← Comentários anteriores
Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailandrebarcinski.folha@uol.com.br

Buscar

Busca
  • Recent posts André Barcinski
  1. 1

    Até breve!

  2. 2

    Há meio século, um filme levou nossas almas

  3. 3

    O dia em que o Mudhoney trocou de nome

  4. 4

    Por que não implodir a rodoviária?

  5. 5

    O melhor filme do fim de semana

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 04/07/2010 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • UOL - O melhor conteúdo
  • BOL - E-mail grátis
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).